Camila Montagner Fama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7675954641855949
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Mestranda em Divulgação Científica e Cultural na Universidade Estadual de Campinas, onde investiga software livre na linha de pesquisa Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade. Especialista em Jornalismo Multimídia pela Fundação Armando Álvares Penteado, cursou a graduação em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista da FAPESP na modalidade Mídia e Ciência e membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância,Tecnologia e Sociedade (LAVITS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Montagner Fama
Nome em citações bibliográficas
FAMA, C. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Ideias sobre descentralização no hacklab rural Nuvem,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Rafael de Almeida Evangelista.
2012 - 2014
Especialização em Jornalismo Multimídia. (Carga Horária: 576h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: -.
2008 - 2011
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista PIBIC - CNPq, Enquadramento Funcional: pesquisadora de iniciação cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista PIBIC - Araucária, Enquadramento Funcional: pesquisadora de iniciação cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade, LAVITS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Divulgação das atividades da rede, divulgação científica, investigação jornalística, produção de reportagens e notícias.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Proposta de Divulgação Científica das Atividades da Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade ? Lavits
Descrição: A Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância (Latin American Network of Surveillance, Technology and Society Studies ? LAVITS) promove a troca de conhecimentos entre pesquisadores, artistas e ativistas interessados em refletir e debater a crescente utilização de dispositivos de vigilância e monitoramento. O projeto propõe a divulgação dos estudos, atividades e tecnologias produzidos por essa rede, dando continuidade aos trabalhos de divulgação da atuação da LAVITS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Montagner Fama - Integrante / Rafael de Almeida Evangelista - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2017 - Atual
O Plano B
Descrição: Descrição: O Plano B é um projeto experimental em jornalismo científico, que toma as tecnologias da informação, a cibercultura, a cultura da vigilância e a gestão da internet como tema de artigos e reportagens. Partindo das bases do jornalismo, o projeto busca experimentar os limites e as possibilidades da relação entre etnografia e comunicação para o grande público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Montagner Fama - Integrante / Rafael de Almeida Evangelista - Coordenador / Tiago Chagas Soares - Integrante / Alex Contin - Integrante / Renan Possari - Integrante.
2008 - 2009
Tematização do interesse público no HGPE das eleições municipais de Ponta Grossa em 2008
Descrição: O presente estudo aborda os principais temas de interesse público pautados no Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE) na disputa municipal de 2008 em Ponta Grossa/PR. Como resultado do processo de midiatização das disputas eleitorais que se intensificou a partir dos anos de 1980, as campanhas são cada vez mais planejadas em função dos veículos de comunicação. A mídia permite que o candidato fale diretamente ao eleitor, e potencializa o alcance das campanhas, que são deslocadas do espaço público para o espaço privado das residências. A fragmentação social e a complexidade da sociedade contemporânea dificultaram a identificação dos eleitores com os partidos, resultando no declínio da política partidária no deslocamento do foco das propostas administrativas para a promoção pessoal eleitoral. Considerando o HGPE um espaço "nobre" das eleições brasileiras, devido a popularidade da televisão no país, é importante compreender o papel da mídia televisiva no atual cenário político. Para tanto, a pesquisa faz um mapeamento temático dos assuntos que pautam as disputas eleitorais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
2.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Pesquisa.


Idiomas


Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FAMA, C. M.. Secretarias de educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da tecnologia. Site da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade, 20 ago. 2018.

2.
FAMA, C. M.. Empresa de delivery controla passos do entregador via app e é multada por descumprir lei trabalhista. Site da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade, 14 jun. 2018.

3.
FAMA, C. M.. Investimentos públicos, dados privatizados. ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, 28 jul. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAMA, C. M.. Investimentos públicos, dados privatizados: relato de uma investigação jornalística. In: V Simpósio Internacional LAVITS, 2018, Santiago - Chile. ?Vigilância, Democracia e Privacidade na América Latina: vulnerabilidades e resistências?, 2017. v. 1.

