Mágda Aparecida Mazini de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1516320046435271
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Cataguases (1993) e Pós Graduação em Pedagogia Empresarial também pelas Faculdades Integradas de Cataguases. Atualmente é professora - Faculdades Integradas de Cataguases, nos cursos de licenciatura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem. É Pedagoga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Cataguases, desde 1994 com especialização em educação especial com ênfase em deficiência mental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mágda Aparecida Mazini de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas de Cataguases, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases.
Romualdo Manezes
Menezes
36773084 - Cataguases, MG - Brasil - Caixa-postal: 173
Telefone: (032) 34213109
Fax: (032) 34214977
URL da Homepage: www.fafic.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2007
Especialização em Educação Especial com enfase em deficiencia mental. (Carga Horária: 360h).
Faculdade da aldeia de Carapicuiba, FALC, Brasil.
Título: Educação Especial:Desenvolvendo a Liderança nas Organizações Educacionais.
2004 - 2005
Especialização em Pedagogia Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
Título: Desenvolvendo o Capital Intelectual:Liderança.
1990 - 1993
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
Título: o Construtivismo na educação.




Formação Complementar


2014 - 2015
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 250h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
formação continuada. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FIC/UNIS, Brasil.
2012 - 2012
Sistema AADID:diagnostico ,classificação DI. (Carga horária: 40h).
Rede APAE, UNIAPAE FENAPAES, Brasil.
2012 - 2012
pos graduação - docencia do ensino superior. (Carga horária: 45h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FIC/UNIS, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada. (Carga horária: 45h).
Faculdades Integradas de Cataguases, FIC/UNIS, Brasil.
2004 - 2004
Educação Inclusiva. (Carga horária: 180h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas de Cataguases, FAFIC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Titular, Enquadramento Funcional: Professor


Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 24


Faculdades Integradas de Cataguases, FIC/UNIS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de estágios licenciaturas, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Acessibilidade de Pessoas com Deficiencia: Um estudo de caso na cidade de Cataguases
Descrição: Investigar as ações políticas ou programas de acessibilidade das PCDs a locais públicos da cidade de Cataguases MG.Resultados : Verificou-se que n]não existem ações politicas e ou programas de acessibilidade , mesmo sendo esta uma premissa na CF de 1988. Embora existam alguns esforços para se discutir o tema poucos são os resultados alcançados pelos defensores da acessibilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Geraldo Majella Mazini - Integrante / TONVILDEN H. ELIAS FILHO - Integrante.
2017 - 2017
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem estudo de caso na formação de pedagogos na FIC
Descrição: Objetivos: Investigar e analisar se os professores do curso de pedagogia da FIC conhecem os pressupostos das metodologias ativas. Resultados: Verificou-se que os professores do Curso, conhecem e praticam os pressupostos das metodologias ativas, criando um ambiente propicio para que o aluno aprenda, conheça, faça, conviva e se reinvente a partir de novos contextos complexos e muitas vezes incertos. Bolsista FEPESMIG - Vanessa Peixoto Mescolin.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / VANESSA PEIXOTO MESCOLIN - Integrante / Angélica Teixera Abranches - Integrante.
2016 - 2017
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES ATUANTES EM PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL,
Descrição: Projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG, que tem por objetivo identificar a percepção dos discentes atuantes de projetos de responsabilidade social, quando da sua formação. Espera-se contribuir para a literatura da área e fomentar mais atividades de responsabilidade social. Bolsista FAPEMIG - Natane Alves Lopes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Natane Alves Lopes - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
DOE FELICIDADE: LER & INSPIRAR & SONHAR & APRENDER.
Descrição: Projeto de empreendedorismo e responsabilidade social, desenvolvido por professores e alunos da FIC, com apoio e financiamento de empresas e da comunidade local. Neste ano, o projeto tem objetivos: financiar a festa de natal das crianças da APAE de Cataguases e promover um projeto de leitura para crianças nos bairros da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Natane Alves Lopes - Integrante / Pollyana Moura Carias dos Santos - Integrante / Aleziana Alves Narcizo - Integrante / Ana Carolina Cirino da Silva - Integrante / Bruno Lacerda Marques - Integrante / Caio da Silva Ribeiro - Integrante / Diego Souza Moraes - Integrante / Eloa Henriques Furtado - Integrante / Juliana Evangelista Costa - Integrante / Raul de souza Rios - Integrante / Larissa Bastos Machado - Integrante.
2017 - 2017
PEDAGOGIA SOCIAL: SABER PARA TODA IDADE
Descrição: O projeto de extensão universitária, visa contribuir para formação técnica, humana e conceitual do discente envolvido nas atividades pedagógicas executadas no Asilo/Lar São Vicente de Paulo. Além de propiciar e estimular aspectos sociais e psicológicos dos idosos beneficiados com o projeto. Bolsista FEPESMIG - Vanessa Peixoto Mescolin.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Andrea Coelho Rezende - Integrante / VANESSA PEIXOTO MESCOLIN - Integrante.
2016 - 2016
Doe Felicidade esta em fazer o bem
Descrição: Projeto de responsabilidade social. Tem por objetivos fomentar a participação de discentes em projetos de responsabilidade social e beneficiar instituições filantrópicas da cidade de Cataguases..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Angelica Teixeira Abranches - Integrante.
2016 - 2016
PEDAGOGIA SOCIAL - SABER PARA TODA IDADE
Descrição: Descrição: O projeto de extensão universitária, visa contribuir para formação técnica, humana e conceitual do discente envolvido nas atividades pedagógicas executadas no Asilo/Lar São Vicente de Paulo. Além de propiciar e estimular aspectos sociais e psicológicos dos idosos beneficiados com o projeto. Bolsista FEPESMIG - Tatiane de Fátima Carneiro Cruz.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Tatiane de Fátima Carneiro Cruz - Integrante.
2016 - 2016
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA II SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO DE CATAGUASES - APOIO AO GAAC
Descrição: O projeto tem por objetivo gerir e organizar a II Semana de Conscientização do autismo de Cataguases. O evento contará com venda de camisas, caminhada de conscientização, mini-cursos e palestras. Situação: Concluído Natureza: Projeto de extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Andrea Coelho Rezende - Integrante.
2015 - 2015
Doe Felicidade
Descrição: Projeto de responsabilidade social. Tem por objetivos fomentar a participação de discentes em projetos de responsabilidade social e beneficiar instituições filantrópicas da cidade de Cataguases MG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador.
2015 - 2015
Tecnologia na educação -Informática lúdica na APAE Cataguases
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Coordenador / Luani Borges Carneiro - Integrante.
2014 - 2014
FIC Amigos da Escola
Descrição: O projeto objetiva trabalhar com a filosofia para crianças na APAE de Cataguases. Os bolsistas desenvolvem um trabalho de ética, valores através do lúdico , das histórias infantis e da dramatização..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Coordenador / Altamiro Lacerda de almeida junior - Integrante / CANTARINO Julia Lima - Integrante / MORONI Polyana - Integrante.
Financiador(es): Faculdades Integradas de Cataguases - Bolsa.
2014 - 2014
Doe Felicidade
Descrição: Projeto de responsabilidade social. Tem por objetivos fomentar a participação de discentes em projetos de responsabilidade social e beneficiar instituições filantrópicas da cidade de Cataguases MG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Altamiro Lacerda de Almeida junior - Coordenador / Luiza Olga Rocha Ramos - Integrante.
2013 - 2013
Doe Felicidade Apaixonados por essa causa
Descrição: Projeto de responsabilidade social. Tem por objetivos fomentar a participação de discentes em projetos de responsabilidade social e beneficiar instituições filantrópicas da cidade de Cataguases MG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Coordenador / Altamiro Lacerda de almeida junior - Integrante.
2012 - 2012
Doe Felicidadde apaixonados por essa causa
Descrição: Projeto de responsabilidade social. Tem por objetivos fomentar a participação de discentes em projetos de responsabilidade social e beneficiar instituições filantrópicas da cidade de Cataguases.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Coordenador / Altamiro Lacerda de almeida junior - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - INFORMÁTICA LUDICA NA APAE CATAGUASES
Descrição: o PROJETO ATENDE A CRIANÇAS E JOVENS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM OBJETIVO DE ENSINAR DE FORMA LÚDICA OS CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA , ALÉM DE OFERECER MOMENTOS DE PRAZER E DIVERSÃO COM AS FERRAMENTAS DO COMPUTADOR..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Coordenador / Juliana Iennaco - Integrante / MARAISA SIMPLICIO - Integrante / LIDIANE GREGORIO - Integrante.
2014 - Atual
Programa de iniciação a docência - PIBID
Descrição: O projeto PIBID consiste em promover a teoria na prática, o "fazer docente" . O projeto atende alunos do curso de licenciatura de biologia e de pedagogia onde os mesmos praticam metodologias diferenciadas e atem a oportunidade de vivenciar a sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Integrante / Margarete do Valle Werneck - Integrante - Integrante / Elizabete Ramalho Procópio - Integrante - Integrante / Georgina Maria de Faria Mucci - Coordenador - Coordenador.
2009 - 2009
O ludico na Alfabetização
Descrição: Projeto desenvolvido na Escola Estadual Coronel Vieira,na cidade de Cataguases. O projeto foi aplicado em turmas do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Mágda Aparecida Mazini de Almeida - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: INTER FIC revista eletrônica
2016 - 2016
Periódico: MYTHOS REVISTA ACADEMICA
2012 - 2012
Periódico: POTLATCH: Revista de História das Faculdades Integradas de Cataguases
2011 - 2011
Periódico: POTLATCH: Revista de História das Faculdades Integradas de Cataguases
2011 - 2011
Periódico: POTLATCH: Revista de História das Faculdades Integradas de Cataguases


