Gustavo Erick de Andrade

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  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1999). Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNIFACS (2006). Especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais pela Unijorge (2010). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Atualmente, é integrante do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, coordenado pela Prof.Drª Lynn Rosalina Gama Alves (UNEB), atuando na investigação do jogo digital como ambiente de aprendizagem, pesquisando ainda temas relacionados a Tecnologias aplicadas em ambientes educacionais, Gamificação e Transmídia. Atuais interesses acadêmicos são pesquisa e desenvolvimento de games e gamebooks, comunicação em linguagens audiovisuais, tecnologias de comunicação e informação, análise de produtos de narrativas serializadas e narrativas transmidiáticas e estudos em roteiros para produtos audiovisuais, em particular, jogos digitais e televisão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Erick de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, G. E.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação e Contemporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Mundos Possíveis: Processos criativos e autorais no desenvolvimento de roteiros para jogos digitais com fins educacionais,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Roteiro; Jogos Eletrônicos; Ensino e Aprendizagem; Tecnologia de Informação e Comunicação.
2008 - 2010
Especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais. (Carga Horária: 392h).
Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Título: OS VIGARISTAS : Proposta metodológica e roteiro para criação de um seriado de tv.
Orientador: Cristina Mascarenhas.
2007 - 2008
Especialização em Gestão do Comércio Internacional. (Carga Horária: 444h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: A exportação de produtos agrícolas do nordeste baiano para mercado comum europeu.
2004 - 2006
Especialização em docência do ensino superior. (Carga Horária: 380h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: As TIC´s na sala de aula: Refletindo usos da educação a distância via internet.
Orientador: MARIA CAROLINA SANTOS DE SOUZA.
1993 - 1999
Graduação em administração de empresas.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2011
Roteiros para Cinema - Cineart´s. (Carga horária: 160h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Disciplina Temas em Análise do Discurso. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Disciplina Roteiros para Games. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Disciplina Teoria dos Jogos Eletrônicos. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Dramaturgia no desenvolvimento de Games. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Disciplina Educação, Mídia e Vida Cotidiana. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Disciplina Games e Educação. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Leitura e produção de textos acadêmicos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
VI Seminário Jogos Eletrônicos. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Roteiro para Video Clipe. (Carga horária: 16h).
TRÊS PONTOS, TP, Brasil.
2007 - 2010
Extensão universitária em Francês. (Carga horária: 260h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Workshop VIVO em micrometragens para celular. (Carga horária: 20h).
Sala de Arte, S.A, Brasil.
2009 - 2009
Roteiro para seriados de televisão. (Carga horária: 30h).
DIMAS, DIMAS, Brasil.
2009 - 2009
2º Fórum de Pesquisa em Teleficção. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Produção Executiva para seriado de Animação. (Carga horária: 30h).
DIMAS, DIMAS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Análise da Ficção Televisiva. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Roteiro. (Carga horária: 16h).
Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em contabilidade no comércio exterior. (Carga horária: 20h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
1999 - 2004
Inglês. (Carga horária: 240h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
Outras informações
Professor das disciplinas Fundamentos de Marketing, Administração Mercadológica, Negócios Internacionais e Gestão de Negócios Audiovisuais.l


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16
Outras informações
Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da disciplima Roteiros para jogos digitais no curso de Pós Graduação em Game Design

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tirocínio docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de pesquisa A-Tevê



