Mary Grace Pereira Andrioli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1249727682212289
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Professora e coordenadora no curso de pedagogia no Instituto Federal de Educação de São Paulo, presidente do Núcleo de Apoio à pessoas com necessidades educacionais específicas. Foi responsável pelo projeto Acessibilidade TIC: acessibilidade ao currículo por meio das tecnologias de Informação e Comunicação (projeto financiado pelo CNPq) e foi coautora do projeto Greg: acessibilidade ao currículo na sala de aula, financiado pela Fapesp (PIPE). Doutora e mestre em Educação pela faculdade de educação da USP, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Educação a distância (design instrucional para educação on-line) pela UFJF. Pesquisadora na área de tecnologia assistiva e acessibilidade ao currículo. Foi pesquisadora do Núcleo de Aprendizagem Trabalho e Entretenimento (NATE) do Laboratório de Sistemas Integrados (Escola Politécnica da USP) no projeto Um Computador por Aluno (UCA), foi sistematizadora do Plano Municipal de Educação (área de Educação Especial e Educação à Distância) pela SME-SP. E-mail para contato: maryg@usp.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mary Grace Pereira Andrioli
Nome em citações bibliográficas
ANDRIOLI, Mary Grace P.;MARTINS, Mary Grace;ANDRIOLI, MARY

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Av da Universidade
Cidade Universitária
01452001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50834399
URL da Homepage: http://www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de recursos na área de Tecnologia Assistiva: desafios e possibilidades em Institutos Federais, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Rosângela Gavioli Prieto.
Palavras-chave: acessibilidade; tecnologia assistiva; Recursos abertos.
2007 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Direito a Educação e acessibilidade as tecnologias de comunicação e informação pelos alunos com deficiência,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Rosângela Gavioli Prieto.
Palavras-chave: Política educacional; Inclusão Digital; tecnologia assistiva; Tecnologia de Informação e Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2006 - 2007
Especialização em Design Instrucional Para Cursos On Line. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Formação de educadores para uso e produção de vídeos com os alunos.
Orientador: Vani Moreira Kenski.
2000 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Atendimento a alunos surdos em escola pública regular de ensino médio no município de São Bernardo do Campo - SP.
Orientador: Rosângela Gavioli Prieto.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em PIPE em empreendedorismo de Alta Tecnologia. (Carga horária: 160h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Tecnologias de acdesibilidad de subtitulado y audiodescripción. (Carga horária: 80h).
Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.
2014 - 2015
Extensão universitária em Accesibilidad a la sociedad de la información Web. (Carga horária: 80h).
Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.
2014 - 2014
Extensão universitária em Accessibilidad Universal. (Carga horária: 60h).
Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.
2013 - 2013
Materiais acessíveis e comunicação alternativa. (Carga horária: 120h).
Assistiva, ASSISTIVA, Brasil.
2013 - 2013
Acessibilidade em museus: novos olhares e práticas. (Carga horária: 18h).
Fundação Ema Klabin, FEK, Brasil.
2013 - 2013
Introdução a audiodescrição. (Carga horária: 16h).
Museu de Arte Moderna, MAM, Brasil.
2011 - 2011
Como Elaborar Um Plano de Negócios. (Carga horária: 40h).
Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, CIETEC, Brasil.
2006 - 2006
Como Elaborar Um Plano de Negócios. (Carga horária: 50h).
Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, CIETEC, Brasil.
2006 - 2006
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio. (Carga horária: 60h).
Sebrae, SEBRAE, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Uso de Software Em Pesquisa Qualitativa. (Carga horária: 45h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Coordenadores Locais do Peer Coaching. (Carga horária: 32h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2004 - 2005
Inglês Nível Básico. (Carga horária: 100h).
Englishtown, ENGLISHTOWN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Mapas Conceituais na Educação Básica. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2004
Digital Story Telling. (Carga horária: 24h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2004 - 2004
Capacitação Profissional Para Professores no Progr. (Carga horária: 40h).
Fundação Bradesco, FB, Brasil.
2004 - 2004
Software Smart Notebook v 8 1. (Carga horária: 2004h).
Scheiner, SCHEINER, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Introdução a Docência Em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
2003 - 2003
Vídeo no Cotidiano Escolar Registro e Produção. (Carga horária: 15h).
Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo Secretaria de Educação e Cult, PMSBC, Brasil.
2002 - 2002
Programa de Formação Continuada de Professores Em. (Carga horária: 120h).
Escola do Futuro da Usp, USP*, Brasil.
2002 - 2002
Html 4 0 Criação de Páginas Para Internet. (Carga horária: 32h).
Impacta Tecnologia Ltda, IMPACTA, Brasil.
2001 - 2001
Rediscutindo a Prática Pedagógica a Luz dos Pcn's. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo Secretaria de Educação e Cult, PMSBC, Brasil.
2001 - 2001
Matemática Para o Ciclo I. (Carga horária: 15h).
Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo Secretaria de Educação e Cult, PMSBC, Brasil.
2000 - 2000
PCN's Em Ação. (Carga horária: 23h).
Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo Secretaria de Educação e Cult, PMSBC, Brasil.
1997 - 1997
Jogos Afetivos. (Carga horária: 16h).
Apae Sp, APAE, Brasil.
1997 - 1997
Professor Pré Escolar Construindo Práticas Pedagóg. (Carga horária: 6h).
Apae Sp, APAE, Brasil.
1997 - 1997
Integração Funcionário Criança. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.


