André Felipe de Araujo Lira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2847188027190113
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Graduado em Ciências Biológicas/Bacharelado (2011), mestre (2014) e doutor (2018) em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco. Possuo experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, biologia reprodutiva e etologia de invertebrados com ênfase em aracnídeos (escorpiões, pseudoescorpiões, solífugos e opiliões). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Felipe de Araujo Lira
Nome em citações bibliográficas
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco.
av. nelson chaves s/n
Cidade Universitária
50670-420 - Recife, PE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Biologia Animal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Influencia do gradiente bioclimático entre a Floresta Atlântica e Caatinga sobre a diversidade-beta e padrão espaço-temporal de escorpiões (Arachnida: Scorpiones) no estado de Pernambuco., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Biologia Animal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Aspectos ecológicos de Tityus pusillus Lourenço, 1983 e Ananteris mauryi Lourenço, 1982 (Scorpiones: Buthidae) em remanescentes de Floresta Atlântica no nordeste do Brasil.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escorpiões; Floresta Atlântica; Qualidade ambiental.
Grande área: Ciências Biológicas
2007 - 2011
Graduação em Ciências biológicas/bacharelado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Microhabitats e aspectos comportamentais de duas espécies de escorpião de um fragmento de Mata Atlântica no Brasil.
Orientador: Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque.




