Ricardo Menezes Santos

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Possui Licenciatura (2003), Bacharelado (2008), Mestrado (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da mesma instituição - PPGEO/UFS. Especialista em Educação e Gestão pela Associação de de Ensino e Cultura Pio Décimo (2007). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamento Territoriais - GPECT/UFS/CNPq. Atualmente é professor da Rede Pública de Ensino no estado de Sergipe. Coordenou o Serviço de Ensino Médio da Diretoria Regional de Educação 08 - DRE08 no biênio 2016/2017. Tem experiência na área de Geografia e Educação, com ênfase nos seguintes temas: Geografia Agrária, Soberania Alimentar, Ensino de Geografia e Livro Didático. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Menezes Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Ricardo M.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado da Educação, Colégio Estadual João Batista Nascimento.
Av. A-27, S/N, Conjunto Marcos Freire II
Taiçoca
49160-000 - Nossa Senhora do Socorro, SE - Brasil
Telefone: (79) 32568790


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: As Anomias do Movimento Contraditório da Autonomia e da Soberania Alimentar nos Ajustes Geográficos na Produção Capitalista do Espaço,
Orientador: Alexandrina Luz Conceição.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: SE PLANTA E COLHE ALIMENTOS NESTE SERTÃO: resistência e permanência da autonomia camponesa e as ações do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) nas contradições do projeto de soberania alimentar,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profª. Drª. Alexandrina Luz Conceição.
Palavras-chave: Unidade de Produção Familiar Camponesa; Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA; Soberania Alimentar; Território Camponês.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.
2006 - 2007
Especialização em Educação e Gestão. (Carga Horária: 444h).
Faculdade Pio Décimo - Campus I, AECPD, Brasil.
Título: Escola, Sociedade e Gestão: Uma Leitura da Proposta do PROGESTÃO.
Orientador: Prof. Msc Sonia Maria de Azevedo Viana.
2004 - 2008
Graduação em Geografia Bacharelado.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: A Questão Agrária: Uma Análise a Partir das Políticas de Governo para Educação e da Realidade nas Escolas em Sergipe.
Orientador: Profª. Drª. Alexandrina Luz Conceição.
2000 - 2003
Graduação em Geografia - Licenciatura.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Seminário de Práticas de Ensino em Geografia. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2013 - 2013
Colóquio de Formação Profissional em Geografia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2011 - 2011
O Uso de Fontes Históricas na Pesquisa Geográfica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe - Núcleo de Pós Graduação em Geografia, UFS/NPGEO/GPECT, Brasil.
2010 - 2010
IV Curso de Introdução à Tutoria. (Carga horária: 40h).
Centro de Educação Superior à Distância, CESAD/UFS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em ROSA LUXEMBURGO: a vida, a obra e o pensamento.. (Carga horária: 20h).
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe, SINTESE, Brasil.
2006 - 2007
Programa de Capacitação à Distância para Gestores. (Carga horária: 278h).
Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Do Curso de Avaliação e Relações Interpessoais. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos Especializados de Sergipe Ltda, CEESE, Brasil.
2006 - 2006
Educação Patrimonial. (Carga horária: 34h).
Centro de Estudos Especializados de Sergipe, CEESE, Brasil.
2006 - 2006
Simpósio Sobre Ensino de Geografia. (Carga horária: 30h).
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Aracaju, AGB, Brasil.
2004 - 2004
Seminário de Formadores II - Educação Ambiental. (Carga horária: 40h).
Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2003 - 2003
Política e Gestão da Bio(sócio)diversidade no Bras. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2003 - 2003
Monitoria do IX EREG. (Carga horária: 250h).
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Aracaju, AGB, Brasil.
2002 - 2002
Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2001 - 2001
A Pré-História Sergipana. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, FAPITEC/SE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador


Secetaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, SEMAIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Curricular obrigatório para obtenção do grau de bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe

Atividades

12/2007 - 03/2008
Serviços técnicos especializados , SEMAIMA, .

Serviço realizado
Elaboração de Proposta de Regimento para o Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Município de nossa Senhora do Socorro-Se.

Rede Particular de Ensino - Colégio São Lucas, CSL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Funcionário-Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 23
Outras informações
Professor de Educação Básica no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Disciplina Ministrada: Geografia

Atividades

03/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
01/2007 - 12/2007
Direção e administração, Colégio São Lucas, .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica.

Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista de Nível Superior, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da Disciplina Geografia Agrária; Metodologia do Ensino de Geografia; Laboratório de Ensino em Geografia

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista de Nível Superior, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor da disciplina Geografia da População

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado em parceria com REASE - Rede de Educação Ambiental de Sergipe


Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Pedagógico, Carga horária: 40
Outras informações
Diretoria Regional de Educação 08 - DRE08 Coordenação do Serviço de Ensino Médio

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público-Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Professor de Educação Básica nos níveis fundamental e médio Disciplinas ministradas: Geografia e Cultura Sergipana

Atividades

06/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia e Cultura Sergipana

Secretaria de Estado da Educação, Desporto e Lazer, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Contrato de Trabalho, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina ministrada: Geografia



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
ESTUDO E/OU TRABALHO: Realidade e Perspectivas de Jovens da Terceira Série do Ensino Médio em Escolas de Periferia Urbana
Descrição: Nosso propósito nesta pesquisa é refletir sobre como o processo de precarização do trabalho sob a égide do capital incide sobre a estruturação de vida, estudo e trabalho de alunos da terceira série do Ensino Médio configurando sua realidade e perspectivas de futuro. Essa proposta de pesquisa pretende desenvolver no aluno, o despertar para a ciência a partir do aprofundamento do seu senso crítico em relação ao conhecimento de como a partir da expansão do capital, gera-se a desigualdade espacial e como resultado os rebatimentos são perceptíveis na esfera social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
CAMPO E CIDADE: a concepção de alunos de escolas urbanas sobre Segurança e Soberania Alimentar
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a concepção de alunos de escolas públicas de Ensino Médio em localidade urbana sobre questões do campo como produção de alimentos, Soberania e Segurança alimentar que tem forte rebatimento na reprodução da vida nas cidades. Essa proposta de pesquisa pretende desenvolver no aluno, o despertar para a ciência a partir do aprofundamento do seu senso crítico em relação ao conhecimento de como se produz o espaço geográfico com a espacialização do capital, espaços de acumulação e de miséria que são visualizados no campo com a Questão Agrária e que tem rebatimentos sobre a cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
ESTUDO e TRABALHO: Uma Leitura da Realidade de Jovens do Ensino Médio em Idade Escolar na Região Metropolitana de Aracaju
Descrição: O trabalho deve ser entendido como satisfação das necessidades humanas, como mediação no processo de reprodução da vida. Contudo, na sociedade do capital é desestruturado, para atender aos seus mecanismos, grande parte dos jovens que frequentam a escola pública, tem que aliar trabalho e estudo para garantir a sobrevivência, apresentando-se na esfera social brasileira como realidades que estão interligadas. A adolescência, nesse viés, não é simplesmente uma fase de preparação para a vida adulta, mas sim, um período de inserção no mercado de trabalho, devido às condições de pobreza de muitos jovens e adolescentes que estão no Ensino Médio, fato que compromete suas possibilidades de vivência e futuro. Buscar-se-á nessa pesquisa refletir sobre as condições de vida e trabalho do estudante do Ensino Médio em idade escolar, observando como a precarização do trabalho, a partir da reestruturação produtiva no processo de reprodução do capital, promove a formatação da desigualdade social, possibilitando a inserção de adolescentes precocemente no mundo do trabalho, para salvaguardar a sua sobrevivência e de sua família. Para garantir uma análise mais consistente pretende-se espacializar esta temática pelas escolas estaduais de Ensino Médio da região metropolitana mais próxima de Aracaju, constituída pelos municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, inseridas na Diretoria Regional de Educação 08. O arcabouço teórico dessa pesquisa sustenta-se na produção intelectual de estudiosos que, em sua maioria, estabelecem sua compreensão de mundo, a partir do materialismo histórico e dialético. Esse estudo tem a perspectiva de contribuir com a construção do conhecimento a partir da Geografia. Intenta-se o entendimento da (re)produção do espaço e suas contradições, sob a égide do capital, a partir da reestruturação produtiva do capital e seus rebatimentos sobre o mundo do trabalho que, promove um processo social desigual e que reflete diretamente na juventude..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF e a Sujeição da Renda da Terra em Riachão do Dantas - SE
