Romany Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1638621385086744
  • Última atualização do currículo em 09/09/2018


Atualmente é professora de Língua e Literatura Espanhola e Língua Portuguesa/Literatura Brasileira do Instituto Federal do Paraná (IFPR). É mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e possui pós-graduação em Língua, Literatura e Tradução em Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Possui graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e atua principalmente nos seguintes temas: línguas e culturas estrangeiras, livro didático e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Romany Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
Rua Humberto de Alencar Castello Branco 1575
Jardim Amélia
83330200 - Pinhais, PR - Brasil
Telefone: (041) 33754970
URL da Homepage: http://pinhais.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A cultura presente em documentos oficiais e em uma coleção de livros didáticos de Língua Espanhola para o Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Francisco Carlos Fogaça.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Lengua, Literatura y Traducción en Español.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: La interdisciplinaridad en la enseñanza de la Lengua Española.
Orientador: Inez Gaias.
2006 - 2010
Graduação em Letras Português - Espanhol.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A noção de cultura no livro didático de língua estrangeira espanhola.
Orientador: Ligia Paula Couto.
Bolsista do(a): Divisão de extensão universitária - UEPG., PROEX, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Variantes Linguísticas del Español y la Literatura. (Carga horária: 50h).
Universidad Nacional Mayor de San Marcos, UNMSM, Peru.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Ensino de Línguas e os Gêneros Texuais.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Oficinas de línguas e culturas estrangeiras. (Carga horária: 108h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua e Literatura Espanhola; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora on-line EAD
Outras informações
Tutora EAD das disciplinas de Espanhol I e II, nos cursos de Pesca e Aquicultura.


Secretaria Estadual de Educação SEED, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora QPM, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Espanhola do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - CELEM.


Faculdade Educacional Araucária, FACEAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Disciplinas ministradas: Oficina de Produção de Texto; Técnicas de Comunicação; Comunicação Empresarial; Pesquisa em Administração; Metodologia da Pesquisa; Projetos Integradores.


Colégio Opção, CO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola - Ensino Médio


Escola Evolutiva, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola


Colégio SESI, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola - Ensino Médio



