Cândida Martins Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4940655314193961
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Possui Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). É professora do Colégio Politécnico da UFSM, atuando como docente em cursos de nível médio, técnico e tecnológico. Realiza pesquisas na área de (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa. É mãe de dois filhos e esteve em licença maternidade nos anos de 2015 e 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cândida Martins Pinto
Nome em citações bibliográficas
PINTO, Cândida Martins

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Politécnico da UFSM, Departamento de Ensino.
Avenida Roraima, n. 1000
Camobi
97420000 - Santa Maria, RS - Brasil - Caixa-postal: 97105900
Telefone: (055) 32208273
URL da Homepage: http://www.politecnico.ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Maria de Lourdes Dionísio).
Título: Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Análise das estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros segundo a Teoria da Atividade,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marcos Gustavo Richter.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em Metodologias de Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Título: A contribuição do modelo interativo para aulas de leitura em Língua Inglesa.
Orientador: Cárla Callegaro Corrêa Kader.
2002 - 2005
Graduação em Letras Licenciatura Plena Inglês Português.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Formação Continuada Avaliadores das Redações ENEM. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Intensive English Program. (Carga horária: 40h).
English Language Center, ELC, Estados Unidos.
2010 - 2010
Capacitação de Tutores. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Aluna Especial no curso de Pós-Graduação em Letras. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, CTISM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Politécnico da UFSM, CPUFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Técnico em Meio Ambiente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
03/2016 - Atual
Ensino, Curso Técnico em Farmácia, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Expressão e Comunicação
05/2014 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso Técnico em Secretariado.
03/2014 - Atual
Ensino, Curso Técnico em Secretariado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual; Redação Oficial, Técnicas Secretariais; Gestão de Eventos
03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino, .

Cargo ou função
Integrante do Conselho Diretor do Colégio Politécnico da UFSM.
09/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ensino, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Ensino do Colégio Politécnico da UFSM.
03/2016 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino, Departamento de Ensino.

Atividade realizada
Atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Secretariado.
08/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino, Departamento de Ensino.

Atividade realizada
Atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Secretariado..

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para cursos de nível médio e pós-médio: Técnico em Secretariado; Técnico em Zootecnia; Técnico em Agricultura. Professora de Língua Inglesa para cursos de nível médio: Técnico em Informática. Professora de Leitura e Produção Textual para cursos de tecnologia: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão Pública. Professora de Redação Oficial para curso de nível pós-médio: Técnico em Secretariado. Coordenadora do Curso Técnico em Secretariado.

Atividades

03/2008 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
Produção Textual
03/2008 - 12/2013
Ensino, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção textual
Língua Portuguesa
03/2008 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cursos de nível pós-médio
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
Literatura Brasileira
03/2010 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Campus São Vicente do Sul, .

Linhas de pesquisa
Leitura e Interação Social
03/2010 - 12/2011
Extensão universitária , Campus São Vicente do Sul, .

Atividade de extensão realizada
Projeto - Linguagens: cursos de atualização e de qualificação básica..
09/2008 - 12/2010
Direção e administração, Campus São Vicente do Sul, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso Técnico em Secretariado.
05/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus São Vicente do Sul, .

Cargo ou função
Comissão de Criação e Implementação dos Cursos de Licenciatura no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul..

Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, CPUFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira
Produção Textual - Redação
08/2007 - 12/2007
Ensino, Curso Técnico - Geomática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2007 - 12/2007
Ensino, Curso Técnico - Agroindústria, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Letras a distância, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitora e professora de línguas, Carga horária: 12
Outras informações
Exerci atividades como monitora e professora nos Laboratórios do Centro de Artes e Letras: LabLer, LabLin e PLE.



Linhas de pesquisa


1.
Leitura e Interação Social


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Leituras Dirigidas em Secretariado
Descrição: O projeto busca pesquisar sobre assuntos atuais da área secretarial, incentivar a leitura crítica, fomentar debates nas áreas secretarial e administrativa, promover a iniciação científica, discutir assuntos pertinentes à atualização profissional, incentivar os estudantes a uma rotina de estudos extracurriculares e divulgar o curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital na formação de professores de línguas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilson Jose Leffa em 23/05/2018.
Descrição: Esta pesquisa, situada na Linguística Aplicada e desenvolvida durante o período de Doutoramento, tem por objetivo sistematizar e discutir o estado da arte de pesquisas brasileiras sobre letramentos digitais no que se referem às práticas pedagógicas de professores de línguas em formação inicial e/ou continuada, a fim de apresentar o conhecimento já elaborado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Análise de gênero textual: implicações na comunicação interna de uma instituição pública.
Descrição: O projeto propõe uma investigação sobre os gêneros textuais mais utilizados na comunicação interna do Instituto Federal Farroupilha ? campus São Vicente do Sul. A questão norteadora da pesquisa é: os textos produzidos, distribuídos e consumidos no campus têm atingido seu propósito comunicativo?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Aquisição da linguagem, noticing e consciousness-raising
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Rumo a uma Concepção Holística de Formação Docente
Descrição: Preparação de material didático para aulas de leitura de português para hispanofalantes. Ministração de aulas de leitura para estrangeiros com duração de sessenta horas no período de março a agosto de 2005. Ministração de aulas de leitura para estrangeiros com início em setembro de 2005. Aulas ainda não concluídas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Fabricia Cavichioli - Integrante / Catiane Mortari - Integrante / Marcos Gustavo Richter - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3
2003 - 2004
Preparação de Material Didático de Leitura em Português - Língua Estrangeira na UFSM para Cursos de Extensão
Descrição: Preparação de material didático para cursos de leitura de português para estrangeiros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Dioni Maria dos Santos Paz - Coordenador / Luzia Antonelli Pivetta - Integrante / Fabricia Cavichioli - Integrante / Catiane Mortari - Integrante / Ana Mariella Bandeira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
2002 - 2003
O Gênero Publicitário como Material Didático para o Curso de Português - Língua Estrangeira na UFSM
Descrição: Preparação de material didático a partir do gênero publicitário para aulas de português para estrangeiros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Dioni Maria dos Santos Paz - Coordenador / Luzia Antonelli Pivetta - Integrante / Fabricia Cavichioli - Integrante / Catiane Mortari - Integrante / Ana Mariella Bandeira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - 2017
I ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE LINGUAGENS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Descrição: O presente projeto tem como objetivo fomentar a criação de um espaço de troca de experiências pedagógicas e de produção do conhecimento sobre Linguagens no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a fim de contribuir para a qualificação das práticas de pesquisa e de docência nessa área. Para esse fim, o presente projeto será realizado na forma de uma mostra de trabalhos de pesquiusa, ensino e extensão desenvolvidos e em andamento em escolas técnicas vinculadas a universidades e em institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Como resultados, busca-se estimular 1) a troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições, 2) a constituição de parcerias interinstitucionais, e 3) a produção do conhecimento sobre Linguagens e Educação Profissional e Tecnológica, campo ainda pouco explorado em termos de produção do conhecimento...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Formação de Professores de Português como Segunda Língua
Descrição: Preparação de material didático para aulas de leitura de português para hispanofalantes. Ministração de aulas de leitura para estrangeiros com duração de cinqüenta e quatro horas, no período de março a agosto de 2004. Ministração de aulas de leitura para estrangeiros com duração de cinqüenta e quatro horas, no período de setembro a dezembro de 2004..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Dioni Maria dos Santos Paz - Integrante / Fabricia Cavichioli - Integrante / Catiane Mortari - Integrante / Marcos Gustavo Richter - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 13
2004 - 2004
Projeto Laboratório de Leitura e Redação (LabLer)
Descrição: Ministração de aulas de inglês (Basic English I) com duração de sesenta horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Désirée Motta Roth - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2004 - 2004
Projeto Laboratório de Línguas (LabLin)
Descrição: Ministração do curso aulas de leitura - Inglês I - com duração de quarenta e cinco horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Vera Lúcia Lenz - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2003 - 2004
Cursos de Leitura em Português como Língua Estrangeira na UFSM.
Descrição: Preparação de material didático para cursos de leitura de português para estrangeiros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Dioni Maria dos Santos Paz - Coordenador / Luzia Antonelli Pivetta - Integrante / Fabricia Cavichioli - Integrante / Catiane Mortari - Integrante / Ana Mariella Bandeira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 8
2003 - 2003
Projeto Laboratório de Leitura e Redação (LabLer)
Descrição: Monitoria do curso Basic English I, aulas de inglês, com duração de trinta horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Désirée Motta Roth - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2003 - 2003
Projeto Laboratório de Leitura e Redação (LabLer)
Descrição: Ministração de aulas de inglês (Basic English I) com duração de sessenta horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Désirée Motta Roth - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2002 - 2003
Projeto Laboratório de Leitura e Redação (LabLer)
Descrição: Monitoria do curso Basic English I, aulas de inglês, com duração de sessenta horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Cândida Martins Pinto - Integrante / Désirée Motta Roth - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista de Gestão e Organizações Cooperativas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Produção Textual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, G. P.2015SILVA, G. P. ; PINTO, Cândida Martins ; BALEM, T. . Formação profissional e elementos da Nova ATER: um estudo com educandos do curso Técnico em Agropecuária. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE), v. 2, p. 1-22, 2015.

