José Alexandre Leme Lopes Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2867110310461543
  • Última atualização do currículo em 28/12/2017


Possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2012). É Professor Doutor MS 3.1 do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em INSTRUMENTO, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira, música instrumental, performance, práticas coletivas de performance, baixo, contrabaixo e didática musical. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Alexandre Leme Lopes Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, J. A. L. L.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2012
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O ensino do ritmo na música popular brasileira: proposta de uma metodologia mestiça para uma música mestiça, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ricardo Goldemberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música brasileira; ritmos guia; didática musical; herança africana; time lines.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2006
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Os Alicerces da Folia: a linha de baixo na passagem do maxixe para o samba,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ricardo Goldemberg.
Palavras-chave: samba; baixo; contrabaixo; maxixe; música brasileira; música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Didática Musical.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Performance.
Setores de atividade: Educação.
1986 - 1991
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Música e Movimento segundo Orff - Shulwerk. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2015 - 2015
blogs científicos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1992 - 1992
II Encontro Nacional de Contrabaixo. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1992 - 1992
Worshop für Kontrabaß. (Carga horária: 40h).
Städische Musikschule Giengen-Brenz, SMG, Alemanha.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: músico, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor emergencial, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor palestrante, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista PED A, Enquadramento Funcional: aluno de programa de capacitação docente, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas Harmonia I Harmonia III

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18

Atividades

10/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, .

Cargo ou função
coordenador de Extensão do Instituto de Artes.
9/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contrabaixo
Cordas
Música de Câmara
Prática Instrumental
07/2006 - 07/2008
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contrabaixo
Instrumento
Instrumento Complementar
Música de Câmara

Escola do Auditório, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: diretor pedagógico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Professor/Coordenador, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador pedagógico, Carga horária: 24


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Cadernos de Contrabaixo
Descrição: Equipar o laboratório de Cordas para as aulas práticas de contrabaixo elétrico e acústico. - Criação e desenvolvimento de revista eletrônica e blog ? ?Caderno de Contrabaixo? - sobre baixistas brasileiros importantes, técnicas, e outras considerações sobre o contrabaixo acústico e elétrico. Com o laboratório de contrabaixo devidamente equipado para as aulas, pretendemos criar uma publicação que divulgue assuntos de interesse dos contrabaixistas e divulgue a produção dos alunos da UNICAMP. Essa publicação será um produto coletivo e vai utilizar informações trabalhadas e analisadas por alunos da graduação e da pós-graduação através de bolsas de IC e outras parcerias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: José Alexandre Leme Lopes Carvalho - Coordenador / Gilberto de Syllos Rosa - Integrante / Pedro Correa Abrantes Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2016
Agência de fomento: Fundo de Apoio ao ensino, à pesquisa e extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: INSTRUMENTO.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Didática Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: arranjo.


Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo.
2010
Bolsista do Programa de Estágio Docente nível A - PED A - Harmonia I, CAPES - UNICAMP.
2010
Bolsista do Programa de Estágio Docente nível A - PED A - Harmonia III, CAPES - UNICAMP.
2010
Bolsista para realização de curso de Doutorado na Unicamp, CAPES - UNICAMP.
2009
Bolsista para realização de curso de Doutorado na Unicamp, CAPES.
2009
Bolsista do Programa de Estágio Docente nível A - PED A - Cordas V, CAPES - UNICAMP.
2009
Bolsista do Programa de Estágio Docente nível A - PED A - Instrumento V, CAPES - UNICAMP.
2008
Bolsista do Programa de Estágio Docente nível C -PED C - Cordas, CAPES - Unicamp.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Baixo Elétrico : básico 1 - Livro do Educador do Projeto Guri. 1. ed. São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2013. v. 1. 144p .

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. Baixo Elétrico -Livro do Aluno do Projeto Guri. 1ª. ed. São Paulo: , 2013. 119p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Infraestrutura e Superestrutura na rítmica da Música Popular. In: II SEFIM - Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 2016, Porto Alegre. Música, Filosofia e Bildung. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. v. 2. p. 356-358.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. As Aulas de Prática Instrumental: uma possível conexão entre a academia e a tradição oral da música popular. In: IV Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, 2016, Campinas. A Transversalidade da Performance musical:aprendizagens, processos e práticas em contextos múltiplus, 2016. p. 39-39.

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. A Utilização das Linhas-guia na Performance e no Ensino da Música Brasileira. In: I Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música, 2010, Rio de Janeiro. Programação e Caderno de Resumos, 2010. v. 1. p. 73-73.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Presença Africana na Música Popular Brasileira: uma abordagem da pedagógica da rítmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. As Aulas de Prática Instrumental: uma possível conexão entre a academia e a tradição oral da música popular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, J. A. L. L.. Infraestrutura e Superestrutura no Ritmo da Música Popular - comunicação no II SEFIM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Orquestra Brasileira de São Salvador. São Paulo: La Fabrica do Brasil, 2014 (Didática - Ensino de Música).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Curso de Contrabaixo Popular - Projeto Guri. 2008.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, J. A. L. L.; SANTOS, A. R. ; BOREM, F. ; NASCIMENTO, J. . Aprendizagens e processos em Repertórios Distintos - IV Congresso da ABRAPEM. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Orquestra Brasileira de São Salvador. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinodeMúsica).

