Leda Glicério Mendonça

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  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e graduação em Licenciatura plena em Química - PROGRAMA ESPECIAL pela Universidade Salgado de Oliveira (2006). Especialista em Homeopatia (IHB); Especialista, Mestra e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ). Fez Doutorado Sanduíche em Estudos Feministas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Editora da Revista Científica Ciências&Ideias desde 2008, publicação Qualis B1 em Ensino. Docente do Bacharelado em Farmácia ,na Especialização em Educação e Divulgação Científica (EDC-IFRJ). Membro do Coletivo Nacional Mães pela Diversidade. Áreas de interesse: Ensino de Ciências, Divulgação científica em espaços formais, Deontologia e Ética Farmacêutica, Ética na Educação Científica, Educação e Promoção da Saúde, Mídia Educação, Ciência&Arte, Relações de gênero, Tecnociência. ORCID: 0000-0002-7732-4914 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leda Glicério Mendonça
Nome em citações bibliográficas
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Rua Carlos Wenceslau, 343
Realengo
21715000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 34634497
URL da Homepage: http://www.realengo.ifrj.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Sobre as invisibilidades: a mulher cientista em filmes de comédia utilizados no ensino de Deontologia Farmacêutica, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Lúcia de La Rocque.
Coorientador: Francisco Romão Ferreira.
Palavras-chave: ciência e arte; metodologias ativas; Deontologia e Ética; imagem do cientista; estratégias de ensino.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2014 - 2014
Doutorado em Estudos Feministas.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Adriana Pereira Bebiano Nascimento).
Título: A mulher no mundo das sombras no "fazer ciências", Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Lúcia de La Rocque Rodriguez.
Coorientador: Francisco Ferreira Romão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2010
Mestrado profissional em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: USO DE CINEMA E TEATRO: DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Sidnei Quezada Meireles Leite e Lúcia de La Rocque.
Palavras-chave: aprendizagem significativa; arte-educação; Boas Práticas de Fabricação; ciência e arte; cinema no ensino; estratégias de ensino.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2006
Especialização em Ensino em Ciências. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Título: O ENSINO DA FÍSICO-QUÍMICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM FARMÁCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA E HISTÓRICA.
Orientador: RITA DE CÁSSIA COSTA ALMEIDA.
1994 - 1995
Especialização em Homeopatia para Farmacêuticos. (Carga Horária: 630h).
Instituto Hahannemaniano do Brasil, IHB, Brasil.
Título: Estudo comparativo entre Passiflora incarnata e Passiflora alata.
Orientador: Izamaria dos Santos Luna.
2005 - 2006
Graduação em Licenciatura plena em Química - PROGRAMA ESPECIAL.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1984 - 1986
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química de Alimentos.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2011
Extensão universitária em Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gestão da Inovação Tecnológica. (Carga horária: 210h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 50h).
Organisation Mondiale de La Propriete Intellectuelle, OMPI, Suiça.
2008 - 2008
Estruturação de NIT's. (Carga horária: 62h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Avançado Propriedade Intelectual para gestores. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2007 - 2007
Básico de Propriedade Intelectual para gestores. (Carga horária: 32h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2007 - 2007
Intermediário Propriedade Intelectual p gestores. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2006 - 2006
Currículo e Cultura Escolar. (Carga horária: 20h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2005 - 2005
Espanhol Avançado. (Carga horária: 90h).
Top Idioms, TOP, Brasil.
2003 - 2003
Prevenção em acidentes do trabalho para CIPA. (Carga horária: 20h).
AGORA Segurança de Trabalho LTDA, AGORA, Brasil.
2003 - 2003
Interpretação de projetos em plantas industriais. (Carga horária: 5h).
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro, CRF/RJ, Brasil.
2003 - 2003
Inglês avançado.
Wise-up The intelligent English, WISE-UP, Brasil.
2002 - 2002
Prevenção em acidentes do trabalho para CIPA. (Carga horária: 20h).
AGORA Segurança de Trabalho LTDA, AGORA, Brasil.
2002 - 2002
Auditores Internos ISO 9000/2000. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.
2001 - 2001
A nova GMP - RDC 134. (Carga horária: 8h).
HSV Consultores Associados, HSV, Brasil.
2000 - 2000
Fotógrafo Profissional. (Carga horária: 130h).
Sistema Expressivo de Artes Fotográficas, SEAF, Brasil.
1995 - 1996
Extensão universitária em Farmácia Industrial. (Carga horária: 980h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
1994 - 1994
Prevenção de Acidentes de Trabalho para CIPA. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
1993 - 1993
Treinamento de prevenção de acidentes CIPA. (Carga horária: 18h).
Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes, ABPA, Brasil.
1992 - 1992
Introdução ao MS & DOS. (Carga horária: 20h).
Grupo Erbamont- Farmitália Carlo Erba SA, FARMITALIA, Brasil.
1989 - 1989
Antibióticos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1989 - 1989
Nutrição Parenteral. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1988 - 1988
Farmácia Hospitalar. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1987 - 1987
Ciências dos Alimentos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1987 - 1987
Homeopatia. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Bolívia.
1986 - 1986
Tópicos em Tecnologia de Alimentos. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Farmacêuticos, ABF, Brasil.
1986 - 1986
Tecnologia do Amido. (Carga horária: 20h).
Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro, ETFQ-RJ, Brasil.
1985 - 1985
Inglês Comercial. (Carga horária: 144h).
Serviço Nacional de Aprendizado Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente do quadro permanente do Bacharelado em Farmácia. Editora Revista Científica Ciências&Ideias Docente do quadro permanente Pós Graduação em Educação e Divulgação Científica Docente do quadro permanente da Pós Graduação Stricto Senso de Ensino de Ciências - PROPEC

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ética, Educação e Sociedade
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

12/2015 - Atual
Direção e administração, Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, .

Cargo ou função
Coordenadora de Pesquisa e Inovação.
11/2015 - Atual
Ensino, Educação e Divulgação Científica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oficina de redação de artigos científicos
Mídia-Educação e Diversidade
08/2010 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Boas Práticas de Fabricação em Farmácia
Deontologia Farmacêutica
Estágio Curricular em Farmácia
Inovação Tecnológica
Seminários de Pesquisa em Farmácia I
Seminários de Pesquisa em farmácia II
06/2012 - 06/2014
Direção e administração, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Suplência de Coordenação de Graduação de Farmácia.
02/2011 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inivação, .

Cargo ou função
Comitê de Ética na Pesquisa com Seres Humanos.
1/2009 - 8/2013
Direção e administração, Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral de Inovação Tecnológica.
8/2011 - 7/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

8/2010 - 7/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, .

6/2012 - 6/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Graduação - DIGRAD, .

Cargo ou função
Conselheira de ensino de Graduação - representante curso de Farmácia Campus Realengo.
01/2009 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Química de Produtos Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Boas Práticas de Fabricação e Legislação
Inovação Tecnológica
Tecnologia de Produtos Naturais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Química, CEFETEQ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ensino médio, técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

09/2007 - 12/2008
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFR, .

Cargo ou função
Corrdenadora Geral de Inovação Tecnológica.
06/2006 - 12/2008
Ensino, Tecnólogo de Produtos Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Boas Práticas de Fabricação e Legislação
Inovação Tecnológica
Tecnologia de Produtos Naturais
03/2005 - 07/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Boas Práticas em Farmácia
Controle físico-químico farmacêutico
Ética e legislação farmacêutica
Físico-química
Homeopatia
Tecnologia Farmacêutica
03/2006 - 06/2006
Serviços técnicos especializados , IFRJ, .

Serviço realizado
Supervisão do Laboratório de Farmácia.

