Ronaldo Corrêa Gomes Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6357439967840461
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


É Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas de Linguagem e Tecnologia e Ensino de Inglês. Nessa faculdade, é membro do núcleo de pesquisa LingTec e integrante do LALINTEC (Laboratório de Linguagem e Tecnologia). Como pesquisador, atua nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, metáforas sobre ensino e aprendizagem, affordances pedagógicas de tecnologias digitais, educação a distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ronaldo Corrêa Gomes Junior
Nome em citações bibliográficas
GOMES JUNIOR, R. C.;JUNIOR, R. C. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 31270901
Telefone: (31) 34095101


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em University of Hong Kong (Orientador: Andy Xuesong Gao).
Título: Metáforas do Eu: as identidades metaforizadas de aprendizes universitários de inglês em Hong Kong e no Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: metáforas; identidades; aprendizagem; inglês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Metáforas na Rede: Mapeamentos Conceituais de Estudantes Universitários sobre Aprendizagem de Inglês,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Vera Menezes de Oliveira e Paiva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: metáforas; aprendizagem; inglês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Metáforas e Crenças de Alunos Universitários sobre Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.
Orientador: Ana Maria Ferreira Barcelos.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Arts Course. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2007 - 2007
Fall Semester.
University Of Montevallo, U.M., Estados Unidos.
2005 - 2005
Inglês Impresarial. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2005 - 2005
Inglês Instrumental para cursos de graduacão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração de Materiais Didáticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2005 - 2005
Inglês Instrumental para cursos de graduação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2004 - 2004
Criando e Usando Jogos e Músicas na Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2004 - 2004
Effective Communication: Concepts of Pronunciation. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2004 - 2004
Teacher Training Course. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Mestrando - Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado - Estudos Linguísticos, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da equipe executora do Projeto IngRede (Inglês em Rede), coordenado pelas Profªs Drªas Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva e pela Profª Drª Junia de Carvalho Fidelis Braga. Atuação como monitor/tutor nas disciplinas de graduação a distância Inglês Instrumental I e Inglês Instrumental II.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Atuando como Professor Substituto de Língua Inglesa no Colégio Técnico da UFMG (COLTEC-UFMG). Em 2009 lecionou para duas turmas de Primeiro Ano (Nível 1-Iniciante), duas do Segundo Ano (Nível 4-Avançado) e duas do Terceiro Ano (Nível 4-Avançado).


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (Centro Pedagógico), CP-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 15


Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Curso de Idiomas, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 8
Outras informações
Leciona para adolescentes e para alunos dos níveis avançados.


University Of Montevallo, U.M., Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Língua Portuguesa, Carga horária: 4
Outras informações
Lecionou Língua Portuguesa para estudantes Americanos que faziam parte do intercâmbio entre as seguintes universidades: UFV (Universidade Federal de Viçosa) e UM (University of Montevallo). O tutor foi pago através do CAPES/FIPSE Grant.