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. Baixo Elétrico - Livro do Aluno do Projeto Guri. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).

3.
CARVALHO, J. A. L. L.. Os Ritmos Nordestinos. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Música).

4.
CARVALHO, J. A. L. L.. As Origens do Samba. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Música).

5.
CARVALHO, J. A. L. L.. As Origens do Samba - livro de exercícios. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Música).

6.
CARVALHO, J. A. L. L.. O Contrabaixo no Samba. 2008. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sr Brasil. 2011. Outra.

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sr Brasil. 2008. Outra.

3.
CARVALHO, J. A. L. L.. Tito Puente Jr. e Havana Brasil. 2002. Outra.

4.
CARVALHO, J. A. L. L.. Brasil Copa e Cozinha. 1998. Outra.

5.
CARVALHO, J. A. L. L.. Romance MTV. 1996. Outra.

6.
CARVALHO, J. A. L. L.. Carnaval MTV. 1996. Outra.

Música
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Balangandãs. 2016. Interpretação.

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. Big Bands Brasileiras - Banda Savana. 2016. Interpretação.

3.
CARVALHO, J. A. L. L.; BARNABE, A. ; NESTROVSKI, L. ; BRAGA, P. ; RIBEIRO, E. ; AMATO, L. ; TATIT, L. ; HOLTZ, A. ; TAGLIAFERRI, F. . De Nada a Mais a Algo Além. 2015. Interpretação.

4.
CARVALHO, J. A. L. L.; SCHINCARIOL, A. ; FERRAGUTTI, A. P. ; BELO, E. ; TAKAHASHI, R. ; CHIRIAC, L. . IX Festival Internacional de Música de Cartagena - ToninhomFerragutti Quinteto. 2015. Interpretação.

5.
MACHADO, R. ; CARVALHO, J. A. L. L. . Multiplicar-se Única Canções de Tom Zé CD da cantora Regina Machado. 2015. Registro Fonográfico.

6.
CARVALHO, J. A. L. L.. Circuíto SESC de Música - Mundo Música. 2015. Interpretação.

7.
FERRAGUTTI, A. P. ; CARVALHO, J. A. L. L. . 80 anos d Quarteto da Cidade: Toninho Ferragutti. 2015. Interpretação.

8.
FERRAGUTTI, A. P. ; CARVALHO, J. A. L. L. . Show com Toninho Ferragutti. 2015. Interpretação.

9.
FERRAGUTTI, A. P. ; CARVALHO, J. A. L. L. . Festival de Jazz do Capão - Toninho Ferragutti Quinteto. 2015. Interpretação.

10.
LIMA, R. P. ; COELHO, M. ; GONCALVES, E. ; CARVALHO, J. A. L. L. ; BARSALINI, L. . Projeto Performance IV - Osu e Banda. 2015. Interpretação.

11.
CARVALHO, J. A. L. L.. Goyaz Festival - Toninho Ferragutti e Bebe Kramer Quinteto -. 2014. Interpretação.

12.
CARVALHO, J. A. L. L.; FERRAGUTTI, A. P. ; CHIRIAC, L. ; SCHINCARIOL, A. ; TAKAHASHI, R. ; BELO, E. . Festival SESC de Música de Câmara. 2014. Interpretação.