Descrição: Projeto de Iniciação Científica cujo o objetivo geral é refletir sobre as novas configurações do espaço agrário sergipano tendo como pressuposto teórico o processo de sujeição da renda da terra através da política de fortalecimento da agricultura familiar - PRONAF, em Riachão do Dantas SE...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Produção Camponesa, Agrotóxico, Segurança/Soberania/Autonomia Alimentar: uma leitura da relação campo-cidade a partir da escola DA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE A PARTIR DA ESCOLA
Descrição: A financeirização da economia inserida no bojo da reprodução ampliada do capital estruturou diversificadas formas de extração da riqueza, o que significou uma reorientação para a garantia da acumulação do lucro em larga escala. No campo, as ?engrenagens? vigentes oportunizaram a formatação para o atendimento ao mercado, sob a ótica da produtividade com estratégias marcadamente voltadas a aquisição do mais valor, via o modelo do agronegócio, concentrando ainda mais a terra, sob o controle das transnacionais, entre elas, as do setor agroalimentar, resultando na monopolização e territorialização do capital no campo. A produção da agropecuária passou a não estar mais direcionada ao abastecimento da alimentação da população local. De forma escancarada transformou-se radicalmente em uma produção de mercadorias, com monopólios definidos, para o mercado mundial, dando origem às comoditties agrícolas, inscritas na comercialização das bolsas de valores. A imposição do agronegócio, demonstrou a (ir) racionalidade da submissão da produção de alimentos às demandas controladas pelo mercado, com o uso expressivo de consumo de agrotóxicos. Considerando tal problemática buscaremos desenvolver nossa pesquisa, atentando para a compreensão de quais formas se traveste a relação que envolve Capital-Estado-Trabalho e suas interfaces no campo, e, como em seu processo de proposta de desenvolvimento, se reproduz promovendo a formação de espaços desiguais. Desse modo, buscar-se-á nessa pesquisa refletir sobre as implicações do desenvolvimento econômico, com o discurso do favorecimento ao mercado, diante do uso intenso do agrotóxico e seus rebatimentos sobre a sociedade, verificando as formas em que a unidade camponesa de produção constitui para uma produção de alimentos agroecológica, garantindo a Segurança e a Soberania Alimentar do campo e da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas
Descrição: A produção capitalista tem marcado de forma diferenciada o espaço geográfico objetivando a acumulação do mais-valor. De formas primitivas à complexas formas de apropriação do mais-valor, em sua forma absoluta ou relativa através da super-exploração da força de trabalho. Assim, torna-se relevante entender como o capital produz o espaço. Espacializando-se em todos os recantos o capital imprime marcas na paisagem na medida em que busca a realização do lucro. No campo o capital busca sua valorização através da sujeição da renda da terra dos camponeses, que mesmo sem o assalariamento contribuem ao acúmulo da riqueza. É por esse viés que buscaremos desenvolver nossa pesquisa. Entendendo quais as formas que o tripé Capital-Estado-Trabalho, em sua relação tridialética se auto-produzem e auto-desenvolvem produzindo espaços a partir de interesses antagônicos: Camponeses versus Personificações do Capital. Objetivo: Analisar a sujeição da renda da terra pelo capital no sistema de produção do fumo em Riachão do Dantas ? SE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Curso de Especialização em Residência Agrária
Descrição: Descrição: Curso de Especialização Lato Sensu destinado a beneficiários do PRONERA OBJETIVO: Desenvolver reflexão, pesquisa, formação e disseminação de práticas agroecológicas, possibilitando a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida das famílias camponesas sergipanas. Comunidade Beneficiada: assentados dos Territórios: SERTÃO OCIDENTAL; SUL SERGIPANO; ALTO SERTÃO; BAIXO SÃO FRANCISCO. Estão inclusas algumas áreas de reforma agrária na zona rural da região da Grande Aracaju. Função: Coordenadora do Eixo: Campo e Desenvolvimento: a questão agrária brasileira E Orientadora de TCC ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ricardo Menezes Santos - Integrante / CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. - Coordenador / José Danilo Santana Silva - Integrante / Manoel Pedro de Oliveira Junior - Integrante / Marleide Maria Santos Sérgio - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Ricardo M.2016 SANTOS, Ricardo M.. A formação do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA: por soberania alimentar, contra a mercadorização do campo no Brasil. Revista NERA (UNESP), v. 31, p. 10-31, 2016.