Atuação Profissional



Engrenar Engenharia, ENGRENAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: FUC, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora do curso de Pedagogia - IFSP campus Boituva

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Classe DI - Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente aprovada por meio de concurso público de provas e Títulos por duas vezes seguidas. Pesquisadora e coordenadora do Projeto Acessibilidade TIC: Acessibilidade ao Currículo por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, com financiamento do CNPq.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Secretaria Escolar, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Legislação Escolar
Gestão Democrática
02/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
02/2017 - Atual
Extensão universitária , Campus Boituva, .

Atividade de extensão realizada
Curso: contação de histórias.
02/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
História da Educação no Brasil
Organização do Trabalho Pedagógico e Legislação Educacional
Didática
Prática Pedagógica I
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .

02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projetos
01/2016 - 07/2016
Ensino, Educação Especial e Inclusiva na Educação Básica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Educação Especial e Inclusiva
12/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Boituva, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de implementação do PPC da pedagogia.
02/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
01/2014 - 12/2015
Estágios , Campus Guarulhos, .

Estágio realizado
Supervisão de estagio de estudantes de licenciatura.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 5
Outras informações
Consultoria para o programa Aluno Integrado

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora do Portal do Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Consultoria para o Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br


Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultoria pedagógica, Carga horária: 10
Outras informações
Consultoria para pesquisa referente ao uso dos tablets no contexto educacional. Pesquisa MEC/UNESCO


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Programa de pós-graduação em tecnologias interativas na educação, disciplina Ambientes Virtuais para Educação à distância.


TV Cultura, TVC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Programa Conexão Cultura, de inclusão digital


Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gestor de comunidades virtuais, Carga horária: 10
Outras informações
Desenvolvimento de projetos educacionais Mediação de Comunidades Virtuais

Atividades

02/2008 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, .

Serviço realizado
Coordenação do Programa Educarede Proniño.
2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, .

Serviço realizado
Gestão de comunidades virtuais (Projeto Minha Terra e Coisas Boas).

Instituto Paramitas, IP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações
Colaboradora em projetos de formação continuada, criação de aplicativos, jogos e soluções educacionais. Foi vice-presidente e diretora pedagógica de 2009-2014.


Instituto de Pesquisas Eldorado, EPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas: Didática Metodologia e Prática de Ensino Principios e métodos de Gestão

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Educação e Sociedade
Principios e Métodos de Gestão Escolar
02/2007 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia e Prática de Ensino

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 5
Outras informações
Pesquisadora do Programa Um Computador por Aluno (UCA - MEC) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Faculdade de Engenharia da USP. Responsável pela formação e acompanhamento dos professores para uso dos laptops com os alunos.


Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, P/S. B. CAMPO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

2/2003 - 5/2005
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, .

Treinamentos ministrados
Noções Básicas de Informática Educacional
Criando softwares educacionais com Visual Class
Criando jogos educacionais com Hot Potatoes
Construindo Histórias Digitais com Windows Movie Maker
WebQuest e possibilidades de pesquisa educacional
8/2004 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, .