13.
CARVALHO, J. A. L. L.. Lançamento do CD 'Embalar' de Ná Ozzetti. 2014. Interpretação.

14.
CARVALHO, J. A. L. L.. Villa-Lobos in Jazz - Concertos ADUNICAMP. 2014. Interpretação.

15.
CARVALHO, J. A. L. L.. Show da cantora Letícia Persiles. 2014. Interpretação.

16.
CARVALHO, J. A. L. L.. Show de Abertura da FEIA com Toninho Ferragutti. 2014. Interpretação.

17.
CARVALHO, J. A. L. L.. Virada Cultural - Luceros dança Toninho Ferragutti. 2014. Interpretação.

18.
CARVALHO, J. A. L. L.. 21º Porto alegre em Cena - Ná Ozzetti. 2014. Interpretação.

19.
CARVALHO, J. A. L. L.. O Sorriso da Manu - cd deToninho Ferragutti. 2013. Registro Fonográfico.

20.
CARVALHO, J. A. L. L.. Pescador - cd de Daniel Maudonnet Noneto. 2013. Registro Fonográfico.

21.
CARVALHO, J. A. L. L.. Embalar - cd de Ná Ozzetti. 2013. Registro Fonográfico.

22.
CARVALHO, J. A. L. L.. Spoleto Jazz festival - André Mehmari Trio. 2013. Interpretação.

23.
CARVALHO, J. A. L. L.. 8º Festival Amazonas Jazz - Toninho Ferragutti Quinteto. 2013. Interpretação.

24.
CARVALHO, J. A. L. L.. Daniel Maudonnet Noneto na EMESP Tom Jobim. 2013. Interpretação.

25.
CARVALHO, J. A. L. L.. 1º Festival de Jazz de Ilhabela - Toninho Ferragutti Quinteto. 2013. Interpretação.

26.
CARVALHO, J. A. L. L.. 20º Festival de MPB Painel Instrumental, Conservatório de Tatui - Toninho Ferragutti. 2013. Interpretação.

27.
CARVALHO, J. A. L. L.. Lançamento do Cd Embalar de Ná Ozzetti. 2013. Interpretação.

28.
CARVALHO, J. A. L. L.; COELHO, H. . Missa em Dó Maior Opus 86 - Beethoven. 2013. Interpretação.

29.
CARVALHO, J. A. L. L.. Lançamento do Cd Embalar de Ná Ozzetti no Rio de Janeiro. 2013. Interpretação.

30.
CARVALHO, J. A. L. L.. O Sorriso da Manu - show deToninho Ferragutti. 2012. Interpretação.

31.
CARVALHO, J. A. L. L.. Horizontes Musicais do Guriv Toninho Ferragutti Trio. 2012. Interpretação.

32.
CARVALHO, J. A. L. L.. 3ª Mostra Tom Jobim EMESP. 2012. Interpretação.

33.
CARVALHO, J. A. L. L.. Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti. 2012. Interpretação.

34.
CARVALHO, J. A. L. L.. Afetuoso - cd do André Mehmari Trio. 2011. Registro Fonográfico.

35.
CARVALHO, J. A. L. L.. Meu Quintal - cd da cantora Ná Ozzetti. 2011. Registro Fonográfico.

36.
CARVALHO, J. A. L. L.. 18º Porto Alegre Em Cena. 2011. Interpretação.

37.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sérgio Reza convida Zé Alexandre carvalho e Benjamim Taubkim. 2011. Interpretação.

38.
CARVALHO, J. A. L. L.. Spoleto Festival USA - Toninho Ferragutti Quinteto. 2011. Interpretação.

39.
CARVALHO, J. A. L. L.. Meu Quintal - show da cantora Ná Ozzetti. 2011. Interpretação.

40.
CARVALHO, J. A. L. L.. Instrumental Sesc Ribeirão - Toninho Ferragutti Trio. 2011. Interpretação.

41.
CARVALHO, J. A. L. L.. SESI Itapetininga - Nem Sol, Nem Lua show de Toninho Ferragutti. 2011. Interpretação.

42.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesi São Paulo - Nem Sol, Nem Lua show de Toninho Ferragutti. 2011. Interpretação.

43.
CARVALHO, J. A. L. L.. Ano Holanda Brasil. 2011. Interpretação.

44.
CARVALHO, J. A. L. L.. 29ª Oficina de Música de Curitiba - Show de Toninho Ferragutti. 2011. Interpretação.

45.
CARVALHO, J. A. L. L.. Yuri Honning Quartet. 2010. Interpretação.

46.
CARVALHO, J. A. L. L.. Texas Performing Arts - Andre Mehmari Trio. 2010. Interpretação.

47.
CARVALHO, J. A. L. L.. Spring into Jazz - Andre Mehmari Trio. 2010. Interpretação.

48.
CARVALHO, J. A. L. L.. Quinteto - cd de Mané Silveira. 2010. Registro Fonográfico.

49.
CARVALHO, J. A. L. L.. Feira Música Brasil 2010 - show Meu Quintal de Ná Ozzetti. 2010. Interpretação.

50.
CARVALHO, J. A. L. L.. Música No Museu - Mané silveira Quinteto. 2010. Interpretação.

51.
CARVALHO, J. A. L. L.. Instrumental Sesc Brasil - Mané Silveira Quinteto. 2010. Interpretação.

52.
CARVALHO, J. A. L. L.. Balangandãs. 2009. Registro Fonográfico.

53.
CARVALHO, J. A. L. L.. Miramari - cd de André Mehamri e Gabriele Mirabassi. 2009. Registro Fonográfico.

54.
CARVALHO, J. A. L. L.. Miss Balanço - cd de Clara Moreno. 2009. Registro Fonográfico.

55.
CARVALHO, J. A. L. L.. Balangandãs - show de Ná Ozzetti. 2009. Interpretação.

56.
CARVALHO, J. A. L. L.. Suono Italia - Toninho Ferragutti Quinteto. 2009. Interpretação.

57.
CARVALHO, J. A. L. L.. Para ser Poeta, Poetinha. 2009. Interpretação.

58.
CARVALHO, J. A. L. L.. Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina convida André Mehmari Trio. 2009. Interpretação.