Curso de Extensão em Língua Inglesa, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Extensão Universitária, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Estagiário dos níveis 1A, 1B, 2A, 2I, 3B 3I e 5A.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Fora da Escola: Histórias de Aprendizagem Informal Online de Inglês
Descrição: Pesquisas sobre histórias de aprendizagem de línguas mostram que o desejo de aprender inglês é algo recorrente. No entanto, ao narrarem suas trajetórias, os aprendizes muitas vezes enfatizam o fracasso da aprendizagem, associando-o a elementos do cenário educacional brasileiro, como a falta de infraestrutura, a baixa proficiência dos professores, o número de estudantes em sala, dentre outros. Nessas histórias, os narradores muitas vezes relatam terem percebido momentos mais efetivos de aprendizagem em eventos informais, como viagens, jogos e literatura, por exemplo. Dessa maneira, esta pesquisa busca analisar histórias de aprendizagem de inglês em ambientes informais com o objetivo de investigar: (a) quais são esses ambientes; (b) quais agentes tiveram papel importante nesse processo; (c) quais foram as tecnologias (digitais) e artefatos mediadores; (d) quais estratégias de aprendizagem foram utilizadas; (e) como os aprendizes conceptualizam a aprendizagem informal e seus elementos. Vale ressaltar que o intuito desse estudo não é o de reforçar crenças e preconceitos atribuídos à escola regular no Brasil, mas o de destacar características da aprendizagem informal que possam existir também em espaços formais, atendendo, assim, à vontade de aprender de nossos estudantes. Para isso, será gerado um conjunto de histórias orais de aprendizagem de indivíduos de diversas faixas etárias e contextos com o auxílio do aplicativo WhatsApp. Os participantes da pesquisa receberão um pequeno roteiro e serão instruídos a gravar suas histórias orais, refletindo sobre eventos, agentes e objetos que marcaram seus processos de aprendizagem fora da escola. A análise dos dados será orientada pela Perspectiva Ecológica da Aprendizagem de Línguas (VAN LIER, 2004), para entender a (inter)relação dos participantes em/com seus ambientes; e pela Teoria Cognitiva da Metáfora (LAKOFF; JOHNSON, 1980), para compreender as conceptualizações dos aprendizes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ronaldo Corrêa Gomes Junior - Coordenador / Giovana Garcia Gonçalves Gutierrez - Integrante / Bruno Puccini - Integrante.
2017 - Atual
Lalintec: um ecossistema de produção e divulgação de pesquisas em linguagem e tecnologia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
TECH2TALK: o que as tecnologias digitais propiciam à aprendizagem de habilidades orais em inglês?
Descrição: As habilidades orais podem ser consideradas, na maioria das vezes, um caminho tortuoso no ensino de línguas estrangeiras. Essa parece ser uma realidade no ensino presencial e também na modalidade à distância. Dessa maneira, o objetivo desta pesquisa é o de investigar tecnologias digitais para a elaboração e implementação de atividades para o desenvolvimento de habilidades orais mediadas pelo computador e/ou dispositivos móveis na educação básica e no ensino superior, bem como avaliar as affordances dessas tecnologias. A noção de affordance vem da psicologia ecológica, que sugere, dentre outras coisas, que os indivíduos devem ser considerados inseridos em seus mundos biológicos e ambientes; e esses como pertencentes à ecologia. Assim, affordances seriam o que o ambiente oferece aos animais, o que ele provê ou fornece. Essa pesquisa qualitativa de natureza interpretativista pretende investigar dois grupos de aprendizes: alunos universitários e da Educação Básica. Para gerar dados que permitam perceber as affordances das tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês serão utilizados questionários (fechados e abertos) e entrevistas. A pesquisa terá 4 fases, a saber: (1) seleção das ferramentas e aplicativos digitais; (2) elaboração e pilotagem de atividades didáticas; (3) aplicação das atividades; e (4) geração e análise de dados. O projeto prevê a elaboração de um site destinado a professores de inglês com sugestões de ferramentas digitais e atividades para prática de habilidades orais em inglês..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ronaldo Corrêa Gomes Junior - Coordenador / Cynthia Aguiar Paulino - Integrante / Gabriela Santos Teixeira - Integrante / Mayra Garcia da Silva - Integrante / Giovana Garcia Gonçalves Gutierrez - Integrante / Bruno Puccini - Integrante.
2013 - 2014
Aprender Inglês na Escola Pública: uma questão de metáfora
Descrição: Devido à característica cognitiva e social da metáfora, este projeto de pesquisa busca investigar as conceitualizações de estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais ? Campus Ouro Preto sobre a aprendizagem de inglês na escola pública. Para isso, serão investigadas as metáforas de estudantes dos quatro cursos técnicos integrados da instituição ? Automação Industrial, Edificações, Metalurgia e Mineração. Essa é uma pesquisa de levantamento de opinião (survey research) de natureza mista, ou seja, com abordagens quantitativas e qualitativas. Os dados serão coletados pelos alunos bolsistas de cada curso técnico por meio de um questionário aberto eletrônico e, posteriormente, analisados à luz da Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF e JOHNSON, 1980). Após o tratamento e tabulação, os dados serão lidos repetidamente em busca de expressões metafóricas significativas. Em seguida, as metáforas serão classificadas em categorias, de acordo com suas regularidades, para, por fim serem analisadas e interpretadas. Dessa forma, buscamos compreender se as metáforas de estudantes de cursos técnicos diferentes sobre aprender inglês na escola pública se assemelham ou se diferenciam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ronaldo Corrêa Gomes Junior - Coordenador / Carleugênia Rocha Gomes - Integrante / Luiza Eduarda Moraes Braga - Integrante / Rafael Henrique Carneiro Tavares - Integrante / Tainá Berbert Tavares - Integrante.
2007 - 2008
Crenças, motivação, narrativas e experiências de alunos universitários a respeito de ensino e aprendizagem de inglês
Descrição: Este projeto teve por objetivo geral investigar os tipos de crenças de alunos universitários, que freqüentam um curso de extensão de língua inglesa, possuem a respeito do processo de ensino e aprendizagem de inglês. Para alcançar esses objetivos, teve-se os seguintes objetivos específicos: 1. Levantar as crenças dos alunos de nível iniciante a respeito da língua inglesa e do que seja aprender inglês através de narrativas, questionários e entrevistas; 2. Levantar as crenças dos alunos de nível intermediário avançado a respeito da língua inglesa e do que seja aprender inglês através de narrativas, questionários e entrevistas; 3. Comparar as crenças dos alunos desses dois níveis. 4. Identificar as experiências de aprendizagem de inglês desses alunos, suas crenças e a relação dessas com as sua motivação para aprender inglês. 5. Auxiliar os alunos a refletir sobre suas crenças e sobre seu processo de aprendizagem de inglês através de discussões baseadas em suas narrativas e experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ronaldo Corrêa Gomes Junior - Integrante / Ana Maria Ferreira Barcelos - Coordenador / Tiago Pellim da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2006 - 2007
Crenças, narrativas e experiências de alunos universitários a respeito de ensino e aprendizagem de inglês.
Descrição: Este projeto teve por objetivo geral investigar os tipos de crenças que alunos universitários, que freqüentam um curso de extensão de língua inglesa, possuem a respeito do processo de ensino e aprendizagem de inglês. Para alcançar esses objetivos, teve-se os seguintes objetivos específicos: 1. Levantar as crenças dos alunos a respeito da língua inglesa e do que seja aprender inglês através de narrativas, questionários e entrevistas; 2. Identificar as experiências de aprendizagem de inglês desses alunos e a relação dessas com as suas crenças sobre aprender inglês; 3. Auxiliar os alunos a refletir sobre suas crenças e sobre seu processo de aprendizagem de inglês através de discussões baseadas em suas narrativas e experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ronaldo Corrêa Gomes Junior - Integrante / Ana Maria Ferreira Barcelos - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Taba Eletrônica
Descrição: Espaço de atualizações de comunidades práticas de ensino de aprendizagem? busca promover e consolidar a utilização de tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar, sendo constituído de eventos itinerantes, organização de grupos de trabalho e criação e manutenção de um portal WEB..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2009 - 2012
INGREDE: pesquisa, ensino e extensão
Descrição: Projeto de ensino, pesquisa e extensão. Neste projeto são desenvolvidos materiais e ministrados cursos de inglês para todos os alunos da UFMG e também para seus funcionários. Os bolsistas envolvidos, além de se qualificarem para o desenvolvimento de material didático e de testes de leitura, ainda desenvolvem pesquisa com os dados gerados pelo curso. Além disso, o material é compartilhado com outras instituições federais e estaduais de ensino superior e recebem suporte da equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguistica Aplicada