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estagios.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didatica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão e Pessoas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2017Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; LOPES, N. A ; SOUZA, W. L. S . RESPONSABILIDADE SOCIAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS E EGRESSOS DO CURSO DEADMINISTRAÇÃO SOBRE O TEMA. ESTUDO DE CASO EM UMA IES DA ZONA DA MATA DE MINAS. Mythos (Cataguases), v. 7, p. 7-15, 2017.

2.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2016Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; OLIVEIRA, M. C. C. ; ALMEIDA, M. A. M. ; MAZINI, G. M. ; POLYANA, M. . ANÁLISE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO INSTITUTO FRANCISCA DE SOUZA PEIXOTO E SUAS CORRELAÇÕES COM AS PERSPECTIVAS DE MARKETING SOCIAL. Revista Integração, v. 17, p. 1-196-175, 2016.

3.
POLYANA, M.2016POLYANA, M. ; COORDENADOR, G. M. F. M. -. ; INTEGRANTE, E. R. P. -. ; ALMEIDA, M. A. M. ; Altamiro Lacerda de Almeida Junior . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID -FIC / UNIS SUBPROJETO PEDAGOGIA DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Integração, v. 17, p. 1-190-161, 2016.

4.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2016Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; A. L. ; G. M. . ANÁLISE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO INSTITUTO FRANCISCA DE SOUZA PEIXOTO E SUAS CORRELAÇÕES COM AS PERSPECTIVAS DE MARKETING SOCIAL.. INTERAÇÃO (VARGINHA), v. 17, p. 175-190, 2016.

5.
GONCALVES, P. M. F2016GONCALVES, P. M. F ; ALMEIDA, M. A. M. ; INTEGRANTE, E. R. P. -. ; COORDENADOR, G. M. F. M. -. ; Altamiro Lacerda de Almeida Junior . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID - FIC / UNIS SUBPROJETO PEDAGOGIA DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.. INTERAÇÃO (VARGINHA), v. 17, p. 161-174, 2016.

6.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2016Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; Andrea Coelho Rezende ; ABRANCHES, A. T. . RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS SOBRE OS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA FIC.. Mythos (Cataguases), v. 6, p. 28-39, 2016.