59.
CARVALHO, J. A. L. L.. Noites Brasileiras - Ná Ozzetti em Balangandãs. 2009. Interpretação.

60.
CARVALHO, J. A. L. L.. Virada Cultural Paulista - Ná Ozzetti e banda. 2009. Interpretação.

61.
CARVALHO, J. A. L. L.. Balangandãs. 2008. Interpretação.

62.
CARVALHO, J. A. L. L.. Comunhão - cd de Mário Gil. 2008. Registro Fonográfico.

63.
CARVALHO, J. A. L. L.. ...de árvores e valsas. 2008. Registro Fonográfico.

64.
CARVALHO, J. A. L. L.. Temporada Teatro FECAP - Balangandãs Ná Ozzetti. 2008. Interpretação.

65.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Instrumental - Mário Sève Quarteto. 2008. Interpretação.

66.
CARVALHO, J. A. L. L.. Ná Ozzetti e Convidados. 2006. Interpretação.

67.
CARVALHO, J. A. L. L.. Mike del Ferro Trio en Chile. 2006. Interpretação.

68.
CARVALHO, J. A. L. L.. Festival de Gauramiranga, Ceará - Toninho Ferragutti. 2006. Interpretação.

69.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Pinheiros - André Mehmari Trio. 2006. Interpretação.

70.
CARVALHO, J. A. L. L.. Em Cartaz - cd do grupo Havana Brasil. 2006. Registro Fonográfico.

71.
CARVALHO, J. A. L. L.. Nem Sol Nem Lua - cd de Toninho Ferragutti e quinteto. 2006. Registro Fonográfico.

72.
CARVALHO, J. A. L. L.. Tranchã - cd de Vinícius Calderoni. 2006. Registro Fonográfico.

73.
CARVALHO, J. A. L. L.. Cartas Brasileiras. 2006. Registro Fonográfico.

74.
CARVALHO, J. A. L. L.. Dois - cd do grupo Divina Caffé. 2006. Registro Fonográfico.

75.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Pompéia - Ná Ozzetti e banda. 2006. Interpretação.

76.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Pinheiros - Poetas, Músicos e Diletantes - André mehmari Trio. 2006. Interpretação.

77.
CARVALHO, J. A. L. L.. La Barca. 2005. Arranjo.

78.
CARVALHO, J. A. L. L.. My Way. 2005. Arranjo.

79.
CARVALHO, J. A. L. L.. I Feel Good. 2005. Arranjo.

80.
CARVALHO, J. A. L. L.. Mônica Salmaso - Soneto. 2005. Interpretação.

81.
CARVALHO, J. A. L. L.. Spoleto Festival USA - André Mehmari Trio. 2005. Interpretação.

82.
CARVALHO, J. A. L. L.. Now Forever - cd de Neergaard/Bissoli Quintet. 2005. Registro Fonográfico.

83.
CARVALHO, J. A. L. L.. Mostra Brasileira de Música Cênica - Orquestra de Contrabaixos Tropical. 2005. Interpretação.

84.
CARVALHO, J. A. L. L.. Desorquestras - Orquestra de Contrabixos Tropical. 2005. Interpretação.

85.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Instrumental André Mehmari Trio. 2004. Interpretação.

86.
CARVALHO, J. A. L. L.. Lachrimae - cd de André Mehmari. 2004. Registro Fonográfico.

87.
CARVALHO, J. A. L. L.. André Mehmari Trio - Lançamento do cd Lachrimae. 2004. Interpretação.

88.
CARVALHO, J. A. L. L.. 4ª Brasil Instrumental - Dori Caymmi e Banda Brasil Instrumental. 2004. Interpretação.

89.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc instrumental - Claudio Dauelsberg. 2004. Interpretação.

90.
CARVALHO, J. A. L. L.. Quarteto de Contrabaixos. 2003. Interpretação.

91.
CARVALHO, J. A. L. L.. Mônica Salmaso. 2003. Interpretação.

92.
CARVALHO, J. A. L. L.. Fractal - cd de Ulisses Rocha. 2003. Registro Fonográfico.

93.
CARVALHO, J. A. L. L.. 3.1 - cd de Jair Oliveira. 2003. Registro Fonográfico.

94.
CARVALHO, J. A. L. L.. Eletric Sitar cd de Marsicano. 2003. Registro Fonográfico.

95.
CARVALHO, J. A. L. L.. Águas - cd de Jens Viggo Fjord. 2003. Registro Fonográfico.

96.
CARVALHO, J. A. L. L.. Bossa em Blues - cd da cantora Ruth London. 2002. Registro Fonográfico.

97.
CARVALHO, J. A. L. L.. 5º Festival Internacional de Jazz. 2002. Interpretação.

98.
CARVALHO, J. A. L. L.. 25ª Semana Guiomar Novaes. 2002. Interpretação.

99.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Instrumental Santo Amaro- Havana Brasil. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

100.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc instrumental - Mozar terra Octeto. 2002. Interpretação.

