Everson Ribeiro Bastos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6227327903480799
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Doutor em música (performance) pela UNICAMP, Mestre em música, cultura e sociedade pela Universidade Federal de Goiás e licenciado em piano pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor efetivo da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, atuando na área de música popular. Seus principais focos de pesquisa são: música popular brasileira, improvisação, arranjo e o piano na música popular. Participa como pianista da Banda Pequi("Big Band" de Música Brasileira - UFG) e arranjador/pianista do Braza Duo(piano e sax). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Everson Ribeiro Bastos
Nome em citações bibliográficas
BASTOS, E. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Artes, Departamento de Instrumentos de Teclado e Percussão.
Campus 2
Conjunto Itatiaia
74000000 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 35211125
URL da Homepage: www.musica.ufg.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Elaboração de arranjo para piano solo a partir dos procedimentos composicionais de Gilson Peranzzetta, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Antônio Rafael Carvalho dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Peranzzetta, Gilson; Arranjo; Música popular brasileira; piano; Pianistas - Brasil - Séc.XX.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Procedimetos composicionais na música de Edu Lobo de 1960 a 1980,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Adriana Fernandes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Edu Lobo, hibridismo, identidade, estilo, analise.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2006
Graduação em Educação Artística - Habilitação em Música - Piano.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Linguagem musical da Bossa Nova: história e análise estrutural, harmônica e melódica de dez obras..
Orientador: Giordano Pagotti.
Bolsista do(a): Universidade Federal de Uberlândia/PIBEG, UFU, Brasil.
1997 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Est. de Música Cora Pavan Capparelli - Curso Teclado, CEMCPC, Brasil.
1997 - 2003
Curso técnico/profissionalizante.
Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli - Curso Piano, CEMCPC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
História do piano no Brasil: representações, compositores e intérpretes.. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Piano Popular - Prof.Dr.Rafael dos Santos. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Docência no ensino superior/estágio proba. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
Piano Jazz - Prof. Dr. Steve Snyder. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Trabalho em Música Popular - XXI ANPPOM.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2010 - 2010
Música, Ciência e Pesquisa. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Música Popular. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Método Carl Orff. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
Piano Popular-Prof. Cliff Korman. (Carga horária: 30h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2006 - 2006
Partica de Conjunto - Prof. Marcos Nimrichter. (Carga horária: 15h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2006 - 2006
Oficina de Improvisação- Prof. Ademir Jr.. (Carga horária: 30h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2005 - 2005
Workshop Prof. Pollaco-Harmonia e Improvisação. (Carga horária: 4h).
Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, CEMCPC, Brasil.
2005 - 2005
Master Class- Prof. Sergey Lsechenko. (Carga horária: 4h).
Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, CEMCPC, Brasil.
2004 - 2004
Harmonia - Prof. Ian Guest. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2004 - 2004
Formas Musicais - Prof. Osvaldo Lacerda. (Carga horária: 18h).
Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
2004 - 2004
Arranjo - Prof. Ian Guest. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2004 - 2004
Piano Popular - Prof. Paulo Braga. (Carga horária: 18h).
Prefeitura Municipal de Ourinhos, PMO, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Ornamentos na obra de J.S.Bach-Prof. C. Daxethofer. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 40
Outras informações
Lotado no Ciranda da Arte - Centro de Estudo e Pesquisa da Secretaria de Educação do Estado de Goiás


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas: Harmonia Funcional Aplicada, Prática de Harmonia e Prática de instrumento (teclado), Piano Popular, Prática de Conjunto MPB, Apreciação da Música Popular Instrumental Brasileira.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
Outras informações
Disciplina - Harmonia Funcional Aplicada, Prática de Harmonia e Prática de instrumento (teclado)

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Harmonia Funcional Aplicada ao Teclado

Bertolini Curso Livre de Música, BCLM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Prof. de Piano Popular e Teclado, Carga horária: 10


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista - PIBEG, Enquadramento Funcional: Pesquisa e monitoria


Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, CEMCPC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof.Teclado, Musicalização e Percepção, Carga horária: 9

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Acomp. Musical e Pianista Correp.(MPB), Carga horária: 20



Projetos de extensão


2013 - Atual
Braza Duo
Descrição: O Braza Duo têm como objetivos realizar performances na formação piano e saxes, elaborar arranjos, composições e transcrições com o foco na música popular brasileira e suas hibridações com outras sonoridades. Além de divulgar a música instrumental brasileira prezando pelo requinte técnico e composições/arranjos de qualidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - Atual
Banda Pequi - Orquestra de Música Popular
Descrição: A Banda Pequi é um Projeto de Extensão e Cultura da Escola de Música da UFG, que se beneficia da disciplina Conjunto Musical, disponível nas grades curriculares dos diversos cursos de música oferecidos pela EMAC, para manter um grupo de pesquisa e execução em performance, tendo como foco a música popular brasileira. Sua instrumentação é composta de 4 trompetes, 4 trombones, 5 saxofones e base completa(piano,guitarra, baixo, bateria, percussão) Objetivos Pesquisar e executar diversos estilos e gêneros da música popular brasileira. Por ser um ?laboratório? musical, arranjos de peças conhecidas e composições de novos compositores fazem parte dessa pesquisa, bem como a confecção de partituras em programas de edição musical, suporte essencial para a Pequi..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Everson Ribeiro Bastos - Integrante / Jarbas Cavendish Seixas - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
2º Lugar do 4ºturno do 1ºConcurso Regional de Piano Cora Pavan Caparelli, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
1998
Honra ao Mérito no Concurso de Música Erudita do CEMCPC, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli - CEMCPC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BASTOS, E. R.2014 BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Marta Saré de Edu Lobo: memórias híbridas.. Per Musi (UFMG), v. 30, p. 145-158, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALEJANDRO, H AMARAL, M. BACK, L.F. BASTOS, E. R. BUHLER, A. CAMPOS, J.H. CAVALHEIRO, C.B. COSTA, D. CUNHA, K. FIGUEIREDO, L.N. FONSECA, A.L.V. FRACASSO, C.F. FREITAS, P.P. FROTA, J.A. JACOBY, D. KULPA, K.K. KUPAS, K.S.L. LANG, A. LORENZI, G. LUZ, M.G. da MARQUES, C.S. MENEZES JUNIOR, C. R. F. MULLER, A. ORELLANA, A.A.R. PONICK, E. , et al.PONSO, C.C. PRAXEDES, K.R. SANTOS, D.O. SCARAMBONE, D.C.F.S. SCOTTI, A. SOUZA, G.de STIFFT, K. VARISCO, C. VELHO, S. WIETHOLTER, C. LACERDA, D. ; Palavras que cantam. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. 68p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, E. R.; SANTOS, A. R. C. . Técnicas de arranjo de Gilson Peranzzetta para piano solo: uma abordagem de 'Asa Branca'. In: XV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015. XV SEMEPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015. v. 15. p. 110-120.

2.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Os hibridismos musicais de Edu Lobo:. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Anais do XIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), 2009. p. p.330-334.

3.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Engajamento em som: Edu Lobo e Borandá. In: IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2008, Maceió. A Etnomusicologia e a Produção de Conhecimento. Maceió: Ed UFAL, 2008. p. 189-196.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, E. R.. A assinatura de Edu Lobo nos anos de 1960 e 1970. In: X Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2010, Goiânia. Anais do X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2010. p. 196-203.

2.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Colocando um projeto em prática: os procedimentos composicionais na música de Edu Lobo (1960-1980). In: 9º SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2009, Goiania. Anais do 9º SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música. Goiania: Vieira, 2009. p. 63-67.

3.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . A realização de um projeto: os procedimentos composicionais na música de Edu Lobo(1960-1980). In: VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão ? CONPEEX da UFG, 2009, Goiania. Anais do VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2009. p. 6794-6798.

