Camila Maria Marques Peixoto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8109611300211285
  • Última atualização do currículo em 30/04/2018


Possui graduação em LETRAS (2005), Mestrado em Linguística (2007) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). Desenvolveu estágio de doutoramento PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Foi bolsista de Pós-Doutorado na UFC (2011- 2014), vinculado ao grupo Variação e Processamento da Fala e do Discurso: análise e aplicações (PROFALA), tendo como interesse análises das representações do papel atribuído à língua portuguesa nos PALOP. Atua também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em LinguÍstica Aplicada (GEPLA) na UFC, tendo como foco análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores. Atualmente, é Professora na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Maria Marques Peixoto
Nome em citações bibliográficas
PEIXOTO, C. M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras.
av da Abolição 03
Centro
62790000 - Redenção, CE - Brasil
Telefone: (085) 33321489


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Profa. Dra. Maria Antónia Coutinho).
Título: Representações do agir docente: análises de reconfigurações do agir no discurso do professor, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Agir do professor; ensino de língua materna; formação de educadores, figuras de ação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Análise da proposta de planejamento de aulas de leitura no material didático do projovem,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Eulália Leurquin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ensino de língua materna; leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2005
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Pós-doutorado


2012 interrompida
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Ano de interrupção: 2014


Formação Complementar


2006 - 2007
Extensão universitária em Projeto de formação de professores do ProJovem For. (Carga horária: 270h).
Uiniversidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Atividades

11/2007 - Atual
Ensino, física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
práticas de leitura e produção textual
04/2006 - 04/2007
Treinamentos ministrados , Pró-reitoria de extensão, .

Treinamentos ministrados
formação de professores do Projovem

Prefeitura Municipal de Fortaleza, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: formadora de professores, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do ProJovem Fortaleza.

Atividades

08/2005 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
língua portuguesa

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2016 - Atual
Formação crítica do professor de línguas: saberes experienciais e teóricos em interação
Descrição: O objetivo do nosso projeto de extensão, intitulado ?Formação crítica do professor de línguas: saberes experienciais e saberes teóricos em interação?, é criar uma formação continuada de professores de línguas de profissionais oriundos de instituições públicas de Ensino Básico do Maciço de Baturité, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999, 2004), no que se refere, principalmente, ao trabalho de análise de gêneros e à construção de sequências didáticas (SCHNEUWLY E DOLZ, 2007) para o ensino de gêneros secundários na escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Camila Maria Marques Peixoto - Coordenador / Sarah Forte - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEIXOTO, C. M. M.2017PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 261-275, 2017.

2.
PEIXOTO, C. M. M.2012PEIXOTO, C. M. M.. MODALIDADE E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ARTIGOS DE OPINIÃO NO BRASIL E EM PORTUGAL. Intertexto (Uberaba), v. 5, p. 1-19, 2012.

3.
LEURQUIN, E. V. L. F.2011LEURQUIN, E. V. L. F. ; PEIXOTO, C. M. M. . A. construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta (PUCMG), v. 15, p. 13-319, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Reconfigurações do agir docente no dizer de professores angolanos. Reconfigurações do agir docente no dizer de professores angolanos. 1ed.João pessoa: UFPB, 2017, v. 1, p. 343-350.

2.
LEURQUIN, E. V. L. F. ; PEIXOTO, C. M. M. . Por um agir reflexivo do professor: a formação dos professores do Projovem Urbano à Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. In: EURQUIN, Eulália Vera Lúca Fraga, COUTINHO, Maria Antonia & MIRANDA, Florencia. (Org.). Formação docente, textos, teorias e práticas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 15-25.

3.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . Leitura e produção de textos acadêmicos no EAD: letramentos e ensino na WEB. In: Júlio César de Araújo e Messias Dieb. (Org.). Letramentos na WEB: Gêneros, interação e ensino. 1ed.Fortaleza: UFC, 2009, v. 1, p. 123-136.