Formação Complementar


2010 - 2010
Ecologia. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Estágio docência, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Efeito do micro-habitat sobre a relação predador- presa nos escorpiões de liteira Tityus pusillus e Ananteris mauryi na Floresta Atlântica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque em 02/08/2016.
Descrição: Em ambientes terrestres, mais de 60% da biodiversidade encontra-se nas florestas tropicais (Stork, 1988), com os artrópodes contribuindo fortemente para esse padrão (Wilson, 1988). No entanto, esse ecossistema tem sofrido um processo constante de fragmentação e perda de habitat ocasionando uma taxa de extinção 1.000 vezes superior ao natural, com perspectiva de ser 10.000 vezes maior (Plimm et al., 2014). Fazendo parte desse contexto, a Floresta Atlântica Brasileira, possui apenas 12,5% de sua área original, se considerados os fragmentos acima de 3 hectares (SOS Mata Atlântica, 2015). Somando-se à perda de habitat, a fragmentação aumenta drasticamente a quantidade de margens, criando diferentes microambientes na borda do fragmento e no interior da floresta, levando a alteração na estrutura, na composição e/ou na abundância relativa das espécies nesses locais (Ferraz 2011, Prieto-Benítez & Méndez, 2011). Esses fatores podem interferir na dinâmica populacional (Nupp & Swihart, 1996, 1998), interações interespecíficas (Keyser et al., 1998), e composição da comunidade (Dunstan & Fox, 1996; Hecnar & M'Closkey, 1997; Kolozsvary & Swihart, 1999). Portanto, não é surpreendente que a destruição seja considerada um ameaça a biodiversidade, influenciando fortemente nas relações predador-presa nesses ambientes. A complexidade estrutural do habitat, por exemplo, pode reduzir o espaço disponível para interações entre espécies, reduzindo as taxas de predação devido à redução da taxa de encontro entre predadores e presas (Jana & Bairag 2014). Além disso, a relação predador-presa também influencia vários aspectos da história de vida desses animais, como por exemplo, a sobrevivência e o sucesso reprodutivo. Assim, o principal objetivo desse estudo é avaliar se a heterogeneidade do microhabitat decorrente da fragmentação (profundidade e massa seca da serapilheira na borda e núcleo) influencia na densidade de predador (escorpiões) e presas (aranhas e insetos); e se, o período reprodutivo dos predadores é influenciado por essas relações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: André Felipe de Araujo Lira - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / Welton Dionísio da Silva - Integrante.
2014 - 2018
Da Zona da Mata ao Sertão: Reflexos do gradiente climático e do processo de desertificação do semiárido Pernambucano sobre a fauna de escorpiões
Descrição: Variações climáticas e o aumento da desertificação de áreas áridas são problemas que impactam de maneira significativa a biodiversidade. O efeito desses eventos pode se tornar mais claro se analisado ao longo de um gradiente climático. Este reflete alterações graduais na estrutura do ambiente, e os processos da comunidade como, mudanças na composição e dinâmica populacional das espécies, sendo um espelho da capacidade adaptativa dos indivíduos às variáveis locais. Em Pernambuco, a variação ambiental encontrada entre a Zona da Mata e o Sertão representa um excelente modelo para se avaliar os efeitos de um gradiente climático sobre os organismos. Nessa região encontram-se dois importantes ecossistemas, a Floresta Atlântica, com crescente redução de área particularmente decorrente de ações antrópicas e a Caatinga, com forte propensão a desertificação, resultante da elevação da temperatura global, agravadas por atividades humanas. Embora esses ecossistemas apresentem grande diversidade, cada um pode apresentar fauna especifica adaptada às condições locais. Apesar disso, as reações de diferentes grupos animais ao longo de um gradiente climático raramente têm sido consideradas, mesmo entre os grupos que executam importantes serviços para manutenção dos ecossistemas como os artrópodes. Dentre esses animais, os escorpiões podem ser usados como uma boa ferramenta ou um modelo para medir o grau de alteração de habitat. Sua distribuição e abundancia costuma sofrer grande influência do clima e padrão sazonal com maior diversidade de escorpiões em áreas desérticas, ao contrário da maioria das espécies de animais. Nesse contexto, espera-se que a Caatinga apresente maior riqueza de espécies do que a Floresta Atlântica com um grande ?turnover? na direção litoral-interior em Pernambuco. No entanto, a fauna de escorpiões do Estado é pouco estudada, particularmente no que concerne as espécies do semiárido. Em outros estados do nordeste como Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba, os resultados do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) registraram 28 espécies para Caatinga deixando uma lacuna desses dados para Pernambuco. Nesse contexto, o presente projeto se propõe a avaliar os efeitos do gradiente climático encontrado entre a Zona da Mata e o Sertão de Pernambuco sobre a diversidade e dinâmica populacional de escorpiões visando identificar espécies de maior tolerância as variações climáticas e possíveis espécies preditoras de desertificação. Especificamente pretende-se elucidar as seguintes questões: Quais as espécies que ocorrem no semiárido? as espécies de escorpião respondem de modo diferenciado ao gradiente climático existente entre a Zona da Mata e o Sertão? Alguma espécie pode ser usada como preditora de desertificação? A abundância das espécies é dependente da variação estacional?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Felipe de Araujo Lira - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / Gabriela Cavalcanti da Silva Gusmão - Integrante / Welton Dionísio da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Fragmentação da Mata Atlântica Pernambucana: reflexos estruturais e estacionais sobre a comunidade de escorpiões em serapilheira.
Descrição: Diversas ações antrópicas tem causado a fragmentação da Mata Atlântica, considerada como um dos mais importantes centros globais de diversidade e endemismo, do qual depende a sobrevivência de 112 milhões de habitantes. Esse fato tem sido um alerta para o estabelecimento de políticas públicas que estimulem a conservação e a restauração desse bioma. Devido às inúmeras funções desempenhadas pelos artrópodes, esse taxa se constitui em peça fundamental na manutenção e equilíbrio nos ambientes florestados. Assim, conhecer a interação desses animais com o meio, avaliar a influência estacional e entender os efeitos da fragmentação sobre a comunidade dos artrópodes da Mata Atlântica nordestina é indispensável como instrumento que se propõem a auxiliar políticas públicas que direcionam a gestão do desenvolvimento com responsabilidade social, econômica e ambiental. Um importante grupo de artrópodes predadores de serapilheira são os escorpiões, que tem sido negligenciado em estudos ecológicos. Por serem animais sedentários, de pouca riqueza e abundância, além de possuírem grande especialização de habitats, há uma grande probabilidade de serem afetados pelas perturbações ambientais. Além disso, os escorpiões podem influenciar no balanço dos ecossistemas em que ocorrem, uma vez que sua característica predatória desempenha pressão em populações de insetos e aranhas. Outro aspecto relevante é a sua importância médica, uma vez que podem causar acidentes fatais ou seqüelas capazes de gerar incapacidade temporária ou definitiva para o trabalho, afetando as atividades habituais do ser humano. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivos avaliar o efeito do tamanho, da distância entre fragmentos e do período estacional sobre a riqueza e a abundância das espécies de escorpiões e de suas presas em potencial em ambiente de serapilheira. O trabalho será realizado na Usina Trapiche, que possui diversos fragmentos de Mata Atlantica, através de coleta ativa e do uso de armadilhas de que.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Felipe de Araujo Lira - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / BRITO, L. C. - Integrante.
2009 - 2011
Diversidade de Araneae e Scorpiones de solo de um fragmento de Mata Atlântica de Pernambuco em diferentes estágios sucessionais
Descrição: Crescimento populacional e desenvolvimento humano são as principais causas da redução da biodiversidade global. Esse fato gera a necessidade de criação de indicadores biológicos que orientem a aquisição de respostas rápidas sobre o estado de conservação de diferentes áreas, permitindo a preservação dos recursos naturais. A Mata Atlântica é considerada o bioma de maior diversidade do planeta, sendo considerada como a quinta área mais ameaçada e rica em espécies endêmicas do mundo. A Mata do CIMNC constitui o maior fragmento da Mata Atlântica de Pernambuco sendo, desta forma, uma área de extrema importância biológica e prioritária para a conservação. Isto implica em uma necessidade maior de conhecimento sobre sua biodiversidade. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento da fauna de escorpiões earanhas da Mata Atlântica do CMNIC e avaliar o seu potencial bioindicador para regeneração de habitat..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Felipe de Araujo Lira - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / Adriano Medeiros de Souza - Integrante / Arthur Alvaro Costa Silva Filho - Integrante.
2009 - 2011
Biologia Reprodutiva: Desenvolvimento e Aspectos Comportamentais do Escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones : Buthidae).
Descrição: Descrição: Nos últimos dez anos, tem-se observado um aumento significativo de acidentes por escorpiões no país. Em Pernambuco, acidentes escorpiônicos graves têm sido atribuídos a espécie T. stigmurus cuja biologia reprodutiva ainda é pouco conhecida. Isoladamente ou em conjunto, fatores como variação de temperatura, pluviometria, freqüência de crias, número de indivíduos por cria e duração do ciclo de vida afetam de forma significante a dinâmica populacional de uma espécie. As informações escassas sobre esses aspectos no que concerne a T. stigmurus e a importância epidemiológica desse escorpião no Estado são fundamentais para a realização de estudos que visem suprir essa lacuna. Nesse sentido, o presente trabalho visa conhecer o potencial reprodutivo das fêmeas do escorpião T. stigmurus, determinando o período do ano de maior taxa de nascimento de filhotes, a influencia da sazonalidade sobre o período reprodutivo e a dispersão da cria do dorso da mãe. Além disso, propomos a elaboração de uma tabela do ciclo de vida dessa espécie. O trabalho será realizado no Laboratório de Invertebrados Terrestres do Departamento de Zoologia da UFPE, onde existe um núcleo de estudos sobre escorpiões e toda a infraestrutura para o desenvolvimento do projeto. As análises serão realizadas em espécimes criados em laboratório e provenientes de campo. Os resultados obtidos podem contribuir no estabelecimento de medidas de prevenção de acidentes e complementar atividades de educação e comunicação ambiental. Desse modo, o conhecimento resultante desse estudo pode ser usado no cotidiano da comunidade, particularmente nas áreas mais afetadas pelo escorpionismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: André Felipe de Araujo Lira - Integrante / Sarah Maria Nigro Sarmento - Integrante / Pedro de Lima Santana Neto - Integrante / Cleide Maria Ribeiro de Albuquerque - Coordenador / Adriano Medeiros de Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA NORDESTINA DE ZOOLOGIA


