Tássia Ferreira Tartaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2913220246476103
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Possui graduação em matemática pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho /SP (2005), mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009) e doutorado em Educacao Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho /SP (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal de São Paulo. , atuando principalmente nos seguintes temas: linhas de força, subjetivação, conjunto molar, mapas e formação de professores de matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tássia Ferreira Tartaro
Nome em citações bibliográficas
TARTARO, T. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Birigui.
Rua Pedro Cavalo
Residencial Portal da Pérola II
16201407 - Birigui, SP - Brasil - Caixa-postal: 13403151
Telefone: (18) 36431160


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Educacao Matemática.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho /SP, UNESP, Brasil.
Título: Ex Docente: Invenções do devir-guerreiro no professor de Matemática, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Antonio Carlos Carrera de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação; Invenção; Devir-guerreiro; Espirito Livre; Educação Matemática.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Pensamento Docente sobre os ciclos na Educação Básica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Drª. Célia Maria de Castro Almeida.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Formação de Professores; Sistemas de Ciclos.
2002 - 2005
Graduação em matemática.
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho /SP, UNESP, Brasil.
Título: Trabalhando Operações Aritméticas em Laboratório Computacional.
Orientador: Dalva Maria de Oliveira Villarreal.
Bolsista do(a): Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho /SP, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Construção dos números reais via seq. de Cauchy. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho /SP, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Jogos na aula de Matemática. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 36


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Estatística, Carga horária: 6


Colégio Piracicabano, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 17


Faculdade Aldete Maria Alves, FACFAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Estatística, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Financeira, Carga horária: 3


Escola Estadual Bom Sucesso, EEBS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Período: Revista Plurais Virtual


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TARTARO, T. F.2016TARTARO, T. F.. Por uma formação do professor de matemática. Linha Mestra, v. 27, p. 1, 2016.

2.
TARTARO, T. F.2016TARTARO, T. F.. Entre a disciplina e a resistência: um caso de formação de professores de matemática. Revista Plurais, v. 6, p. 207, 2016.

3.
TARTARO, T. F.2016TARTARO, T. F.. Entre a disciplina e a resistência: um caso de formação de professores de matemática. Revista Plurais â013 Virtual, v. 6, p. 372, 2016.

4.
TARTARO, T. F.2013 TARTARO, T. F.. A Pantera cor de Rosa na Formação de Educadores Matemáticos. Linha Mestra, v. 23, p. 225-228, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
TARTARO, T. F.; SANTOS, E. C. ; BARBARIZ, T. A. M. . DESVELANDO OS POSSÍVEIS CLÁSSICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE CLÁSSICO E DAS JUSTIFICATIVAS QUE OS EMBASAM. In: Beatriz Silva D'Ambrosio; Roger Miarka. (Org.). Clássicos da Educação Brasileira: Múltiplos Olhares. 1ed.Campinas: mercado das letras, 2016, v. 1, p. 1-408.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TARTARO, T. F.; CAVAMURA, N. R. B. . Para além do rosto ndo professor de matemática: possibilidades de invenção da própria docência. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores, 2016, Águas de Lindóia. III Congresso Nacional de Formação de Professores, 2016.

2.
CAVAMURA, N. R. B. ; TARTARO, T. F. . Formação: movimento de governo e verdade. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

3.
TARTARO, T. F.. Os recursos para um bom adestramento: um caso de escola. In: IV Cóloquio Nacional Michel Foucault: o ronco surdo da batalha, 2015, Uberlândia. IV Cóloquio Nacional Michel Foucault: o ronco surdo da batalha, 2015.

4.
TARTARO, T. F.. Por uma formação do professor de matemática. In: VI seminário conexões Deleuze e máquinas e devires e..., 2015, Campinas. VI seminário conexões Deleuze e máquinas e devires e..., 2015.

5.
TARTARO, T. F.. A escola e seus Segredos Visíveis. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. O que pode a escola hoje em nossa América?, 2014.

6.
TARTARO, T. F.; CAVAMURA, N. R. B. ; SOUZA, A. C. C. .  Por que a Universidade não forma um professor de matemática?. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, 2014, Águas de Lindóia. Por uma revolução no campo da formação de professores, 2014.

7.
TARTARO, T. F.. A matemática enquanto agenciamento do eu?s que forma. In: XI CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2014, San Juan. XI CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2014.