101.
CARVALHO, J. A. L. L.. Eu, Maria alcina. 2002. Interpretação.

102.
CARVALHO, J. A. L. L.. Summertime. 2001. Arranjo.

103.
CARVALHO, J. A. L. L.. Take Five. 2001. Arranjo.

104.
CARVALHO, J. A. L. L.. Orquestra de Jazz Sinfônica. 2001. Interpretação.

105.
CARVALHO, J. A. L. L.. Canto de Ossanha. 2000. Arranjo.

106.
CARVALHO, J. A. L. L.. Tamanco no Samba. 2000. Arranjo.

107.
CARVALHO, J. A. L. L.. Nem Vem. 2000. Arranjo.

108.
CARVALHO, J. A. L. L.. Tributo ao Maestro Moacir Santos. 2000. Interpretação.

109.
CARVALHO, J. A. L. L.. tributo Ao maestro Moacir Santos. 2000. Interpretação.

110.
CARVALHO, J. A. L. L.. Ulisses Rocha e Trio. 1999. Interpretação.

111.
CARVALHO, J. A. L. L.. Album - cd de Ulisses Rocha Trio. 1999. Registro Fonográfico.

112.
CARVALHO, J. A. L. L.. 30º Festival de Campos do Jordão - Ulisses Rocha Trio. 1999. Interpretação.

113.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc instrumental - Ulisses Rocha Trio. 1999. Interpretação.

114.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc Ipiranga - Contos do Mar - show de Mário Gil. 1999. Interpretação.

115.
CARVALHO, J. A. L. L.. Sesc pompéia - Copa e Cozinha - Elza Soares, Toquinho, Jair Rodrigues. 1998. Interpretação.

116.
CARVALHO, J. A. L. L.. Cidadão Corpo com Ivaldo Bertazzo e cidadãos Dançantes. 1997. Interpretação.

117.
CARVALHO, J. A. L. L.. Concerto com Orquestra de Cordas de Tatuí. 1995. Interpretação.

118.
CARVALHO, J. A. L. L.. 16 Canções de Tamanha Ingenuidade - cd de Eliete Negreiros. 1995. Registro Fonográfico.

119.
CARVALHO, J. A. L. L.. Eliete Negreiros e Quarteto Sarambeque. 1993. Interpretação.

120.
CARVALHO, J. A. L. L.. Encadeamento para Cinco Contrabaixos. 1991. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Mané Silveira Quinteto. 2010 (Gravação de CD).

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. Auê. 2006.