Instituto BioChimico Ltda, BIOCHIMICO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica Responsável
Outras informações
Supervisão e distribuição de funcionários nas linhas de embalagem de medicamentos. Treinamento e seleção de funcionários Desenvolvimento de documentação técnica (Instruções de embalagem, Procedimentos Operacionais Padrão) Chefe de Embalagem de 1994 à 1995 Chefe de Produção I de 1995 à 1996 Chefe de Produção II de 1996 à 1997 Chefe de Produção III de 1997 à 1998 Gerente de Fábrica de 1998 à 1999 Gerente Geral de Fábrica e Farmacêutica Responsável de 1999 à 2000

Atividades

03/1995 - 08/2000
Treinamentos ministrados , Produção de Medicamentos, .

Treinamentos ministrados
Tecnologia em área limpa
Boas Práticas de Fabricação
Qualidade e Produtividade
Higiêne e segurança
03/1994 - 08/2000
Serviços técnicos especializados , Embalagem de medicamentos, .

Serviço realizado
Supervisão e distribuição de funcionários nas linhas de embalagem de medicamentos..
03/1994 - 08/2000
Outras atividades técnico-científicas , Embalagem de medicamentos, Embalagem de medicamentos.

Atividade realizada
Manufatura de documentação Técnica (Procedimentos Operacionais, Instruções de Fabricação).

Laboratório Daudt Oliveira Ltda, DAUDT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Contrato de trabalho CLT, Enquadramento Funcional: Chefe de Produção, Carga horária: 44
Outras informações
Supervisão e distribuição de funcionários nas linhas de embalagem e produção de cosméticos e medicamentos. Treinamento e seleção de funcionários Participação do grupo de validação Desenvolvimento de documentação técnica (Instruções de embalagem, Procedimentos Operacionais Padrão Acumulava função de Farmacêutica Responsável

Atividades

05/2001 - 05/2004
Serviços técnicos especializados , Produção de medicamentos e cosméticos, .

Serviço realizado
Supervisão de área fabril - Produção e embalagem de cosméticos e medicamentos.
05/2001 - 05/2004
Treinamentos ministrados , Garantia da Qualidade, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de Boas Práticas de Fabricação
05/2001 - 05/2004
Outras atividades técnico-científicas , Garantia da Qualidade, Garantia da Qualidade.

Atividade realizada
Participação do grupo de validação de limpeza e de processos.

Farmitalia Carlo Erba, FCE, Colômbia.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Supervisora de embalagem, Carga horária: 40
Outras informações
Supervisão e distribuição de tarefas e funcionários nas linhas produtivas de embalagem de medicamentos Coordenação de mão-de-obra Treinamento funcional Preparação de documentação técnica (Instruções de embalagem e Procedimentos Operacionais Padrão)

Atividades

03/1992 - 09/1993
Serviços técnicos especializados , Embalagem, .

Serviço realizado
Supervisão de Produção de medicamentos.
03/1992 - 03/1993
Outras atividades técnico-científicas , Embalagem, Embalagem.

Atividade realizada
Manufatura de documentação técnica.

Laboratório Farmacêutico Millet Roux Ltda, MILLET ROUX, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Contrato de trabalho CLT, Enquadramento Funcional: Farmacêutica Analista, Carga horária: 44
Outras informações
Realizava trabalhos de rotina de análise físico-química de insumos farmacêuticos e produto acabado (Medicamentos fitoterápicos). Produzia documentação técnica (Metodologia de análise e Procedimentos Operacionais)

Atividades

01/1992 - 01/1993
Serviços técnicos especializados , Laboratório de Controle de Qualidade, .

Serviço realizado
Realização de análises físico-químicas de insumos e produtos acabados.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria nas disciplinas de Química Orgânica Experimental I, II e III



Linhas de pesquisa


1.
O poder da propaganda e a realidade do produto natural: posicionamento ético do profissional de produtos sujeitos a vigilância sanitária

Objetivo: A pesquisa aqui proposta leva em consideração o panorama relatado e tem como objetivos a qualificação de futuros profissionais com as seguintes características: 1. domínio das normas relativas à propaganda e rotulagem de produtos naturais; 2. capacidade de delineamento de população usuária de determinado produto; 3. capacidade de categorização de produtos naturais em suas classes específicas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); 4. desenvolvimento de senso crítico, analítico, ético, científico no que diz respeito ao confronto das informações contidas nos materiais promocionais de produtos naturais 5. capacidade de articular conhecimento científico e ações de promoção de uso racional de produtos. Espera-se, que ao final do primeiro ano o estudo seja finalizado com o delineamento e a divulgação do perfil de consumo de produtos naturais por parte dos alunos dos cursos de ensino superior do IFRJ. Ao longo do segundo ano, espera-se implementar ações para promover o uso racional dos produtos pesquisados..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: BIOÉTICA; Deontologia e Ética; educação farmacêutica; ÉTICA APLICADA; legislação sanitária; PROMOÇÃO À SAÚDE.
2.
A MÍDIA E OS MITOS DA PROPAGANDA: PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivo: A pesquisa aqui proposta leva em consideração o panorama relatado e tem como objeto os produtos sujeitos à ação da fiscalização da Vigilância sanitária; 2. capacidade de delineamento de população usuária de determinado produto; 3. capacidade de categorização de produtos em suas classes específicas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); 4. desenvolvimento de senso crítico, analítico, ético, científico no que diz respeito ao confronto das informações contidas nos materiais promocionais de produtos naturais 5. capacidade de articular conhecimento científico e ações de promoção de uso racional de produtos. 6. Capacidade de desenvolver material de divulgação científica esclarecedor sobre o verdadeiro potencial do produto veiculado pela mídia..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Grande Área: Outros / Área: Bioética.
Palavras-chave: BIOÉTICA; controle de qualidade; Deontologia e Ética; Divulgação Científica; Educação em Saúde; ÉTICA APLICADA.
3.
Bases gratuitas de busca de patentes: ferramenta para a construção de conhecimento científico e tecnológico

