Marije Soto

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  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Atualmente trabalha como professora adjunta no departamento de Linguística da UERJ. Além de dar aula na graduação, administra aulas na área de neurociência e linguagem, nos programas da pós-graduação da UFRJ e UERJ como professora convidada. Também trabalha como pesquisadora pós-doc no instituto IDOR em um projeto que investiga aspectos linguísticos e cognição moral em narrativas com metodologia fMRI, em parceria com UFRJ. Continua membro do laboratório de EEG, Acesin, na UFRJ, onde conclui seu doutorado em 2014. Iniciou o doutorado como bolsista do CNPq, e depois como bolsista Nota 10 da Faperj. Na sua tese pesquisou correlatos entre sinais neurofisiológicos e operações linguísticas, como acesso lexical e integração verbo-complemento. Parte do seu projeto de doutorado foi feita com fMRI em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino IdOr. Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Fez seu mestrado na UFRJ na area de psicolinguística/neurolinguística sobre o tema de acesso lexical em bilíngues na perspectiva teórica da Morfologia Distribuída. Em 2013 e 2009 trabalhou como professora substituta, primeiro no Departamento de Letras Anglo-Germânicas, e depois no Departamento da Linguística da UFRJ. Os seus interesses principais são neurociência, cognição e linguagem. Outros temáticas prediletas são bilinguismo, aquisição e evolução e linguagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marije Soto
Nome em citações bibliográficas
SOTO, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340245
URL da Homepage: http://www.institutodeletras.uerj.br/quem_dept.php#LING


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ERP and fMRI EVIDENCE OF COMPOSITIONAL DIFFERENCES BETWEEN LINGUISTIC COMPUTATIONS FOR WORDS AND SENTENCES, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Aniela Improta França.
Coorientador: Aline Gesualdi Manhães.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: acesso lexical; neurolinguistica; N400; ERP.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2008 - 2010
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Acesso lexical em bilíngües tardios de português-holandês,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Aniela Improta França.
2004 - 2007
Graduação em letras.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1987 - 1993
Graduação em Fotografia.
Koninklijke Academie voor de Beeldende Kunsten, KABK, Holanda.


Pós-doutorado


2015 interrompida
Pós-Doutorado.
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, IDOR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: cognição social.
Ano de interrupção: 2015


Formação Complementar


2017 - 2017
Using The Visual World Paradigm (VWP) To Study Language Processing. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2017 - 2017
A avaliação da competência linguistica: pesquisa e avaliações. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Brain Products Workshop - EEG. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Recursion in Brazilian Languages and beyond. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
ERP Bootcamp adm por Prof Steven Luck. (Carga horária: 16h).
Society for Psychophysiological Research, SPR, Estados Unidos.
2011 - 2011
In a word: the nominal continuum por P Hagit Borer. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
UG, Statistics or Both - Charles Yang. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2010 - 2010
Psycholing -C.Yang (UPenn), J. Fodor(CUNY), E. Lau. (Carga horária: 40h).
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ANPOLL, Brasil.
2009 - 2009
Semântica Lexical (Maria José Foltran e Teresa Cri. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2009 - 2009
Psicolinguística e Semantica Lexical (Roberto G. d. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2008 - 2008
NEUROSCIENCE OF LANGUAGE ? Prof. David Poeppel. (Carga horária: 40h).
International Brain Research Organization, IBRO, Canadá.
2007 - 2007
BILINGUAL SENTENCE PROC Pr. E. M. Fernández(CUNY). (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2007 - 2007
PROSÓDIO E RECURSÃO - prof. Michael Wagner (MIT). (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
TEORIA DA MENTE - Profa. Jill de Villiers. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2007 - 2007
DISTRIBUTED MORPHOLOGY -Pr. Heidi Harley (UoArizo). (Carga horária: 2007h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2006 - 2006
AS INTERF DA SINTAXE-A.Nevins (Harvard). (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em OF. DE TRAD. INGL. ? PORT. Pra. Heloisa Barbosa. (Carga horária: 50h).
Curso de Extensão da Faculdade de Letras, UFRJ, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em INVEST. O PROC. TRADUT. - Carlos da Silva Sobral. (Carga horária: 50h).
Curso de Extensão da Faculdade de Letras, UFRJ, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Modelos de organização de escrita acadêmica em Ing. (Carga horária: 15h).
SEMANA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS ANGLO-GERMÂNICOS, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Avaliação de material didático. (Carga horária: 15h).
SEMANA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS ANGLO-GERMÂNICOS, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Lingüística (PPGL/UFRJ).
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: professora convidada
Outras informações
cursos: CURSO TÓPICOS AVANÇADOS EM NEUROCIÊNCIA DA LINGUAGEM - LEF 876 (2017) Processamento Psiconeurolinguístico (2015)