4.
PEIXOTO, C. M. M.. ANÁLISE DA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DE AULAS DE LEITURA DO MATERIAL DIDÁTICO DO PROJOVEM. In: Mônica Magalhães Cavalcante; Eulália Vera Lúcia Fraga leurquin; Mariza angélica Paiva Brito. (Org.). TESES E DISSERTAÇÕES GRUPO PROTEXTO. Fortaleza: UFC, 2007, v. III, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações do trabalho docente no dizer de professores angolanos. In: VIII Congresso internacional da Abralin, 2013, Natal. Livro CD-ROM do VIII Congresso internacional da Abralin, 2013.

2.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações do trabalho docente no dizer de professores angolanos. In: Abralin, 2013, Natal. Anais do Encontro da Abralin, 2013. v. 1.

3.
PEIXOTO, C. M. M.. Políticas linguísticas e representações do trabalho docente. In: X CONSIPLE, 2013, Salvador. Anais do X CONSIPLE, 2013. v. 1.

4.
PEIXOTO, C. M. M.; CARIOCA, C. . AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DOS ACADÊMICOS GUINEENSES: uma reflexão sobre o estatuto da língua portuguesa fundamentada no corpus do PROFALA. In: II CIDS Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém. Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística (2. : 2012 : Belém, PA). Diversidade linguística e políticas de ensino: anais / II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística ; coordenadores, Abdelhak Razky, Marilúcia Barros de O, 2012. v. 1.

5.
PEIXOTO, C. M. M.. O planejamento da aula de leitura no material didático do Projovem. In: 16º congresso de leitura do Brasil, 2007. Anais do 16º congresso de leitura do Brasil, 2007.

6.
PEIXOTO, C. M. M.. Concepções de leitura no material didático do Projovem. In: V seminário nacional sobre o ensino de língua materna e estrangeira e de literatura, 2007, Campina Grande. Anais do V seminário nacional sobre o ensino de língua materna e estrangeira e de literatura, 2007.

7.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . COMPREENSÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO MATERIAL DIDÁTICO DO PROJOVEM. In: IV Semana de humanidades da UFC, 2007, Fortaleza. Anais da IV Semana de humanidades da UFC, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações sobre o estatuto da Língua Portuguesa no dizer de estudantes guineenses. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa. Anais do XVII Congresso Internacional Asociación de Linguística y Filología de América Latina. João Pessoa: Adaltech, 2014. v. 1.

2.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NO DIZER DE PROFESSORES ANGOLANOS. In: Abralin, 2013, Natal. Caderno de resumo da Abralin. Natal: ideia, 2013. v. 1.

3.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . . Representações do trabalho docente no dizer de professores angolanos. In: VIII Congresso internacional da Abralin, 2013, Natal. Caderno de resumo da Abralin (CD). Natal: ideia, 2013.. Natal: UFRN, 2013. v. 1.

4.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações do trabalho do professor em documentos que prescrevem o seu agir e no dizer de professores angolanos. In: VIII Seminário Nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura, 2013, Campina Grande. Caderno de resumo do Selimel, 2013.

5.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Políticas linguísticas e representações do trabalho docente. In: Congresso Internacional da Siple, 2013, Bahia. caderno de resumos X CONSIPLE, 2013.

6.
PEIXOTO, C. M. M.; CARIOCA, C. . AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DOS ACADÊMICOS GUINEENSES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ESTATUTO DA LÍNGUA PORTUGUESA FUNDAMENTADA NO CORPUS DO PROFALA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, 2012, BELEM. CADERNO DE RESUMO DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA, 2012.

7.
PEIXOTO, C. M. M.. Análise de figuras de linguagem no discurso de professores em formação. In: 18º Inpla: intercâmbios de pesquisas em linguística aplicada, 2011. Caderno de programação do 18º iNPLA, 2011.

