Marcela Fernandes Peixoto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7163781295083516
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), integrante da linha de pesquisa "Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores" . Possui experiência na Educação Superior, exercendo função de Tutora, Professora e Coordenadora em cursos na modalidade EAD. Experiência em Design Instrucional e Formação de Professores, atuando na área de gestão de projetos e produções de materiais didáticos. Docente do Centro de Educação a Distância da UNCISAL, exercendo função de coordenadora do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Fernandes Peixoto
Nome em citações bibliográficas
PEIXOTO, M. F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE HÍBRIDA: um caso de ensino e aprendizagem com as TDIC,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Anamelea de Campos Pinto.
Palavras-chave: Formação de professores; TIC.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Comunicação / Especialidade: Tecnologias da Informação e Comunicação.
2008 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA REGIÃO NORDESTE.
Orientador: Anamelea de Campos Pinto.




Formação Complementar


2015 - 2015
Tablets e Crianças Pequenas.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2014 - 2015
Aperfeiçoamento Docente em EAD para o Exercício de. (Carga horária: 220h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2013 - 2013
ANÁLISE QUALITATIVA COM APOIO DO SOFTWARE WEBQDA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2013 - 2013
Pressupostos teóricos da educação infantil. (Carga horária: 40h).
Ensino Nacional, EN, Brasil.
2013 - 2013
Educação Online. (Carga horária: 40h).
Ensino Nacional, EN, Brasil.
2013 - 2013
APERFEIÇOAMENTO EM TUTORIA ONLINE. (Carga horária: 60h).
Ensino Nacional, EN, Brasil.
2010 - 2010
O USO DO RÁDIO NA EDUCAÇÃO.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2010 - 2010
FORMATAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. (Carga horária: 20h).
Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.
2009 - 2009
USABILIDADE DE SOFTWARES EDUACIONAIS. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MAPAS CONCEITUAIS. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
CICLO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE:. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
WEB DESIGN. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Africanidades e Educação: Contribuições para a for. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando nos cursos de Pedagogia, Química, Física, Matemática, Filosofia e Biologia a partir das disciplinas de Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem e Fundamentos da Educação Infantil.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador CAPES/UAB Nível II, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Educação e Tecnologia da Informação e da Comunicação, nos cursos de graduação em Pedagogia e Matemática a distância; na disciplina Organização do Trabalho Acadêmico, no curso da Matemática; e na disciplina Estratégias Didáticas com TIC no curso de Pós-Graduação em Estratégias Didáticas com uso das TIC na Educação Básica.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador CAPES/UAB Nível II, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora do Setor Transição Didática, vinculado ao Núcleo de Produção de Material Didático da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, Universidade Federal de Alagoas (CIED/UFAL).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Online, Carga horária: 12
Outras informações
Tutora Online do curso de Formação para Professores da Universidade Federal de Alagoas "ESPAÇO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DE ABORDAGEM HIPERTEXTUAL". Curso de 50 horas.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora online, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora online do curso de Pedagogia através do sistema UAB/UFAL

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia, modalidade presencial. Atuou nas disciplinas: Profissão Docente, Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação, Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado na Educação Infantil, Estágio Supervisionado no Ensino Normal e Projetos Integradores.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Carga horária: 20

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - CEDU, .

05/2009 - 05/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação - CEDU, Centro de Educação - CEDU.

Atividade realizada
Estudante/Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC.

E.M.E.I. MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES, E.M.E.I., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 30
Outras informações
Instituição Pública de Educação Infantil


Escola Espaço Educar, ESPAÇO EDUCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Pedagoga, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando no Centro de Produção Pedagógica e no Núcleo de Tecnologia em Educação, com trabalhos voltados à formação docente e inserção de Tecnologias Digitais no ambiente escolar


Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente e Coordenadora de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Vinculada ao Centro de Educação a Distância - CED. Coordenadora do Curso Superior em Tecnologia em Gestao Hospitalar.



