Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior

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  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica. Foi docente na Universidad de la República - UdelaR e atualmente é professor na Universidade Federal do Rio Grande atuando como docente no PPGECE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior
Nome em citações bibliográficas
BALTAZAR, R.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Sobre Derivações Simples em k-Álgebras Noetherianas e Simplicidade, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ivan Edgardo Pan Perez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra / Especialidade: Geometria Algébrica.
2009 - 2011
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Lema de Seidenberg para Computar Geradores de um Radical,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Luisa Rodriguez Doering.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2008
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/2017 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica
05/2015 - 3/2017
Ensino, PROFMAT | Mestrado Profissional em Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aritmética, Matemática Discreta e Combinatória.

Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ordens de Hopf e Teoria de Valorizações
Descrição: Esta proposta se caracteriza como pesquisa científica. Álgebras de Hopf apareceram primeiramente em um artigo de Heinz Hopf sobre topologia algébrica, em 1941. Uma teoria geral a respeito foi desenvolvida por Sweelder, em 1969. Álgebras de Hopf aparecem em várias áreas da matemática (por exemplo, na teoria de grupos algébricos, teoria de números, teoria de Lie, teoria de Galois) bem como em outras áreas da ciência (como por exemplo ciência da computação e física). No caso particular da teoria de representações de grupos finitos, ordens de Hopf em uma álgebra de grupo podem ser usadas para obter informações sobre as representações do grupo. Em um artigo de 1976, Larson descreve uma classe de tais ordens e usa as propriedades destas ordens para obter um limite no grau das representações absolutamente irredutíveis do grupo. A principal ferramenta utilizada por Larson é o conceito de valorização de grupo, introduzida por Zassenhaus. Uma das questões mais importantes a esse respeito é quanto a classificação de ordens de Hopf em uma dada álgebra de grupo. Mais especificamente Problema 1: Sejam p um número primo e n um inteiro positivo. Suponha que K é uma extensão finita do corpo dos racionais p-ádicos e que G = C_p^n é o grupo cíclico cuja ordem é a n-ésima potência de p. Dar a classificação de todas as ordens de Hopf em KG. A classificação de tais ordens é completa nos casos n=1,2. Para n=3 algumas construções são conhecidas, mas uma classificação completa nesse caso ainda é desconhecida, bem como para n>3. Vários outras questões interessantes a respeito disso podem ser encontradas em [1]. Por exemplo Problema 2: Sejam K, G, p e n como no Problema 1. Tem sido conjecturado que toda ordem de Hopf em KG pode ser determinada por n parâmetros de valorização e n(n-1)/2 parâmetros unitários. Determinar se esta conjectura é verdadeira ou não. Como no caso do Problema 1, se sabe apenas que a conjectura é verdadeira para n=1,2. Para n=3, nenhuma ordem de Hopf em KG que requer mais que 6 parâmetros tem sido construída. Conforme dito acima, Larson descreve uma classe de ordens de Hopf em KG (conhecidas também como ordens de Larson) utilizando certas valorizações de grupo. Mais precisamente, as ordens de Larson são as ordens de Hopf em KG que são determinadas por valorizações de grupo ordem-limitadas e p-ádicas. Em vista disso, seria interessante determinar o seguinte. Problema 3: Suponha que K = Q(z), onde Q é o corpo dos racionais e z é uma p^n-ésima raiz primitiva da unidade. Determinar o número de valorizações de grupo ordem-limitadas e p-ádicas em C_p^n (grupo cíclico cuja ordem é a n-ésima potência de p). Ou mais geralmente, determinar o número de valorizações de grupo ordem-limitadas e p-ádicas em um p-grupo de ordem p^n. Mais geralmente, a teoria de ordens e de ordens maximais sobre domínios de Dedekind é um importante ingrediente no estudo de propriedades aritméticas de álgebras, em particular álgebras centrais simples sobre corpos. Como todo domínio de Dedekind é localmente um domínio de valorização discreta, é natural utilizar a teoria de valorização na busca de uma melhor compreensão sobre o assunto. Conforme mencionado acima, Larson utiliza o conceito de valorização de grupo para descrever uma classe de tais ordens em uma álgebra de grupo. Devido a natureza multiplicativa de tal teoria, esta necessita de modificação para ser usada em álgebras de Hopf em geral. Recentemente Aly e Van Oystaeyen apresentaram uma idéia de tal modificação obtendo a partir daí ordens de Hopf em álgebras de Hopf em geral. Em nosso estudo estaremos interessados em explorar questões a respeito da relação entre a teoria de valorizações e ordens de Hopf sobre domínios de Dedekind, com ênfase especial nos problemas destacados acima..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Derivações Simples e Localmente Nilpotentes
Descrição: Um trabalho em conjunto para discutir aspectos de Derivações Simples e Localmente Nilpotentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Aplicações Birracionais e Resolução de Singularidades de uma Curva
Descrição: O objetivo é a compreensão do método de Resolução de Singularidades de uma Curva com uma abordagem mais geométrica. Para isso, propomos a utilização do software livre SURFER da organização Imaginary. Com isso, buscamos incentivar a pesquisa em Matemática, algo até então inédito nesse campus, e obter um contato com as tecnologias entre os alunos da FURG-Sap..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior - Coordenador / Bruno Garcia - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - Atual