2.
SANTOS, Ricardo M.2013SANTOS, Ricardo M.. O Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA e a Soberania Alimentar: outra perspectiva para o campo sergipano. Geonordeste (UFS), v. 3, p. 01, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, Ricardo M.. A Soberania Alimentar Como Alternativa às Formas Destrutivas do Capital. In: Alexandrina Luz Conceição e Fabrícia de Oliveira Santos. (Org.). A Natureza Imperialista do Capital e a Falácia do Fim da Crise. 01ed.São Cristóvão: Editora UFS, 2015, v. , p. 357-400.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. D. ; SANTOS, Ricardo M. . Campo e Cidade: Conceitos em Movimentos. In: Encontro Nacional de Geógrafos - ENG, 2018, João Pessoa - PB. Anais - Encontro Nacional de Geógrafos - ENG2018, 2018.

2.
SANTOS, Ricardo M.; LIMA, E. D. . Da Modernização do Campo à Produção Camponesa: uma leitura da soberania alimentar e da relação campo-cidade. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA, 2016, Aracaju. Encontro Nacional de Geografia Agrária - Ajuste Espacial x Soberania (s): A Multiplicidade de Lutas e Estratégias de Reprodução no Campo, 2016.

3.
OLIVEIRA, D. A. S. ; SANTOS, Ricardo M. . As Diferentes Linguagens no Ensino de Geografia: o uso de filmes cinematográficos no processo de construção da aprendizagem no ensino fundamental. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores - 9º Fórum Permanente de Inovação Educacional - ENFOPE, 2015, Aracaju. 8º Encontro Internacional de Formação de Professores - 9º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2015. v. 08. p. 01-10.

4.
SANTOS, Ricardo M.; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . O Ensino Sobre o Campo: do conceito de Sertão à sua concepção nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores - 9º Fórum Permanente de Inovação Educacional - ENFOPE, 2015, Aracaju. 8º Encontro Internacional de Formação de Professores - 9º Fórum Permanente de Inovação Educacional, 2015. v. 8. p. 01-15.

5.
SANTOS, Ricardo M.. Crise de Alimentos e Soberania Alimentar: uma leitura a partir da concepção camponesa em Sergipe. In: III Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - ENGPECT, 2015, São Cristóvão - SE. 9º Fórum e III Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - ENGPECT, 2015. p. 01-10.

6.
SANTOS, Ricardo M.. RESISTÊNCIA DA PRODUÇÃO ALIMENTAR EM SERGIPE. In: II Seminário Sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais I Simpósio Internacional Alimentação e Cultura: aproximando o diálogo entre produção e consumo, 2014, São Cristóvão. II Seminário Sobre Alimentos e Manifestações Culturais Tradicionais I Simpósio Internacional Alimentação e Cultura: aproximando o diálogo entre produção e consumo, 2014.

7.
SANTOS, Ricardo M.. RESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA: o Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA como signo da luta contra a exclusão camponesa. In: VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA - VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS ÁGUAS, 2013, João Pessoa - PB. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA - VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS ÁGUAS. João Pessoa - PB, 2013.

8.
SANTOS, Ricardo M.. NAS TESSITURAS DA REPRODUÇÃO CAMPONESA: AS ESTRATÉGIAS DO MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES - MPA PARA A NEGAÇÃO DO CAPITAL NO CAMPO. In: ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia, 2013, Campinas - SP. ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia - Geografias, Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais. Campinas - SP, 2013.

9.
SANTOS, Ricardo M.. A Unidade de Produção Familiar Camponesa como Território de Resistência à Reprodução do Capital no Campo. In: II ENCONTRO NACIONAL e VII FÓRUM ESTADO, CAPITAL,TRABALHO - A atual geopolítica mundial e a falácia do fim da crise, 2013, São Cristóvão - SE. II ENCONTRO NACIONAL e VII FÓRUM ESTADO, CAPITAL,TRABALHO - A atual geopolítica mundial e a falácia do fim da crise. Aracaju - SE, 2013.

10.
SANTOS, Ricardo M.. Soberania Alimentar e a Produção Camponesa como Negação da Fome na Velha/Nova Ordem do Capital. In: I Simpósio Baiano de Geografia e XI Semana de Geografia da UESB: o campo baiano na relação estado, capital, trabalho: espaço de contradições, espaço de lutas, 2013, Vitória da Conquista - BA. I Simpósio Baiano de Geografia e XI Semana de Geografia da UESB: o campo baiano na relação estado, capital, trabalho: espaço de contradições, espaço de lutas. Vitória da Conquista - BA, 2013.

11.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . A Pequena Produção Camponesa e a Soberania Alimentar como Alternativa contra o Modelo do Capital no Campo. In: VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho, 2011, São Cristóvão. VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho, 2011.

12.
SANTOS, Ricardo M.. A Geografia Crítica em Sala de Aula: Reflexões a partir do Ensino da Questão Agrária Brasileira. In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCON, 2011, São Cristóvão. V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2011. p. 1-15.

13.
SANTOS, Ricardo M.. A Importância da Geografia Crítica no Processo de Aprendizagem do Aluno no Ensino Fundamental e Médio. In: V Encontro Sergipano de Educação Básica - ESEB, 2011, São Cristóvão. V Encontro Sergipano de Educação Básica - V ESEB, 2011.

14.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . O Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA: uma luta de resistência contra o Agronegócio. In: V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária - SINGA, 2011, Belém - PA. V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária - Questões Agrárias na Panamazônica no Século XXI: Usos e abusos do Território. Belém: Editora Açaí, 2011.