7.
OLIVEIRA, L. P2016OLIVEIRA, L. P ; GONCALVES, P. M. F ; ALMEIDA, M. A. M. ; Altamiro Lacerda de Almeida Junior . DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIAS SOBRE A RELAÇÃO DA ESCOLA E FAMÍLIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Mythos (Cataguases), v. IV, p. 40-48, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; Andrea Coelho Rezende ; ABRANCHES, A. T. . PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS SOBRE PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CASO: FIC/UNIS. In: II ENCUENTRO DE INVESTIGADORES Y el V ENCUENTRO DE TESISTAS, 2016, Encarnación Paraugay. PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS SOBRE PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CASO: FIC/UNIS, 2016.

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, M. A. M.. A Nova Escola APAE 2013 (publicação em site).

2.
ALMEIDA, M. A. M.. O Ensino Fundamental na educação Especial 2009 (publicação em site).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALMEIDA, M. A. M.. Inclusão escolar de Pessoas com deficiências intelectual e múltipla.. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, M. A. M.. A importancia da Inclusão. 2015. .

2.
ALMEIDA, M. A. M.. Manual de estágio dos cursos de Licenciatura FIC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

3.
ALMEIDA, M. A. M.. Técnicasde Estudo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALMEIDA, M. A. M.. Inteligencias Multiplas e a Prática Educativa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALMEIDA, M. A. M.. Planejando Aulas Criativas. 2009. .

6.
ALMEIDA, M. A. M.. Mecanismos Cerebrais na Aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALMEIDA, M. A. M.. Os desafios da educação esecial. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ALMEIDA, M. A. M.. PROCAP Capacitação de Professores. 1999. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Sandra Aparecida Dias. Considerações acerca da EJA no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, M. A. M.; SOUZA, E. L. P.; Andrea Coelho Rezende. Participação em banca de Tamires Oliveira silva.A influencia da Família na educação dos Filhos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

2.
ALMEIDA, M. A. M.; SOUZA, E. L. P.. Participação em banca de Ana Paula Matilde Marques Venâncio.Influencia e contribuição do jogo no processo de ensino e aprendizagem. 2016.

3.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Lucinéia de Fátima Zocatele.A influencia dos Contos de Fadas na educação infantil e seus benefícios para o educando. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

4.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Camila Menezes da Silva.Os jogos e as brincadeiras como facilitadores da aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

5.
ALMEIDA, M. A. M.; SOUZA, E. L. P.; IENNACO, J.. Participação em banca de Luani Borges Carneiro.Tecnologias e Inclusão : o uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

6.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Laura Aparecida alves Ferreira souza.Pedagogia Waldorf: a inserção de uma pedagogia holistica nas escolas publicas de Ubá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

7.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Marcela de Oliveira Cruz.Gestão empreendedora nas instituições de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

8.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Monica Branquinho Penitente.A importância da mediação do professor no ensino aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

9.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Patricia Melo Carvalho.A saúde do professor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

10.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Ana Carolina da silva souza e Margarete Rodes Araujo.A inclusão na alfabetização no aspecto pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

11.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Ana Claudia Gonçalves Norberto.Problemas de Aprendizagem no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

12.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Priscila Carla Henriques Sanches.A importância dos entraves de trabalhar a sexualidade nas escolas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

13.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Ana Claudia Gonçalves Norberto.Problemas de Aprendizagem no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

14.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Davila Araujo Pinto.Como as crianças se apropiam da escrita alfabetica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

15.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Julia Rodrigues e Silva Carvalho e Conceição Aparecida Santo.A participação da familia como aspecto relevante de ensino aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

16.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Priscila de Melo Castro e Dayana de Melo Oliveira Souza.Indisciplina na escola : relação professor aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

17.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Kelly Aparecida Oliveira Henriques.Educação do Autista :uma trabalho transdisciplinar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

18.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Marina da Silva Pereira.A importancia da literatura no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

19.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Mary Helen Silva.Informática na Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

20.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Milena Marques Teixeira e Rosileia Gomes Vepertino.A utilização da ludicidade e da brincadeira no ambito educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

21.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Juliana Canavan Martins Junqueira.Era uma vez uma estória sobre a arte de contar histórias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

22.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Leticia Teixeira Ferreira.Reflexões sobre a aprendizagem:a função do professor e da escola nesse processo.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

23.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Polyanna de Paula Campos.O professor como incentivador à leitura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

