Marta Cardoso Guedes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7776876291421009
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Doutoranda em Educação UFRJ. Mestre em Educação UFRJ 2011, Especialista em Psicomotricidade UNIIBMR, Professora de Educação Física UGF, Atriz (DRT 20.318) e Diretora Teatral. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (LACIIPED) / Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) / Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II (PROPPEC). Professora Responsável pela implantação do projeto CINEAD/LECAV/UFRJ na Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão na Comunidade do Vidigal, 2012 Consultora Teatral para o CICV ( Comitê Internacional da Cruz Vermelha) com a construção e direção do espetáculo teatral "Quem disse que trovão é tempestade?", junto a jovens das comunidades do Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Parada de Lucas e Pavão-Pavãozinho-Cantagalo para o programa do CICV "Filhos de mães adolescentes" e também para o programa "Abrindo espaços humanitários" em escolas estaduais de ensino médio nas referidas comunidades, 2010 Criadora e realizadora do Vídeo sobre Resiliência da pesquisa realizada pelo CLAVES/ ENSP/ FIOCRUZ, 2008. Criadora e Realizadora da Metodologia Vídeo e Dinâmicas de grupo referente a pesquisa Promoção de Saúde da Rede Pública de São Gonçalo e Duque de Caxias- A Resiliência como enfrentamento de Violência na Infância e Adolescência- em parceria com o CLAVES / ENSP / FIOCRUZ, 2007. Criadora e realizadora do projeto ? A Resiliência e o Fazer Teatral ? com a montagem, direção e produção do espetáculo ? O Olho do Furacão ? para a FIOCRUZ em parceria com o UNICEF, 2005 Docência no Ensino Superior na Pós-graduação em Educação e Clínica Psicomotora no UNIIBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação) e na Pós-graduação em Orientação e Supervisão Educacional e Gestão Escolar e Pedagógica; Inclusão em Educação e Psicopedagogia no Centro Universitário UNIABEU. Docência no Ensino Superior nas Graduações em Educação Física e Pedagogia no Centro Universitário UNIABEU 2012/2014. Docência nos Ensino Fundamental e Médio nas redes Estadual e Municipal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Painel Desigualdades e Diversidades no XVI ENDIPE, unicamp, 2012. Palestrante convidada na Mesa Redonda: Inclusão no âmbito escolar: a Educação Física em questão no I Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva - GEPEFAd I, na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, 2011 Palestrante convidada na Mesa Redonda: Adolescência e Educação no XI Congresso Brasileiro de Psicomotricidade, UERJ, 2010 Mediadora convidada no Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2, UFRJ, 2010 Tema Livre: Inclusão/Exclusão na Formação Inicial de Professores: suas interfaces nas Universidades Públicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha no Congresso Internacional UNIVERSIDAD, Havana, Cuba, 2010 Palestrante convidada na Mesa Redonda Educar para Diversidade no VIII Congresso Internacional XIV Seminário Nacional - múltiplos atores e saberes na Educação de Surdos, Rio de janeiro, 2009 Palestrante no IX Congresso Brasileiro de Psicomotricidade em Recife-Pe com o tema O Fazer teatral e a Psicomotricidade em comunidades carentes, 2004 Palestrante convidada nos ? Rencontres Internationales ?, em Strassbourg-França, 1988 Artigos Publicados: "Quem descobriu o Brasil não foi Cabral": educação e teatro nas favelas do Rio de Janeiro; O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes; O?Milagre? da psicomotricidade; Ressignificando a formação de professores da FE/UFRJ e a prática da educação Física escolar; Natação para Crianças no Brasil Rencontres internationales Strasbourg França entre outros. Participação como Atriz em diversos festivais Nacionais e Internacionais de Teatro como o FITEI de Portugal e o Festival Ibero-Americano de Bogotá na Colômbia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Cardoso Guedes
Nome em citações bibliográficas
GUEDES, M. C.;GUEDES, MARTA CARDOSO


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Adriana Mabel Fresquet.
Palavras-chave: Cinema; Educação; Favelas; Memória.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Inclusão em Educação na Rocinha: As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico nas Culturas, Políticas e Práticas de uma escola de ensino fundamental,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Mônica Pereira dos Santos.
Palavras-chave: Arte; Imagem Corporal, Imaginação,; Dialogismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2002 - 2004
Especialização em EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. (Carga Horária: 560h).
UNIVERSIDADE INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO, UNI IBMR, Brasil.
Título: O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes.
Orientador: Ana Maria Hensius.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Cinema na Escola para Professores de Educação Bási. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Cinema na Escola. Ano de finalização: 2012.
1980 - 1984
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Processo de Criação, Pesquisa e os Arquivos Audiovisuais. (Carga horária: 3h).
Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2017 - 2017
A imagem no cinema e educação. (Carga horária: 8h).
Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2017 - 2017
Deleuze + Bergson : Cinema, ética do movimento. (Carga horária: 20h).
Museu da República, MUSEU DA REPÚBLI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

4/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, .


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador no grupo de pesquisa Doenças Crônico Degenerativas

Atividades

11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Biomédico, .