4.
BASTOS, E. R.. Borandá:. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2008, Goiânia. Anais do 8º SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música- SENPEM. Goiânia: Vieira, 2008. p. 303-306.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BASTOS, E. R.; PORTES, Enoque Marques . Desenvolvimento e aplicação de novas metodologias no ensino da música no campo da educação especial. In: II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, 2005, Uberlândia-MG. II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, 2005.

2.
PORTES, Enoque Marques ; BASTOS, E. R. ; VIEIRA, Sebastiana M. ; TALIBERTI, Viviane B. . Formação no curso de graduação em música de portadores de necessidades educativas especiais-visuais:metodologia.. In: I Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, 2004, Uberlândia-MG. I Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
BASTOS, E. R.; SANTOS, A. R. C. . O piano solo de Gilson Peranzzetta: as técnicas de arranjo aplicadas sobre Ponteio de Edu Lobo e Capinan. PER MUSI (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BASTOS, E. R.; SANTOS, A. R. C. . Técnicas de arranjo de Gilson Peranzzetta para piano solo: uma abordagem de 'Asa Branca'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BASTOS, E. R.. A different Baião: Musical hybrids by Edu Lobo in ?Libera-nos? (Let us Free). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BASTOS, E. R.. Recital da Banda Pequi- SEMPEM 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BASTOS, E. R.; ALVES, Antônio (FOKA) . Recital do Braza Duo- SEMPEM 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BASTOS, E. R.. O Choro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BASTOS, E. R.. A "assinatura" de Edu Lobo nos anos de 1960 e 1970. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Os hibridismos musicais de Edu Lobo:. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Colocando um projeto em prática: os procedimentos composicionais na música de Edu Lobo (1960-1980). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . A realização de um projeto: os procedimentos composicionais na música de Edu Lobo(1960-1980). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BASTOS, E. R.; FERNANDES, A. . Engajamento em som: Edu Lobo e Borandá. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BASTOS, E. R.; PORTES, Enoque Marques . Desenvolvimento e aplicação de novas metodologias no ensino da música no campo da educação especial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PORTES, Enoque Marques ; BASTOS, E. R. ; VIEIRA, Sebastiana M. ; TALIBERTI, Viviane B. . Formação no curso de graduação em música de portadores de necessidades educativas especiais-visuais:metodologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BASTOS, E. R.. Memórias de Marta Saré - Edu Lobo. Belo Horizonte: REVISTA PER MUSI, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

2.
BASTOS, E. R.. Casa Forte(arranjo para sax soprano e piano), 2013. (Partitura Musical/Outro).

3.
BASTOS, E. R.. Baanço for God(composição e arranjo), 2013. (Partitura Musical/Outro).

4.
BASTOS, E. R.. Lidiando(composição e arranjo-sax e piano), 2013. (Partitura Musical/Outro).


Demais tipos de produção técnica
1.
BASTOS, E. R.. Improvisação no teclado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
BASTOS, E. R.. Recital 'Um piano brasileiro' - Teatro do IFG. 2017. Interpretação.

2.
BASTOS, E. R.. Recital de Piano (Qualificação-Doutorado). 2017. Interpretação.

3.
BASTOS, E. R.. Recital: 'Everson Bastos interpreta Gilson Peranzzetta' (CCUFG). 2017. Interpretação.

4.
BASTOS, E. R.. Recital ' Um piano Brasileiro' (Festival de Música Canto da Primavera 2017). 2017. Interpretação.

5.
BASTOS, E. R.. Recital da Banda Pequi (XVII SEMPEM, 2017). 2017. Interpretação.

6.
BASTOS, E. R.. Recital da Banda Pequi - VI Simpósio Internacional de Musicologia. 2016. Interpretação.

7.
BASTOS, E. R.. Recital de Piano - XVI SEMPEM. 2016. Interpretação.

8.
BASTOS, E. R.. Show Piano e Sax - XXI Congresso Nacional de Administração. 2016. Interpretação.

9.
BASTOS, E. R.. Show Duo Everson Bastos e Foka - Festival de Música Canto da Primavera. 2016. Interpretação.

10.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Banda Pequi - Musica e Cena na Escola de Música da UFG. 2015. Outra.