Objetivo: Esse projeto de pesquisa, em seu segundo ano, pretende ser uma forma de disseminação e implantação da cultura da Inovação Tecnológica no IFRJ em fluxo contínuo. A proposta será receber, a cada ano, novos bolsistas, com interesses diversificados, sobre tecnologias aplicadas ao campo da Farmácia e da Química, desenvolvendo individualmente miniprojetos. Espera-se, que ao término de cada ano de vigência, cada miniprojeto seja finalizado com o delineamento de tecnologias específicas. Este fato poderá ter, como consequência primeira, a formação de futuros profissionais capacitados para atuar em atividades de P&D e Inovação, inclusive em NITs, tanto do IFRJ como de qualquer outra ICT..
Grande área: Ciências da Saúde
Palavras-chave: açaí; Ciência, Tecnologia e Sociedade; ENERGÉTICO DE ORIGEM NATURAL; Inovação tecnológica; prospecção tecnologica; PROMOÇÃO À SAÚDE.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A MÍDIA E OS MITOS DA PROPAGANDA: PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Descrição: Nos centros urbanos há uma imposição à busca pela Saúde, da Estética e do Bem-estar em combate aos malefícios causados pelas consequências da vida moderna. Na tentativa de encontrar um alívio para seus males a humanidade busca consumir produtos para a saúde oferecidos amplamente pelas mídias. O marketing destes produtos fundamenta-se na cultura da medicalização e no valor simbólico do medicamento que entende a Saúde como um bem de consumo. Frente ao exposto, este trabalho pretende analisar as informações contidas nos materiais promocionais desses produtos em confronto com a legislação especifica de propaganda e embalagem, a literatura científica sobre os principais componentes da formulação e os teóricos da área da Bioética e Ética Aplicada. O desdobramento esperado é a formação ética e humanística do profissional egresso de Farmácia e o seu envolvimento na promoção do uso racional de produtos para a saúde, por intermédio de pesquisa sistematizada, de mapeamento do consumo, de monitoração de propaganda e de divulgação científica. Esse projeto de pesquisa pretende receber alunos em fluxo contínuo, de maneira a agregar informações sobre vários tipos de produtos para saúde, onde cada aluno se concentra sobre um tipo específico, a ser desenvolvido no Campus Realengo do IFRJ em duas fases distintas: Etapa 1) Caracterização do perfil de consumo de produtos para a saúde por alunos do ensino superior, coleta de material de divulgação e confronto com a legislação específica; 2) confronto com os referencias bibliográficos dos componentes dos produtos para a saúde e preparação de material de divulgação científica e ações para educação e promoção da saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Leda Glicério Mendonça - Coordenador / Natalia Gomes Boechat de Oliveira - Integrante / Isabella Costa Ramos de Castro - Integrante / STELLA BARBARA SERODIO PRESTES - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2011 - 2013
BASES GRATUITAS DE BUSCA DE PATENTES: FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Descrição: Esse projeto de pesquisa pretende ser uma forma de disseminação e implantação da cultura da Inovação Tecnológica no IFRJ, além de fomentar o espírito investigativo no aluno. Mesmo que muitos pesquisadores conduzam experimentos inovadores, nem sempre dominam ou utilizam as bases de busca de relatórios de patente como fonte de informação tecnológica para referendar seus estudos, passando esse hábito para seus orientandos. A proposta aqui apresentada é receber, a cada ano, alunos bolsistas de Farmácia e de Química, interessados em fazer pesquisa de revisão bibliográfica sobre tecnologias aplicadas ao seu campo de atuação, tomando como base dados extraídos majoritariamente de relatórios de patente. Essa ação, na área de Inovação, é chamada de levantamento do ?estado da técnica?. A principal fonte de consulta de dados serão as bases gratuitas de busca de patentes, tais como: INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), Esp@cenet (Escritório Europeu de Patentes), USPTO (Escritório Norte Americano de Marcas e Patentes), JPO (Escritório Japonês de Marcas e Patentes) e Google Patents. Tendo como ponto de partida as informações contidas em relatórios de patente e somando-se a estas, dados obtidos em outras fontes, tais como materiais promocionais de sites na internet e em revistas especializadas, será possível definir quais são as principais empresas que industrializam, pesquisam, desenvolvem e comercializam determinado tipo de tecnologia. Essa ação é chamada de prospecção tecnológica. Sendo assim, o diferencial desse trabalho é conferir um ?olhar? mercadológico ao estudo, preparando o aluno para os atuais desafios do mercado de trabalho. Espera-se, que ao término de cada ano de vigência, cada subprojeto seja finalizado com o delineamento de tecnologias específicas, que poderá culminar em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um artigo de revisão. Este fato poderá ter como outra consequência a formação de futuros profissionais capacitados para atuar em atividades.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Leda Glicério Mendonça - Coordenador / Julia Grazielly Macedo - Integrante / Gabrielle Barbosa Pinto - Integrante / Vinícius Rodrigues Viana - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
2010 - 2013
O PODER DA PROPAGANDA E A REALIDADE DO PRODUTO NATURAL: POSICIONAMENTO ÉTICO DO PROFISSIONAL DE PRODUTOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Descrição: A importância desse estudo consiste na discussão sobre o uso indiscriminado de produtos naturais pela sociedade, que de maneira geral, não tem o devido conhecimento sobre que está consumindo. A mídia impõe padrões estéticos e de estilo de vida nem sempre alcançáveis, promovendo o consumo abusivo, especialmente entre os jovens de países emergentes como o Brasil. Esse fato faz crescer cada vez mais a oferta de alimentos funcionais e energéticos, que por se professarem ?de origem natural?, os isentariam de contra-indicações ou controle sanitário mais rígido. O trabalho pretende analisar as informações contidas nos materiais promocionais desses produtos, em vários tipos de mídia, em confronto com a legislação especifica de propaganda e embalagem, a literatura científica sobre os principais componentes da formulação e os teóricos da área da Bioética e Ética Aplicada. O desdobramento esperado é a formação ética e humanística do profissional egresso de Tecnologia em Química e o seu envolvimento na promoção do uso racional de produtos naturais (em especial produtos para emagrecimento e energéticos) por intermédio de pesquisa sistematizada, de mapeamento do consumo, de monitoração de propaganda e de divulgação científica. Esse projeto de pesquisa pretende ser a primeira etapa de um trabalho mais extenso a ser desenvolvido no Campus Nilópolis do IFRJ em três fases distintas: Etapa 1) Caracterização do perfil de consumo de produtos naturais por alunos do ensino superior (objetivo desse projeto); 2) análise de material promocional dos produtos mais utilizados pelos alunos estudados em confronto com os referencias regulatórios e bibliográficos; 3) campanha de divulgação científica sobre uso racional de produtos naturais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Leda Glicério Mendonça - Coordenador / Elaine Cristina de Oliveira Braga - Integrante / Elton Luiz Policarpo Gomes - Integrante / Gabriela Gonçalves Sousa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4


Outros Projetos


2016 - Atual
Consolidação de revista ELETRÔNICA da área de ensino de ciências e matemática na Baixada Fluminense
Descrição: EDITAL FAPERJ Nº 14/2016 PROGRAMA ?APOIO À PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS INSTITUCIONAIS? ? 2016 O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ? FAPERJ fazem saber, por via do presente Edital, que estão abertas as inscrições para a seleção de propostas coordenadas por pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro para obtenção de apoio financeiro destinado à publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais, impressos e/ou eletrônicos, no âmbito do programa ?Apoio à publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais ? 2016?.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - Atual
III Semana Acadêmica do IFRJ/Campus Mesquita
Descrição: Este projeto tem o objetivo de captar recursos para a realização da III Semana Acadêmica do IFRJ/Campus Mesquita, no âmbito das ações de Pesquisa e Extensão a fim de contribuir para a construção e divulgação dos conhecimentos construídos na instituição, propiciando diálogo entre as distintas áreas do conhecimento e a articulação com a comunidade interna e externa. A intenção em realizar este evento é a de consolidar um espaço de disseminação científica na Baixada Fluminense, que já foi aberto com as duas primeiras semanas acadêmicas (2014 e 2015), e assim dar continuidade a esta iniciativa. O Evento, nesta edição de 2016 terá como tema ?Diálogos entre a Divulgação Científica, Mídia e Saúde?, para poder aprofundar as discussões sobre os casos crescentes de Dengue, Chikungunya e a Zika e fortalecer o papel que Educadores e Divulgadores Científicos podem exercer na erradicação dessas doenças..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) .
Integrantes: Leda Glicério Mendonça - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Ciências&Idéias


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia
2011 - Atual
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2016 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Online)
2016 - Atual
Periódico: Inter-ação (UFG. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: PRODUTOS NATURAIS.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Ciências e Matemática.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa na sessão Educação em saúde para o ensino de Ciências, Centro Universitário de Volta Redonda.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2017 MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO; FERREIRA, F. R. ; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE . A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O LUGAR DA DEONTOLOGIA E ÉTICA NA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS, v. 17, p. 458-484, 2017.

2.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2016MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . A IMAGEM DO CIENTISTA QUE DESENVOLVE MEDICAMENTOS EM COMÉDIAS HOLLYWOODIANAS: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR. Imagens da Educação, v. 6, p. 88-98, 2016.