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.

03/2016 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.

Atividade de extensão realizada
Neurociência da linguagem: propostas didáticas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta do Dep. de Linguística, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda - bolsista nota 10 Faperj, Carga horária: 40
Outras informações
tese: ERP and fMRI EVIDENCE OF COMPOSITIONAL DIFFERENCES BETWEEN LINGUISTIC COMPUTATIONS FOR WORDS AND SENTENCES 2010-2012 Bolsa CNPq 2012-2014 Bolsa Nota 10 Faperj

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 3
Outras informações
Professora Convidada para o curso Neurociênca da Linguagem administrada por Profa. Aniela Improta França na pos-graduação de Linguistica na UFRJ

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Profa. subst. do Dep. de L. Anglo-Germanicas, Carga horária: 12

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

06/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ling. II: Fonética e Fonologia
06/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ling. III: Sintáxe
01/2013 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística 1: introdução à Linguística
03/2015 - 12/2015
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento Psiconeurolinguístico LEF874
01/2010 - 09/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

02/2010 - 06/2010
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociência da Linguagem II
01/2009 - 01/2010
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I: oral component
01/2009 - 01/2010
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês II: Reading
01/2009 - 01/2010
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês VI: syntax

Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, IDOR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Pós-Doc, Carga horária: 40
Outras informações
projeto guarda-chuva: Investigação funcional e estrutural por imagem de alto desempenho nas doenças neuropsiquiátricas, hepáticas e parasitárias utilizando abordagens translacionais, financiada pelo Faperj subprojeto: Narrativas e valores sociais num estudo de RMIf, sob análise de encoding

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda - bolsista Nota 10 faperj, Carga horária: 40
Outras informações
tese: ERP and fMRI EVIDENCE OF COMPOSITIONAL DIFFERENCES BETWEEN LINGUISTIC COMPUTATIONS FOR WORDS AND SENTENCES

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Direção de Pesquisa, .

05/2012 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Direção de Pesquisa, .


Laboratório do Acesso Sintático, UFRJ, ACESIN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40


CLAC - Faculdade de Letras, UFRJ, CLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professora-bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-bolsista
Outras informações
Professora de Inglês CLAC (Centro de Línguas Aberto à Comunidade) de Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro


Sociedade Brasileira da Cultura Inglesa, SBCA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de Inglês Cultura Inglesa ? Ilha do Governador, Rio de Janeiro


Programa da Pós-Graduação Letras UERJ, PPG LETRAS UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: professora convidada
Outras informações
Cursos: Textos Seminais (Doutorado) - adm. Profa. Marina A. Rosa 2016 / 2017 módulo: introdução aos paradigmas mais recentes: psicolinguística e neurociências



Linhas de pesquisa


1.
Neurociência e Linguagem: Narrativas e cognição moral, um estido de RMIf, com análise encoding
2.
Neurociência e Linguagem e Cognição: investigando correlatos entre sinais neurofisiológicos de EEG e de RMIf e processamento de linguagem.
3.
Investigando correlatos entre sinais neurofiológicos e processamento de linguagem com tecnologias EEG e MRIf. Com interesse especial na interface sintaxe-semântica a nível sentencial. Paradigmas experimentais usados ERP e Event Related fMRI.
4.
Investigação de aspectos linguísticos em narrativas e cognição moral, com uso de RMIf, e análise de encoding
5.
Interação entre informação e estrutura no processamento linguístico: estudos de respostas neurofisiológicas
6.
NEUROCIÊNCIA E LINGUAGEM: PROPOSTAS EDUCACIONAIS (iniciação à docência)