11.
BASTOS, E. R.. MS107 Show, improvisação e performance da música popular. 2015. Interpretação.

12.
BASTOS, E. R.; ALVES, Antônio (FOKA) . Recital do Braza Duo - XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2015. Interpretação.

13.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital da Banda Pequi - XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2015. Interpretação.

14.
BASTOS, E. R.; ALVES, Antônio (FOKA) . Recital do Braza Duo(piano e sax) no Seminário Nacional de Música da UFG.. 2014. Interpretação.

15.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Show da Banda Pequi, Projeto todos os Sons (Jataí-GO). 2014. Interpretação.

16.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital da Banda Pequi no 39 Festival Internacional de Música da UFG. 2014. Interpretação.

17.
BASTOS, E. R.. Recital - II Encontro Nacional de Piano da UFG. 2014. Interpretação.

18.
BASTOS, E. R.; ALVES, Antônio (FOKA) . Recital Braza Duo(piano e sax)- Centro Cultural da UFG.. 2014. Interpretação.

19.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Show Banda Pequi Encontro de Teatro de Goiás(PIracanjuba-GO). 2014. Interpretação.

20.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Gravação de DVD Banda Pequi, João Bosco e Nelson Faria.. 2014. Audiovisual.

21.
BASTOS, E. R.. Recital Braza Duo. 2013. Interpretação.

22.
SEIXAS, J. C. ; BASTOS, E. R. . Show Banda Pequi. 2013. Interpretação.

23.
BASTOS, E. R.. Jam Session: Jazz/MPB Instrumental. 2013. Interpretação.

24.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Show da Banda Pequi (Canto Ouro Instrumental). 2013. Interpretação.

25.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Bana Pequi (17/04/13). 2013. Interpretação.

26.
MENDES, N. ; BASTOS, E. R. . Show Nonato Mendes Trio - Canto de Ouro Instrumental. 2013. Interpretação.

27.
SA, D. ; BASTOS, E. R. . Show Elis Regina de Débora de Sá.. 2013. Interpretação.

28.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual - UFG. 2012. Interpretação.

29.
BASTOS, E. R.. Recital Bana Pequi - CONPEEX - Congresso de Pesquisa e Extensão da UFG. 2012. Interpretação.

30.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - I Simpósio Goiano de Genética. 2012. Interpretação.

31.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - CONAF - UFG. 2012. Interpretação.

32.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - Festival de Música da EMAC-UFG. 2012. Interpretação.

33.
BASTOS, E. R.. Recital do grupo Jequibau Trio. 2012. Interpretação.

34.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - IV Encontro de Musicologia Histórica. 2012. Interpretação.

35.
BASTOS, E. R.. Participação na gravação do CD Universo Híbrido - Fabiano Chagas. 2012. Registro Fonográfico.

36.
BASTOS, E. R.. 7º Encontro de Corais da Cidade de Goiás. 2011. Interpretação.

37.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital da Banda Pequi - Encontro Nacional de Lincenciaturas. 2011. Interpretação.

38.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Banda Pequi - Encontro Nacional do Feijão. 2011. Interpretação.

39.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Banda Pequi - Espaço das Profissões (UFG). 2011. Interpretação.

40.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Banda Pequi - Projeto Música na Escola de Música. 2011. Interpretação.

41.
CAVENDISH, J. ; FARIAS, Nelson ; BASTOS, E. R. . Recital banda pequi e Nelson Farias. 2011. Interpretação.

42.
REJAN, B. ; BASTOS, E. R. . Recital de Mestrado - Bruno Rejan. 2011. Interpretação.

43.
CARDOSO, Ântonio. ; BASTOS, E. R. . Recital no XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2011. Interpretação.

