Welson Barbosa Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8599430884006372
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Pós Doutor em Educação Escolar pela UNESP - 2018, Doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - 2015, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU - 2010 e graduado em ciências exatas e naturais pela Universidade de Uberaba - 1990 e em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins - 2017. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás ? UFG, Líder do Grupo de Pesquisa Educação no Cerrado e cidadania, Coordenador de Pesquisa e Extensão da UAECH - UFG, Consultor do Núcleo de Acessibilidade da UFG - Regional Goiás, membro da câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Regional Goiás e Vice Coordenador de Estágio Docência na Licenciatura em Educação do Campo LEdoC. Como pesquisador, tem como referência Michel Foucault e estuda vulnerabilidade e risco de suicídio entre adolescente do sexo masculino e subjetividades da formação docente para a escola campesina (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Welson Barbosa Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, UFG- UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS HUMANAS - SANTANA.
Unidade Acadêmica Especial de Ciências H.
CENTRO
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33712900
URL da Homepage: https://www.goias.ufg.br/n/84548-regional-goias-recebe-acao-cultural-do-grupo-de-danca-por-qua


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Adolescência Heteronormativa Masculina: Entre a Construção ?Obrigatória? e a Desconstrução Necessária, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: masculinidade.
2007 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: A educação sexual no contexto do ensino de biologia: um estudo sobre as concepções de professores/as do ensino médio em Uberaba/MG,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Doutora Marisa Lomônaco de Paula Naves..
2007 - 2008
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 473h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: as abordagens da biologia educacional sobre um perfil multicultural e sociologico da vida.
Orientador: Maria Veranilda Soares Mota.
1986 - 1990
Graduação em ciencias exatas e naturais.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Bolsista do(a): caixa economica federal, CEF, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Adolescencia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação, cultura e subjetividade.


Formação Complementar


2011 - 2011
Psicobiologia dos Distúrbios da Ansiedade. (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas no curso de Licenciatura em Educação do Campo : - Educação Sexualidade e Gênero - Estagio Supervisionado I - Estagio Supervisionado III - Tópicos em Biologia IV - Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza III - Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza I - Metodologia Ciêntifica - Tempo comunidade I - Educação Cultura e formação do pensamento político Brasileiro

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFG- UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS HUMANAS - SANTANA, .

06/2016 - Atual
Extensão universitária , UFG- UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS HUMANAS - SANTANA, .

Atividade de extensão realizada
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO.
04/2016 - Atual
Direção e administração, UFG - Regional Goiás, .

Cargo ou função
VICE COORDENADOR DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA.
04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFG- UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS HUMANAS - SANTANA, .

04/2016 - Atual
Estágios , UFG- UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS HUMANAS - SANTANA, .

Estágio realizado
ESTÁGIO DOCÊNCIA.
12/2015 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
12/2015 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas
12/2015 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia II - Genética para o Ensino de ciências
12/2015 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Diversidade em Educação
Outras informações
como pesquisador do grupo Diversidade em Educação, coordenado pelo Prof. Dr. Nilson Fernandes Dinis, participo e desenvolvo pesquisas na área de subjetividades na adolescência masculina e suas implicações no nosso tempo


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: PESQUISADOR - LEDIF - UFU, Enquadramento Funcional: MEMBRO PESQUISADOR - LEDIF, Carga horária: 3
Outras informações
Como pesquisador do LEDIF - Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos, contribuo para trabalhos de pesquisa no campo do discurso tendo os princípios de Michel Foucault como referência. É a análise de discurso, base central de nossos estudos no grupo, que sustenta nossas metodologias de investigação nas áreas especificas de investigação que desenvolvemos. É a busca por melhor compreensão de questões como o suicídio adolescente no nosso tempo, um melhor entendimento das implicações de tais questões com a escola, a Educação e suas dinâmicas, é a base de todo o meu desenvolvimento profissional e acadêmico.


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biofísica
Ecologia - Bacharelado em Agronomia
Praticas Pedagógicas II - Licenciatura em Biologia
Praticas Pedagógicas IV - Licenciatura em Biologia
Praticas Pedagógicas VI - Licenciatura em Biologia
Praticas Pedagógicas II - Licenciatura em Química
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evoluçao
Zoologia dos Vertebrados

Escola Estadual Minas Gerais, EEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de biologia de Ens. Fund e Médio, Carga horária: 18


Fundação Educacional de Ituiutaba, FEIT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 24
Outras informações
MINISTRAÇÃO DE AULA PARA UM MÓDULO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR COM DURAÇÃO DE 24 HORAS


LICEU ALBERT AINSTAIN, LAA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: professor convidado, Enquadramento Funcional: convidado, Carga horária: 8
Outras informações
trabalhar Gênero e sexualidade com a turma do ultimo período de infermagem


escola Viva, EV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de biologia - Ensino Médio


Anglo Vestibulares, AV, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia Segundo Grau e Pré-vest


Colégio Nossa Senhora das Graças, CNSG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de biologia em segundo grau


Escola Estadual América, EEA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ciências no primeiro grau, Carga horária: 18


Escola Estadual Boolanger Pucci, EEBP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18


Escola Estadual Corina de Oliveira, EECO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de biologia em segundo grau, Carga horária: 18


Escola Estadual Coronel Jose Afonso de Almeida, EECJAA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de biologia em segundo grau, Carga horária: 18


Escola Estadual Horizonta Lemos, EEHL, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de ciências no primeiro grau, Carga horária: 18


Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, EEMHACB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de biologia em segundo grau, Carga horária: 18


Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, EENSA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de ciências no primeiro grau, Carga horária: 18


Escola Estadual São Benedito, EESB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de ciências no primeiro grau, Carga horária: 18



Linhas de pesquisa


1.
EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - Recursos Pedagógicos
2.
SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA: VIOLÊNCIA E ADOLESCÊNCIA


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MASCULINIDADES NO PLURAL: IMAGENS NA PERSPECTIVA DA TEORIA QUEER
Descrição: O presente projeto dedica-se à análise das masculinidades hegemônicas e cambiantes presentes nas esferas educacionais da cidade e do campo na Cidade de Goiás e sua articulação com concepções de masculinidades brasileiras, a partir da abordagem pautada em pesquisa quantitativa e qualitativa. Nesse sentido, procuraremos empreender um olhar atento, através da observação de campo, aplicação de questionários e realização de entrevistas, acerca das experiências com as representações sociais de gênero masculino e sua articulação com outras vivência sejam elas relacionadas à educação ou não.Metodologicamente estaremos referenciados nos estudos de Michel Foucault e Robert W Connell para entender as dinâmicas, objetivações e subjetivações que tais sujeitos enfrentam ao atuarem como sujeitos no masculino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Welson Barbosa Santos - Coordenador / Thiago Fernando Sant'Ana - Integrante.
2016 - 2018
O Gênero e a sexualidade na discussão: reconhecendo as diferenças para o melhor viver
Descrição: o Projeto de Pesquisa visa levantar conhecimentos referentes aos tipos de violência sexual e de gênero que envolve o publico escolar nas escolas do campo no município de Goiás GO. E, a partir dos conhecimento adquiridos, subsidiar formação inicial e continuada de professores para o espaço campesino.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Welson Barbosa Santos - Coordenador / Geovanna De Lourdes Alves Ramos - Integrante / Bruna Cardoso Cruz - Integrante / Thiago Fernando Sant'Ana - Integrante.
2016 - Atual
Pedagógico, lúdico e Ensino de Ciências: recursos pedagógicos na licenciatura do campo e ensino escolar no Município de Goiás/GO.
Descrição: A proposta é de edificar saberes referentes a importância de produção e uso de recursos didáticos em sala de aula na escola do campo para o ensino de ciências da natureza, tendo a formação inicial e continuada como referência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Welson Barbosa Santos - Coordenador / Geovanna De Lourdes Alves Ramos - Integrante / Vitor de Almeida Silva - Integrante / Carlos pereira - Integrante / Elisandra Carneiro de Freitas - Integrante / Raul Isaias Campos - Integrante.
2014 - 2014
Formação do Professor e os espaços nao formais de Educação
Descrição: Proposta de pesquisa em que os espaços nao formais de educação são utilizados para aplicação de conteúdos curriculares trabalhados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (29) .
Integrantes: Welson Barbosa Santos - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Projeto de Formação Docente Escola da Terra
Descrição: O curso se destina a 200 cursistas - professores que atuam em classes multisseriadas no campo e em escolas quilombolas voltadas para o ensino fundamental dos municípios que aderiram ao Programa Escola da Terra - do Ministério da Educação - jurisdicionados no Estado de Goiás. Os objetivos do programa são:Ofertar curso de aperfeiçoamento de 200 horas em regime presencial/alternância, para 200 cursistas (professores) da rede estadual e municipal de classes multisseriadas no campo ou quilombolas no Estado de Goiás; 2. Possibilitar suporte à formação de professores que atuam em classes multisseriadas no campo ou em escolas de comunidades quilombolas; 3. Delimitar problemáticas significativas da metodologia do ensino nas classes multisseriadas e apresentar proposições ao trabalho docente e à aprendizagem dos alunos; 4. Contribuir para o fortalecimento da escola do campo como espaço de apropriação do conhecimento historicamente produzido; 5. Promover o desenvolvimento técnico e político para a gestão, planejamento, execução e avaliação de processos pedagógicos próprios para a educação do campo; 6. Promover a formação docente crítica, com visão ampliada de mundo, da sociedade brasileira, dos processos sociais contemporâneos e a compreensão do campo, com sua história, seus valores, sua cultura, seus saberes, sujeitos e determinantes históricos, políticos, culturais e econômicos; 7. Contribuir para o desenvolvimento de experiências pedagógicas voltadas para a produção de estratégias educativas de intervenção qualitativa na realidade das escolas do campo; 8. Sistematizar e produzir materiais didáticos para as escolas do campo, que possibilitem o apoio pedagógico às atividades docentes, facilitando aos educandos o acesso ao conhecimento sistematizado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
UFG E ARPHOS: CAMINHOS PARA O REPENSAR DE IDENTIDADES EM VILA BOA DE GOIAS - GO
Descrição: A proposta tem como objetivo implementar ações para o desenvolvimento de roteiro turístico autossustentável e acessível pelo patrimônio material da Cidade de Goiás/GO. Para tanto, será realizado um estudo de viabilidade econômica financeira para proposta de roteiro turístico. Buscaremos, ainda, levantar dados de campo que subsidiem a análise e o monitoramento do desenvolvimento do turismo cultural, nas questões econômicas, de vulnerabilidade e acessibilidade, promovendo, dessa forma, o aprimoramento do saber cultural e histórico da população em idade escolar em situação de vulnerabilidade social para atuar como guia, subsidiando o implemento e eficiência do turismo local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Welson Barbosa Santos - Integrante / DENISE DE OLIVEIRA ALVES - Coordenador / Anderson Queiroz Lemos - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Itinerarius Reflectionis (UFG. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Itinerarius Reflectionis (Online)
2012 - Atual
Periódico: Revista Saberes Acadêmicos