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Tendências e modelos de Projetos Transmidia no campo dos produtores da ficção seriada televisiva no Brasil: os desafios da expansão do universo ficcional
Descrição: Pretende-se traçar um estudo exploratório sobre os modelos de Projetos Transmídia das principais redes de televisão brasileiras que criam e elaboram ficção seriada no Brasil: Rede Globo, Rede Record, Rede Bandeirantes e Sistema Brasileiro de Televisão. Destacar-se-ão as premissas dos Projetos que tratam das ações estratégicas voltadas para a expansão do universo ficcional da ficção seriada no mercado brasileiro. O marco temporal estabelecido nesse momento orienta-se pelos resultados das pesquisas do Obitel Ibero-americano e da Rede Obitel Brasil que consideram o início da nova década dos anos 2000 um marco de referência nessa área, sendo que a partir de 2009 surgem as ações de expansão narrativa de maior vulto de investimento e complexidade. O método de análise empregado associa a cartografia da história das posições das emissoras e dos profissionais envolvidos no campo dos produtores e nos campos específicos de cada ficção seriada, a partir da perspectiva de Bourdieu, com a análise crítica do conteúdo e dos discursos de documentos e de depoimentos dos representantes dos setores responsáveis pela idealização, planejamento e execução dos Projetos Transmidia da ficção seriada das emissoras selecionadas. Os resultados esperados devem permitir apontar as principais tendências e desafios que os interessados em desenvolver Projetos transmidia voltados para a expansão do universo ficcional das séries televisivas enfrentam. Espera-se apresentar um panorama que permita colaborar na reflexão sobre de que modo os Projetos Transmidia das empresas que se dedicam a expansão das narrativas da ficção seriada estão repercutindo nas relações de poder entre as empresas e nas lutas que travam pelo reconhecimento e consagração de seus produtos e de sua imagem. Por fim, almeja-se tecer considerações sobre as possíveis implicações destas experiências nos debates sobre a qualidade da ficção seriada, sobre a autoria da ficção seriada e sobre a autoria das peças que compõem ações transmídia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .
Integrantes: Gustavo Erick de Andrade - Coordenador / Maria Carmem Jacob de Souza Romano - Integrante / João Eduardo Silva de Araújo - Integrante / Amanda Aouad Almeida - Integrante / Renata Cristina Bento Cerqueira - Integrante / Rodrigo Lessa Cézar Santos - Integrante / Kyldes Batista Vicente - Integrante / Juliana Oliveira Gomes - Integrante / Elva Fabiane Matos do Valle - Integrante.
2011 - 2014
Kimera: Cidades Imaginárias
Descrição: Este projeto nasceu do projeto Città Cosmpolita (UFRGS-UNEB). É desenvolvido pelo GEOEC e compõe as bases epistêmicas e aplicadas dos Programas de Pós-Graduação: Gestão e Tecnologias aplicadas á Educação (GESTEC) e Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), e tem como objetivo o desenvolvimento de um Jogo-Simulador de Cidades para a Rede Pública de Ensino de Salvador/BA, especificamente para o Ensino Fundamental I, bem como criar possibilidades para relacionar e representar os espaços vivido, percebido e imaginado, potencializando a criação de cidades híbridas, de elementos reais, imaginários, fantasiosos, pretendidos e desejados a partir dos recursos disponibilizados no ambiente. Assim, para explorar as dinâmicas que perpassam o entendimento sobre os espaços que as crianças vivenciam, constroem, criam, imaginam ou desejam explorar e/ou fazer parte as bases teóricas serão SANTOS (2000, 2007, 2008, 2009), CERTEAU (2009), LEVEBVRE (1980, 1991, 1995), HETKOWSKI (2010, 2011) entre outros. A metodologia qualitativa enseja uma abordagem colaborativa e aplicada, com pressuposições teóricas e de desenvolvimento de um jogo simulador, visando a construção, utilização e avaliação pelos alunos-partícipes da Rede Pública de Ensino, explorando as potencialidades à simulação de cidades e às possibilidades no redimensionamento nos conceitos de espaço concebido, percebido e vivido.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gustavo Erick de Andrade - Integrante / Tânia Hetkowski - Coordenador / Fabiana Nascimento - Integrante / Josemeire Machado Dias - Integrante / Tânia Regina Dias Silva Pereira - Integrante / Inaiá Brandão Pereira - Integrante / André Luiz Souza da Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2015
Projeto Mídias interativas para dispositivos móveis - mapeando possibilidades pedagógicas
Descrição: Investigar as contribuições do gamebook para estimular as funções executivas como planejamento, atenção sustentada, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, categorização, planejamento e automonitoramento.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2012
