Cristiane Meneghelli Rudolph

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  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2006), mestrado no Programa de Pós-Graduação em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC (2013). Tem experiência nas áreas voltadas à anatomia humana, dissecação, técnicas anatômicas, neuroanatomia, angiogênese, imuno-histoquímica e cultura de células. Atuação em pesquisa nas áreas de neuroanatomia comparada investigando a distribuição de neurônios serotonérgicos no encéfalo de aves e angiogênese (processos de formação de vasos sanguíneos) e respostas celulares a própolis com potencial aplicação na saúde humana utilizando modelos experimentais (in vivo e in vitro). Atualmente integra o grupo de pesquisa Anatomia Humana e Aprendizagem Interativa (LabAnatomiaInterativa) que investiga metodologias para a aprendizagem de anatomia através de meios digitais e por meio de ferramentas não tradicionais. Atuou como professora substituta no Laboratório de Anatomia da (FURB, 2009) e na Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU, 2008-2010) ministrando as disciplinas de Anatomia Humana e Neuroanatomia. Tem experiência na área técnica em laboratórios de anatomia. Ocupou o cargo de Auxiliar de Laboratório de Anatomia lotada no Departamento de Ciências Naturais da FURB (2005-2006) e o cargo de Técnica em Anatomia e Necropsia lotada no Departamento de Ciências Morfológicas (2010-2014) na UFSC. Atualmente ocupa o cargo de Professora Adjunta A do curso de Fisioterapia da UFSC do campus Araranguá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Meneghelli Rudolph
Nome em citações bibliográficas
MENEGHELLI, C.;MENEGHELLI, C;Meneghelli, Cristiane;Rudolph, Cristiane Meneghelli

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas.
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Trindade
88040970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212427


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Atividade moduladora do extrato hidroalcoólico de própolis catarinense na formação de vasos sanguíneos., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Paulo Fernando Dias.
Coorientador: Marcelo Maraschin.
Palavras-chave: angiogênese; membrana corioalantóica; própolis; tubulogênese.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Etnofarmacologia.
2007 - 2009
Mestrado em Neurociências.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Distribuição de neurônios imunorreativos à triptofano hidroxilase no tronco encefálico e diencéfalo de pombos (Columba livia) e sua co-localização com serotonina,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: José Marino Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: serotonina; hipotálamo; triptofano hidroxilase; ave; núcleos da rafe.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: PSICOBIOLOGIA.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Fisioterapia.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: Estudo da aplicação do ultra-som terapêutico sobre a migração celular na cavidade peritonial de camundongos inoculados com ovoalbumina..
Orientador: Hercílio Higino da Silva Filho.




Formação Complementar


2016 - 2016
Legislação da Carreira do Magistério Federal. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Acordo Ortográfico e Revisão Gramatical. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Utilização do Moodle como Ferramenta de Auxílio Pedagógico. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Introdução ao Métodos Ativos de Ensino-Aprendizagem. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Integraçõ Institucional aos Novos Docentes. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Aspectos Gerais do Concurso para o Magistério Superior. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Alemão nível A1 - B2. (Carga horária: 222h).
Münchner Volkshochschule, VHS, Alemanha.
2012 - 2012
Curso Extracurricular de Alemão 1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Curso Extracurricular de Inglês 2. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Tópicos sobre endotélio e doença cardiovascular. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Neurociência Anatômica. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, Brasil.
2007 - 2007
Princípios Estereologia em Análises Morfométricas. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Meanismo de morte celular - Necrose x Apoptose. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Alterações Morfológicas do SNC Induzidas pelo Estresse Neonatal. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
VI Curso de Verão em Psicobiologia. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2006 - 2006
Simpósio de Bioética e Células Tronco. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2006 - 2006
Neurobiologia da Depressão. (Carga horária: 2h).
Federação das Sociedades de Biologia Experimental, FeSBE, Brasil.
2006 - 2006
Morfometria de Nervos Periféricos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Língua Inglesa Pré-Intermediário 3. (Carga horária: 54h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação em Animais de Laboratório. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação em Técnicas Histológicas. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2004 - 2004
Comportamento e Postura Profissional. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nivel I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica em Anatomia e Necropsia, Carga horária: 40
Outras informações
Lotação: Departamento de Ciências Morfológicas

Atividades

11/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Araranguá, .