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Saberes Academicos - Sistema ACIU de Educ. - FCETM - CESUBE
2014 - Atual
Periódico: Opsis (UFG)
2016 - Atual
Periódico: Itinerarius Reflectionis (Online)
2016 - Atual
Periódico: Itinerarius Reflectionis (UFG. Impresso)
2017 - Atual
Periódico: Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso)
2018 - Atual
Periódico: ALTERIDAD: REVISTA DE CIENCIAS HUMANAS, SOCIALES Y EDUCACIÓN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação, cultura e subjetividade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: gênero e sexualidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Adolescencia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Melhor Tese PPGE - 2015 - Indicação ao Prêmio CAPES 2016, UFSCar.
2014
CONCURSO PROFESSOR EFETIVO EDUCAÇAO 40 HORAS 2º COLOCADO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
2013
CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - 20 HORAS - 2º COLOCADO, UFG - CATALÃO.
2013
CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - 40 HORAS - 2º COLOCADO, PROCAMPO - UFG - CIDADE DE GOIÁS.
2001
Título de cidadao uberabense, Poder Legislativo de Uberaba.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:5
Welson Barbosa Santos  Data: 15/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, WELSON BARBOSA2018 SANTOS, WELSON BARBOSA; DINIS, NILSON FERNANDES . Violência e risco de suicídio na contrução das masculinidades adolescentes. CADERNOS PAGU, v. 1, p. 87-102, 2018.

2.
MOLINA, ANA MARIA RICCI2018MOLINA, ANA MARIA RICCI ; SANTOS, WELSON BARBOSA . Educação Sexual e currículo de ciências/biologia. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1149-1163, 2018.

3.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2017SANTOS, W. B.; Sant'Ana, Thiago Fernando ; Oliveira, H. J. . MASCULINIDADE E EDUCAÇÃO NO CAMPO Profissionalização e subjetividades docentes. ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE), v. 13, p. 01, 2017.

4.
Sant'Ana, Thiago Fernando2017 Sant'Ana, Thiago Fernando ; SANTOS, W. B. . A imagem do corpo entre a dignidade, a subalternização e a violência. BAGOAS - ESTUDOS GAYS: GÊNEROS E SEXUALIDADES, v. 11, p. 137-161, 2017.

5.
FALEIRO, W.2017FALEIRO, W. ; SANTOS, W. B. ; Farias, M. N . Atividades interdisciplinares na formação de professores de ciências da natureza no Estado Goiás. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 02, p. 07-20, 2017.

6.
CASTEJON, M.2017CASTEJON, M. ; SANTOS, W. B. ; DIAS, A. A. S. . RESENHA - BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. BOLETIM TÉCNICO IFTM, v. 3, p. 28-30, 2017.

7.
DIAS, W. F.2017DIAS, W. F. ; SANTOS, W. B. . Corpo na perspectiva da fé: transitando do profano ao sagrado. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, v. 06, p. 245-268, 2017.

8.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2015SANTOS, W. B.. DESAFIO DO CORPO NO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DA MASCULINIDADE ADOLESCENTE. O corpo é discurso, v. set- 2015, p. 09-13, 2015.

9.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2015SANTOS, W. B.; DINIS, N. F. . Escola, Discurso e Adolesência Masculina. Revista Ibero-Americana de estudos em Educação, v. 10, p. 965-985, 2015.

10.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2014SANTOS, W. B.; DINIS, N. F. . Adolescência heteronormativa masculina: entre a construção -obrigatória- e desconstrução necessária. OPSIS, v. 13, p. 87-102, 2014.

11.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2013SANTOS, W. B.; ALMEIDA, J. S. M. . Maquiavelismo que pode ser entendido como estratégias para o viver precavido. Revista Saberes Acadêmicos, v. 4, p. 61-63, 2013.

12.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2013SANTOS, W. B.; ALMEIDA, J. S. M. . Faoro e o pensamento político irrealizado. Revista Saberes Acadêmico. Revista Saberes Acadêmicos, v. 4, p. 58-60, 2013.

13.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2013SANTOS, W. B.; Borges, M. ; ALMEIDA, J. S. M. . Adolescência heteronormativa masculina: um enfrentamento com possibilidade de suicídio. Educação e Políticas em Debate, v. 2, p. 499-515, 2013.

14.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2012SANTOS, W. B.; ALMEIDA, J. S. M. . Os bons e os maus: os sujeitos do cristianismo e capitalismo. Revista Saberes Acadêmicos, v. 3, p. 47-51, 2012.

15.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2011SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. ; ALMEIDA, J. S. M. . Ensino de biologia, educação sexual e adolescência: desafios docentes no ensino médio. Revista Saberes Acadêmicos, v. 2, p. 24-29, 2011.

16.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2011SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; ALMEIDA, J. S. M. ; Moreira, F. A. . a EDUCAÇÃO SEXUAL COMO PARTE CURRICULAR DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA E AUXÍLIO A ADOLESCENTES: DIFICULDADES E DESAFIOS. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 7-18, 2011.

17.
SANTOS, W. B.;SANTOS, WELSON BARBOSA2011SANTOS, W. B.; ALMEIDA, J. S. M. . Adolescência masculina: desafios para além do conhecimento corporal. Revista Saberes Acadêmicos, v. 2, p. 61-67, 2011.

18.
Cardoso, R.2009Cardoso, R. ; M.I. Homsi Brandeburgo ; V.M. Rodrigues ; SANTOS, W. B. ; G.L.R. Souza ; PRUDENCIO, C. R. ; A.C.S. Siquieroli ; Goulart, L.R. . Peptide mimicking antigenic and immunogenic epitope of neuwiedase from Bothrops neuwiedi snake venom.. TOXICON, v. 0041, p. 254-261, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, W. B.; FALEIRO, W. ; Sant'Ana, Thiago Fernando ; DIAS, W. F. . O masculino e o feminino na escola: as contradições da norma e da forma discursivamente impostas. 1. ed. UBERLÂNDIA: NAVEGANDO, 2018. v. 1. 137p .

2.
SANTOS, W. B.; FALEIRO, W. ; Sant'Ana, Thiago Fernando ; DIAS, W. F. . O MASCULINO E O FEMININO NA ESCOLA: AS CONTRADIÇÕES DA NORMA E DA FORMA DISCURSIVAMENTE IMPOSTOS. 1. ed. UBERLÂNDIA: NAVEGANDO, 2018. v. 1. 137p .

3.
SANTOS, W. B.; MONTEIRO, H. S. R. ; SANTOS, R. S. ; ALVES, D. O. . TEORIAS E PRÁTICAS EM CIÊNCIAS: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 1. ed. GOIÂNIA: KELPS, 2018. v. 1. 159p .