8.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . Desafios na formação continuada de educadores: compassos e descompassos entre representações dos professores e do formador de educadores. In: II FLAEL 2010, 2010, Fortaleza. Caderno de programação e resumos do fórum de linguística aplicada e ensino de línguas, 2010.

9.
PEIXOTO, C. M. M.. As representações do professor sobre o seu agir em situação de socialização profissional. In: Fórum de partilha linguística, 2010, Lisboa. Caderno de resumos do 5 Fórum de partilha linguística, 2010.

10.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. In: XXVI Encontro Nacional da APL, 2010, PORTO. Caderno de resumos do XXVI Encontro Nacional da APL, 2010.

11.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O papel do formador de leitores no processo de construção de sentidos do texto em salas de aula do ProJovem. In: 17º Inpla: perspectivas, dimensões e dasafios da linguística Aplicada, 2009, São Paulo. prespectivas, dimensões e desafios da linguística aplicada. São Paulo, 2009.

12.
PEIXOTO, C. M. M.. A DIMENSÃO REPRESENTADA DO TRABALHO DOCENTE SOBRE AULA DE LEITURA NO PROJOVEM URBANO. In: Encontro internacional Texto e Cultura, 2008, Fortaleza. Caderno de resumo do Encontro Internacional Texto e cultura. Fortaleza: Impressa Universitária, 2008.

13.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO EM SALAS DE AULA DO PROJOVEM: O ATUAR DO PROFESSOR. In: I FLAEL - I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e do V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, 2008, Fortaleza. caderno de resumo do I FLAEL - I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e do V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura, 2008.

14.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O planejamento da aula de leitura no material didático do Projovem. In: 16 congresso de leitura do Brasil, 2007, Campinas. caderno de resumo do 16 congresso de leitura do Brasil, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PEIXOTO, C. M. M.. A GRADUAÇÃO E O ENSINO BÁSICO: COMO CONSTRUIR PONTES?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEIXOTO, C. M. M.. Estudos do Profala: a Língua Portuguesa nos PALOP e no Timor-Leste. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. ; SILVA, K. E. N. E. . Estudo comparativo da categorização léxico-semântica de ?Marido enganado?, no Brasil, nos PALOPs e no Timor-Leste. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. ; SILVA, K. E. N. E. . Denominações em entrevistas com falantes de português de países africanos e do Timor-Leste. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEIXOTO, C. M. M.; SILVA, K. E. N. E. . Relações de oposição e de complementaridade no sistema de ensino angolano: tensões entre educação tradicional africa e educação estatal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações sobre o estatuto da Língua Portuguesa no dizer de estudantes Guineenses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEIXOTO, C. M. M.. O interacionismo Sociodiscursivo: compreendendo o agir humano, compreendendo o agir nos textos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações do trabalho docente no dizer de professores angolanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOARES, M. E. ; PEIXOTO, C. M. M. . Representações do trabalho do professor em documentos que prescrevem o seu agir e no dizer de professores angolanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Políticas linguísticas e representações do trabalho docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Análise de variedades do português falado por professores africanos em formação continuada no brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEIXOTO, C. M. M.. Representações sobre o estatuto da Língua Portuguesa no dizer de estudantes guineenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . A influência de políticas linguísticas nas representações construídas sobre o trabalho do professor angolano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEIXOTO, C. M. M.; CARIOCA, C. . AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DOS ACADÊMICOS GUINEENSES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ESTATUTO DA LÍNGUA PORTUGUESA FUNDAMENTADA NO CORPUS DO PROFALA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEIXOTO, C. M. M.; CARIOCA, C. . AS REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS DOS ACADÊMICOS GUINEENSES: uma reflexão sobre o estatuto da língua portuguesa fundamentada no corpus do PROFALA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEIXOTO, C. M. M.; SOARES, M. E. . Representações do trabalho docente no dizer de professores angolanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEIXOTO, C. M. M.. Análise de figuras de linguagem no discurso de professores em formação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PEIXOTO, C. M. M.. As representações do professor sobre o seu agir em situação de socialização profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PEIXOTO, C. M. M.. A formação docente como espaço de socialização e reconstrução de saberes no âmbito do ProJovem Urbano em Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PEIXOTO, C. M. M.. As representações do professor sobre o seu agir em situações de socialização profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O papel do formador de leitores no processo de construção de sentidos do texto em salas de aula do ProJovem Urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PEIXOTO, C. M. M.. ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALAS DE AULA DO PROJOVEM: O ?TRABALHO REAL? DO DOCENTE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O processo de construção de sentidos do texto em salas de aula do Projovem: o atuar do professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PEIXOTO, C. M. M.. A DIMENSÃO REPRESENTADA DO TRABALHO DOCENTE SOBRE AULA DE LEITURA NO PROJOVEM URBANO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEIXOTO, C. M. M.. correção de redações do ENEM. 2006.

