Jose Danilo Santana Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0125805997870814
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutorando em Geografia pela Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe. Professor de Geografia da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe SEED/SE. Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe campus São Cristóvão e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe, área de concentração "Organização e dinâmica dos espaços agrário e regional". É membro do Grupo de Pesquisa Estado, Capital e Trabalho e as Políticas de Re-ordenamentos territoriais alocado no Laboratório de Estudos Agrários(LEA) do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe.O grupo de pesquisa pode ser encontrado através do endereço eletrônico www.estadocapitaltrabalho.wordpress.com. Lecionou no curso de Graduação de Licenciatura em Educação no Campo (2010). Lecionou no Curso de Pós Graduação em Residência Agrária no Eixo "Campo e Desenvolvimento: a questão agrária brasileira" (2013). Realizou trabalho de Tutoria à Distância no Curso de Geografia do Centro Superior de Educação à Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II (2014). É Professor do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROJOVEM) da Prefeitura de Aracaju. É Sócio-proprietário e Coordenador Pedagógico do "Curso Focus" e "Focus Kids" na cidade de Aracaju/SE. Possui experiência com Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Econômica e destaque nas seguintes temáticas: Questão Agrária, Capital Financeiro, Agronegócio, Arranjos Produtivos Locais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Danilo Santana Silva
Nome em citações bibliográficas
SANTANA SILVA, José Danilo


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Program de Pós Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Orientador: Alexandrina Luz Conceição.
Palavras-chave: Agronegócio; Capital Financeiro.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: A Trama Faustiana do Capital Financeiro na Captura da Unidade de Produção Camponesa,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Alexandrina Luz Conceição.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Capital Financeiro; Agronegócio; Território do Alto Sertão Sergipano -TASS.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Econômica.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Geografia Bacharelado.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2005 - 2008
Graduação em Geografia Licenciatura.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor à Distância nas Disciplinas de Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa Pibic

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa Pibic


Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Objetivo: Elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos integrada à qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania, na forma de curso, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.


Curso Focus, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico, Carga horária: 25



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
As alterações no campo sergipano no território do Agreste Central com a expansão do Agronegócio do milho: um estudo nos municípios de Carira, Frei Paulo e Pinhão.
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as alterações no campo sergipano no Território do Agreste Central frente a expansão do agronegócio do milho. Sob o discurso da modernização do campo, o modelo do agronegócio aponta para uma leitura do campo a partir do avanço tecnológico e o desenvolvimento social, visto como uma total ruptura do passado. Desta forma, seguindo a cartilha do Banco Mundial, o desenvolvimento territorial rural é a busca do Estado de tentar minar os conflitos por meio de uma política que em seria capaz de criar um consenso ao atender tanto as demandas advindas dos Movimentos Sociais do campo quanto do agronegócio, aliando politicas sociais às necessidades de mercado. O tripé Estado-capital-mercado surge mais uma vez como a garantia da erradicação da pobreza no campo por meio da geração de emprego e renda face. Em Sergipe, o agronegócio do milho avança sobre o campo, deixando o estado entre as dez maiores safras do país, e sendo a segunda no Nordeste, atrás apenas da Bahia. O agronegócio do milho aparece como cultura rentável no Território do Agreste Central para aqueles que possuem grandes propriedades, uma vez que conseguem maior volume de crédito para adquirir novas tecnologias, tendo inclusive uma linha de crédito especial para isto. Para garantir a produtividade do milho muitos insumos agrícolas são utilizados, dentre eles os agrotóxicos. Desta forma, além de causar danos ao ambiente e a saúde humana, o agronegócio reduz a produção de alimentos, uma vez expropria a unidade de produção familiar ou monopoliza a sua produção. É pequena propriedade da unidade de produção familiar quem garante a maior parte da produção de alimentos no Brasil..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Permanência e Resistência da unidade de produção familiar no território do alto sertão sergipano e suas alterações face à política de desenvolvimento territorial
Descrição: A partir da criação do Plano Nacional de Ordenamento Territorial, o novo modelo de desenvolvimento surge para ajustar o país às demandas provenientes da globalização, visando o crescimento das exportações, via controle do setor privado, na garantia da melhor circulação de mercadorias. O caminho para o desenvolvimento se estabelece no âmbito econômico, social, ambiental e cultural, com participação da sociedade civil na definição das políticas públicas. Com esta proposta, o Sergipe é divido em 8 territórios, dentre eles o Território do Alto Sertão Sergipano - TASS. Neste contexto, os Arranjos Produtivos Locais - APLs surgem como impulsionadores do desenvolvimento local/territorial, buscando integrar a unidade de produção familiar à lógica do mercado, uma vez que este passa a ser garantia de melhoria da qualidade de vida por meio de geração de emprego e renda. Na mesma via em que o Estado se diz elaborar estratégias visando o beneficiamento do homem do campo, também instrumentaliza a marcha do agronegócio para o sertão sergipano, seja pela consolidação do monopólio do milho ou pela introdução da produção de semente de girassol para o biodiesel. Todavia, a unidade de produção familiar cria e recria formas de permanecer e resistir, de se manter na terra, seja manutenção da agricultura de subsistência ou pela comercialização informal dos excedentes, no caso do TASS, principalmente o leite..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Espaço de Vivência Agroecológica
Descrição: Ampliar e consolidar o Espaço de Vivência Agroecológica da Universidade Federal de Sergipe como um Núcleo de estudos que possibilite reflexão, pesquisa, formação e disseminação de práticas agroecológicas, de maneira que permita a articulação de professores, estudantes e pesquisadores das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais, bem como profissionais de organizações governamentais e não governamentais, camponeses e movimentos sociais do campo, contribuindo para o desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida das famílias. Orientação de Dissertações de Mestrado para subsídios da leitura e de dados que permitam o entendimento da realidade da comunidade envolvida no Projeto no Território do Alto Sertão Sergipano. FUNÇÃO: Participação direta na formação dos estudantes através de Cursos e no Programa de Disciplina para a reflexão multidisciplinar, assim como nos debates com os professores pesquisadores e representantes das entidades, de modo que fomente a necessidade de compreender a realidade em sua totalidade, possibilitando uma visão mais crítica dos modelos dominantes de produção e consequentemente, estimular o aspecto social e humanístico em suas esferas de atuação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Agrária.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANTANA SILVA, José Danilo. A agricultura na Esfera da Acumulação Financeira. In: Alexandrina Luz Conceição; Fabricia de Oliveira Santos. (Org.). A Natureza Imperialista do Capital e A Falácia do Fim da Crise. 1ed.São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2015, v. 500, p. 1-496.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA SILVA, José Danilo. A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO DO MILHO NO TERRITÓRIO DO AGRESTE CENTRAL SERGIPANO. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2014, João Pessoa. VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2013.

