Vitor de Almeida Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7841278372245246
  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Cursei graduação em Química Licenciatura na Universidade Federal de Goiás me formando em 2006. No mesmo ano, passei em concurso público para atuar na rede estadual de ensino, ministrando aulas de Química para o Ensino Médio, de 2006 a 2014. Em 2009, fui aprovado no curso de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Minha dissertação, defendida em 2011, discutiu a aprendizagem colaborativa como método de apropriação do conhecimento químico. Logo em seguida, em 2012, fui aprovado no curso de doutorado em Química, do Instituto de Química da UFG. Minha tese discursa sobre o ensino de química e o desenvolvimento da aprendizagem a partir da relação entre as TIC e a experimentação em sala de aula. Aprovado em concurso público para professor assistente, ingressei na UFG para lecionar no curso de Licenciatura em Educação do Campo em 2014. Atualmente, oriento alunos de Iniciação Científica e em Trabalho de Conclusão de Curso. Atuo nas seguintes linhas de pesquisa: Aprendizagem Colaborativa, Formação de Professores, Ensino de Ciências, TIC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitor de Almeida Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, V. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Cidade de Goiás.
Avenida Bom Pastor, nº 8
Setor Areião
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33711511
URL da Homepage: http://www.ufg.br/pages/63415-regional-cidade-de-goias


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Química.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O Ensino de Química e o desenvolvimento da aprendizagem a partir da relação entre as TIC e a experimentação em sala de aula, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Colaboração; Cooperação; Semiótica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
2009 - 2011
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Aprendizagem Colaborativa como um método de apropriação do conhecimento químico em sala de aula,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES.
Palavras-chave: Interação Social; aprendizagem colaborativa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2005
Graduação em QUÍMICA.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas, Educação do Campo.

Linhas de pesquisa
Ensino de Ciências
01/2015 - Atual
Ensino, Educação de Jovens e Adultos para a Juventude, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Práticas de intervenção pedagógica na EJA: especificidades, desafios e contribuições II ? As Tecnologias de Informação e Comunicação e a experimentação no Ensino de Jovens e Adultos
09/2014 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Química aplicados à Química dos solos, água e atmosfera
Conceitos Básicos de Química e suas aplicações no cotidiano do campo
Experiência Compartilhada I, II, IV
Tópicos em Química III A Química dos seres vivos e dos produtos naturais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Ministradas 1 - Estágio Supervisionado II 2 - Estágio Supervisionado IV 3 - Metodologia do Ensino de Química II 4 - Química Aplicada (Laboratório)

Atividades

08/2013 - 08/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental Aplicada
08/2013 - 08/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino II
03/2013 - 08/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado

Secretaria de Educação Cultura e Desporto do Estado de Goiás, SEDUC-GO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas I - Química Geral II - Físico - Química III - Química Orgânica

Atividades

10/2006 - 07/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
I - Química Geral II - Físico - Química III - Química Orgânica


Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A abstração dos conceitos básicos da química a partir da elaboração de planilha de cálculo interativa
Descrição: O projeto visa destacar os processos de abstração dos conceitos básicos da química vinculando-os à articulação e desenvolvimento do pensamento a partir da elaboração e manipulação de uma planilha de cálculo interativa. Nesse sentido, busca-se compreender como os aspectos quantitativos e qualitativos associados aos conhecimentos dos conceitos básicos da química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vitor de Almeida Silva - Coordenador / Carlos Antônio Pereira Junior - Integrante / Mara Divina da Costa - Integrante.
2017 - 2018
A RELAÇÃO ENTRE A EXPERIMENTAÇÃO E OS ASPECTOS MATEMÁTICOS DA QUÍMICA QUÂNTICA NO MODELO ATÔMICO DE BOHR
Descrição: A pesquisa tem como objetivo relacionar experimentações capazes de conferir significado aos aspectos matemáticos da química que fundamentam o modelo atômico de Bohr. Tais significados visam fundamentar o exercício teórico abstrato da elaboração de conceitos amparados pela abordagem da química quântica. A proposta de pesquisa, também, centra-se na execução de experimentações que destaquem os conceitos quânticos evidenciados durante a prática experimental e como essa visualização do fenômeno é capaz de conferir significado a uma expressão matemática e ao conceito quântico a que se refere. Espera-se que ao fim da pesquisa possamos ser capazes de compreender como a experimentação poderá conferir significado a aspectos quantitativos de conceitos quânticos que exigem um exercício abstrato para o desenvolvimento da aprendizagem de modelos atômicos modernos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vitor de Almeida Silva - Coordenador / Carlos Antônio Pereira Junior - Integrante / Janaína da Costa Silva - Integrante.
2016 - 2017
Uma análise semiótica dos modelos atômicos presentes nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Goiás
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar como os signos físicos, químicos e matemáticos são apresentados na caracterização dos modelos atômicos nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Goiás..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vitor de Almeida Silva - Coordenador / Rosana Maria Sant'ana Cotrim - Integrante / Mirelly dos Reis Souza Fernandes - Integrante / Carlos Antônio Pereira Junior - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Aprovação em concurso público para professor do Ensino Superior, Instituto Federal Goiano.
2013
Aprovação em concurso público para professor do Ensino Superior, Universidade Federal de Goiás - Campus Cidade de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, V. A.2013 SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . Conhecimento Prévio, Caráter Histórico e Conceitos Científicos: O Ensino de Química a Partir de Uma Abordagem Colaborativa da Aprendizagem. Quimica Nova na Escola, v. 35, p. 209-219, 2013.