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Interação entre informação e estrutura no processamento linguístico: estudos de respostas neurofisiológicas
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar de que modo informações estruturais e contextuais contribuem para a compreensão da linguagem. Dados de estudos neurolinguísticos mostram que as primeiras são processadas de modo muito rápido e automatizado. Já informação contextual contida na sentença, associada ao conhecimento de mundo, gera previsibilidade facilitando o acesso lexical das palavras seguintes como na sentença ?Num dia de calor, todos querem ir...à praia?. Porém, num estudo de SOTO et al. (2015), a informação contextual contida em um adjunto adverbial não facilitou o acesso lexical de palavras seguintes, mesmo quando o adjunto estava posicionado no início da sentença. Uma das hipóteses que explica esse achado é que o status informacional de uma palavra depende, em parte, do status estrutural (adjunto x argumento (suj/obj)) que assume dentro de uma sentença. Assim, espera-se que nas sentenças: (i) ?No restaurante italiano, João pediu uma pizza deliciosa? e (ii) ?O restaurante italiano badalado serviu uma pizza deliciosa?, apenas no exemplo (ii) haja facilitação do acesso lexical à palavra ?pizza? devida à maior saliência informacional de ?restaurante italiano? no exemplo (ii), em que essa informação está inserida em posição argumental (de sujeito), comparado com (i), quando está num adjunto adverbial. Além da proposta de um estudo de ERP para investigar mais a fundo essa hipótese, este projeto se propõe a examinar o possível impacto desse fenômeno cognitivo no desempenho de alunos dos níveis fundamental e médio. Espera-se que esses alunos terão um desempenho reduzido em questões de compreensão de texto e matemática, quando essas apresentam informação contextual na forma de adjuntos adverbiais (Ex. ?Numa mesa retangular, seu comprimento é igual ao triplo da largura?). Se ficar evidente, que enunciados desse tipo aumentam a probabilidade de o aluno errar, uma intervenção educativa deve ser contemplada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marije Soto - Coordenador / Debora Rocha Freitas Lemos - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2015 - Atual
Linguística para a Educação Básica: fomentando a capacidade científica através da linguagem
Descrição: A proposta central do projeto é a de ampliar e redirecionar os recursos humanos e materiais do Laboratório de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem ? LER (UFRJ), conjugando esforços com pesquisadores de duas outras instituições de ensino superior do Rio de Janeiro (UERJ e CEFET-Rio), para desenvolver um programa de pesquisa translacional que propulsione a fertilização entre a Linguística Teórica, a Psicolinguística, a Neurociência da Linguagem e a Educação em prol de um problema nacional: o fracasso da educação básica do Brasil (cf. resultados exames PISA, ENEM, etc). Usando ferramentas de pesquisa de ponta, como o rastreador ocular e a eletrofisiologia (EEG-ERP), o projeto busca tornar o conhecimento de linguagem em ferramenta propulsora da capacidade de teorização científica sobre o mundo. Sendo a linguagem resultante de um sistema de cognições inatas, desenvolvidas no curso da evolução humana, e que permite à espécie a construção de conhecimento teórico e de estratégias de resolução de problemas a partir de evidências limitadas, essa capacidade tem que ser ativada nos alunos, bastando para isso que a cognição de linguagem seja usada explicitamente como ferramenta epistêmica, fundadora e estruturadora de categorias. No primeiro ano, a partir de um programa-piloto incluindo uma Oficina do Período e uma Oficina do Verbete, aplicado a duas escolas de níveis fundamental e médio ? uma nas cercanias da comunidade da Maré, no Rio e outra em um comunidade indígena no Mato Grosso ? pretende-se que a transferência social dos resultados do projeto venha a impactar definitivamente a capacidade redacional e de leitura do aluno, promovendo, em última análise, sua criatividade, independência intelectual, auto-estima e cidadania...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Investigação funcional e estrutural por imagem de alto desempenho
Descrição: Investigação funcional e estrutural por imagem de alto desempenho nas doenças neuropsiquiátricas, hepáticas e parasitárias utilizando abordagens translacionais (projeto guarda-chuva) Linguagem e valores sociais em narrativas um estudo de MRIf com análise de encoding (subprojeto).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
As bases sintáticas para o N400: no acesso lexical e em sentenças
Descrição: Investigação neurofisiológica com extração de ERPs das bases sintáticas relacionadas ao N400. Estimulação linguística com palavras (acesso lexical) e sentencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marije Soto - Integrante / Juliana Novo Gomes - Integrante / Aniela Improta França - Coordenador / Aline Gesualdi Manhães - Integrante.
2010 - 2015
O N400: investigando computações subjacentes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
INFLUÊNCIA DE CONTEXTO E MODALIDADES LINGÜÍSTICAS NO MECANISMO DE ALTERNÂNCIA EM BILÍNGÜES DE HOLANDÊS-PORTUGUÊS
Descrição: Estudo psico- e neurolingüístico sobre a influência do contexto e modalidades lingüísticas (auditiva, visual) no mecanismo de alternância no acesso lexical em bilíngües tardios de português e holandês, aplicando a técnica experimental de priming..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
PRINCÍPIOS E PARÂMETROS EM DESLOCAMENTO QU: DADOS DO TURCO
Descrição: Um estudo do deslocamento do traço Qu em língua turca dentro da perspectiva teórica da gramática gerativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
PRINCÍPIOS E PARÂMETROS EM DESLOCAMENTO QU: DADOS DO ROMENO
Descrição: Estudo de deslocamento de traço Qu em língua turca dentro da perspectiva teórica da gramatica gerativa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
AS TRADUÇÕES DO CONTO FELIZ ANO NOVO EM INGLÊS E EM HOLANDÊS: UM ESTUDO COMPARATIVO
Descrição: Um estudo comparativo entre as traduções do conto Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca em lingua holandêsa e inglêsa. Um estudo quantitativo e qualitativo das estratágias aplicadas aos problemas de tradução de gíria, linguagem chula, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Neurociência da linguagem: propostas didáticas
Descrição: O objetivo desse projeto é a criação de uma plataforma digital (estilo blog) para a divulgação de estudos brasileiros na área de neurociência da linguagem, para melhorar a sua articulação com o ensino de línguas, promovendo uma reflexão crítica sobre a relevância de estudos neurocientíficos e fazê-los mais acessíveis ao público alvo, professores atuantes e futuros, e investigando seu potencial educacional ao transformá-los em propostas didáticas concretas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marije Soto - Coordenador / Wellington Costa Almeida - Integrante / Bruna de Morais - Integrante / Viviane Roux - Integrante / Jessica Alvarenga - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2015 - Atual
Neurociência da Linguagem: propostas educacionais
Descrição: Há um grande interesse da parte dos graduandos para conhecer mais da neurociência. Porém, enquanto no âmbito das pós-graduações no Brasil é cada vez mais fácil encontrar laboratórios e pesquisadores engajados na neurociência de linguagem, investigando processos variando de letramento, processamento de linguagem, e aprendizagem de línguas estrangeiras (SOTO et al., 2015 ; ZIMMER et al, 2008; BUCHWEITZ et al., 2009), na graduação o acesso ainda é restrito. Porém, aos poucos as oportunidades estão surgindo. Agora como professora recém-contratada, foi me é permitida de lecionar a matéria de neurociências e linguagem, inédita na graduação de letras da UERJ, de forma amp(i) levantamento da bibliografia relevante e atual da literatura; (ii) formulação de possível ementa de um curso de graduação; (iii) desenvolvimento de material didático e atividades didáticas para o curso da graduação; (iv) promover a reflexão sobre relevância dos conhecimentos para prática docente (futura) do graduando mediante reuniões orientador-orientando(a) e debates propostas durante a aula da graduação; (v) formulação de propostas (abordagem de ensino, material didático, sequências didáticas, etc.) de caráter inovador e/ou experimental para os ensinos fundamental e médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Social Neuroscience
2016 - Atual
Periódico: REVISTA PHILOLOGUS
2017 - 2017
Periódico: Revista de Estudos da Linguagem