Linhas de pesquisa
Educação e Saúde

ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor de módulo na pós Graduação
Outras informações
Professor na Pós Graduação em Gestão e Orientação Educacional; Inclusão em Educação e Psicopedagogia.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Superior I, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas ministradas na Graduação em Pedagogia Sociologia da Educação Empreendedorismo Dinâmica das Relações Humanas Disciplinas ministradas na Graduação em Educação Física Metodologia do Ensino das Ginásticas Educação física na Educação Infantil


IBMR Laureate International universities, IBMR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Aulas na Pós Graduação: Psicomotricidade na Educação e na Clínica com os Módulos: Desenvolvimento Psicomotor (Vygotsky) e Educação Psicomotora no Ensino Fundamental


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Docente I Educação Física, Carga horária: 16


Secretaria Estadual de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I Educação Física, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Prática docente e formação continuada

Objetivo: A linha de pesquisa denominada Prática docente e formação continuada, visa a analisar os efeitos da utilização de estratégias colaborativas e interdisciplinares no processo de desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no âmbito da prática docente, nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas e suas respectivas Tecnologias..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Processos de ensino-aprendizagem; Metodologias de ensino; Formação continuada de professores.
2.
Educação e Saúde

Objetivo: Problematizar questões relacionadas à educação e saúde de diferentes grupos, sob o ponto de vista biopsicossocial, com vistas a favorecer a compreensão de como os sujeitos percebem essas questões e resolvem seus problemas cotidianos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: interculturalismo; Inclusão; formação de professores; saúde; didática; Educação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
CINEAD / LECAV Cinema para aprender e desaprender do Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual, do(a) Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Qualificando a prática pedagógica: casos de ensino e estratégias de auto-regulação como promotores de aprendizagem significativa
Descrição: Objetivo Geral é analisar o impacto da utilização de casos de ensino e da integração de estratégias auto-regulatórias no currículo acadêmico para a promoção de aprendizagens significativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Gestão & Sociedade Revista de Pós Graduação da UNIABEU


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Gestão & Sociedade Revista de Pós Graduação UNIABEU
2018 - 2018
Periódico: Revista ALEPH - feuff


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Psicomotricidade na Saúde, organizadores Carlos Alberto de Mattos Ferreira e Ana Maria Hensius  Data: 18/05/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, VALDELÚCIA ALVES DA2017COSTA, VALDELÚCIA ALVES DA ; LEME, ERIKA SOUZA ; GUEDES, MARTA CARDOSO . A NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA NA SOCIEDADE ADMINISTRADA: AS POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. NUANCES, v. 28, p. 212-226, 2017.

2.
LEME, E. S.2017LEME, E. S. ; GUEDES, M. C. . A narrativa como experiência do conhecer - formação para individuação. Cadernos da Educação Básica, v. 1, p. 1162, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ASSIS, S. G. ; AVANCI, J. Q. ; RIBEIRO, F. M. L. ; GUEDES, M. C. . Resiliência como forma de enfrentamento da violência: ciência, teatro e grupos de sensibilização como linguagens que comunicam, integram e transformam. In: Simone Gonçalves de Assis; Liane Maria Braga da Silveira. (Org.). O TEMA DA VIOLÊNCIA NO ENSINO EM SAÚDE COLETIVA Articulações com pesquisa e extensão. 1ed.Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2018, v. 1, p. 345-362.

2.
GUEDES, M. C.. Quem Descobriu o Brasil não foi Cabral. In: Katia Regina Xavier Pereira da Silva; Flávia Vieira da Silva do Amparo. (Org.). Criatividade & Interculturalidade Série: Desafios, possibilidades e práticas na Educação Básica. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 89-99.

3.
GUEDES, M. C.. As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico na Rocinha. In: Maria Isabel de Almeida; Alda Junqueira Marin: Selma Garrido Pimenta;Cristina Cinto Araujo Pedroso; Helenice Ciampi. (Org.). Políticas Educacionais e impactos na escola e na sala de aula. 1ed.Campinas: , 2012, v. 1, p. 003295-003307.

4.
GUEDES, M. C.. O Milagre da Psicomotricidade. In: Carlos Alberto de Mattos Ferreira; Ana Maria Hensius. (Org.). Psicomotricidade na Saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Wak editora, 2010, v. 1, p. 115-128.

5.
SANTOS, M. P. ; LEME, E. S. ; GUEDES, M. C. ; GUEDES, L. A. ; CARVALHO, S. M. S. . Inclusão/Exclusão na formação inicial de professores em universidades públicas em Córdoba, Sevilha, Cabo Verde e Rio de Janeiro: o olhar de seus discentes. Universidade e Participação: Os Ecos das Pesquisas. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ/PR-5, 2010, v. 1, p. 135-153.

6.
GUEDES, M. C.; SANTIAGO, M. C. . Ressignificando a Formação de Professores da FE/UFRJ e a pratica da Educação Física Escolar. In: Mônica Pereira dos Santos; Ana Patrícia da Silva; Michele Pereira de Souza da Fonseca. (Org.). Universidade e Participação: Os Ecos das Pesquisas. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ/PR-5, 2010, v. , p. 98-111.

7.
GUEDES, M. C.. O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes. In: Carlos Alberto de Mattos Ferreira ; Maria Inês Barbosa Ramos. (Org.). Psicomotricidade educação especial e inclusão social.. 01ed.Rio de Janeiro: WAK editora, 2007, v. 1, p. 259-278.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUEDES, M. C.. O Fazer Docente e as Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico em Favelas do Rio de Janeiro. In: VIII Encuentro Internacional La Educación hoy: más allá de la diversidad, 2014, Medellín. VIII ENCUENTRO DE LA RIIE La Educación hoy: Más allá de la diversidad, 2014.