8.
TARTARO, T. F.. O Avesso Imperfeito do ponto Cruz: A Cartografia. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

9.
TARTARO, T. F.. A Pantera cor de Rosa na Formação de Educadores Matemáticos. In: V Seminário Conexões: Deleuze e Territórios e fugas e..., 2013, Campinas. V Seminário Conexões: Deleuze e Territórios e fugas e..., 2013.

10.
TARTARO, T. F.; SILVA, M. T. ; CAVAMURA, N. R. B. ; AMARIS, P. ; QUEIROZ, S. . Mapas e Cartografia em educação Matemática. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

11.
TARTARO, T. F.; ALMEIDA, C. M. C. . O Que as Professoras Pensam sobre os Ciclos. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia. Desafios de Produção e Divulgação do Conhecimento. Uberlândia: FACED, 2010.

12.
TARTARO, T. F.. A Formação Docente a Mercê das Políticas Públicas Educacionais. In: X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação Escolar e IV Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores, 2009, Uberlândia. Registro Eletrônico de Certificados de Extensão. Uberlândia: PROEX, 2009. v. 1. p. 1-115.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TARTARO, T. F.. Tecnologia Aplicada a Educação - Trabalhando Operações Aritméticas em Laboratório Computacional - Aspectos Teóricos e Práticos. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005, Ilha Solteira - SP. Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TARTARO, T. F.; Donatoni, A. R. . Um Olhar Histórico sobre as Políticas Públicas do Sistema de Ciclos e a Formação dos Professores. In: Encontro de Pesquisa em Educação, 2007, Uberaba. Anais do 4 Encontro de Pesquisa em Educação, 2007.

2.
TARTARO, T. F.; SOUZA, M. E. G. M. . Tecnologia Aplicada a Educação - Trabalhando Operações Aritméticas em Laboratório Computacional - Aspectos Teóricos e Práticos. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP, 2005, São Paulo. Anais do 13º SIICUSP, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. T. ; AMARIS, P. ; CAVAMURA, N. R. B. ; QUEIROZ, S. ; TARTARO, T. F. . Mapas e Cartografia em educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Nacional de Formação de Professores. Para além do rosto ndo professor de matemática: possibilidades de invenção da própria docência. 2016. (Congresso).

2.
Whorshop Acolhimento, Integração e Cooperação. 2016. (Outra).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.Formação: movimento de governo e verdade. 2016. (Encontro).

4.
IV Cóloquio Nacional Michel Foucault: o ronco surdo da batalha.Os recursos para um bom adestramento: um caso de escola. 2015. (Outra).

5.
VI seminário conexões Deleuze e máquinas e devires e....Por uma formação do professor de matemática. 2015. (Seminário).

6.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. Por que a Universidade não forma um professor de Matemática?. 2014. (Congresso).

7.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.A escola e seus Segredos Visíveis. 2014. (Outra).

8.
Atividade Inaugural de Verão do ano 2013. 2013. (Outra).

9.
Encontro Nacional de Educação Matemática.O AVESSO IMPERFEITO DO PONTO CRUZ: A CARTOGRAFIA. 2013. (Encontro).

10.
V Seminário Conexões: Deleuze e Territórios e fugas e....A Pantera cor de Rosa na Formação de Educadores Matemáticos. 2013. (Seminário).

11.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Mapas e Cartografia em educação Matemática. 2013. (Encontro).

12.
XII Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche/Deleuze.A Pantera cor de Rosa na Formação de Educadores Matemáticos. 2013. (Simpósio).

13.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.O Que as Professoras Pensam sobre os Ciclos. 2010. (Encontro).

14.
4 Encontro de Pesquisa em Educação.Um Olhar Histórico sobre as Políticas Públicas do Sistema de Ciclos e a Formação dos Professores. 2007. (Encontro).

15.
13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Trabalhando Operações Aritméticas em Laboratório Computacional - Aspectos Teóricos e Práticos. 2005. (Simpósio).

16.
XVII Congresso de Iniciação Científica.Trabalhando Operações Aritméticas em Laboratório Computacional. 2005. (Outra).

17.
III semana da matemática da Unesp Ilha solteira. 2004. (Outra).

18.
II semana da Matemática da Unesp de Ilha Solteira. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Ryan Gabas. A história dos Números Complexos e suas contribuições para o Ensino da Matemática. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TARTARO, T. F.2016TARTARO, T. F.. Entre a disciplina e a resistência: um caso de formação de professores de matemática. Revista Plurais â013 Virtual, v. 6, p. 372, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:18:23