2.
PEIXOTO, C. M. M.. Projeto Linguagens das Letras e dos Números - LEITURALIZAR. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
PEIXOTO, C. M. M.. A Veredas ? Revista de Estudos Linguísticos. 2017.

2.
PEIXOTO, C. M. M.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
MAGALHAES, M. I. S.; PEIXOTO, C. M. M.. Participação em banca de Manoelito Costa Gurgel. Representações sociais de professores em formação inicial sobre o estágio: ressignificando a identidade e o agir do professor de língua materna. 2013.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, M. E.; CARIOCA, C.; PEIXOTO, C. M. M.. Participação em banca de Isabel Lima Rodrigues da Silva. Representações da língua portuguesa no dizer de estudantes timorenses sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo: o gerenciamento das vozes enunciativas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
CANAFISTULA, S. S.; PEIXOTO, C. M. M.; LEURQUIN, E. V. L. F.. Participação em banca de Sheila Sousa Canafistula. Uma reflexao sobre a atividade de produção de textos escritos em sala de aula do ProJovem. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada) - Faculdade Sete de Setembro.

3.
CANAFISTULA, S. S.; LEURQUIN, E. V. L. F.; PEIXOTO, C. M. M.. Participação em banca de Maria do Socorro de Lima Mateus. Refexões sobre a avaliação escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada) - Faculdade Sete de Setembro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio nacional de hipertexto.Gênero de textos na web. 2016. (Outra).

2.
V Fórum de linguística Aplicada. Ensino e aprendizagem analisados através do discurso do professor. 2016. (Congresso).

3.
18º Inpla: intercâmbios de pesquisas em linguística aplicada.Análise de figuras de linguagem no discurso de professores em formação. 2011. (Outra).

4.
Encontro formação docente: Textos, Teorias e Práticas.A formação docente como espaço de socialização e reconstrução de saberes no âmbito. 2010. (Encontro).

5.
Fórum de partilha linguística.As representações do professor sobre o seu agir em situação de socialização profissional. 2010. (Outra).

6.
II FLAEL 2010.Desafios na formação continuada de educadores: compassos e descompassos entre representações dos professores e do formador de educadores. 2010. (Outra).

7.
XXVI Encontro Nacional da APL.A construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. 2010. (Encontro).

8.
17º Inpla: perspectivas, dimensões e dasafios da linguística Aplicada. O papel do formador de leitores no processo de construção de sentidos do texto em salas de aula do ProJovem. 2009. (Congresso).

9.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.A DIMENSÃO REPRESENTADA DO TRABALHO DOCENTE SOBRE AULA DE LEITURA NO PROJOVEM URBANO. 2008. (Encontro).

10.
Encontros universitários 2008.ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA EM SALAS DE AULA DO PROJOVEM: O ?TRABALHO REAL? DO DOCENTE. 2008. (Encontro).

11.
I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e o V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura.O processo de construção de sentidos do texto em salas de aula do Projovem: o atuar do professor. 2008. (Outra).

