Felippe Kalil Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1751157951221757
  • Última atualização do currículo em 14/09/2017


É pesquisador do Instituto de Soldagem e Mecatrônica, LABSOLDA/UFSC, e atua em pesquisas e desenvolvimentos na área de automação da soldagem, com enfoque em sensoriamento a laser e a arco. Também é docente nos cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica e Automação Industrial, no SENAI/SC, unidade São José. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felippe Kalil Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, F. K.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: AVANÇOS TECNOLOGICOS EM SEGUIMENTO DE JUNTA APLICÁVEL À SOLDAGEM FORA DE POSIÇÃO MEDIANTE SENSORIAMENTO A ARCO,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jair Carlos Dutra.
Coorientador: Régis Henrique Gonçalves e Silva.
Bolsista do(a): Agência Nacional do Petróleo, ANP, Brasil.
Palavras-chave: Indústria Naval; Indústria de Petróleo e gás natural; Automação da Soldagem; Correção automática de trajetória da tocha; Sensor a arco.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2016
Graduação em andamento em Engenharia Mecatrônica.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Programação para Controladores NX100. (Carga horária: 40h).. (Carga horária: 40h).
MOTOMAN ROBÓTICA do BRASIL, MOTOMAN, Brasil.


Atuação Profissional



Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisas na área de automação da soldagem.


SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Unidade São José (SC), SENAI/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Ensino II - Horista, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrar aulas para os cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica e Automação Industrial.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Eletroeletrônica, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrar aulas para os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica e Automação Industrial.


SPS - Soluções para Soldagem, SPS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: P&D na área de automação da soldagem, Carga horária: 40
Outras informações
Atuar em pesquisa e desenvolvimento na área de automação da soldagem, com enfoque em sensoriamento e movimentação, e em integração de células automatizadas de soldagem.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: aluno pesquisador, Enquadramento Funcional: bolsista ic, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de um Sistema Automatizado para Soldagem Circunferencial Interna em Tubos de Aço Cladeados com Liga 625
Descrição: O revestimento interno de tubos fabricados em aços C-Mn com ligas resistentes à corrosão (CRAs - corrosion resistance alloys), é uma aplicação muito comum na indústria, pelo baixo custo dos aços C-Mn e maior resistência mecânica, e pela muito superiror resistência à corrosão dos CRAs. Os revestimentos com superligas a base de níquel 625) em risers rígidos de produção vêm se tornando uma prática técnica/econômica bem estabelecida, e comumente adotada com o advento da exploração na camada de pré-sal, caracterizada pela produção de hidrocarbonetos em ambientes cada vez mais agressivos, muitas vezes na presença de CO2 e H2S. A soldagem de união de tubos cladeados envolve algumas condições críticas e, caso a o resultado não atenda os requisitos de qualidade e estrutura, a resistência à corrosão e a tenacidade do componente podem ser comprometidas. Outra questão de elevada relevância é o fato de que, uma vez iniciada a soldagem da junta (passe de raiz) com consumível CRA, não se pode mais empregar aços C-Mn para o preenchimento, sob o risco de fragilização de toda a extensão da junta soldada em virtude da diluição de elementos de liga no metal de solda. Como consequência, toda a junta circunferencial deve ser soldada com consumíveis em CRA, o que caracteriza uma condição de under-matching. Em face do exposto, a proposta consiste em desenvolver um dispositivo que permita a realização da soldagem circunferencial de união de tubos, através do emprego de um sistema e procedimento automatizados de soldagem circunferencial interna, permitindo uma equalização das propriedades mecânicas da junta soldada a partir do emprego de consumíveis similares ao substrato e à camada de revestimento, respectivamente. O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação proposto tem como objetivo global a disponibilização de um sistema orbital automatizado para soldagem circunferencial interna em tubos de aço C Mn cladeados internamente com CRAs na produção de dutos (risersrígidos), via processo TIG alimentado (arame quente ou frio), dotado de sistemas de controle de posição e correção de trajetória e correção de parâmetros de soldagem (soldagem adaptativa) por sensoriamento via arco e via LASER. A aplicação do processo PTA-P (Plasma Transferred Arc - Powder; Plasma de Arco Transferido alimentado com Pó metálico) será também avaliada...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
SOLDANAVAL - Desenvolvimento de Sistema Robótico Integrado para Automatização da Soldagem na Indústria Naval
Descrição: http://www.labsolda.ufsc.br/projetos/projetos_atuais/soldanaval.php A presente proposta tem como objetivo geral o desenvolvimento de um sistema robótico integrado a novas metodologias de soldagem, perfeitamente adapltável às diferentes condições encontradas na indústria de fabricação naval. O sistema robótico proposto neste projeto visa promover a automatização de boa parte das aplicações de soldagem a arco encontradas na industria de contrução naval, reduzindo tempo demandado para a execução dos cordões de solda, assim como promovendo a repetitividade dos mesmos com critérios elevados de qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Felippe Kalil Mendonça - Integrante / Nelso Gauze Bonacorso - Integrante / Régis Henrique Gonçalves e Silva - Integrante / Jair Carlos Dutra - Coordenador / Raul Gohr Jr - Integrante.
2008 - 2009
RETROFITTING DE UM PLOTTER DE MESA PLANA VISANDO A PROTOTIPAGEM DE PLACAS ELETRÔNICAS
Descrição: Este trabalho descreve o retrofitting de um plotter de mesa plana modelo NE-245, produzido pela empresa EMG da Hungria que, além de desatualizado tecnologicamente, se encontrava inoperante. A meta desta adequação tecnológica foi o de transformar o equipamento que imprimia em papel tamanho A3 em um plotter com comando numérico computadorizado (CNC) robusto e confiável para a prototipagem de placas eletrônicas. O retrofitting foi realizado em três etapas consecutivas envolvendo substituições e também implementações de tecnologias nas respectivas áreas de mecânica, eletro-eletrônica e programação. Resultados práticos são apresentados com o objetivo de validar a adequação tecnológica realizada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Felippe Kalil Mendonça - Integrante / Nelso Gauze Bonacorso - Integrante / Cynthia Beatriz Scheffer Dutra - Coordenador / Gabriel Costa Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Tecnologia de Construção Naval e de Sistemas Oceânicos/Especialidade: Soldagem de Estruturas Navais e Oceânicos.
3.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Sensoriamento Laser.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio Técnico Empreendedor, categoria tecnólogo, etapa regional, MEC/MAPA/SEBRAE.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, F. K.; Bonacorso, N. G. ; SCHEFFER-DUTRA, C. B. ; Souza, G. C. . RETROFITTING OF A PLAIN TABLE PLOTTER FOR PRINTED CIRCUIT BOARDS PROTOTYPING. In: Congresso Brasileiro de eletrônica de potência, 2009, Mato grosso do sul. COBEP2009, 2009.

2.
MENDONÇA, F. K.; NOLL, V. ; OLIVEIRA, E. ; VICTORETTE, A. ; RODRIGUES, G. S. . PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UM KIT DIDÁTICO COM AMPLIFICADORES OPERACIONAIS. In: cobenge2008, 2007, São Paulo. Cobenge2008, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, F. K.; NOLL, V. ; OLIVEIRA, E. . Pesquisa e Desenvolvimento de um Kit Didático para o ensino de Amplificadores Operacionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MENDONÇA, F. K.; NOLL, V. ; OLIVEIRA, E. ; VICTORETTE, A. ; RODRIGUES, G. S. . Kit Didático de Amplificadores Operacionais. 2007.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 18:15:48