Serviço realizado
Colaboração na elaboração do Plano do Programa de Tecnologia da Informação.
3/2004 - 4/2004
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, .

Serviço realizado
Colaboração e revisão final do caderno de validação das ações em tecnologia educacional.
1/2002 - 1/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática aplicada aos projetos pedagógicos escolares para alunos do ensino fundamental I
11/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo, .

Serviço realizado
Elaboração de Portfolio em CD-ROM dos projetos desenvolvidos no laboratório de Informática da EMEB Padre Fiorente Elena.
2/1999 - 2/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora responsável por ministrar as matérias do ensino fundamental I (1a. a 4a série)

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

1/1996 - 1/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pré-escola

Vivência Pedagógica Ensino Fundamental, VP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: sócia, Enquadramento Funcional: socia fundadora, Carga horária: 30
Outras informações
Direção pedagógica da empresa Produção de materiais pedagógicas Captação de projetos junto a outras instiuicoes, na área educacional Desenvolvimento de cursos on-line e atividades interativas Formação de professores


Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10
Outras informações
Consultoria pedagógica e desenvolvimento de atividades para o curso MBA em Gestão da Inovação na área de saúde, oferecido pelo Instituto Butantan.



Linhas de pesquisa


1.
Acessibilidade ao currículo
2.
Tecnologia Assistiva


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Acessibilidade TIC: acessibilidade ao currículo por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação
Descrição: Investigar formas de operacionalizar a adaptação de atividades e estratégias pedagógicas garantindo a acessibilidade ao currículo por todos os alunos atendidos no ensino comum, contemplando o público-alvo da educação especial , na área nas séries iniciais do ensino fundamental. O projeto Acessibilidade TIC: acessibilidade ao currículo por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação Utiliza uma plataforma de programação (Scratch) e uma placa em arduino Makey Makey ou Greg Maker para a criação de jogos e atividades acessíveis, envolvendo educadores e alunos do Instituto Federal de Educação em uma escola pública no município de Guarulhos, Boituva e São Paulo. É um projeto relacionado a área de Tecnologias Educacionais, que possibilitará a criação de recursos da área de tecnologia assistiva de forma bastante flexível e com baixo custo, envolvendo educadores diretamente na produção, a partir das necessidades dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Mary Grace Pereira Andrioli - Coordenador / Gema Galgani Rodrigues Bezerra - Integrante / Ana Paula Ximenes Flores - Integrante / Peterson Santana Abrantes - Integrante / Lucas Dechem Calanca - Integrante / Rodrigo Felício da Costa - Integrante / Marilene Lima Santos - Integrante / Thiago Schumacher Barcelos - Integrante / Sara Santos Arantes - Integrante / Giovanna Baltazar Yassaka - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Greg: acessibilidade ao curriculo na sala de aula
Descrição: O dispositivo Greg tem como objetivo contemplar os princípios do design universal, como meio de favorecer o desenvolvimento de atividades interativas no currículo escolar que possibilitem a participação de todos os alunos, inclusive os que apresentam algum tipo de deficiência. A princípio possui um formato de uma coruja e tem como objetivo contribuir para que educadores e alunos criem seus próprios dispositivos de interatividade e acessibilidade ao currículo na sala de aula comum, por meio de integração da possibilidade de ampliar a extensão do teclado e mouse integrando dispositivos encontrados no cotidiano da escola. Esta coruja permite, por exemplo, criar um teclado de frutas, massinhas e transformar espaços estáticos em propostas interativas. A metodologia tem como referencial o conceito de design universal aplicado à aprendizagem, de modo que as áreas de mecânica e elétrica também possam ser planejadas a partir desta mesma perspectiva na concepção do produto. Espera-se oferecer ao mercado um dispositivo que facilite o trabalho de educadores, psicopedagogos e psicólogos em projetos servindo como uma tecnologia acessível do ponto de vista financeiro (baixo custo) e também de facilidade de uso em diferentes propostas educacionais, especialmente as que podem valorizar a educação em uma perspectiva inclusiva. Considerando o alto custo de tecnologia assistiva e que muitas vezes são concebidas de modo a perpetuar a segregação, atendendo alunos de forma isolada, o Greg, como próprio nome diz virá para agregar todos em um mesmo projeto. Terá como impacto mostrar o quanto é possível de maneira simples e lúdica promover atividades acessíveis a todos os alunos, valorizando a criatividade, colaboração e interatividade dentro da sala de aula. (AU).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Mary Grace Pereira Andrioli - Integrante / Mauricio Andrea Andrioli - Coordenador / Isânio de Moraes Sousa Silva - Integrante / Marilene Lima Santos - Integrante / Giovanna Baltazar Yassaka - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Assistiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: acessibilidade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino à Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
PRIETO, Rosangela Gavioli (Org.) ; Kumada, Kate M. O. (Org.) ; BRITO, F. B. (Org.) ; ANDRIOLI, Mary Grace P. (Org.) . Políticas de Educação Especial. 1. ed. São Paulo: CRV, 2018.