24.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Hosana Lopes Luminato.Educação Especial- a inclusão do surdo na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

25.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Ana Carolina Pinto de Mendonça.A importancia da familia na educação escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

26.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Julia da silva Machado.Inteligencias Multiplas corporal e cinestesica aliadas a psicomotricidade:aplicabilidade em crianças de 2 a 6 anos de idade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

27.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Rosilaine Geralda da Silva.Etica na inclusão escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

28.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Maria da Glória Gabriel Duarte.A motivação no processo ensino aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

29.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Grazieli Rodrigues Carli de Oliveira.A educação de jovens e adultos na Escola Municipal Antonio Amaro,no ano de 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

30.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Alyne Cristina da Silva Gomes Sales.O desafio da aprendizagem na EJA: perspectiva atuais nesse segmento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

31.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Roberta Rodrigues de Araújo..A importancia do lúdico na aprendizagem infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

32.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Mario Figueira da Costa Filho.Historia da Sociologia e a inclusão social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

33.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Fabiana Andrade Mariano.Investigando a educação de surdos e pessoas com deficiencia em Cataguases. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

34.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Juliana Canavan Martins Junqueira.Rodas de Leitura: uma proposta desenvolvimento cognitivo e social para dependentes químicos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

35.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Walcilene Aparecida MachadoTaveira.Para além da inclusão :uma debate sobre aeducação de surdos emCataguases. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

36.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Edcley da Silva Bento.Saindodo armário , entrando na estante... a homoafetividade vista pelo lado de fora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

37.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Barbara Moreira de Oliveira e Fernanda Liquier Trindade.Os principios metodologicos da alfabetização e suas consequencias no processode letramento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

38.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Joselia Badaró Ferraze Rogeria ZanelaRodrigues.A matemática na nossa vida:relação necessária na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

39.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Cristiane Antonuci e Claudia Abritta.A importancia dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

40.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Rafaela Nobre de Carvalho e Sandra Aparecida Dias.Alfabetização em foco. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

41.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Elizabete Pereira Gonçalves e Maria Lucia Carvalho Pereira.A criança e a linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

42.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Natamiliane Nannine Dias Matos.O aluno em sala de aula:comportamento,análise e teoria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases.

43.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Julaine Machado Rodrigues Moreira e Patricia Vieira Lacerda.A importancia das Inteligencias Múltiplas ,com enfase na Inteligencia Linguistica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

44.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Elizabete Pereira Gonçalves e Maria Lúcia Carvalho Pereira.A criança e a Linguagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

45.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Claudia Aparecida A. L. de Souza e Cristine Silva Antonucci.A importancia dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

46.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Cleonice Soares das Graças e Raquel Primo da Silva.Relação: Família x Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

47.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Juliana Areias Rodrigues Santos.A importancia da pesquisa na formação de professores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

48.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Josélia Badaró Ferraz e Rogéria Zanela Rodrigues.A matemática na nossa vida: relação necessária em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

49.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Bárbara Moreira de Oliveira e Fernanda Liquer da Trindade.Os principais métodos de alfabetização e suas consequencias no prcesso de letramento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

50.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Géssica Crecemberni Borges.De um documento para a vida da sociedade cristã católica:a influencia da renovação carismática na sociedade comtemporanea e nas comunidades religiosas Canção Nova e Toca de Assis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases.

51.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Carla Ventura de Oliveira e Maria do Carmo Salgado da Costa.Inclusão Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

52.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Wanessa Zangirolani Silva Morais.Análise do testamento cerrado do Coronel João Duarte Ferreira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases.

53.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Jeane Alves Teixeira.A loucura em Dois Autores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases.

54.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Marcela andrade da Silva.Com quem está a palavra Cataguases na Vigencia do Estado Novo (1937-1945). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases.

55.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Érica de Queiroz cardoso.Carne dilacerada ,Alma elevada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases.

56.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Marcelo Vieira Duarte.Estudo da aprendizagem escolar:a utilização das teorias construtivistas e sociointeracionistas como ferramenta de ensino da geografia em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Faculdades Integradas de Cataguases.