2.
PINTO, Cândida Martins2014PINTO, Cândida Martins. Interface possível entre os Novos Estudos do Letramento e a Teoria da Atividade. Cadernos de Letras da UFF, v. 49, p. 293-308, 2014.

3.
PINTO, Cândida Martins2014PINTO, Cândida Martins; FISCHER, A. . O discurso sobre leitura e escrita de um estudante EaD em formação. Calidoscopio (Online), v. 12, p. 15-23, 2014.

4.
THEISEN, J. M.2014THEISEN, J. M. ; LEFFA, V. J. ; PINTO, Cândida Martins . A leitura de imagens na perspectiva dos letramentos visuais. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 1, p. 105-119, 2014.

5.
LEFFA, V. J.2014LEFFA, V. J. ; PINTO, Cândida Martins . Aprendizagem como vício: uso de games na sala de aula. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 8, p. 358-378, 2014.

6.
PINTO, Cândida Martins2013PINTO, Cândida Martins. Metanálise qualitativa como abordagem metodológica para pesquisas em Letras. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 8, p. 1033-1048, 2013.

7.
PINTO, Cândida Martins2012PINTO, Cândida Martins. Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser. Revista Linha D'Água, v. 25, p. 247-267, 2012.

8.
PINTO, Cândida Martins2012PINTO, Cândida Martins. A Teoria Fundamentada como método de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 7, p. 78-96, 2012.

9.
PINTO, Cândida Martins2009PINTO, Cândida Martins; Guerra, Cláudia Anita . Curso Técnico em Secretariado e estudos extracurriculares: momentos de leituras dirigidas:. Secretariado Executivo em Revista, v. 5, p. 107-114, 2009.

10.
PINTO, Cândida Martins2008PINTO, Cândida Martins; MOREIRA, Anamaria Pereira ; PIETCZAK, Celma . Ensino de Leitura: Teoria, Prática ou Prazer?. Revista trama (UNIOESTE. Online), v. 4, p. 69-84, 2008.

11.
PINTO, Cândida Martins2007PINTO, Cândida Martins. Gênero entrevista: conceito e aplicação no ensino de Português para estrangeiros. Revista da ABRALIN, v. 6, p. 183-203, 2007.

12.
RICHTER, Marcos Gustavo2007RICHTER, Marcos Gustavo ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabricia . Material didático, cognição e aquisição. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 117-126, 2007.

13.
PINTO, Cândida Martins2006PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia . O design de uma unidade de curso para o ensino de português como segunda língua. Linguagens & Cidadania, Santa Maria, v. 14, p. 1-12, 2006.

14.
PINTO, Cândida Martins2006PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia . Integrando gramática, gênero e cultura no ensino de português para estrangeiros. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 48-55, 2006.

15.
RICHTER, Marcos Gustavo2006RICHTER, Marcos Gustavo ; PINTO, Cândida Martins . Teoria da Atividade e Modelos de Leitura em Livros Didáticos de Português - L2. Linguagens & Cidadania, v. 2, p. 1-15, 2006.

16.
CAVICHIOLI, Fabricia2006CAVICHIOLI, Fabricia ; PINTO, Cândida Martins . Modelo Holístico: Respaldo Teórico para o Ensino de L2 e Avaliação de Materiais Didáticos. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 1-13, 2006.

17.
RICHTER, Marcos Gustavo2006RICHTER, Marcos Gustavo ; CAVICHIOLI, Fabricia ; PINTO, Cândida Martins . Formação docente e seus problemas: por que uma visão holística?. Expressão (Santa Maria), v. 2, p. 154-162, 2006.

18.
PINTO, Cândida Martins2005PINTO, Cândida Martins; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Interculturalismo e o Gênero Canção no Ensino de Leitura para Hispanofalantes.. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. 21, p. 63-67, 2005.

19.
PINTO, Cândida Martins2005PINTO, Cândida Martins. O lugar da teoria da leitura em aulas de português para hispanofalantes. revista Idéias (UFSM), Santa Maria, v. 22, p. 81-85, 2005.