2.
SANTANA SILVA, José Danilo. A inserçãodo capital financeiro no campo: uma leitura a partir do processo de inclusão/exclusão da unidade de produção familiar. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2012, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XVII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 2012.

3.
SUZART, E. M. L. ; SILVA, S. B. S. ; SANTANA SILVA, José Danilo . MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: VI EDUCON, 2012, Aracaju. ANAIS DO VI EDUCON, 2012.

4.
SILVA, S. B. S. ; SUZART, E. M. L. ; SANTANA SILVA, José Danilo . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOB A ÉGIDE DO DISCURSO DA CIDADANIA. In: VI EDUCON, 2012, Aracaju. ANAIS DO VI EDUCON, 2012.

5.
SUZART, E. M. L. ; SILVA, S. B. S. ; SANTANA SILVA, José Danilo . A Questão do Livro Didático: Uma Análise de sua Política de Inserção no Brasil. In: II Seminário Nacional de Política e Gestão da Educação, 2012, Itabaiana. II Seminário Nacional de Política e Gestão da Educação, 2012.

6.
SUZART, E. M. L. ; SILVA, S. B. S. ; SANTANA SILVA, José Danilo . Politicas Públicas para Educação no Campo. In: II Seminário Nacional de Política e Gestão da Educação, 2012, Itabaiana. II Seminário Nacional de Política e Gestão da Educação, 2012.

7.
SANTANA SILVA, José Danilo; Conceição . Permanência e resistência da unidade de produção familiar no Território do Alto Sertão Sergipano. In: IV Fórum e I Encontro Nacional estado, Capital, Trabalho, 2011, São Cristóvão. IV Fórum e I Encontro Nacional estado, Capital, Trabalho, 2011.

8.
SANTANA SILVA, José Danilo; Rodrigues, Vanessa P. A. ; Costa, Maria Denise da . Nas entrelinhas do Planejamento Ambiental. In: XVI Encontro Nacional De Geógrafos, 2010, Porto Alegre. XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010.

9.
GOMES, C. M. M. ; SANTANA SILVA, José Danilo . Todos contra a crise ambiental?. In: X Encontro Regional de Estudos Geográficos, 2009, Campina Grande. Políticas de (Des)envolvimento da/na REGIÂO NORDESTE: uma leitura geográfica, 2009.

10.
GOMES, C. M. M. ; Passos, Edimilson L. ; SANTANA SILVA, José Danilo . Do Sólido em Transformação à Centelha na realidade opaca: Reflexões sobre Urbanização Brasileira. In: I Encontro Sergipano de Geografia e IV SIMPOGEO - SImpósio sobre Ensino de Geografia, 2009, Itabaiana. I Encontro Sergipano de Geografia e IV SIMPOGEO - SImpósio sobre Ensino de Geografia, 2009.