57.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Gabriela aparecida Lima e Mayra Batista Bonifácio.Relação Família e Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

58.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Flavia Baesso Lopes e Graziela Garcia Amorim.Gardner e Goleman:uma evolução no conceito de inteligencia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.

59.
ALMEIDA, M. A. M.. Participação em banca de Maria Isabel Dias Dionízio.Educação Especial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Anicezia R Bette; ALMEIDA, M. A. M.. Rodas de Leitura:uma proposta desenvolvimento cognitivo e social paradependendes quimicos. 2012. Faculdades Integradas de Cataguases.

2.
ALMEIDA, M. A. M.. Ensinar para a Compreensão : em busca da excelencia educacional. 2010. Faculdades Integradas de Cataguases.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional do Grupo UNIS. As práticas Pedagógicas do PIBID FIC/UNIS Subprojeto Pedagogia desenvolvidas na escola Coronel Vieira :Contribuições na formação do pedagogo. 2016. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional do Grupo UNIS. Análise das ações desenvolvidas pelo Instituto Francisca de souza Peixoto e suas correlações com as perspectivas de Marketing Social. 2016. (Congresso).

3.
II encuentro de investigadoores y el V congreso de La Red Acinnet. Percepções dos Stakeholders sobre projetos de responsabilidade social - caso FIC/UNIS. 2016. (Congresso).

4.
Iª Troca de Saberes dos PIBID'S UFV e FIC/UNIS.Subprojeto - PIBID Pedagogia FIC/UNIS. 2015. (Encontro).

5.
V Encontro das Licenciaturas ,IV Seminário Nacional do PIBID e.PIBID FIC Cataguases : Um olhar acerca da relação criança, família e escola.. 2014. (Seminário).

6.
XI Seminário de Iniciação à Docência, Vcontr Encontro Nacional de Licenciatura, IV Eno Nacional do PIBID.ORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIAGNÓSTICO DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA E PROFESSOR QUARESMA.DIAGNÓSTICO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR QUARESMA E CORONEL VIEIRA CATAGUASES MG. 2014. (Seminário).

7.
Sistema AADID Diagnostico , Classificação ,e Paradgm de Apoio a Pessoa com Deficiência Deficiência. 2012. (Outra).

8.
II Seminário de educação inclusiva : Terminalidade Escolar Especifica. 2011. (Seminário).

9.
Comunicação: inteligencias multiplas e a prática educativa.Inteligencias Multiplas e a prática educativa. 2010. (Encontro).

10.
Curso: Tecnologias na educação esecial. 2010. (Outra).

11.
Curso de deficiencia mental /intelectual. 2010. (Outra).

12.
Mini curso - Tecnologias e Educação Especial.Tecnologias e Educação Especial. 2010. (Outra).

13.
Mesa Redonda.O papel do professor Educador ,na escola da atualidade.. 2007. (Encontro).

14.
Mesa Redonda.O papel do pedagogo na sociedade. 2007. (Encontro).

15.
10º Congresso das APAEs. 2006. (Congresso).

16.
Palestra.Mecanismos Cerebrais na Aprendizagem. 2006. (Outra).

17.
Encontro Municipal sobre Educação. 2005. (Encontro).

18.
Fórum de Educação Inclusiva.A Escola Especial na Perspectiva da Inclusão. 2005. (Outra).

19.
Transtornos Invasivos do desenvolvimento -Autismo. 2005. (Outra).

20.
Educação Especial Inclusiva. 2004. (Encontro).

21.
Oficina: Sala de Teatro. 2004. (Oficina).

22.
Conferencia Municipal de Saúde. 2003. (Encontro).

23.
Semana da FIC.Os Desafios da Educação Especial. 2003. (Outra).

24.
Congresso - Educação Especial. 2002. (Congresso).

25.
Motivação de Aula. 2002. (Oficina).

26.
Capacitação Técnica Projeto Educação Especial. 2001. (Outra).

27.
Pojetos de Trablho. 2001. (Encontro).

28.
Capacitação Pedagógica em Educação Especial. 2000. (Outra).

29.
Capacitação Técnica Projeto Educação Especial. 2000. (Outra).

30.
Educação de Surdos. 2000. (Outra).

31.
Seminário - Educadores e o Estatuto da Criançae Adolescente. 2000. (Seminário).

32.
19º Congresso - Proposta Curricular: como organizar. 1999. (Congresso).