20.
PINTO, Cândida Martins2003PINTO, Cândida Martins; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Modelo Construtivista de Leitura e o Gênero Publicitário em Português para Estrangeiros. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. 18, p. 31-35, 2003.

21.
OLIVERIA, Patrícia Arabites de2002OLIVERIA, Patrícia Arabites de ; PINTO, Cândida Martins . Algumas Estratégias Persuasivas do Texto Publicitário. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. 16, p. 10-14, 2002.

22.
PINTO, Cândida Martins2002PINTO, Cândida Martins. Elementos Lingüísticos e Icônicos como Fator Persuasivo do Texto Publicitário. revista Idéias (UFSM), UFSM, v. 16, p. 25-29, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PINTO, Cândida Martins; Carvalho, Evanir Piccolo (Org.) ; Colaço, Silvania Faccin (Org.) . Projetos de Letramento: debates e aplicações. 1. ed. São Vicente do Sul: IFFarroupilha - SVS, 2012. v. 1. 268p .

2.
PINTO, Cândida Martins; BEVILAQUA, Raquel (Org.) ; Colaço, Silvania Faccin (Org.) . Linguagens: Mosaico dos Saberes. 1. ed. São Vicente do Sul: Instituto Federal Farroupilha, 2011. v. 1. 72p .

Capítulos de livros publicados
1.
PINTO, Cândida Martins; LEFFA, V. J. . Investigação brasileira sobre letramento digital: metanálise qualitativa de resumos. In: Kleber Aparecido da Silva; Júlio Araújo. (Org.). Letramentos, Discursos Midiáticos e Identidades: Novas Perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 15, p. 349-377.

2.
DENARDI, G. T. O. ; FLORES, L. M. ; PINTO, Cândida Martins . Reflexões sobre leitura em Língua Estrangeira. In: Cândida Martins Pinto; Evanir Piccolo Carvalho; Silvania Faccin Colaço. (Org.). Projetos de Letramento: debates e aplicações. 1ed.Sâo Vicente do Sul: IFFarroupilha - SVS, 2012, v. 1, p. 57-74.

3.
PINTO, Cândida Martins. Curso Técnico Integrado e as práticas de letrameto: experiência que gera aprendizado. In: Cândida Martins Pinto; Evanir Piccolo Carvalho; Silvania Faccin Colaço. (Org.). Projetos de Letramento: debates e aplicações. 1ed.São Vicente do Sul: IFFARROUPILHA - SVS, 2012, v. 1, p. 136-156.

4.
PINTO, Cândida Martins. O Jornal na Sala de Aula: projeto de letramento para o ensino da leitura e escrita. In: Cândida Martins Pinto; Evanir Piccolo Carvalho; Silvania Faccin Colaço. (Org.). Projetos de Letramento: debate e aplicação. 1ed.São Vicente do Sul: IFFarroupilha - SVS, 2012, v. 1, p. 185-197.

5.
PINTO, Cândida Martins; BRAIDA, Fabrícia Cavichioli . Teorias de Aquisição de Segunda Língua. In: Cândida Martins Pinto; Raquel Bevilaqua; Silvania Faccin Colaço. (Org.). Linguagens: Mosaico dos Saberes. 1ed.São Vicente do Sul: Instituto Federal Farroupilha, 2011, v. 1, p. 91-102.

6.
PINTO, Cândida Martins; Carvalho, Evanir Piccolo ; PARISE, L. W. . Princípios básicos para produção de material didático. In: Cândida Martins Pinto; Raquel Bevilaqua; Silvania Faccin Colaço. (Org.). Linguagens: Mosaico dos Saberes. 1ed.São Vicente do Sul: Instituto Federal Farroupilha, 2011, v. 1, p. 109-126.

7.
PINTO, Cândida Martins; BEVILAQUA, Raquel . Comunicação interna e análise de gêneros textuais em uma instituição pública de ensino. In: Cândida Martins Pinto; Raquel Bevilaqua; Silvania Faccin Colaço. (Org.). Linguagens: Mosaico dos Saberes. 1ed.São Vicente do Sul: Instituto Federal Farroupilha, 2011, v. 1, p. 59-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, Cândida Martins; Theisen, Jossemar de Matos . Letramento digital e modelo 3D. In: XIV Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação, 2014, Santa Maria. Anais do XIV Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2014. v. 4. p. 1-10.

2.
Theisen, Jossemar de Matos ; PINTO, Cândida Martins . Práticas de letramento digital e a leitura online no contexto acadêmico. In: XIV Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação, 2014, Santa Maria. Anais do XIV Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2014. v. 4. p. 1-9.

3.
PINTO, Cândida Martins; FISCHER, A. . A constituição do letramento acadêmico de um estudante EAD. In: Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação, 2014, Blumenau. Anais do Colóquio: Diálogos entre Linguagem e Educação. Blumenau: FURB, 2014. v. 1. p. 1-15.

4.
PINTO, Cândida Martins; Theisen, Jossemar de Matos . O professor e as novas tecnologias: que identidade(s)?. In: XIII Seminário Internacional em Letras, 2013, Santa Maria. Anais do XIII Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2013. v. 3. p. 1-10.

5.
THEISEN, J. M. ; PINTO, Cândida Martins . Reflexões teóricas sobre leitura online e letramento digital a partir dos novos estudos do letramento. In: XIII Seminário Internacional em Letras, 2013, Santa Maria. Anais do XIII Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2013. v. 3. p. 1-10.

6.
PINTO, Cândida Martins. Relações entre os gêneros discursivos de Bakhtin e os Novos Estudos do Letramento. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza. Anais do Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Fortaleza: Edições UFC, 2013. v. 1. p. 1-14.

7.
PINTO, Cândida Martins. Práticas transformadores em um curso técnico integrado: vivenciar para ser. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul - RS. Anais do IX ANPED SUL. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. v. 1. p. 1-15.

8.
SILVA, G. P. ; PINTO, Cândida Martins ; BALEM, T. ; VELA, H. . A Formação do Extensionista De Nível Médio: um estudo a partir dos elementos da Nova Ater. In: 1er Congreso Ciencias Sociales Agrarias, 2012, Montevidéo. Anais, 2012. v. 1. p. 1-14.

9.
PINTO, Cândida Martins. A Teoria Fundamentada como Método de Pesquisa. In: XII Seminário Internacional em Letras, 2012, Santa Maria. Anais do XII Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2012. v. 1. p. 1-8.

10.
PINTO, Cândida Martins; Carvalho, Evanir Piccolo ; BEVILAQUA, Raquel ; Colaço, Silvania Faccin ; Theisen, Jossemar de Matos . Letramentos: perspectivas de práticas em diferentes níveis de ensino. In: XI Seminário Internacional em Letras - Linguagens e práticas socioculturais, 2011, Santa Maria - RS. Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2011. v. 1. p. 1-16.