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
prendizagem de línguas estrangeiras por uma aluna surda no IFPR - Pinhais: um estudo de caso.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as estratégias de aprendizagem adotadas pela aluna surda para aquisição das línguas estrangeiras e produzir materiais em língua estrangeira que sejam de fato inclusivos. Além disso, a pesquisa promoverá a discussão acerca da inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar, uma vez que por inclusão entendemos não a produção de material e aulas específicos para alunos surdos ? o que reforçaria sua exclusão e diferenciação em relação aos demais alunos, mas a produção de materiais e aulas que possam ser aplicados a todos os alunos, sejam eles ouvintes ou não. A partir dessa pesquisa, será possível, também a produção de artigos científicos que poderão auxiliar outros professores a promoverem a inclusão em suas salas de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
PDE-PR Programa de Desenvolvimento Educacional: efeitos na construção da identidade dos professores universitários orientadores
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar de que forma um programa de formação de professores (o PDE) promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), para professores de escolas estaduais, contribuiu para a formação da identidade de professores universitários, participantes como orientadores dentro do referido programa. Tais professores, sujeitos da pesquisa, orientaram projetos elaborados por professores da rede estadual, para serem implementados em sala de aula. O PDE estabelece uma parceria com as universidades públicas do Paraná e prevê atividades teóricas e práticas em um período de dois anos: no primeiro ano do programa o professor participante se afasta de sala de aula para poder estudar, e no segundo implementa atividades de sala de aula na escola pública onde leciona. O professor orientador acompanha essas etapas e pode também participar ofertando cursos dentro do primeiro ano do programa. A fundamentação teórica se baseia em estudos sobre comunidades de prática (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1997; WENGER, McDERMOTT e SNYDER, 2002; BARTON e TUSTING, 2005, entre outros), sobretudo no que se refere a como a identidade se constrói em dadas comunidades, e como as diferentes trajetórias são negociadas e reconciliadas ao longo do processo, na medida em que os membros da(s) comunidade(s) assumem diferentes formas de participação. Além disso, utilizamos como referências os estudos sobre identidade de autores como Bauman (2005), Norton (2013) e Blommaert (2005), entre outros. Este estudo faz uso de entrevistas semiestruturadas para a geração dos dados. Os resultados iniciais mostram que o programa de formação pode ter efeito de problematizar crenças e visões sobre os papéis do professor universitário, tanto na relação com a escola pública quanto na sua atuação dentro da graduação e da pós-graduação, impactando de diversas formas a percepção que tem de si mesmo e de sua atuação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) .
Integrantes: Romany Martins - Integrante / Francisco Carlos Fogaça - Coordenador / Gisele dos Santos da Silva - Integrante / Regina Célia Halu - Integrante / Janice Inês Nodari - Integrante / Sérgio Ferreira - Integrante / Denise Hibarino - Integrante / Ane Palma - Integrante / Elisa Novaski Cordeiro - Integrante / Larissa Borba de Menezes - Integrante / Dayse Paulino de Ataide - Integrante / Angela Maria Hoffmann Walesko - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Rodas de Leitura: dos Clássicos aos Populares
Descrição: Proposta de rodas de leitura de obras clássicas e populares da literatura de língua portuguesa, busca suscitar o gosto e o hábito pela leitura e incentivar o aprendizado prazeroso, informativo e funcional da literatura de língua portuguesa, visando especificamente desmistificar o clássico, incentivar a pesquisa das obras, tanto clássicas quanto contemporâneas e preparar os estudantes para a leitura das obras recomendadas para ENEM e os vestibulares. Busca-se, em última instância, que os alunos participantes do projeto tornem-se divulgadores das obras lidas e, em suma, motivadores da leitura. Percebeu-se através da prática docente, nas aulas com enfoque literário, que os estudantes demonstram rejeição a obras clássicas, assim como precário conhecimento de obras contemporâneas, mesmo as populares. Tal realidade deve-se a muitos fatores, um deles é o fato dos alunos carecerem de um momento específico, em espaço apropriado, para dedicar-se à reflexão literária, tendo como apoio outros leitores e facilitadores de leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Curso de Literatura para o Vestibular UFPR 2018/2019
Descrição: O projeto tem por objetivo formar leitores de literatura com competência para fruir o texto literário, levando em consideração o contexto sócio-histórico da obra, os temas transversais que ela aborda, características estruturais da composição literária, características de estilo, construção de sentido e atualização do texto literário. A literatura configura-se como um objeto artístico e sua leitura proporciona não só uma ampliação dos campos de conhecimento, como também oportuniza aos seus leitores experiências às quais eles não teriam acesso. O projeto se dará em duas partes. No primeiro semestre, as professoras envolvidas farão a leitura e análise das obras literárias e prepararão os materiais a serem utilizados. No segundo semestre, ocorrerão os encontros semanais com os alunos para discussão das obras, aplicação de exercícios e simulados. Os participantes serão convidados a fazer a leitura prévia das obras antes dos encontros, que se darão em forma de debate sistematizado, com destaque para as principais características das obras e seus significados..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Entrelinhas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, R.2014 MARTINS, R.. Español en la enseñanza secundaria y el trabajo interdisciplinar: una manera de aprender. Revista Lugares de Educação, v. 4, p. 18-28, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, R.; MARTINS, R. ; SILVA, I. V. . O ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveis. In: Antonio Ferreira da Silva Júnior. (Org.). Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. , p. 355-363.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, R.. A produção de unidades didáticas em um projeto Pibid - a experiência da escrita e aplicação em sala de aula. In: VIII Enplee - Encontro de professores de língua espanhola do estado do Paraná, 2014, Irati. ACTAS DEL VIII ENPLEE ENCUENTRO DE PROFESORES DE LENGUA ESPAÑOLA DEL ESTADO DE PARANÁ Tema: Políticas lingüísticas y formación de profesores, 2014. p. 1-148.

2.
MARTINS, R.. O livro didático de espanhol do ensino médio: o olhar dos alunos. In: XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e literários do Paraná - CELLIP, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013.

3.
MARTINS, R.; COUTO, L. P. (Ligia Paula Couto) . EXTENSÃO E PESQUISA PARA PROMOVER O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: O LIVRO DIDÁTICO (LD) EM QUESTÃO.. In: Extenso 2009 Extensión y Sociedad, 2009, Montevidéu. Extenso 2009, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, R.; JOVINO, I. S. ; COUTO, L. P. ; SANTOS, R. M. . O ensino de línguas e os gêneros textuais. In: 7o Conex, 2009, Ponta Grossa. 7o Conex, 2009.