3.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2016MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE . A MULHER E O -FAZER CIÊNCIA-: UMA ANÁLISE DE FILMES DE COMÉDIA NO ENSINO FARMACÊUTICO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 11, p. 723-743, 2016.

4.
MENDONÇA, L. G.2016 MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE . ENSINO FARMACÊUTICO E A CONCEPÇÃO DA IMAGEM FÍLMICA DO CIENTISTA QUE DESENVOLVE MEDICAMENTOS EM FILMES DE COMÉDIA NO PÓS-GUERRA. Praxis, v. 8, p. 51-62, 2016.

5.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2015MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . O uso de cinema de comédia para o ensino de deontologia farmacêutica: olhares discentes. Interfaces da Educação, v. 6, p. 8-26, 2015.

6.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2015MENDONÇA, L. G.. Mitos da propaganda de produtos naturais e a Promoção da Educação em Saúde. Ciência em Tela, v. 8, p. 1-11, 2015.

7.
MENDONÇA, L. G.2015 MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE . A alegria na escola e no ensino de deontologia farmacêutica. Praxis, v. 7, p. 11-17-17, 2015.

8.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2014MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . Audiovideo Production as a Pedagogical Pratices for Teaching Legislation in Chemistry Course. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 36, p. 194-199, 2014.

9.
MENDONÇA, L. G.2012MENDONÇA, L. G.; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE ; FERREIRA, F. R. . ESTUDO DE CASO E O CINEMA DE COMÉDIA: MODALIDADE DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE DEONTOLOGIA E ÉTICA FARMACÊUTICA. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 5, p. 57-68, 2012.

10.
SOARES, E. I.2011SOARES, E. I. ; MENDONÇA, L. G. . CHÁ OU FITOTERÁPICO? UM RESGATE HISTÓRICO DE COMO A LEGISLAÇÃO SANITÁRIA ENCARA A PLANTA MEDICINAL DESDE O BRASIL COLÔNIA. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v. Vol. 2, p. 20-31, 2011.

11.
BRAGA, E. C. O.2011BRAGA, E. C. O. ; MENDONÇA, L. G. . DISCUSSÃO DO USO RACIONAL DA RAÇÃO HUMANA, COM ENFOQUE PARA SEUS PRINCIPAIS CONSTITUINTES: LINHAÇA E QUINOA. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v. 2, p. 32-43, 2011.

12.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2010 MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . Artes cênicas no ensino de boas práticas de fabricação: uma prática pedagógica no curso superior de Química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 9, p. 53-66, 2010.

13.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2009MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . USO DE GRUPO DE DISCUSSÃO NO ENSINO REGULAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ALÉM DA SALA DE AULA. Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 11-21, 2009.

14.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2009MENDONÇA, L. G.. A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMOESTRATÉGIA DE ENSINO: DISCUSSÃO DA ÉTICA PROFISSIONAL E DO SABER-FAZER DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA. Revista Ciências & Idéias, v. 1, p. 41-51, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MENDONÇA, L. G.. O MOVIMENTO ESTUDANTIL NO IFRJ: alô alô Realengo ? #IFOcupado!. In: Marcus Vinicius Pereira; Giselle Rôças. (Org.). SÉRIE REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO - AS NUANCES E O PAPEL SOCIAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: lugares a ocupar. 1ed.João Pessoa: Editora IFPB, 2018, v. 2, p. 270-300.

2.
MENDONÇA, L. G.. O estudo de caso e o cinema de comédia: uso de metodologias ativas para o ensino de Deontologia e Ética Farmacêutica. In: Janaína Dória Líbano Soares. (Org.). Relatos de experiências exitosas no ensino de graduação do IFRJ. 1ed.Rio De Janeiro: IFRJ, 2017, v. 4, p. 13-44.

3.
MENDONÇA, L. G.; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE ; VARGAS, E. P. ; FERREIRA, F. R. . Filmes de comédia no ensino de Deontologia: controle social e farmacológico do corpo masculino. Cinema e Comensalidade 2. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 8, p. 127-142.

4.
MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . Comédia no ensino de Farmácia e as relações de gênero no filme Júnior. In: Francisco Romão Ferreira, Ricardo Ferreir freitas, Shirley Donizete Prado, Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho. (Org.). Consumo, Comunicação e arte. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 3, p. 69-80.

5.
RODRIGUEZ, L. L. R. ; MENDONÇA, L. G. ; FERREIRA, F. R. . Questões de gênero relacionadas à imagem fílmica do cientista que desenvolve medicamentos em filmes de comédia no pós-guerra. In: Leila Assumpção Harris. (Org.). A voz e o olhar do outro. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, v. 5, p. 47-59.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTA F. ABDALA-MENDES ; PEREIRA, G. R. ; SILVA, G. V. ; SILVA, L. N. ; MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO ; ANJ, M. B. . A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRJ/ CAMPUS AVANÇADO MESQUITA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2017. p. 1-14.

2.
MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . A alegria na escola e no ensino de Deontologia Farmacêutica. In: IV Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, 2015, Volta Redonda. Edição Especial IV Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Volta Redonda: UNIFOA, 2015. v. ANO VI. p. 153-159.

3.
PINTO, G. B. ; MENDONÇA, L. G. . Prospecção tecnológica das atividades do açaí em bases de patentes gratuitas. In: V ENAPID - Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento > V Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, 2012, Rio de Janeiro. V ENAPID - Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento > V Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, 2012.

4.
MENDONÇA, L. G.; LA ROCQUE, LÚCIA RODRIGUEZ DE ; FERREIRA, F. R. . INFLUÊNCIA DO CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO FARMACÊUTICO E NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO CIENTISTA QUE PESQUISA MEDICAMENTOS. In: I Fórun Nacional de pesquisadores de artes sequenciais, 2012, Leopoldina. Anais do I Fórun Nacional de pesquisadores de artes sequenciais, 2012. v. 1. p. 171-181.

5.
MENDONÇA, L. G.. IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS. In: ENAPID - IV Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ENAPID - IV Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2011.

6.
MENDONÇA, L. G.; RODRIGUEZ, L. L. R. . Potencialidade da ficção de Avatar na discussão da ética em sala de aula. In: VIII - ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciên, 2011, Campinas. VIII - ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciên, 2011.

7.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS AULAS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA POR TEATRO. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

8.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . Uso do teatro para ensinar Boas Práticas em Farmácia:uma prática pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE, 2008, NITERÓI. ANAIS DO ENONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE. NITERÓI: UNIPLI, 2008. v. único. p. 427-439.

9.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . USO DE TEATRO PARA ENSINAR DE BOAS PRÁTICAS EM FARMÁCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA. In: I ENEC - Encontro Nacional de Ensino em Ciências da Saúde e do Ambiente, 2008. Anais do I ENEC. Niterói: UNIPLI, 2008. v. único. p. 427-439.

10.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . Uso de desenho animado como estratégia de ensino de Boas Práticas de Fabricação em Farmácia para a Educação Profissional. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Livro de resumos do IV ENPEC. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDONÇA, L. G.; BRAGA, E. C. O. . Mitos da Propaganda de produtos naturais e a promoção da educação em saúde. In: II Semana Acadêmica do Campus Mesquita, 2015, Mesquita. II Semana Acadêmica do Campus Mesquita, 2015.

2.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . O desenho animado como prática pedagógica para o ensino de Boas Práticas de Fabricação em Farmácia. In: III Jornada Científica da Baixada Fluminenese, 2008, Nilópolis. Livro de Resumos da III Jornada Científica da Baixada Fluminenese, 2008.