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Neurolinguistica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Holandês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
apovação, como 3a colocada no concurso para professora adjunta para o departamento de Estudos de Linguagem, UERJ.
2014
Doutora em Linguística - bolsista Nota 10 Faperj - Universidade Federal de Rio de Janeiro, UFRJ.
2013
aprovação, como 1a colocada, no concurso publico para professora substituta do dep. de Linguistica (UFRJ), Departamento de Linguística (UFRJ).
2012
nota Bolsa 10, Faperj.
2011
aprovação, como 4a colocada, no concurso publico para professora assistente, Dep. de Letras Anglo-Germânicas da Fac. de Letras da UFRJ.
2010
primeira colocada na seleção para programa do Doutorado, bolsista d CNPq, Programa da Linguistica da Pós-Graduação de Letras da UFRJ.
2010
Mestre em Linguística - Universidade Federal de Rio de Janeiro, UFRJ.
2009
aprovação, como 1a colocada, e vaga para professora substituta, Dep. de Letras Anglo-Germânicas da Fac. de Letras da UFRJ.
2006
XXVIII Jornada Científica da UFRJ - 1o Lugar na Letras/Menção Honrosa no Centro de Letras e Artes, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOTO, M.2017 SOTO, M.; MANHAES, A. G. . Morphological priming resists language and modality switching in late Dutch-Brazilian Portuguese bilinguals. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, p. 1717, 2017.