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguistica Aplicada


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES JUNIOR, R. C.2018GOMES JUNIOR, R. C.; TEIXEIRA, G. S. ; SILVA, M. G. ; PAULINO, C. A. . Affordances de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 57-78, 2018.

2.
BRAGA, J. C. F.2017BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; MARTINS, A. C. . Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre as affordances emergentes de interações de professores de inglês via WhatsApp. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 24, p. 50-72, 2017.

3.
ARAGÃO, R. C.2017ARAGÃO, R. C. ; PAIVA, V. L. M. O. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Emoções no Desenvolvimento de Habilidades Orais com Tecnologias Digitais. Calidoscópio, v. 15, p. 557-566, 2017.

4.
BRAGA, J. C. F.2017BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; RACILAN, M. . Reflexões sobre ensino e aprendizagem de línguas na formação de professores via dispositivos móveis. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 16, p. 32-51, 2017.

5.
PAIVA, V. L. M. O.2016PAIVA, V. L. M. O. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Viagens de aprendizagem: um estudo de metáforas em narrativas de aprendizagem de inglês. Signo (UNISC. Online), v. 41, p. 155-165, 2016.

6.
GOMES JUNIOR, R. C.2016GOMES JUNIOR, R. C.. Os aprendizes são viajantes: identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Hong Kong e Belo Horizonte. Scripta (PUCMG), v. 20, p. 193-211, 2016.