3.
CARVALHO, J. A. L. L.. Descarga Brasileira. 2006.

4.
CARVALHO, J. A. L. L.. Romance. 2006.

5.
CARVALHO, J. A. L. L.. Ulisses Rocha - Acoustic Loungue Caffé. 2002 (Gravação de CD).

6.
CARVALHO, J. A. L. L.; Marquee, Andrea . Coisas do Homem Comum. 2000.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, E. R.; CARVALHO, J. A. L. L.; AMORIN NETO, H.. Participação em banca de Stephen Coffey Bolis. O Legado de Antonio Madureira para o Violão Brasileiro: sua obra para violão solo, interpretação sob a ótica da música nordestina e armorial. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MACHADO, R.; CARVALHO, J. A. L. L.; NUNES, T. G. A.. Participação em banca de Martina Martins Marana. Sacundim: o scat singing de Filó Machado n interpretação de "Take Five". 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
NASCIMENTO, H. G.; PINTO, I. V.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Gustavo Infante Silveira. Vela ao Vento: o violão de Caymmi nas Canções Praieiras. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
RONQUI, P. A.; CARVALHO, J. A. L. L.; SIMOES, N. A.. Participação em banca de Walmir de Almeida Gil. A improvisação de odésio Jericó: paradigma criativo no trompete popular. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
TINE, P. J. S.; COSTA, R. L. M.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Gustavo Nunes Boni. Grupo Um: caminhos propostos por Zeca Assumpção e Rodolfo Stroeter. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
RONQUI, P. A.; CARVALHO, J. A. L. L.; LOPES, M. V.. Participação em banca de Marcelo Rocha dos Passos. Márcio Motarroyos e a Construção de seus Solos improvisados no Disco Stone Alliance. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
NASCIMENTO, H. G.; BRAGA, L. O. R. C.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Gustavo de Medeiro Santos. Baden Powell à Vontade: recursos interpretativos para arranjos de violão solo. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
NASCIMENTO, H. G.; SANTOS, R.; MANGUEIRA, B. R.; CARVALHO, J. A. L. L.; GOMES, M. S.. Participação em banca de Igor Brasil Rocha. A Improvisação no Baião a partir de Heraldo do Monte. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
CARVALHO, J. A. L. L.; GOLDEMBERG, R.; SANTOS, R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Priscila Akemi de Azevedo Hamamoto. Os Processos Didáticos de Hilton Jorge "Gogô" Valente: o ensino de piano no campo da música popular brasileira. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
SILVA, E. R.; BIAGGI, E. L.; CARVALHO, J. A. L. L.; YING, L. M.; ROMANELLI, G. G. B.. Participação em banca de Paulo Egídio Lückman. O Estudo Racional do Violino de Luís Soler: apontamentos sobre um método de Iniciação Violinística criado no Brasil por um virtuose catalão. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GOLDEMBERG, R.; CARVALHO, J. A. L. L.; BARSALINI, L.; RIBEIRO, H. L.; MENDES, S. N.. Participação em banca de Renato de Vasconcellos. A Partitura Cifrada e os Descaminhos dos "Fake Books". 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CARVALHO, J. A. L. L.; MACHADO NETO, C. G.; SOARES NETO, R.; MOLINA, S. A.; TINE, P. J. S.. Participação em banca de Beatriz Cyrino Moreira. Água e Vinho: canção e música instrumental em Egberto Gismonti. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
CARRASCO, C.; HASHIMOTO, F. A. A.; CARVALHO, J. A. L. L.; JARDIM, G. R.; GOMES, M. S.. Participação em banca de Ulisses Rocha Loureiro da Silva. Dez Estudos para Violão de Ulisses Rocha - uma análise do processo composicional da obra. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
CARVALHO, J. A. L. L.; HASHIMOTO, F. A. A.; TINE, P. J. S.; SILVEIRA JUNIOR, W. G.; ROCHA, F. O.. Participação em banca de Leandro Barsalini. Estilos de Samba na Bateria. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, E. R.; BIAGGI, E. L.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Paulo Egídio Lückman. A Iniciação Violinística proposta por Luís Soler Realp (1920-2011): um virtuose catalão ensinando violino no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SILVA, E. R.; BIAGGI, E. L.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Cristiane Cabral de Leon. O Desenvovimento Técnico-musical Violinístico Utilizando Obras de Oswaldo Franconi. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
TINE, P. J. S.; PIEDADE, A. T. C.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Sergio Lyra David. Eddie Palmieri: um estudo amplo sobre a estruturação de um estilo, linguagem, performance e criação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
BIAGGI, E. L.; HOEFS, L. A.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Adonhiran Bernard de Almeida reis. A Prática de Quarteto de Cordas sues Aspectos Técnico-interpretativos e Históricos a partir de Estudos do Quarteto 17 de Mozart, do Quarteto Americano de Dvorák e do Quarteto no 17 de Villa-Lobos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
SCARDUELLI, F.; CARVALHO, J. A. L. L.; ZAN, J. R.. Participação em banca de Rafael Thomaz. O Ensino de Violão Popular na Universidade Pública Brasileira: uma análise e uma proposta. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
FIORINI, C. F.; SANTOS, A. R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Lucca Zambonini Soares. Balada para Trompa em Fá e Piano de Almeida Prado: um estudo de preparação e execução através de uma edição critica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
BIAGGI, E. L.; CARVALHO, J. A. L. L.; HOEFS, L. A.. Participação em banca de Maria Eduarda Leitão Canabarro. Concerto para Violoncelo e Orquestra de liduíno Pitombeira. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
HASHIMOTO, F. A. A.; NASCIMENTO, H. G.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Lucas Baptista Casacio. Estudo Interpretativo para Bateria dos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali. 2015 - Universidade Estadual de Campinas.