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores

Objetivo: Estuda os fundamentos e desenvolvimento de metodologias sobre o uso das TIC na formação de professores, nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em AVA como apoio à formação presencial, semi-presencial e online; influência da Internet na organização das relações sociais no tempo e no espaço; letramento digital e práticas de leitura e escrita na cibercultura. Investiga ferramentas interativas na educação online..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Comunicação / Especialidade: Tecnologias da Informação e Comunicação.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
VOZ DO PROFESSOR: uma tecnologia de interação nos processos de ensino e aprendizagem
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo propor, implementar e avaliar um programa de expressividade verbal e não verbal para docentes da Universidade Federal de Alagoas que ministram aulas na modalidade presencial e/ou na modalidade a distância, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem, da interação professor-aluno, da saúde vocal do professor e de sua qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcela Fernandes Peixoto - Integrante / Anamelea de Campos Pinto - Coordenador / Lelaeula dos Santos Silva - Integrante / Noelia Ferreira de Oliveira - Integrante / MARIA AUREA CALDAS SOUTO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
2009 - 2010
WEBRADIO E A GENEALOGIA DE SEUS CONCEITOS
Descrição: Esta pesquisa visou sistematizar os conceitos relacionados aos termos técnicos e gêneros da mídia radiofônica, às tecnologias e técnicas disponíveis para a produção de programas e aos tipos de programação veiculadas nas webradios universitárias existentes no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcela Fernandes Peixoto - Integrante / Anamelea de Campos Pinto - Coordenador / Lelaeula dos Santos Silva - Integrante / Mary Lourdes Scofield Osório - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Comunicação/Especialidade: Tecnologias da Informação e Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.
2011
CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.
2008
CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEIXOTO, M. F.2013PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. . As Tecnologias da informação e comunicação e os currículos dos cursos de Pedagogia da região Nordeste. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 8, p. 235-261, 2013.

2.
PEIXOTO, M. F.2012PEIXOTO, M. F.. WEBGINCANA: POTENCIALIDADES DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NO USO DAS TIC PARA O ENSINO SUPERIOR. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 12, p. 27-37, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, G. B. . Procedimentos para a diversificação dos materiais didáticos para cursos em EAD: relato de experiência. In: Seminário Nacional do EDAPECI: Educação Digital e Contemporaneidade, 2015, Maceió. Anais EDaPECI, 2015. v. 3. p. 400-413.

2.
PEIXOTO, M. F.; DEUS, A. . AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA EJA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS TIC: Um estudo centrado em uma escola pública de Maceió-AL. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 2014, Maceió. Paradoxos Educacionais, 2014.

3.
PEIXOTO, M. F.; ARAUJO, L. G. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: EM BUSCA DAS POTENCIALIDADES DESTA INTEGRAÇÃO. In: XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, Recife. Internacionalização da educação e desenvolvimento regional, 2013.

4.
PEIXOTO, M. F.; MERCADO, L. P. L. . WEBGINCANA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NO USO DAS TIC PARA O ENSINO SUPERIOR. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013.

5.
PEIXOTO, M. F.; MAGALHAES, T. S. C. ; PINTO, A. C. . POLÍTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM CENÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013.

6.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, L. S. ; PINTO, A. C. . Proposição de um esquema taxonômico aos gêneros radiofônicos. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas - EPEAL, 2011, Maceió. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, 2011.

7.
OSORIO, M. L. S. ; SOUTO, M. A. C. ; PINTO, A. C. ; PEIXOTO, M. F. . Educação e comunicação: a formação do futuro docente no contexto midiático. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011.

8.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. ; OSORIO, M. L. S. . O estudo da arte das webradios universitárias brasileiras. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011.

9.
SOUTO, M. A. C. ; OSORIO, M. L. S. ; PINTO, A. C. ; PEIXOTO, M. F. ; SILVA, L. S. . Voz do professor: saúde, qualidade de vida e tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011.

