Daniele Soares de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1601576028331940
  • Última atualização do currículo em 17/08/2017


Possui graduação em Letras- Português e Literatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestrado em Letras, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2013). Faz Doutorado em Letras pela UFSM, na Área de Estudos Linguísticos, na linha de Pesquisa Linguagem e Interação. Atualmente, é Professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) no campus de Camboriú, atuando como docente no curso médio integrado de Agropecuária. e também como Coordenadora de Estágio e Extensão do campus Camboriú. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Soares de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, D. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú.
Rua Joaquim Garcia
Centro
88340055 - Camboriú, SC - Brasil
Telefone: (47) 21040800
URL da Homepage: http://www.camboriu.ifc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Atenção, gravando!: Produções de vídeos por alunos do ensino médio ? A Língua como objeto de reflexão,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: ensino de língua; Teoria da Atividade; vídeo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2007
Graduação em Letras- Português e Literatura.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, PROLICEN / UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Capacitação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
Leitura e análise verbo-visual. (Carga horária: 4h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2012 - 2014
Monitoramento e(auto)monitoramento em leitura. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2004 - 2004
Francês I. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como professora nos cursos médios integrados de Agropecuária, Controle Ambiental, na disciplina de Português; e, nos cursos de Informática e Controle Ambiental, na disciplina de Metodologia Científica. No curso subsequente de Transações Imobiliárias, ministra a disciplina Comunicação e Expressão da Língua Portuguesa. No curso superior de Negócios Imobiliários, a disciplina de Comunicação Organizacional.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de ensino a distância
Outras informações
1º semestre 2014: Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I 2º semestre 2014: Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental


Colégio Militar de Santa Maria, CMSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Franciscano Espírito Santo, CFES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 6


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutura de Linguítica Geral - (Regesd), Carga horária: 20


Casa do Poeta de Santiago, CPS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Corretora de Livros, Carga horária: 10


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: monitoria da discilplina, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: bolsista FIEX, Enquadramento Funcional: bolsista do projeto de extensão, Carga horária: 5
Outras informações
bolsista do projeto de extensão Seminário de estudos Lingüísticos, sob orientação da Profa. Dr. Marcia Cristina Corrêa

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista FIPE, Enquadramento Funcional: aluno de gradução bolsista do projeto, Carga horária: 5
Outras informações
Bolsita do Projeto "A escrita nos Estudos Lingüísticos", sob orientação da Profa. Dr. Marcia Cristna Corrêa

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: bolsista PROLICEN, Enquadramento Funcional: aluno de graduação bolsista do projeto, Carga horária: 5
Outras informações
Bolsista do Projeto de Pesquisa "O processo de construção da escrita a partir da abordagem sócio-interacionista", sob orientação da Profa. Dr. Marcia Cristina Corrêa

Atividades

10/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro Representante no Colegiado do Curso de Letras português.
03/2005 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Linhas de pesquisa
Lingüística

Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pofessor
Outras informações
Participou como docente no Curso de Extensão "Criação e aplicação de material didático digital"