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Journal of Insect Conservation
2014 - 2014
Periódico: Plos One
2015 - Atual
Periódico: Journal of Mountain Science
2015 - 2015
Periódico: Veterinary World
2015 - Atual
Periódico: The Journal of Arachnology
2015 - 2015
Periódico: New Zealand Journal of Zoology
2016 - Atual
Periódico: European Journal of Entomology (Ceské Budejovice, Print)
2016 - Atual
Periódico: Revista Nordestina de Zoologia
2017 - 2017
Periódico: ANIMAL BEHAVIOUR
2017 - 2017
Periódico: JOURNAL OF INSECT BEHAVIOR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Aracnologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Melhor trabalho apresentado na forma de banner no XIX Encontro de Zoologia do Nordeste, Universidade de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2018LIRA, A. F. A.; DAMASCENO, E. M. ; Costa Silva, A.A.F. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Linking scorpion (Arachnida: Scorpiones) assemblage with fragment restoration in the Brazilian Atlantic Forest. STUDIES ON NEOTROPICAL FAUNA AND ENVIRONMENT, v. 53, p. 107-112, 2018.

2.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2018LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L. M. ; SOUZA, M. B. ; GUILHERME, E. . Description of the male of Chactas braziliensis Lourenço, Aguiar & Franklin 2005 (Scorpiones: Chactidae). Acta Arachnologica, v. 67, p. 1-5, 2018.

3.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2018 LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Environmental variation and seasonal changes as determinants of the spatial distribution of scorpions (Arachnida: Scorpiones) in Neotropical forests. CANADIAN JOURNAL OF ZOOLOGY, p. 1-10, 2018.

4.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2018LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L. M. ; REGO, F. N. A. A. ; IANNUZZI, K. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Sexual size dimorphism and reproductive behavior in the Brazilian scorpion Tityus pusillus (Scorpiones, Buthidae). Invertebrate Biology, v. 137, p. 221-230, 2018.

5.
GADELHA, D. S.2018GADELHA, D. S. ; Costa Silva, A.A.F. ; LIRA, A. F. A. . Scorpion predation by spiders in a Brazilian urban environment (Arachnida: Scorpiones, Araneae). REVISTA DE ARACNOLOGÍA, v. 32, p. 121-122, 2018.

6.
Salomão, R. P.2018Salomão, R. P. ; PORDEUS, L. M. ; LIRA, A. F. A. ; IANNUZZI, L. . Edaphic beetle (Insecta: Coleoptera) diversity over a forest-matrix gradient in a tropical rainforest. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION, v. 22, p. 511-519, 2018.