44.
BASTOS, E. R.; ALVES, Antônio (FOKA) . Recital Duo(Piano e Sax) - Projeto Música na Escola de Música. 2011. Interpretação.

45.
CHAGAS, F.S. ; BASTOS, E. R. . Recital Fabiano Chagas - Projeto Música na Escola de Música. 2011. Interpretação.

46.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (Música na Escola de Música). 2010. Interpretação.

47.
BASTOS, E. R.. Três Apitos (Arranjo). 2010. Arranjo.

48.
BASTOS, E. R.. Casa Forte (Arranjo). 2010. Arranjo.

49.
BASTOS, E. R.; CHAGAS, F. ; ALVES, Antônio (FOKA) . Everson Bastos - Duos. 2010. Interpretação.

50.
CAVENDISH, J. ; PINHEIRO, Leila ; FARIAS, Nelson ; BASTOS, E. R. . Lançamento do Cd da Banda Pequi - participação de Leila Pinheiro e Nelson Farias. 2010. Interpretação.

51.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Concerto- Banda Pequi - XX ANPPOM 2010. 2010. Interpretação.

52.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital - Banda Pequi - XI Canto da Primavera. 2010. Interpretação.

53.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital da Banda Pequi no Congresso Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). 2010. Interpretação.

54.
BASTOS, E. R.; CHAGAS, F. ; ALVES, Antônio (FOKA) . Musica instrumental e seus vários estilos. 2010. Interpretação.

55.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Gravação de Cd: Banda Pequi, Leila Pinheiro e Nelson Farias. 2010. Interpretação.

56.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (Música na Escola de Musica). 2009. Interpretação.

57.
BASTOS, E. R.. Show Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (I Encontro Samba Cerrado). 2009. Interpretação.

58.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (Bienal do Livro de Goiânia ). 2009. Interpretação.

59.
BASTOS, E. R.. Show Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (Contry Clube). 2009. Interpretação.

60.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (Encontro de Biologia). 2009. Interpretação.

61.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira(Encontro Nacional de pró-reitores de Graduação). 2009. Interpretação.

62.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Popular(II Encontro Goiano de Educação Musical). 2009. Interpretação.

63.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira (II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual). 2009. Interpretação.

64.
MACHADO, J. ; BASTOS, E. R. . Show Quintarte UFG. 2009. Interpretação.

65.
BASTOS, E. R.. Participação na Gravação Cd da Banda Pequi - participação de Leila Pinheiro, Nelson Farias, Kiko Freitas e Ney Conceição. 2009. Interpretação.

66.
BASTOS, E. R.; REJAN, B. ; SANTANA, G. ; CHAGAS, F.S. . Música na Escola de Música: Recital - Everson Bastos. 2009. Interpretação.

67.
REJAN, B. ; BASTOS, E. R. . Recital Bruno Rejan. 2009. Interpretação.

68.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital da Banda Pequi - Festa do Pequi. 2009. Interpretação.

69.
CAVENDISH, J. ; BASTOS, E. R. . Recital da Banda Pequi - x Congresso internacional da ABECAN. 2009. Interpretação.

70.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi - Orquestra de Música Brasileira (Música na Escola de Musica). 2008. Interpretação.

71.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira (I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual). 2008. Interpretação.

72.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira(X Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental). 2008. Interpretação.

73.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Popular (I Encontro Goiano de Educação Musical). 2008. Interpretação.

74.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Popular Brasileira (Lançamento Projeto Pequninos EMAC-UFG). 2008. Interpretação.

75.
BASTOS, E. R.. Show Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira(IX Canto da Primavera- Mostra Nacional de Música de Pirenópolis). 2008. Interpretação.

76.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira(IV Simpósio Nacional de História Cultural). 2008. Interpretação.

77.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Popular e Thiago Espírito Santo (33º Festival Nacional de Música-EMAC-UFG). 2008. Interpretação.

78.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Popular(14º Goiânia Noise Festival). 2008. Interpretação.