7.
PAIVA, V. L. M. O. E.2012PAIVA, V. L. M. O. E. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; LIMA, L. A. . Leitura em inglês na rede: a trajetória do Projeto IngRede. Educação & Tecnologia, v. 17, p. 19-37, 2012.

8.
GOMES JUNIOR, R. C.2012GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas Online: As Conceitualizações de Aprendizes Universitários de Inglês sobre Aprendizagem à Distância.. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 15, p. 1-18, 2012.

9.
GOMES JUNIOR, R. C.2007GOMES JUNIOR, R. C.; BARCELOS, A. M. F. . Narrativas e crenças de alunos universitários sobre ensino e aprendizagem de inglês.. Glauks (UFV), v. 6, p. 17-38, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; VELLOSO, M. . Alive High: inglês, 1º ano: ensino médio - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

2.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; VELLOSO, M. . Alive High: inglês, 1º ano: ensino médio - manual do professor. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

3.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; VELLOSO, M. . Alive High: inglês, 2º ano: ensino médio - livro do aluno. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

4.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; VELLOSO, M. . Alive High: inglês, 2º ano: ensino médio - manual do professor. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

5.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; VELLOSO, M. . Alive High: inglês, 3º ano: ensino médio - livro do aluno. 2. ed. , 2016.

6.
MENEZES, V. ; BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; VELLOSO, M. . Alive High: inglês, 3º ano: ensino médio - manual do professor. 2. ed. São Paulio: Edições SM, 2016.

7.
PAIVA, V. L. M. O. E. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Alive high, volume único : inglês : ensino médio - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. 392p .

8.
PAIVA, V. L. M. O. E. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Alive high, volume único : inglês : ensino médio - livro do professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. 448p .

9.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 1º ano : ensino médio - livro do aluno.. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

10.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 1º ano : ensino médio - manual do professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

11.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 2º ano : ensino médio - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

12.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 2º ano : ensino médio - manual do professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

13.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 3º ano : ensino médio - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

14.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 3º ano : ensino médio - manual do professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BRAGA, J. C. F. ; SILVA, L. O. ; GOMES JUNIOR, R. C. . CALL & MALL: using technology to achieve educational purposes in the language classroom. In: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira; Junia de Carvalho Fidélis Braga. (Org.). Inspiring insights from an English teaching scene.. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017, v. , p. 121-141.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.; SILVA, L. O. . Tecnologias digitais na aula de inglês. In: CUNHA, A.G.; MICCOLI, L.S.. (Org.). Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. 1ed.São Paulo: Parábola, 2016, v. , p. 144-161.

3.
GOMES JUNIOR, R. C.. Aprender inglês na escola pública: uma questão de metáfora. In: Shirlene Bemfica de Oliveira, Vanderlice Sól. (Org.). Multiletramentos no ensino de inglês: experiências da escola regular contemporânea. 1ed.Ouro Preto: Editora IFMG, 2016, v. , p. 1-16.

4.
GOMES JUNIOR, R. C.; GARTNER, S. . Por uma prática online: blogs e glogs como ferramentas de ensino e aprendizagem. In: BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis. (Org.). Integrando tecnologias no ensino de inglês nos anos finais do ensino fundamental. 1ed.São Paulo: Edições SM, 2012, v. , p. 154-173.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, V. L. M. O. E. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Digital Tools for oral skills development in English. In: CALL in Context VVIIIth International CALL Research Conference, 2017, Berkeley. CALL in Context Proceedings, 2017. p. 567-574.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.. A Relação Metáforas-Crenças: Entendendo as Opiniões de Alunos Universitários sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem de Inglês. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto. Anais do II Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas na Rede: Mapeamentos conceptuais sobre Aprendizagem de Inglês. In: 3º SETED, 2010. Caderno de Resumos e Programação do 3º Seminário de Teses e Dissertações, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metaphors of the Self: investigating the identities of a group of English learners of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) and the University of Hong Kong (Hong Kong). In: Postgraduate Research Conference, 2014, Hong Kong. Postgraduate Research Conference, 2014.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.. University students' conceptualizations about online English learning: a metaphorical analysis. In: World CALL 2013, 2013. Programme and Abstract Book, 2013.