11.
PINTO, Cândida Martins. Práticas de letramento em língua portuguesa: experiência em um curso técnico. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia - MG. Anais do Silel. Uberlândia - MG: UFU, 2011. v. 2. p. 1-7.

12.
PINTO, Cândida Martins. Modelo Interativo em Aulas de Leitura em Língua Inglesa. In: IX Seminário Internacional em Letras, 2009, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: Editora da UNIFRA, 2009.

13.
PINTO, Cândida Martins; Santos, Rogéria Lourenço dos . Vestibular e leitura em Língua Inglesa: análise das estratégias. In: VIII Seminário Internacional em Letras, 2008, Santa Maria. VIII Seminário Internacional em Letras, 2008.

14.
PINTO, Cândida Martins. Um estudo sobre as estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros. In: 8º Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º Encontro do CELSUL, 2008.

15.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia . Práticas de leitura no ensino de Português-L2. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e Letramento - Possibilidades de inclusão social, 2007, Santa Maria - RS. II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e Letramento - Possibilidades de inclusão social. Santa Maria - RS, 2007.

16.
CAVICHIOLI, Fabricia ; PINTO, Cândida Martins . O uso de perguntas nas seções de leitura dos livros didáticos de Português para estrangeiros. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e letramento - Possibilidades de inclusão social, 2007, Santa Maria - RS. II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e letramento - Possibilidades de inclusão social. Santa Maria - RS, 2007.

17.
RICHTER, Marcos Gustavo ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabricia . Livro didático de português para estrangeiros: um gênero textual. In: 4º Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2007, Tubarão - SC. Anais ... SIGET. Tubarão - SC: UNISUL, 2007. v. 1. p. 1-11.

18.
PINTO, Cândida Martins; RICHTER, Marcos Gustavo . O uso da estratégia de leitura bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros. In: VII Seminário Internacional em Letras, 2007, Santa Maria. VII Seminário Internacional em Letras. Santa Maria - RS: Editora da UNIFRA, 2007. v. 1.

19.
PINTO, Cândida Martins; RICHTER, Marcos Gustavo . O livro didático de português para estrangeiros segundo a Teoria da Atividade. In: VI Seminário Internacional em Letras- Palavras: Margens e Imagens, 2006, Santa Maria. VI Seminário Internacional em Letras - Palavras: Margens e Imagens. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2006.

20.
PINTO, Cândida Martins; RICHTER, Marcos Gustavo . Ensino de leitura para hispanofalantes: exemplificação de uma aula. In: 2º Colóquio de Leitura e Cognição, 2006, Santa Cruz do Sul. 2º Colóquio de Leitura e Cognição, 2006.

21.
RICHTER, Marcos Gustavo ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabricia . Rumo a uma concepção holística de formação docente. In: XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2006, Rio Grande. XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Rio Grande: Editora e Gráfica Universitária, 2006. v. 11.

22.
RICHTER, Marcos Gustavo ; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Modelo Holístico como alternativa à formação docente. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, Cândida Martins. Contribuição da metanálise qualitativa para pesquisas em. In: Salão Universitário: 11ª Mostra de Pós-Graduação, 2012, Pelotas. Anais do Salão Universitário. Pelotas: UCPEL, 2012. v. 1. p. 1-1.

2.
PINTO, Cândida Martins. Comunidades virtuais de aprendizagem influenciam no letramento de gêneros acadêmicos?. In: 20º Congresso de Iniciação Científica, 10º Mostra de Pós-Graduação e 3º Congresso de Extensão, 2011, Pelotas - RS. Anais do Salão Universitário, 2011. v. 1. p. 1-1.

3.
PINTO, Cândida Martins; BEVILAQUA, Raquel . Comunicação interna e análise de gênero textual em uma instituição pública. In: VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. VI SENALE. Pelotas: UCPEL, 2010. v. 1. p. 89-90.

4.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia . Teorias de aquisição de segunda língua. In: X Seminário Internacional em Letras, 2010, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2010. v. 1. p. 1-15.

5.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia . O material didático como gênero: um instrumento para o ensino de Português-L2. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007.

6.
PINTO, Cândida Martins. Integração entre leitura e gramática: auxílio para aquisição de Português como segunda língua. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas. V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007. v. 1. p. 78-79.

7.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia ; MORTARI, Catiane ; RICHTER, Marcos Gustavo . O gênero reportagem e a teoria da leitura em aulas de português para hispanofalantes. In: XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

8.
CAVICHIOLI, Fabricia ; RICHTER, Marcos Gustavo ; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane . A zona de desenvolvimento proximal apoiando o ensino de leitura em PLE. In: XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. XX Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

9.
PINTO, Cândida Martins. Aquisição do Português-L2, Gramática e Processos Ascendentes. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006.

10.
PINTO, Cândida Martins. O modelo holístico na construção de conceitos sobre processos ascendentes.. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006.

11.
PINTO, Cândida Martins. Processamentos descendente, ascendente e interativo analisados no contexto de um livro didático de português para estrangeiros. In: Seminário da Sociedade Internacional de Português ? Língua Estrangeira, 2006, Salvador. Seminário da Sociedade Internacional de Português ? Língua Estrangeira, 2006.

12.
PINTO, Cândida Martins. O Lugar da Teoria da Leitura no Modelo Holístico em Aulas de PLE. In: III Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2005, Santa Maria. Caderno de Resumos. Santa Maria: UFSM, 2005. v. 1. p. 34-34.

13.
PINTO, Cândida Martins; RICHTER, Marcos Gustavo . Ensino de Leitura para Hispanofalantes: exemplificação de uma aula. In: II Colóquio Leitura e Cognição, 2005, Santa Cruz do Sul. II Colóquio de Leitura e Cognição. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2005. v. 1. p. 53-53.

14.
PINTO, Cândida Martins. A importância da pré-leitura, da leitura e da pós-leitura em aulas de PLE. In: Semana Acadêmica de Letras - Região e Regionalismo Gaúcho, 2005, Santa Maria. Semana Acadêmica de Letras - Região e Regionalismo Gaúcho, 2005.

15.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Interculturalismo trabalhado a partir do Gênero Lenda em uma Aula de Leitura em PLE. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria. XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.

16.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; RICHTER, Marcos Gustavo ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . Identidades e Sujeitos numa Perspectiva Intercultural em PLE Abordando o Gênero Canção. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria. Linguagem, Ensino e Inclusão Social, 2004.

17.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; RICHTER, Marcos Gustavo ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Ensino Intercultural em PLE em Busca das Identidades e Diferenças. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria. Linguagem, Ensino e Inclusão Social.