2.
SILVA, A. P. ; SILVA, K. R. X. ; FONSECA, M. P. S. ; LEME, E. S. ; GUEDES, M. C. . O sucesso acadêmico como prática de inclusão na Educação Superior. In: I Seminário Internacional de Inclusão Escolar: práticas em diálogo, 2014, Rio de Janeiro. I Seminário Internacional de Inclusão Escolar; práticas em diálogo, 2014.

3.
GUEDES, M. C.. Da ação docente à investigação: as Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico em Favelas do Rio de Janeiro. In: XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2014, Fortaleza- Ceará. XVII ENDIPE E-BOOKS do XVII ENDIPE, 2014.

4.
GUEDES, M. C.. As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico na Rocinha. In: XVI ENDIPE, 2012, Campinas. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E IMPACTOS NA ESCOLA E NA SALA DE AULA, 2012. v. 1. p. 003295-003307.

5.
GUEDES, M. C.. As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico na Rocinha. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas SP. XVI ENDIPE E-BOOKS do XVI ENDIPE, 2012. v. 1. p. 003295-003307.

6.
SANTOS, M. P. ; LEME, E. S. ; CARVALHO, S. M. S. ; GUEDES, M. C. ; GUEDES, L. A. . Inclusão/exclusão na Formação Inicial de Professores: suas interfaces nas universidades públicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, córdoba e sevilha. In: Congresso Internacional Universidad 2010, 2010, Havana. Universidad 2010, 2010.

7.
SANTOS, M. P. ; LEME, E. S. ; GUEDES, M. C. ; GUEDES, L. A. ; CARVALHO, S. M. S. . Inclusão/Exclusão na formação inicial de professores: Suas interfaces nas Universidades públicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha sob o olhar de seus discentes. In: Encontro de Pesquisa do Departamento de Fundamentos da Educação UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Anais do Encontro de Pesquisas do Departamento de Fundamentos de Educação Edição 2010. Rio de Janeiro, 2010. p. 09-21.

8.
LEME, E. S. ; SANTOS, M. P. ; GUEDES, M. C. ; GUEDES, L. A. ; CARVALHO, S. M. S. . Inclusão/Exclusão na formação inicial de professores: suas interfaces nas Universidades. In: Congresso Internacional UNIVERSIDAD 2010 Havana Cuba, 2010, Havana Cuba. Congresso Internacional UNIVERSIDAD 2010 Havana Cuba, 2010.

9.
GUEDES, M. C.. Educar para Diversidade- Trabalhando em Comunidades. In: VIII Congresso Internacional e XIV seminário Nacional -Múltiplos atores e Saberes na educação de Surdos, 2009, Rio de Janeiro. Educar para diversidade- Trabalhando em Comunidades. Rio de janeiro: Instituto Nacional de Educação de surdos, 2009.

10.
GUEDES, M. C.. Natação para Crianças no Brasil. In: Rencontres Internationales, 1988, Strasbourg/ França. Atividades aquáticas pré e pós natais- Adaptação da criança ao meio líquido. Paris/ França: Federação nacional de natação pré escolar Francesa, 1988. p. 09-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUEDES, M. C.; MAIA, M. V. C. M. ; COSTA, V. A. ; LEME, E. S. ; SILVA, K. R. X. ; FONSECA, M. P. S. . As Contribuições da pesquisa para o cotidiano escolar. In: XVII Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino ENDIPE, 2014, Fortaleza - Ceará. XVII ENDIPE E-BOOKS do XVII ENDIPE, 2014.

2.
GUEDES, M. C.. As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico e a Aprendizagem Escolar. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2, UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2. Rio de Janeiro: PR 5, 2010. p. 61-61.

3.
GUEDES, M. C.. O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes. In: IX Congresso Brasileiro de Psicomotricidade, 2004, Olinda/PE. Psicomotricidade uma realidade transdisciplinar. Rio de Janeiro: Sociedade brasileira de Psicomotricidade, 2004. p. 470-473.