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Fundamentos e estágio da educação especial e inclusiva. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2014. v. 1. 160p .

3.
RODRIGUES, A. S. ; TELLES, E. O. ; ANDRIOLI, Mary Grace P. . Organização da Educação Brasileira. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2014. v. 1. 160p .

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; STIPPE, Claudia (Org.) . Educação de jovens e adultos. Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2013. v. 1. 96p .

5.
MARTINS, Mary Grace; PADILHA, M. (Org.) ; MENDONCA, R. H. (Org.) ; ANDRE, C. (Org.) ; BRUZZI, D. G. (Org.) . Tecnologias Digitais na Educação. ano. ed. Rio de Janeiro: TV Escola - MEC, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Condições para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva em um Instituto Federal. In: Rosângela Gavioli Prieto, Kate M. O. Kumada, Fabio Bezerra de Brito, Mary Grace Pereira Andrioli. (Org.). Políticas de Educação Especial. 1ed.São Paulo: CRV, 2018, v. , p. 147-162.

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; PRIETO, Rosangela Gavioli . Accesibilidad a las tecnologías de la información y comunicación por los alumnos con deficiencia: conectando saberes y prácticas. Acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação pelos alunos com deficiência: articulando saberes e práticas.. In: MARTINS, S.E.S.O; SANTAROSA, L.M.C; RODRIGUES, A.D.; HEREDERO, E.S.. (Org.). Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Educación Especial. 1ed.Henares - Espanha: editora da Universidade de Alcalá, 2014, v. 1, p. 111-134.

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; SOUZA, C. A. . Análise e reflexão sobre a língua: melhorar a escrita a partir da leitura do mundo. Educação de jovens e adultos. Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 1ed.São Paulo: Ática, 2013, v. 1, p. 49-56.

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Uso das tecnologias de informação e comunicação: apropriação e produção de conhecimento por meio da web. In: ANDRIOLI, Mary Grace P; STIPPE, Claudia.. (Org.). Educação de jovens e adultos. Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 1ed.São Paulo: Ática, 2013, v. 1, p. 65-72.

5.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; STIPPE, Claudia . Desenvolvendo autonomia na leitura: a leitura como aprendizagem ao longo da vida. In: ANDRIOLI, Mary Grace P; STIPPE, Claudia.. (Org.). Educação de jovens e adultos. Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 1ed.São Paulo: Ática, 2013, v. 1, p. 73-79.

6.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Leitura e escrita de textos informativos. In: ANDRIOLI, Mary Grace P; STIPPE, Claudia.. (Org.). Educação de jovens e adultos. Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 1ed.São Paulo: Ática, 2013, v. 1, p. 18-25.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Terceirização: prejuízo para o trabalhador com deficiência. Brasil Econômico, São Paulo, p. 21 - 21, 09 jun. 2015.

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Aulas Animadas: mais movimento ao que acontece dentro da escola. Revista Direcional Escolas, São Paulo, , v. 19, p. 16 - 17, 04 jul. 2006.

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Webfolio como estratégia de avaliação e aprendizagem. Revista Direcional Escolas, Revista Direcional Escolas, , v. 13, p. 32 - 35, 16 jan. 2006.

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; ZENKER, Márcio . Redes de colaboração e aprendizagem. Revista Direcional Escolas, Revista Direcional Escolas, , v. 12, p. 30 - 33, 01 jan. 2006.