2.
SOTO, M.2016 SOTO, M.. REVIEW OF NEURAL MECHANISMS FOR LEXICAL PROCESSING IN DOGS BY ANDICS ET AL. (2016). REVISTA LINGUÍSTICA, v. 12, p. 54-60, 2016.

3.
SOTO, M.2015 SOTO, M.; FRANÇA, A. M. ; GOMES, J. N. ; MANHAES, A. G. . In what context does context matter? An ERP study of sentence processing in Brazilian Portuguese. Letras de Hoje, v. 50, p. 120-130, 2015.

4.
SOTO, M.2015 SOTO, M.. Review of Grounding language processing on basic neurophysiological principles by Friederici and Singer (2015). LINGUÍSTICA (RIO DE JANEIRO), v. V11, p. 12, 2015.

5.
FRANÇA, A. M.2012FRANÇA, A. M. ; SOTO, M. ; Aline da Rocha Gesualdi . Modulando o N400 através da incongruência semântica estabelecida pela relação antecedente-pronome. Lingüística (PPGL/UFRJ), v. 8, p. 325-346, 2012.

6.
SOTO, M.2008 SOTO, M.; IMPROTA, A. F. . Aplicação de uma teoria micromodular às hipóteses acerca do acesso lexical bilíngüe: um estudo sobre holandês-português. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 6, p. 1-16, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
FRANÇA, A. M. ; LAGE, A. ; GOMES, J. N. ; SOTO, M. ; MANHAES, A. G. . Cérebro e Leitura: educação, neurociência e o novo aluno da era do conhecimento. In: Marcus Maia. (Org.). Psicolinguística e Educação. 1aed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. , p. 221-249.

2.
Maia, M. ; FRANÇA, A. M. ; MANHAES, A. G. ; LAGE, A. ; OLIVEIRA, C. ; SOTO, M. ; GOMES, J. N. . The processing of PP embedding and coordination in Karajá and in Portuguese. In: Luiz Amaral; Marcus Maia; Andrew Nevins; Tom Roeper. (Org.). Recursion across Domains. 1aed.Cambridge: Cambridge - University Press, 2018, v. , p. 334-356.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, J. N. ; SOTO, M. ; FRANCA, A. I. ; MANHAES, A. G. . TOWARDS THE UNIFICATION OF THE N400 IN LEXICAL ACCESS AND IN SENTENCE PROCESSING. In: Linguistic Institute 2011, 2011, Boulder. Linguistic Institute 2011. Boulder: University of Colorado Boulder, 2011.