Apresentações de Trabalho
1.
GUEDES, MARTA CARDOSO. Projeto Audiovisual na Escola e Memória da Favela do Vidigal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GUEDES, M. C.; CHAMARELLI, M. . Ensaios sobre o Vidigal Escola Memória e Ficção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CASADONTE, A. ; GUEDES, M. C. . Uma prática de pesquisa expandida: Cinema, Escola, Memória e Docência Artística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUEDES, M. C.; CHAMARELLI, M. . Ensaios sobre o Vidigal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FRESQUET, A. ; PAES, B. ; GUEDES, M. C. . Sujeito e escola na relação com Currículo, Docência e Linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. ; FONSECA, M. P. S. ; COSTA, V. A. ; CASADONTE, A. ; MAIA, M. V. C. M. . Formação para Emancipação: as culturas, as práticas e a memória em debate. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUEDES, M. C.. Ensaios sobre o Vidigal: o cinema, a escola, e a memória da favela. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
GUEDES, M. C.. Paraíso Tropical Vidigal: cinema, escola e memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GUEDES, M. C.; FERREIRA, V. . Paraíso Tropical Vidigal Imagem, Criação e Diferença. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GUEDES, M. C.; FERREIRA, V. . Paraíso Tropical Vidigal II Mostra Curta ANPEd: Mostra de Filmes de Pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GUEDES, M. C.. Paraíso Tropical Vidigal: cinema, escola e memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
GUEDES, M. C.; FERREIRA, V. . Paraíso Tropical Vidigal II Mostra Curta ANPEd - Mostra de filmes de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GUEDES, M. C.; FERREIRA, V. . Projeto Audiovisual Educativo - Paraíso Tropical Vidigal- Imagem Criação e Diferença. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GUEDES, M. C.. Psicopedagogia e Inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GUEDES, M. C.. Psicopedagogia e Inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. . Inclusão em Educação: a formação para diferenciação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GUEDES, M. C.. Dialogando sobre racismo, etnocentrismo e inclusão perversa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GUEDES, M. C.. Psicomotricidade na Educação Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. . Educação Física na Educação Infantil: desafios para inclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GUEDES, M. C.. III Ciclo de Cinema e Diversidade: relações étnico-raciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras no Fazer artístico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GUEDES, M. C.. O Fazer Docente e as Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico em Favelas do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
GUEDES, M. C.; SILVA, K. R. X. ; MAIA, M. V. C. M. ; LEME, E. S. ; COSTA, V. A. ; FONSECA, M. P. S. . As Contribuições da Pesquisa para o cotidiano escolar- Da ação docente à investigação: as Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico em Favelas do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SILVA, A. P. ; SILVA, K. R. X. ; LEME, E. S. ; FONSECA, M. P. S. ; GUEDES, M. C. . O sucesso acadêmico como prática de inclusão na Educação Superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
GUEDES, M. C.; KAZNAR, A. ; TAVARES, P. P. H. . Um dia na Djalma mandando uma rima. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. . Formação Cultural e aprendizagem na escola básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
GUEDES, M. C.. As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico na Rocinha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
GUEDES, M. C.; VENTURINI, A. M. ; NONATO, C. R. . Diversidades e Desigualdades no Contexto Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
GUEDES, M. C.. As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico na Rocinha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
GUEDES, M. C.; PARAISO, L. N. . Esse é o nosso Vidigal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
GUEDES, M. C.. Inclusão no âmbito escolar: a Educação Física em questão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
GUEDES, M. C.. Fazer Borda com o que Transborda: a educação e a agitação dos corpos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
GUEDES, M. C.. As vivencias lúdico-criadoras do fazer artístico e a aprendizagem escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
SANTOS, M. P. ; LEME, E. S. ; CARVALHO, S. M. S. ; GUEDES, M. C. ; GUEDES, L. A. . Inclusão/Exclusão na formação inicial de professores: suas interfaces nas universidades publicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
GUEDES, M. C.. Adolescência e Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
GUEDES, M. C.. Inclusão Deficiência e Pobreza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
GUEDES, M. C.. Educar para Diversidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
GUEDES, M. C.. Psicomotricidade na Educação Especial, estimulação essencial e nas ações sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
GUEDES, M. C.. Inclusão e Prática Docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
GUEDES, M. C.. Políticas e Práticas pedagógicas na Construção de uma Educação Integral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
MELO, Sandra Cordeiro de ; TELLES, Tânia Cecília ; CARVALHO, Paula Pereira ; GIRÃO, André ; GUEDES, M. C. . Reconhecendo o ambiente escolar: a dialética inclusão/exclusão em uma escola estadual de ensino médio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
GUEDES, M. C.. Psicomotricidade Educação Especial e Inclusão Social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

43.
GUEDES, M. C.. O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
GUEDES, M. C.. Natação para Crianças no Brasil. 1988. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. . A narrativa como experiência do conhecer - formação para individuação. Rio de janeiro: Colégio Pedro II, 2016 (REVISTA Práticas em Educação Básica - Colégio Pedro II).

2.
SANTOS, M. P. ; LEME, E. S. ; CARVALHO, S. M. S. ; GUEDES, M. C. ; GUEDES, L. A. . inclusão/Exclusão na Formação Inicial de Docentes de universidades Públicas: Brasil, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha 2010 (relatório de pesquisa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; PINHEIRO, A. . Consultora Teatral do CICV com a produção do espetáculo teatral 'Quem disse que trovão é tempestade?'. 2010.

2.
GUEDES, M. C.; BALDI, R. . vídeo sobre Resiliência para pesquisa do CLAVES/FIOCRUZ. 2008.

3.
GUEDES, M. C.; BALDI, R. . Metodologia vídeo e dinâmicas de grupo sobre resiliência. 2007.

4.
GUEDES, M. C.; Hildefonso Johayne . Espetáculo 'O Olho do Furacão'. 2005.

5.
GUEDES, M. C.. O Fazer Artístico na Ressignificação da Imagem Corporal dos Portadores de Necessidades Especiais. 2005.

6.
GUEDES, M. C.. Arte e Resiliência na Inclusão Social. 2005.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras no Fazer artístico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. ; BRAZIL, C. H. . Oficina ' Ciências Humanas e suas Tecnologias: Dilemas Éticos - Culturas, Tempo e Espaço Escolar'. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, K. R. X. ; GUEDES, M. C. ; FONSECA, M. P. S. ; LEME, E. S. ; SILVA, A. P. . I Curso Teoria em prática: Laboratório on line - múltiplas perspectivas sobre inclusão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, K. R. X. ; GUEDES, M. C. ; LEME, E. S. ; FONSECA, M. P. S. ; SILVA, A. P. ; SILVA, A. O. H. ; BRITO, L. T. ; MOREIRA, L. G. A. ; SOUZA, M. C. A. R. . I Curso Teoria em prática: Laboratório on line - múltiplas perspectivas sobre inclusão. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso On Line).