5.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Tecnologia é ferramenta de aprendizado na escola. Melhores Escolas, on-line.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARCELOS, THIAGO ; BORTOLETTO, RODRIGO ; ANDRIOLI, MARY . Formação online para o desenvolvimento do Pensamento Computacional em professores de Matemática. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia. org.crossref.xschema._1.Title@1f8cbf28, 2016. p. 1228.

2.
FLORES, Ana Paula X. ; ANDRIOLI, Mary Grace P. ; SANTOS, M. L. . Atividades interativas e aprendizagem de matemática nas séries iniciais. In: I Encontro de educação matemática nas séries iniciais e III colóquio práticas letradas, 2016, São Carlos. I Encontro de educação matemática nas séries iniciais e III colóquio práticas letradas. São Carlos: UFSCar, 2016.

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; BEZERRA, Gema G. R. ; FLORES, Ana Paula X. ; CALANCA, L. D. ; ABRANTES, P. S. . Audiogames: uma alternativa de acesso ao currículo visando à permanência e êxito de alunos cegos na escola comum para todos. In: II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica ? CONEPT, 2016, Votuporanga. II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica ? CONEPT, 2016.

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Acessibilidade ao currículo por meio das tecnologias digitais de Informação e Comunicação. In: VIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013, Londrina. Inclusão: Teoria, Prática e Produção do Conhecimento., 2013. v. 1.

5.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; VIEIRA, C. R. ; CAMPOS, S. R. L. . Uso das tecnologias digitais pelas pessoas surdas como um meio de ampliação da cidadania. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação especial, 2013, São Paulo. Inclusão: Teoria, Prática e Produção do Conhecimento., 2013.

6.
STIPPE, Claudia ; ANDRIOLI, Mary Grace P. ; SALDANHA, Rubem Paulo . Formação on-line de professores para aprendizagem por meio de projetos. In: 17º Congresso Internacional de Educação à Distância - ABED, 2011, Manaus. 17º Congresso Internacional de Educação à Distância - ABED, 2011.

7.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; RODRIGUES, Claudia ; BOCHIXIO, C. B. E. . Um novo olhar para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação de jovens e adultos. In: Paulo Freire 90 anos, 2011, São Paulo. Educação como ato político, de produção e de conhecimento, 2011.

8.
MARTINS, Mary Grace. Acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação como forma de equiparação de oportunidades. In: IV CBEE Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; Barcelos, Thiago Schumacher ; RODRIGUES, Claudia . O movimento maker e a acessibilidade no contexto educacional. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC-SP, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, N. S. ; ANDRIOLI, Mary Grace P. . Acessibilidade com QR Code. In: SINTE, 2016, Boituva. Revista Interdisciplinar de Tecnologias na Educação, 2016. p. http://sinte.bt.

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; RODRIGUES, Claudia . Uso das TIC pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos: novas estratégias e possibilidades. In: I Encontro Internacional TIC e Educação: inovação curricular com TIC, 2010, Lisboa. TIC Educa 2010 I Encontro Internacional TIC e Educação: inovação curricular com TIC, 2010. p. 3-159.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; NASSIF, L. . Política de uso das redes sociais na escola pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Recursos de Tecnologia Assistiva para o contexto educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Acessibilidade ao currículo por meio das tecnologias digitais de Informação e Comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; VIEIRA, C. R. ; CAMPOS, S. R. L. . Uso das tecnologias digitais pelas pessoas surdas como um meio de ampliação da cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. O letramento digital e o trabalho com a tecnologia na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Uso Seguro e Criativo da Web. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Garantia de acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino comum. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MARTINS, Mary Grace; STIPPE, Claudia . Formação de educadores para uso das TIC com alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Web 2.0 no Contexto Educacional: A Internet Feita por Educadores e Alunos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Transformando informação em conhecimento: estratégias de pesquisa e aprendizagem em rede. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Possibilidades pedagógicas de uso da Web 2.0 com os alunos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Inclusão Digital. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Ferramentas de Pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. WebQuest - relato de uma experiência na escola pública. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Relato de Experiência sobre o uso das WebQuests. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; BETTON, Mirtes . WebQuest do Cortiço: processo de criação e desenvolvimento da proposta com alunos do II ano do ciclo II. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Projeto de Monitoria no laboratório de Informática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Projetos educacionais utilizando WebQuests. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Capacitação de docentes da rede pública na construção de jogos digitais e suas relações com a Educação Matemática,. 2016.