2.
SILVA, V. A.2011 SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. ; BENITE, A. M. C. . Algo aqui não cheira bem... A Química do Mal Cheiro. Química Nova na Escola (Impresso), v. 33, p. 3-9, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA JUNIOR, C. A. ; SILVEIRA, K.R.F.S ; SILVA, V. A. . Robótica Educacional e Educação do Campo: A Relação entre Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Teoria da Equilibração. In: Semana Nacional da Educação do Campo: desafios e enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais, 2018, Goiás'. Semana Nacional da Educação do Campo: desafios e enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais, 2018.

2.
SILVA, V. A.; FERNANDES, M. R. S. ; PEREIRA JUNIOR, C. A. . A experimentação e o Processo de Ensino e Aprendizagem em uma escola Pólo de Estágio Supervisionado localizada no Vale do Rio Vermelho. In: Semana Nacional da Educação do Campo: desafios e enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais, 2018, Goiás. Semana Nacional da Educação do Campo: desafios e enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais, 2018.

3.
SILVA, V. A.; FERNANDES, M. R. S. ; PEREIRA JUNIOR, C. A. . Um estudo semiótico dos modelos atômicos em livros didáticos de química adotados por escolas públicas no município de Goiás. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018.

4.
SILVA, V. A.; PEREIRA JUNIOR, C. A. ; FERNANDES, M. R. S. . Uma Análise semiótica dos modelos atômicos presentes nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da Cidade de Goiás. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo, 2017, Catalão. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo, 2017.

5.
SILVA, V. A.; Freitas, E.C.F ; CAMPOS, R. I. ; MONTEIRO, H. S. R. . Uma perspectiva interdisciplinar para o curso de Educação do Campo na Regional Goiás - UFG. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. http://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htm, 2015.

6.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . O uso da informação acessada pela web para o desenvolvimento de conceitos químicos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. http://www.xenpec.com.br/anais2015/listaresumos.htm.

7.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . A Aprendizagem Colaborativa: Desenvolvimento de Conceitos Químicos em Nível Médio de Ensino. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Anais do VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2011.

8.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . Aprendizagem Colaborativa em Ensino de Química: O Caso da Complementação Cognitiva como Parte do Desenvolvimento da Aprendizagem em Sala de Aula. In: IV EDIPE - Encontro de Didática e Prática de Ensino, 2011, Goiânia. Anais do IV EDIPE - Encontro de Didática e Práticas de Ensino, 2011.

9.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . Aprendizagem Colaborativa como uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem significativa em sala de aula. In: CONPEEX, 2010, GOIÂNIA. SEMINÁRIO DE POS-GRADUAÇÃO MESTRADO, 2010. p. 6968-6972.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, V. A.; FERNANDES, M. R. S. . Uma análise semiótica dos Modelos Atômicos Presentes nos Livros Didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Goiás. In: Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão, 2017, Goiânia. Anais 14º CONPEEX - Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão. Goiânia: UFG, 2017. v. 14. p. 139-143.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, V. A.; PEREIRA JUNIOR, C. A. ; FERNANDES, M. R. S. . Um estudo semiótico dos modelos atômicos em livros didáticos de Química adotados por escolas públicas no município de Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERNANDES, M. R. S. ; SILVA, V. A. . UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS MODELOS ATÔMICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GOIÁS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, V. A.. Palestra: Os Desafios da Educação Superior Pública no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, V. A.; FERNANDES, M. R. S. ; PEREIRA JUNIOR, C. A. . Uma análise semiótica dos modelos atômicos presentes nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Goiás. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . Complementação Cognitiva: Um aspecto da Aprendizagem Colaborativa em Ensino de Químca para o Desenvolvimento da Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . Aprendizagem colaborativa: uma ferramenta para o Ensino de Química em sala de aula por meio da formação de grupos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, V. A.; SOARES, M. H. F. B. . A Aprendizagem Colaborativa como uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem significativa em sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOARES, M. H. F. B.; Messeder Neto, H. S.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Felipe Augusto de Mello Rezende. Jogos no Ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias e aprendizagem à luz do V epistemológico de Gowin. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

2.
LONGHIN, S.R.; SILVA, C.C.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Angélica Ramos da Luz. O estudo de conceitos químicos em uma abordagem CTSA por meio da temática corantes têxteis. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Instituto federal de Goiás.