18.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; RICHTER, Marcos Gustavo ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Interculturalismo. In: IV Seminário Internacional em Letras, 2004, Santa Maria. Linguagem, Ensino e Inclusão Social.

19.
PINTO, Cândida Martins. A Construção de Identidades através do Ensino Intercultural em PLE. In: 8º Seminário Internacional de Língua e Literatura e 22ª Semana de Letras, 2004, Santa Maria. Espaços de Circulação da Linguagem. Santa Maria: UFSM, 2004. v. 1. p. 50-50.

20.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos . A Interculturalidade em uma Aula de leitura em Português para Estrangeiros utilizando o Gênero Lenda. In: II Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais (SIGET), 2004, União da Vitória - PR. SIGET. União da Vitória: Kaygangue Gráfica e Editora. v. 1. p. 92-92.

21.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; BANDEIRA, Ana Mariella ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia ; PIVETTA, Luzia Antonelli . O Modelo Construtivista de Leitura e o Gênero Publicitário em Português para Estrangeiros. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, Cândida Martins. Letramentos digitais e modelo 3D. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINTO, Cândida Martins; FISCHER, A. . A constituição do letramento acadêmico de um estudante EAD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PINTO, Cândida Martins. O desenvolvimento dos letramentos acadêmico e digital na esfera universitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINTO, Cândida Martins. Leitura e escrita na formação profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PINTO, Cândida Martins; THEISEN, J. M. . O professor e as novas tecnologias: que identidade(s)?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PINTO, Cândida Martins. Multiletramentos no ensino de linguagens: implicações, desafios e sentidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PINTO, Cândida Martins. Pesquisa metanalítica sobre as dimensões do letramento digital em textos científicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PINTO, Cândida Martins. Relações entre os gêneros discursivos de Bakhtin e os Novos Estudos do Letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PINTO, Cândida Martins. Pós-Modernidade e Tecnologias: que influências na identidade do professor?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PINTO, Cândida Martins. Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PINTO, Cândida Martins. Interface possível entre Novos Estudo do Letramento e Teoria da Atividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PINTO, Cândida Martins. A Teoria Fundamentada como Método de Pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PINTO, Cândida Martins. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PINTO, Cândida Martins. Estado da arte do letramento digital: metanálise qualitativa de investigação brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PINTO, Cândida Martins; THEISEN, J. M. . A(s) identidade(s) do professor frente às novas tecnologias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PINTO, Cândida Martins. Contribuição da metanálise qualitativa para pesquisas em Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PINTO, Cândida Martins. Práticas de Letramento em um curso técnico: relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PINTO, Cândida Martins; Carvalho, Evanir Piccolo ; BEVILAQUA, Raquel ; Colaço, Silvania Faccin ; Theisen, Jossemar de Matos . Letramentos: perspectivas de práticas em diferentes níveis de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PINTO, Cândida Martins. Práticas de letramento em língua portuguesa: experiência em um curso técnico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PINTO, Cândida Martins; BEVILAQUA, Raquel . Comunicação interna e análise de gênero textual em uma instituição pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia . Teorias de aquisição em segunda língua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PINTO, Cândida Martins. Modelo interativo em aulas de leitura em língua inglesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PINTO, Cândida Martins. O material didático como gênero: um instrumento para o ensino de Português-L2. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia ; RICHTER, Marcos Gustavo . Práticas de leitura no ensino de Português-L2. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PINTO, Cândida Martins. Livro didático de Português para Estrangeiros: um Gênero Textual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
PINTO, Cândida Martins. Integração Leitura - Gramática na Aquisição de Português como Segunda Língua. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PINTO, Cândida Martins; RICHTER, Marcos Gustavo . O uso da estratégia de leitura bottom-up em livros didáticos de Português para estrangeiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PINTO, Cândida Martins. O gênero reportagem e a teoria da leitura em aulas de português para hispanofalantes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PINTO, Cândida Martins. O livro didático de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PINTO, Cândida Martins. Aquisição do Português-L2, Gramática e Processos Ascendentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PINTO, Cândida Martins. O modelo holístico na construção de conceitos sobre processos ascendentes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
PINTO, Cândida Martins. Processamentos descendente, ascendente e interativo analisados no contexto de um livro didático de português para estrangeiros. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PINTO, Cândida Martins. A construção da interculturalidade no ensino de leitura em PLE.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PINTO, Cândida Martins. O lugar da teoria da leitura no modelo holístico em aulas de PLE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PINTO, Cândida Martins; RICHTER, Marcos Gustavo . Ensino de Leitura para Hispanofalantes: Exemplificação de uma Aula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PINTO, Cândida Martins. O ensino intercultural em PLE em busca das identidades e diferenças.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
PINTO, Cândida Martins. A intercultura em uma aula de leitura em portugues para estrangeiros utilizando o gênero lenda.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
PINTO, Cândida Martins. A construção de identidades através do ensino intercultural em PLE.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
PINTO, Cândida Martins. A música como instrumento de leitura em PLE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
PINTO, Cândida Martins. Uma proposta de leitura construtivista em português para estrangeiros utilizando-se o gênero publicitário.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
PINTO, Cândida Martins; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; BANDEIRA, Ana Mariella ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia ; PIVETTA, Luzia Antonelli . O modelo construtivista de leitura e o gênero publicitário em português para estrangeiros.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
PINTO, Cândida Martins. Aula de leitura em PLE a partir do modelo construtivista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Colaço, Silvania Faccin ; PINTO, Cândida Martins . Resenha do livro 'Projetos de Letramento: debates e aplicações'. Braga: UMinho, 2013 (Resenha em periódico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PINTO, Cândida Martins. Participação no Comitê de avaliação do Edital interno ProPPG 13/2016. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, Cândida Martins. Atualização em Redação Oficial. 2014. .

2.
PINTO, Cândida Martins. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas. 2014. (Corpo Técnico).

3.
PINTO, Cândida Martins. Curso de elaboração de projetos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PINTO, Cândida Martins. Boas práticas docentes na elaboração de material didático para o ensino da leitura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PINTO, Cândida Martins. Estratégias de produção de artigo científico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PINTO, Cândida Martins. Práticas de letramento: leitura e escrita. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PINTO, Cândida Martins. Letramentos, gêneros textuais e estratégias de leitura. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PINTO, Cândida Martins. Formação de líderes: uma mudança cultural. 2011. (Revisão de livro).