4.
SANTOS, W. B.; MONTEIRO, H. S. R. (Org.) ; SANTOS, R. S. (Org.) ; ALVES, D. O. (Org.) . Teorias e prática: desafios para a educação do campo. 1. ed. GOIÂNIA: KELPS, 2018. v. 1. 150p .

5.
SANTOS, W. B.. Adolescência heteronormativa masculina: Entre a construção obrigatória e a desconstrução necessária. 1. ed. São Paulo: iNTERMEIOS, 2016. v. 1. 175p .

6.
SANTOS, W. B.. A Educação Sexual no contexto do Ensino de Biologia. 1. ed. SÃO PAULO: NOVAS EDIÇÕES ACÂDEMICAS, 2015. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, W. B.. A ESCOLA DO CAMPO: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE. In: Maria Zenaide Alves; Wender Faleiro. (Org.). TERRAFOR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PARTILHA DE SABERES. 1ed.UBERLÂNDIA: NAVAGANDO, 2018, v. 01, p. 43-54.

2.
PEREIRA, E. A. ; ALVES, D. O. ; SANTOS, W. B. . GÊNERO E SUBJETIVIDADES: PARA ALEM DA DESCONTRUÇÃO DE PAPÉIS. In: TEREZA CRISTINA SIQUEIRA CERQUEIRA. (Org.). Reflexões em psicologia e educação: diálogos contemporâneos. 1ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 121-136.

3.
ALVES, D. O. ; PEREIRA, E. A. ; SANTOS, W. B. . RESPONSABILIDADE SOCIAL E ACESSIONABILIDADE: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: TEREZA CRISTINA SIQUEIRA CERQUEIRA. (Org.). REFLEXÕES EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: diálogos contemporâneos. 1ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 187-206.

4.
Arbues, M. P. ; SANTOS, W. B. ; Santos, T. L. . Subalternia do Corpo feminino adolescente: desencadeando subjetividades por meio da norma e da forma. In: Ivonete Barreto de Amorim; Sandra Célia Coelho Gomes da Silva; Sueli Ribeiro Mota Souza. (Org.). Educação em Perspectivas: Interfaces do saber insurgente. 1ed.CURITIBA: CRV, 2018, v. 1, p. 87-102.

5.
SANTOS, W. B.; ALVES, D. O. ; FALEIRO, W. ; Fátima, I. M. . Educação inclusiva de pessoas com deficiência: concepções de estudantes de um curso de licenciatura em educação do campo. In: THIAGO F. SANT'ANNA; SELMA APARECIDA LEITE DE ANDRADE; MARGARETH PEREIRA ARBUÉS. (Org.). dAS PEDRAS AOS PILARES NA CIDADE DE GOIÁS. 1ed.GOIÂNIA: CEGRAF - UFG, 2018, v. 1, p. 135-155.

6.
SOUZA, J.C. ; RIBEIRO, K. F.D. ; SANTOS, W. B. . ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E OS MECANISMOS DE CONTROLE DOS CORPOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: SANTOS, W. B. MONTEIRO, H. S. R. SANTOS, R. S. ALVEZ, D. O.. (Org.). Teorias e prática: desafios para a educação do campo. 1ed.GOIÂNIA: KELPS, 2018, v. 1, p. 32-44.

7.
FERREIRA, V. L. S. ; SANTOS, W. B. . MULHER CAMPESINA E SUBALTERNIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Teorias e prática: desafios para a educação do campo. 1ed.GOIÂNIA: KELPS, 2018, v. 1, p. 87-99.

8.
SOUZA, J.C. ; RIBEIRO, K. F.D. ; SANTOS, W. B. . O MODELO 3DR, ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAMPO E CAPITAL CULTURAL EM PIERRE BOURDIEU. In: SANTOS, W. B. MONTEIRO, H. S. R. SANTOS, S. S. ALVES, D. O.. (Org.). Teorias e prática: desafios para a educação do campo. 1ed.GOIÂNIA: KELPS, 2018, v. 1, p. 47-59.

9.
Arbues, M. P. ; SANTOS, W. B. ; Santos, T. L. . SUBALTERNIA DO CORPO FEMININO ADOLESCENTE: desencadeando subjetividades por meio da norma e da forma - refletindo sobre questões de gênero e sexualidade na escola. In: IVONETE BARRETO DE AMORIM; SANDRA CÉLIA COELHO GOMES DA SILVA; SUELI RIBEIRO MOTA SOUZA. (Org.). EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA : INTERFACES DO SABER INSURGENTE. 1ed.CURITIBA: MRV, 2018, v. 1, p. 133-149.

10.
SANTOS, W. B.; ALVES, D. O. ; BORGES, D. G. . Repensando o Ensino de Ciências e Química nos Espaços Campesinos. In: Rodrigo da Silva Santos; Angela Adamski da Silva Reis; Aline Helena da Silva Cruz; Bruna Cardoso Cruz; Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso. (Org.). LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Ciências da natureza e formação docente. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2018, v. 1, p. 53-60.

11.
SANTOS, W. B.; ALVES, D. O. ; ALMEIDA, J. S. M. . Repensando o Ensino de Ciências e Química nos Espaços Campesinos. Concepção de Ciência e Ensino de Ciências da Natureza: Entre a Inclusão e a Subalternização. 1ed.Goiânia: UFG, 2018, v. 1, p. 37-47.

12.
SANTOS, W. B.; DIAS, W. F. ; FALEIRO, W. . Escola e religião na docilização de corpos: um emaranhado entre culpa e salvação que prevalece a influência à educação, saúde e sexualidade. In: Wender Faleiros; Maria Paulina de Assis. (Org.). CIÊNCIAS DA NATUREZA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Entre desafios e perspectivas. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2017, v. 1, p. 29-50.

13.
PAULA, G. X. ; SANTOS, W. B. ; Rocha Neta, G. D. ; ALMEIDA, J. S. M. . Cotidiano e saber científico: Fazendo para aprender e aperfeiçoar o que se pode ensinar. In: Wender Faleiros e Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e formação de professores: Entre desafios e perspectivas. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 319-326.

14.
SOUZA, J. L. G. ; SANTOS, W. B. ; ALMEIDA, J. S. M. . Formação inicial: quando o científico e o pedagógico se complementam. In: Wender Faleiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da natureza e formação de professores: entre desafios e perspectivas. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2017, v. 1, p. 327-336.

15.
SANTOS, W. B.; COTRIM, R. M. S. ; Molina, Luana Pagano . SUJEITO, CULTURA E DISCURSO CAMPESINO: O RELIGIOSO ATUANDO NAS SUBJETIVIDADES E POSSÍVEIS ENTENDIMENTOS DE VIOLÊNCIA. In: Cleudemar Alvez Fernandes. (Org.). À VIOLÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DO SIMBÓLICO AO LETAL. 1ed.SÃO PAULO: INTERMEIOS, 2017, v. 1, p. 135-162.

16.
SOUZA, J.C. ; RIBEIRO, K. F.D. ; SANTOS, W. B. . EJA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: quando as subjetividades de um contexto se evidenciam. In: Denise de Oliveira Alves; Erasmo Baltazar Valadão; Norma Lucia Neris de Queiroz.. (Org.). Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos. 1ed.BRASILIA: CRV, 2017, v. 1, p. 173-190.

17.
ALVES, D. O. ; ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Educação inclusiva de pessoas com deficiência: concepções de estudantes de um curso de licenciatura em educação do campo. In: DENISE DE OLIVEIRA ALVES; ERASMO BALTAZAR VALADÃO; NORMA LUCIA NERIS DE QUEIROZ. (Org.). EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS CONTRA HEGEMÔNICOS. 1ed.CURITIBA: CRV, 2017, v. 1, p. 87-102.

18.
SANTOS, W. B.; DINIS, N. F. . A pesquisa em educação, as tecnologiais digitais e metodologias: reflexões sobre como acessar discursos de estudantes adolescentes. In: Andreza Marques de Castro Leão; Luci Regina Muzzeti. (Org.). Perspectivas Práticas e Reflexões Educacionais. IVed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. IV, p. 279-302.

19.
SANTOS, W. B.; DINIS, N. F. . A arquegenealogia da adolescência: Para além de um método, caminho para a desnaturalização de uma forma. In: Andreza Marques de Castro Leão e Luci Regina Muzzeti. (Org.). ABORDAGEM PANORÂMICA EDUCACIONAL: da educação infantil ao ensino superior. 1ed.São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016, v. V, p. 279-316.

20.
SANTOS, W. B.; DINIS, N. F. . A arquegenealogia da adolescência: Para além de um método, caminho para a desnaturalização de uma forma. In: Andreza Marques de Castro Leão e Luci Regina Muzzeti. (Org.). ABORDAGEM PANORÂMICA EDUCACIONAL: da educação infantil ao ensino superior. 1ed.São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016, v. , p. 279-316.