15.
SANTOS, Ricardo M.. O Ensino da Geografia Crítica: Uma Interação entre Teoria e Prática. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão. IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: UFS, 2010.

16.
SANTOS, Ricardo M.. Camponeses na Luta Contra o Capital: O Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA e a Discussão da Sobernia Alimentar em Sergipe. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos - ENG, 2010, Porto Alegre - RS. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos - ENG, 2010.

17.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Geografia nas Escolas Públicas em Sergipe. In: I Encontro Sergipano de Geografia & IV SIMPOGEO - Simpósio sobre Ensino de Geografia - AGB/UFS, 2009, Itabaiana-SE. I Encontro Sergipano de Geografia & IV SIMPOGEO - Simpósio sobre Ensino de Geografia - AGB/UFS, 2009.

18.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . A política do Livro Didático de Geografia: Uma Leitura a Partir da Política do Livro Didático na Educação Básica do Brasil de 1930 aos Anos 2000.. In: Seminário de Pesquisa: O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009, São Cristóvão. Seminário: O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional, 2009.

19.
SANTOS, Ricardo M.; OLIVEIRA JUNIOR, Manoel Pedro de . A Questão Agrária: Uma Leitura a Partir dos Discursos Críticos no Campo Brasileiro. In: X Encontro Regional de Estudos Geográficos - EREG, 2009, Campina Grande - PB. X Encontro Regional de Estudos Geográficos, 2009.

20.
OLIVEIRA JUNIOR, Manoel Pedro de ; SANTOS, Ricardo M. . Sociedade-Natureza: Uma Análise Crítica do Discurso da Questão Ambiental no Livro Didático de Geografia do Ensino Médio. In: X Encontro Regional de Estudos Geográficos, 2009, Campina Grande - PB. X Encontro Regional de Estudos Geográficos, 2009.

21.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . A Questão Agrária Brasileira nos Livros Didáticos de Geografia no Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia - O Ensino de Geografia e suas Composições Curriculares, 2009, Porto Alegre. Anais 10. Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia - ENPEG, 2009.

22.
SANTOS, Ricardo M.. A Avaliação e o Uso dos Livros Didáticos de Geografia no Ensino Fundamental Pelos Professores da Rede Pública Estadual em Sergipe. In: IV Encontro Sergipano de Educação Básica, 2009, São Cristóvão. ANAIS IV Encontro Sergipano de Educação Básica, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELO & SOUZA, Rosemeri. ; SANTOS, Ricardo M. ; ARAUJO, Ricardo Silva . A Construção da REASE no Contexto das Redes de EA no Brasil. In: V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - MMA, 2004, Goiânia. Site REBEA, 2004.

2.
MELO & SOUZA, Rosemeri. ; SANTOS, Ricardo M. ; ARAUJO, Ricardo Silva . Quem é Quem na EA (Educação Ambiental) de Sergipe. In: V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - MMA, 2004, Goiânia. site REBEA, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Ricardo M.. A Avaliação e o Uso dos Livros Didáticos de Geografia no Ensino Fundamental pelos Professores da Rede Pública Estadual em Sergipe. In: IV Encontro Sergipano de Educação Básica, 2009, São Cristóvão. Anais IV Encontro Sergipano de Educação Básica - Caderno de Resumos, 2009.

2.
SANTOS, Ricardo M.; SANTOS, Núbia Dias dos. . Diferenciação Socioeconômica da Periferia Norte de Aracaju: Estado e Exclusão Social. In: V Congresso de Iniciação Científica, 2004, Saõ Cristóvão. Programação e Resumos V Congresso de Iniciação cientifica, 2004.

3.
SANTOS, Ricardo M.; Bastos Junior, Edson M. ; Santana, Julia Maria de. ; Souza, Acássia Cristina. . A Valorização da Flora Nativa do Município de Graccho Cardoso. In: IX Encontro Regional de Estudos Geográficos - EREG, 2003, Aracaju. Caderno de Resumos do IX EREG. Aracaju, 2003.