5.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do fazer Artístico no II Encontro Interdisciplinar 'A Humanização da Saúde'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico no III Encontro de Psicomotricidade da EEFD/UFRJ, 'Vivências no Brincar'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico nos processos de inclusão e exclusão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do fazer artístico: uma abordagem inclusiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GUEDES, M. C.. A importância da arte na psicomotricidade educacional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; PINHEIRO, A. ; MIRANDA, M. ; BARGLINI, E. . Consultora Teatral do Comitê Internacional da Cruz Vermelha com a criação do texto e a encenação da obra artística Quem Disse que Trovão é Tempestade?. 2010. (ConsultoriaTeatral do Comitê Internacional da Cruz Vermelha CICV).

11.
GUEDES, M. C.. Brincando com o Fazer Teatral e o Potencial de Resiliência no II Encontro de Psicomotricidade da EEFD/UFRJ 'Olhares sobre o Brincar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
GUEDES, M. C.. Educação Física escolar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
GUEDES, M. C.. O Corpo na Escola. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
GUEDES, M. C.. Vivências lúdico-Criadoras do Fazer artístico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
GUEDES, M. C.. Brincando com o Fazer Teatral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Teatral e a Psicomotricidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
GUEDES, M. C.; BALDI, R. . Criadora e realizadora do Vídeo sobre Resiliência sobre pesquisa realizada pelo CLAVES/FIOCRUZ. 2008. (Vídeo).

19.
GUEDES, M. C.. Brincando com o Fazer Teatral e o potencial de Resiliência no I Encontro de Psicomotricidade da EEFD/UFRJ - 'Olhares sobre o Brincar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
GUEDES, M. C.. Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer artístico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
GUEDES, M. C.. O Fazer Artístico na Ressignificação da Imagem Corporal dos Portadores de Necessidades Especiais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação à Distância).

22.
GUEDES, M. C.. Arte e Resiliência na Inclusão Social. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação à Distância).

23.
GUEDES, M. C.. Criadora e realizadora da metodologia vídeo e dinâmicas de grupo- A Resiliência como enfrentamento de Violência na infância e adolescência CLAVES/FIOCRUZ. 2007. (Referente a pesquisa Promoção de Saúde da Rede Pública de São Gonçalo e Duque de Caxias).

24.
GUEDES, M. C.; Ribeiro Martha ; Hildefonso Johayne . Montagem, Direção e Produção do espetáculo " O Olho do Furacão" para pesquisa do CLAVES/FIOCRUZ. 2005. (teatro/pesquisa).

25.
GUEDES, M. C.. Consciência Corporal na Abordagem Lúdica e Expressiva do Fazer Teatral. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Juri Infantil. 2015. Teatral.

2.
STIL, P. E. ; MANCUZO, F. ; GUEDES, M. C. . O Grande Juri Infantil. 2015. Teatral.

3.
GUEDES, M. C.; STIL, P. E. ; MANCUZO, F. . O Grande Juri Infantil. 2014. Teatral.

4.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Júri Infantil. 2013. Teatral.

5.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Júri Infantil. 2013. Teatral.

6.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Júri Infantil. 2013. Teatral.

7.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Júri Infantil. 2013. Teatral.

8.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Júri Infantil. 2013. Teatral.

9.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; STIL, P. E. . O Grande Júri Infantil. 2013. Teatral.

10.
GUEDES, M. C.; Fonseca João . O Casamento. 2012. Teatral.

11.
GUEDES, M. C.; Fonseca João . O Casamento. 2012. Teatral.

12.
GUEDES, M. C.; Fonseca João . O Casamento. 2012. Teatral.

13.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; PINHEIRO, A. ; BARGLINI, E. ; MIRANDA, M. . Quem disse que trovão é tempestade?. 2010. Teatral.

14.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. . Quem disse que trovão é tempestade?. 2010. Teatral.

15.
GUEDES, M. C.. O Olho do Furacão. 2005. Teatral.

16.
GUEDES, M. C.. O Olho do Furacão. 2005. Teatral.

17.
Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. ; Hildefonso Johayne . O Casamento. 2000. Teatral.

18.
Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. ; Hildefonso Johayne . O Casamento. 1999. Teatral.

19.
Suassuna Ariano ; Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Abujamra Marco ; GUEDES, M. C. . O Auto da Compadecida. 1998. Teatral.

20.
Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. ; Hildefonso Johayne . O Casamento. 1998. Teatral.

21.
Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. ; Hildefonso Johayne . O Casamento. 1998. Teatral.

22.
Rodrigues Nelson ; Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. . O Casamento. 1997. Teatral.

23.
Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. . O Casamento. 1997. Teatral.

24.
Abujamra Antônio ; Fonseca João ; Moeller Charles ; GUEDES, M. C. . O Casamento. 1997. Teatral.

Música
1.
GUEDES, M. C.; MANCUZO, F. ; PINHEIRO, A. ; BARGLINI, E. ; MIRANDA, M. . Quem Disse que Trovão é Tempestade?. 2010. Composição (estréia).