03/2016 - Atual
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia I
Anatomia II

Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Anatomia Humana III Curso: Fisioterapia Disciplina: Anatomia Humana IV Curso: Fisioterapia Módulo: Manutenção das Funções Reguladoras/Manutenção da Integridade Corporal Curso: Enfermagem

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratório de Anatomia, Carga horária: 40

Atividades

07/2003 - 11/2005
Estágios , Laboratório de Anatomia, .

Estágio realizado
Monitoria de anatomia humana.

Faculdade Metropolitana de Blumenau, FAMEBLU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Anatomia Humana Curso: Educação Física Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana Curso: Psicologia


Pró-Vita Clínica de Fisioterapia e Reabilitação, PRÓ-VITA CLÍNICA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Fisioterapia, Carga horária: 13


Colégio Estadual Eliseu Guilherme, CEEG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de secretaria, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de novas ferramentas para o ensino de Anatomia Humana


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
EducaAnatomia3D: Jogo Sério para o Ensino de Anatomia do Membro Inferior do Esqueleto Humano
Descrição: No desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, especialmente no campo da saúde, tais como diagnóstico auxiliado por computador, visualização de dados médicos e ambientes virtuais para o treinamento de habilidades na área da saúde, é possível encontrar grandes oportunidades de inovação na concepção de técnicas interativas mais eficientes para ensinar e aprender assuntos relacionados a ciências da saúde. O aumento exponencial nos cursos de graduação e pós-graduação em ciências da saúde requer materiais avançados para estudos na área. O uso de livros ou modelos anatômicos nem sempre são capazes de fornecer o realismo disponível atualmente por novos recursos tecnológicos. Dentro deste contexto surge a necessidade de ferramentas que possam auxiliar no ensino e aprendizagem, a fim de qualificar profissionais de saúde para a era digital e da informação. Assim, este trabalho tem como objetivo projetar e avaliar um jogo sério para estudar a anatomia humana aplicando o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para isso, foi desenvolvido um jogo sério composto por um ambiente de aprendizagem interativo usando a plataforma de desenvolvimento de jogos conhecido como Unity 3D. Como resultado, foi desenvolvido uma primeira versão do jogo intitulado EducaAnatomia3D em que o ambiente interativo é dividido em duas partes principais: a apresentação do conteúdo para o estudo da anatomia humana, com foco no membro inferior do esqueleto humano, e um jogo sério para o ensino e auxílio de aquisição de conhecimento de conceitos de anatomia. Pretende-se neste projeto realizar a análise de usabilidade do jogo sério em sala de aula e dar continuidade a adição de mais elementos para o estudo de anatomia durante a utilização do jogo sério, tais como músculos do membro inferior humano. A característica única do EducaAnatomia3D é que, com base na participação de especialistas em anatomia humana no jogo é possível projetar um ambiente interativo que permite explorar e aprender conceitos específicos do membro inferior humano normalmente discutido no contexto de um curso de graduação em anatomia os quais não estão prontamente disponíveis em ambientes virtuais de uso geral de aprendizagem para a anatomia humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Integrante / Robson Rodrigues Lemos - Coordenador / Karolini Rodrigues da Conceição - Integrante.
2016 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA E SUA COMPARAÇÃO COM O MÉTODO TRADICIONAL
Descrição: A Anatomia Humana é uma ciência que estuda a morfologia macroscópica do corpo humano. Seu ensino nos cursos de formação da área da saúde é fundamental para as disciplinas profissionalizantes. Contudo a vasta nomenclatura anatômica pode tornar o aprendizado da disciplina complexo para os acadêmicos levando à evasão do curso. É papel do docente a promoção de diferentes métodos de ensino que facilitem o aprendizado do conteúdo programático. O desenvolvimento de novas abordagens que envolvam atividades como o desenhar das estruturas anatômicas, desenvolve no estudante de Anatomia Humana a capacidade de domínio da linguagem anatômica perante o domínio da imagem da mesma. Esse estudo tem por objetivo propor novas metodologias para o ensino de Anatomia Humana e sua comparação com o método tradicional, de forma quantitativa e qualitativa, no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Coordenador / Mirieli Denardi Limana - Integrante / Tiago Bortolotto - Integrante / Bruna Scheffer Bueno - Integrante.
2010 - 2013
Investigação da atividade biológica de extratos hidro-alcoólicos de própolis em modelos de angiogênese fisiológica e de patogenia da psoríase