MathAmSud GR2Hopf, Grading groups and Hopf algebras
Descrição: Projeto financiado pelos governos de França, Argentina, Brasil e Uruguai através de diferentes agências de fomento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Geometria Algébrica e Teoria de Invariantes
Descrição: Descripción de la línea de trabajo Los problemas de folicaciones algebraicas (en la línea de trabajo en geometría birracional) están relacionados con el estudio de las derivaciones en $\Bbbk$-álgebras. En efecto, una derivación de una $k$-álgebra $R$, donde $k$ es un cuerpo de característica 0, es la contrapartida algebraica de un campo vectorial en una variedad lisa $X$, en el caso que $R$ sea el anillo de coordenadas de $X$. Esto permite generalizar el concepto de foliación en el caso de variedades singulares y/o de cuerpos arbitrarios. Desde 2010 R. Baltazar trabaja en su tesis de doctorado bajo la dirección de I. Pan, en estos temas. Se trata de estudiar derivaciones de una $k$-álgebra Notheriana y, en particular, analizar, por un lado, el problema de la simplicidad de tales derivaciones; por otro lado la acción del grupo de automorfismos del anillo de polinomios a dos variables, sobre su conjunto de derivaciones, determinando la isotropía en el caso de derivaciones simples. Es un problema complejo, del cual Baltazar ha obtenido resultados parciales interesantes, por ejemplo para las derivaciones llamadas de Shansuddin, donde la isotropía es trivial. Se pretende continuar estudiando este tema en (por lo menos) tres direcciones: análisis de la isotropía de una derivación simple arbitraria, estudio del comportamiento de derivaciones vía extensiones finitas, con el objetivo de obtener ejemplos de derivaciones simples (muy pocos ejemplos se conocen) en anillos que no sean de polinomios, y estudio de la isotropia en el caso de dimension 3..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
INCENTIVANDO POTENCIAIS EM MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO
Descrição: Pensar atividades e ações que que possibilitem um encantamento pela Matemática entre os estudantes do Ensino Básico é o cerne deste projeto de extensão. O mesmo está entrelaçado com o projeto de pesquisa intitulado ?Práticas matemáticas e formação continuada de professores? (Projeto nº 344675/2013), que visa, dentre algumas de suas ações, criar um espaço de incentivo e desenvolvimento de possíveis potenciais em matemática. Assim, o objetivo geral desta ação é desenvolver atividades e recursos didáticos-pedagógicos que desenvolvam e aprofundem conceitos matemáticos e, ao mesmo tempo, incentivem nas novas gerações um gosto pela matemática. Da mesma forma, este projeto visa oportunizar aos licenciandos em Ciências Exatas, um aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas, atualizando-os em relação as mais novas tendências de pesquisa e ensino de Matemática do Ensino Básico.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Feira das Profissões Itinerantes 2014
Descrição: O projeto tem como objetivo divulgar os cursos de graduação oferecidos pela FURG para à comunidade de Santo Antônio da Patrulha e região, proporcionando aos possíveis futuros alunos uma aproximação à realidade da vida acadêmica e às características específicas dos cursos e respectivas profissões..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Estação FURG: O caminho para a Universidade
Descrição: O Projeto Estação FURG: o caminho para a universidade' nasce da vontade de professores dos Cursos de Graduação em Ciências Exatas, Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias de estreitar laços entre alunos dos Ensinos Médio e Técnico das escolas da região de Santo Antônio da Patrulha à universidade, incentivando a socialização da comunidade com a vida acadêmica. Para tanto, serão convidadas escolas dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Gravataí, Osório e Taquara, para uma experiência de vida no Campus FURG-SAP, por meio de atividades prático-pedagógicas e culturais. Bem como, para a divulgação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão produzidos pela Universidade. Seus objetivos são: democratizar o Ensino Superior e divulgar o campus e os cursos oferecidos pela FURG no Campus de Santo Antônio da Patrulha, possibilitando aos alunos do Ensino Médio e do Ensino Técnico da região vislumbrar novas/outras possibilidades para o seu futuro acadêmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2014 - 2015
Geometria Algébrica Interativa
Descrição: Geometria Algébrica Interativa- POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, EDITAL 01/2014 - PROPESP/PROEXC.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2015 - Atual
Projeto Jornal Soluções Matemáticas
Descrição: Muitos estudantes, principalmente quando iniciam uma graduação na área de ciências exatas, apresentam dificuldades em resolver problemas matemáticos. O objetivo deste projeto é complementar as bibliografias usualmente utilizadas em disciplinas de Matemática de cursos universitários, no que diz respeito a ilustrações e exemplos de soluções de problemas. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto é divulgar em um jornal, de circulação periódica trimestral, soluções não exploradas ou pouco exploradas contidas em livros didáticos que abordam estes assuntos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior - Coordenador / João Alberto da Silva - Integrante / Juliana Sartori Ziebell - Integrante / Cristiano Rodriguez Garibotti - Integrante / Alessandro da Silva Saadi - Integrante / Karin Ritter Jelinek - Integrante / Jorge Mauro da Silva Junior - Integrante / Matheus Venturella - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Pré-Cálculo
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: REMAT: REVISTA ELETRÔNICA DA MATEMÁTICA