9.
PINTO, Cândida Martins; Lorenzoni, Lísia Vencatto ; Carvalho, Evanir Piccolo ; BEVILAQUA, Raquel ; Colaço, Silvania Faccin . Curso Redação para Vestibulares, ENEM e Peies. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PINTO, Cândida Martins. Curso de Reforma Orotográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PINTO, Cândida Martins. Curso de Extensão Básico de Conversação em Língua Inglesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
PINTO, Cândida Martins. Considerações gerais sobre apresentação oral. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
PINTO, Cândida Martins. A educação ambiental como possibilidade de articulação entre formação inicial e continuada de professores da educação básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
PINTO, Cândida Martins. Questões da Prova Objetiva. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de Questões da prova Objetiva - Linguagem e suas Tecnologias).

15.
Perske, Daiane Helena ; PINTO, Cândida Martins . Análise da importância da busca por qualificação em curso da área secretarial. 2010. (Revisão de trabalho científico).

16.
PINTO, Cândida Martins. "Produção Textual na Educação Escolar" e "Educadores e Educandos". 2009. .

17.
PINTO, Cândida Martins. Reforma Ortográfica. 2009. .

18.
PINTO, Cândida Martins. Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. 2009. .

19.
PINTO, Cândida Martins. Técnicas de Comunicação em Atendimento e Redação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
PINTO, Cândida Martins; Guerra, Cláudia Anita ; Colombo, Deise Ferreira ; Carvalho, Evanir Piccolo ; Lorenzoni, Lísia Vencatto ; Bazzan, Maristela Teichmann . Normas para apresentação de relatório de estágio. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

21.
PINTO, Cândida Martins. Redação de processo seletivo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de redação de processo seletivo).

22.
PINTO, Cândida Martins. Questões de literatura de processo seletivo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração questões de literatura de processo seletivo).

23.
PINTO, Cândida Martins. Oficina de produção Textual. 2008. .

24.
PINTO, Cândida Martins. Produção Textual na Educação Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
PINTO, Cândida Martins. Questões de literatura de processo seletivo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração questões de literatura de processo seletivo).

Demais trabalhos
1.
PINTO, Cândida Martins; CAVICHIOLI, Fabricia ; RICHTER, Marcos Gustavo ; MORTARI, Catiane . A zona de desenvolvimento proximal apoiando o ensino de leitura em PLE. 2006 (Apresentação de trabalho como co-autora) .

2.
MORTARI, Catiane ; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Gênero Entrevista: Uma Leitura Intercultural em Português para Estrangeiros.. 2004 (Apresentação de trabalho como co-autora) .

3.
CAVICHIOLI, Fabricia ; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane . O Gênero Reportagem numa abordagem intercultural em Leitura de Português para Estrangeiros.. 2004 (Apresentação de trabalho como co-autora) .

4.
PIVETTA, Luzia Antonelli ; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; BANDEIRA, Ana Mariella ; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia . O Gênero História em quadrinhos como Material Didático de Leitura no Ensino de Português -Língua Estrangeira. 2003 (Apresentação de trabalho como co-autora) .

5.
MORTARI, Catiane ; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; BANDEIRA, Ana Mariella ; PINTO, Cândida Martins ; CAVICHIOLI, Fabricia ; PIVETTA, Luzia Antonelli . O Gênero Propagandístico na Leitura Reconstrutivista para o Ensino de Português - Língua Estrangeira. 2003 (Apresentação de trabalho como co-autora) .

6.
BANDEIRA, Ana Mariella ; PAZ, Dioni Maria dos Santos ; PINTO, Cândida Martins ; MORTARI, Catiane ; CAVICHIOLI, Fabricia ; PIVETTA, Luzia Antonelli . Proposta de Leitura Reconstrutivista em Português para Estrangeiros utilizando-se o Gênero Cartas do Leitor. 2003 (Apresentação de trabalho como co-autora) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS, S. C.; PINTO, Cândida Martins; BUSARELLO, R. I.. Participação em banca de Adilson Fernandes Gomes. Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CECCHIN, A. S.; PINTO, Cândida Martins; MEDINA, R. D.. Participação em banca de Thamille Pereira dos Santos. Análise de jogos educacionais digitais como recurso para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
SOUZA, R. S.; PINTO, Cândida Martins; MAZZARDO, M. D.. Participação em banca de João Sidinei Marostega. A gamificação como recurso didático. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
PEREIRA, A. S.; CECCHIN, A. S.; PINTO, Cândida Martins. Participação em banca de Patrizia Machado Pessoa Moreira. Utilização do Moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
PEREIRA, A. S.; PINTO, Cândida Martins; SILVA, M. A. R.. Participação em banca de Veronica Oliveira dos Santos. A importância das tecnologias digitais em sala de aula pelos docentes do curso de Administração de Empresas em uma instituição de ensino superior na cidade de Santa Maria. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
CECCHIN, A. S.; PINTO, Cândida Martins; FONTANA, M. V. L.. Participação em banca de Jéssica Peruzzo. Produção de narrativas digitais para conscientização ambiental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
CECCHIN, A. S.; PINTO, Cândida Martins; FONTANA, M. V. L.. Participação em banca de LIsiane Mattei. Ensino tradicional e ensino contemporâneo: um comparativo utilizando o software Geogebra como tecnologia digital. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
PINTO, Cândida Martins; CECCHIN, A. S.; CENTENARO, F. K.. Participação em banca de Carla Rodrigues Raimondi. Gênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICs. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
PINTO, Cândida Martins; CECCHIN, A. S.; CENTENARO, F. K.. Participação em banca de Darléia Alessandra Posser Barboza. Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
PINTO, Cândida Martins; MAZZARDO, M. D.; SOUZA, R. S.. Participação em banca de Mônica Apolinario Lazaretti. A lousa interativa e a linguagem audiovisual no processo de aprendizagem na educação infantil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
PINTO, Cândida Martins; CECCHIN, A. S.; MEDINA, R. D.. Participação em banca de Marcio Palege Voss. Uso do vídeo no espaço escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PINTO, Cândida Martins; FONSECA, M. C.; GERHARDT, M. L.. Concurso público para professor substituto Português/Inglês. 2014. Colégio Politécnico da UFSM.

2.
PINTO, Cândida Martins. Participação em Banca avaliadora da área de Letras (Mestrado ou Doutorado em Letras - área de concentração em Linguística). 2011. Instituto Federal Farroupilha.

3.
PINTO, Cândida Martins; Lorenzoni, Lísia Vencatto; Tadielo, Taíse. Processo seletivo para professor substituto de Secretariado. 2010. Instituto Federal Farroupilha.

4.
PINTO, Cândida Martins; Lorenzoni, Lísia Vencatto; BEVILAQUA, Raquel. Processo seletivo para professor substituto Português/Inglês. 2009. Instituto Federal Farroupilha.

5.
PINTO, Cândida Martins; Carvalho, Evanir Piccolo; Bazzan, Maristela Teichmann. Processo seletivo para professor substituto de Língua Espanhola. 2008. Instituto Federal Farroupilha.