7.
GUSMAO, G. C. S.2018GUSMAO, G. C. S. ; DIONISIO-DA-SILVA, W. ; SOUZA-ALVES, J. P. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. ; LIRA, A. F. A. . Random or clumped: How litter dwelling scorpions are distributed in a fragment of Brazilian Atlantic forest. EUROPEAN JOURNAL OF ENTOMOLOGY, v. 115, p. 445-449, 2018.

8.
DIONISIO-DA-SILVA, WELTON2018DIONISIO-DA-SILVA, WELTON ; LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO ; ALBUQUERQUE, CLEIDE MARIA RIBEIRO DE . Distinct edge effects and reproductive periods of sympatric litter-dwelling scorpions (Arachnida: Scorpiones) in a Brazilian Atlantic forest. ZOOLOGY, v. 129, p. 17-24, 2018.

9.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2017LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. ; De Souza, A. M. . Intraguild predation and cannibalism in Scorpions (Scorpiones: Buthidae) in the Brazilian Atlantic Forest. North-Western Journal of Zoology, v. 13, p. 356-358, 2017.

10.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2017LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . A new species of Ananteris (Scorpiones: Buthidae) from Caatinga biome, Brazil. Acta Arachnologica, v. 66, p. 9-15, 2017.

11.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2017LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L.M. ; BARBIER, E. ; RODRIGUES, G. G. . Scorpions (Arachnida, Scorpiones) of an Atlantic Forest fragment in the coastal northeastern Brazil: Barra do Rio Mamanguape protected area. Rivista Italiana de Aracnologia, v. 13, p. 22-30, 2017.

12.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2017LIRA, A. F. A.; SANTOS, A. B. ; SILVA, N. A. ; MARTINS, R. D. . Threat level influences the use of venom in a scorpion species, Tityus stigmurus (Scorpiones, Buthidae). ACTA ETHOLOGICA, v. 20, p. 291-295, 2017.

13.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2017LIRA, A. F. A.; TIZO-PEDROSO, E. . Report of Sphenochernes camponoti (Beier, 1970) (Pseudoscorpiones, Chernetidae) in phoresy on Fanniidae (Diptera). ACTA SCIENTIARUM. BIOLOGICAL SCIENCES (ONLINE), v. 39, p. 449-454, 2017.

14.
GUSMAO, G. C. S.2017GUSMAO, G. C. S. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Record of scorpion (Scorpiones, Buthidae) predation by queenless ant (Hymenoptera, Formicidae) on Caatinga biome, Brazil. REVISTA DE ARACNOLOGÍA, v. 30, p. 145-146, 2017.

15.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2016LIRA, A. F. A.; ARAUJO, V. L. N. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Predation of a scorpion (Scorpiones: Buthidae) by an assassin bug(Heteroptera: Reduviidae) in the Brazilian Atlantic Forest. Turkish Journal of Zoology, v. 40, p. 294-296, 2016.

16.
De Souza, A. M.2016De Souza, A. M. ; SANTANA NETO, P. L. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Growth and developmental time in the parthenogenetic scorpion Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones: Buthidae). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), v. 38, p. 85-90, 2016.

17.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2016LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. . Microhabitat use of harvestmen (Arachnida: Opiliones) assemblage in the highland Brazilian Atlantic rainforest. Canadian Journal of Zoology (Print), v. 94, p. 323-327, 2016.

18.
ALBUQUERQUE, C. M. R.2016ALBUQUERQUE, C. M. R. ; LIRA, A. F. A. . Insights into reproductive strategies of Tityus (Archaeotityus) pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). Academie des Sciences. Comptes Rendus. Biologies, v. 339, p. 179-184, 2016.

19.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2016LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Leucism in Tityus pusillus (Scorpiones, Buthidae): Report of a rare event in scorpions. The Journal of Arachnology, v. 44, p. 245-246, 2016.

20.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2016LIRA, A. F. A.; ARAUJO, V. L. N. ; De Souza, A. M. ; REGO, F. N. A. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . The effect of habitat fragmentation on the scorpion assemblage of a Brazilian Atlantic Forest. Journal of Insect Conservation, v. 20, p. 457-466, 2016.

21.
Salomão, R. P.2016Salomão, R. P. ; LIRA, A. F. A. ; COSTA, F. C. . Records of Perching by Dung Beetles (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) in the Northeastern Atlantic Forest of Brazil. The Coleopterists Bulletin, v. 70, p. 903-906, 2016.

22.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2016LIRA, A. F. A.; FOERSTER, S. I. A. ; Costa Silva, A.A.F. . Reports of Scorpion predation by spiders in the Brazilian Atlantic forest and Caatinga (Arachnida: Scorpiones, Araneae). Revista de Aracnología, v. 28, p. 87-89, 2016.