2.
GUEDES, M. C.; Ribeiro Martha ; Hildefonso Johayne . O Olho do Furacão. 2005. Composição (estréia).

Artes Visuais
1.
SILVA, A. L. ; ALMEIDA, R. R. ; BANDEIRA, I. A. P. ; GUEDES, M. C. ; TAVARES, P. P. H. . Infância no Vidigal. 2015. Vídeo.

2.
MARANHAO, A. E. P. D. ; KAZNAR, A. ; TAVARES, P. P. H. ; GUEDES, M. C. . Um dia na escola mandando uma rima. 2014. Filme.

3.
GUEDES, M. C.; PARAISO, L. N. ; MARANHAO, A. E. P. D. . Minutos Lumière da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão. 2012. Filme.

4.
GUEDES, M. C.; MARANHAO, A. E. P. D. ; PARAISO, L. N. . Esse é o nosso Vidigal. 2012. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GUEDES, M. C.. A Bruxinha que era Boa. 2010 (Encenação Teatral).

2.
GUEDES, M. C.; BALDI, R. . Resiliência. 2008.

3.
GUEDES, M. C.. A Voz do Morro. 2008 (apresentação coreográfica na mostra de dança da prefeitura).

4.
GUEDES, M. C.. Doutor Bento Rubião. 2008 (Apresentação teatral escolar).

5.
GUEDES, M. C.. Do Major Vidigal ao Prefeito Djalma Maranhão: Uma pesquisa sobre a Comunidade do Vidigal. 2008 (Encenação teatral comemoração dos 20 anos da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão).

6.
GUEDES, M. C.. Pluft o Fantasminha. 2008 (Encenação teatral).

7.
GUEDES, M. C.. A Resiliência como enfrentamento de Violência na infância e adolescência. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.; FONSECA, M. P. S.. Participação em banca de Tais dos Santos Silva Costa. Gestão Democrática: uma atitude essencial ao diretor. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Educacional) - UNIABEU -Centro Universitário.

2.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.; FONSECA, M. P. S.. Participação em banca de Gislene Fabiola Ferreira. A importância do ambiente lúdico para o processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Educacional) - UNIABEU -Centro Universitário.

3.
GUEDES, M. C.; FONSECA, M. P. S.; LEME, E. S.. Participação em banca de Janilda Manoel Evangelista. O papel do orientador e do professor com o impacto das novas tecnologias. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar e Pedagógica) - UNIABEU -Centro Universitário.

4.
GUEDES, M. C.; FONSECA, M. P. S.; LEME, E. S.. Participação em banca de Silvana da Silva Kaufmann. O papel do orientador educacional na elaboração do projeto político pedagógico do Município de Nova Iguaçú. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Educacional) - UNIABEU -Centro Universitário.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Claudio Barros Soares Mayara Angelo Galeão Spíndola e Robson.A Educação Física como uma ferramenta de inclusão de alunos surdos na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

2.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Ingrid Pessoa da Silva e Roberto Silva Chagas Junior.O lugar da Educação Física Escolar no Movimento Escola sem Partido. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

3.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Anderson Vila Nova.Esporte escolar:o seu uso nas aulas de Educação Física aos olhos dos futuros docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

4.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Diego de Oliveira Melocon.Os jogos cooperativos na Educação Física Escolar no primeiro segmento do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

5.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Érica Braga Borges e Roberta Cinomato Rodrigues.A prática da Educação física através dos jogos populares: integração escola, família e comunidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

6.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Juliana Acelino.A percepção do lúdico pelo professor de Educação física nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

7.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Raquel Vaz.A percepção do lúdico pelo professor de Educação física nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

8.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Vanessa Gonçalves.A percepção do lúdico pelo professor de Educação física nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

9.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Carlos Alexandre Santos de Camargo.A importância do fator equilíbrio no desenvolvimento psicomotor da criança na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

10.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Cristiane Rodrigues Apolinário.A importância do fator equilíbrio no desenvolvimento psicomotor da criança na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

11.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Charles Nascimento dos Santos.A importância do fator equilíbrio no desenvolvimento psicomotor da criança na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

12.
GUEDES, M. C.; BRASIL, C.; LEME, E. S.. Participação em banca de Renan Oliveira.O papel do professor de Educação Física no combate ao bulling. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

13.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Erlan Amorim.A contribuição da dança para o desenvolvimento do esquema corporal em crianças do primeiro ano das séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

14.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Priscila Fernandes de Souza.A contribuição da dança para o desenvolvimento do esquema corporal em crianças do primeiro ano das séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

15.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Rafael Ferreira Fraga.A contribuição da dança para o desenvolvimento do esquema corporal em crianças do primeiro ano das séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

16.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Rosalina Fernandes de Castro Rocha.Brinquedos cantados: um recurso para o desenvolvimento afetivo em crianças de 3 a 5 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

17.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Camilla Caroline Lopes da Silva.Brinquedos cantados: um recurso para o desenvolvimento afetivo em crianças de 3 a 5 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

18.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Luana da Silva Gomes de Jesus.Danças folclóricas e a aplicabilidade das Leis 10639/03 e 11645/08 na Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

19.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Thales Gabriel Alves da Silva.Danças folclóricas e a aplicabilidade das Leis 10639/03 e 11645/08 na Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

20.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Heloísa Almeida.O ensino da dança na Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

21.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Elizângela Rocha Toledo.O ensino da dança na Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

22.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Poliana Santos.O ensino da dança na Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