21.
SANTOS, W. B.; DINIS, N. F. . A pesquisa em educação, as tecnologiais digitais e metodologias: reflexões sobre como acessar discursos de estudantes adolescentes. In: Andreza Marques de Castro e Luci Regina Muzzeti. (Org.). PERSPECTIVAS, PRÁTICAS E REFLEXÕES EDUCACIONAIS. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. , p. 279-302.

22.
SANTOS, W. B.; CASTEJON, M. . Corpo e masculinidade: Subjetivação, objetivação e risco de suicídio. In: Vilmar Prata; Nilton Milanez. (Org.). Filosofia do Suicídio: quando o corpo tem vez. Ied.Vitoria da Conquista: Editora Labedisco, 2016, v. I, p. 80-98.

23.
SANTOS, W. B.; CASTEJON, M. . Corpo e masculinidade: Subjetivação, objetivação e risco de suicídio. In: Vilmar Prata; Nilton Milanez. (Org.). Filosofia do suicídio: quando o corpo tem vez. 1ed.Vitoria da Conquista: Labedisco, 2016, v. 1, p. 80-98.

24.
SANTOS, W. B.; ALMEIDA, J. S. M. . Cinema e Educação: calços, percalços e percursos. Ações e contradições entre políticas públicas, cinema e escola. 1ed.Uberaba: UFTM, 2013, v. 1, p. 17-29.

25.
Naves, M. L. P. ; SANTOS, W. B. . Educação sexual no contexto do ensino de Biologia: desafios a enfrentar. In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). O Uno e o Diverso na Educação. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2012, v. , p. 231-243.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, W. B.. adolescência e conflitos no período escolar. adolescência e conflitos no período escolar, uberaba, p. 20 - 21, 10 set. 2004.

2.
SANTOS, W. B.. Conscientização Individual Combate Escacez de Água. jornal de uberaba, uberaba, 23 jun. 2004.

3.
SANTOS, W. B.. Alcoolismo Atinge 15% da População Mundial. jornal cultural, 20 jun. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
De Paula, G. X. ; Rocha Neta, G. D. ; SANTOS, W. B. . SUBJETIVIDADE CAMPESINA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: QUANDO O COTIDIANO E O CIENTÍFICO SE JUNTAM. In: III SIFEDOC III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Resistência e Emancipação Social e Humana, 2017, EREXIN. III SIFEDOC III Seminário Internacional de Educação do Campo e III Fórum de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul: Resistência e Emancipação Social e Humana, 2017.

2.
SANTOS, W. B.; Oliveira, H. J. ; LEAO, A. M. C. . HOMEM NA ESCOLA: as subjetividades de um profissional e seus enfrentamentos. In: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP 2017, 2017, CATALÃO. http://media.wix.com/ugd/898a9f_381c3a5253e0497b92ef4d254d2de498.pdf, 2017.

3.
SANTOS, W. B.; Rocha Neta, G. D. ; LEAO, A. M. C. . CORPO, SUBJETIVIDADES E EDUCAÇÃO: entre a violência e os discursos do não reconhecimento. In: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP 2017, 2017, CATALÃO. http://media.wix.com/ugd/898a9f_381c3a5253e0497b92ef4d254d2de498.pdf, 2017.

4.
CARDOSO, F. A. P. ; SANTOS, W. B. ; Fátima, I. M. ; Monteiro, S. F. . INCLUSÃO E ESCOLA CAMPESINA: discutindo a necessidade de pessoa com necessidades especiais no campo. In: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP 2017, 2017, CATALÃO. http://media.wix.com/ugd/898a9f_381c3a5253e0497b92ef4d254d2de498.pdf, 2017.

5.
Souza, J. L. G. ; SANTOS, W. B. ; ALMEIDA, J. S. M. . FORMAÇAO INICIAL: quando o cientifico e o pedagógico se complementam. In: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP 2017, 2017, CATALÃO. http://cecifop.wixsite.com/cecifop, 2017.

6.
De Paula, G. X. ; SANTOS, W. B. ; Rocha Neta, G. D. ; ALMEIDA, J. S. M. . COTIDIANO E SABER CIENTIÍFICO: fazendo para aprender e aperfeiçoar o que se pode ensinar. In: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores - CECIFOP 2017, 2017, CATALÃO. http://cecifop.wixsite.com/cecifop, 2017.

7.
ALVEZ, J. S. ; SANTOS, W. B. ; Rocha Neta, G. D. . CORPO, EDUCAÇÃO E CAMPO: ALGUMAS LEITURAS. In: I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo, 2017, SÃO CARLOS. I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo, 2017.

8.
De Paula, G. X. ; SANTOS, W. B. ; ALVEZ, J. S. . LICENCIATURA DO CAMPO E SEUS ENFRENTAMENTOS: o científico e o senso comum se conectando. In: I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo, 2017, SÃO CARLOS. I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo, 2017.

9.
SANTOS, W. B.; SOUZA, J. L. G. ; ALVEZ, J. S. . FORMAÇÃO INICIAL: QUANDO O CIENTÍFICO E O PEDAGÓGICO SE COMPLEMENTAM. In: I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo, 2017, SÃO CARLOS. I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e pesquisas sobre Educação no Campo, 2017.

10.
SOUZA, J.C. ; RIBEIRO, K. F.D. ; SANTOS, W. B. . DESAFIOS EDUCACIONAIS CAMPESINOS: Pensando e repensando a educação no campo para jovens e adultos. In: Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo - CIBEPOC, 2017, CATALÃO. Alfabetização, Letramento e Educação de Jovens e Adultos, 2017. v. 1. p. 01-14.

11.
ALVES, D. O. ; SANTOS, W. B. ; CERQUEIRA, T. C. S. . INTERFACE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE LEGISLAÇÕES E POLÍTICAS. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO, 2017, São Carlos. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO. São Carlos: UFSCar, 2017. v. I. p. 73-86.

12.
FALEIRO, W. ; Farias, M. N ; SANTOS, W. B. . ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM GOIÁS. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO, 2017, São Carlos. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO. São Carlos: UFSCar, 2017. v. 1. p. 626-639.

13.
De Paula, G. X. ; SANTOS, W. B. ; ALVEZ, J. S. . LICENCIATURA DO CAMPO E SEUS ENFRENTAMENTOS: O CIENTÍFICO E O SENSO COMUM SE CONECTANDO. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO, 2017, São Carlos. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO. São Carlos: UFSCar, 2017. v. 1. p. 778-782.

14.
SANTOS, W. B.; RAMOS, G. L. A. ; Molina, Luana Pagano . Agronomia e Biologia na educação: perspectivas acadêmicas em conjunto na Licenciatura do Campo na UFG ? Goiás. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2016, Uberlândia. http://www.webconf.ufu.br/p9lyo7pk27u/?launcher=false&fcsContent=true&pbMode=normal, 2016.

15.
SANTOS, W. B.; Castro, NUbia Pereira de Moraes ; Assis, Waldomira dos Reis Matias Pereira . EDUCACÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS - GO: DA DINÂMICA DE ASSENTADOS A PRODUÇÃO AGRÍCOLA PARA FEIRAS E A MERENDA ESCOLAR. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, 2016, Uberlândia. http://www.webconf.ufu.br/p458cqf9dbe/?launcher=false&fcsContent=true&pbMode=normal, 2016.

16.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Pesquisas científicas no Ensino de Química e Biologia em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. In: VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis, 2016, Iporá. IV Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis. Iporá: UEG, 2016. v. I. p. 6013-622.

17.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Resíduos industriais como tema gerador para o Ensino de Química e Agronomia na Licenciatura do Campo.. In: VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis, 2016, Iporá. VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis. Iporá: UEG, 2016. v. I. p. 623-632.

18.
TEIXEIRA, D. C. ; RAMOS, G. L. A. ; MORINAGA, G. Y. ; SANTOS, W. B. ; CASTEJON, M. . EDUCAÇÃO E CIDADE: PRÁTICAS DE ENSINO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, BAURU. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO, 2015.

19.
MORINAGA, G. Y. ; RAMOS, G. L. A. ; SANTOS, W. B. ; OLIVEIRA, V. H. V. ; CASTEJON, M. . EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: POSSIBILIDADES PARA UM ENSINO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA.. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2015, BAURU. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2015.

20.
SOUZA, A. A. ; OLIVEIRA, C. R. M. ; OLIVEIRA, K. A. ; SANTOS, W. B. ; RAMOS, G. L. A. . A CIDADE QUE EDUCA E AS DISTORÇÕES DO CAPITALISMO SOBRE O EDUCAR.. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2015, BAURU. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO, 2015.

21.
OLIVEIRA, K. A. ; OLIVEIRA, C. R. M. ; SOUZA, A. A. ; SANTOS, W. B. ; RAMOS, G. L. A. . ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: FERRAMENTA DE DESCONSTRUÇÃO DE VÍCIOS NO ENSINAR.. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO, 2015, BAURU. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO, 2015.