4.
ARAUJO, Ricardo Silva ; SANTOS, Ricardo M. ; ANDRADE, Valéria Lima de. . Espaço, Indústria e Rede: Sergipe na Divisão Territorial do Trabalho. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste - EREGENE, 2003, Maceió. CD XX EREGENE, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Ricardo M.; LIMA, E. D. . Da Modernização do Campo à Produção Camponesa: uma leitura da soberania alimentar e da relação campo-cidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
OLIVEIRA, D. A. S. ; SANTOS, Ricardo M. . As Diferentes Linguagens no Ensino de Geografia: o uso de filmes cinematográficos no processo de construção da aprendizagem no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, Ricardo M.; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . O Ensino Sobre o Campo: do conceito de Sertão à sua concepção nos livros didáticos de Geografia para o Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, Ricardo M.. Crise de Alimentos e Soberania Alimentar: uma leitura a partir da concepção camponesa em Sergipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTOS, Ricardo M.. RESISTÊNCIA DA PRODUÇÃO ALIMENTAR EM SERGIPE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, Ricardo M.. Geografando: problemas sociais e ambientais urbanos em questão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA JUNIOR, Manoel Pedro de ; SANTOS, Ricardo M. ; OLIVEIRA, M. A. A. . A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTOS, Ricardo M.. O Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA e a Soberania Alimentar: outra perspectiva para o campo sergipano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, Ricardo M.. Soberania Alimentar e a Produção Camponesa como Negação da Fome na Velha/Nova Ordem do Capital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SANTOS, Ricardo M.. Agrohidronegócio e Crise Alimentar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, Ricardo M.. A Unidade de Produção Familiar como Território da Espacialização Camponesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . A Pequena Produção Camponesa e a Soberania Alimentar como Alternativa contra o Modelo do Capital no Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANTOS, Ricardo M.. A Geografia Crítica em Sala de Aula: Reflexões a partir do Ensino da Questão Agrária Brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, Ricardo M.. A Importância da Gegrafia Crítica no Processo de Aprendizagem do Aluno no Ensino Fundamental e Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, Ricardo M.. O Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA: uma luta de resistência contra o agronegócio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SANTOS, Ricardo M.. A Unidade de Produção Familiar Camponesa Como Território de Resistência à Reprodução do Capital no Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS, Ricardo M.. A Unidade de Produção Familiar como Território da Espacialização Camponesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SANTOS, Ricardo M.. Camponeses na Luta Contra o Capital: O Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA e a Discussão da Soberania Alimentar em Sergipe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
SANTOS, Ricardo M.. O Ensino da Geografia Crítica: Uma Interação entre Teoria e Prática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Geografia nas Escolas Públicas em Sergipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . A Política do Livro Didático de Geografia: Uma Leitura a Partir da Política do Livro Didático na Educação Básica do Brasil de 1930 aos Anos 2000. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
SANTOS, Ricardo M.. A Questão Agrária: Uma Leitura a Partir dos Discursos Críticos no Campo Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SANTOS, Ricardo M.. Políticas Públicas para Educação: Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Ensino de Geografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SANTOS, Ricardo M.. A Avaliação e o Uso dos Livros Didáticos de Geografia no Ensino Fundamental pelos Professores da Rede Pública Estadual em Sergipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SANTOS, Ricardo M.; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. . A Política Governamental do Livro Didático na Educação Básica de 1930 até os Primeiros Anos dos Anos 2000 e a Especificidade dos Livros de Geografia com a Instalação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SANTOS, Ricardo M.; SANTOS, Núbia Dias dos. . Diferenciação Sócioeconômica da Periferia Norte de Aracaju: Estado e Exclusão Social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MELO & SOUZA, Rosemeri. ; SANTOS, Ricardo M. ; ARAUJO, Ricardo Silva . A Construção da REASE no Contexto das Redes de EA no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
ARAUJO, Maria Inêz ; MELO & SOUZA, Rosemeri. ; SANTOS, Ricardo M. ; ARAUJO, Ricardo Silva . Quem é Quem na EA de Sergipe. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
SANTOS, Ricardo M.; Bastos Junior, Edson M. ; Santana, Julia Maria de. ; Souza, Acássia Cristina. . Valorização da Flora Nativa do Município de Graccho Cardoso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
SANTOS, Ricardo M.. Sustentabilidade Ambiental e Políticas Públicas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Ricardo M.; BITENCOURT, M. I. R. . Relatório de Intervenção de Acompanhamento Pedagógico - DRE08. 2017.

2.
SILVA, Leuzenilda Pereira da. ; SANTOS, Ricardo M. . Proposta de Regimento Interno do Conselho do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro - COMDEMA. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Ricardo M.. V Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2017. (Comissão Científica).

2.
SANTOS, Ricardo M.. 9º Fórum e III Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - ENGPECT. 2015. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

3.
SANTOS, Ricardo M.. 9º Fórum e III Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - ENGPECT. 2015. (Comissão Científica).

4.
SANTOS, Ricardo M.. A Inserção do Capital Financeiro no Campo: Caminhos para o envenenamento. 2015. (Debatedor em mesa de discussão).