Games Studies: mapeando as pesquisas na área de games no Brasil
Descrição: Os jogos eletrônicos vêm se constituindo em um fenômeno cultural investigado sob diferentes pontos de vista, demandando um mapeamento dos percursos teóricos-metodológicos trilhados pelos pesquisadores para configurar o Estudo dos Games no Brasil (Games Studies), subsidiando novas investigações e práticas. Assim, com o objetivo de construir o estado da arte sobre as pesquisas dessa área realizadas no Brasil no período de 1994 a 2010, imergimos no universo do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, para identificar aspectos como: área de conhecimento, período, instituição, pesquisador, orientador, categorias teóricas que nortearam as discussões, bem como a indicação do percurso metodológico predominante nestas investigações. Os resultados preliminares da pesquisa, isto é, o levantamento quantitativo do período de 1994 a 2008, já foi realizado e apontam para o crescimento exponencial e consolidação das áreas de comunicação e educação. Assim, constatamos que este objeto singular sai do ostracismo acadêmico e invade nossas universidades como objeto de estudo relevante no cenário brasileiro. Este projeto tem a intenção de aprofundar a investigação inicial realizada, identificando, quais as teses e dissertações que foram defendidas no período referenciado, indicando instituições, pesquisadores, aportes teóricos, contribuições, dentre outros aspectos, envolvendo as duas áreas que mais produzem nesse segmento, isto é, comunicação e educação. O resultado da pesquisa será apresentado em forma de multimídia que servirá como base de referência para os pesquisadores das áreas de educação e comunicação que tem os games como objeto. Desta forma, o objetivo da pesquisa é analisar a produção realizada, construindo um estado da arte na área de games, subsidiando novas investigações.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Erick de Andrade - Integrante / Ivana Carolina Alves da Silve Souza - Integrante / Tatiana Paz - Integrante / Társio Macêdo - Integrante / Isa Beatriz Neves - Integrante / Cláudia Regina Souza - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.
2010 - 2012
Games e o ensino da matemática: delineando possibilidades pedagógicas
Descrição: O projeto pretende investigar estratégias computacionais para o desenvolvimento de games, voltados para a educação, especialmente o ensino da matemática, mantendo a mesma lógica dos games comerciais. Após o desenvolvimento do jogo proposto indagaremos dos licenciandos de pedagogia, as contribuições cognitivas potencializadas pela interação com o jogo para solução dos problemas que envolvem conceitos relativos ao sistema de numeração decimal e relações projetivas no espaço. Questão que se desdobra em uma segunda, isto é, de que forma este processo reflete no planejamento da prática docente e consequentemente na aprendizagem dos alunos? Assim, preocupados em criar espaços diferenciados para significação dos conceitos matemáticos nas séries iniciais, intencionamos desenvolver um jogo digital no qual os alunos de pedagogia, serão desafiados a pensar sobre o seu próprio processo de aprendizagem da matemática, planejando ações que possam contribuir para aprendizagem dos seus alunos e consequentemente construir um novo significado para a matemática no cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental. O projeto está em sintonia com as demandas da SEC/BA que visa o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas que possam contribuir para amenizar os problemas de evasão e repetência na educação básica no nosso estado, garantindo assim a qualidade da educação, trazendo contribuições sócio-culturais para a interação homem/máquina. A pesquisa será realizada atentando para três etapas: a) pesquisa de ferramentas computacionais para o desenvolvimento e modelagem do jogo; b) interação dos licenciandos em pedagogia com o jogo e investigação dos percursos trilhados pelos licenciandos ao interagir com o game e suas repercussões no planejamento escolar; c) análise e sistematização dos dados, resultando em relatórios e artigos que objetivam socializar os resultados...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Interpretação de produtos televisivos.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Jogos Eletrônicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, G. E.; ALVES, L. R. G. . PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS PARA JOGOS DIGITAIS COM FINS EDUCATIVOS: CAMINHOS POSSÍVEIS ENTRE DINÂMICAS CRIATIVAS SINGULARES. In: LYNN ROSALINA GAMA ALVES; JESSE NERY. (Org.). JOGOS ELETRÔNICOS, MOBILIDADES E EDUCAÇÕES.. 1ed.salvador: Edufba, 2015, v. 1, p. 243-262.