2.
SOTO, M.; GOMES, J. N. ; FRANCA, A. I. ; Aleria Cavalcante Lage ; MANHAES, A. G. . Towards the unification of the N400 in lexical access and in sentence processing. In: 51st Anual Meeting Society fo Psychophysiological Research, 2011, Boston. 51st Anual Meeting Society fo Psychophysiological Research, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MANHAES, A. G. ; SOTO, M. ; Juliana Novo Gomes ; FRANÇA, A. M. . Estudo da Aplicação de curvas principais em sinais de potenciais relacionados a eventos. In: V simposio de neurociencias: interfaces com a engenharia biomedica, 2011, Belo Horizonte. V simposio de neurociencias: interfaces com a engenharia biomedica. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v. 19. p. 92-93.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOTO, M.; FRANCA, A. I. ; Juliana Novo Gomes ; MANHAES, A. G. . Syntax First means context comes laterÇ an ERP study of the time course of N400 effects. In: 3rd Intl Psycholinguistics Congress, 2015, Rio de Janeiro. 3rd Intl Psycholinguistics Congress: Domain Specificity in Language Acquisition and Processing. p. 41-42.

2.
GOMES, J. N. ; SOTO, M. ; FRANCA, A. I. ; MANHAES, A. G. ; Aleria Cavalcante Lage . As bases sintáticas para o N400: no acesso lexical e em sentenças. In: CUNY - Conference on Human Sentence Processing, 2011, Stanford, California. CUNY - Conference on Human Sentence Processing 2011. Stanford: Stanford University, 2011.

3.
SOTO, M.. As bases sintáticas para o N400 no acesso lexical e em sentenças. In: IX SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGÜÍSTICA, 2010, Rio de janeiro. IX SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGÜÍSTICA. UFRJ: UFRJ, 2010. v. 1.

4.
SOTO, M.; Soares, Aurora Maria . As traduções do conto "Feliz ano novo" em inglês e em holandês: um estudo comparativo. In: XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos, 2005, Rio de janeiro. Texto, Contexto e Hipertexto. UFRJ: UFRJ, 2005. v. 1. p. 40-40.