22.
SANTOS, W. B.; Borges, M. . Dispositivos e praticas de poder nos documentos oficiais municipais da educação em Uberaba. In: VII simpósio Internacional: O Estado e as Politicas Educacionais no tempo presente, 2013, Uberlandia. http://www.viisep.faced.ufu.br/, 2013.

23.
SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. ; ALMEIDA, J. S. M. . A educação sexual no contexto do ensino de Biologia: desafios e limitações no trabalho docente. In: I Seminário Internacional Gênero, sexualidade e mídia - Olhares plurais para o cotidiano, 2011, Bauru. I Seminário Internacional Gênero, sexualidade e mídia - Olhares plurais para o cotidiano, 2011.

24.
SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. . A Educaçao Sexual no Contexto do Ensino de Biologia. In: X Encontro De Pesquisa Em Educação Da Anped Centro Oeste, 2010, Uberlândia. X Encontro De Pesquisa Em Educação Da Anped Centro Oeste. UBERLANDIA: SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UFU, 2010. v. I. p. 65-65.

25.
SANTOS, W. B.; Moreira, F. A. ; MARIA VIEIRA . Políticas Públicas e Gestão Educacional na Lente do Cinema. In: V Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009, uberlandia. Anais do V Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009.

26.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Melo, G. F. . O Relacionamento pedagógico entre professores e monitores frente ao processo ensino-apremdizagem. In: IX Seminário Regional sobre Formação do Educador, 2008, Uberlândia-MG. IX Seminário Regional sobre Formação do Educador, 2008.

27.
Moreira, F. A. ; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. ; SANTOS, W. B. . Educação Superior nas Instituições Privadas e seus Desafios: Uma tentativa de Inclusão?. In: III Seminário Nacional de Educação Especial e II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2008, Uberlândia-MG. Anais do III Seminário Nacional de Educação Especial e II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2008.

28.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. . A Transfornação do Corpo Adolescente e a Construção do Sujeito Masculino. In: 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste, 2008, Brasília-DF. Anais do 9° Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED - Centro-Oeste, 2008.

29.
Moreira, F. A. ; SANTOS, W. B. ; Bayão Jr., M. C. . Uma análise comparativa sobre as história da educação e as atuais transformações no ensino. In: IX Seminário Nacional UNO e Diverso na educação escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação Do Educador, 2008, Uberlândia-MG. Anais do IX Seminário Nacional UNO e Diverso na educação escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação Do Educador, 2008.

30.
SANTOS, W. B.; Moreira, F. A. ; Bayão Jr., M. C. . A Função da escola na determinação do seu saber. In: IX Seminário Nacional Uno E O Diverso Na Educação Escolar E XIV Seminário Regional Sobre Formação Do Educador, 2008, Uberlândia-MG. Anais doIX Seminário Nacional Uno E O Diverso Na Educação Escolar E XIV Seminário Regional Sobre Formação Do Educador, 2008.

31.
SANTOS, W. B.; Ribeiro, M. L. L. ; PASENIKE, S. C. O. . Bases Epistemológicas Da Construção Do Conhecimento Escolar. In: IX Seminário Nacional Uno E O Diverso Na Educação Escolar E XIV Seminário Regional Sobre Formação Do Educador, 2008, Uberlandia. IX Seminário Nacional Uno E O Diverso Na Educação Escolar E XIV Seminário Regional Sobre Formação Do Educador, 2008.

32.
SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. ; Moreira, F. A. ; Bayão Jr., M. C. ; Cardoso, R. . O desafio docente frente as transformações e construções da adolescência masculina. In: VI Mostra de produção científica UNIPAC, 2008, Araguari. VI Mostra de produção científica UNIPAC, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, D. C. ; MORINAGA, G. Y. ; RAMOS, G. L. A. ; CASTEJON, M. ; SANTOS, W. B. . EDUCAÇÃO E CIDADE: PRÁTICAS DE ENSINO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. In: CONGRESSO BRASLEIRO DE EDUCAÇAO, 2015, BAURU. V CBE, 2015.

2.
FURTADO, A. C. B. ; RAMOS, G. L. A. ; CASTEJON, M. ; SANTOS, W. B. ; MORINAGA, G. Y. . O Ensino para além da sala de aula: saberes, práticas e representações em Darwin e a arte.. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2015, BAURU. V CBE, 2015.

3.
MORINAGA, G. Y. ; OLIVEIRA, V. H. V. ; RAMOS, G. L. A. ; CASTEJON, M. ; SANTOS, W. B. . Educação em espaços não formais: possibilidades para um ensino de Biologia Evolutiva. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, BAURU. V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO, 2015.

4.
SOUZA, A. A. ; OLIVEIRA, C. R. M. ; OLIVEIRA, K. A. ; SANTOS, W. B. ; RAMOS, G. L. A. . A CIDADE QUE EDUCA E AS DISTORÇÕES DO CAPITALISMO SOBRE O EDUCAR. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO, 2015, BAURU. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO, 2015.

5.
OLIVEIRA, K. A. ; SOUZA, A. A. ; OLIVEIRA, C. R. M. ; SANTOS, W. B. ; RAMOS, G. L. A. . ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: FERRAMENTA DE DESCONTRUÇÃO DE VÍCIOS NO ENSINAR. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO, 2015, BAURU. V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO, 2015.

6.
Moreira, F. A. ; SANTOS, W. B. . Educação e sociedade na lente do cinema. In: X Seminário Nacional o uno e o diverso na Educação Escolar e IV Seminário de didática: docência e formação de professores, 2009, UBERLANDIA. Anais do X Seminário Nacional o uno e o diverso na Educação Escolar e IV Seminário de didática: docência e formação de professores, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Química na cozinha: uma proposta para motivar o Ensino de Química para alunos do Ensino Médio. In: VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis., 2016, IPORÁ. 6 Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis.. IPORÁ: UEG, 2016. v. I. p. 63-63.

2.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Solo: tema gerador para o Ensino de Química.. In: IV Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis., 2016, IPORÁ. IV Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis.. IPORÁ: UEG, 2016. v. I. p. 64-64.

3.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Biodigestor anaeróbico aplicado ao Ensino de Química. In: IV Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis., 2016, IPORÁ. VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis.. IPORÁ: UEG. v. 1. p. 87-87.

4.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Utilização da água de aparelhos de ar condicionado como tema gerador para o Ensino de Química. In: Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis, 2016. Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis. IPORÁ: UEG, 2016. v. 1. p. 92-92.

5.
ALMEIDA, J. S. M. ; SANTOS, W. B. . Produção de sabão ecológico: uma proposta para motivar o Ensino de Química. In: VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis, 2016, IPORÁ. VI Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis. IPORÁ: UEG, 2016. v. 1. p. 92-92.

6.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. . A transformação do corpo adolescente e a construção do sujeito masculino: uma aboradagem para a educação. In: I Congresso Brasileiro de Educação Sexual/ III Simpósio de Sexualidade e Educação/ I Colóquio de Pesquisadores Iniciantes em Educação Sexual, 2008, Araraquara-SP. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Sexual/ III Simpósio de Sexualidade e Educação/ I Colóquio de presquisadores iniciantes em educação sexual, 2008.

7.
Moreira, F. A. ; Naves, M. L. P. ; SANTOS, W. B. ; Cardoso, R. . Educação Sexual na Adolescência: Ajuda e Inclusão de Meninos na Escola. In: III Seminário Nacional de Educação Especial e II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2008, Uberlândia-MG. Anais do III Seminário Nacional de Educação Especial e II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2008.

8.
Cardoso, R. ; SANTOS, W. B. ; Bayão Jr., M. C. ; Naves, M. L. P. . Uma abordagem pedagógica sobre as transformações e construções da masculinidade adolescente. In: IV Simpósio Internacional:, 2008, Uberlândia-MG. Anais do IV Simpósio Internacional:, 2008.

9.
Bernardes, P. O. ; Silva, D. B. ; Miranda, G. J. ; SANTOS, W. B. ; Oliveira, J. W. . Verificação: Uma avaliação traumática. In: IV Simpósio Internacional, 2008, Uberlândia-MG. Anais do IV Simpósio Internacional, 2008.

10.
SANTOS, W. B.; Moreira, F. A. ; Bayão Jr., M. C. . O saber escolar na determinação da função da escola. In: V Semana acadêmica e IV Semama do servidor da UFU, 2008, Uberlândia-MG. Anais da V Semana acadêmica e IV Semama do servidor da UFU, 2008.

11.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Vieira, C.U. ; Souza, G.L.R ; PRUDENCIO, C. R. ; pereira ; Goulart, L.R. . Reprodução da resposta imunogenica contra neuwiedase, uma toxina da serpente Bothrops pauloensis, por meio de imunizaçoes em camundongos BALBc com peptideos recombinantes - Mimetopos expressos em fagos. In: 53 Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Aguas de Lindoia. 53 Congresso Brasileiro de Genétic, 2007.