3.
Mesquita, N.A.; Ionashiro, E.Y.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Alan Jhones da Silva Santos. A prática como componente curricular e o estágio supervisionado na concepção dos licenciandos: entre o texto e o contexto. 2017. Dissertação (Mestrado em QUÍMICA) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
Mesquita, N.A.; Ionashiro, E.Y.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Alan Jhones da Silva Santos. A prática como componente curricular e o estágio supervisionado na concepção dos licenciandos: entre o texto e o contexto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em QUÍMICA) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMPOS, R. I.; MONTEIRO, H. S. R.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Raquel Pessoa Batista. O ensino-aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SILVA, V. A.; CASTRO, A. G.; SOUZA, P. F. R.. Participação em banca de Cláudia Dias Rodrigues. Uma análise dos conceitos de lugar, paisagem, território e espaço geográfico em um livro didático utilizado na Educação de Jovens e Adultos para o Ensino de Geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

3.
SILVA, V. A.; PEREIRA JUNIOR, C. A.; CAMPOS, R. I.. Participação em banca de Thayrine Luana Rosi Freire de Andrade Belle. Alfabetização e Letramento: o processo de Ensino e Aprendizagem e a realidade da EJA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SILVA, V. A.; Freitas, E.C.F; PEREIRA JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Jaisa Angelica Vieira da Mata. A necessidade das TIC no contexto da EJA: um estudo bibliográfico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, V. A.; SANTOS, R.S.; PEREIRA JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Mirelly Fernandes Reis Souza.A experimentação e o processo de Ensino e Aprendizagem na escola Pólo de Estágio Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

2.
PEREIRA JUNIOR, C. A.; SILVA, V. A.; SANTOS, R.S.. Participação em banca de Higor Junior de Oliveira.Robótica Educacional: A inserção da Tecnologia para emancipação dos sujeitos da Educação do Campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Ensino de Química.Um Estudo semiótico dos modelos atômicos em livros didáticos de química adotados por escolas públicos no município de Goiás. 2018. (Encontro).

2.
Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo. 2017. (Congresso).

3.
IV ENCONTRO ESTATUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO.Aprendizagem colaborativa em ensino de química: o caso da complementação cognitiva como parte do desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula. 2011. (Encontro).

4.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. A Aprendizagem Colaborativa: Desenvolvimento de Conceitos Químicos em Nível Médio de Ensino. 2011. (Congresso).

5.
VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conpeex. 2010. (Congresso).

6.
XXII Semana da Física e III Jornada da Física. 2005. (Outra).

7.
XII ENEQ, III ECOQ, XIII ECODEQ, V Semana do Químico (UFG, UEG, UnB, CEFET-GO). 2004. (Oficina).

8.
XII ENEQ, III ECOQ, XIII ECODEQ, V Semana do Químico (UFG, UEG, UnB, CEFET-GO). 2004. (Encontro).

9.
I Encontro de Química da UEG. 2001. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sávio Andrade Barroso. A indisciplina na relação professor-aluno: causas e consequências. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Laura Lucinda Andrade Barraso. As TIC e o Ensino de Ciência: as propostas de ensino com o uso das tecnologias. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Alessandro Teixeira de Oliveira. A relação entre a experimentação e os aspectos matemáticos da química quântica no modelo atômico de Bohr. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jaisa Angelica Vieira da Mata. USO DE APLICATIVOS DE CELULARES PARA ENSINO DE QUÍMICA NA EJA. 2016. Dissertação (Mestrado em QUÍMICA) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Vitor de Almeida Silva.

2.
Jaisa Angelica Vieira da Mata. Uso de Aplicativos de Celulares para o Ensino de Química na EJA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Vitor de Almeida Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mirelly dos Reis Souza Fernandes. O ensino de Química e a experimentação de baixo custo nas escolas Aplicação e Holanda no município de Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Vitor de Almeida Silva.

Iniciação científica
1.
Mirelly dos Reis Souza Fernandes. UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS MODELOS ATÔMICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GOIÁS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Vitor de Almeida Silva.

2.
Mirelly dos Reis Souza Fernandes. UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS MODELOS ATÔMICOS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS PELAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE GOIÁS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vitor de Almeida Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:18:46