5.
SANTOS, Ricardo M.. Laboratório de Ensino em Geografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTOS, Ricardo M.. I Simpósio Baiano de Geografia Agrária e XI Semana de Geografia da UESB: O Campo Baiano na Relação Estado, Capital, Trabalho: Espaço de Contradições. 2013. (Comissão Científica).

7.
SANTOS, Ricardo M.. II Encontro Nacional e IIV Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Comissão Científica).

8.
SANTOS, Ricardo M.. II Encontro Nacional e IIV Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

9.
SANTOS, Ricardo M.; SILVA, José Danilo S. ; RODRIGUES, V. P, . Módulo VII da Licenciatura em Educação do Campo - PROLEC - Disciplina ministrada: Geografia Humana e Econômica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, José Danilo S. ; SANTOS, Ricardo M. ; RODRIGUES, V. P, . Módulo VII da Licenciatura Em Educação do Campo - PROLEC - Disciplina Ministrada: Sociologia Rural e Urbana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, Ricardo M.. A Construção de Projetos em Geografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SANTOS, Ricardo M.. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Uso do Livro Didático de Geografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
MELO & SOUZA, Rosemeri. ; ARAUJO, Maria Inêz ; SANTOS, Ricardo M. ; ARAUJO, Ricardo Silva ; MELO, Marcelo Santos de. . Relatório de Avaliação do Projeto Institucional REASE. 2004. (Relatório de Avaliação de Projeto).

14.
SANTOS, Ricardo M.. Sustentabilidade Ambiental e Políticas Públicas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2017. (Outra).

2.
V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2011. (Outra).

3.
VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho. 2011. (Encontro).

4.
V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária - SINGA. 2011. (Simpósio).

5.
Interlocuções Geográficas GPECT/NPGEO/ UFS. 2010. (Outra).

6.
V Fórum Capital Trabalho - Grupo de Pesquisa CNPq/NPGEO/UFS - ADUFS "Fórum de Debate". 2010. (Outra).

7.
XI Jornada do Trabalho - CEGET/UFPB. 2010. (Outra).

8.
XVI Encontro Nacional de Geógrafos - ENG. 2010. (Encontro).

9.
Encontro Regional de Estudos Geográficos - EREG. 2009. (Outra).

10.
I Encontro Sergipano de Geografia & IV SIMPOGEO - Simpósio sobre Ensino de Geografia. 2009. (Simpósio).

11.
Seminário: O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional. 2009. (Seminário).

12.
25 Anos de Contribuição para a Geografia Brasileira. 2008. (Outra).

13.
XXV Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste - EREGENE. 2008. (Encontro).

14.
1ª Mostra de Vídeos Ambientais de Sergipe. 2005. (Outra).

15.
IX Encontro de Estudos Geográficos - EREG. 2003. (Encontro).

16.
V Congresso de Iniciação Científica - UFS/CNPQ. 2003. (Congresso).

17.
XX Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2003. (Encontro).

18.
I Encontro Sergipano de Geógrafos DGE/UFS. 2002. (Encontro).

19.
II Congresso Brasileiro de Educação - Associação Nacional dos Pedagogos Brasileiros. 2002. (Congresso).

20.
II Seminário de Extensão Acadêmica da UFS. 2002. (Seminário).

21.
IV Congresso de Iniciação Científica - UFS/CNPQ. 2002. (Congresso).

22.
Seminário - "Argentina: As Razões da Crise" - ADUFS. 2002. (Seminário).

23.
Workshop de Divulgação dos Resultados do Projeto GEF São Francisco - Do velho ao novo Chico - Uma discussão dos problemas e soluções hidroambientais para o Baixo São Francisco e sua foz - UFS/UFAL. 2002. (Outra).

24.
XIX Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste. 2002. (Encontro).

25.
Colóqui de Geografia "Os novos caminhos da Geografia diante das transformações do mundo atual"- CECH/DGE/DALIGEO. 2001. (Outra).

26.
I Escola de Verão de Iniciação Científica - UFS. 2001. (Encontro).

27.
II Encontro Nacional sobre Organização e Dinâmica do Espaço Agrário e Regional - NPGEO/UFS. 2001. (Encontro).

28.
III Congresso de Inciação Científica - UFS/CNPQ. 2001. (Congresso).

29.
I Jornada de Estudos Geográficos - DGE/UFS. 2001. (Outra).

30.
Projeto Valorização da Cultura Afro-brasileira - CECH/DGE/UFS. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Ricardo M.; LACERDA, E. S. . Encontro Pedagógico do Ensino Médio - "Possibilidades e Desafios: o Ensino Médio em Questão". 2017. (Outro).