10.
PEIXOTO, M. F.; LIRA, M. T. V. . Um olhar sobre a Formação de Pedagogos: A utilização das TIC's como mediação pedagógica.. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. ANAIS DO XV ENDIPE ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010.

11.
LIRA, M. T. V. ; PEIXOTO, M. F. . Uso do Orkut na Prática Pedagógica. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. . VOZ DO PROFESSOR: UMA TECNOLOGIA DE INTERAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2012, São Luís/MA. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2012.

2.
PEIXOTO, M. F.; LIRA, M. T. V. ; PIMENTEL, F. S. C. . A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS. In: VIII CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL, 2011, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2011.

3.
SILVA, C. F. ; PEIXOTO, M. F. ; ANDRADE, V. L. de . A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PAPEL DA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SUSCITADAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. In: VIII Congresso Acadêmico UFAL, 2011, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2011.

4.
PEIXOTO, M. F.. Voz do professor como tecnologia de interação nos processos de ensino e aprendizagem: repositório sobre expressividade verbal e não verbal. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2011, Maceió. Anais do VIII Congresso Acadêmico da UFAL, 2011.

5.
PEIXOTO, M. F.. Bibliografia comentada voz do professor: uma tecnologia de interação nos processos de ensino e aprendizagem. In: VII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas, 2011, Maceió. Anais do VIII Congresso Acadêmico da UFAL, 2011.

6.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. . Webradio e a genealogia de seus conceitos: proposição de um esquema taxonômico. In: VII Congresso Acadêmico UFAL, 2010, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2010.

7.
SILVA, L. S. ; PEIXOTO, M. F. ; PINTO, A. C. . Webradio e a genealogia de seus conceitos: os gêneros radiofônicos. In: VII Congresso Acadêmico UFAL, 2010, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2010.

8.
PEIXOTO, M. F.; LIRA, M. T. V. ; HERCULANO, E. O. . O PEDAGOGO COMO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. In: VI Congresso Acadêmico UFAL, 2009, Maceió. E - BOOK - VI Congresso Acadêmico UFAL., 2009.

9.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, C. F. ; SANTOS, J. S. A. . Sociointeracionismo em Ead: um Link para a Aprendizagem. In: Congresso Acadêmico UFAL, 2009, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2009.

10.
PEIXOTO, M. F.; SANTOS, J. S. A. . AUTONOMIA DISCENTE EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EAD. In: Congresso Acadêmico UFAL, 2009, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2009.

11.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, P. R. H. . Conceito de escola trazido por alunos egressos no curso de Licenciatura em Educação Física. In: V Congresso Acadêmico UFAL, 2008, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2008.

