Giovanna Lícia Rocha Triñanes Aveiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2650305140019633
  • Última atualização do currículo em 27/07/2015


Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, linha 3 - análise das mídias, com orientação do Prof. Dr. José Luiz Aidar Prado. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com habilitação em licenciatura. Foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), sob orientação e coordenação da Profa. Dra. Miriam Pillar Grossi. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giovanna Lícia Rocha Triñanes Aveiro
Nome em citações bibliográficas
TRIÑANES, Giovanna L. R.;AVEIRO, Giovanna L. R. T.;AVEIRO, Giovanna.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Mulheres na revista TPM: análise discursiva da construção da singularidade feminina,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Luiz Aidar Prado.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: revista TPM; mídia impressa; mulheres; Gênero; análise discursiva; contratos de comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Análise de discurso.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Miriam Pillar Grossi.




Formação Complementar


2013 - 2013
Semiótica da interação com Eric Landowski. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Estudos: Rituais de passagem. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades.
2010 - 2010
Grupo de Estudos: Religião, gênero e sexualidades.. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
O nativo mora ao lado. (Carga horária: 3h).
Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades..
2010 - 2010
Curso de análise quantitativa em pesquisa social.. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Educação Ambiental: alfabetização ecológica. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Atuação Profissional



Revista Estudos Feministas, REF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Distribuição e divulgação, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 14
Outras informações
Prática de ensino realizada com turma da primeira sério do Ensino Médio da Escola Henrique Stodieck. Estagiári@s: Giovanna Triñanes e Victor T. P. Netto. Orientação: Profa. Nise Jinkings

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas coordenado pelo prof. Dr. Erni J. Seibel (UFSC). Sociologia

Atividades

03/2010 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade realizada
Monitoria - Disciplina Teoria Antropológica III Profa. Dra. Miriam Pillar Grossi Estagiári@s docentes Patricia Rosalba e Felipe Bruno Martins Fernandes.
03/2009 - 07/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade realizada
Monitora da disciplina de Teoria Antropológica I Prof.: Dr. Rafael Bastos Estagiária: docente América Larraín.
8/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade realizada
Monitoria na disciplina Teoria Antropológica II - Antropologia Francesa do séc. XX. Prof.ª Miriam Pillar Grossi e Adriana Athila Estagiária docente Anelise Fróes.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Um estudo Interdisciplinar sobre o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) e a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (2011-2012)
Descrição: Este projeto, elaborado sob demanda da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do governo federal iniciou-se em setembro de 2011 (com previsão de término em 2012), e tem como objetivo realizar um estudo analítico e crítico da política para mulheres desenvolvida a partir do II PNPM e de sua implementação, constituindo subsídio para definição de prioridades e atualização da Política para as Mulheres para o próximo período . Conta com uma equipe total de 41 pesquisadoras e pesquisadores (vinculadas/os ao NIGS mas também de núcleos de pesquisa em antropologia e/ou gênero e sexualidade em universidades parceiras como UFRN, UFBA, UFAM, UFV e PUC-GO) dos diversos níveis de formação escolar e acadêmica (ensino médio, graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), bem como de várias áreas do conhecimento como Antropologia, Sociologia, Direito, Psicologia, História, Pedagogia, Serviço Social entre outras, sendo estas/es, em sua totalidade, pesquisadoras/es das questões de gênero, feminismos e sexualidades na contemporaneidade. A pesquisa possui duas metas: uma de avaliação institucional e outra de avaliação da dinâmica política. A meta de avaliação institucional prevê a análise do desenho, das estratégias e dos instrumentos de articulação e gestão do II PNPM . A meta de avaliação da dinâmica política prevê a identificação do processo político da III Conferência, com ênfase nos avanços e desafios da implementação do II PNPM ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Giovanna Lícia Rocha Triñanes Aveiro - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Camila Bianca dos Reis - Integrante / Felipe Bruno Fernandes - Integrante / Gicele Sucupira Fernandes - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Cooperação.
2010 - 2012
Papo Sério - Iniciação Científica no Ensino Médio
Descrição: O Papo Sério - Iniciação Científica no Ensino Médio é um sub-Projeto Papo Sério do NIGS, vinculado ao Laboratório de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Este projeto objetiva oportunizar a formação de jovens cientistas e pesquisadores de excelência, a partir de Ensino Médio, aproximando estudantes da realidade acadêmica, de espaços de pesquisa e ensino para além da escola, antes de seu ingresso formal na universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Um olhar de gênero sobre a Historia e a Transmissão da Antropologia em diferentes países do mundo - Antropologia da América Latina
Descrição: Este projeto visa estudar as Antropologias Contemporâneas mundiais sob a ótica dos estudos de gênero. O projeto, de cunho etnográfico, busca estudar a constituição e a organização institucional, política e acadêmica e sobre os principais sistemas de formação antropológica de diferentes antropologias nacionais em suas articulações com redes, associações e instituições internacionais. Tem como eixo analítico a reflexão de como questões de gênero estão presentes neste universo científico, ou seja, como a produção de conhecimento é situada e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo científico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2011
Papo Sério - Discussões sobre Gênero, Homofobia e Prevenção com jovens do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina
Descrição: Projeto de Extensão Universitária e pesquisa que visa a realização de oficinas em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da Grande Florianópolis. Tem como objetivo problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunos e alunas de escolas públicas de Florianópolis. O projeto está centrado em oficinas temáticas, em torno de questões de gênero e sexualidade, elaboradas a partir dos eixos de pesquisas realizadas no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS). Em sua primeira edição (agosto-dezembro 2007) estudantes de escolas publicas participaram como ouvintes do Seminário Nacional Homofobia, Identidades e Cidadania LGBT e foram realizados 3 ciclos de quatro oficinas em escolas localizadas na região da UFSC. Em sua segunda edição (abril-dezembro 2009), foram realizadas ciclos de três oficinas em 4 escolas da Grande Florianópolis, atingindo aproximadamente 400 estudantes da rede publica de ensino e realizado o I Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia na Escola. Participam do Projeto Papo Sério doutorand@s, mestrando@s e estudantes de graduação da UFSC. Em sua terceira edição (janeiro a dezembro 2010), o Projeto Papo Sério prevê realização da II Edição do Concurso de Cartazes e a continuidade das atividades de oficinas em um numero maior de escolas da Grande Florianópolis. O projeto tem permitido não apenas a formação continuada de estudantes, como de educadoras, em temáticas ligadas à diversidade sexual e na luta contra preconceitos, assim como ter sido campo de desenvolvimento de pesquisas sobre as tematicas do amor, da sexualidade e da violências.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Galáxia (São Paulo. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de Gênero.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
2o lugar categoria Técnico área de Saúde e Meio Ambiente na V EXPOETE - Projeto "Captação de água pluvial", ETE Pedro Ferreira Alves - Centro Paula Souza.
2004
1o lugar categoria Ensino Médio na IV EXPOETE - Projeto "Inclusão Social", ETE Pedro Ferreira Alves - Centro Paula Souza.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AVEIRO, Giovanna L. R. T.2014AVEIRO, Giovanna L. R. T.. Ambição domesticada. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 261-264, 2014.