11.
SANTANA SILVA, José Danilo; Passos, Edimilson L. . Materialismo das Sombras Ideologia das Luzes. In: XXIV Encontro Regional de Estudantes de Geografia, 2007, Fortaleza. XXIV Encontro Regional de Estudantes de Geografia, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA SILVA, José Danilo. A TRAMA FAUSTINA DO CAPITA LFINANCEIRO NA CAPTURA DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA. In: NPGEO: 30 anos de produção do conhecimento, 2013, São Cristõvão. NPGEO: 30 anos de produção do conhecimento, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA SILVA, José Danilo. A Inserção do capital financeiro no campo: caminhos para o envenenamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTANA SILVA, José Danilo. A TRAMA FAUSTINA DO CAPITAL FINANCEIRO NA CAPTURA DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTANA SILVA, José Danilo. A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO DO MILHO NO TERRITÓRIO DO AGRESTE CENTRAL SERGIPANO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SUZART, E. M. L. ; SILVA, S. B. S. ; SANTANA SILVA, José Danilo . MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, S. B. S. ; SUZART, E. M. L. ; SANTANA SILVA, José Danilo . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOB A ÉGIDE DO DISCURSO DA CIDADANIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTANA SILVA, José Danilo. A inserção do capital financeiro no campo: uma leitura a partir do processo de inclusão/exclusão da unidade de produção familiar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTANA SILVA, José Danilo; Conceição . PERMANENCIA E RESISTÊNCIA DA UNIDADE DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO TERRITÓRIO DO ALTO SERTÃO SERGIPANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES, C. M. M. ; SANTANA SILVA, José Danilo . DO SÓLIDO EM TRANSFORMAÇÃO À CENTELHA NA REALIDADE OPACA: REFLEXÕES SOBRE A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTANA SILVA, José Danilo; GOMES, C. M. M. . TODOS CONTRA A CRISE AMBIENTAL?!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTANA SILVA, José Danilo. A produção do conhecimento na Atual Relação Homem/Natureza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTANA SILVA, José Danilo. Ideologia das Luzes, Materialismo das Sombras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTANA SILVA, José Danilo; Passos, Edimilson L. . IDEOLOGIA DAS LUZES, MATERIALISMO DAS SOMBRAS: UM ENSAIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO AGRÁRIO NA MODERNIDADE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTANA SILVA, José Danilo. Que Luz é Essa?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTANA SILVA, José Danilo. III ENCONTRO NACIONAL E IX FÓRUM ESTADO, CAPITAL, TRABALHO. 2015.

2.
SANTANA SILVA, José Danilo. II ENCONTRO NACIONAL E IIIV FÓRUM ESTADO, CAPITAL. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA SILVA, José Danilo; Rodrigues, Vanessa P. A. . Módulo VII da Licenciatura em educação no Campo - Disciplina "Sociologia Rural e Urbana". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTANA SILVA, José Danilo; Rodrigues, Vanessa P. A. . Módulo VII da Licenciatura em educação no Campo - Disciplina "Geografia Humana". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigues, Vanessa P. A.; TANEZINI, T. C. Z.; SANTANA SILVA, José Danilo. Participação em banca de GIDELMO SANTOS DE JESUS. O MST e a transformação agrária em Poço Redondo - SE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Residência Agrária) - Universidade Federal de Sergipe.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Leituras Sobre o Capital (I). 2016. (Outra).

2.
Reflexões Sobre a Produção Capitalista do Espaço: Leituras de David Harvey. 2016. (Outra).

3.
Sujeição da Renda da Terra. 2016. (Outra).

4.
AGROTÓXICOS: Desenvolver ou Destruir? : os impactos do uso de agrotóxicos no Brasil.. 2015. (Outra).

5.
AGROTÓXICOS: Desenvolver ou Destruir? Os Impactos do uso de Agrotóxicos.A Inserção do capital financeiro no campo: caminhos para o envenenamento. 2015. (Outra).

6.
III ENGPECT e IX FÓRUM (Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho/GPECT). 2015. (Outra).

7.
II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Outra).

8.
I SIMPOSIO BAIANO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA E XI SEMANA DE DE GEOGRAFIA DA DA UESB. 2013. (Simpósio).

9.
Lei 8.629/93 Comentada por Procuradores Federais. 2011. 2013. (Outra).

10.
NPGEO: 30 anos de produção do conhecimento.TRAMA FAUSTINA DO CAPITAL FINANCEIRO NA CAPTURA DA UNIDADE DE PRODUÇÃO CAMPONESA. 2013. (Outra).

