Paloma Oliveira de Carvalho Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4150417300695515
  • Última atualização do currículo em 31/01/2018


Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Professora Adjunta de Teoria da Arte do Departamento de Artes da UERJ, com linha de pesquisa em fenômenos cromáticos (principal área de pesquisa), artes visuais, fotografia e cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paloma Oliveira de Carvalho Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, P. O. C.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em Yale University (Orientador: Kenneth David JAckson).
Título: o pensamento da cor em Josef Albers, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: João Masao Kamita.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: cor; Albers; bauhaus.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2003 - 2005
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Donald Judd: cor, interação entre matéria e luz,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Ronaldo Brito Fernandes.
2003 - 2004
Especialização em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 372h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1995 - 1999
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: proferror adjunto, Carga horária: 9
Outras informações
professora das disciplinas "Plástica" e "Padronagem" do Departamento de Design da PUC-Rio

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40


Chinati Foundation, CHINATI, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: residencia, Enquadramento Funcional: residente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 20
Outras informações
área de atuação Teoria da Arte. Departamento: História e Teoria da Arte



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Grupo de Estudos da Cadeia Produtiva do Figurino e da Indumentária
Descrição: Grupo multidisciplinar de Estudos da Cadeia Produtiva do Figurino e da Indumentária.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Paloma Oliveira de Carvalho Santos - Coordenador / Manoel Silvestre Friques - Integrante / joão cícero bezerra - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2012
"Outros espaços ? arte, arquitetura, cidade contemporânea"
Descrição: Grupo de estudo e pesquisa constituído de professores e alunos da PUC-Rio a partir do convite do prof Nelson Brissac Peixoto (PUC-SP), curador do projeto ArteCidade, para acompanhar, discutir e registrar a intervenção do artista plástico José Resende em área industrial no bairro da Mooca, em São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Territórios transitivos - lugares de latência
Descrição: Pesquisa tem como objetivo investigar lugares e objetos no território da cidade, em geral resultantes de uma alteração drástica da paisagem, mas que carregam a marca da irresolução. Nem o espaço nem o tempo se decidiu nesses locais, daí a marca da transitividade e da latência. A pesquisa se insere na intersecção entre arte, arquitetura e cidade e, inicialmente, toma o território da cidade do Rio de Janeiro como tema de investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Anima (PUCRJ)
2011 - Atual
Periódico: Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE
2013 - Atual
Periódico: Anima (PUCRJ)


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
bolsa nota dez, FAPERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, P. O. C.2017SANTOS, P. O. C.; GONCALVES, N. M. ; ASSUMPCAO, F. S. . Phenomenology and Carnival Production Chain. BRAZILIAN JOURNAL OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 4, p. 1-11, 2017.

2.
SANTOS, P. O. C.2013SANTOS, P. O. C.; REIS, C. ; FRIQUES, M. S. . Arte e Política em Joseph Beuys: o Homem como obra de arte. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE, v. 4, p. 1-21, 2013.

3.
SANTOS, P. O. C.2012SANTOS, P. O. C.; LENZ-CESAR, C. . Uma diretriz para a escolha das cores na estamparia : a adequação à identidade de uma marca. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE, v. 3, p. 66-83, 2012.

4.
SANTOS, P. O. C.2009 SANTOS, P. O. C.. A cor na obra de Donald Judd: interação entre matéria e luz. ARS (São Paulo), v. 7, p. 126-149, 2009.

5.
SANTOS, P. O. C.2003SANTOS, P. O. C.. Croce e o Breviário de Estética: um clássico. Logos (UERJ. Impresso), Rio de Janeiro, v. 18, p. 163-172, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, P. O. C.. Inovação, Estudos e Pesquisas: reflexões para o Universo têxtil e de confecção. 1. ed. rio de janeiro: Estação das Letras e Cores/ SENAI CETIQT, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, M. S. ; NEDER, M. Q. F. A. ; SANTOS, P. O. C. . Color me happy. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, P. O. C.; FRIQUES, M. S. . A Cadeia Produtiva do Figurino: desafios e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
DAIX, P. ; BURLAMAQUI, M. C. ; GRAS, L. ; SANTOS, P. O. C. . Maria Carmem Perlingeiro. Rio de Janeiro: Editora do Autor: Maria Carmem Perlingeiro/ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2013 (biografia).

2.
SANTOS, P. O. C.. cor luz e arte moderna: concretude e espiritualização 2013 (publicação em blog).

3.
Barraeiro, G. P. ; DAVILA-VILLA, U. ; SANTOS, P. O. C. . Waltercio Caldas. porto alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012 (cronologia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, P. O. C.; PINTO, A. C. ; GONCALVES, N. M. . Ação Educativa ?O que leva o corpo?: cultura e linguagem dos acessórios'. 2014. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SANTOS, P. O. C.. Exposição Reverso Ana Paula Lopes e Paloma Carvalho. 2016. Pintura.

2.
SANTOS, P. O. C.. jogo de damas. 2015. Performance.

3.
SANTOS, P. O. C.. Rosane Abreu Franco Pintura. 2012. Outra.

4.
CAMARGO, R. F. T. ; SANTOS, P. O. C. . coordenação da Exposição 'Modos de Vestir na Belle Epoque Carioca'. 2012. Outra.