6.
PINTO, Cândida Martins; Carvalho, Evanir Piccolo; Lorenzoni, Lísia Vencatto. Processo seletivo para professor substituto de Secretariado. 2008. Instituto Federal Farroupilha.

Outras participações
1.
KLOSS, M. V.; BAZZAN, M.; PINTO, Cândida Martins. Concurso Literário do CTISM. 2016. Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Regional de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica.Leituras Dirigidas em Secretariado. 2017. (Encontro).

2.
II Ciclo de Palestras sobre Docência na Universidade. 2017. (Outra).

3.
Aula Inaugural da 1ª Turma do Curso Técnico em Farmácia. 2016. (Outra).

4.
III Encontro de Vivências Secretariais. 2016. (Encontro).

5.
Lidere - Programa de Desenvolvimento de Gestores da UFSM. 2016. (Seminário).

6.
Profissão Professor: Sindicato e Carreira. 2016. (Encontro).

7.
XII Encontro do CELSUL.Panorama do Letramento Digital no Brasil. 2016. (Outra).

8.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas.A agenda contemporânea brasileira dos discursos de professores de línguas sobre letramento digital. 2015. (Outra).

9.
Capacitação de produção de material didático para Rede e-Tec Brasil suk. 2014. (Oficina).

10.
Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação.A constituição do letramento acadêmico de um estudante EAD. 2014. (Outra).

11.
III Jornada de Multiletramentos.O desenvolvimento dos letramentos acadêmico e digital na esfera universitária. 2014. (Outra).

12.
Leitura e análise verbo-visual: possibilidades de trabalho com textos de divulgação científica. 2014. (Oficina).

13.
Seminário de Recepção e Integração Institucional para os novos servidores da UFSM. 2014. (Seminário).

14.
2º Congresso Literacia, Media e Cidadania. 2013. (Congresso).

15.
Formação Mendeley. 2013. (Encontro).

16.
I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. 2013. (Outra).

17.
III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas.Pesquisa metanalítica sobre as dimensões do letramento digital em textos científicos. 2013. (Outra).

18.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Relações entre os gêneros discursivos de Bakhtin e os Novos Estudos do Letramento. 2013. (Simpósio).

19.
Workshop: Análise de dados qualitativos com recurso a NVIVO. 2013. (Outra).

20.
2ª Jornada de Multiletramentos.Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital. 2012. (Outra).

21.
Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias. 2012. (Outra).

22.
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos: Globalização e Ensino.Interface possível entre Novos Estudos do Letramento e Teoria da Atividade. 2012. (Encontro).

23.
II Jornada de elaboração de materiais, tecnologias e aprendizagem de línguas.A(s) identidades do professor frente às novas tecnologias. 2012. (Outra).

24.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Práticas Transformadoras em um Curso Técnico Integrado: Vivenciar para Ser. 2012. (Seminário).

25.
Salão Universitário - 11ª Mostra de Pós-Graduação.Contribuição da metanálise qualitativa para pesquisas em Letras. 2012. (Outra).

26.
VII Jornada Nacional sobre Linguagens e Ensino.Estado da arte do letramento digital: metanálise de investigação brasileira. 2012. (Outra).

27.
XII Seminário Internacional em Letras.A Teoria Fundamentada como Método de Pesquisa. 2012. (Seminário).

28.
1ª Jornada de (Multi)Letramento(s) na Formação Acadêmica, Docente e Profissional.Práticas de Letramento em um curso técnico: relato de experiência. 2011. (Outra).

29.
20º Congresso de Iniciação Científica, 10º Mostra de Pós-Graduação e 3º Congresso de Extensão. Comunidades virtuais de aprendizagem influenciam no letramento de gêneros acadêmicos?. 2011. (Congresso).

30.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2011. (Outra).

31.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística.Práticas de letramento em língua portuguesa: experiência em um curso técnico. 2011. (Simpósio).

32.
Mostra da Educação Profissional e Tecnológica. 2010. (Outra).

33.
VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Comunicação interna e análise de gênero textual em uma instituição pública. 2010. (Seminário).

34.
X Seminário Internacional em Letras.Teorias de aquisição de segunda língua. 2010. (Seminário).

35.
Curso de Capacitação: Gestão Democrática - Elaboração do PDI. 2009. (Outra).

36.
III Congresso Internacional de Educação. 2009. (Congresso).

37.
IX Seminário Internacional em Letras: Relações Dialógicas em Língua e Literatura.Modelo Interativo em aulas de leitura em língua inglesa. 2009. (Seminário).

38.
Treinamento em elaboração de Projetos para Captação de Recursos. 2009. (Oficina).

39.
II Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado. 2008. (Outra).

40.
VIII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Sujeito e Representação. 2008. (Seminário).

41.
16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.O material didático como gênero: um instrumento para o ensino de Português-L2. 2007. (Outra).

42.
4º Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais.Livro didático de português para estrangeiros: um gênero textual. 2007. (Simpósio).

43.
61º Seminário de Estudos Avançados - Literatura e constituição do sujeito: contatos entre Marx, Freud e Nietzsche.. 2007. (Seminário).

44.
62º Seminário de Estudos Avançados - Ler o arquivo hoje e a constituição de corpus. 2007. (Seminário).

45.
63º Seminário de Estudos Avançados - Tópicos de História das Idéias Lingüísticas. 2007. (Seminário).

46.
Curso: Aquisição do padrão acentual do inglês; Palestra: Aquisição fonológica de língua estrangeira. 2007. (Outra).

47.
II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e Letramento - Possibilidades de inclusão social.Práticas de leitura no ensino de Português-L2. 2007. (Seminário).

48.
VII Seminário Internaconal em Letras.O uso da estratégia de leitura bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros. 2007. (Seminário).

49.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Integração entre leitura e gramática: auxílio para aquisição de Português como segunda língua. 2007. (Seminário).

50.
52º Seminário de Estudos Avançados - O sentido no discurso. 2006. (Outra).

51.
53º Seminário de Estudos Avançados - A personagem do romance. 2006. (Outra).

52.
54º Seminário de Estudos Avançados - A pesquisa sob a óptica da Análise Crítica do Discurso. 2006. (Outra).

53.
57º Seminário de Estudos Avançados - Um diálogo entre teorias formais e modelos discursivos. 2006. (Outra).

54.
58º Seminário de Estudos Avançados - A tradução, hoje, de textos literários em Árabe. 2006. (Outra).

55.
59º Seminário de Estudos Avançados - Arquivo e memória. 2006. (Outra).

56.
7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem.Aquisição do Português-L2, Gramática e Processos Ascendentes. 2006. (Encontro).