2.
CABRAL, M. R. M. ; ANDRIOLI, Mary Grace P. ; VELASCO, A. M. ; OLIVEIRA, E. R. B. ; CARVALHO, J. P. . Sistematização do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. 2010.

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. A vida do surdo. 2003.

Programas de computador sem registro
1.
ANDRIOLI, MARY; Moraes, Isanio . Gerador de atividades acessíveis - Geraja. 2014.

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Tutorial de noções Básicas de Informática Educacional. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
PRIETO, Rosangela Gavioli ; ANDRIOLI, Mary Grace P. ; CAMARGO, Rubens Barbosa de ; ARRIGONI, Alessandra ; FREITAS, Ana Paula Ribeiro ; ZICHIA, Andrea de Carvalho ; WICHER, Carolina La Torre ; BARUEL, Fernanda Rodrigues ; TOLEDO, Ana Carolina Nucci de ; CAMPOS, Vanessa Machia de . Direito a educação: focalizando a surdez. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Com que idade as crianças devem ter tablets?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. O projeto educativo: a base da apropriação crítica e consciente das TIC. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; ANDRÉ, Claudio Fernando ; BRUZZI, D. G. ; MENDONCA, R. H. . Série Tecnologias Digitais na educação. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Uso de jogos eletrônicos na Educação. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. O quadro negro e a lousa digital. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Um novo olhar para algumas atividades propostas nas escolas. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. O ENEM e outras avaliações. 2011. (Blog).

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Quando realmente compensa utilizarmos as tecnologias digitais na educação. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

5.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Velhas tecnologias e (velhas) formas de ensinar. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

6.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Letra bonita, capricho e ortografia. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

7.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Aprender com os jovens e as redes sociais. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

8.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Maniqueísmo pedagógico: para que tanto certo e errado na educação?. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

9.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. As variantes linguísticas no livro didático: o que é ensinar o certo?. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

10.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Você sabe o significado das notas do seu boletim?. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

11.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Reflexões sobre a academia de ginástica. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

12.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. O que você faria com o livro didático se os alunos descobrissem todas as respostas?. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

13.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Os nativos digitais sabem realmente tudo?. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).

14.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Valorizar os produtos ou os processos de aprendizagem. 2011; Tema: Blog Eu amo educar. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Karaokê interativo e letramento com Scratch. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; FLORES, Ana Paula X. ; ARANTES, S. S. . Criação colaborativa de atividades acessíveis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; BEZERRA, Gema G. R. ; FLORES, Ana Paula X. ; CALANCA, L. D. ; ABRANTES, P. S. . Crie dispositivos acessíveis e interativos com Makey Makey. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Crie e transforme objetos com Makey Makey. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARTINS, Mary Grace; NASCIMENTO, E. . Imagine, crie e compartilhe com Scratch. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Documento teórico com proposta de mecanismos de avaliação de política de utilização das tecnologias, sobretudo dispositivos móveis na esfera federal, estadual e municipal. 2013. (Relatório de pesquisa).

7.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; STIPPE, Claudia . Histórias Digitais: possibilidades de uso dos laptops educacionais no currículo escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LOPES, Roseli de Deus ; FICHEMAN, Irene Karaguilla ; ANDRIOLI, Mary Grace P. ; TELLES, E. O. . Preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um para um - Relatório 1 - contexto. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
LOPES, Roseli de Deus ; FICHEMAN, Irene Karaguilla ; ANDRIOLI, Mary Grace P. ; TELLES, E. O. . Preparando para expansão: lições da experiência piloto brasileira na modalidade um para um - Relatório 2 - infra-estrutura e questões técnicas. 2010. (Relatório de pesquisa).

10.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Aulas animadas: produção colaborativa de vídeo na educação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Formação de professores em Educação à distancia utilizando o ambiente moodle. 2006. .

12.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Adote um monitor (Tecnologia ao alcance de todos). 2006. (consultoria).