2.
ALVES, L. R. G. ; ANDRADE, G. E. . Janus - entre o passado e o presente: um jogo digital para adolescentes em rede. In: Luiz Alexandre da Silva Rosado, Estrella D Alva Benaion. (Org.). Janus - entre o passado e o presente: um jogo digital para adolescentes em rede. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá,, 2013, v. 1, p. 243-265.

3.
ALVES, L. R. G. ; ANDRADE, G. E. ; DIAS, J. M. ; HETKOWSKI, T. . Kimera: cidades imaginárias. In: HETKOWSKI, Tânia M.; ALVES, Lynn Rosalina G.. (Org.). Tecnologias Digitais e Educação: novas (re)configurações técnicas, sociais e espaciais. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2011, v. , p. 35-54.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, F. ; DIAS, J. M. ; ANDRADE, G. E. ; PEREIRA, T. R. D. S. . APRENDENDO COM CIDADES VIRTUAIS: O USO DO JOGO COMO POTENCIALIADOR DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino,, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO NA REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: CONSTATAÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES, 2012. v. 3.

2.
PEREIRA, T. R. D. S. ; ANDRADE, G. E. ; NASCIMENTO, F. ; DIAS, J. M. . GEOTECNOLOGIAS: UM RESGATE DA MEMÓRIA DA CIDADE DE SALVADOR (BA) ATRAVÉS DO OLHAR DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO NA REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: CONSTATAÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012.

3.
DIAS, J. M. ; ANDRADE, G. E. ; NASCIMENTO, F. ; PEREIRA, T. R. D. S. . AS TECNOLOGIAS DOS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM, PROFESSOR E ALUNO, COMO FATOR DE DISTANCIAMENTO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO NA REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: CONSTATAÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES. Araraquara: Junqueira&Marin Editores, 2012.

4.
PEREIRA, I. B. ; NASCIMENTO, F. ; HETKOWSKI, T. ; ANDRADE, G. E. ; PEREIRA, T. R. D. S. . Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço. In: Encontro de Jogos e M-Learning, 2012, Coimbra, Portugal. Anais do Encontro de Jogos e M-Learning, 2012.

5.
DIAS, J. M. ; ANDRADE, G. E. ; SILVA, A. L. S. . KImera Cidades Imaginárias - Desenvolvimento de um Jogo/Simulador. In: Encontro de Jogos e M-Learning, 2012, Coimbra, Portugal. Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra: Cied, 2012.

6.
ANDRADE, G. E.; ALVES, L. R. G. . Nos tempos cibernéticos de Caesar: aprendendo sobre a história de Roma antiga através do jogo eletrônico Caesar III. In: VI Simpósio Nacional ABCiber, 2012, Novo Hamburgo. Anais do VI Simpósio Nacional ABCiber - 2012, 2012.

7.
ANDRADE, G. E.; ALVES, L. R. G. . Mundos Possíveis: uma investigação acerca do desenvolvimento de roteiros para jogos eletrônicos com fins educacionais. In: XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - Sbgames, 2012, Brasília. Anais XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2012.

8.
ANDRADE, G. E.; ALVES, L. R. G. . Lukas James e os viajantes da história: influências cinematográficas na criação do roteiro para um jogo eletrônico. In: X SBGames-X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. X SBGames, 2011, Salvador. X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, I. B. ; NASCIMENTO, F. ; ANDRADE, G. E. ; HETKOWSKI, T. ; PEREIRA, T. R. D. S. . Jogos Digitais e Educação: Cenários possíveis para a aprendizagem do Espaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DIAS, J. M. ; ANDRADE, G. E. ; SILVA, A. L. S. . KImera Cidades Imaginárias - Desenvolvimento de um Jogo/Simulador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANDRADE, G. E.; ALVES, L. R. G. . Mundos Possíveis: uma investigação acerca do desenvolvimento de roteiros para jogos eletrônicos com fins educacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ANDRADE, G. E.; ALVES, L. R. G. . Nos tempos cibernéticos de Caesar: aprendendo sobre a história de Roma antiga através do jogo eletrônico Caesar III. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ALVES, L. R. G. ; DIAS, D. S. C. ; PEREIRA, F. T. L. ; MACEDO JUNIOR, A. ; LISBOA, L. . Jogo digital D.O.M. 2014.

2.
ALVES, L. R. G. ; ANDRADE, G. E. ; PESSOA, T. ; GUIMARAES, J. ; PESSOA, L. . Jog Digital JANUS. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, G. E.; MONTENEGRO, R. . Roteiro para o jogo digital FOX. 2011.