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: American Mathematical Society. Notices


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Álgebra Comutativa.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Geometria Algébrica.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
P.Lima da SIlva2018P.Lima da SIlva ; BALTAZAR, R. ; VENTURELLA, M. . O Problema do Sofá Ilustrado no GeoGebra. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO), v. 57, p. 46-58, 2018.

2.
BALTAZAR, R.2018BALTAZAR, R.; PEREIRA, L. . O estudo de Grafos: uma proposta investigativa. Educação Matemática Pesquisa, v. v. 20, p. 334-348, 2018.

3.
BALTAZAR, R.2016BALTAZAR, R.. On simple Shamsuddin derivations in two variables. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 88, p. 2031-2038, 2016.

4.
BALTAZAR, R.2015BALTAZAR, R.; PAN, I. . On solutions for derivations of a Noetherian k-algebra and local simplicity. Communications in Algebra, v. 43, p. 2739-2747, 2015.

5.
BALTAZAR, R.2013BALTAZAR, R.. Simplicity and Commutative Bases of Derivations in Polynomial and Power Series Rings. ISRN Algebra, v. 2013, p. 1-4, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
P.Lima da SIlva ; BALTAZAR, R. . ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. Anais da XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BALTAZAR, R.; P.Lima da SIlva ; VENTURELLA, M. ; R. Hessler ; RODRIGUES, G. ; SILVA, L. . Conway's Game of Life: utilizando o Golly.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BALTAZAR, R.. ISOTROPY SHAMSUDDIN DERIVATIONS AND DYNAMICAL DEGREE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BALTAZAR, R.. Soluções para Derivações de uma k-álgebra Noetheriana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BALTAZAR, R.. Um pouco de Dinâmica na Álgebra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BALTAZAR, R.. Isotropia da conjugação sobre automorfismos de k[x,y] de uma derivação simples. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BALTAZAR, R.. Derivaciones Simples. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BALTAZAR, R.. Soluções para Derivações de uma k-álgebra Noetheriana e Simplicidade Local. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BALTAZAR, R.. Algoritmo de Matsumoto para Computar Geradores do Radical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREZ, V. H. J.; MARCHESI, S.; BALTAZAR, R.. Participação em banca de Luan Medeiros. Ideais diferenciais em álgebras finitamente geradas. 2018. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
ESCUDEIRO, M.; BALTAZAR, R.. Participação em banca de Vinciguerra, Robson Willians. Extensões essenciais cíclicas de modulos simples sobre anéis de operadores diferenciais. 2017. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BALTAZAR, R.; FARIAS, D. M.; ANDREIS, G. S. L.. Participação em banca de Lucas Pinto Dutra.Teorema de Rouché e Aplicações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BALTAZAR, R.; FARIAS, D. M.; MULLER, N. M.. Participação em banca de Érick Scopel.Caracterização Geométrica de Operadores Lineares de R^2 e R^3. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BALTAZAR, R.; SANTOS, M. G.; HACKMANN, C. L.. Banca de Concurso para Professor Adjunto. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
BALTAZAR, R.; SILVA, R. S.; JELINEK, K.. Banca para professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS. 2017.