12.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Vieira, C.U. ; Pissetti, P. T. ; PRUDENCIO, C. R. ; Messias, F. F. ; Almeida, J.F. ; Souza, G. L. R. ; Rodrigues, V. M. ; Goulart, L.R. . Construção de bibliotecas combinatorias scFv a partir de repertório de galos imunizados com extrato total de Toma cruziripanos. In: 53 Congresso Brasileiro de Genética, 2007, Aguas de Lindoia. 53 Congresso Brasileiro de Genétic, 2007.

13.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. . Educação superior inserção ou exclusão social?. In: II Simpósio Internacional: O estado e as Políticas no Tempo Presente, 2007, Uberlândia-MG. CD do II Simpósio Internacional: O estado e as Políticas no Tempo Presente, 2007.

14.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Vieira, C.U. ; Patricia Fujimmura ; Souza, G. L. R. ; PRUDENCIO, C. R. ; pereira ; Goulart, L.R. . Obtenção e análise estrutural de peptídeos sintéticos relacionados com as enzimas lactato desidrogenase de parasitas do genero Plasmódium. In: 52º Congresso Brasileiro de Genética, 2006, Foz do Iguaçu. 52º Congresso Brasileiro de Genética, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, WELSON BARBOSA; Molina, A. M. R. ; DINIS, N. F. . Educação Sexual e currículo de ciências/biologia: desafios à prática docente. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, W. B.. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, O FEMININO E O MASCULINO: contradições e implicações na adolescência de uma construção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, W. B.. EDUCAÇÃO SEXUAL E MASCULINIDADE COMO FOCO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, W. B.. eDUCAÇÃO E SUICÍDIO ADOLESCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, W. B.. SUICÍDIO ADOLESCENTE NA PERSPECTIVA DE MICHEL FOUCAULT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, J.C. ; RIBEIRO, K. F.D. ; SANTOS, W. B. . Desafios Educacionais Campesinos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, W. B.. Educação e ensino de biologia: o que isso tem a ver com o suicídio na adolescência?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, W. B.. Pesquisa científica em Michel Foucault. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, W. B.. Meio Ambiente e Formação técnica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, W. B.. Sexualidade e gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, W. B.; Borges, M. . Dispositivos e praticas de poder nos documentos oficiais municipais da educação em Uberaba - MG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. ; ALMEIDA, J. S. M. . A Educação Sexual No Contexto Do Ensino De Biologia: Desafios E Limitações No Trabalho Docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. . A educaçao Sexual no contexto do ensino de biologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, W. B.. Educação e sociedade na lente do cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, W. B.. Políticas Públicas e Gestão Educacional na Lente do Cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANTOS, W. B.. A função da escola na determinação do seu saber.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTOS, W. B.; Moreira, F. A. ; Bayão Jr., M. C. . Uma análise comparativa sobre a história da educação e as atuais transformações do ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Melo, G. F. . O relacionamento pedagógico entre professores e monitores frente ao processo ensino aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTOS, W. B.; PASENIKE, S. C. O. ; Ribeiro, M. L. L. . Bases epistemológicas da construção do conhecimento escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, W. B.; Moreira, F. A. ; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. . Educação superior nas instituições privadas e seus desafios "Uma tentativa de inclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. ; Moreira, F. A. . Educação sexual na adolescência " ajuda e inclusão de meninos na escola".. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Moreira, F. A. . O desafio docente frente as transformações e construções da adolescência masculina.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. . A transformação do corpo adolescente e a construção do sujeito masculino.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Cardoso, R. ; Bayão Jr., M. C. ; Naves, M. L. P. ; SANTOS, W. B. . abordagem pedagógica sobre as transformações e construções da masculinidade adolescente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, W. B.; Moreira, F. A. ; Bayão Jr., M. C. . O saber escolar na determinação da função da escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Miranda, G. J. ; SANTOS, W. B. ; Bernardes, P. O. ; Oliveira, J. W. ; Silva, D. B. . Verificação uma avaliação traumática.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTOS, W. B.; Cardoso, R. ; Naves, M. L. P. . adolescente e o sujeito masculino - Uma abordagem para a educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, W. B.. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC. 2017.

2.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino Musical na Área de Educação Artistica. 2011.

3.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino Musical na Área de Educação Artistica. 2010.

4.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino Musical na Área de Educação Artistica. 2008.

5.
SANTOS, W. B.. Projéto de Ensino na Área de Saúde e Nutrição. 2007.

6.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino Musical na Área de Educação Artistica. 2007.

7.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino Musical. 2006.

8.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino Musical na Área de Educação Artística. 2006.

9.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino na Área de Saúde e Nutrição. 2006.

10.
SANTOS, W. B.. Projeto de Ensino na Área de Saúde e Nutrição. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, W. B.; GONCALVES, J. R. L. ; GARCIA, L. A. A. . SAÚDE DO HOMEM E RISCOS SUICÍDIO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, W. B.; MAGALHAES, J. C. ; LEITE, C. R. V. . EDUCAÇÃO SEXUALIDADE, GÊNERO E SUICÍDIO ENTRE ADOLESCENTES. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SANTOS, W. B.. Perspectivas genealógicas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SANTOS, W. B.. II semana Acadêmica de Biologia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SANTOS, W. B.; Bonsucesso, F. T. ; Sieiro, A. . A sexualidade na infancia referenciada nos estudos Foucaulteanos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, W. B.. A ADOLESCÊNCIA E OS CONFLITOS MASCULINOS COM RISCO DE SUICIDIO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, W. B.. Sexualidade, Gênero e Educação em Michel Foucault. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, W. B.. DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, W. B.. SEXUALIDADE E GENERO NA ESCOLA ENTRE ADOLESCENTES. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTOS, W. B.. ADOLESCÊNCIA E O PRECONCEITO NA ESCOLA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, W. B.. INOVANDO NO ENSINAR COTIDIANO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTOS, W. B.. AS DIFERENÇAS E A ADOLESCÊNCIA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SANTOS, W. B.. CONVIVENDO COM A DIFERENÇA NO AMBIENTE ESCOLAR. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SANTOS, W. B.. A construção das identidades de gênero da criança. 2015. .

10.
SANTOS, W. B.. Sexualidade Humana. 2015. .

11.
SANTOS, W. B.. PLANEJAMENTO E AVALIÇÃO ESCOLAR. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
SANTOS, W. B.. Gênero Sexualidade e saude. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SANTOS, W. B.. A sexualidade e a saude. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestiblular UFTM. 2009.

2.
SANTOS, W. B.. cobertura de Vestibular - UFTM. 2008.

3.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular - UFTM. 2007.

4.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular, correçao de prova aplicada no vestibular da FMTM. 2006.

5.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular, correçao de prova aplicada no vestibular da FMTM. 2005.

6.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular, correçao de prova aplicada no vestibular da FMTM. 2004.

7.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular, correçao de prova aplicada no vestibular da FMTM. 2003.

8.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular, correçao de prova aplicada no vestibular da FMTM. 2002.

9.
SANTOS, W. B.. cobertura de vestibular, correçao de prova aplicada no vestibular da FMTM. 2001.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Pinheiro, E.; Camargo, F. F.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de AMAURY LUCATTI SOUSA. NARRATIVAS DE MIM, DO MASCULINO, FEMININO E DA CIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE LUGARES DA DOCÊNCIA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
Sant'Ana, Thiago Fernando; ABREU, C.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de ÉRICA CRISTIANE SARAIVA. O feminismo nas artes visuais: artistas brasileiras contemporâneas. 2017. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

3.
Estevan, Humberto Marcondes; Borges, M.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Mariângela Castejon. Trabalho docente na modalidade EaD: produção de subjetividade. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Tecnológica) - Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