2.
AVEIRO, Giovanna L. R. T.2013AVEIRO, Giovanna L. R. T.. TPM os modos de morar na Zona Oeste. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Cd-Rom), v. I, p. 16, 2013.

3.
MARIANO, R.2012MARIANO, R. ; COSTA, P. R. S. M. ; TRIÑANES, Giovanna L. R. ; GROSSI, M. P. . O caso Geisy Arruda: representações midiáticas brasileiras sobre violência contra mulheres. Bagoas : Revista de Estudos Gays, v. 6, p. 123-146, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PRADO, J. L. A. ; AVEIRO, Giovanna. . Do par condominial perfeito à des-ligação: a mulher e seu par nas revistas Nova e TPM. In: FILHO, João Freire; PINTO COELHO, Maria das Graças. (Org.). Jornalismo, cultura e sociedade: visões do Brasil contemporâneo. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2014, v. , p. 148-173.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORBA, Julian. ; NETTO, Victor. ; TRIÑANES, Giovanna L. R. . Gafes inflamáveis dos militares - História de Santa Catarina. A Notícia, Joinville, 26 nov. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AVEIRO, Giovanna L. R. T.. Leituras da revista TPM: dados parciais de um estudo com mulheres em São Paulo. In: II Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção, 2014, Santa Maria. Anais, 2014. p. 389-397.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Um olhar de gênero sobre a história e a transmissão da antropologia brasileira contemporânea. In: XIX Jornadas de jóvenes investigadores, 2011, Ciudad del este. XIX Jornadas de jóvenes investigadores AUGM: Ciencia en el bicentenario de los pueblos latinoameticanos. Ciudade del Este: Ediciones UNE, 2011. p. 356-356.

Apresentações de Trabalho
1.
AVEIRO, Giovanna L. R. T.. Leituras da revista TPM: dados parciais de um estudo com mulheres em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PRADO, J. L. A. ; AVEIRO, Giovanna L. R. T. . Do par condominial perfeito a um gozo Outro: a mulher e seu homem nas revistas Nova e Tpm. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Onde fica a antropologia na disciplina de Sociologia no Ensino Médio?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. TPM e os modos de morar na Zona Oeste. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Ciências Sociais no ensino de Sociologia na escola básica: o caso da Antropologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Um olhar de gênero sobre a história e a transmissão da antropologia brasileira contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Onde fica a Antropologia no ensino de Sociologia no Ensino Médio?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, G. F. ; TRIÑANES, Giovanna L. R. ; GROSSI, M. P. . Estudos sobre violência na UFSC - o trabalho do NIGS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; WELTER, Tânia ; GROSSI, M. P. . Mediação - Rituais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Relatoria da 1a Conferência Municipal LGBTTT de Florianópolis. Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBTTT. Por uma Florianópolis Sem Homofobia.. 2011.