23.
De Souza, A. M.2015De Souza, A. M. ; LIRA, A. F. A. . First record of Stenochrus portoricensis Chamberlin, 1922 (Arachnida: Schizomida: Hubbardiidae) for the Pernambuco state, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Online), v. 75, p. 00-00, 2015.

24.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2015 LIRA, A. F. A.; REGO, F. N. A. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . How important are environmental factors for the population structure of co-occurring scorpion species in a tropical forest?. Canadian Journal of Zoology (Print), v. 93, p. 15-19, 2015.

25.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2014LIRA, A. F. A.; Sarinho, N. M. S. ; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Metasomal Autotomy in Ananteris mauryi Lourenço, 1982 (Scorpiones: Buthidae). Journal of Insect Behavior, v. 27, p. 279-282, 2014.

26.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2014LIRA, A. F. A.; TIZO-PEDROSO, E. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Phoresy by Americhernes Aff. Incertus (Pseudoscorpiones: Chernetidae) on a Tropical Fly Fannia canicularis (Diptera: Fanniidae) in a Fragment of the Atlantic Forest, Brazil. Entomological News, v. 124, p. 24-28, 2014.

27.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2014LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. . Microhabitat use by scorpion species (Arachnida: Scorpiones) in the montane Atlantic Rain Forest, Brazil. Revista de Aracnología, v. 24, p. 107-108, 2014.

28.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2014LIRA, A. F. A.; Costa Silva, A.A.F. . First record of a brown widow spider Latrodectus geometricus Koch, 1841 (Araneae, Theridiidae) feeding scorpion (Scorpiones, Bothriuridae) in a Brazilian Atlantic forest. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 74, p. 1011-1011, 2014.

29.
Salomão, R. P.2014Salomão, R. P. ; LIRA, A. F. A. ; IANNUZZI, L. . Dominant Dung Beetle (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) Species Exhibit Wider Trophic Niches on Fruits, Excrement, and Carrion in Atlantic Forest, Brazil. The Coleopterists Bulletin, v. 68, p. 686-688, 2014.

30.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2014LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. .

Diversity of scorpions (Chelicerata: Arachnida) in the Atlantic Forest in Pernambuco, northeastern Brazil

. Check List (São Paulo. Online), v. 10, p. 1331-1335, 2014.

31.
LIRA, A. F. A.;LIRA, ANDRÉ FELIPE DE ARAUJO2013 LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. ; Costa Silva, A.A.F. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Spatio-temporal microhabitat use by two co-occurring species of scorpions in Atlantic rainforest in Brazil. Zoology (Jena), v. 116, p. 182-185, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALBUQUERQUE, C. M. R. ; LIRA, A. F. A. . Aspectos biológicos do escorpião urbano Tityus stigmurus (Thorell, 1876). Vetores & pragas, p. 9 - 10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, A. M. T. ; FOERSTER, S. I. A. ; LIRA, A. F. A. ; ALMEIDA, C. G. . Similiaridade entre a fauna de escorpiões (Arachnida: Scorpiones) em diferentes fitofisionomias do estado de Pernambuco. In: XIX Encontro de Zoologia do Nordeste, 2016, Garanhuns. Anais do XIX EZN, 2016.

2.
IANNUZZI, K. ; LIRA, A. F. A. ; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento de defesa de fêmeas grávidas do escorpião Tityus pusillus em situações de stress. In: XIX Encontro de Zoologia do Nordeste, 2016, Garanhuns. Anais do XIX EZN, 2016.

3.
LIMA, D. S. ; TENORIO, J. C. S. ; CORREIA, S. D. S. ; LIMA, E. S. ; LIRA, A. F. A. ; ARAUJO, M. S. L. C. . Bothriurus rochai Mello-Leitão, 1932 (Scorpiones, Bothriuridae) em uma região de Caatinga do município de Paranatama-PE. In: XIX Encontro de Zoologia do Nordeste, 2016, Garanhuns. Anais do XIX EZN, 2016.

4.
SANTOS, A. B. ; LIRA, A. F. A. ; FOERSTER, S. I. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Novos registros de macho do escorpião partenogenético Tityus stigmurus. In: XIX Encontro de Zoologia do Nordeste, 2016, Garanhuns. Anais do XIX EZN, 2016.

5.
GUSMAO, G. C. S. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Registro de predação do escorpião Tityus stigmurus pela formiga Dinoponera quadriceps na Caatinga de Pernambuco. In: XIX Encontro de Zoologia do Nordeste, 2016, Garanhuns. Anais do XIX EZN, 2016.

6.
SILVA, W. D. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Avaliação preliminar do efeito de borda sobre Tityus pusillus e Ananteris mauryi (Scorpiones: Buthidae) em um fragmento de Floresta Atlântica no estado de Pernambuco. In: XIX Encontro Regional de Zoologia, 2016, Garanhuns. Anais do XIX EZN, 2016.