5.
LUSTOSA, H. M. ; SANTOS, P. O. C. . Lygia de Pele a Pele. 2009. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BIERI, A; ACHCAR, A.; SANTOS, P. O. C.. Participação em banca de Ana Paula Rocha Augusto Lopes. Balinha, o mais doce espetáculo da Terra. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DANZINGER, L. M. B.; ARAUJO, F. C.; SANTOS, P. O. C.. Participação em banca de Herbert Roberto da Paz López.Narrativas Gráficas da Memória e Burajiru, um lugar do Imaginário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, P. O. C.. 24 SEMIC - Semana de Iniciação científica. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso de Clínica Junguiana e Arteterapia: Tradições e História da Arte. A Sincronicidade na Obra de Jackson Pollock. 2017. (Congresso).

2.
Seminário Internacional História Social da Cultura- Mestrado 25 anos. 2012. (Seminário).

3.
VIII Congresso de Engenharia de Produção do Entretenimento - O Sabado é uma Ilusão. 2012. (Congresso). figurino na cadeia produtiva do entretenimento. 2012. (Congresso).

4.
I Seminário Nacional de Pós-graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder.?A descentralização dos discursos históricos nas Fundações de artistas: a experiência da Chinati Foundation como alternativa ao modelo tradicional de Museu?.. 2008. (Seminário).

5.
IV Encontro de História da Arte: A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão.?O espaço expositivo e o tempo de reflexão: deslocamentos e percursos nas experiências contemporâneas das Fundações Iberê Camargo, em Porto Alegre e Chinati, no Texas, EUA?. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, P. O. C.; FRIQUES, M. S. . I Seminario de Figurino e Indumentaria. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Laís Ferraz Bastos. "Imagens da mulher nos cartazes de convocação da cruz vermelha para a primeira guerra mundial". Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Hermeto. Formas Modernas: decifrando Modelagens de Laura Rodrigo Octavio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

2.
Nathalia Herbster. A importância do figurino para a construção do mito Elvis Presley. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

3.
Amanda Alves da Silva. A Cor na Obra de Pedro Almodóvar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

4.
Manuela de Meneses. O Figurino da Fantasia Épica: um estudo de caso da série ?Game of Thrones?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

5.
Erika Teixeira Passos. O Processo Civilizatório da Corte Joanina e seus desdobramentos na Indumentária Masculina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

6.
Maria Dalva Gonçalves Pereira. Apresentação dos métodos e processos de fabricação para costureiras da ala das baianas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

7.
Camila do Nascimento Dominguez. O figurino Fantástico de Ney Mato Grosso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

8.
Helida Serimarco Gomes. A Roupa de Papel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

9.
Camila Nogueira Barbosa Alves dos Reis. Joseph Beuys: o homem como a mais importante obra de arte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

10.
Victória Carvalho Ramos. A indumentária cangaceira e suas representações no carnaval e em outras produções artísticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

11.
Marcela Fauth Fernandes. Bombacha: origens, evolução, transformações; variações da modelagem da indumentária tradicional gaúcha masculina. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

12.
Teresa Cristina Silva Pinto de Abreu Santana. A Mulher de Roxo: Histórias tecidas pela indumentária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

13.
Deborah Sayão Junqueira. Almodóvar e o Maneirismo: Aspectos Anticlássicos na Obra do Cineasta Espanhol. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

14.
Lyz Nery Campos. A desordem na Escolha da Roupa: os erros do desfile da G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra de 2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

15.
Adriana Torelly. Patchwork, retratos de Emília, Uma Colcha Falante: Fragmentos do conto de Monteiro Lobato ?A Pílula Falante? narrado em uma colcha de Retalhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

16.
Bruno Baptista da Silva Ennes. Corantes Naturais: mais cores para a paleta do figurinista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

17.
Bruna de Oliveira Dell´Isola. Saravá, divino Mestre Zé Pelintra: simbologias modernas do sertanejo ao carioca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

18.
Camila Amada dos Santos Silva. A desconstrução da personagem através do uso da maquiagem de efeito especial: Estudo de caso dos filmes Olga e A Suprema Felicidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

19.
Cíntia Maria Faustino Felix. Cultura e Indumentária Hip Hop Masculina: o funk dos anos 1970 e a identidade atual juvenil de Madureira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.

20.
Zaira de Paula Xavier. O desempenho mercadológico internacional de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Ernesto Neto e Vik Muniz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em artes visuais habilitação figurino e Indumentaria) - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Orientador: Paloma Oliveira de Carvalho Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, P. O. C.2012SANTOS, P. O. C.; LENZ-CESAR, C. . Uma diretriz para a escolha das cores na estamparia : a adequação à identidade de uma marca. Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE, v. 3, p. 66-83, 2012.

2.
SANTOS, P. O. C.2017SANTOS, P. O. C.; GONCALVES, N. M. ; ASSUMPCAO, F. S. . Phenomenology and Carnival Production Chain. BRAZILIAN JOURNAL OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 4, p. 1-11, 2017.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, P. O. C.; PINTO, A. C. ; GONCALVES, N. M. . Ação Educativa ?O que leva o corpo?: cultura e linguagem dos acessórios'. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 9:00:36