Linhas de pesquisa


1.
Lingüística


Projetos de pesquisa


2007 - 2007
A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em processo de letramento
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
A Escrita nos Estudos Lingüísticos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
As Representações da Escrita nos Escritos Lingüísticos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
A Escrita na Abordagem Sócio-interacionista Discursiva
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Oficinas para escolas da rede pública de Camboriú (SC): Ensino pela pesquisa
Descrição: A formação de professores nem sempre consegue suprir todas as demandas para uma boa atuação profissional, assim, é importante sempre que a relação entre os saberes construídos no espaço acadêmico (neste caso, o IFC) e a escola seja sempre fecunda. Assim, com esse intuito, o presente projeto justifica-se por estabelecer um vínculo com escolas da rede pública de Camboriú, no intuito de promover oficinas com os professores, para que estes se qualifiquem quanto ao ensino pela pesquisa. Além disso, busca instrumentalizar os professores a promoverem Feiras Científicas nas suas escolas, tentando superar aquela forma já desgastada da ?feira de ciências?, muitas vezes relegada apenas ao professor de Ciências. Nesse sentido, é necessário pensar e assumir neste projeto uma nova postura de professor e aluno: ambos devem ser atuantes e contribuir significativamente na reconstrução do conhecimento científico. A proposta será divulgada na rede de pública de ensino, para que possa atingir um público diversificado e interessado na temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Inclusão pelo português: ensino de língua portuguesa para os imigrantes haitianos na perspectiva da interculturalidade
Descrição: A mudança do contexto migratório no Brasil que ocorreu nos últimos anos alterou o paradigma de mais emigração do que imigração. Dessa forma, o país passa a receber novos coletivos que demandam direitos, entre eles, os haitianos. Em Santa Catarina o aumento do número de trabalhadores haitianos cresceu muito nos últimos anos, representando hoje o principal contingente de trabalhadores estrangeiros formais no estado. Estes imigrantes têm uma característica marcante no que tange a sua forma de organização. Nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e Navegantes estes imigrantes se organizaram em associações de moradores imigrantes haitianos e demandam direitos. As demandas trazidas pelos coletivos de imigrantes, em seu caráter crítico, colocam em conflito as relações interculturais, denunciando o caráter político, social e conflitivo destas relações, concebendo a cultura como um campo de batalha ideológico, que ao colocar em evidência os contextos historicamente negados, produz novas relações que rompem com a colonialidade, subalternidade e exclusão. Dentre as demandas levantadas pelo coletivo, a que mais aparece é a oferta de cursos de língua portuguesa. Dessa forma, este projeto prevê a oferta de cursos de língua portuguesa como segunda língua para os imigrantes haitianos residentes nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Itajaí e Itapema, uma oficina de interculturalidade e uma feira de interculturalidade. As oficinas de interculturalidade acontecerão em junho, serão ministradas pelos professores especialistas da área. Realizaremos 3 encontros, sendo que cada encontro terá duração de 4 horas. A terceira ação do projeto é a realização da feira de interculturalidade, que tem como objetivo trazer mostras de cultura haitiana e brasileira. Essa etapa será construída em conjunto com a comunidade haitiana e a secretaria de cultura de Balneário Camboriú..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Daniele Soares de Lima - Coordenador / Flavia Walter - Integrante / Luaciana Colussi - Integrante / Silvia Regia Chaves de Freitas Simões - Integrante / Lívia Perenha Vetter - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal Catarinense - Bolsa.
2009 - 2009
Criação e aplicação de material didático digital
Descrição: Software de autoria: teoria e prática Criação de atividaes diversas, utilizando recursos como vídeo, texto, figuras, áudio, gif animados, etc. Aplicação de atividades em contextos educacionais diversos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Seminário de Estudos Lingüísticos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2005 - 2007
O Processo de Construção da Escrita a partir da Abordagem Sócio-interacionista
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2010 - 2011
Periódico: Revista Colloquium


Idiomas


Espanhol
Lê Bem.


Prêmios e títulos


2014
Medalha do Mérito Colégio do Vagão, Colégio Militar de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, D. S.. Representações discursivas do professor de língua portguesa: a pedagogia da fragmentação. In: II Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e educação, IX Encontro do Nel e II Seminário do PIBID de Letras da FURB, 2014, Blumenau-SC. Anais do II Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e educação, IX Encontro do Nel e II Seminário do PIBID de Letras da FURB, 2014. v. 1.

2.
LIMA, D. S.. A interação em produções textuais na sala de aula. In: XIV Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação, 2014, Santa Maria - RS. Anais Seminário Internacional em Letras. Santa Maria. Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação, 2014. v. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, D. S.. Gêneros Digitais em sala de aula: o documentário em vídeo como produção textual. In: Congrega Urcamp, 7ª Jornada de pós-graduação e pesquisa, 2009, Bagé. Anais do Congresso Urcamp. Bagé: LEB, 2009.

2.
LIMA, D. S.. Escrita e Leitura: uma proposta de trabalho. In: V Seminário nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas- RS. V Senale "Programação e Resumos dos trabalhos". Pelotas: Educat, 2007.

3.
VIRRAQUÉ, B. R. ; LIMA, D. S. ; IRALA, V. B. . A subjetividade do internauta: os enunciados do msn Messenger. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2007, Pelotas- RS. V Senale "Programação e Resumos dos trabalhos". Pelotas- RS: Educat, 2007.