12.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, P. R. H. . O professor que os alunos egressos no curso de Educação Física trazem consigo em suas memórias. In: V Congresso Acadêmico UFAL, 2008, Maceió. Anais Congresso Acadêmico UFAL, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, T. S. C. ; PEIXOTO, M. F. ; PINTO, A. C. . POLÍTICA E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM CENÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEIXOTO, M. F.; MERCADO, L. P. L. . WEBGINCANA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NO USO DAS TIC PARA O ENSINO SUPERIOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEIXOTO, M. F.; ARAUJO, L. G. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: EM BUSCA DAS POTENCIALIDADES DESTA INTEGRAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. . VOZ DO PROFESSOR: UMA TECNOLOGIA DE INTERAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. ; SILVA, L. S. . Proposição de um esquema taxonômico aos gêneros radiofônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUTO, M. A. C. ; OSORIO, M. L. S. ; PINTO, A. C. ; PEIXOTO, M. F. ; SILVA, L. S. . Voz do professor: saúde, qualidade de vida e tecnologia nos processos de ensino-aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEIXOTO, M. F.; LIRA, M. T. V. ; PIMENTEL, F. S. C. . A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, C. F. ; PEIXOTO, M. F. ; ANDRADE, V. L. de . A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O PAPEL DA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SUSCITADAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OSORIO, M. L. S. ; SOUTO, M. A. C. ; PINTO, A. C. ; PEIXOTO, M. F. . Educação e comunicação: a formação do futuro docente no contexto midiático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PEIXOTO, M. F.; OSORIO, M. L. S. ; PINTO, A. C. . O estudo da arte das webradios universitárias brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PEIXOTO, M. F.. Construção do blog a voz do professor: uma tecnologia de interação nos processos de ensino e aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, L. S. ; PEIXOTO, M. F. ; PINTO, A. C. . Webradio e a genealogia de seus conceitos: os gêneros radiofônicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, L. S. ; PINTO, A. C. . Webradio e a genealogia de seus conceitos: proposição de um esquema taxonômico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEIXOTO, M. F.; LIRA, M. T. V. . Um olhar sobre a Formação de Pedagogos: A utilização das TIC's como mediação pedagógica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PEIXOTO, M. F.; LIRA, M. T. V. ; HERCULANO, E. O. . O PEDAGOGO COMO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, C. F. ; SANTOS, J. S. A. . Sociointeracionismo em Ead: um Link para a Aprendizagem. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEIXOTO, M. F.; SANTOS, J. S. A. . AUTONOMIA DISCENTE EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EAD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIRA, M. T. V. ; PEIXOTO, M. F. . Uso do Orkut na Prática Pedagógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, P. R. H. . Conceito de escola trazido por alunos egressos no curso de Licenciatura em Educação Física. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
PEIXOTO, M. F.; SILVA, P. R. H. . O professor que os alunos egressos no curso de Educação Física trazem consigo em suas memórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEIXOTO, M. F.. Roda de Conversa: O papel do tutor nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEIXOTO, M. F.. Curso de Formação do PROUCA: Funcionalidades e Aplicativos do Sistema Ubuntuca. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PEIXOTO, M. F.; NEVES, Y. P. C. E. S. . PROUCA: Funcionalidades e aplicativos do sistema UbuntUCA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. ; OLIVEIRA, N. F. ; SILVA, L. S. ; SOUTO, M. A. C. . CONSTRUÇÃO DO BLOG: A VOZ DO PROFESSOR. 2011. (Relatório de pesquisa).

5.
PEIXOTO, M. F.; PINTO, A. C. ; SILVA, L. S. . PROPOSIÇÃO DE UM ESQUEMA TAXONÔMICO. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DEUS, A.; PEIXOTO, M. F.; VAZ, L. K. A. F.. Participação em banca de MARIA DAS VIRGENS FEITOSA SILVA. O USO DO COMPUTADOR NAS SÉRIES INICIAIS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
DEUS, A.; PEIXOTO, M. F.; VAZ, L. K. A. F.. Participação em banca de SUELEN SANTANA DE ANDRADE. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
ARAUJO, R. S.; PEIXOTO, M. F.; VAZ, L. K. A. F.. Participação em banca de Jullyanna Cavalcante de Oliveira. O uso do aplicativo GCOMPRIS na alfabetização da língua portuguesa para alunos do ensino infantil até as primeiras séries do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
ARAUJO, R. S.; PEIXOTO, M. F.; QUEIROZ, N. M. B.. Participação em banca de Soleane Pereira Santos. Exemplos de atividades que podem ser realizadas pelos professores utilizando as TIC na educação infantil para trabalhar as categorias linguagem e criatividade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
ARAUJO, R. S.; PEIXOTO, M. F.; QUEIROZ, N. M. B.. Participação em banca de Viviane Mendes de Lima Leite. Alfabetizar e letrar usando também as tecnologias da informação e comunicação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
ARAUJO, R. S.; PEIXOTO, M. F.; PEREIRA, R. F.. Participação em banca de Maria de Fátima Moreira da Silva. Integração de atividades nos planos de aula utilizando as TIC destinadas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental com objetivo de trabalhar a disciplina língua portuguesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, F. S. C.; PEIXOTO, M. F.; FREITAS, M. A. S.. Participação em banca de Aline Neyde de Lima Paz.Aplicabilidade pedagógica de blogs nos espaços de ensinagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
AMORIM, R. M.; PEIXOTO, M. F.; SILVA, C. F.. Participação em banca de Beatriz Araújo da Silva.Da aquarela de um pintor negro para o ateliê da história: a arte de Mestre José Zumba e suas contribuições para a educação alagoana e brasileira como representação de seu tempo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
AMORIM, R. M.; PEIXOTO, M. F.; SILVA, C. F.. Participação em banca de Priscilla R. Zubem de Souza; Roseany Pinheiro Sedrins.As cotas raciais no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas: o que pensam as/os estudantes sobre as políticas de ações afirmativas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional do EDAPECI: Educação Digital na Contemporaneidade. 2015. (Seminário).