2.
SCHWADE, E. ; MAGRINI, P. R. ; TRIÑANES, Giovanna L. R. . Pesquisa de campo - Gênero e assentamentos rurais em contextos de globalização cultural. 2011.

3.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Monitoria do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9. 2010.

4.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; NETTO, Victor. . Relatório de Estágio: Escola Henrique Stodieck. 2010.

5.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Monitoria do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8. 2008.

6.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Monitoria do Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina. 2008.

7.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; WELTER, Tânia ; SANTOS, G. F. ; REIS, C. B. ; PORTO, Rozeli Maria ; OLIVEIRA, R. ; GROSSI, M. P. ; FERREIRA, V. K. ; FERNANDES, Gicele Sucupira ; FERNANDES, F. B. M. F. . Aplicação de questionário. Seminário Ensino Religioso, gênero e sexualidade em Santa Catarina.. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; BORBA, Julian. . Estúdio 36. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; GROSSI, M. P. ; OLIVEIRA, R. ; GODINHO, J. M. . Oficina 'Gênero e Sexualidades'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; GROSSI, M. P. ; OLIVEIRA, R. ; GODINHO, J. M. . Oficina 'Gênero e Sexualidades'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GROSSI, M. P. ; TRIÑANES, Giovanna L. R. ; GODINHO, J. M. ; OLIVEIRA, R. . Oficina 'Gênero e Sexualidades'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TRIÑANES, Giovanna L. R.. Relatório de pesquisa de Iniciação Científica. 2011. (Relatório de pesquisa).

5.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; OLIVEIRA, R. ; FERREIRA, V. K. . Oficina 'Violência na escola'. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção: perspectivas teórico-metodológicas para o estudo da recepção.Leituras da revista TPM: dados parciais de um estudo com mulheres em São Paulo. 2014. (Outra).

2.
28a Reunião Brasileira de Antropologia. 2012. (Congresso).

3.
2 Encontro sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica.Ciências Sociais no ensino de Sociologia na escola básica: o caso da Antropologia. 2011. (Encontro).

4.
Grupo de Estudos: rituais de passagem.Rituais. 2011. (Oficina).

5.
IX Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM): Culturas, encontros e desigualdades. 2011. (Congresso).

6.
XIX Jornadas de Jóvenes Investigadores.Um olhar de gênero sobre a história e a transmissão da antropologia brasileira: a trajetória de Manuela Carneiro da Cunha. 2011. (Encontro).

7.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Mudanças, permanências e desafios sociológicos. 2011. (Congresso).

8.
A paixão genealógica à luz das novas formas de parentesco: paradoxo verdadeiro ou falso?. 2010. (Outra).

9.
Conversa com a pesquisadora Sylvie Sagnes. 2010. (Outra).

10.
Diálogos Transversais em Antropologia - "Antropólogas no século XX: uma história invisível?". Palestra ministrada pela Dra. Miriam Pillar Grossi (PPGAS/UFSC). 2010. (Outra).

11.
Exibição e Debate do FIlme "O Preço de Uma Escolha" (EUA/1996). 2010. (Encontro).

12.
Futebol: Espetáculo e Corporalidade. 2010. (Simpósio).

13.
II Concurso de Cartazes sobre Lesbofobia, Homofobia e Transfobia na Escola. 2010. (Encontro).

14.
II Jornadas Antropológicas. 2010. (Simpósio).

15.
Jornadas NIGS: A obra de Miguel Vale de Almeida. 2010. (Seminário).

16.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. 2010. (Seminário).

17.
Seminário Nacional: A mulher e a mídia 7. A mídia e as mulheres no poder. Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

18.
XII Jornada de Ciências Sociais: O lugar da Cultura e o papel da Antropologia. Um balanço da contribuição de Manuela Carneiro da Cunha. UNESP/Marília. 2010. (Congresso).

19.
Colóquio Internacional Gênero, Feminismo e Diaduras no Conesul. 2009. (Congresso).

20.
VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM). Diversidad y poder en América Latina. Buenos Aires. 2009. (Congresso).

21.
Palestra: "Los Sexos de la Ciencia y la Tecnologia". Ministrante: Profs. Dra. Eulalia Perez Sedeño (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid). 2008. (Outra).

22.
Seminário Ensino Religioso, Gênero e Sexualidade em Santa Catarina. 2008. (Seminário).

23.
IV Semana de Ciências Sociais. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GROSSI, M. P. ; AVILA, Simone ; OLIVEIRA, R. ; BOSCATTI, Ana P. ; TRIÑANES, Giovanna L. R. ; SOUZA, K. L. ; SANTOS, G. F. ; FERREIRA, V. K. ; MARIANO, R. ; FERNANDES, F. B. M. F. ; WELTER, Tânia . III Concurso de Cartazes sobre Transfobia, lesbofobia e homofobia. 2011. (Concurso).

2.
TRIÑANES, Giovanna L. R.; NETTO, Victor. ; BORBA, Julian. ; GOES, L. ; COAN, Isadora. . Novembrada 30 anos. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:14:18