3.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . O teatro na aprendizagem de Boas Práticas em Farmácia. In: Ciência e arte, 2007, São João del Rei. Caderno de resumos Ciência e arte 2007. São João del Rei: Universidade federal de São João del Rei, 2007. p. 52-52.

4.
MENDONÇA, L. G.; ALMEIDA, Rita de Cássia . A importância da físico-química nos currículos para a formação de técnicos em farmácia: uma contribuição para o ensino de química. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2006, Campinas. III Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, IV Simpósio de Profissionais do Ensino da Química. Campinas: UNICAMP, 2006. v. 1. p. 17-17.

5.
MENDONÇA, L. G.; GOUVEIA, D. . Teatro de Bonecos para a popularização da Homeopatia. In: Simpósio Ciência e Arte, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Ciência e arte 2006. Rio de Janeiro: Multimeios FIOCRUZ, 2006. v. 1. p. 33-33.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDONÇA, L. G.. Diversidade na divulgação científica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, N. G. B. ; MENDONÇA, L. G. . A MÍDIA E OS MITOS DA PROPAGANDA: PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PRODUTORS PARA EMAGRECIMENTO RÁPIDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FONSECA, L. S. ; MENDONÇA, L. G. . DIVULGARIZANDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA PROPOSTA PARADIDÁTICA A PARTIR DO CAPÍTULO UM SINAL NO ESPAÇO DAS COSMICÔMICAS DE ITALO CALVINO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, N. G. B. ; MENDONÇA, L. G. . OS MITOS DA PROPAGANDA DE PRODUTOS PARA EMAGRECIMENTO RÁPIDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MENDONÇA, L. G.; OLIVEIRA, N. G. B. . CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO DE DEONTOLOGIA FARMACÊUTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MENDONÇA, L. G.; OLIVEIRA, N. G. B. . CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO FARMACÊUTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, N. G. B. ; MENDONÇA, L. G. . PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PRODUTOS DE EMAGRECIMENTO RÁPIDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CONSTANTINO, E. J. ; MENDONÇA, L. G. . DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MENDONÇA, L. G.. Farmacêuticos: Quem são, onde vivem, o que comem?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MENDONÇA, L. G.. Seriam os Deuses farmacêuticos ou astronautas?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MENDONÇA, L. G.. Realengo ontem, hoje, amanhã. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MENDONÇA, L. G.. Histórico da Profissão Farmacêutica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MENDONÇA, L. G.. Atuação do Farmacêutico na Homeopatia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MENDONÇA, L. G.; RODRIGUEZ, L. L. R. ; FERREIRA, F. R. . INFLUÊNCIA DO CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO FARMACÊUTICO E NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO CIENTISTA QUE PESQUISA MEDICAMENTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MACEDO, J. G. ; MENDONÇA, L. G. . PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM BANCOS DE PATENTES: APLICAÇÃO INDUSTRIAL DO BURITI (Mauritia flexuosa L) NA ÁREA DE ALIMENTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
PINTO, G. B. ; MENDONÇA, L. G. . PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO AÇAÍ ATRAVÉS DE BASES GRATUITAS DE BUSCA DE PATENTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
GOMES, E. L. P. ; MENDONÇA, L. G. . EMBATE ÉTICO NA DIVULGAÇÃO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES: RISCOS DE INTOXICAÇÃO QUÍMICA PELO ABUSO DE CREATINA E MALTODEXTRINA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BRAGA, E. C. O. ; MENDONÇA, L. G. . BENEFÍCIOS DA QUINOA NA FORMULAÇÃO DA RAÇÃO HUMANA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
BRAGA, E. C. O. ; GOMES, E. L. P. ; TREMOCOS, F. ; MENDONÇA, L. G. . O USO INADEQUADO DE SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR POR ATLETAS PROFISSIONAIS E EVENTUAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MENDONÇA, L. G.; RODRIGUEZ, L. L. R. ; FERREIRA, F. R. . CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO CIENTISTA QUE PESQUISA MEDICAMENTOS NO CINEMA DE COMÉDIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MENDONÇA, L. G.; RODRIGUEZ, L. L. R. ; FERREIRA, F. R. . ESTUDO DE CASO E O CINEMA DE COMÉDIA: MODALIDADE DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE DEONTOLOGIA E ÉTICA FARMACÊUTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MENDONÇA, L. G.. A atuação do Farmacêutico na Indústria. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MENDONÇA, L. G.. IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DE ALUNOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BRAGA, E. C. O. ; MENDONÇA, L. G. . Discussão do uso racional de produtos naturais: ração humana, um modismo saudável?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
GOMES, E. L. P. ; MENDONÇA, L. G. . Mitos da propaganda de produtos Naturais: O verdadeiro potencial dos energéticos de origem natural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
MENDONÇA, L. G.; BRAGA, E. C. O. . MITOS DA PROPAGANDA DA RAÇÃO HUMANA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
MENDONÇA, L. G.; RODRIGUEZ, L. L. R. . Contribuições do cinema de comédia no ensino de Deontologia Farmacêutica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MENDONÇA, L. G.. Discurso do sujeito coletivo no Ensino de Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
BRAGA, E. C. O. ; MENDONÇA, L. G. . Composição química da quinoa: um diferencial na formulação da Ração Humana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . Estratégias de ensino fundamentadas em artes para lecionar Boas Práticas de Fabricação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
MENDONÇA, L. G.. Introdução à inovação tecnológica e Propriedade Intelectual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MENDONÇA, L. G.. Desenvolvimento de roteiro de estratégias de ensino fundamentada em Artes em Curso Superior de Tecnologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . Ciência e arte 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . Alunos fazendo arte: Estratégia de ensino/aprendizagem para. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
MENDONÇA, L. G.. Prática pedagógica baseada em artes: discussão da ética profissional e da pesquisa em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . O teatro na aprendizagem de Boas Práticas de Fabricação em Farmácia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
MENDONÇA, L. G.. Alunos fazendo arte: estratégias de ensino-aprendizagem para as Boas Práticas de Fabricação em Farmácia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
MENDONÇA, L. G.; LEITE, S. Q. M. . Uso do desenho animado como estratégia de ensino de Boas Práticas de Fabricação em Farmácia para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
MENDONÇA, L. G.. O que os olhos não vem o corpo não sente - uma estrategia de ensino alternstiva na área de produção de medicamentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
MENDONÇA, L. G.; GOUVEIA, D. . Teatro de bonecos para a popularização da Homeopatia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

41.
MENDONÇA, L. G.; GOUVEIA, D. . Uso do teatro de bonecos como recurso de divulgação e popularização da homeopatia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
MENDONÇA, L. G.; ALMEIDA, Rita de Cássia . A importância da físico-química nos currículos para a formação de técnicos em farmácia: uma contribuição para o ensino de química. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDONÇA, L. G.. DESAFIO EDUCACIONAL DO NOSSO SÉCULO 2017 (Editorial).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MENDONÇA, L. G.. II ENECiências. 2010.

2.
MENDONÇA, L. G.. III Jornada Científica da Baixada Fluminense. 2008.

3.
MENDONÇA, L. G.. III Jornada Científica da Baixada Fluminenese. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDONÇA, L. G.. Experiências exitosas nos cursos de graduação do IFRJ. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MENDONÇA, L. G.. Inova-ação: um novo caminho para a sala de aula. 2016; Tema: Inovação tecnológica, pesquisa e ensino. (Blog).

2.
MENDONÇA, L. G.. Recriar estratégias de Ensino e Divulgação Científica. 2009; Tema: Direciono este blog para educadores que gostem de trabalhar com estratégias de ensino diferenciadas e se dediquem também à divulgação científica.. (Blog).