9.
GOLDEMBERG, R.; NASCIMENTO, H. G.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Renato de Vasconcellos. A Partitura Cifrada e os novos rumos da notação musical: descaminhos do Real Book em performances selecionadas de Jazz e música popular. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
CARVALHO, J. A. L. L.; SILVA, E. R.; BIAGGI, E. L.; SANTOS, R.; NASCIMENTO, H. G.. Participação em banca de Ernani Wesley de Morais Teixeira. Os Anos Hot club de Stephane Grappelli - uma análise de sua linguagem jazzística violinística no parisan swing. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, J. A. L. L.; MACHADO NETO, C. G.; REILY, S. A.. Participação em banca de Iago Tojal Araújo. O Baque do Acre: o Grupo Uirapuru e a memória viva dos seringais acreanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CARVALHO, J. A. L. L.; SANTOS, A. R.; UEHARA, G. A.. Participação em banca de Robson Barbosa de Oliveira. Victor Wooten: aprofundamento da análise de suas principais técnicas e aplicação na Música Popular brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
CARVALHO, J. A. L. L.; FALLEIROS, M. S.; BARRETO, A. C.. Participação em banca de Ramón Del Pino. Tocando Junto: um olhar sobre os processos de interação em grupos influenciados pela Escola Jabour. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
BARSALINI, L.; SANTOS, A. R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Dhieego Cardoso de Andrade. Forças D?Alma: um estudo de caso sobre os padrões de Tutty Moreno e o conceito bateria melódica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
NASCIMENTO, H. G.; SANTOS, A. R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Victor Rocha polo. O Violão e a Guitarra de Lula Galvão: um estudo sobre sua atuação musical em diferentes formações isntrumentais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
REILY, S. A.; ZAN, J. R.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Juliana Soares da Costa Silva. Corporação Musial Operária da Lapa: Práticas Musicais, Comunidade e Localidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
MANNIS, J. A.; REILY, S. A.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Christian Quenta Herrera. Devir Rítmico na Saya Afro-boliviana: metricidade e contrametricidade em um documento sonoro de 1988. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
FALLEIROS, M. S.; NASCIMENTO, H. G.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Ronalde Monezzi Filho. A Improvisação na Gafieira:uma síntese brasileira no saxofone de Paulo Moura. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
CARVALHO, J. A. L. L.; FALLEIROS, M. S.; TINE, P. J. S.. Participação em banca de Pedro Abrantes Pinheiro. Improvisação para Contrabaixo: proposições a partir do método "Bass Solo: segredos da improvisação" de Nico Assumpção. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
MACHADO, R.; KAYAMA, A. G.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Martina Martins Marana. Jazz e Música Brasileira no Scat singing de Filó Machado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
NASCIMENTO, H. G.; PINTO, I. V.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Gustavo Infante Silveira. Vela ao Vento: o violão de Caymmi nas canções praieiras. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
CARVALHO, J. A. L. L.; ZAN, J. R.; BARSALINI, L.. Participação em banca de Gilberto de Syllos Rosa. Os Métodos de Contrabaixo Elétrico na Música Popular do Brasil: os manuscritos de Cláudio Bertrami. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
ZAN, J. R.; CARVALHO, J. A. L. L.; TINE, P. J. S.. Participação em banca de Maiara Felippe Moraes. Copinha: reflexões sobre a flauta transversal na música popular brasileira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
BIAGGI, E. L.; HOEFS, L. A.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Tulio Padilha Pires. Descobrindo Walter Burle Marx através do Sambatango de Concerto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
TINE, P. J. S.; CARVALHO, J. A. L. L.; NASCIMENTO, H. G.; BARSALINI, L.; GOMES, M. S.. Participação em banca de Samuel Ibarra Conde. Semelhanças e Diferenças entre as abordagens composicionais de Jacob do Bandolin e Álvaro Romero Sanchez. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
TINE, P. J. S.; CARVALHO, J. A. L. L.; BARSALINI, L.. Participação em banca de Alexandre augusto Correa Pimentel Damasceno. A Batucada Fantástica de Luciano Perrone: sua performance musical no contexto dos arranjos de Radamés Gnattali. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
NASCIMENTO, H. G.; SCHROEDER, J. L.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Gustavo de Medeiros Santos. Baden Powell à Vontade: recursos interpretativos para arranjos de violão solo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
RONQUI, P. A.; NASCIMENTO, H. G.; CARVALHO, J. A. L. L.. Participação em banca de Marcelo Rocha Passos. Márcio Maontarroyos no Disco Stone Alliance: improvisação e recursos tecnológicos na performance do trompete. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
TINE, P. J. S.; CARVALHO, J. A. L. L.; MACHADO NETO, C. G.. Participação em banca de Gustavo Nunes Boni. O Contrabaixo na Trajetória do "Grupo Um": Zeca Assumpção e Rodolfo Stroeter. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
CARVALHO, J. A. L. L.; NASCIMENTO, H. G.; HASHIMOTO, F. A. A.. Participação em banca de Vinícius de Camargo Barros. O Legado do Mestre Marçal na evolução discursiva da Percussão Brasileira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
CARVALHO, J. A. L. L.; SANTOS, R.; NASCIMENTO, H. G.. Participação em banca de Igor Brasil Rocha. Improvisação na Música Popular Brasileira a partir de Heraldo do Monte. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
NASCIMENTO, H. G.; HASHIMOTO, F. A. A.; CARVALHO, J. A. L. L.; MIRANDA, S. R.; LOUREIRO, M. A.; BARSALINI, L.; SANTOS, A. R.. Concurso para Professor Doutor I, nível MS-3 de Música e Tecnologia e Trilhas. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

2.
CARVALHO, J. A. L. L.; NASCIMENTO, H. G.; TINE, P. J. S.; COSTA, G. S.; SCARDUELLI, F.. Concurso para Professor Doutor I, nível MS-3 de Violão. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
NASCIMENTO, H. G.; CARVALHO, J. A. L. L.; UEHARA, G. A.. Seleção Vestibular 2017 de Música Unicamp - Prova Específica. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

2.
RONQUI, P. A.; GOLDEMBERG, R.; CARVALHO, J. A. L. L.; SANTOS, A. R.; BIAGGI, E. L.; SILVA, E. R.; HASHIMOTO, F. A. A.; NASCIMENTO, H. G.; BARSALINI, L.; TINE, P. J. S.. Vestibular Unicamp 2016 - prova específica. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

3.
CARVALHO, J. A. L. L.. Vestibular UNICAMP 2014 - prova específica. 2014. Universidade Estadual de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANPPOM - Associação Nacional de Pesquia e Pós-Graduação em Música. 2017. (Congresso).