4.
LEAO, A. M. C.; Muzzeti, Luci Regina; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Izelma Souza Costa. Análise da formação e da prática em educação sexual dos professores de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá/AP. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
SANTOS, W. B.. Participação em banca de CARLA BESSA DA SILVA. Formação inicial e concepções de assistentes sociais do interior do Rio Grande do Norte sobre a sexualidade da pessoa idosa. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
SANTOS, W. B.. Participação em banca de Adriana Rodrigues Zocca. A educação sexual e suas entrelinhas nas concepções dos gestores. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
DINIS, N. F.; Almeida, A. V. P.; Molina, A. M. R.; SANTOS, W. B.; LEAO, A. M. C.. Participação em banca de Luana Pagano Peres Molina. "Vamos por más": a experiências do Bachillerato popular Mocha Cellis na visibilidade de Travestis e Transexuais em Buenos Aires/Argentina. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
DINIS, N. F.; Santos, M. W.; Rodrigues, T. C.; SANTOS, W. B.; LEAO, A. M. C.. Participação em banca de Renata Silva Pamplona. Pedagogias de gênero em narrativas sobre Transmasculinidades. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
Pinheiro, E.; Camargo, F. F.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de AMAURY LUCATTI SOUSA. NARRATIVAS DE MIM, DO MASCULINO, FEMININO E DA CIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE LUGARES DA DOCÊNCIA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
LEAO, A. M. C.; SANTOS, W. B.; RIBEIRO, P. R. M.. Participação em banca de Izelma Souza Costa. Análise da formação e da prática em educação sexual dos professores de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá/AP.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RAMOS, G. L. A.; SANTOS, W. B.; Cruz, Bruna Cardoso. Participação em banca de Luciene Aparecida Silva Paula Rezende. Educação de Jovens e Adultos: um olhar na Escola Municial Santa Bárbara / Goiás-GO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Beltrão, Daniele Silva; SANTOS, W. B.; Cruz, Bruna Cardoso. Participação em banca de Elisângela Prado. A educação para jovens e adultos no campo do município de Goiás. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A JUVENTUDE) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, D. O.; MONTEIRO, H. S. R.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de FLAVIANA APARECIDA PINHEIRO CARDOSO.A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DO CAMPO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALVES, D. O.; SANTOS, W. B.; MONTEIRO, H. S. R.. Participação em banca de Isanildes Maria de Fátima.EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALVES, D. O.; SANTOS, W. B.; MONTEIRO, H. S. R.. Participação em banca de SILVANA FRANCISCA MONTEIRO.A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL HOLANDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. 2018 - Universidade Federal de Goiás.

4.
SOUZA., P. F. R.; SANTOS, W. B.; Pereira, Carlos. Participação em banca de GILSON XAVIER DE PAULA.A PRODUÇÃO DE MODELOS 3DR E O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS DO CAMPO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás.

5.
ALMEIDA, J. S. M.; ALVES, D. A.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Cássio Alves de Oliveira.O perfil do egresso do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano, Câmpus Iporá-Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em química) - INSTITUTO FEDERAL GOIANO-CÂMPUS IPORÁ.

6.
ALMEIDA, J. S. M.; SANTOS, W. B.. Participação em banca de Anna Karoline da Silva Costa.Abordagem do tema solos no Ensino de Ciências: concepções dos professores do município de Israelândia-GO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em química) - INSTITUTO FEDERAL GOIANO-CÂMPUS IPORÁ.

7.
SANTOS, W. B.; ALMEIDA, J. S. M.. Participação em banca de Larissa Liz.A abordagem do tema água no ensino de Química: trabalhando conceitos de sustentabilidade e educação ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em química) - INSTITUTO FEDERAL GOIANO-CÂMPUS IPORÁ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, W. B.; Queirós, José Rildo de Oliveira; Barrios, Juan Bernardino Marques. Ciências da Natureza - Ensino de física. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
SANTOS, W. B.; Silva, Cristiano José; Santos, Michelly. Concurso Professor Substituto. 2016. Instituto federal de Goiás.

3.
RAMOS, G. L. A.; Araujo, Denise Silva; SANTOS, W. B.. Concurso Publico para provimento de cargo - Pedagogia. 2016. Universidade Federal de Goiás.

4.
SANTOS, W. B.; RAMOS, G. L. A.. CONCURSO PUBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO PROFESSOR ADJUNTO DEDICAÇÃO EXCLUSIVA. 2016. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II EPEPE - ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM PROCESSO EDUCACIONAIS.ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA; IMPACTOS NO ENSINO, NA PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. (Encontro).

2.
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. SUICÍDIO COMO VIOLÊNCIA DE SI MESMO. 2018. (Congresso).

3.
Congresso de Educação: a dialética do trabalho docente: diálogos entre ética, ensino e práxis. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, O FEMININO E O MASCULINO: CONTRADIÇÕES DE IMPLICAÇÕES NA ADOLESCENCIA. 2017. (Congresso).

4.
CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO. Gênero e Sexualidade. 2017. (Congresso).

5.
Aula Inaugural - Pós Graduação em Educação - UNESP 2016.Pesquisa científica em Michel Foucault. 2016. (Encontro).

6.
I Seminário Internacional de Educação do Campo.EDUCACÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE GOIÁS - GO: DA DINÂMICA DE ASSENTADOS A PRODUÇÃO AGRÍCOLA PARA FEIRAS E A MERENDA ESCOLAR. 2016. (Seminário).

7.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.Agronomia e Biologia na educação: perspectivas acadêmicas em conjunto na Licenciatura do Campo na UFG ? Goiás. 2016. (Seminário).

8.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. EDUCAÇÃO ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE, GÊNERO E RISCO DE SUICÍDIO. 2016. (Congresso).

9.
V Jornada Saúde do Homem - UFTM - ENFERMAGEM.SAÚDE DO HOMEM E RISCO DE SUICÍDIO. 2016. (Outra).

10.
I COLÓQUIO EM EDUCAÇÃO: FOUCAULT E(M) DISCURSO.Discurso e pesquisa em Educação. 2015. (Outra).

11.
I Colóquio em educação "Educação, discurso e(m) Foucault".Foucault, educação e discurso. 2015. (Outra).

12.
I Coloquio de estudos Discursivos Foucaultianos - perspectivas Arqueológicas.Adolescência, Discurso e riscos de suicídio. 2014. (Outra).

13.
26 semana de enfermagem de Uberaba.Sexualidade Gênero na saude. 2013. (Encontro).

14.
VII Simposio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente.Dispositivos e Praticas de poder nos documentos oficiais municipais da Educaçao em uberaba - MG. 2013. (Simpósio).

15.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL GÊNERO, SEXUALIDADE E MÍDIA: OLHARES PLURAIS PARA O COTIDIANO.A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA: DESAFIOS E LIMITAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE. 2011. (Simpósio).

16.
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO DA ANPED CENTRO OESTE. A EDUCAÇAO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINODE BIOLOGIA. 2010. (Congresso).

17.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE.Políticas Públicas e Gestão Educacional na Lente do Cinema. 2009. (Simpósio).

18.
X SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Educação e sociedade na lente do cinema In: X SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2009. (Seminário).

19.
XVIII SIMPOSIO DE ESTUDOS E PESQUISA DA FACULDADE DE EDUCAÇAO.Saber relacional, um saber transversal. 2009. (Simpósio).

20.
. IX SEMINÁRIO NACIONAL UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.Bases epistemológicas da construção do conhecimento escolar. 2008. (Seminário).

21.
31° REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED. 2008. (Congresso).

22.
ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED - CENTRO-OESTE.O corpo adolescente e o sujeito masculino - Uma abordagem para a educação. 2008. (Encontro).

23.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SEXUAL. A transformação do corpo adolescênte e a construção do sugeito masculino. 2008. (Congresso).

24.
III JORNADA DE DIVERSIDADE SEXUAL DA USP. 2008. (Outra).

25.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/ II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECAIL E INCLUSÃO ESCOLAR.Educação superior nas instituições privadas e seus desafios. 2008. (Seminário).

26.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/ II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECAIL E INCLUSÃO ESCOLAR.Educação superior nas instituições privadas e seus desafios. 2008. (Seminário).

27.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/ II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECAIL E INCLUSÃO ESCOLAR.Educação sexual na adolescencia. 2008. (Seminário).

28.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/ II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECAIL E INCLUSÃO ESCOLAR.Educação sexual na adolescência. 2008. (Seminário).

29.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE.Uma abordagem pedagógica sobre as transformações e construções da masculinidade adolescente. 2008. (Simpósio).

30.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE.Verificação uma avaliação traumática. 2008. (Simpósio).

31.
IX SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Uma análise comparativa sobre a história da educação e as atuais transformações do ensino. 2008. (Seminário).

32.
IX SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E IV SEMINÁRIO DE DIDÁTICA: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.O relacionamento pedagógico entre professores e monitores frente ao processo ensino aprendisagem. 2008. (Seminário).

33.
IX SEMINÁRIO NACIONAL UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.A função da escola na determinação do seu saber. 2008. (Seminário).

34.
VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA - UNIPAC.Pesquisa em educação superior. 2008. (Outra).

35.
VI MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA - UNIPAC.O desafio docente frente as transformações e construções da adolescencia masculina. 2008. (Outra).

36.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL "O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE.Os desníveis da educação superior, educar ou diplomar?. 2007. (Simpósio).

37.
XIII CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIANGULO MINEIRO. 2007. (Congresso).

38.
52° CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. 2006. (Congresso).

39.
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO DA ANPED CENTRO OESTE. A EDUCAÇAO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA. 2005. (Congresso).