3.
GOMES JUNIOR, R. C.. Aprender inglês à distância é como voar: uma análise das metáforas de aprendizes universitários de inglês sobre aprendizagem online. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. III Congresso Internacional da Abrapui, 2012.

4.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas e aprendizagem: como se revelam as conceitualizações de estudantes universitários sobre aprendizagem de inglês.. In: 18º INPLA, 2011. Caderno de Resumo 18o INPLA, 2011.

5.
FERREIRA, D. E. D. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; CARNEIRO, M. M. . Projeto Ingrede: experiências e resultados de uma comunidade online de aprendizagem de inglês para grandes grupos.. In: 18º INPLA, 2011. Caderno de Resumo 18o INPLA, 2011.

6.
GOMES JUNIOR, R. C.. Conceptualizar e interligar: a utilização e aplicação de mapas conceituais no ensino de línguas. In: Hipertexto, 2009. Hipertexto - Livro de Resumos, 2009.

7.
GOMES JUNIOR, R. C.. A relação metáforas-crenças: entendendo as opiniões de alunos universitários sobre ensino e aprendizagem de inglês. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2009, São José do Rio Preto. The Teaching of English: Towards an Interdisciplinary approach between language and literature, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES JUNIOR, R. C.. Ensinar línguas no século XXI = formar consumidores & produtores de gêneros digitais,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GOMES JUNIOR, R. C.. Digital genres, Games & Tools. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PAIVA, V. L. M. O. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Metáforas e Metonímias da Gamificação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GOMES JUNIOR, R. C.. Gêneros Digitais na Sala de Aula de Línguas: será que estamos preparados?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GOMES JUNIOR, R. C.. Digitalizando a sala de aula de inglês: falando a língua do aprendiz do século XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GOMES JUNIOR, R. C.. Letramento e contemporaneidade: gêneros digitais (virais) na sala de aula de línguas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES JUNIOR, R. C.. Digitalizando a sala de aula de inglês: falando a língua do aprendiz do século XXI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GOMES JUNIOR, R. C.. Tech2Talk: the affordances of digital tools for learning oral skills in English. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAIVA, V. L. M. O. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Developing English oral skills in virtually interconnected spaces. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOMES JUNIOR, R. C.. Ferramentas digitais e gêneros digitais virais: affordances para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES JUNIOR, R. C.. Materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PAIVA, V. L. M. O. E. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Digital Tools for oral skills development in English. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES JUNIOR, R. C.. Identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Minas Gerais e Hong Kong: quando as metáforas são o retrato do eu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOMES JUNIOR, R. C.; PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e . Conectando a fala: tarefas com ferramentas digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas e Língua Inglesa: Conceptualizações de Estudantes da Educação Básica Sobre A Aprendizagem de Inglês na Escola Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES JUNIOR, R. C.. Tecnologias digitais e o desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
GOMES JUNIOR, R. C.. Virality, gamification and language learning: using digital tools to promote engagement and motivation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GOMES JUNIOR, R. C.. Ensino de Gramática: prescrição ou uso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GOMES JUNIOR, R. C.. Portraits of the Self: the metaphorized identites of English learners from Brazil and Hong Kong. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PAIVA, V. L. M. O. E. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Viagens de aprendizagem de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas e Identidades: um estudo das identidades metaforizadas de um grupo de aprendizes de inglês do Brasil e de Hong Kong. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GOMES JUNIOR, R. C.. Inglês na Internet: onde aprender é como voar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metaphors of the self: investigating the identities of a group of English learners of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) and the University of Hong Kong (Hong Kong). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
GOMES JUNIOR, R. C.; GOMES, C. R. ; BRAGA, L. E. M. ; TAVARES, R. H. C. ; TAVARES, T. B. . Aprender inglês na escola pública: uma questão de metáfora.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GOMES JUNIOR, R. C.. University students' conceptualizations about online English learning: a metaphorical analysis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
GOMES JUNIOR, R. C.. Aprender inglês à distância é como voar: uma análise das metáforas de aprendizes universitários de inglês sobre aprendizagem online. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas e aprendizagem: como se revelam as conceitualizações de estudantes universitários sobre aprendizagem de inglês.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GOMES JUNIOR, R. C.. Projeto ingrede: experiências e resultados de uma comunidade online de aprendizagem de inglês para grandes grupos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
GOMES JUNIOR, R. C.. Integrando Tecnologias digitais na prática pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas e Internet: metáforas de estudantes universitários sobre aprendizagem de inglês a distância.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas na rede: Mapeamentos conceituais sobre aprendizagem de inglês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GOMES JUNIOR, R. C.. A Pesquisa Narrativa em Linguística Aplicada: Como se Revelam as Experiências e Opiniões de Aprendizes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GOMES JUNIOR, R. C.. A relação metáforas-crenças: entendendo as opiniões de alunos universitários sobre ensino e aprendizagem de inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GOMES JUNIOR, R. C.. Projeto IngRede: desenvolvimento de leitura em inglês on-line. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
GOMES JUNIOR, R. C.. Conceptualizar e interligar: a utilização e aplicação de mapas conceituais no ensino de línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
GOMES JUNIOR, R. C.. Narrativas e Experiências: Como se revelam as crenças de alunos universitários sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
GOMES JUNIOR, R. C.. American Porfessors' Beliefs about International Students. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