2.
I Encontro de Extensão Universitária da UNICAMP. 2017. (Encontro).

3.
IV FMCB - Festival de Música Contemporânea Brasileira.O Universo Brasileiro de Hermeto Pascoal: aspectos de sua concepção estética aplicados em composições e arranjos. 2017. (Outra).

4.
Música e Movimento segundo Orff - schulwerk. 2017. (Outra).

5.
IV ABRAPEM - Congresso da Assoc iação Brasileira de Perforamnce Musical. As Aulas de Prática Instrumental: uma possível conexão entre a academia e a tradição oral da música popular. 2016. (Congresso).

6.
IX Encontro de Educação Musical da UNICAMP - EEMU.Presença Africana na Música Popular Brasileira: uma abordagem da pedagógica. 2016. (Encontro).

7.
SEFIM - II Simpósio de Estética e Filosofia da Música.Infraestrutura e Superestrutura no Ritmo da Música Popular - comunicação no II SEFIM. 2016. (Simpósio).

8.
I Encontro sobre a Formação em Música na Universidade.Mercado para o Músico Profissional. 2014. (Encontro).

9.
I Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música.A Utilização das Linhas-guia na Performance e no Ensino da Música Brasileira. 2010. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela de Melo Machado. Gêneros Musicais e suas Particularidades: propostas de articulações e acentuações para flauta na Música popular Brasileira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Robson B. de Oliveira. Victor Wooten: aprofundamento da análise de suas influências, principais técnicas e sua aplicação na Música Instrumental Popular Brasileira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Iago Tojal Araújo. O Baque do Acre: o Grupo Uirapurú e a mem´ria viva dos seringuais acreanos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Ramon Del Pino. Itiberê Swarg: uma análise dos processos de interação entre o contrabaixo e o improvisador. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

5.
Gilberto de Syllos Rosa. Os Métodos de Contrabaixo Elétrico na Música Popular do Brasil: os manuscritos de Claudio Bertrami. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

6.
Pedro Correa Abrantes Pinheiro. A Musicalidade de Nico Assumpção: um estudo sobre improvisação para contrabaixo no jazz brasileiro. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Theo Coelho Yepez. O Hibridismo Musical nas Linhas de baixo de Jamil Joanes. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Fleury Moreira. Recital de Formatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

2.
Daniel Moreira Felix. Recital de Formatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

3.
Felipe martins Funari Lambert Damas. Recital de Formatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

4.
Murilo Santos de Lima. Primal Dual - Recital de Formatura em Contrabaixo Popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

5.
Flávia Bassi Lazaretti. What is this that Stands Before Me? Black Sabbath e suss contribuições para a Formação do Heavy Metal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

6.
Robson B. de Oliveira. Análise Preliminar de suas Influências e Principais Técnicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

7.
Guilherme de Aguiar Giraldi. Estatuto de Dolores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

8.
Daniel Coelho Martins. Contrabaixo Elétrico no Samba: Luisão Maia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

9.
Gustavo Nunes Boni. Contrabaixo Elétrico na Música Instrumental Brasileira: Cláudio Bertrami e Medusa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

10.
Hiracazu Hirose. Arranjo para Shamisen e Contrabaixo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

11.
Guilherme Ribeiro Lira da Silva. Leitura Musical: quatro estudos e Exercçios para Duo de Contrabaixos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.

Iniciação científica
1.
Theo Coelho Yépez. Hibridismo e Fricção de Musicalidades nas Linhas de Baixo de Jamil Joanes. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Baixo Elétrico : básico 1 - Livro do Educador do Projeto Guri. 1. ed. São Paulo: Associação Amigos do Projeto Guri, 2013. v. 1. 144p .

2.
CARVALHO, J. A. L. L.. Baixo Elétrico -Livro do Aluno do Projeto Guri. 1ª. ed. São Paulo: , 2013. 119p .


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, J. A. L. L.. Infraestrutura e Superestrutura no Ritmo da Música Popular - comunicação no II SEFIM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Participei da gravação de mais de 25 CDs dos mais variados estilos. Atuo há trinta anos como músico profissional,em orquestras, bandas e outros grupos,tanto na música popular como na erudita. Nos últimos anos tenho me dedicado a didática musical, especialmente na área da música brasileira.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:36:32