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Maraschin em 25/01/2016.
Descrição: Estudos científicos vêm corroborando o grande potencial farmacêutico, principalmente quanto às ações antimicrobiana, anti-inflamatória, antitumoral e anti-oxidante da própolis. Sabendo-se que as propriedades biológicas da própolis estão associadas à sua composição química e que esta é variável em função da sua origem geográfica e botânica, a tipificação regional da própolis catarinense a partir da determinação do perfil fitoquímico das diferentes amostras combinada com avaliação de atividades biológicas de interesse para a saúde humana (a exemplo da angiogênese no contexto da patogênese da psoríase), constitui uma metodologia adequada para a investigação desse composto natural. O melhor conhecimento sobre sua ação no processo de formação de vasos sanguíneos representa uma abordagem válida no desenvolvimento de drogas anti-angiogênicas que tenham como alvo mecanismos celulares, como perspectiva de uma estratégia para o tratamento de doenças angioproliferativas, como a psoríase. Doença de caráter inflamatório crônico que resulta em danos na qualidade de vida do indivíduo. O controle da angiogênese na psoríase não constitui interesse apenas para os pacientes e dermatologistas mas também para os pesquisadores da angiogênese em outras patologias onde o descontrole na regulação da formação de vasos sanguíneos é crucial no desenvolvimento da doença..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Integrante / DIAS, PAULO FERNANDO - Integrante / MARASCHIN, MARCELO - Coordenador / Rosa Maria Ribeiro-do-Valle - Integrante / Jarbas Mota Siqueira Júnior - Integrante / Simone Kobe - Integrante.
2007 - 2009
DISTRIBUIÇÃO DE NEURÔNIOS IMUNORREATIVOS À TRIPTOFANO HIDROXILASE NO TRONCO ENCEFÁLICO E DIENCÉFALO DE POMBOS (Columba livia) E SUA CO-LOCALIZAÇÃO COM SEROTONINA.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) José Marino Neto em 17/04/2017.
Descrição: A distribuição de pericários e processos neuronais contendo triptofano hidroxilase (TPH) no tronco encefálico e diencéfalo do pombo (Columba livia) foram investigados usando métodos imuno-histoquímicos de marcação cromogênica simples e de dupla marcação fluorescente para TPH e 5-HT. Pericários imunorreativos à TPH foram vistos estendendo-se do bulbo caudal até níveis hipotalâmicos mediais, localizados em regiões previamente descritas como contendo pericários imunorreativos à 5-HT. Os agrupamentos celulares imunorreativos à TPH do tronco encefálico (linha média da rafe e grupos celulares dorsolaterais e ventrolaterais) e neurônios circunventriculares contactando o fluido cérebro-espinhal na taenia choroidea (no tronco encefálico caudal), núcleo infundibular e órgão paraventricular (no hipotálamo) foram mostrados co-expressar imunorreatividade para 5-HT. Entretanto, agrupamentos celulares expressando imunorreatividade à TPH, fortemente marcados, foram observados no núcleo pré-mamilar, no estrato celular interno, no núcleo paraventricular magnocelular e na borda medial do núcleo dorsomedial anterior talâmico. Experimentos de dupla-marcação indicam que estes agrupamentos celulares hipotalâmicos não são imunorreativos à 5-HT. Em especial, as células do núcleo pré-mamilar, as quais correspondem a neurônios contendo dopamina e melatonina previamente encontradas no hipotálamo aviário, parecem ser comparáveis aos corpos celulares catecolaminérgicos e imunorreativos à TPH hipotalâmicos A11-A13 de mamíferos, sugerindo que eles possam ser atributos conservados no hipotálamo dos amniotas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Integrante / Tiago Souza dos Santos - Integrante / Rocha, Nelisa Helena - Integrante / Mengatto, Vanessa - Integrante / Lino-de-Oliveira, Cilene - Integrante / Marino-Neto, José - Coordenador / Hoeller, Alexandre A. - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Alemão para iniciantes