3.
MENDONÇA, L. G.. Recriar estratégias de Ensino e Divulgação Científica. 2009; Tema: Estratégias de ensino em Ciências e Saúde - Divulgação Científica. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUEZ, L. L. R. ; MENDONÇA, L. G. . Cinema e Ensino de Biociências: a Comédia e a Ficção Científica como Possibilidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MENDONÇA, L. G.. Dicurso do sujeito coletivo no Ensino de Ciências. 2011. (Palestra).

3.
MENDONÇA, L. G.. Desenvolvimento de roteiros de estratégias de esino fudamentadas em artes em curso superiro de tecnologia. 2010. (Palestra).

4.
MENDONÇA, L. G.. ?COMO USAR O DESENHO ANIMADO PARA AUXILIAR O ENSINO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E LEGISLAÇÃO?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de aplicação de estratégia de ensino postado em blog).

5.
MENDONÇA, L. G.. ?COMO USAR TEATRO PARA AUXILIAR O ENSINO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E LEGISLAÇÃO?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de aplicação de estratégia de ensino postado em blog).

6.
MENDONÇA, L. G.; Vários . Revista Científica Eletrônica Ciências&Idéias. 2009. (Editoração/Periódico).

7.
MENDONÇA, L. G.. Homeopatia: campo de atuação do farmacêutico. 2009. (Palestra).

8.
MENDONÇA, L. G.. Indústria: campo de atuação do farmacêutico. 2009. (Palestra).

9.
Vários ; MENDONÇA, L. G. . Livro de Resumos I JIT. 2008. (Editoração/Livro).

10.
Vários ; MENDONÇA, L. G. . Livro de Resumos II JIT. 2008. (Editoração/Livro).

11.
Vários ; MENDONÇA, L. G. . Livro de Resumos da III Jornada Fluminenese. 2008. (Editoração/Livro).

12.
Vários ; MENDONÇA, L. G. . Livro de Resumos da II Jornada Científica da Baixada Fluminenese. 2007. (Editoração/Livro).

13.
MENDONÇA, L. G.. Boas Práticas de Fabricação. 2003. (Palestra).

14.
MENDONÇA, L. G.. Boas Práticas de Fabricação. 2002. (Palestra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO; LIBANO, J. D. S. ; MACEDO, A. ; ANDRADE, R. M. . Resistir e Florescer: a ocupação estudantil do IFRJ Campus Realengo. 2016. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Valéria Basílio Terra. O veneno está na mesa: reflexões sobre a produção de alimentos no Brasil a partir da linguagem do cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Patrícia Cortêz dos Reis. Elaboração de um instrumento para controle de glicemia em portadores de diabetes mellitus. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda.

3.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de ALEXIS ARAGÃO COUTO. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MORFOFUNCIONAIS: USO DO PODCAST COMO FERRAMENTA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda.

Teses de doutorado
1.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Alcilene Oliveira Alves. Interculturalidade e formação profissional de agentes indígenas de saúde a partir da experiência do alto purus. 2018. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

2.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de LEONARDO SALVALAIO MULINE. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2018. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

3.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Daniele Blanco Cavalcanti. ?A Cultura da Sustentabilidade no contexto do Programa Mais Educação?. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Oswaldo Cruz.

4.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de ANA PAULA SODRÉ DA SILVA ESTEVÃO. HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA ?LIXO ELETRÔNICO?. 2017. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Qualificações de Doutorado
1.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Cilmar Santos de Castro. O cinema de ficção científica como revelação de nossos mundos: construindo saberes interconectados em práticas docentes. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Qualificações de Mestrado
1.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Alba Valéria de Sant'Anna de Freitas Loiola. "Como será"?: O uso da reportagem televisiva como formação de pedagogos para o ensino de Ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Aline Rocha Santana. Estratégias de Divulgação Científica para além das Ciências Naturais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Emilia Jorge Constantino. Desafios da Educação Científica para alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Francilene Santos de Moura Portugal. A Ciência e o Português cantam e dançam com a Luna: um show de estratégia interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Beatriz Oliveira Mariano. Educação da exposição NeuroSensações do Espaço Ciência Interativa: uma possibilidade de inserção. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Dulce de Barros Gaspar. Divulgação científica e arteterapia: linguagem cinematográfica no museu de imagens do inconsciente. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Leilane dos Santos Fonseca. A LITERATURA DE CALVINO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: ?UM SINAL NO ESPAÇO? EM AS COSMICÔMICAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Thalles Uvison Alves Souza. A sensibilização do olhar: estudos sobre exposição interativa e o estudante de arte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R.. Participação em banca de Valéria Bazílio Terra. O veneno está na mesa, um olhar multidimensional para o cinema em sala de aula. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

9.
MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, M. A.; SOARES, J. D.. Participação em banca de Stella Bárbara Seródio Prestes. Análise da informação científica na web: o que dizem os bloggers sobre HPV. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Heloísa Ferreira Pinto Santos.Detecção de portadores nasais de Staphylococcus aureus em graduandos de farmácia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Rafaella Pernes Almeida.O papel do farmacêutico na atenção básica no âmbito do sistema único de saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
MENDONÇA, L. G.; SOARES, J. D.. Participação em banca de RENNAN COSTA AZEVEDO.ENTRE O BEM E O MAL: A INFLUÊNCIA DO MARKETING FARMACÊUTICO NO CONSUMO DE MEDICAMENTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO. Participação em banca de Arthur Marilac Ferreira.O papel da Farmácia na equipe multiprofissional no SUS: um olhar crítico a partir do Projeto PET. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
MENDONÇA, L. G.; MACIEL, P. M. C.; PIRES, M.. Participação em banca de Gabrielle Barbosa Pinto.PROSPECÇÃO TECNOLÓGIA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
RODRIGUES, E. S.; MENDONÇA, L. G.; BRAGA, R. R.. Participação em banca de MARIA CECÍLIA GALACHO QUARESMA DE OLIVEIRA.FERRAMENTAS DA QUALIDADE UTILIZADAS NAS INDÚSTRIAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO: CARACTERIZAÇÃO E AUXÍLIO NA GESTÃO E GARANTIA DA QUALIDADE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
BRAGA, R. R.; RODRIGUES, E. S.; MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Rodrigo da Conceição Neves de Souza.ÁGUA NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: Estratégias e métodos aplicados à instalação e controle de contaminação de um sistema de água purificada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
PINHEIRO, M. M. G.; MENDONÇA, L. G.; PASCHOAL, M. V.. Participação em banca de TAINÁ MELO KARKLIS.O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS ATRAVÉS DE MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS NA MOLÉCULA, CULMINANDO NA ELABORAÇÃO DE PATENTES, CAPAZES DE GERAR INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
MENDONÇA, L. G.; BRAGA, R. R.; RODRIGUES, E. S.. Participação em banca de Ana Cláudia Rocha.Análise da qualidade físico-química de comprimidos de Cloridrato de Propranolol dispensados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

10.
RODRIGUES, E. S.; MENDONÇA, L. G.; BRAGA, R. R.. Participação em banca de Vinícius Rodrigues Viana.?NANOPARTÍCULAS DE QUITOSANA: APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A ADMINSTRAÇÃO TÓPICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

11.
FERREIRA, P. R.; MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Patrícia Ribeiro Ferreira.O impacto das istas de verificação e da auto-inspeção no treinamento de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Panificação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

12.
Villas, LB; Marques, CA; MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Lizane Brito Villas.Determinação da identidade botânica, detecção de metabólitos e análise de sujidade em amostras comerciais de sene como subsídio ao Controle de Qualidade de chás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