57.
A ação estudantil na extensão integrando teoria e prática. 2006. (Oficina).

58.
I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas. O modelo holístico na construção de conceitos sobre processos ascendentes. 2006. (Congresso).

59.
Linguagem e tecnologia: footing na interação em fóruns educacionais?. 2006. (Outra).

60.
Seminário da Sociedade Internacional de Português ? Língua Estrangeira.Processamentos descendente, ascendente e interativo analisados no contexto de um livro didático de português para estrangeiros. 2006. (Seminário).

61.
VI Seminário Internacional em Letras - Palavras: Margens e Imagens.O livro didático de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade. 2006. (Seminário).

62.
XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2006. (Seminário).

63.
III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2005. (Simpósio).

64.
II Seminário de Estudos Temáticos e I Seminário Internacional Luso-Hispânico de Língua e Literatura. 2005. (Seminário).

65.
Seminário Érico Veríssimo e as Questões de seu Tempo. 2005. (Seminário).

66.
1º Encontro de Professores de Língua Inglesa - EPLI. 2004. (Encontro).

67.
8º Seminário Internacional de Língua e Literatura e 22ª Semana de Letras. 2004. (Seminário).

68.
II Extraordinária Semana Acadêmica de Letras: Letras, Cultura e Conhecimento. Que fronteiras são essas?. 2004. (Outra).

69.
II SIGET - Simpósio Nacional de Estido dos Gêneros Textuais. 2004. (Simpósio).

70.
IV Seminário Interncional em Letras: Linguagem, Ensino e Inclusão Social. 2004. (Seminário).

71.
Seminário do Programa A União Faz a Vida. 2004. (Seminário).

72.
10ª Jornada Nacional de Literatura. 2003. (Outra).

73.
Curso Os Gêneros Textuais e o Ensino de Língua. 2003. (Outra).

74.
III Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade. 2003. (Encontro).

75.
III Seminário Internacional em Letras: Leitura, Escrita e Cidadania. 2003. (Seminário).

76.
II Seminário de Formação do Aluno de Letras. 2003. (Seminário).

77.
IV Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras - IV Mostra de Cursose Materiais Didáticos - A Interdisciplinaridade e o Ensino de Línguas Estrangeiras. 2003. (Seminário).

78.
Palestra: Selling Mozart in Salzburg: Semiotic Approach. 2003. (Outra).

79.
Semana Acadêmica do curso de Letras. 2003. (Outra).

80.
XIV Seminário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem. 2003. (Seminário).

81.
7º Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2002. (Seminário).

82.
Curso Bleu, Blanc, Rouge. 2002. (Outra).

83.
Curso Web English. 2002. (Outra).

84.
II Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade.. 2002. (Encontro).

85.
III Seminário Corpus: Fontes de Estudos da Linguagem. 2002. (Seminário).

86.
I Seminário de Estudos Neolatinos: A Linguagem através dos Tempos. 2002. (Seminário).

87.
Seminário de Formação do Aluno de Letras. 2002. (Seminário).

88.
Seminário para formação de Alunos de Línguas Estrangeiras. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINTO, Cândida Martins. Aula inaugural do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM. 2016. (Outro).

2.
PINTO, Cândida Martins. Aula Inaugural da 1ª Turma do Curso Técnico em Farmácia do Colégio Politécnico da UFSM. 2016. (Outro).

3.
PINTO, Cândida Martins. Aula inaugural do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM. 2015. (Outro).

4.
PINTO, Cândida Martins. X Encontro dos Técnicos em Administração e I Encontro dos Técnicos em Contabilidade. 2014. (Outro).

5.
PINTO, Cândida Martins. Dia Nacional do Profissional em Secretariado. 2014. (Outro).

6.
PINTO, Cândida Martins. III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013. (Outro).

7.
PINTO, Cândida Martins. IX Semana Tecnológica do Secretariado. 2011. (Outro).

8.
PINTO, Cândida Martins. IV Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado. 2009. (Outro).

9.
PINTO, Cândida Martins. Organização da IV Semana tecnológica do Secretariado. 2009. (Outro).

10.
Bazzan, Maristela Teichmann ; PINTO, Cândida Martins . II Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado. 2008. (Outro).

11.
PINTO, Cândida Martins. II Jornada de Informática. 2008. (Outro).

12.
PINTO, Cândida Martins. III Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado. 2008. (Outro).

13.
Carvalho, Evanir Piccolo ; PINTO, Cândida Martins . II Semana do Ensino Médio. 2008. (Outro).

14.
PINTO, Cândida Martins. III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.. 2005. (Outro).

15.
PINTO, Cândida Martins. Feira das Profissões VI Edição. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mônica Apolinario Lazaretti. A lousa interativa e a linguagem audiovisual no processo de aprendizagem na educação infantil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Cândida Martins Pinto.

2.
Darléia Alessandra Posser Barboza. Sala de aula invertida e uso das tecnologias da informação e comunicação como alternativa para o ensino de química. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Cândida Martins Pinto.

3.
Marcio Palege Voss. Uso do vídeo no espaço escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Cândida Martins Pinto.

4.
Carla Rodrigues Raimondi. Gênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICs. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias da Inf. e Com. Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Cândida Martins Pinto.

Orientações de outra natureza
1.
Adriele Tassinari. Técnicas e Práticas de Secretariado. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

2.
Cristiane Aparecida Santana Pereira. Técnica secretarial. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

3.
Elenara da Luz Dubal. Técnicas em Secretariado. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

4.
Karina Brum Sencena. Técnicas em Secretariado no Escritório da Mecânica Auto Sul. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

5.
Jéssica Vanessa Weise. Práticas Secretariais. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

6.
Miriã Dorneles Martins. Técnicas Secretariais no Ambulatório Médico Municipal. 2012. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

7.
Elinéia Leoberth dos Santos. Atividades da Secretária na empresa Amas Informática. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

8.
Narsha Gazzolla Sporquio. Técnias Práticas em Secretariado. 2011. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

9.
Carla Ionara Barros Saldanha. A contribuição da secretária no Departamento de Recursos Humanos. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

10.
Vanessa Franco Gaike. O papel da secretária em um órgão municipal. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

11.
Fagner Silva de Bacco. O papel do secretário em um hotel. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

12.
Vanessa Lopes da Silva. O papel da secretária em um órgão municipal. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

13.
Daiane de Lima Martins. Técnicas de Secretariado em Arquivo. 2010. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

14.
Angela da Costa Ambrós. Relatório de Estágio. 2009. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.

15.
Luiza Nara Prates. Relatório de Estágio. 2009. Orientação de outra natureza. (Técnico em Secretariado) - Instituto Federal Farroupilha. Orientador: Cândida Martins Pinto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 23:58:23