79.
MACHADO, J. ; COSTA, C. ; BASTOS, E. R. . Recital Johnson Machado e Carlos Costa (VII SEMPEM). 2008. Interpretação.

80.
JUNIOR, E. ; BASTOS, E. R. ; LONGO, G. ; RICARDINHO . Terça Jazz no Vinil. 2008. Interpretação.

81.
BASTOS, E. R.. Recital Banda Pequi-Orquestra de Música Brasileira(Cooperativas UNIMED Centro Oeste). 2008. Interpretação.

82.
BASTOS, E. R.. Participação na Gravação do CD - Somos Um. 2007. Interpretação.

83.
BASTOS, E. R.. Show Groove e Soul Quintet (Projeto Instrumental Jazz Live Tropical Buffett). 2007. Interpretação.

84.
BASTOS, E. R.. Show Uma Semana de Blues. 2007. Interpretação.

85.
BASTOS, E. R.. Show Grupo Geléia Geral e Jam Session com Sapateadores (Dia Internacional do Sapateado). 2007. Interpretação.

86.
BASTOS, E. R.. Show Grupo Geléia Geral (II Semana do Jazz - Projeto Corredores do Jazz). 2007. Interpretação.

87.
VANDINHO ; BASTOS, E. R. . Show de Jazz Fusion - Vandinho. 2007. Interpretação.

88.
ANDRADE, R. ; CAJUZINHO ; FARIA, H. ; MACHADO, D. ; ROSA, H. ; BASTOS, E. R. . Terça Jazz no Show de Bola Café. 2007. Interpretação.

89.
BASTOS, E. R.. Participação na Gravação do Cd Memória do Samba em Uberlândia. 2007. Interpretação.

90.
BASTOS, E. R.. Show Corja de Jorge e Banda Tato (Projeto Arte na Praça). 2006. Interpretação.

91.
BASTOS, E. R.. Show Corja de Jorge e Banda Tato (Projeto Fim de Tarde). 2006. Interpretação.

92.
BASTOS, E. R.. Show Uma Noite de Blues. 2006. Interpretação.

93.
BASTOS, E. R.. Show Grupo Geléia Geral (Projeto UFUZUÊ - Universidade Federal de Uberlândia). 2006. Interpretação.

94.
BASTOS, E. R.; NOGUEIRA, Lucas . Recital - Calorada Cultural da FAFCS. 2006. Interpretação.

95.
BASTOS, E. R.. Recital de Formatura - Linc. em Piano - Everson R. Bastos. 2006. Interpretação.

96.
BASTOS, E. R.. Show Fidalguia e Pé no Chão (Semana de Cultura Popular- Samba Trajetória e Resistência). 2005. Interpretação.

97.
ALVES, D. ; BASTOS, E. R. . Recital de Formatura Daniela Alves. 2005. Interpretação.

98.
ROSA, H. ; BASTOS, E. R. ; MACHADO, D. ; AMARAL, M. ; RUBINHO . Show - Quarta Blues no Estação Cultura. 2005. Interpretação.

99.
BASTOS, E. R.. Show Fidalguia Pé no Chão (Universidade Federal de Uberlândia). 2005. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BASTOS, E. R.. Transcrição de arranjo de Gilson Peranzzetta: Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu). 2010 (Transcrição de arranjo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, A.; BASTOS, E. R.; OLIVEIRA, F.. Participação em banca de Jáder Steter.Novas possibilidades técnicas para interpretação do samba na bateria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CHAGAS, F.S.; BASTOS, E. R.; LEMOS, J.. Participação em banca de Phelip Jonathas de Oliveira Moreira.O saxofone de Marcelo Martins e seu estilo de improvisação: transcrição de aspectos fraseológicos e idiomáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumento Musical) - Universidade Federal de Goiás.

3.
BASTOS, E. R.; AGUIAR, A.; CAMPOS, N.S.P. Participação em banca de LEONARDO ARAUJO PINTO.ENSINO DE HARMONIA FUNCIONAL NO PROJETO PEQUI NINNOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPOS, N. S. P.; BASTOS, E. R.. Concurso para Professor Substituto Estágio e Harmonia Funcional. 2013. Universidade Federal de Goiás.