2.
ANDRADE, G. E.; HETKOWSKI, T. ; NASCIMENTO, F. ; DIAS, J. M. ; MAIA, M. . Roteiro do jogo digital Kimera: Cidade Imaginárias. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE, G. E.. Curta Sete mais Hum. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE, G. E.; ALMEIDA, A. A. . Oficina Básica - Roteiro para Ficção Seriad. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE, G. E.; ALMEIDA, A. A. . Oficina Básica - Roteiro para Ficção Seriada. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ANDRADE, G. E.; PESSOA, M. ; Souza, I. C. A. S ; FUENTES, L.S . Objetos de Aprendizagem: reflexões teóricas no processo criativo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ANDRADE, G. E.. Roteiros para jogos eletrônicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ANDRADE, G. E.. O Áudio e o Visual na produção de sentidos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ANDRADE, G. E.. Oficina de Roteiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ANDRADE, G. E.. Análise dos seriados da televisão americana. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ANDRADE, G. E.; HERCOG,Alex ; LEITE, Raquel . Roteiro para série de televisão PEQUENO GIGANTE. 2011. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
ANDRADE, G. E.. Série Bahia de Todos os Cantos - episódio 01 - 'Oh, Glória!'. 2015. Filme.

2.
ANDRADE, G. E.; Vianna, Luiza ; HERCOG,Alex ; LEITE, Raquel . DESCOMPASSO. 2011. Filme.

3.
ANDRADE, G. E.. AMANHÃ É DOMINGO. 2011. Filme.

4.
ANDRADE, G. E.. Documentário Juventude Digital. 2010. Filme.

5.
ANDRADE, G. E.. Roteiro para curta SETE MAIS HUM. 2009. Filme.

6.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do curta Sonhos Roubados. 2009. Filme.

7.
ANDRADE, G. E.. 1º assistente de direção - curta Sonhos Roubados. 2009. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 01 - 'Oh, Glória!' - Série Bahia de Todos os Cantos - 5ª temporada. 2015 (Série de TV).

2.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 02 - 'Um prêmio pra chamar de meu' - Série Bahia de Todos os Cantos - 5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

3.
ANDRADE, G. E.. 5ª temporada - Série Bahia de Todos os Cantos - episódio 03 - 'Eu e você'. 2015 (Série de televisão).

4.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 04 - 'Wesley e Wendel '- Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

5.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 06 - 'Tudo ou nada' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

6.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 07 - 'Pagando na mesma moeda' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

7.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 08 - 'Romeu sem Julieta' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

8.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 10 - ' A sorte é a gente quem faz' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

9.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 09 - 'Aqui e agora' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

10.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 11 - ' A casa caiu' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

11.
ANDRADE, G. E.. Roteiro do episódio 05 -'Sorte no jogo...' - Série Bahia de Todos os Cantos -5ª temporada. 2015 (Série de televisão).

12.
ANDRADE, G. E.. ROMERO (Making Off do curta-metragem). 2010 (Making off).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X SBGames-X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.Lukas James e os viajantes da história: influências cinematográficas na criação do roteiro para um jogo eletrônico. 2011. (Simpósio).

2.
VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, L. R. G. ; TAVARES, R. ; CLUA, E. ; SANTANA, C. L. S. E. ; ANDRADE, G. E. ; PAZ, T. ; PESSOA, M. ; SOUZA, C. R. ; NEVES, I. B. ; FUENTES, L.S ; Souza, I. C. A. S . X SBGames. 2011. (Congresso).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
ALVES, L. R. G. ; DIAS, D. S. C. ; PEREIRA, F. T. L. ; MACEDO JUNIOR, A. ; LISBOA, L. . Jogo digital D.O.M. 2014.

2.
ALVES, L. R. G. ; ANDRADE, G. E. ; PESSOA, T. ; GUIMARAES, J. ; PESSOA, L. . Jog Digital JANUS. 2014.


Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Participa do Grupo de Pesquisa Laboratório em Análise da Teleficção ? A-tevê, coordenador pela Profª Maria Carmem Jacob de Souza - POSCOM - UFBA ///  Participou como aluno especial da disciplina Temas em Análise do Discurso Midiático, ministrada pelo docente Prof.º Drº Edson Dalmonte, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ? Mestrado, da UFBA////



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