2.
FAMA, C. M.. Contralab na Nuvem: o laboratório tático antirrepressão como iniciativa de resistência. In: IV Simpósio Internacional Lavits, 2017, Buenos Aires. IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL LAVITS ? Nuevos paradigmas de vigilancia? Miradas desde América Latina, 2016.

3.
FAMA, C. M.. Open source: a abertura dos processos de produção criativa. In: I Congresso Internacional de Net-ativismo, 2013, São Paulo. I Congresso Internacional de Net-ativismo - redes digitais e novas práticas de democracia, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FAMA, C. M.. Software Livre, Arte e Tecnologia: O Caso do Hacklab Rural Nuvem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANJOS, Lucas ; BIONI, Bruno ; FAMA, C. M. ; Garrido, Romina . Ciudades Inteligentes y Protección de datos personales en el contexto latinoamericano (Painel). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FAMA, C. M.. Contralab na Nuvem: o laboratório tático antirrepressão como iniciativa de resistência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FAMA, C. M.. OPEN SOURCE: A ABERTURA DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO CRIATIVA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FAMA, C. M.. Tematização do interesse público no HGPE das eleições municipais de Ponta Grossa em 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CERVI, Emerson Urizzi ; FAMA, C. M. ; Azevedo, Luan O. L. ; Machado, S. C. . As eleições municipais de 2008 em Ponta Grossa e os jornais locais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GADINI, S. L. ; FAMA, C. M. ; Spinardi, Juliana ; Onaga, C. T. . O HGPE e a disputa pelo voto nas eleições proporcionais de Ponta Grossa em 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FAMA, C. M.; GADINI, S. L. . O interesse (nem sempre) público nas disputas eleitorais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FAMA, C. M.; GADINI, S. L. . O HGPE e as eleições proporcionais de Ponta Grossa em 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FAMA, C. M.. TEMATIZAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO NO HGPE DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA EM 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CERVI, Emerson Urizzi ; HEDLER, Ana Paula ; FAMA, C. M. ; BOLZAN, Wanessa Assi . O que as manchetes dos jornais destacam sobre a realidade brasileira?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Evangelista, Rafael ; FAMA, C. M. . Editoração e alimentação do site da Rede Lavits. 2018; Tema: Notícias e artigos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade.. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura. 2018. (Outra).

2.
4º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura.Software Livre, Arte e Tecnologia: O Caso do Hacklab Rural Nuvem. 2017. (Encontro).

3.
IV Simpósio Internacional Lavits.Contralab na Nuvem: o laboratório tático antirrepressão como iniciativa de resistência. 2016. (Simpósio).

4.
I Congresso Internacional de Net-ativismo. .. 2013. (Congresso).

5.
VIII Encontro de Pesquisa e II Simpósio de Pós Graduação.Tematização do interesse público no HGPE das eleições municipais de Ponta Grossa em 2008. 2009. (Encontro).

6.
XII Seminário de Inverno de Estudos em Cominicação.As eleições municipais de 2008 em Ponta Grossa e os jornais locais. 2009. (Seminário).

7.
Projeto "Tela Alternativa" - Discussão de Tendências do Cinema Mundial. 2008. (Outra).

8.
V Semana de Integração à Resistência. 2008. (Seminário).

9.
XI Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação.O que as manchetes de jornais destacam sobre a realidade brasileira. 2008. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FAMA, C. M.. Secretarias de educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da tecnologia. Site da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade, 20 ago. 2018.

2.
FAMA, C. M.. Empresa de delivery controla passos do entregador via app e é multada por descumprir lei trabalhista. Site da Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade, 14 jun. 2018.

3.
FAMA, C. M.. Investimentos públicos, dados privatizados. ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Campinas, 28 jul. 2017.


Redes sociais, websites e blogs
1.
Evangelista, Rafael ; FAMA, C. M. . Editoração e alimentação do site da Rede Lavits. 2018; Tema: Notícias e artigos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade.. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 7:46:26