33.
PROCAP -Programa de Capacitação de Professores. 1997. (Encontro).

34.
Treinamento de Professores -Pré e ensino fundamental. 1997. (Oficina).

35.
Capacitação de profissionais para integração de alunos com deficiencias no ensino regular. 1996. (Outra).

36.
Qualificação em Educação Especial. 1996. (Outra).

37.
Seminário do Núcleo de Educação Especial. 1996. (Seminário).

38.
IV Congresso -Aprendendo a Língua Escrita e Lingua de Sinais. 1995. (Congresso).

39.
Forum Regional de Integração Cultural-Minas. 1994. (Outra).

40.
III Congresso -Aprendendo a Lingua scrita da Pré Escola a Segunda Série- Jogos e Alfabetização. 1994. (Congresso).

41.
Profissionalização - Educação para o trabalho como caminho do deficiente. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. A. M.. VII SEMINARIO DO PIBID /FIC -CAPES CNPQ, NO FORUM DE PEDAGOGIA. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, M. A. M.; IENNACO, J. . V SEMINARIO DE ESTÁGIO , NO I FÓRUM DE PEDAGOGIA. 2017. (Outro).

3.
ALMEIDA, M. A. M.. V Seminário de Estágio FIC/UNIS. 2016. (Outro).

4.
ALMEIDA, M. A. M.. Semana de Conscientização do Autismo de Cataguases. 2016. (Outro).

5.
ALMEIDA, M. A. M.. SEMINARIODE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA: TROCA DE SABERES. 2016. (Outro).

6.
ALMEIDA, M. A. M.. Seminário - Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 2015. (Outro).

7.
ALMEIDA, M. A. M.. Tecnologias assistivas. 2012. (Outro).

8.
ALMEIDA, M. A. M.; Graziela Amorim ; Fabiana Venancio ; Cintia Titineli . Semana do Excepcional APAE de Cataguases - Mesa redonda. 2010. (Outro).

9.
ALMEIDA, M. A. M.. Mesa Redonda Semana do Excepcional. 2009. (Outro).

10.
ALMEIDA, M. A. M.. O Papel do Professor Educador , na Escola da Atualidade / mesa redonda. 2007. (Outro).

11.
ALMEIDA, M. A. M.. O papel do Pedagogo na Sociedade / Mesa redonda. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariângela Aparecida Braga Maia de Oliveira. O papel do professor e mediador na sala de aula e as metodologias utilizadas no processo de aprendizagem da criança autista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

2.
Larissa Pinheiro de Oliveira. Dificuldades de aprendizagem: professores e pais em busca de uma aprendizagem significativa.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

3.
Polyana Moroni Ferreira Gonçalves. Uma análise acerca da relação aluno,escola,família e politicas publicas educacionais diante das dificuldades de aprendizagem no contexto escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

4.
Roberta de Oliveira Ferreira. A pedagogia de Celestin Freinet:"uma escola para além de quatro paredes". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

5.
Eldislene Aparecida de Oliviera Morais. A importância da Filosofia na Formação do professor : o professorinvestigador e o aluno questionador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

6.
Josiane de Oliveira Teodoro , Laidiane Ribeiro Pinto. A influencia do meio no desenvolvimento cognitivo e afetivo educacional de crianças em series iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

7.
Daniele de Souza. Gestão Escolar: liderança inteligente para o sucesso educacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

8.
Vitoria de Lourdes Silva. Brincadeiras antigas favorecendo aprendizagens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

9.
Leydismara Ladeira Rezende Lopes. Inclusão social nas instituições escolares hoje.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

10.
Dryelle Aparecida Meira Fernandes. O processo de aprendizagem de uma criança com Sindrome de Down.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

11.
Aparecida Oliveira de Paula. A compreensão das emoções como busca da identidade pessoal.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

12.
Nycole Xavier Cravo. Cérebro: descobertas da aprendizagem em uma perspectiva neurocientifica e pedagógica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