4.
LIMA, D. S.. Vygotsky e Bakhtin: um entrecruzamento sobre os conceitos de linguagem. In: 21ª Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria- RS. Anais 21ª JAI, 2006.

5.
LIMA, D. S.; IRALA, V. B. . Eu digo que vou pra [kasa] ou [kaza], professora?. In: VII Encontro do Circulo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2006, Pelotas- RS. 7º Encontro do CELSUL: Programação e Resumos, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, D. S.. Representações discursivas do professor de língua portguesa: a pedagogia da fragmentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, D. S.. A interação em produções textuais na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, D. S.. O trabalho docente do professor de língua portuguesa: algumas aproximações à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, D. S.. O trabalho docente do professor de língua portuguesa: algumas aproximações à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, D. S.; VECOSSI, C. E. . Uma intervenção para a intervenção: a interferência do supervisor de estágio sobre o planejamento do professor em formação em um curso de letras a distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LIMA, D. S.. Educação Intercultural e Antropofagia: descolonizando o saber. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, D. S.. Educación y nuevas tecnologías. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, D. S.. Produção Textual em sala de aula: análise do artigo de opinião. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, D. S.. A produção de um artigo de opinião em sala de aula: em busca de um texto significativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, D. S.. Gêneros Digitais em sala de aula: o documentário em vídeo como produção textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, D. S.. Seqüências Didáticas: uma proposta de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LIMA, D. S.; IRALA, V. B. ; VIRRAQUÉ, B. R. . A subjetividade do Internauta: os enunciados do MSN MESSENGER. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, D. S.; LISOWSKI, C. S. ; GODINHO, A. C. F. . A Construção das Categorias de Coesão e Coerência: uma experiência com alunos do ensino médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, D. S.. Escrita e Leitura: uma proposta de trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, D. S.; ROCHA, M. M. . Nossa Experiência de Estágio na Escola Estadual Irmão José Otão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, D. S.; MELLO, L. M. ; AMARAL, V. B. . Revisão de Texto do Livro 'Diversidade Biológica dos Arroios Capivaras, Ribeiro e orla do Guaíba no município de Barra do Ribeiro, RS.'. 2012.

2.
LIMA, D. S.; ROSSO, L. . Revisão de Texto do Livro 'Nas Entrelinhas'. 2011.

3.
LIMA, D. S.; PASINI, C. G. D. . Revisão de Texto do Livro 'A Espiral e o Caracol'. 2011.

4.
LIMA, D. S.; FRIEDRICWESKI, F. . Revisão de Texto do Livro 'Descaminhos'. 2011.

5.
LIMA, D. S.; BRASIL, M. . Revisão de Texto do Livro '10 segundos'. 2011.

6.
LIMA, D. S.; GUERRA, N. T. . Revisão de Texto do Livro 'Técnicas de Relaxamento e Reprogramação Mental'. 2010.

7.
LIMA, D. S.; GUERRA, N. T. . Revisão de Texto do Livro 'Primeira Coletânea de Matérias'. 2010.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, D. S.; BORBA, J. B. F.; LUCAS, F. S.. Processo Seletivo para Professor Militar Permanente de Literatura do Colégio Militar de Santa Maria. 2011. Colégio Militar de Santa Maria.

2.
LIMA, D. S.. Seleção de Oficial Técnico Temporário. 2010. Colégio Militar de Santa Maria.

Outras participações
1.
LIMA, D. S.. Concurso Vestibular UFSM 2014. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LIMA, D. S.. Concurso Vestibular Fadisma 2014/2. 2014.

3.
LIMA, D. S.. Concurso Vestibular Fadisma 2015/1. 2014.

4.
LIMA, D. S.; Assis, J. C.; Arpir, S.; PASINI, C. G. D.. 4ª Seleção de Estágio de Direito na Procuradoria da Justiça Militar. 2011. Ministério Público Militar.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CELSul - Círculo de Estudos linguísticos do Sul.O trabalho docente do professor de língua portuguesa: algumas aproximações à luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2014. (Outra).