13.
Nagashima, JYR; Marques, CA; MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Jéssica Yukie dos reis Nagashima.Análises em amostras de chás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

14.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Ellis Helena Basílio de Castro.Pesquisa de Staphilococcus aureus em colaboradores de indústria alimentícia como monitoramento de higiene pessoal e operacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

15.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Aline Cortines de Almeida Guena.Estudo da Alcachofra e avaliação da atividade antimicrobiana de seus extratos brutos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

16.
MENDONÇA, L. G.. Participação em banca de Luiza D'Oliveira Sant'Ana.Atividade da pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) no organismo humano e a comparação da eficiência de dois métodos de extração da piperina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MENDONÇA, L. G.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO. Processo seletivo para o programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO; FERREIRA, F. R.. Qualificação Mestrado - O veneno está na mesa: reflexões sobre a produção de alimentos no Brasil a partir da linguagem do cinema. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MENDONÇA, L. G.. III Jornada Científica da Baixada Fluminense. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2ª Imersão de Ensino de Graduação (IEG-IFRJ.Mesa Redonda - Experiências exitosa na graduação. 2017. (Outra).

2.
9º RioPharma - Congresso de Ciências Farmacêuticas. CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO DE DEONTOLOGIA FARMACÊUTICA. 2017. (Congresso).

3.
9º RioPharma - Congresso de Ciências Farmacêuticas. OS MITOS DA PROPAGANDA DE PRODUTOS PARA EMAGRECIMENTO RÁPIDO. 2017. (Congresso).

4.
I Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências - 10 anos PROPEC. 2017. (Encontro).

5.
III Semana Acadêmica do Campus Mesquita - IFRJ.DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO. 2017. (Outra).

6.
III Semana Acadêmica do Campus Mesquita - IFRJ.PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA PRODUTOS DE EMAGRECIMENTO RÁPIDO. 2017. (Outra).

7.
III Semana Acadêmica do Campus Mesquita - IFRJ.CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO FARMACÊUTICO. 2017. (Outra).

8.
I Jornada de Pós-Graduação IFRJ.DIVULGARIZANDO A CIÊNCIA ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA PROPOSTA PARADIDÁTICA A PARTIR DO CAPÍTULO UM SINAL NO ESPAÇO DAS COSMICÔMICAS DE ITALO CALVINO. 2017. (Outra).

9.
XI JIT - Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica.A MÍDIA E OS MITOS DA PROPAGANDA: PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PRODUTORS PARA EMAGRECIMENTO RÁPIDO. 2017. (Outra).

10.
IV Simpósio em Ensino de Ciências Meio Ambiente do Rio de Janeiro.A alegria na escola e no ensino de Deontologia Farmacêutica. 2015. (Simpósio).

11.
I Fórum Nacional de Pesquisadores em Artes Sequenciais.INFLUÊNCIA DO CINEMA DE COMÉDIA NO ENSINO FARMACÊUTICO E NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO CIENTISTA QUE PESQUISA MEDICAMENTOS. 2012. (Encontro).

12.
III ENECiências.ESTUDO DE CASO E O CINEMA DE COMÉDIA: MODALIDADE DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE DEONTOLOGIA E ÉTICA FARMACÊUTICA. 2012. (Encontro).

13.
VII Conferência Nacional de Educação Farmacêutica. 2011. (Encontro).

14.
VIII - ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciên.Potencialidade da ficção de Avatar na discussão da ética em sala de aula. 2011. (Encontro).

15.
XIV REPICT - REDE DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA. 2011. (Congresso).

16.
II Fórum Inovação,Tecnoloia e Educação.NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica na Rede Federal: Desafios e Perspectivas. 2010. (Encontro).

17.
III Encontro Nacional Acadêmico de Propriedade Intelectual. 2010. (Encontro).

18.
Simpósio Ciência&Arte 2010.Estratégias de ensino fundamentadas em artes para lecionar Boas práticas de Fabricação. 2010. (Simpósio).

19.
III FORTEC - Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. 2009. (Outra).

20.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NAS AULAS DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA POR TEATRO. 2009. (Encontro).

21.
Ciência e arte 2008.A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA E A DISCUSSÃO DA ÉTICA EM SALA DE AULA. 2008. (Outra).

22.
I ENEC - Encontro Nacional de Ensino em Ciências da Saúde e do Ambiente.USO DE TEATRO PARA ENSINAR DE BOAS PRÁTICAS EM FARMÁCIA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA. 2008. (Encontro).

23.
II Fórum Nacional de Inovação e transferência de Tecnologia. 2008. (Outra).

24.
III Jornada Científica da Baixada Fluminenese.O desenho animado como prática pedagógica para o ensino. 2008. (Outra).

25.
I Seminário Internacional de Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa. 2008. (Seminário).

26.
Oficina de redação de patentes. 2008. (Oficina).

27.
5° Congresso de Ciências Farmacêuticas. Alunos fazendo arte: Uma estratégia de ensino/aprendizagem para Boas Práticas de Fabricação em Farmácia. 2007. (Congresso).

28.
Ciência, Tecnologia e Saúde nas Histórias em Quadrinhos. 2007. (Oficina).

29.
Ciência e arte.O teatro na aprendizagem de Boas Práticas de Fabricação em Farmácia. 2007. (Seminário).

30.
II Jornada Científica da Baixada Fluminense.Prática pedagógica baseada em artes: discussão da ética profissional e da pesquisa em sala de aula. 2007. (Outra).

31.
IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.Uso de desenho animado como estratégia de ensino de Boas Práticas de Fabricação em Farmácia para a educação profissional. 2007. (Encontro).

32.
Propriedade Intelectual como instrumento estratégico para desenvolvimento industrial tecnológico. 2007. (Seminário).

33.
X REPICT - Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia. 2007. (Encontro).

34.
26ª Semana de Química.A importância da Físico-química nos currículos para a formação de técnicos em farmácia: uma contribuição para o ensino de química. 2006. (Outra).

35.
Ciclo de mesas redondas sobre Biologia e Química no ensino médio: saber científico e saber escolar. 2006. (Outra).

36.
I Encontro Nacional de Farmácias Universitárias. 2006. (Encontro).

37.
I ENFARUNI- Encontro Nacional de Farmácias Universitárias. 2006. (Encontro).

38.
I Jornada Científica da Baixada Fluminense.O que os olhos não vêem o corpo não sente: uma estratégia de ensino alternativa na área de produção de medicamentos. 2006. (Outra).

39.
Simpósio Ciência e Arte.Teatro de Bonecos para a popularização da Homeopatia. 2006. (Simpósio).

40.
XII Encontro Nacional de Ensino de Química.A importância da Físico-química nos currículos para a formação dos técnicos em farmácia: Uma contribuição para o ensino de química. 2006. (Encontro).

41.
3° Congresso de Ciências Farmacêuticas. 2003. (Congresso).

42.
Controle de contaminação microbiológica. 2003. (Seminário).

43.
Excelência no atendimento ao cliente. 2000. (Oficina).

44.
Workshop de validação de processos de fabricação de medicamentos injetáveis. 1999. (Outra).

45.
Mitos da filtração esterilizante. 1998. (Seminário).

46.
Prática na utilização de cartuchos. 1998. (Seminário).

47.
Avanços tecnológicos em filtração esterilizante e validação. 1997. (Seminário).

48.
Workshop de Tecnologia e engenharia Farmacêutica - UFRJ: água ultrapura, regulamentos oficiais, produção, controle e validação. 1996. (Outra).