40.
Semana Cultural do Minas ? Escola Estadual Minas Gerais - Palestrante.Sexualidade na Adolescência, Corpo, Valores Sociais e Morais de uma Sociedade. 2004. (Outra).

41.
XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2002. (Congresso).

42.
VI Encontro de Adolescentes Cristãos de Uberaba - Palestrante.Dificuldades da Sociedade Moderna, e Comportamento Sexual na Sociedade Moderna, para Adolescentes de 12 a 18 Anos. 2000. (Encontro).

43.
VI Encontro de adolescentes presbiterianos cristãos e não cristão de Uberaba - Palestrante.Princípios Básicos de uma Sociedade Moderna e seus Valores Morais e Culturais. 2000. (Encontro).

44.
IV Encontro de adolescentes cristãos de Uberaba - Palestrante.Masculinidade, Feminilidade nos Dias Atuais, Relacionamento na Sociedade Moderna.. 1999. (Encontro).

45.
V Encontro de adolescentes cristãos e não cristãos de Uberaba - Palestrante.Adolescente no Mundo Moderno e como Lidar com a Sexualidade Hoje.. 1999. (Encontro).

46.
III Encontro de adolescentes cristãos presbiterianos de Uberaba - Palestrante.Sexualidade nos Dias Atuais e Relacionamento com Pais Separados.. 1998. (Encontro).

47.
IV Encontro de adolescentes cristãos presbiterianos e não cristãos de Uberaba - Palestrante.Sexualidade, Relacionamento Social, e Relacionamento com os Pais. 1998. (Encontro).

48.
II Encontro de adolescentes cristãos presbiterianos de Uberaba - Palestrante.Maturidade Sexual, Relacionamentos Interpessoal.. 1997. (Encontro).

49.
III Encontro de adolescentes cristãos presbiterianos e não cristãos de Uberaba - Palestrante.Masculinidade e Feminilidades na Sociedade Atual, Sexualidade no Século XX. 1997. (Encontro).

50.
I Encontro de adolescentes de Uberaba.Sexualidade, Sociedade, Relacionamento Com os Pais.. 1996. (Encontro).

51.
II encontro de adolescentes cristãos presbiterianos de Uberaba - Palestrante.Sexualidade, Maturidade, Relacionamento com os Pais.. 1996. (Encontro).

52.
I Encontro de Adolescentes Presbiterianos de Uberaba - Palestrante.Amadurecimento, Sociedade, Relacionamento Interpessoal, Pais e Sexualidade. 1995. (Encontro).

53.
II SIPAT do Uberabão Ind. E Com Calçados Ltda - Palestrante.Digestão e Alimentação. 1995. (Simpósio).

54.
Semana cultural promovido pela Escola Estadual América - Palestrante.Sexualidade na Adolescência. 1994. (Outra).

55.
Campanha de Prevenção de Gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis na Adolescência, promovida pela Escola Estadual Coronel Jose Afonso de Almeida.Campanha para Prevenção de Gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis na Adolescência. 1993. (Outra).

56.
Semana interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT - Palestrante.Doenças Sexualmente Transmissíveis e Defesa e Reação do Corpo Humano. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, W. B.. SENEIA - SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ACESSIBILIDADE. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, W. B.. SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2018. (Congresso).

3.
SANTOS, W. B.. CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Congresso).

4.
SANTOS, W. B.. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo. 2017. (Congresso).

5.
SANTOS, W. B.. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE. 2017. (Congresso).

6.
SANTOS, W. B.. I Colóquio de Estudos Discursivos Foucaultianos - Perspectivas Arqueológicas. 2014. (Outro).

7.
SANTOS, W. B.. VII Simposio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Congresso).

8.
SANTOS, W. B.; Naves, M. L. P. . X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO DA ANPED CENTRO OESTE. 2010. (Congresso).

9.
SANTOS, W. B.. V SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLITICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE. 2009. (Congresso).

10.
SANTOS, W. B.. I feira científica do primeiro grau da Escola São Benedito. 2001. (Exposição).

11.
SANTOS, W. B.. Feira científica do segundo grau da Escola Estadual Coronel Jose Afonso de Almeida. 1993. (Exposição).

12.
SANTOS, W. B.. Feira científica do segundo grau, da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. 1992. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
CLEIDE AMANAJAS LOURENÇO. PRÁTICAS PEDÁGÓGICAS E IDENTIDADE CULTURAL DOS RIBEIRINHOS DA COMUNIDADE FOZ DO RIO MAZAGÃO - AMAPÁ, BRASIL. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Formación Avanzada en Educación Maestría en Educación) - Facultad de Ciencias de la Educación. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
WELSON BARBOSA SANTOS. AUTO ESTIMA E A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA CAMPESINA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
GERCENI DUARTE DA ROCHA NETA. O corpo e suas dinâmicas na sala de aula. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
WELSON BARBOSA SANTOS. subjetividades da educação de jovens e adultos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

4.
WELSON BARBOSA SANTOS. alfabetização, auto estima e educação do campo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

5.
Tatiane Luiza dos Santos. Sexualidade e gênero na escola: entre a norma e a desconstrução. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

6.
Argimiro Camargo. A dualidade de gênero na educação física da Escola do Campo. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
WELSON BARBOSA SANTOS. A AUTO ESTIMA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA ESCOLA CAMPESINA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - PRLICEN. (Orientador).

2.
Argimiro Camargo. A dualidade de gênero na educação física da Escola do Campo. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
VERA LUCIA DE SOUZA FERREIRA. Relações de poder e subalternização da mulher: algumas subjetividades femininas no campo em Goiás ? GO. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - PRLICEN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - PRLICEN. Orientador: Welson Barbosa Santos.

2.
ESDER LIMIRIO BRIGAGAO. inclusão digital: caminhos para a educação e profissionalização. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR) - INSTITUTO PASSO 1 DE ENSINO, PESQUISA E LAZER LTDA. Orientador: Welson Barbosa Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlla Barbosa de Morais Ramos. A autoestima e analfabetismo: desafios a serem enfrentados na realidade campesina de Goiás ? GO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Welson Barbosa Santos.

2.
ARGIMIRO CAMARGO. Educação Física: entre o idealizado pelo urbano e o realizável na Escola do Campo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Welson Barbosa Santos.

3.
Gerceni Duarte da Rocha Neta. Corpo e Educação: entre o que se é e as exigências da norma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS - PRLICEN. Orientador: Welson Barbosa Santos.

4.
Tatiane Luiza dos Santos. Corpo feminino adolescente e suas subjetividades do controle da norma e da forma à subalternia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Welson Barbosa Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Sant'Ana, Thiago Fernando2017 Sant'Ana, Thiago Fernando ; SANTOS, W. B. . A imagem do corpo entre a dignidade, a subalternização e a violência. BAGOAS - ESTUDOS GAYS: GÊNEROS E SEXUALIDADES, v. 11, p. 137-161, 2017.


Livros e capítulos
1.
SANTOS, W. B.; DIAS, W. F. ; FALEIRO, W. . Escola e religião na docilização de corpos: um emaranhado entre culpa e salvação que prevalece a influência à educação, saúde e sexualidade. In: Wender Faleiros; Maria Paulina de Assis. (Org.). CIÊNCIAS DA NATUREZA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Entre desafios e perspectivas. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2017, v. 1, p. 29-50.

2.
PAULA, G. X. ; SANTOS, W. B. ; Rocha Neta, G. D. ; ALMEIDA, J. S. M. . Cotidiano e saber científico: Fazendo para aprender e aperfeiçoar o que se pode ensinar. In: Wender Faleiros e Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e formação de professores: Entre desafios e perspectivas. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 319-326.

3.
SOUZA, J. L. G. ; SANTOS, W. B. ; ALMEIDA, J. S. M. . Formação inicial: quando o científico e o pedagógico se complementam. In: Wender Faleiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da natureza e formação de professores: entre desafios e perspectivas. 1ed.Jundiaí: PACO EDITORIAL, 2017, v. 1, p. 327-336.

4.
SOUZA, J.C. ; RIBEIRO, K. F.D. ; SANTOS, W. B. . EJA, EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: quando as subjetividades de um contexto se evidenciam. In: Denise de Oliveira Alves; Erasmo Baltazar Valadão; Norma Lucia Neris de Queiroz.. (Org.). Educação emancipatória e movimentos sociais contra hegemônicos. 1ed.BRASILIA: CRV, 2017, v. 1, p. 173-190.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, W. B.. Sexualidade e gênero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, W. B.. Gênero Sexualidade e saude. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, W. B.. A sexualidade e a saude. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, W. B.; Bonsucesso, F. T. ; Sieiro, A. . A sexualidade na infancia referenciada nos estudos Foucaulteanos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, W. B.. Perspectivas genealógicas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SANTOS, W. B.. II semana Acadêmica de Biologia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, W. B.. I Colóquio de Estudos Discursivos Foucaultianos - Perspectivas Arqueológicas. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 10:47:54