38.
GOMES JUNIOR, R. C.. Why using songs in an EFL classroom. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
GOMES JUNIOR, R. C.. Uma Sala de Aula de Alunos Universitários de Inglês: crenças e experiências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
GOMES JUNIOR, R. C.. Alunos Universitários de Um Curso de Extensão em Língua Inglesa: suas Crenças e Experiências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
GOMES JUNIOR, R. C.. Crenças e experiências de alunos universitários sobre aprendizagem de inglês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
GOMES JUNIOR, R. C.. Alunos de Inglês de um Curso de Extensão: suas Crenças e Experiências. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
GOMES JUNIOR, R. C.; PAIVA, V. L. M. O. ; RACILAN, M. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; TOLENTINO, M. V. . Inglês Vivo (manutenção e gerenciamento). 2014; Tema: Espaço destinado a troca de ideias sobre materiais didáticos em inglês. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, J. C. F. ; GOMES JUNIOR, R. C. . Apps for Language Learning. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES JUNIOR, R. C.. 'Make your class go viral: using technology to bring engagement to the language classroom!',. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES JUNIOR, R. C.; LIMA, C. V. A. ; LIMA, L. A. . Manual do Estudante IngRede 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

4.
GOMES JUNIOR, R. C.. Bookr. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GOMES JUNIOR, R. C.. Glogster. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GOMES JUNIOR, R. C.. HQ. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GOMES JUNIOR, R. C.. GoogleDocs. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
GOMES JUNIOR, R. C.. Hot Potatoes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
GOMES JUNIOR, R. C.. Construindo quadrinhos e conhecimento no Ensino Médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
GOMES JUNIOR, R. C.. Bookr. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
GOMES JUNIOR, R. C.. Glogster. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GOMES JUNIOR, R. C.. E-books e Hot Potatoes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GOMES JUNIOR, R. C.; LIMA, C. V. A. . Manual do Estudante IngRede 2011. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