2.
MARTINS, R.; COUTO, L. P. . Oficinas de sensibilização de Línguas e Culturas Estrangeiras. In: 6 CONEX - Encontro 'Conversando sobre Extensão', 2008, Ponta Grossa. 6 CONEX - Flexibilização, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, R.; MARQUES, B. E. . Integrando saberes: o uso de gêneros textuais nas aulas de línguas a partir de práticas interdisciplinares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, R.. Plurilinguismo no Estado do Paraná: para quê e para quem?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, R.; MORAES, J. A. . Literatura fantástica e teatro: diálogos possíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS, R.; MARTINS, R. ; SILVA, I. V. . O ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARTINS, R.. O ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, R.; SANTOS, A. A. ; WOJCIECHOWSKI, T. . Estimulando hábito por novas leituras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARTINS, R.. A cultura em coleções de livros didáticos de língua espanhola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARTINS, R.. A noção de cultura e as diferentes identidades culturais presentes em livros didáticos de língua espanhola para o ensino médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARTINS, R.. A noção de cultura e as diferentes identidades culturais presentes em livros didáticos de Língua Espanhola para o Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARTINS, R.. A produção de unidades didáticas em um projeto Pibid - a experiência da escrita e aplicação em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARTINS, R.. A abordagem do conceito cultura em documentos oficiais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARTINS, R.. Espanhol para o Ensino Médio e o Trabalho Interdisciplinar: Uma Nova Maneira de Aprender. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARTINS, R.. Espanhol para o Ensino Médio e o trabalho Interdisciplinar: uma maneira de aprender. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARTINS, R.. O livro didático de espanhol do ensino médio: o olhar dos alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
COUTO, L. P. (Ligia Paula Couto) ; SANTOS, R. M. ; MARTINS, R. . O Ensino de Línguas e os Gêneros Textuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MARTINS, R.. O Ensino de Língua Espanhola nas séries iniciais: um primeiro contato com o. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COUTO, L. P. (Ligia Paula Couto) ; MARTINS, R. . Extensão e Pesquisa para promover o Ensino da Língua Espanhola: o Livro Didático em questão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COUTO, L. P. (Ligia Paula Couto) ; MARTINS, R. . Mundo lá fora - oficinas de sensibilização para o ensino de línguas estrangeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
COUTO, L. P. (Ligia Paula Couto) ; MARTINS, R. . Oficinas de sensibilização de línguas e culturas estrangeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
COUTO, L. P. (Ligia Paula Couto) ; MARTINS, R. . Oficinas de sensibilização de Línguas e Culturas Estrangeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, R.; PERUCI, E. ; FERNANDES, M. . Producción de material didáctico en lengua y literatura a partir de los libros del PNLD. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MARTINS, R.; NERY, A. A.; CAMARGO, L. C.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto/ Área: Letras/Português. 2018. Instituto Federal do Paraná.

2.
MARTINS, R.. Comitê externo de avaliação de projeto de extensão: Trajetórias e itinerários procedência e cotidiano das pessoas que se deslocam em direção ao município de Macaé. 2016. Instituto Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17º CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ESPANHOL e 2º SIMPÓSIO NACIONAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO. 2017. (Congresso).

2.
IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. Aprendizagem de línguas estrangeiras por uma aluna surda no IFPR. 2017. (Congresso).

3.
XVII ENPLEE - Encontro de Professores(as) de Língua Espanhola do Estado do Paraná. 2017. (Encontro).

4.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. O ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveis. 2016. (Congresso).

5.
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. 2015. (Congresso).

6.
Jornada Regional da ABH.A cultura nas aulas de espanhol nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas. 2015. (Outra).

7.
V Fórum de Produção Discente - UFPR.A noção de cultura e as diferentes identidades culturais presentes em livros didáticos de Língua Espanhola para o Ensino Médio. 2014. (Outra).

8.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A abordagem do conceito cultura em documentos oficiais. 2014. (Congresso).

9.
VIII Enple-Encontro de professores de língua espanhola do estado do Paraná.A produção de unidades didáticas em um projeto Pibid - a experiência da escrita e aplicação em sala de aula. 2014. (Encontro).

10.
Curso Comunicação Escrita. 2013. (Outra).

11.
Curso novo acordo ortográfico. 2013. (Outra).

12.
II Congreso internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Español para la enseñanza secundaria y el trabajo interdisciplinar: una nueva manera de aprender. 2013. (Congresso).

13.
IV Fórum de Produção Discente - UFPR. 2013. (Outra).

14.
SEMANA DE LETRAS 2013 UFPR. 2013. (Congresso).

15.
VII CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem. Espanhol para o Ensino Médio e o trabalho Interdisciplinar: uma maneira de aprender. 2013. (Congresso).

16.
VII ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ESTADO DO PARANÁNÁ. 2013. (Encontro).

17.
VII ENPLEE ? Encontro de Professores de Espanhol do Estado do Paraná. 2013. (Congresso).

18.
Poéticas Ibero-Americanas em relação. 2012. (Outra).

19.
Variantes linguísticas del español a través de la Literatura. 2012. (Oficina).

20.
VI Enplee- Encuentro de Profesores de Lengua Española. 2012. (Congresso).

21.
I Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola dos Colégios SESI.Práticas de ensino de Língua Espanhola. 2010. (Encontro).

22.
7° Conex.O ensino de línguas e os gêneros textuais. 2009. (Encontro).