2.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.WEBGINCANA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NO USO DAS TIC PARA O ENSINO SUPERIOR. 2013. (Simpósio).

3.
Jornada Virtual ABED de Educação a Distância - JOVAED. 2013. (Outra).

4.
Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância. 2013. (Seminário).

5.
XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO: EM BUSCA DAS POTENCIALIDADES DESTA INTEGRAÇÃO. 2013. (Encontro).

6.
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). VOZ DO PROFESSOR: UMA TECNOLOGIA DE INTERAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2012. (Congresso).

7.
III Seminário Web Currículo. 2012. (Seminário).

8.
II Seminário Institucional EAD/UFAL: passado, presente e futuro. 2012. (Seminário).

9.
I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.O estudo da arte das webradios universitárias brasileiras. 2011. (Encontro).

10.
VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas - EPEAL.Proposição de um esquema taxonômico aos gêneros radiofônicos. 2011. (Encontro).

11.
Semana de Pedagogia e II Encontro Internacional de Pedagogia. 2010. (Encontro).

12.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Um olhar sobre a Formação de Pedagogos: A utilização das TIC's como mediação pedagógica. 2010. (Encontro).

13.
19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Uso do Orkut na Prática Pedagógica. 2009. (Congresso).

14.
IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas - EPEAL. 2009. (Encontro).

15.
Semana de Pedagogia. 2009. (Encontro).

16.
Seminário Formação de Professores e Problematicas Transversais. 2009. (Seminário).

17.
Escritores Brasileiros em Maceió. 2008. (Seminário).

18.
Semana de Pedagogia e I Encontro Internacional da Pedagogia. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEIXOTO, M. F.. II Encontro Internacional de Pedagogia/Semana de Pedagogia UFAL. 2010. (Congresso).

2.
PEIXOTO, M. F.. VI CONGRESSO ACADÊMICO DA UFAL. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA FRANCISCA LOPES SILVA. A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TIC COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

2.
MARIZA GOMES DE ALMEIDA. O USO DAS TIC NA INSERÇÃO DOS PROGRAMAS EDUCACIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTANA DO IPANEMA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

3.
VERA LUCIA DA SILVA ALECIO. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL EM CRIANÇAS DE DOIS E TRÊS ANOS COM USO DAS TIC: ESTUDO DE CASO EM CRECHE DA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO IPANEMA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

4.
ROSANA JATOBA SOUTO MAIOR. REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS PARA O USO DAS TIC E AS AÇÕES DOCENTES. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

5.
GENISSELE MARIA DA SILVA. HABILIDADE DOCENTE DIANTE DA UTILIZAÇÃO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

6.
EDILAINE SANTOS ROSA SOUZA. CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

7.
JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS COM O USO DE FILME SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

8.
ROSIETE DA PAZ SANTOS. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DO USO DAS TIC. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roseane Braz da Silva Lopes. A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A EXPLORAÇÃO DO MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Marcela Fernandes Peixoto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:39:20