2.
II Colóquio nacional: diálogos entre linguagem e educação, IX Encontro do NEl e II Semináriio do PIBID de Letras da FURB.Representações discursivas do professor de língua portuguesa: a pedagogia da fragmentação. 2014. (Seminário).

3.
II Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e educação, IX Encontro do Nel e II Seminário do PIBID de Letras da FURB. 2014. (Outra).

4.
IV SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Uma intervenção para a intervenção: a interferência do supervisor de estágio sobre o planejamento do professor em formação em um curso de letras a distância. 2014. (Simpósio).

5.
XIV Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação.A interação em produções textuais na sala de aula. 2014. (Seminário).

6.
Estágio de Atualização Pedagógica Nível II. 2013. (Outra).

7.
IV Congresso Internacional de Educación Intercultural y Literatura Contemporánea. Educação Intercultural e Antropofagia: descolonizando o saber. 2013. (Congresso).

8.
Estágio de Atualização Pedagógica. 2011. (Outra).

9.
V Encuentro de Escritores del Mercosur.Educación y nuevas tecnologías. 2011. (Encontro).

10.
4º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas. 2009. (Congresso).

11.
Congrega Urcamp 2009. Gêneros digitais em sala de aula: o documentátio em vídeo como produção textual. 2009. (Congresso).

12.
O Professor-Pesquisador na Escola: Questões de Linguagem. 2009. (Outra).

13.
V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Produção Textual em sala de aula: análise do artigo de opinião. 2009. (Simpósio).

14.
I Seminário Regional Supervisionados em Letras: experiências escolares de ensino de língua portuguesa e línguas estrangeiras.Nossa Experiência de Estágio na Escola Irmão José Otão. 2007. (Seminário).

15.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.A subjetividade do Internauta: os enunciados do MSN Menseger. 2007. (Seminário).

16.
21ª Jornada Acadêmica Integrada.Vygotsky e Bakhthin: um entrecruzamento sobre os conceitos de linguagem. 2006. (Outra).

17.
53º Seminário de Estudos Avançados. 2006. (Seminário).

18.
7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem. 2006. (Encontro).

19.
Semana Acadêmica de Letras da UFSM. 2006. (Outra).

20.
Semana Acadêmica do Curso de História: "Religião, História e Educação". 2006. (Outra).

21.
Seminário de Estudos Clássicos. 2006. (Seminário).

22.
Seminário de Literatura Latina: A Visão Horaciana do Amor. 2006. (Seminário).

23.
VII Encontro do Circulo de Estudos Lingüísticos do Sul.Eu digo que vou pra [kasa] ou [kaza], professora?. 2006. (Encontro).

24.
VII Seminário de Pesquisa "Oralidade e Memória". 2006. (Seminário).

25.
Congresso Internacional Linguagem e Interação - III Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: "Linguagem e Interação". 2005. (Congresso).

26.
III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2005. (Simpósio).

27.
I Seminário de Estudos Clássicos. 2005. (Seminário).

28.
Semana Acadêmica do Curso de Letras "Região e Regionalismos gaúchos". 2005. (Outra).

29.
Seminário Érico Veríssimo e as questões do seu tempo. 2005. (Seminário).

30.
Seminário Visões da Idade Média: "Um mundo de luz e trevas". 2005. (Seminário).

31.
22ª Semana de Letras - 8º Seminário Internacional de Língua e Liteatura "Espaços de Circulação da Linguagem". 2004. (Seminário).

32.
3ª Semana Acadêmica de Letras: "Diversidade cultural". 2004. (Outra).

33.
II Extraordinária Semana Acadêmica do Curso de Letras: "Letras, cultura e conhecimento. Que fronteiras são essas?". 2004. (Outra).

34.
I Seminário de Estudos Lingüísticos - III Seminário de Estudos Neolatinos. 2004. (Seminário).

35.
IX Congresso Internacional da ABRALIC. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, D. S.. IV Seminário de Práticas de Ensino em Língua Portuguesa. 2014. (Outro).

2.
LIMA, D. S.. 23ª semana de Letras - 9º Seminário Internacional de Lingua e Literatura. 2006. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1ºlugar no Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao Provimento de Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia o Pará - IFPA, publicado no Diário Oficial da União 07/02/2014, página 58.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 14:02:32