Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7203854974104011
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras (2017), da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Letras Português/Inglês pela mesma universidade (2006) e pós graduação em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa na FAFIRE (2009) . Faz parte do grupo de pesquisa LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino coordenado pela professora doutora Maria Cristina Damianovic na Universidade Federal de Pernambuco- UFPE e coordena o grupo de estudos LEC ( Leitura e Escrita Crítico-Colaborativa-Criativa). Atualmente é professora efetiva de Língua Inglesa do IF Sertão PE - Campus Petrolina Zona Rural. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa, Linguagem e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gleiciana Sousa da Silva Baracho de Albuquerque
Nome em citações bibliográficas
ALBUQUERQUE, G.S.S.B

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF Sertão Campus Petrolina Zona Rural.
Rodovia BR 235, Km 22, Projeto Senador Nilo Coelho - N4
N4
56000000 - Petrolina, PE - Brasil
Telefone: (87) 21018050
URL da Homepage: http://www.ifsertao-pe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O desenvolvimento da produção escrita crítico-colaborativa-criativa de fanfics em LI no Ensino Fundamental II a partir de contos de horror,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Cristina Damianovic.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2009
Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: É possível tornar a prática da leitura com crianças que estudam nos cursos de língua inglesa um prazer?.
Orientador: Dulce Porto.
2000 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
XIII Encontro Nacional de Coordenadores IsF. (Carga horária: 20h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2018 - 2018
Language, Culture and Teaching Methodology. (Carga horária: 180h).
University of Missouri- Kansas City, UMKC, Estados Unidos.
2017 - 2017
Jornada Acadêmica. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação dos Coordenadores dos NucLis do Programa CsF. (Carga horária: 16h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2016 - 2016
Jornada Acadêmica. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural, IF-SERTÃO- CPZR, Brasil.
2013 - 2013
TEACHING UNPLUGGED. (Carga horária: 18h).
Braz-Tesol Pernambuco, BRAZ- TESOL, Brasil.
2011 - 2011
? Teaching English to Young Learners course. (Carga horária: 120h).
Associação das Culturas Inglesas do Nordeste, ACINE, Brasil.
2008 - 2008
Teacher Training. (Carga horária: 15h).
Oxford Teacher?s Academy Professional Development Programme, OXFORD, Brasil.
2006 - 2006
First Certificate in English.
University of Cambridge, ESOL, Inglaterra.
2004 - 2004
Initial Teacher Training Course. (Carga horária: 100h).
Sociedade Cultural Britânica Ilha do Leite., CULTURA INGLESA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão Campus Petrolina Zona Rural, .

Cargo ou função
comissão responsável pela condução do processo seletivo, relativo aos cursos de Inglês Básico I, Mâtemática e Pré-Cálculo, referente a F,rrmação Inicial Continu ada-FIC do Camprrs Petrolina Zona Rural..
04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão Campus Petrolina Zona Rural, .

Cargo ou função
comissão responsável pelo projeto Sábado Interativo no Curso Médio lntegrâdo em Agropecuária do Campus Petrolina Zona Rural..
07/2018 - 10/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
07/2018 - 10/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
04/2017 - 10/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
04/2017 - 10/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
04/2017 - 10/2017
Ensino, Viticultura e Enologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
07/2016 - 10/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para o curso PROEJA
07/2017 - 8/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão Campus Petrolina Zona Rural, .

Cargo ou função
Participação na comissão responsável pelo acompanhamento dos alunos matriculados no EMI Portaria nº 110.
01/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IF Sertão Campus Petrolina Zona Rural, .

Cargo ou função
Participante da comissão responsável pela construção do Programa Sábados Interativos edição 2017.
11/2016 - 04/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
11/2016 - 04/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
07/2016 - 10/2016
Ensino, Viticultura e Enologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês instrumental
07/2016 - 10/2016
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
07/2016 - 10/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta no Ensino Fundamental e Médio no CAp - Colégio de Aplicação UFPE.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta no Ensino Fundamental e Médio no CAp - Colégio de Aplicação UFPE

Atividades

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.


Centro de Língua Inglesa doRecife Ltda ? Cultura Inglesa Casa Forte, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor de curso privado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Área de atuação ? General English ? YLE,KET, PET coaching lessons ? One-to-One Teaching


Sociedade Cultural Britânica Ilha do Leite., CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Área de atuação: ? General English ? YLE,KET, PET coaching lessons ? One-to-One Teaching


Instituto de Educação e Capacitação, IEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Ensino Fundamental I



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e Formação de Professores


Projetos de extensão


2018 - 2018
Projeto Pedagógico do Curso Inglês Básico I, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; DAMIANOVIC, M. C. . A multimodalidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II : a abordagem multiletrada em fanfics. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2015, Recife. 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias Aprendizagem aberta e invertida, 2015. p. 93-94.

2.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; DAMIANOVIC, M. C. . O ensino de língua inglesa a partir de fanfics: uma abordagem crítica-colaborativa-criativa. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Garanhuns. Ensino de Língua, Literaturas e outros diálogos Possíveis. Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 113-114.

Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. O desenvolvimento da produção escrita em Língua Inglesa através de fanfics: uma abordagem crítica-colaborativa-criativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; DAMIANOVIC, M. C. . O ensino de língua inglesa a partir de fanfics: uma abordagem crítica-colaborativa-criativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; DAMIANOVIC, M. C. . A multimodalidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II : a abordagem multiletrada em fanfics. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Trabalhando Skills de maneira e criativa.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Working with Multiple Intelligences ? Because all students are unique!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Integrating Phonemic Symbols in our everyday teaching. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Teaching Young Learners: What are they like? How do they learn. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Let's have Fun Way :Atividades lúdicas nas aulas de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Lendo o mundo através das fábulas : Moral da história. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Mesa dialogal: Metodologias ativas e práticas colaborativas nas relações de aprendizagem. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Professora do IF Sertão-PE participa de capacitação nos Estados Unidos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; VASCONCELOS, R.G.G . Usos e desafios da Multimodalidade no Ensino de Línguas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Curso FIC- Formação Inicial e Continuada - Pré - Enem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Writing fanfics in a critical-collaborative and creative way. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Máterial Didático- apostila).

4.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Active learning: Getting children to learn through their explorations and play. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Lendo o mundo através das fábulas: moral da história.... 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; VASCONCELOS, R.G.G; COSTA, D.S. Contratação de Professor substituto de Língua Inglesa. 2017. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Outras participações
1.
PATAPIO, M. R. F. A.; ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Seleção de estagiários docentes - NLC- Núcleo de Línguas e Culturas. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ENCONTRO DE EDUCADORES DO IF SERTÃO-PE.Mesa dialogal: Metodologias ativas e práticas colaborativas nas relações de aprendizagem. 2018. (Encontro).

2.
Encontro Internacional de Educação no Sertão Pernambucano 2017. 2017. (Encontro).

3.
Jornada Itinerante dos 40 anos do GELNE- Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.O de. 2017. (Outra).

4.
FÓRUM LACE 2016: ENTRELACES ESCOLA↔MUNDO.O entreLACE multimodal na escrita crítico-colaborativa-criativa de fanfics em LI. 2016. (Outra).

5.
Jornada Acadêmica. 2016. (Outra).

6.
2º Colóquio Internacional de Educação em Tecnologias.A multimodalidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II : a abordagem multiletrada em fanfics. 2015. (Outra).

7.
6.º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.A multimodalidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II : a abordagem multiletrada em fanfics. 2015. (Simpósio).

8.
Analyzing the production, circulation and use of knowledge in texts. 2015. (Seminário).

9.
Gênero como instrumento no ensino e aprendizagem de línguas. 2015. (Outra).

10.
Gêneros textuais e ensino de línguas estrangeiras. 2015. (Seminário).

11.
Jornada Gramáticas, novos paradigmas e ensino de português. 2015. (Outra).

12.
VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.O ensino de língua inglesa a partir de fanfics: uma abordagem crítica-colaborativa-criativa. 2015. (Encontro).

13.
14th BRAZ-TESOL International Conference. 2014. (Congresso).

14.
III LAELI/II LIGUE/II English Beyond Borders. 2014. (Outra).

15.
III Seminário de Argumentação na Escola- Desenvolvimento de Competência e Promoção de Intervenções. 2013. (Seminário).

16.
II Simpósio Nacional LAELI/ I Simpósio Nacional LIGUE. 2012. (Simpósio).

17.
A Colloquium on contemporary Issues in EFL and Language Teaching. 2007. (Simpósio).

18.
Integrating Technology into the World of English Teaching. 2007. (Oficina).

19.
I teach English. What about culture?? / ?When teachers teach, what do learners learn?. 2007. (Outra).

20.
Oficina Pedagógica de Linguagem.Lendo o mundo através das fábulas : Moral da história. 2005. (Oficina).

21.
Reflective Teaching and Learning. 2005. (Congresso).

22.
Keeping Yourself and Your Students Involved: The balancing Act. 2003. (Outra).

23.
Oficinas Pedagógicas : Os Gêneros Textuais na Sala de Aula.Os gêneros textuais na sala de aula. 2003. (Oficina).

24.
Tapping Potential and Making it do the work for you. 2002. (Outra).

25.
I Encontro sobre Gramáticas do Português (UFPE ? Programa de Pós- Graduação em Letras). 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. I LEC: Encontro de Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa.. 2015. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; DAMIANOVIC, M. C. . O ensino de língua inglesa a partir de fanfics: uma abordagem crítica-colaborativa-criativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B; DAMIANOVIC, M. C. . A multimodalidade no ensino de língua inglesa no Fundamental II : a abordagem multiletrada em fanfics. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALBUQUERQUE, G.S.S.B. Professora do IF Sertão-PE participa de capacitação nos Estados Unidos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Obteve certificado referente ao Exame da Universidade de Cambridge: FCE - First Certificate in English - 2006. Foi 6ª colocada no concurso do Serviço Público Federal para professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco; referente ao edital nº 29, de 27/04/2010, publicado no D.O.U. nº 81, de 30/04/2010, seção 3, páginas 68 e 69. Processo nº 23076.017638/2010-81. Foi 1ª colocada no concurso do Serviço Publico Federal pra professor substituto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco; referente ao edital nº 11, de 12/04/2013, publicado no D.O.U nº 72, de 16/04/2013, seção 3, páginas 93 a 95. Processo nº 23076.024472/2013-01. Fez trabalho voluntário no Freshfields Cheshire Home , para pessoas com necessidades especiais em Liverpool - Inglaterra no período de setembro de 2005 - Março de 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 24:34:19