2.
NASCIMENTO, FERNANDA; CAMPOS, N.S.P; BASTOS, E. R.. CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDUCAÇÃO MUSICAL, PIANO E HARMONIA FUNCIONAL. 2011. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Simpósio Internacional de Musicologia (Mini-Curso: História do Piano no Brasil). 2017. (Seminário).

2.
XVII Seminário de Pequisa em Música da UFG.Recital de Encerramento - Banda Pequi (pianista). 2017. (Seminário).

3.
Canto da Primavera - Festival de Música de Pirenópolis.Show - Duo Everson Bastos e Foka. 2016. (Outra).

4.
VI Simpósio Internacional de Musicologia.Recital da Banda Pequi. 2016. (Simpósio).

5.
XVI SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Recital de piano. 2016. (Seminário).

6.
XXI CONAD - Congresso Nacional de Administração. Apresentação Artística - piano e sax. 2016. (Congresso).

7.
18 Biennial IASPM Conference - Universidade de Campinas. A different Baião: Musical hybrids by Edu Lobo in ?Libera-nos? (Let us Free). 2015. (Congresso).

8.
XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Recital do Braza Duo. 2015. (Seminário).

9.
XV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Técnicas de arranjo de Gilson Peranzzetta para piano solo: uma abordagem de "Asa Branca". 2015. (Seminário).

10.
39 Festival Internacional de Música da UFG. 2014. (Outra).

11.
XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG.Recital Braza Duo (música brasileira). 2014. (Seminário).

12.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Apresentação de Concerto - Trio de trompetes e piano. 2011. (Congresso).

13.
XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2011. (Congresso).

14.
X SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música.A "assinatura" de Edu Lobo nos anos de 1960 e 1970. 2010. (Seminário).

15.
33º Festival Nacional de Música Henrique de Curitiba. 2009. (Outra).

16.
V Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional. 2009. (Simpósio).

17.
IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Engajamento em som: Edu Lobo e Borandá. 2008. (Encontro).

18.
VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música."Borandá" de Edu Lobo: signos de engajamento?. 2008. (Seminário).

19.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música. 2007. (Seminário).

20.
28º Curso Internacional de Verão - CEP-EMB. 2006. (Outra).

21.
III Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia. 2006. (Outra).

22.
II Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Desenvolvimento de novas metodologias no ensino da música no campo da educação especial. 2005. (Outra).

23.
I Semana Acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.Formação no curso de graduação em música de portadores de necessidades educativas especiais-visuais:metodologias. 2004. (Outra).

24.
IV Festival de Música de Ourinhos. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUIREZE, C. ; BASTOS, E. R. . II Encontro de Piano da UFG. 2014. (Outro).

2.
BASTOS, E. R.. 37º Festival de Música - Escola de Música e Artes Cênica da UFG. 2012. (Festival).

3.
BASTOS, E. R.. V Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Internacional. 2009. (Outro).

4.
BASTOS, E. R.. VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música - UFG. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvio de Oliveira Filho. PROPOSTA DE ESTUDO DA IMPROVISAÇÃO NO GÊNERO BAIÃO: UMA ABORDAGEM PARA GUITARRA ELÉTRICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Everson Ribeiro Bastos.

2.
Werley da Silva Rogério. UM ESTUDO SOBRE A ELABORAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO PIANÍSTICO NO BAIÃO E NO MARACATU DE BAQUE VIRADO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Everson Ribeiro Bastos.

3.
Adriano de Souza Fernandes. O método "Bass solo" de Nico Assumpção: uma proposta de estudo a partir da concepção do ensino da improvisação de Jamey Aebersold.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Educação Musical) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Everson Ribeiro Bastos.



Outras informações relevantes


Estudou piano com as professoras Viviane B. Talibert, Araceli Chacon e outros.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 2:25:15