13.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Você sabe planejar as suas aulas usando a Internet?. 2006. (consultoria).

14.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Produção colaborativa de vídeo na educação. 2006. (videoconferência).

15.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Criando Filmes de Suas Aulas ? Contador de Histórias Digitais (Movie Maker). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Construindo Histórias Digitais. 2005. .

17.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Contando Histórias Digitais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Avaliação dos resultados do programa Aprender em Parceria para os professores colaboradores da Fundação Bradesco. 2005. (videoconferência).

19.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Uma experiência transformadora. 2005. (entrevista).

20.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Tecnologia na educação: rumo ao futuro. 2005. (entrevista).

21.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Educação à distância - nova possibilidade para professores. 2005. (entrevista).

22.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Criando Histórias Digitais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Softwares de autoria aplicados ao ensino de linguagem, incluindo a alfabetização e literatura no ensino médio: experiência no Pró-universitário. 2004. .

24.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Tecnologia da Informação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Site Vivência Pedagógica. 2005 (Demais trabalhos relevantes) .

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Lista de discussão Vivência Pedagógica. 2005 (Lista de discussão) .

3.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Política de atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de São Bernardo do Campo. 2004 (Relatório de conclusão de disciplina) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Dorotéia Tavares Giroto. Benefícios da frequência escolar no desenvolvimento da criança com síndrome de Rett. 2013.

2.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Eliane Cristina Savarezzi. Os aspectos legais da Educação Inclusiva. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

3.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Alhandra Santos Andrini. Viver, aprender e educar em meio ao TDAH: as intervenções pedagógicas e a aprendizagem de adolescentes. 2013 - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

4.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Ilda de Oliveira Vasconcelos. A linguagem escrita de uma criança com deficit de atenção. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

5.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Dayse Fonseca Sonego. Paralisia cerebral: experiência vivida de uma mãe e educadora. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

6.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Patrícia Ramos Ribeiro Tavares. Psicomotricidade como elementos essencial do desenvolvimento infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

7.
LEITE, E. R. C.; ANDRIOLI, Mary Grace P.. Participação em banca de Adriana Ambrosio Alves. Contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de educandos com síndrome de down. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREITAS, Maly Magalhães; ANDRIOLI, Mary Grace P.; BEZERRA, Gema G. R.. Participação em banca de José Zito Gomes de Almeida.Inclusão escolar: um estudo de caso sobre estratégias empregadas em uma escola regular para avaliar uma aluna com paralisia cerebral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; GUIMARÃES, Waldomiro; TIEZZI, Virgilio; SILVA, Neli Aparecida P; STIPPE, Claudia; POZZER, Eliane Mosgato; SENA, Galeno José de; MERY, Jane; ORLANDINI, Mauro; BEDIN, Michele; VILHENA, Marlene dos Santos; FERNANDES, Sonia. III Concurso de criação Multimídia. 2006. Visual Class.

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; ANDRÉ, Claudio Fernando; SALGADO, Luciana Allan; PRIANTI, Fabiana. Professores Inovadores. 2006. Microsoft.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sistemas Apostilados na Educação Infantil Pública. 2017. (Outra).

2.
Bett Brasil Educar. A contribuição dos jogos educativos nas habilidades de matemática e Ciências. 2016. (Congresso).

3.
Encontro de formação Sinpeem.Tecnologias Digitais no currículo em uma perspetiva inclusiva. 2016. (Encontro).

4.
I Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação. Cocriação de atividades educacionais acessíveis. 2016. (Congresso).

5.
II Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP (Conept). Audiogames: uma alternativa de acesso ao currículo visando à permanência e êxito de alunos cegos na escola comum para todos. 2016. (Congresso).

6.
IV Mostra de Ciência e Tecnologia. Acessibilidade com QR code em bibliotecas. 2016. (Feira).

7.
Semana Pedagógica do IFSP - Capivari.Educação Inclusiva, tecnologia assistiva e desenho universal. 2016. (Encontro).

8.
VI Mostra da Educação Municipal: Autonomia Pedagógica - Socializando saberes e práticas na perspectiva de uma educação em direitos humanos.Programa Escola Digital: tecnologia no processo ensino-aprendizagem. 2016. (Outra).