Descrição: O objetivo do presente projeto é oferecer aulas de alemão para a comunidade universitária composta por estudantes que tenham o interesse comum de aprender a língua alemã para se candidatarem a estágios e participar de intercâmbios em países onde a língua oficial é o alemão. A motivação para esse projeto se deve ao fato de que no campus central, em Florianópolis, a UFSC possui um projeto de extensão que oferece aulas de diferentes idiomas o qual possui uma grande participação da comunidade universitária. Contudo, tal projeto inexiste até o momento no campus de Araranguá. Sendo assim, para que os estudantes do campus de Araranguá também possam ter acesso ao aprendizado de uma língua estrangeira, idealizo a presente proposta de ensinar o idioma alemão. Uma vez que, no campus há cursos de graduação da área tecnológica, e nessa área há grandes oportunidades de estágio em países como a Alemanha, submeto a presente proposta com a seguinte metodologia: 1) As aula serão semanais com duração de 2 h/a cada encontro. Serão um total de 15 encontros durante o semestre com uma carga horária total de 30 h/a. O participante poderá ter até 3 ausências durante o semestre. Caso ultrapasse esse número será chamado o próximo aluno da lista de espera. 2) A turma será composta por no máximo 15 integrantes. A inscrição será por ordem de procura direto com a professora ministrante. Será elaborada uma lista de espera. Para a formação da primeira turma serão expostos cartazes nos murais do campus através do qual o curso será divulgado. 3) As aulas abordarão conteúdos gramaticais, diferentes vocabulários bem como atividades que exercitem a expressão oral. Serão trabalhadas as seguintes habilidades em cada aula: escrever, ouvir, ler e falar. 4) Ao final curso será aplicada uma avaliação na qual o aluno deverá ser capaz de: apresentar-se, elaborar textos curtos no tempo presente e passado, escrever os números, elaborar perguntas e conhecer o vocabulário relacionado a objetos encontrados na sala de aula, roupas, mobília e partes da casa, partes do corpo, animais, meios de transporte, alimentos, profissões, estações do ano e condições climáticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Coordenador.
2016 - 2016
Contribuição ao apoio pedagógico para o ensino de Anatomia Humana
Descrição: O objetivo do presente projeto é criar uma oportunidade de apoio pedagógico voltado à disciplina de Anatomia I e Anatomia II do curso de Fisioterapia do campus de Araranguá da UFSC. Nesse projeto os participantes atuariam exercendo funções de tutores de alunos que apresentam dificuldades no aprendizado teórico e prático da disciplina. A disciplina de Anatomia possui uma vasta nomenclatura anatômica o que torna por vezes o entendimento complexo e de difícil assimilação pelos alunos. O critério para a seleção de alunos que receberão esse acompanhamento será o desempenho apresentado após a primeira prova de anatomia do semestre. O objetivo do apoio pedagógico é que o aluno com dificuldade no aprendizado seja acompanhado por um outro aluno tutor o qual já tenha cursado a disciplina e que irá revisar todo o conteúdo programático do semestre em encontros semanais. Essa abordagem ao aluno com dificuldade de aprendizado é uma forma de apoio pedagógico que será de grande valia para esse aluno uma vez que, por meio dessa ação, se poderá combater o índice de reprovação bem como a evasão no curso. Os alunos que desempenharão essa atividade de tutores serão pré-selecionados utilizando o critério de desempenho obtido na disciplina de Anatomia I e Anatomia II. A metodologia empregada será: 1) Após a primeira prova teórica e prática das disciplinas Anatomia I e Anatomia II os alunos que não alcançarem a média 6,0 serão selecionados para receberem o apoio pedagógico. 2) Cada tutor irá ser o responsável pelo acompanhamento do aprendizado de um único aluno durante o decorrer do semestre. Essa atividade terá uma carga horária de duas horas semanais para que ambos tutor e aluno estudem e revisem o conteúdo teórico que foi ministrado durante a aula da semana. Com esse projeto se pretende diminuir os índices de reprovação na disciplina bem como melhorar o aproveitamento da mesma pelos alunos respeitando a singularidade de cada estudante. Dessa maneira, o projeto contribuirá ao oferecer ao estudante uma chance de construir sua formação por meio da motivação para o processo de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Coordenador / Mayara Bezerra Guimarães - Integrante.
2016 - Atual
Orientação educativa ao programa de visitação para estudantes de ensino médio ao Laboratório de Anatomia do campus de Araranguá.