3.
MURAKAMI, L. S. I.; VILLANUEVA, D. A. Z.; BALTAZAR, R.. Banca Concurso para Professor do Departamento de Matemática. 2014. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
BALTAZAR, R.. Comissão Avaliadora da VII MOSTRA DE CIÊNCIAS E DO CONHECIMENTO, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Furg no dia 22 de outubro de 2015.. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Jornada Nacional de Educação Matemática. ENTRE AS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. 2018. (Congresso).

2.
X Jornada de Álgebra. Derivações Homogêneas em Anéis Polinomiais: uma interpretação geométrica para Polinômios de Darboux. 2018. (Congresso).

3.
IV Colóquio de Matemática da Região Sul.Derivations and Simplicity. 2017. (Seminário).

4.
24 Escola de Álgebra. Derivations and Dynamical Degree. 2016. (Congresso).

5.
II Latin American School of Algebraic Geometry and Applications. 2015. (Congresso).

6.
Liberdade em Geometria Algébrica-LEGAL. Soluções para Derivações de uma k-álgebra Noetheriana. 2014. (Congresso).

7.
VI Jornada de Álgebra. Um pouco de Dinâmica na Álgebra. 2014. (Congresso).

8.
4to Coloquio Uruguayo de Matemática. 2013. (Congresso).

9.
V Jornada de Algebra.Isotropia da conjugação sobre automorfismos de k[x,y] de uma derivação simples. 2013. (Encontro).

10.
XXIII Encuentro Rioplatense de Álgebra y Geometría. 2013. (Encontro).

11.
IV Jornada de Álgebra.Soluções para Derivações de uma k-álgebra Noetheriana e Simplicidade Local. 2012. (Encontro).

12.
VI Encuentro Nacional de Álgebra. 2012. (Encontro).

13.
XXI Encuentro Rioplatense de Algebra y Geometría Algebráica. 2011. (Encontro).

14.
II Jornada de Álgebra.Algoritmo de Matsumoto para Computar Geradores do Radical. 2010. (Encontro).

15.
I Jornada de Álgebra. 2009. (Encontro).

16.
PASI: Commutative Algebra and its Connections to Geometry. 2009. (Congresso).

17.
Participação da Conferência em Teoria de Anéis. 2008. (Congresso).

18.
XX Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Divisão nos anéis de polinômios com finitas variáveis e bases de Groebner.. 2008. (Outra).

19.
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática.Curso à distância e presencial, promovido pelo IMPA. 2007. (Encontro).

20.
Seminário Sobre Ensino-Aprendizagem de Funções.Definições de Função nas Disciplinas de Cálculo. 2007. (Seminário).

21.
Seminário sobre os Inteiros que são Soma de Dois Quadrados.Inteiros que são Soma de Dois Quadrados. 2007. (Seminário).

22.
Método de Elementos Finitos de Galerkin Descontínuo para Equações Elípticas. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BALTAZAR, R.; P.Lima da SIlva . III Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas e I Jornada de Pesquisa em Ensino de Ciências Exatas. 2018. (Congresso).

2.
IGNACIO, P. ; JELINEK, K. R. ; BALTAZAR, R. . I Seminário Saberes e Experiências da Ação Docente: Perfil, formação e trajetórias.. 2015. (Outro).

3.
BALTAZAR, R.. I Semana Acadêmica do curso de Ciências Exatas. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Robson Hessler. Teoria Axiomática dos Conjuntos. Início: 2016 - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

2.
Gabriel Rodrigues. Introdução a Álgebra. Início: 2016 - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

3.
Bruno Garcia. Aplicações Birracionais e Resolução de Singularidades de uma Curva. Início: 2015 - Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Matheus Venturella. Projeto Jornal Soluções Matemáticas. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Antonio Sidney Diniz Franco. O Ensino Híbrido usando o Portal da Matemática e Projetos de trabalhos práticos. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFMAT | Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luana Guimarães. Uma proposta de ensino do conteúdo de combinatória no Ensino Fundamental. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

2.
Leonardo Pires. Uma atividade interativa para sistemas lineares com a utilização do software GeoGebra. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

3.
Sabrina Rodrigues. Plickers: Ferramenta opcional de avaliação, para o professor de Matemática, que disponibiliza resultados imediatos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

4.
Letícia Pereira. O estudo de Grafos: uma proposta investigativa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

5.
Isabel Rosa. A função polinomial de 2º Grau e algumas possibilidades de trabalho em sala de aula\. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jorge Mauro. UTILIZANDO EXPERIMENTOS FÍSICOS ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BALTAZAR, R.; P.Lima da SIlva ; VENTURELLA, M. ; R. Hessler ; RODRIGUES, G. ; SILVA, L. . Conway's Game of Life: utilizando o Golly.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).




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