11.
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. (Simpósio).

12.
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária.A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO DO MILHO NO TERRITÓRIO DO AGRESTE CENTRAL SERGIPANO. 2013. (Simpósio).

13.
VI EDUCON.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOB A ÉGIDE DO DISCURSO DA CIDADANIA. 2012. (Simpósio).

14.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG.A inserção do capital financeiro no campo: uma leitura a partir do processo de inclusão/exclusão da unidade de produção familiar. 2012. (Encontro).

15.
Mini curso: O Uso de Fontes Históricas na Pesquisa Geográfica. 2011. (Outra).

16.
VI Fórum e Encontro Nacional Estado Capital Trabalho.PERMANENCIA E RESISTÊNCIA DA UNIDADE DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO TERRITÓRIO DO ALTO SERTÃO SERGIPANO. 2011. (Outra).

17.
V Fórum Estado Capital Trabalho. 2010. (Outra).

18.
XVI Encontro Nacional De Geógrafos.Nas entrelinhas do Planejamento Ambiental. 2010. (Encontro).

19.
I Encontro Sergipano e IV Simpósio sobre Ensino de Geografia.Do Sólido em Transformação à Centelha na realidade opaca: Reflexões sobre Urbanização Brasileira. 2009. (Simpósio).

20.
X Encontro Regional de Estudos Geográficos (EREG).TODOS CONTRA A CRISE AMBIENTAL?!. 2009. (Encontro).

21.
XI Semana de Biologia de Sergipe - SEBISE.A Produção do Conhecimento na Atual Relação Homem/Natureza. 2009. (Simpósio).

22.
I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade. 2008. (Encontro).

23.
XXV Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste (EREGENE). 2008. (Encontro).

24.
XXXII Encontro Nacional de Casas de Estudantes e Semana de Arte e Cultura da CEU II. 2008. (Encontro).

25.
XXIV Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste (EREGENE), com o tema: ?Do Discurso Da Geografia À Geografia Como Discurso: Para Onde Vamos??.IDEOLOGIA DAS LUZES, MATERIALISMO DAS SOMBRAS: UM ENSAIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO AGRÁRIO NA MODERNIDADE. 2007. (Encontro).

26.
II Seminário Brasil-Portugal de Estudos Urbanos. 2006. (Seminário).

27.
I Jornada de Estudos sobre Ribeirópolis e Serra do Machado.Que Luz é Essa?. 2006. (Outra).

28.
Semana Acadêmica da UFS. 2006. (Outra).

29.
XXIII Encontro Regional de Estudantes de Geografia de Sergipe. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conceição ; SANTANA SILVA, José Danilo ; Rodrigues, Vanessa P. A. . AGROTÓXICOS: Desenvolver ou Destruir? Os Impactos do uso de Agrotóxicos. 2015. (Outro).

2.
SANTANA SILVA, José Danilo; Conceição . 2ª Circular do III ENGPECT e IX FÓRUM (Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho/GPECT). 2015. (Outro).

3.
Conceição ; SANTANA SILVA, José Danilo ; GOMES, C. M. M. ; Rodrigues, Vanessa P. A. . II Encontro Nacional e VII Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Outro).

4.
SANTANA SILVA, José Danilo. 10ª Edição do Festival de Musica e Independente Rock Sertão. 2012. (Festival).

5.
Conceição ; SANTANA SILVA, José Danilo ; Rodrigues, Vanessa P. A. ; GOMES, C. M. M. . VI Fórum e I Encontro Nacional Estado Capital Trabalho. 2011. (Outro).

6.
Conceição ; SANTANA SILVA, José Danilo ; GOMES, C. M. M. ; Rodrigues, Vanessa P. A. . V Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2010. (Outro).

7.
Conceição ; Rodrigues, Vanessa P. A. ; SANTANA SILVA, José Danilo . XVI Encontro Nacional de Geógrafos. 2010. (Outro).

8.
SANTANA SILVA, José Danilo. I Encontro Sergipano e IV Simpósio de sobre o Ensino de Geografia. 2009. (Outro).

9.
SANTANA SILVA, José Danilo. III Simpósio Sobre Ensino de Geografia, com o tema ?O Ensino De Geografia E A Conjuntura Atual: o lugar/mundo, estratégias de produção e apropriação?.. 2007. (Outro).

10.
SANTANA SILVA, José Danilo. III Semana África/Brasil e II Jornada de Estudos Geográficos de Sergipe.. 2006. (Outro).

11.
SANTANA SILVA, José Danilo; Conceição . II Simpogeo - Simpósio de Ensino de Geografia. 2006. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:28:25