7.
Salomão, R. P. ; LIRA, A. F. A. ; Ianuzzi, L. . Atratividade de rola bostas (Coleoptera: Scarabaeinae) por recursos vegetais em Floresta Atlântica. In: I Congresso Internacional de Ecologia, 2013, Porto Seguro. Anais do I Congresso Internacional de Ecologia, 2013.

8.
BARBOSA, F. S. ; LIRA, A. F. A. ; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Litter size in four species of Brazilian scorpions (Arachnida, Buthidae). In: I Congresso Nacional de Ciências Biológicas, 2011, Recife. Anais do Congressista I CONABIO - IV SIMCBIO, 2011.

9.
LIRA, A. F. A.; BARBOSA, F. S. ; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Assesment of discrimination capacity and preference for prey resources in Argiope argentata (Fabricius, 1775) (Araneae, Araneidae). In: I Congresso Nacional de Ciências Biológicas, 2011, Recife. Anais do Congressista I CONABIO - IV SIMCBIO, 2011.

10.
LIRA, A. F. A.; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Sexual dimorphism in Tityus pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). In: I Congresso Nacional de Ciências Biológicas, 2011, Recife. Anais do Congressista I CONABIO - IV SIMCBIO, 2011.

11.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. . Inventário preliminar da escorpiofauna e opiliofauna de um fragmento de mata atlântica em Pernambuco. In: III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas, 2010, Recife. SIMCBIO Católica, 2010.

12.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Caracterização das fases do desenvolvimento pós-embrionário do escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones: Buthidae). In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2010, Recife. Anais do XVIII CONIC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, V. Y. L. ; LIRA, A. F. A. ; De Souza, A. M. . Preferência alimentar do opilião Pseudopucrolia discrepans (Roewer, 1943). In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do CBZ 2018, 2018.

2.
SOUZA, V. Y. L. ; SILVA, W. D. ; LIRA, A. F. A. ; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Checklist de opiliões do fragmento de Floresta Atlântica da APA Aldeia-Beberibe, Brasil. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018, Foz de Iguaçu. Anais do CBZ 2018, 2018.

3.
ANDRADE, A. R. S. ; LIRA, A. F. A. ; De Souza, A. M. ; RESENDE, L. P. A. . Uso de microhabitat pelo amblipígeo Trichodamon froesi Mello-Leitão, 1940 em uma área de Floresta Atlântica (Bahia, Brasil). In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

4.
LIRA, A. F. A.; ALMEIDA, T. R. B. ; NEVES, H. L. L. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Efeito do jejum sobre o comportamento defensivo de Tityus pusillus. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

5.
LIRA, A. F. A.; MOURA-JUNIOR, E. G. ; REGO, F. N. A. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Variações nas assembleias de escorpiões ao longo de um gradiente bioclimático no nordeste brasileiro. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

6.
LIRA, A. F. A.; BADILLO-MONTANO, R. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Efeitos das mudanças climáticas sobre a distribuição de escorpiões no nordeste brasileiro. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

7.
SILVA, W. D. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Efeito do gradiente borda-núcleo sobre a abundância de dois escorpiões na Floresta Atlântica brasileira. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

8.
SILVA, W. D. ; GUSMAO, G. C. S. ; SOUZA-ALVES, J. P. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. ; LIRA, A. F. A. . Padrão de agregação em escorpiões da serapilheira em um fragmento de Mata Atlântica de Pernambuco. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

9.
SILVA, W. D. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Período reprodutivo de dois escorpiões simpátricos na Floresta Atlântica brasileira. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

10.
SILVA, W. D. ; LIRA, A. F. A. ; ARAUJO, J. C. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Número de ínstares do escorpião Ananteris mauryi Lourenço 1982 (Scorpiones, Buthidae). In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

11.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Variações ambientais e sazonais como elemento chave para a distribuição espacial e atividade de forrageio de escorpiões em florestas neotropicais. In: V Congresso Latino-Americano de Aracnologia, 2017, Caeté. Livro de resumos do V CLA, 2017.

12.
GUSMAO, G. C. S. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Microhabitats preferenciais do escorpião Rhopalurus rochai Borelli, 1910 (Scorpiones, Buthidae) na Caatinga. In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos do XXXI CBZ, 2016. p. 572-572.

13.
LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Primeiro registro de leucismo em escorpiões. In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos dos XXXI CBZ, 2016. p. 763-763.

14.
SANTOS, A. B. ; SILVA, M. A. ; SILVA, N. A. ; LIRA, A. F. A. ; MARTINS, R. D. . Percepção do nível de risco pelo escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones, Buthidae). In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos do XXXI CBZ, 2016. p. 816-816.

15.
PORDEUS, L. M. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Descrição do comportamento de defecação e asseio em Tityus pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos do XXXI CBZ, 2016. p. 1034-1034.