23.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Leonardo Lopes Curto.Inclusão da dança em aulas de Educação física Escolar em turmas do ensino médio do Colégio Abeu de Belfort Roxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

24.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Patrícia de Souza.Inclusão da dança em aulas de Educação Física Escolar em turmas de ensino médio do Colégio Abeu de Belfort Roxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

25.
GUEDES, M. C.; PERRUSO, M. A.. Participação em banca de Thamires Machado.Inclusão da educação sexual na proposta pedagógica: ferramenta indispensável para o rompimento das práticas homofóbicas nas aulas de Educação física no ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

26.
GUEDES, M. C.; PERRUSO, M. A.. Participação em banca de Wellington Machado.Inclusão da educação sexual na proposta pedagógica: ferramenta indispensável para o rompimento das práticas homofóbicas nas aulas de Educação física no ensino médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

27.
GUEDES, M. C.; PERRUSO, M. A.. Participação em banca de Carlos Roberto Gomes.O perfil do corpo docente nos cursos em licenciatura e bacharelado da UNIABEU de Belfort Roxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

28.
GUEDES, M. C.; PERRUSO, M. A.. Participação em banca de Carlos Roberto Duarte.O perfil do corpo docente nos cursos em licenciatura e bacharelado da UNIABEU de Belfort Roxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

29.
GUEDES, M. C.; PERRUSO, M. A.. Participação em banca de Leandro da Silva.O perfil do corpo docente nos cursos em licenciatura e bacharelado da UNIABEU de Belfort Roxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.

30.
GUEDES, M. C.. Participação em banca de Amanda de Oliveira.Inclusão da dança em aulas de Educação física escolar em turmas do ensino médio do Colégio Abeu de Belfort Roxo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUEDES, M. C.; FONSECA, M. P. S.; LEME, E. S.. Curso de Pós-Graduação: Especialização em Educação Física Escolar na perspectiva inclusiva. 2017. Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Jan.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13 Reunião Científica regional Sudeste da Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Uma prática de pesquisa expandida: Cinema, Escola, Memória e Docência Artística. 2018. (Congresso).

2.
1 Seminário de Audiovisual e Educação: Metodologias na Construção do Conhecimento.Ensaios sobre o Vidigal. 2018. (Encontro).

3.
Encontro da Educação - IX Fórum da Rede Kino - 13 CINEOP- Mostra de Cinema de Ouro Preto. Ensaios sobre o Vidigal. 2018. (Congresso).

4.
III Seminário Internacional em Memória Social.Projeto Audiovisual na Escola e Memória da Favela do Vidigal. 2018. (Seminário).

5.
II Seminário da Linha Currículo, Docência e Linguagem.Sujeito e Escola na relação com Currículo, Docência e Linguagem. 2018. (Seminário).

6.
XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - XIX ENDIPE. Formação para Emancipação: as culturas, as práticas e a memória em debate. 2018. (Congresso).

7.
XXII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual-SOCINE. Ensaios sobre o Vidigal: o cinema, a escola , e a memória da favela. 2018. (Congresso).

8.
38 Reunião Nacional da ANPEd. Paraíso Tropical Vidigal II Mostra Curta ANPEd - Mostra de filmes de pesquisa. 2017. (Congresso).

9.
A Imagem no cinema e educação na 12 CINEOP Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. (Congresso).

10.
Encontro da Educação - IX Fórum da Rede Kino - 12 CINEOP- Mostra de Cinema de Ouro Preto. Projeto Audiovisual Educativo - Paraíso Tropical Vidigal- Imagem Criação e Diferença. 2017. (Congresso).

11.
Roda de conversas com autores."Quem descobriu o Brasil não foi Cabral"; educação e teatro nas favelas do Rio de Janeiro. 2017. (Encontro).

12.
Seminário Anísio Teixeira Ciclo de Palestras.Paraíso Tropical Vidigal: cinema, escola e memória. 2017. (Seminário).

13.
I Fórum Pensando a Prática Pedagógica: interdisciplinaridade e Inovação em Foco.Ciências Humanas e suas Tecnologias: Dilemas Éticos - Culturas, Tempo e Espaço Escolar. 2014. (Oficina).

14.
I Seminário Internacional de Inclusão Escolar: práticas em diálogo. 2014. (Seminário).

15.
I Seminário Internacional de Inclusão Escolar: práticas em diálogo.O sucesso acadêmico como prática de inclusão na Educação Superior. 2014. (Seminário).

16.
IV Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio.Um dia na Djalma mandando uma rima. 2014. (Outra).

17.
VIII Encuentro Internacional La Educación hoy: más allá de la diversidad. 2014. (Congresso).

18.
VIII Encuentro Internacional La Educación hoy: más allá de la diversidad.O Fazer Docente e as Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico em Favelas do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

19.
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Congresso).

20.
XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.As Contribuições da Pesquisa para o cotidiano escolar. 2014. (Encontro).

21.
II Encontro Interdisciplinar Saúde.Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer artístico. 2013. (Encontro).

22.
Fórum Permanente de Educação, linguagem e Surdez, do Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES, com o tema "cinema e Educação. 2012. (Outra).

23.
II Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio.Esse é o nosso Vidigal. 2012. (Outra).

24.
IV FÓRUM DA REDE KINO - 7a CINEOP. 2012. (Outra).

25.
VI Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ, V Mostra da Faculdade de Educação no MAM-RJ: festival de cinema das escolas e V mosytr. 2012. (Encontro).