13.
Camila Oliveira de Moraes. A educação especial na atualidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

14.
Cintia Titonelli Princisval. A educação especial na atualidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

15.
Antonio Jose da Silva. Leitura sobre atividade economica na Bacia do Pomba:foco em Cataguases -MG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Historia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

16.
SILVA, Flávia Vernier e, JESUS, Terezinha de. O Ludico na educação infantil:uma ferramenta para a aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

17.
CHIRICO, Mariana O'Shea. Inteligencias Múltiplas de Gardner e o desenvolvimento do aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

18.
Gilmara Santos de Moura. Inteligencias Multiplas:uma solução para o ensino e aprendizagem de História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

19.
Andrielly de Fátima Campos Inácio. Jongo: Manifestação Cultural Africana Inserida na Cultura Brasileira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

20.
Anderson Guidini. Genética Magia e habitis de Vida:os fatores da ciência,em concorrência com a magia nas sociedades primitivas ,na busca da longevidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

21.
Maria Galdina Toledo. Clio e a Escola : concepções acerca do ensino e do livro didatico de história por professores de história de Miraí-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

22.
Solange Aparecida Moreira Paes. Em terra de deficiente...um olhar acerca da educação inclusiva no Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

23.
SILVA, Carolina Franzini. Deficiências: A atuação do professor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

24.
Manoel Leal de oliveira. Inteligencias Multiplas: por que não usá-las?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.

25.
Alexandre Fajardo Silveira Filho. Inteligencias Multiplas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia e Meio Ambiente) - Faculdades Integradas de Cataguases. Orientador: Mágda Aparecida Mazini de Almeida.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2017Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; LOPES, N. A ; SOUZA, W. L. S . RESPONSABILIDADE SOCIAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS E EGRESSOS DO CURSO DEADMINISTRAÇÃO SOBRE O TEMA. ESTUDO DE CASO EM UMA IES DA ZONA DA MATA DE MINAS. Mythos (Cataguases), v. 7, p. 7-15, 2017.

2.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2016Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; A. L. ; G. M. . ANÁLISE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO INSTITUTO FRANCISCA DE SOUZA PEIXOTO E SUAS CORRELAÇÕES COM AS PERSPECTIVAS DE MARKETING SOCIAL.. INTERAÇÃO (VARGINHA), v. 17, p. 175-190, 2016.

3.
GONCALVES, P. M. F2016GONCALVES, P. M. F ; ALMEIDA, M. A. M. ; INTEGRANTE, E. R. P. -. ; COORDENADOR, G. M. F. M. -. ; Altamiro Lacerda de Almeida Junior . AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID - FIC / UNIS SUBPROJETO PEDAGOGIA DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL VIEIRA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.. INTERAÇÃO (VARGINHA), v. 17, p. 161-174, 2016.

4.
Altamiro Lacerda de Almeida Junior2016Altamiro Lacerda de Almeida Junior ; ALMEIDA, M. A. M. ; Andrea Coelho Rezende ; ABRANCHES, A. T. . RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS SOBRE OS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA FIC.. Mythos (Cataguases), v. 6, p. 28-39, 2016.

5.
OLIVEIRA, L. P2016OLIVEIRA, L. P ; GONCALVES, P. M. F ; ALMEIDA, M. A. M. ; Altamiro Lacerda de Almeida Junior . DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃO DE ESTAGIÁRIAS SOBRE A RELAÇÃO DA ESCOLA E FAMÍLIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Mythos (Cataguases), v. IV, p. 40-48, 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. A. M.. VII SEMINARIO DO PIBID /FIC -CAPES CNPQ, NO FORUM DE PEDAGOGIA. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, M. A. M.; IENNACO, J. . V SEMINARIO DE ESTÁGIO , NO I FÓRUM DE PEDAGOGIA. 2017. (Outro).

3.
ALMEIDA, M. A. M.. SEMINARIODE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA: TROCA DE SABERES. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


Durante o período de 3 anos atuou como diretora voluntária da APAE de Cataguases.
Atuou também voluntariamente , como coordenadora regional das APAEs Zona da Mata II . Na aréa pedagógica.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:02:47