14.
GOMES JUNIOR, R. C.. Word. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
GOMES JUNIOR, R. C.; BARCELOS, A. M. F. . Crenças, narrativas e experiências de alunos universitários a respeito de ensino e aprendizagem de inglês.. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOMES JUNIOR, R. C.; GARTNER, S.; BRAGA, J. C. F.. Participação em banca de Ivana Queiroz Pinheiro. Explorando as affordances do uso de dispositivos móveis na formação continuada de professores de língua inglesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
PAIVA, V. L. M. O.; RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V.; CAVALCANTI, S.; ARAUJO, J. C.; GOMES JUNIOR, R. C.; PARREIRAS, V.. Participação em banca de Ana Elisa Costa Novais. Metáforas Digitais do Cotidiano. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
REIS, S. C.; GOMES JUNIOR, R. C.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Edoardo Pletsch. Desenvolvimento de Material Didático Digital de Língua Inglesa na Perspectiva da Sala de Aula Invertida. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
PAIVA, V. L. M. O.; ROMERO, T.; CAIXETA, R.; SCHRODER, U.; GOMES JUNIOR, R. C.. Participação em banca de Marina Morena dos Santos e SIlva. À mão livre: explorando narrativas visuais de alunos universitários brasileiros sobre a aprendizagem de inglês. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GOMES JUNIOR, R. C.. Participação em banca de Helen de Oliveira Faria. A integração de práticas educacionais e sociais na sala de aula de língua inglesa via gêneros digitais orais. 2016. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
COSCARELLI, C. V.; CAIXETA, R.; GOMES JUNIOR, R. C.. Participação em banca de Gilvan Mateus Soares. Os jogos de coleções didáticas e a abordagem da língua portuguesa: entre o ensinar e o divertir na perspectiva do letramento digital. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.. Participação em banca de Marina Morena dos Santos e Silva. À mão livre: explorando narrativas visuais de alunos brasileiros sobre a aprendizagem de inglês. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RIBEIRO, A. E.; ARAUJO, J. C.; GOMES JUNIOR, R. C.; PAIVA, V. L. M. O.. Participação em banca de Ana Elisa Costa Novais. Metáforas digitais do cotidiano. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
REIS, S. C.; GOMES JUNIOR, R. C.; NASCIMENTO, R. G.. Participação em banca de Edoardo Pletsch. Desenvolvimento de Material Didático Digital na Perspectiva de Sala de Aula Invertida. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologias Digitais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES JUNIOR, R. C.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Cleidylaine Damasceno Silva Magalhães. Produção de Unidades Didáticas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Keila Nascimento de Paula. Language and Content: teaching English and religion to Christians. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
GOMES JUNIOR, R. C.; JORGE, M. L. S.. Participação em banca de Kenya dos Santos de Souza Dias. Produção de Unidades Didáticas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES JUNIOR, R. C.; PAIVA, V. L. M. O.. Participação em banca de Talita Reis Lima.Avaliação de aplicativos móveis para o aprendizado de português. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.; NOVAIS, A. E. C.; COSCARELLI, C. V.. Participação em banca de Fernanda Silva Costa.Perspectiva Cognitiva da Leitura em Ambientes Virtuais a partir de Metáforas Conceptuais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
RACILAN, M.; SILVA, L. O.; GOMES JUNIOR, R. C.. Participação em banca de Carlos Francisco dos Santos Junior.Video Game Localization in the Gameplay Experience. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GOMES JUNIOR, R. C.; SCHMALZ, M.; FERREIRA, L. C.. Participação em banca de Vitor Rodrigo Dias.O uso de metáforas em crônicas esportivas em língua inglesa e suas possibilidades de tradução para o português. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES JUNIOR, R. C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto A. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.; SILVA, L. O.; SANTOS E CAMPOS, R. C.; OLIVEIRA, E.. Concurso para Professor Substituto de Língua Inglesa. 2016. Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (Centro Pedagógico).

3.
GOMES JUNIOR, R. C.. Concurso para Professor Efetivo de Língua Inglesa. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
GOMES JUNIOR, R. C.; BARROCA, I. C. S.; VIANA, M. I. R.. Concurso de Professor Efetivo em Língua Inglesa - IFMG Campus Bambuí. 2013.

Outras participações
1.
GOMES JUNIOR, R. C.. Processo Seletivo do Programa de Mobilidade Discente Internacional para Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais - Programa Minas Mundi. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
GOMES JUNIOR, R. C.. Banca de Língua Inglesa do Vestibular e Exame de Seleção do IFMG. 2014. Instituto Federal Minas Gerais.

3.
GOMES JUNIOR, R. C.. Banca de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2011. CESPE / UnB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades.Identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Minas Gerais e Hong Kong: quando as metáforas são o retrato do eu. 2016. (Outra).

2.
I Seminário de Língua inglesa: Ensino e aprendizagem de LI na era digit@l,.Tecnologias digitais e o desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa. 2016. (Seminário).

3.
I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.Conectando a fala: tarefas com ferramentas digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. 2016. (Simpósio).

4.
XVII Jornada do GELNE.Metáforas e Língua Inglesa: Conceptualizações de Estudantes da Educação Básica Sobre A Aprendizagem de Inglês na Escola Pública. 2016. (Outra).

5.
Postgraduate Research Conference.Metaphors of the self: investigating the identities of a group of English learners of the Federal University of Minas Gerais (Brazil) and the University of Hong Kong (Hong Kong). 2014. (Seminário).

6.
World CALL 2013. University students' conceptualizations about online English learning: a metaphorical analysis. 2013. (Congresso).

7.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. Aprender inglês à distância é como voar: uma análise das metáforas de aprendizes universitários de inglês sobre aprendizagem online. 2012. (Congresso).