16.
PORDEUS, L. M. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Reconhecimento químico de parceiros no escorpião Tityus pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos do XXXI CBZ, 2016. p. 1033-1033.

17.
SILVA, M. A. ; SANTOS, A. B. ; SILVA, N. A. ; LIRA, A. F. A. ; MARTINS, R. D. . Papel da peçonha na captura de presas em Rhopalurus rochai Borelli, 1910 (Scorpiones, Buthidae). In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos do XXXI CBZ, 2016. p. 820-820.

18.
LIRA, A. F. A.; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Predação intraguilda em escorpiões na Floresta Atlântica. In: XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016, Cuiabá. Livro de resumos do XXXI CBZ, 2016. p. 1056-1056.

19.
SOUZA, V. Y. L. ; LIRA, A. F. A. ; De Souza, A. M. . Can activity period influences on defensive behaviour of neotropical harvestmen?. In: International Conference of Behavioural Ecology, 2016, Exeter. International Conference of Behavioural Ecology, 2016.

20.
LIRA, A. F. A.; ALMEIDA, F. M. F. ; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento antipredatório em Tityus pusillus (Scorpiones, Buthidae). In: XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014, Mossoró. Anais do XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014.

21.
PORDEUS, L. M. ; LIRA, A. F. A. ; ALMEIDA, F. M. F. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento de captura de presas em Hetephrynus longicornis (Amblypygi, Phrynidae). In: XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014, Mossoró. Anais do XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014.

22.
ARAUJO, V. L. N. ; LIRA, A. F. A. ; GUSMAO, G. C. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Efeito da heterogeneidade do habitat sobre interações intraespecíficas em Tityus pusillus (Scorpiones, Buthidae). In: XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014, Mossoró. Anais do XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia, 2014.

23.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento de captura de presas em Rhopalurus rochai (Borelli, 1910) (Scorpiones, Buthidae). In: XVIII Encontro Nordestino de Zoologia, 2013, Maceió. Livro de Resumos, 2013.

24.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Escorpiofauna do estado de Pernambuco. In: XVIII Encontro Nordestino de Zoologia, 2013, Maceió. Livro de Resumos, 2013.

25.
LIRA, A. F. A.; BRITO, L. C. ; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Ecologia de Paratemnoides nidificator (Pseudoscorpiones: Atemnidae) associados a troncos. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

26.
LIRA, A. F. A.; BRITO, L. C. ; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento defensivo em Pseudopucrolia discrepans (Opiliones: Gonyleptidae). In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

27.
Costa Silva, A.A.F. ; LIRA, A. F. A. ; De Souza, A. M. ; SANTANA NETO, P. L. ; SARMENTO, S. M. N. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Determinação do número de ínstares do escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones, Buthidae). In: XVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. Resumos do XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

28.
LIRA, A. F. A.; Costa Silva, A.A.F. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Relação entre o tamanho da fêmea e o número de filhotes em Tityus pusillus, Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). In: 62ª Encontro Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

29.
BARBOSA, F. S. ; LIRA, A. F. A. ; Maciel, A. C. F. ; Vasconcelos, E. V. ; Oliveira, K. G. . A influência de galhas no desenvolvimento do oitizeiro Licania tomentosa (Benth). In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. SICBIO 2010, 2010.

30.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. ; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Aspectos da reprodução em Tityus pusillus, Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). In: III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas, 2010, Recife. SICBIO, 2010.