12.
16º congresso de leitura do Brasil. O planejamento da aula de leitura no material didático do Projovem. 2007. (Congresso).

13.
IV colóquio de professores de metodologia do ensino de língua portuguesa e literatura.Concepções de leitura no material didático do Projovem. 2007. (Outra).

14.
V seminário nacional sobre o ensino de língua materna e estrangeira e de literatura.Concepções de leitura no material didático do Projovem. 2007. (Seminário).

15.
II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS.II ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERARIOS. 2005. (Encontro).

16.
CURSO DE EXTENSÃO.CURSO DE EXTENSÃO EXERCICIO DE DISCURSO CRÍTICO. RELEXEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO CRITICA DE OSMAN LINS. 2003. (Outra).

17.
I SEMINARIO INTERUNIVERSITARIO DRUMMOND: IMAGEM E PALAVRA.I SEMINARIO INTERUNIVERSITARIO. 2003. (Seminário).

18.
SEMINARIO METODOLOGICO PARA CRIAÇÃO DO PROJETO DE PESQISA.SEMINARIO METODOLOGICO PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA. 2003. (Seminário).

19.
MODERNISMO:80 ANOS.MODERNISMO: 80 ANOS. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEIXOTO, C. M. M.. II FLAEL 2010. 2010. (Outro).

2.
PEIXOTO, C. M. M.. Formação docente: textos, teorias e práticas. 2010. (Congresso).

3.
PEIXOTO, C. M. M.. I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e o V Colóquio de Professores de Metodologia de Ensino de Língua e Literatura. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joseliane de Aparecida Bandeira dos Santos Silva. o agir do professor em situação de aula de leitura. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

2.
Thamires Rodrigues de Souza. Representações sobre o trabalho docente em uma formação continuada de educadores. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

3.
Antônia Maryene Tomas. concepções de leitura em livro didático. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Imelson Ntchala Cá. Formação crística de professores. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Universidade de integração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
FRANCISCO ISRAEL ALVES DO NASCIMENTO. Vídeos didáticos como ferramenta de aprendizagem de conceitos científicos no ensino de Física.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Maria Marques Peixoto.

2.
AFONSO BRUN RODRIGUES DOS SANTOS. Estudo das capacidades de linguagem e da construção de saberes científicos em alunos do curso de Licenciatura em Física. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ. Orientador: Camila Maria Marques Peixoto.

3.
Francisco Israel Alves do Nascimento. transposição didática dos conhecimentos científicos possibilitada pela produção dos vídeos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Física) - iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Camila Maria Marques Peixoto.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LEURQUIN, E. V. L. F. ; PEIXOTO, C. M. M. . Por um agir reflexivo do professor: a formação dos professores do Projovem Urbano à Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. In: EURQUIN, Eulália Vera Lúca Fraga, COUTINHO, Maria Antonia & MIRANDA, Florencia. (Org.). Formação docente, textos, teorias e práticas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 15-25.



Outras informações relevantes


aprovações em concursos públicos:
Em 2011, fui aprovada, em primeiro lugar, no concurso para professora substituta do setor de Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará;
Em 2012, fui aprovada, em segundo lugar, no concurso para professora efeita da Universidade Estadual da Paraíba, vaga relativa ao edital 05/2011, na função de professora da discplina de Prática de leitura e Produção de texto;
Em 2012, fui aprovada, em quinto lugar, no concurso para professora efeitiva da Universidade Estadual do Ceará, vaga relativa ao edital 10/2012 na, na função de professora de Prática de Ensino na Língua Portuguesa.

Bolsas de pesquisa:
Bolsista de Curso de extensão (Projeto Novo Vestibular) da Universidade Federal do Ceará
Bolsista CNPQ de mestrado no ano de 2007;
Bolsista de doutorado Capes - Reuni no periodo de março de 2008 a dezembro de 2011.
bolsista de Pós-doutorado Capes no período de março de 2012 até o momento.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:29:58