26.
VI Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ, V Mostra da Faculdade de Educação no MAM-RJ: festival de cinema das escolas e V mosytr.Minutos Lumière da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão. 2012. (Encontro).

27.
XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.As Vivências Lúdico-Criadoras do Fazer Artístico na Rocinha. 2012. (Encontro).

28.
I Encontro de Educação Física Adaptada e Inclusiva- GEPEAdI, UFRJ.Inclusão no âmbito escolar: a Educação Física em questão. 2011. (Encontro).

29.
I Encontro Interdisciplinar Discente de Pós-Graduação da Uniabeu.Vivências lúdico-criadoras do fazer artístico: uma abordagem inclusiva. 2011. (Oficina).

30.
III Encontro Preparatório para 5a. Jornada Internacional do CIEN.Fazer borda com o que transborda: a educação e a agitação dos corpos. 2011. (Encontro).

31.
Congresso Internacional UNIVERSIDAD 2010 Havana Cuba. Inclusão/Exclusão na Formação Inicial de Professores: suas interfaces nas universidades públicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha. 2010. (Congresso).

32.
Quartas Abertas Entre-vistas.Entre-vistas: Diálogos abertos sobre inclusão em Educação- Inclusão, deficiência e pobreza. 2010. (Encontro).

33.
Seminário Internacional Inclusão em Educação:Universidade e Participação 2, UFRJ.Inclusão/exclusão na formação inicial de professores. 2010. (Seminário).

34.
XI congresso Brasileiro de Psicomotricidade UERJ. Adolescência e Educação. 2010. (Congresso).

35.
Congresso Internacional e XIV Seminário Nacional - Múltiplos atores e Saberes na Educação de Surdos. Educar para a Diversidade - Trabalhando com comunidades. 2009. (Congresso).

36.
I Forum Municipal de Educação Especial de Nova Iguaçu.Educação inclusiva: políticas e Práticas Pedagógicas na Construção de Uma Educação Integral. 2009. (Encontro).

37.
Quintas Abertas Entre-vistas.Diálogos sobre a inclusão em Educação - inclusão e Prática Docente. 2009. (Outra).

38.
XV Simpósio de Psicomotricidade do Uni IBMR.Psicomotricidade na Educação Especial, estimulação essencial e nas ações sociais. 2009. (Simpósio).

39.
X Semana de Educação da UFRJ.Psicomotricidade. 2008. (Outra).

40.
XIII Simpósio de Psicomotricidade e VI Encontro de Psicopedagogia.Psicomotricidade, Educação Especial e Inclusão Social. 2007. (Simpósio).

41.
IX Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes. 2004. (Congresso).

42.
Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho.A Importância das Atividades Físicas. 2003. (Outra).

43.
Rencontres Internationales. Natação para crianças no Brasil. 1988. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUEDES, M. C.; CHAMARELLI, M. ; KRUMHOLZ, F. ; FRESQUET, A. ; HEFFNER, H. . VIDIGAL: Imagens, Memória e Resistência. 2018. (Outro).

2.
FONSECA, M. P. S. ; GUEDES, M. C. . I Congresso de Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva. 2018. (Congresso).

3.
GUEDES, M. C.; FONSECA, M. P. S. ; SILVA, K. R. X. ; SILVA, A. P. ; LEME, E. S. . I Fórum Pensando a prática Pedagógica: Interdisciplinaridade e Inovação em Foco. 2014. (Outro).

4.
GUEDES, M. C.. Seminario Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação UP 2. 2010. (Outro).

5.
GUEDES, M. C.. Encontro JANUZZI em Foco. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdilene Marques da Fonseca. O espaço da brincadeira e sua relação com o desenvolvimento psicomotor da criança da Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Clínica Psicomotora) - IBMR Laureate International universities. Orientador: Marta Cardoso Guedes.

2.
Wanderson Rocha de Souza. Aprendizagem e Desenvolvimento: o olhar psicomotor na Educação Infantil. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Clínica Psicomotora) - IBMR Laureate International universities. Orientador: Marta Cardoso Guedes.

3.
Tiara Cristina Pio. A CONTRIBUIÇÃO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS COMO INSTRUMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS ENTRE CINCO E SETE ANOS. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Clínica Psicomotora) - IBMR Laureate International universities. Orientador: Marta Cardoso Guedes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana P. de Araújo Kox e Michel Rangel da Silva. O profissional de Educação Física e o desenvolvimento psicomotor na educação infantil: uma revisão sistemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário. Orientador: Marta Cardoso Guedes.

2.
Alan Avelino dos Santos e Letícia Vilela Machado Azevedo. A Dança e o Esquema Corporal no ensino fundamental: uma revisão sistemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário. Orientador: Marta Cardoso Guedes.

3.
AILTON DE SOUZA RIBEIRO e ELIEZER NACLE. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIABEU -Centro Universitário. Orientador: Marta Cardoso Guedes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUEDES, M. C.; LEME, E. S. . Inclusão em Educação: a formação para diferenciação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUEDES, M. C.. Paraíso Tropical Vidigal: cinema, escola e memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GUEDES, M. C.; FERREIRA, V. . Paraíso Tropical Vidigal II Mostra Curta ANPEd - Mostra de filmes de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUEDES, M. C.; FERREIRA, V. . Projeto Audiovisual Educativo - Paraíso Tropical Vidigal- Imagem Criação e Diferença. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:20:22