9.
Bett Educar. Percursos adaptativos para aprendizagem. 2015. (Congresso).

10.
I Encontro de Licenciaturas do IFSP. 2015. (Encontro).

11.
5º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com deficiência - Tecnologia Assistiva nos Serviços ao Público. 2013. (Encontro).

12.
III Seminário em Comemoração ao dia municipal de luta pela educação inclusiva - construindo soluções - Educação, Esporte e Lazer. 2013. (Seminário).

13.
VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Recursos de Tecnologia Assistiva para o contexto educacional. 2013. (Congresso).

14.
Edutec: educação e novos paradigmas. 2011. (Simpósio).

15.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Garantia de acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino comum. 2010. (Congresso).

16.
Plug Minas - Centro de formação e experimentação digital.Redes sociais: dialogando com a sala de aula. 2010. (Seminário).

17.
MobileFest: Festival Internacional de criatividade móvel.Mesa Educação: panorama crítico das TIC móveis no Brasil. 2009. (Encontro).

18.
Congresso E-learning Brasil. Estratégias de pesquisa e aprendizagem em rede. 2006. (Congresso).

19.
Congresso Teceducation. Congresso Teceducation. 2006. (Congresso).

20.
3º. Seminário Nacional ABED de Educação à distância. 2005. (Seminário).

21.
Congresso Internacional de educação: Educador 2005. 2005. (Congresso).

22.
E-learning Brasil FIT Educ 2005. 2005. (Congresso).

23.
I Encontro pela emancipação digital.I Encontro pela emancipação digital. 2005. (Encontro).

24.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma cidade educadora. 2004. (Congresso).

25.
Parceiros na Aprendizagem. 2004. (Encontro).

26.
II Compartrilhar - Formação continuada dos educadores da rede municipal. 2003. (Encontro).

27.
Metodologia da alfabetização: parâmetros curriculares e método fônico. 2003. (Encontro).

28.
Imagens de Cuba: ciclo de debates. 2002. (Encontro).

29.
IV Encontro de Informática na Educação. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRIETO, Rosangela Gavioli ; SOFIATO, C. G. ; ANDRIOLI, Mary Grace P. . II Seminário de Políticas públicas. 2017. (Outro).

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. I Encontro Nacional de Tecnologia da Informação - ENETI. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mayara Pereira Mendes Laranjeiro. Ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Carolina Siqueira Modanez. Letramento por meio de jogos para crianças com dislexia. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).

2.
Catarina Nairronski Marques. Letramento por meio de jogos para crianças com dislexia. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).

3.
Carlos Eduardo de Sa. Aplicativo para alfabetização de jovens e adultos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. (Orientador).

4.
Natasha Silva de Oliveira. Acessibilidade com QR Code. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosemary Martins Dutra. Concepções de uso das tecnologias de informação e comunicação em uma escola Adventista de Ensino Fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Mary Grace Pereira Andrioli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosimeire Rodrigues da Cunha Bonani. A utilização de jogos no ensino-aprendizagem de números inteiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Mary Grace Pereira Andrioli.

Iniciação científica
1.
Peterson Santana Abrantes. Audiogames: uma alternativa de acesso ao currículo visando à permanência e êxito de alunos cegos na escola comum para todos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Grace Pereira Andrioli.

2.
Sara Santos Arantes. Construção de Jogos Digitais usando Scratch, Makey Makey e Kinect para o aprendizado de Matemática,. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Grace Pereira Andrioli.

3.
Rodrigo Felício da Costa. Cocriação de atividades educacionais acessíveis. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Grace Pereira Andrioli.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ANDRIOLI, MARY; Moraes, Isanio . Gerador de atividades acessíveis - Geraja. 2014.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.. Fundamentos e estágio da educação especial e inclusiva. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2014. v. 1. 160p .

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; STIPPE, Claudia (Org.) . Educação de jovens e adultos. Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2013. v. 1. 96p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; BEZERRA, Gema G. R. ; FLORES, Ana Paula X. ; CALANCA, L. D. ; ABRANTES, P. S. . Crie dispositivos acessíveis e interativos com Makey Makey. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRIOLI, Mary Grace P.; FLORES, Ana Paula X. ; ARANTES, S. S. . Criação colaborativa de atividades acessíveis. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 3:49:47