Apresentações de Trabalho
1.
SOTO, M.. Pesquisa linguistica com Eletroencefalografia (EEG) e Ressonância Magnetica (fMRI). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOTO, M.; GOMES, J. N. ; FRANÇA, A. M. . NEUROFISIOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO: O N170 COMO FERRAMENTA PREDITIVA E DESCRITIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOTO, M.; ALMEIDA, W. C. ; MORAIS, B. ; ALVARENGA, J. ; ROUX, V. . Neurociência da linguagem: propostas didáticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LEMOS, D. R. F. ; SOTO, M. . Interação entre contexto e estrutura sintática: um estudo de cloze com nova metodologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOTO, M.. Aprendizagem precoce de língua estrangeira: efeitos no desenvolvimento e organização cerebral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SOTO, M.. Aspectos Neurofisiologicos e linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOTO, M.; GOMES, J. N. ; FRANCA, A. I. . Aferindo o papel do contexto em adjuntos no processamento de sentença. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. ; Juliana Novo Gomes ; Aline da Rocha Gesualdi . Syntax first means context comes later: an ERP study of the time course of N400 effects. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOTO, M.; FRANCA, A. I. ; GOMES, J. N. ; MANHAES, A. G. . Syntax first means context comes later: an ERP study of the time course of N400 effects. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOTO, M.; FRANÇA, A. M. ; Jorge Moll ; MELO, B. R. . DUAL STREAM LANGUAGE PROCESSING MODEL AND SYNTACTIC COMPLEXITY IN THE VERB PHRASE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOTO, M.. N400: as computações subjacentes ao acesso lexical e integração semântico-sintática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SOTO, M.. INTERCEPTANDO MECANISMOS DE ALTERNANCIA BILINGUE:A MICROMODULARIDADE REVELADA NOS ERPS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. ; Juliana Novo Gomes ; Aline da Rocha Gesualdi ; Aleria Cavalcante Lage . TOWARDS THE UNIFICATION OF THE N400 IN LEXICAL ACCESS AND IN SENTENCE PROCESSING. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Juliana Novo Gomes ; SOTO, M. ; IMPROTA, A. F. ; Aline da Rocha Gesualdi . TOWARDS THE UNIFICATION OF THE N400 IN LEXICAL ACCESS AND IN SENTENCE PROCESSING. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Aline da Rocha Gesualdi ; SOTO, M. ; Juliana Novo Gomes ; FRANÇA, A. M. . Estudo da aplicação de curvas principais em sinais de potenciais relacionados a eventos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Juliana Novo Gomes ; SOTO, M. ; IMPROTA, A. F. ; Aline da Rocha Gesualdi ; Aleria Cavalcante Lage . As bases sintáticas para o N400: no acesso lexical e em sentenças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SOTO, M.. THE BILINGUAL SWITCHING MECHANISM INTERCEPTED: ERPS REVEAL MICROMODULARITY. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SOTO, M.. INTERCEPTANDO O MECANISMO DE TROCA BILÍNGUE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SOTO, M.. THE BILINGUAL SWITCHING MECHANISM INTERCEPTED: ERPS REVEAL MICROMODULARITY. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SOTO, M.; Juliana Novo Gomes . As bases sintáticas para o N400 : no acesso lexical e em sentenças. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. . ACESSO LEXICAL EM BILÍNGÜES TARDIOS: INFLUÊNCIA DE CONTEXTO E MODALIDADES LINGÜÍSTICAS NO MECANISMO DE ALTERNÂNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. . INFLUENCE OF LINGUISTIC CONTEXT AND MODALITIES ON THE SWITCHING MECHANISM IN LATE DUTCH-PORTUGUESE BILINGUALS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. . INFLUENCE OF LINGUISTIC CONTEXT AND MODALITIES ON THE SWITCHING MECHANISM IN LATE DUTCH-PORTUGUESE BILINGUALS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SOTO, M.. INFLUENCE OF LINGUISTIC CONTEXT AND MODALITIES ON THE SWITCHING MECHANISM IN LATE DUTCH-PORTUGUESE BILINGUALS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. . APLICAÇÃO DE UMA TEORIA MICROMODULAR ÀS HIPÓTESES ACERCA DO ACESSO LEXICAL BILÍNGÜE: UM ESTUDO SOBRE HOLANDÊS-PORTUGUÊS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. . INFLUÊNCIA DE CONTEXTO E MODALIDADES LINGÜÍSTICAS NO MECANISMO DE ALTERNÂNCIA EM BILÍNGÜES DE HOLANDÊS-PORTUGUÊS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. ; LEMLE, Miriam . Principios e Parametros em deslocamento Qu: dados do Romeno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. ; LEMLE, Miriam . Principios e Parametros em deslocamento Qu: dados do turco. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SOTO, M.; Soares, Aurora Maria . Um estudo comparativo entre as traduções do conto Feliz ano novo de Rubem Fonseca em inglês e holandês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SOTO, M.; Soares, Aurora Maria . As traduções do conto Feliz Ano Novo em inglês e em holandês: um estudo comparativo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOTO, M.. Tradução documentos acadêmicos em língua holandesa. 2009.

Programas de computador sem registro
1.
Aline da Rocha Gesualdi ; SOTO, M. . Experimento Alternância Bilingue - Português/Holandês. 2009.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
FORSTER, R. ; SOTO, M. . FAQ Ciencia. 2018; Tema: Divulgacao cientifica popular. (Rede social).

2.
SOTO, M.; ALMEIDA, W. C. ; MORAIS, B. ; ROUX, V. ; ALVARENGA, J. . Eneling - Educação Neurociência e Linguística. 2017; Tema: Educação Neurociência e Linguística. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOTO, M.. CURSO TÓPICOS AVANÇADOS EM NEUROCIÊNCIA DA LINGUAGEM - LEF 876. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOTO, M.. introdução aos paradigmas mais recentes: psicolinguística e neurociências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOTO, M.. introdução aos paradigmas mais recentes: psicolinguística e neurociências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOTO, M.. Elaboração Questões ENEM (BNI) - Língua Inglesa. 2014. (Elaboração Questões ENEM).