31.
SARMENTO, S. M. N. ; LIRA, A. F. A. ; NASCIMENTO, R. C. ; SANTANA NETO, P. L. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Hymenopterismo ocorrido em Pernambuco no período de 2007-2008.. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Olinda. Acidentes com Animais Peçonhentos, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
Salomão, R. P. ; BRITO, L. C. ; IANNUZZI, L. ; LIRA, A. F. A. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Effects of environmental parameters on beetle assemblage within a fragmented tropical rainforest of South America. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
LIRA, A. F. A.. Biodiversidade e ecologia de escorpiões nordestinos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIRA, A. F. A.; ALMEIDA, F. M. F. ; PORDEUS, L. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento antipredatório em Tityus pusillus (Scorpiones, Buthidae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Comportamento de captura de presas em Rhopalurus rochai (Borelli, 1910) (Scorpiones, Buthidae). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Escorpiofauna do estado de Pernambuco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIRA, A. F. A.; BARBOSA, F. S. ; De Souza, A. M. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Assesment of discrimination capacity and preference for prey resources in Argiope argentata (Fabricius, 1775) (Araneae, Araneidae). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIRA, A. F. A.; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Sexual dimorphism in Tityus pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIRA, A. F. A.; Costa Silva, A.A.F. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Relação entre o tamanho da fêmea e o número de filhotes em Tityus pusillus, Pocock, 1983 (Scorpiones, Buthidae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. ; BARBOSA, F. S. ; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Aspectos da reprodução em Tityus pusillus, Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R. . Caracterização das fases do desenvolvimento pós-embrionário do escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones: Buthidae). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. . Inventário preliminar da escorpiofauna e opiliofauna de um fragmento de mata atlântica em Pernambuco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. ; DIONISIO-DA-SILVA, W. . Aracnídeos: História natural e conservação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. . Aracnídeos: Métodos de coleta, identificação e ecologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIRA, A. F. A.; SANTOS, A. B. ; SILVA, W. D. . Escorpiões: Da história natural à saúde pública. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIRA, A. F. A.; ANDRADE, J. R.. Participação em banca de Gabrielle Christina Firmino Soares.CLIMA ATUAL E PASSADO COMO CONDUTORES DA DIVERSIDADE BETA FUNCIONAL E FILOGENÉTICA DE ARANHAS AO LONGO DO GRADIENTE LATITUDINAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
ALBUQUERQUE, C. M. R.; LIRA, A. F. A.; SOUZA-ALVES, J. P.. Participação em banca de Kaoana Iannuzzi Madureira.Comportamento de acasalamento e estudo morfológico do sistema reprodutor do escorpião Tityus pusillus Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas/bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LIRA, A. F. A.; IANNUZZI, L.; LIBERAL, C. N.. Participação em banca de João Carlos de Silva Regueira.Análise da distribuição de Scarabaeinae (Coleoptera: Scarabaeidae) utilizando o sistema de informação geográfica (SIG) no estado de Pernambuco, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas/bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
LIRA, A. F. A.; ALBUQUERQUE, C. M. R.; PONTES, W. T.. Participação em banca de Jonathas Correia de Araújo.Aspectos comportamentais e sobrevivência do escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones: Buthidae) em resposta a ambiente tratado com inseticida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas/bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
IANNUZZI, L.; LIRA, A. F. A.. Participação em banca de Raissa Muniz de Andrade.Coleção aracnológica de UFPE: Contribuição para o conhecimento da fauna de escorpiões em Pernambuco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências biológicas/bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXIII Encontro Anual de Etologia/ V Simpósio Latino-americano de Etologia.Comportamento antipredatório em Tityus pusillus (Scorpiones, Buthidae). 2014. (Simpósio).

2.
XVIII Encontro Nordestino de Zoologia.Comportamento de captura de presas em Rhopalurus rochai (Borelli, 1910) (Scorpiones, Buthidae). 2013. (Encontro).

3.
I Congresso Nacional de Ciências Biológicas. Assesment of discrimination capacity and preference for prey resources in Argiope argentata (Fabricius, 1775) (Araneae, Araneidae). 2011. (Congresso).

4.
62ª Reunião Anual da SBPC. Relação entre o tamanho da fêmea e o número de filhotes em Tityus pusillus, Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). 2010. (Congresso).

5.
Exposições Temáticas.Aranhas e escorpiões. 2010. (Oficina).

6.
III Simpósio de Inovação em Ciências Biológicas.Aspectos da reprodução em Tityus pusillus, Pocock, 1893 (Scorpiones, Buthidae). 2010. (Simpósio).

7.
III Simpósio Nordestino de Ciências Biológicas.Inventário preliminar da escorpiofauna e opiliofauna de um fragmento de mata atlântica em Pernambuco. 2010. (Simpósio).

8.
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Escorpiões e aranhas de interesse médico. 2010. (Outra).

9.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Caracterização das fases do desenvolvimento pós-embrionário do escorpião Tityus stigmurus (Thorell, 1876) (Scorpiones: Buthidae). 2010. (Congresso).

10.
I Curso de Atualização em Animais Peçonhentos e Venenosos: De Esponjas a Mamíferos. 2009. (Outra).

11.
Semana de Biologia Animal. 2009. (Seminário).

12.
Uma abordagem alternativa no estudo das aranhas..Uma abordagem alternativa no estudo das aranhas. 2009. (Oficina).

13.
XVII Congresso de Iniciação Cientifíca. 2009. (Congresso).

14.
Curso de manejo e manutenção de felinos selvagens. 2008. (Outra).

15.
Semana de biologia animal. 2008. (Seminário).

16.
V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Aracnídeos de importância médica.. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Victoria Yolanda Lourenço de Souza. Oportunista ou generalista? Inferências sobre o hábito alimentar do opilião Pseudopucrolia discrepans (Roewer, 1943). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências biológicas/bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: André Felipe de Araujo Lira.

2.
Gabriela Cavalcanti Silva de Gusmão Santos. Distribuição espaço-temporal de escorpiões de liteira de Floresta Atlântica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências biológicas/bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: André Felipe de Araujo Lira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LIRA, A. F. A.; De Souza, A. M. . Aracnídeos: Métodos de coleta, identificação e ecologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIRA, A. F. A.; SANTOS, A. B. ; SILVA, W. D. . Escorpiões: Da história natural à saúde pública. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:21:38