2.
SANTOS, Ricardo M.; BITENCOURT, M. I. R. . Simpósio de Acompanhamento Pedagógio - DRE08/SEED. 2017. (Outro).

3.
SANTOS, Ricardo M.; PRAZERES, D. S. . Oficina de Construção de Item de Avaliação Externa - INEP/ENEM. 2017. (Outro).

4.
SILVA, José Danilo S. ; CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. ; LIMA, E. D. ; RODRIGUES, V. P, ; NUNES, S. I. F. ; SANTOS, Ricardo M. . V Encontro Nacional e X Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2017. (Outro).

5.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. ; SANTOS, Ricardo M. ; RODRIGUES, V. P, ; SILVA, José Danilo S. ; FONTENELLE, A. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, M. P. . 8º Fórum de Debates Capital/Trabalho: Agrotóxico:desenvolver ou destruir. 2015. (Outro).

6.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. ; SANTOS, Ricardo M. ; RODRIGUES, V. P, ; LIMA, E. D. ; SILVA, José Danilo S. . 9º Fórum e III Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - ENGPECT. 2015. (Outro).

7.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. ; SANTOS, Ricardo M. ; MELO, Marcelo Santos de. ; SILVA, José Danilo S. ; RODRIGUES, V. P, . II Encontro Nacional e IIV Fórum Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Outro).

8.
ARAÚJO, H. M. ; SILVA, M. S. F. ; SANTOS, Ricardo M. . II Colóquio de Formação Profissional em Geografia do Ensino à Distância da Universidade Federal de Sergipe. 2013. (Outro).

9.
CONCEIÇÃO, Alexandrina Luz. ; SANTOS, Ricardo M. ; SHIMADA, S. O. ; SILVA, José Danilo S. ; GOMES, C. M Maciel ; RODRIGUES, V. P, ; LIMA, L. G. . VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho. 2011. (Outro).

10.
SANTOS, Ricardo M.. V Fórum Capital Trabalho - Fórum de Debate. 2010. (Outro).

11.
SANTOS, Ricardo M.. I Conferência Municipal do Meio Ambiente do Município de Nossa Senhora do Socorro - SE. 2008. (Outro).

12.
SANTOS, Ricardo M.. II Conferência Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente - Vivendo a Diversidade na Escola. 2005. (Outro).

13.
SANTOS, Ricardo M.. IX Encontro Regional de Estudos Geográficos - EREG. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Letícia de Santana Mariano Teles. Produção Camponesa, Agrotóxico, Segurança/Soberania/Autonomia Alimentar: uma leitura da relação campo-cidade a partir da escola DA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE A PARTIR DA ESCOLA. Início: 2015 - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

2.
Mirelle dos Santos Alves. ESTUDO e TRABALHO: Uma Leitura da Realidade de Jovens do Ensino Médio em Idade Escolar na Região Metropolitana de Aracaju. Início: 2015 - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

3.
Marília Gonçalves de Andrade. PRODUÇÃO CAMPONESA, AGROTÓXICO, SEGURANÇA/SOBERANIA/AUTONOMIA ALIMENTAR: UMA LEITURA DA RELAÇÃO CAMPO-CIDADE A PARTIR DA ESCOLA. Início: 2015 - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

4.
José Warthon Agostinho Santos. ESTUDO e TRABALHO: Uma Leitura da Realidade de Jovens do Ensino Médio em Idade Escolar na Região Metropolitana de Aracaju. Início: 2015 - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

5.
Livio Oliva Oliveira. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF e a Sujeiçao da Renda da Terra em Riachão do Dantas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).

6.
Raimundo Otavio Correia do Nascimento. Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF e a Sujeiçao da Renda da Terra em Riachão do Dantas. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Maria Alice de Alencar Oliveira. A Sujeição da Renda da Terra do Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas - SE. 2015. Iniciação Científica - Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Ricardo Menezes Santos.

2.
Lucas da Silva Andrade. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Ricardo Menezes Santos.

3.
Larissa Santos Oliveira. A Sujeição da Renda da Terra no Cultivo do Fumo em Riachão do Dantas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Secretaria de Estado da Educação e do Desporto, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Ricardo Menezes Santos.



Outras informações relevantes


Participante do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Re-ordenamentos Territoriais UFS/CNPq, cujo objetivo é analisar o processo de produção/reprodução do capital e as (re)configurações das novas geopolíticas de ordenação territorial, sob a coordenação da Professora Doutora Alexandrina Luz Conceição - NPGEO/UFS.

Aprovado em primeiro lugar na seleção 2010 para o mestrado em Geografia da Universidade Federal de Sergipe .

Membro da AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Aracaju. Atua no Grupo de Trabalho - GT de Ensino e Formação Profissional.



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