5.
SOTO, M.. Bilinguismo: questões de pesquisa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
IMPROTA, A. F. ; SOTO, M. ; Juliana Novo Gomes . Professora convidada do curso da Pós-Graduação no progr. de Ling: Neurociência da Linguagem II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOTO, M.. Mundo, Mente e Gramática. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SOTO, M.. Introdução à Língua Holandesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SOTO, M.. Estudando Lingüística ? Textos em Inglês. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
IMPROTA, A. F. ; SOTO, M. . Neurociencias da Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SOTO, M.. Introdução à Língua Holandesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MANHAES, A. G.; CALVANO, D. J. V.; SOTO, M.; PREGO, T. M.. Participação em banca de Ali Kamel Issmael Junior. APLICAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE PADRÕES EM UM EXPERIMENTO LINGUÍSTICO. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
MANHAES, A. G.; ALMEIDA, L. F.; LAZO, J. G. L.; LIMA, A. A.; SOTO, M.. Participação em banca de Flavio Souto da Silva. DESENVOLVIMENTO DE GERAÇÃO DE PSEUDOPALAVRAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Teses de doutorado
1.
FRANCA, A. I.; SOTO, M.; Azevedo, L.C. de; Barreto, S.; Aleria Cavalcante Lage. Participação em banca de Fernanda Botinhão Marques. Computações semânticas na síndrome de Asperger provendo uma conexão entre a linguística e neurociência: dados de imagem de difusão por ressonância magnética (DTI). 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DEUSDARA, B.; FORSTER, R.; SOTO, M.. Professor Substituto. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEPLA - Seminario de Pesquisas Linguisticas em andamento.Gender cues in antecedent retrieval in Brazilian Portuguese. 2018. (Seminário).

2.
IV Simpósio Internacional Fronteiras da Neurociência. 2017. (Simpósio).

3.
X Congresso Internacional da Abralin. 2017. (Congresso).

4.
24a Semana de Iniciação Científica.24a Semana de Iniciação Científica UERJ sem Muros. 2015. (Outra).

5.
ABRALIN. Aferindo o papel do contexto em adjuntos no processamento de sentença. 2015. (Congresso).

6.
Recursion in Brazilian Languages & Beyond. 2013. (Congresso).

7.
Conferência Linguagem e Neurociência. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOTO, M.; FORSTER, R. ; Arantes, P. C. C. ; Velozo, N. de A. ; Marcel, P. . Ciclo de paletras: Retratos de questões de linguagem na mídia e cultura popular. 2016. (Outro).

2.
SOTO, M.. III FORUM CLAC ? DESCOBERTAS DO APRENDER ATRAVÉS DO PAPEL DE ENSINAR. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Amanda do Carmo Silva. Analise de dados de EEG a partir de experimentos linguisticos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Debora Rocha Freitas Lemos. Interação entre informação e estrutura no processamento linguístico: estudos de respostas neurofisiológicas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Wellington A., Bruna de M., Jessica A. e Viviane R.. Eneling: Educação Neurociência e Linguagem. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Bruna de Morais Alves. Neurociências da linguagem: propostas educadionais. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Thatiane Dionizio Carvalho. Monitoria - Linguística I. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
x. Orientação monitores do CLAC. 2009. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marije Soto.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOTO, M.2016 SOTO, M.. REVIEW OF NEURAL MECHANISMS FOR LEXICAL PROCESSING IN DOGS BY ANDICS ET AL. (2016). REVISTA LINGUÍSTICA, v. 12, p. 54-60, 2016.


Livros e capítulos
1.
FRANÇA, A. M. ; LAGE, A. ; GOMES, J. N. ; SOTO, M. ; MANHAES, A. G. . Cérebro e Leitura: educação, neurociência e o novo aluno da era do conhecimento. In: Marcus Maia. (Org.). Psicolinguística e Educação. 1aed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. , p. 221-249.


Apresentações de Trabalho
1.
SOTO, M.; GOMES, J. N. ; FRANCA, A. I. . Aferindo o papel do contexto em adjuntos no processamento de sentença. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOTO, M.; IMPROTA, A. F. ; Juliana Novo Gomes ; Aline da Rocha Gesualdi . Syntax first means context comes later: an ERP study of the time course of N400 effects. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SOTO, M.; ALMEIDA, W. C. ; MORAIS, B. ; ROUX, V. ; ALVARENGA, J. . Eneling - Educação Neurociência e Linguística. 2017; Tema: Educação Neurociência e Linguística. (Site).




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