49.
Workshop de Tecnologia e engenharia Farmacêutica - UFRJ: operações unitárias em formas secas. 1996. (Outra).

50.
Workshop de Tecnologia e engenharia Farmacêutica - UFRJ: Tecnologia de sala limpa. 1996. (Outra).

51.
Seminário de Habilidades Gerenciais. 1992. (Seminário).

52.
Seminário de Inovações e relações interpessoais. 1992. (Seminário).

53.
Seminário de Princípios de filtração farmacêutica. 1992. (Seminário).

54.
I Encontro Nacional de Pesquisa em Medicamentos. 1990. (Encontro).

55.
IV Jornada de Farmácia Hospitalar. 1989. (Outra).

56.
Simpósio Brasil-China de Química e Farmacologia de Produtos Naturais. 1989. (Simpósio).

57.
XIII Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia. 1989. (Encontro).

58.
Conferência sobre Química de Produtos Naturais. 1988. (Outra).

59.
III Seminário Nacional sobre currículo de Farmácia. 1988. (Seminário).

60.
XII Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia. 1988. (Encontro).

61.
IX Semana de Química.Projeto Embutidos. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO. XI JIT - Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, VI Fórum ITE. 2017. (Outro).

2.
MENDONÇA, L. G.. III Semana Acadêmica do Campus Mesquita. 2017. (Outro).

3.
MENDONÇA, L. G.. IV Jornada Científica da Baixada Fluminense. 2009. (Outro).

4.
MENDONÇA, L. G.. II Jornada Interna de Iniciação Científica. 2008. (Exposição).

5.
MENDONÇA, L. G.. III Jornada Científica da Baixada Fluminense. 2008. (Exposição).

6.
MENDONÇA, L. G.. II Jornada Científica da Baixada Fluminense. 2007. (Exposição).

7.
MENDONÇA, L. G.. V Semana Científica Professor Milton Lessa Bastos. 1989. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alessandra Moreira Pacheco de Moraes. Uma análise sobre as representações do corpo em sua dimensão biológica e social dos livros do acervo complementar do Programa Nacional do Livro Didático. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Iasmim Lobão Armindo. O uso do slam para a Divulgação científica: uma abordagem poética sobre Educação Sexual e Diversidade de Gênero. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stephanie Marques Ramos. RPP para condução da Qualidade assegurada na Indústria Farmacêutica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Luciana Flausino da Silva. Importância do teste de estabilidade para formas farmacêuticas sólidas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Murilo Djalma de Souza Badolato. Procedimentos para consultoria de empresas farmacêuticas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Thaís Cardoso Pimentel. Panorama histórico da validação de processo na indústria Farmacêutica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Raphael Lina do Nascimento Afonso. O corpo que não me pertence: controle social da mente pelo medicamento. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Emília Jorge Constantino. Desafios da Educação Científica para alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

2.
LEILANE DOS SANTOS FONSECA. POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM AULAS DE LITERATURA: AS COSMICÔMICAS DE ITALO CALVINO NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

3.
Francilene Santos Portugal de Moura. A CIÊNCIA E O PORTUGUÊS CANTAM E DANÇAM COM A LUNA: UM SHOW DE ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

4.
Stella Barbara Serodio Prestes. SAÚDE PARA MENINA, INFORMAÇÃO CIENTÍFICA PARA A MULHER: ANÁLISE DE MATERIAIS PUBLICITÁRIOS DA CAMPANHA CONTRA O HPV. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Divulgação Científica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
NATALIA GOMES BOECHAT DE OLIVEIRA. ALIMENTOS QUE PROMETEM O EMAGRECIMENTO RÁPIDO: MITOS E VERDADES DA PROPAGANDA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

2.
RENNAN COSTA AZEVEDO. ENTRE O BEM E O MAL: A INFLUÊNCIA DO MARKETING FARMACÊUTICO NO CONSUMO DE MEDICAMENTOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

3.
Sarah Gomes Pitta Lopes. Critérios para incorporação de medicamentos como novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS): um instrumento para ampliação do acesso à Saúde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

4.
Gabrielle Barbosa Pinto. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS DO AÇAÍ EM BASES DE PATENTES GRATUITAS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

5.
Elton Luiz Policarpo Gomes. MITOS DA PROPAGANDA DE PRODUTOS NATURAIS: O VERDADEIRO POTENCIAL DOS ENERGÉTICOS DE ORIGEM NATURAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

6.
Elaine Cristina de Oliveira Braga. DISCUSSÃO DO USO RACIONAL DE PRODUTOS NATURAIS: RAÇÃO HUMANA, UM MODISMO SAUDÁVEL?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

7.
Patrícia Ribeiro Ferreira. O impacto das listas de verificação e da auto-inspeção no treinamento de Boas Práticas de Fabricação em indústria de panificação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

Iniciação científica
1.
Natalia Gomes Boechat de Oliveira. A MÍDIA E OS MITOS DA PROPAGANDA: PROMOÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SUB-PROJETO: A MÍDIA E OS MITOS DA PROPAGANDA DE PRODUTOS PARA EMAGRECIMENTO: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

2.
JULIA GRAZIELLY MACEDO. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO BURITI EM BASES GRATUITAS DE BUSCA DE PATENTES. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

3.
Vinícius Rodrigues Viana. PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE FORMAS DE LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS EM PREPARAÇÕES SEMISSÓLIDAS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

4.
Elaine Cristina de Oliveira Braga. Elaine Cristina Oliveira. Ração Humana: mitos e verdades entre a propaganda e a legislação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) ­ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

5.
GABRIELA GONÇALVES MARTINS DE SOUSA. INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO POPULAR NA PROPAGANDA DE PRODUTOS NATURAIS: CARQUEJA (BACCHARIS TRIMERA) CHÁ OU FITOTERÁPICO?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

6.
Gabrielle Barbosa Pinto. PROPSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE ESTIMULANTES SEXUAIS MASCULINOS PARA A TERCEIRA IDADE. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

7.
ELTON LUIZ POLICARPO GOMES. O VERDADEIRO POTENCIAL DOS ENERGÉTICOS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.

8.
ELTON LUIZ POLICARPO GOMES. MITOS DA PROPAGANDA DE PRODUTOS NATURAIS: O VERDADEIRO POTENCIAL DOS ENERGÉTICOS DE ORIGEM NATURAL. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Leda Glicério Mendonça.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2014MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . Audiovideo Production as a Pedagogical Pratices for Teaching Legislation in Chemistry Course. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 36, p. 194-199, 2014.

2.
MENDONÇA, L. G.;MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO2016MENDONÇA, L. G.; FERREIRA, F. R. ; RODRIGUEZ, L. L. R. . A IMAGEM DO CIENTISTA QUE DESENVOLVE MEDICAMENTOS EM COMÉDIAS HOLLYWOODIANAS: UMA DISCUSSÃO CURRICULAR. Imagens da Educação, v. 6, p. 88-98, 2016.


Redes sociais, websites e blogs
1.
MENDONÇA, L. G.. Recriar estratégias de Ensino e Divulgação Científica. 2009; Tema: Estratégias de ensino em Ciências e Saúde - Divulgação Científica. (Blog).

2.
MENDONÇA, L. G.. Inova-ação: um novo caminho para a sala de aula. 2016; Tema: Inovação tecnológica, pesquisa e ensino. (Blog).


Artes Visuais
1.
MENDONÇA, LÊDA GLICÉRIO; LIBANO, J. D. S. ; MACEDO, A. ; ANDRADE, R. M. . Resistir e Florescer: a ocupação estudantil do IFRJ Campus Realengo. 2016. Vídeo.



Outras informações relevantes


Editora Gerente da Revista Ciências & Ideias - Qualis B1



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