8.
18º INPLA. Metáforas e aprendizagem: como se revelam as conceitualizações de estudantes universitários sobre aprendizagem de inglês.. 2011. (Congresso).

9.
4º Congresso Regional de Educação ? Tecnologias na escola: um olhar artístico e cultural na formação de alunos da Educação Básica,. Integrando tecnologias digitais na prática pedagógica. 2011. (Congresso).

10.
3º SETED.Metáforas na Rede: Mapeamentos conceptuais sobre Aprendizagem de Inglês. 2010. (Seminário).

11.
III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia.Metáforas e Internet: metáforas de estudantes universitários sobre aprendizagem de inglês a distância.. 2010. (Seminário).

12.
Hipertexto.Conceptualizar e interligar: a utilização e aplicação de mapas conceituais no ensino de línguas. 2009. (Encontro).

13.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. A relação metáforas-crenças: entendendo as opiniões de alunos universitários sobre ensino e aprendizagem de inglês. 2009. (Congresso).

14.
Encontro Regional dos Estudantes de Letras: Língua e Literatura: patrimônio das Letras.Uma sala de aula de alunos universitários de inglês: crenças e experiências. 2007. (Encontro).

15.
Group Sensitive Teaching. 2007. (Outra).

16.
I International Symposium on Culture, Language, and Modern Arts. 2007. (Simpósio).

17.
I Seminar on English Teaching Practicum. 2007. (Seminário).

18.
XVI Simpósio de Iniciação Científica.Alunos universitários de um curso de extensão em língua inglesa: suas crenças e experiências. 2007. (Simpósio).

19.
10th. BRAZ-TESOL National Convention. 2006. (Congresso).

20.
II International Cycle of Workshops on the English Language and the American Culture. 2006. (Outra).

21.
IX Semana de Letras - As Letras e seu ensino.Alunos de Inglês de um curso de extensão: suas crenças e experiências. 2006. (Encontro).

22.
The importance of Vocabulary. 2006. (Oficina).

23.
XIV Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - Linguagem e Cultura: Intersecções.Crenças e experiências de alunos universitários sobre aprendizagem de Inglês. 2006. (Simpósio).

24.
Aulas de Inglês: construindo cidadania. 2005. (Outra).

25.
IIX Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras. 2005. (Oficina).

26.
I Ciclo Internacional de Workshops em Ensino de Língua Inglesa e Competências Técnicas. 2004. (Oficina).

27.
XIV Simpósio de Iniciação Científica. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES JUNIOR, R. C.. VIII Seminário de Teses e Dissertações - SETED. 2017. (Outro).

2.
GOMES JUNIOR, R. C.; OLIVEIRA, S. B. . Ensino de Inglês na Educação Básica: desafios e possibilidades. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Giovana Garcia Gutierrez. TECH2TALK: as percepções de estudantes universitários sobre o uso de tecnologias digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Cynthia Aguiar Paulino. Tecnologias digitais: um estudo das affordances para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior.

2.
Gabriela Santos Teixeira. Tecnologias digitais: um estudo das affordances para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior.

3.
Mayra Garcia da Silva. Tecnologias digitais: um estudo das affordances para o desenvolvimento de habilidades orais em inglês. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior.

4.
Carleugenia Rocha Gomes. Aprender inglês na escola pública: uma questão de metáfora. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG. Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior.

5.
Luiza Eduarda Moraes Braga. Aprender inglês na escola pública: uma questão de metáfora. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG. Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior.

6.
Rafael Henrique Carneiro Tavares. Aprender inglês na escola pública: uma questão de metáfora. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal Minas Gerais, IFMG. Orientador: Ronaldo Corrêa Gomes Junior.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GOMES JUNIOR, R. C.2012GOMES JUNIOR, R. C.. Metáforas Online: As Conceitualizações de Aprendizes Universitários de Inglês sobre Aprendizagem à Distância.. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 15, p. 1-18, 2012.


Livros e capítulos
1.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 2º ano : ensino médio - manual do professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

2.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 3º ano : ensino médio - livro do aluno. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.

3.
PAIVA, V. L. M. O. ; BRAGA, J. C. F. ; CARNEIRO, M. M. ; RACILAN, M. ; GOMES JUNIOR, R. C. ; VELLOSO, M. . Alive high : inglês, 3º ano : ensino médio - manual do professor. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 18:29:04