23.
Extenso 2009: Extensión y Sociedad. Extensão e Pesquisa para promover o Ensino da Língua Espanhola: o Livro Didático em questão. 2009. (Congresso).

24.
V Ciel - Ciclo de Estudos em Linguagem.O ensino de língua espanhola nas séries iniciais: um primeiro contato com o. 2009. (Encontro).

25.
6° Conex - Encontro "Conversando sobre Extensão".Oficinas de sensibilização de Línguas e Culturas Estrangeiras. 2008. (Encontro).

26.
Fabulando na Sala de Aula. 2008. (Oficina).

27.
Fórum das Licenciaturas. 2008. (Encontro).

28.
Invitación a la Cultura Hispánica. 2008. (Encontro).

29.
Língua, Literatura e Culturas Hispânicas. 2008. (Oficina).

30.
Sintomas de poesia. 2008. (Oficina).

31.
XVI EPLE.Oficinas de sensibilização de línguas e culturas estrangeiras. 2008. (Encontro).

32.
XXVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).Mundo lá fora - Oficinas de sensibilização para o ensino de línguas estrangeiras. 2008. (Seminário).

33.
CURSO PROFISSIONAL PROFESSOR - PERFIL DO EDUCADOR DO SÉCULO XXI. 2007. (Encontro).

34.
Do livro à canção: onde mora a poesia?. 2007. (Oficina).

35.
Intertextualidade e Antropologia: A visão de pesquisadores russos em comunidades brasileiras e africanistas. 2007. (Outra).

36.
Lavra - Palavra. 2007. (Oficina).

37.
Poemas de Ponta. 2007. (Outra).

38.
XVIII Seminário do CELLIP. 2007. (Seminário).

39.
IV CIEL - CICLO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM. 2006. (Congresso).

40.
Palestra - "Violência na Escola". 2006. (Outra).

41.
BIENVENIDO AL MUNDO ESPAÑOL. 2004. (Oficina).

42.
OLIMPÍADAS DEL CELEM. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, J. A. ; MARTINS, R. ; SILVA, I. V. ; MASCARELLO, M. L. ; MARQUES, B. E. ; WOJCIECHOWSKI, T. ; ZAVALA, A. B. P. . Semana Cultural do Instituto Federal do Paraná - IFPR. 2017. (Outro).

2.
MARTINS, R.. Formação Inicial e Continuada para Professores(as) - XVII ENPLEE - coordenadora de seção. 2017. (Outro).

3.
MASCARELLO, M. L. ; MARTINS, R. ; COMITRE, F. ; MORAES, J. A. ; SILVA, I. V. ; TARINI, A. M. F. L. . Políticas públicas para mulheres. 2016. (Outro).

4.
TARINI, A. M. F. L. ; MARTINS, R. ; MASCARELLO, M. L. ; MORAES, J. A. ; SILVA, I. V. . II Tô ligad@! Colóquio de gêneros, sexualidades e diversidades. 2016. (Outro).

5.
MORAES, J. A. ; MARTINS, R. ; MASCARELLO, M. L. ; SILVA, I. V. . II Semana Cultural do Campus Pinhais. 2016. (Outro).

6.
MARTINS, R.; MARQUES, B. E. ; IACHINSKI, L. T. ; ZAVALA, A. B. P. . II Semana de Intercâmbio Campus Pinhais. 2016. (Outro).

7.
MARTINS, R.. II Semana Cultural do Campus Pinhais - Oficina Gastronomia Argentina. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Aniella Alberti dos Santos. Rodas de Leitura: dos Clássicos aos Populares. 2016. Orientação de outra natureza. (Administração) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Romany Martins.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARTINS, R.2014 MARTINS, R.. Español en la enseñanza secundaria y el trabajo interdisciplinar: una manera de aprender. Revista Lugares de Educação, v. 4, p. 18-28, 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MASCARELLO, M. L. ; MARTINS, R. ; COMITRE, F. ; MORAES, J. A. ; SILVA, I. V. ; TARINI, A. M. F. L. . Políticas públicas para mulheres. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso público relativo ao edital Nº 90/2013, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Telêmaco Borba, Área de Conhecimento: Letras/Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Código: 31. Publicado no DOU de 22/07/2013, Seção 3, páginas 57 a 62. Classificação: 3 lugar.

Aprovada no concurso público relativo ao edital Nº 75/2014, da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - Departamento de Recursos Humanos do estado do Paraná, disciplina: Espanhol. Classificação: 2 lugar.

Cursou disciplina isolada em Estudos em Linguística Aplicada II pela Universidade Federal do Paraná - UFPR: curso de Pós Graduação em Letras, 2012/2013. 

Cursou disciplina isolada em Teorias de aquisição de segunda língua pela Universidade Federal do Paraná - UFPR: curso de Pós Graduação em Letras, 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 1:21:52