Descrição: A possibilidade de conhecer peças anatômicas naturais e de visualizar um cadáver sempre foi uma das grandes motivações de estudantes ao buscarem espaços como os Laboratórios de Anatomia Humana das universidades. Não somente pela satisfação da curiosidade mas também para a determinação da escolha profissional. A presente proposta consiste em receber alunos provenientes de escolas da rede pública ou privada que cursem o ensino médio. Nessa oportunidade eles conheceriam o Laboratório de Anatomia do campus de Araranguá da UFSC ao participar do programa de visitação e receberiam orientação no que diz respeito às questões éticas da Anatomia Humana bem como uma breve explanação a respeito do preparo de cadáveres e peças anatômicas para estudo. Após será realizada uma atividade prática com os alunos onde eles conhecerão os principais órgãos que compõem os sistemas orgânicos que constituem o corpo humano. Ao término o Monitor irá apresentar/divulgar o curso de Fisioterapia,citando o tempo de duração do curso,quais disciplinas que o compõem, locais de estágio e irá concluir com as áreas de atuação do Fisioterapeuta. Desta forma o projeto contempla um outro grande objetivo que é divulgar o curso de Fisioterapia da UFSC à comunidade estudantil, a qual encontra-se em período de decisão profissional. Ao término será aplicado um questionário para coletar dados referentes ao programa de visitação. Os resultados serão publicados em eventos científicos da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Coordenador / Mirieli Denardi Limana - Integrante / Tiago Bortolotto - Integrante / Gabriel Augusto Sbardelotto - Integrante / João Carlos da Silva - Integrante.
2014 - 2014
Programa de Orientação Educativa às Visitas ao Laboratório e Museu de Anatomia Humana da UFSC - ano 2014
Descrição: O presente projeto visa abrir o Laboratório de Anatomia Humana à visitação externa, com agendamento prévio. Os visitantes serão acompanhados por um Monitor em que receberão toda a orientação necessária a respeito do Corpo Humano. Haverá inicialmente uma explanação sobre as normas de funcionamento dos laboratórios de anatomia do MOR. Em seguida, os visitantes serão encaminhados ao laboratório virtual de anatomia e ao museu de anatomia para o conhecimento dos principais órgãos que constituem o corpo humano e algumas noções sobre as principais técnicas de preparação e conservação de material anatômico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiane Meneghelli Rudolph - Integrante / Hamilton Emídio Duarte - Coordenador / Rosane Porto Seleme Heinzen - Integrante / Tiago Medeiros Rocha - Integrante / Carla Gabrielli - Integrante / Paula Cristiana Vidal Nunes - Integrante.
2013 - 2013
Programa de Orientação Educativa às Visitas ao Laboratório e Museu de Anatomia Humana da UFSC - ano 2013
Descrição: O presente Projeto visa abrir o Laboratório de Anatomia à visitação externa, com agendamento prévio. Os visitantes serão acompanhados por um Monitor em que receberão toda a orientação necessária sobre o Corpo Humano.Haverá inicialmente, uma explanação sobre as Normas de Funcionamento dos laboratórios de anatomia do MOR; em seguida, os visitantes serão encaminhados ao Laboratório presencial e virtual de Anatomia e ao Museu de Anatomia para o conhecimento dos principais órgãos que constituem o Corpo Humano e algumas noções sobre as principais técnicas de preparação e conservação de material anatômico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Confecção de material sobre o sistema urinário para o Atlas Virtual de Morfologia
Descrição: Objetivo: 1 - Confecção de material virtual do sistema urinário para ser alocado no site do Departamento de Ciências Morfológicas no "link" laboratório - Atlas Virtual. 2- Disponibilizar este material nas visitações do "VENHA CONHECER A UFSC", no Laboratório Virtual de Estudo Morfológico do MOR. 3 - Disponibilizar para o "público em geral" imagens e texto referente ao Sistema Urinário. Metodologia: 1 - Formatação do conteúdo do sistema urinário para a web. 2 - Dissecação das estruturas que compõem o sistema urinário (rim, ureter, bexiga e uretra)de dois cadáveres. 3 - Preparação de lâminas histológicas do rim (córtex renal - nefrons),ureter e bexiga. 4 - Segmentação destes órgãos em cortes frontais e transversais para melhor evidenciar as estruturas internas. 5 - Captura de imagens macroscópicas e microscópicas do referido sistema. 6 - Desenvolvimento da interface de uma página web no servidor da UFSC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - Atual
Visitação ao Laboratório de Anatomia da FURB
Descrição: Esse projeto envolvia a visita de alunos de escolas de ensino médio, escolas técnicas e de graduandos da própria FURB, como do curso de Letras, ao Laboratório de Anatomia. Uma exposição breve a respeito da anatomia dos sistemas orgânicos era feita em peças anatômicas cadavéricas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Obtenção da melhor média da turma de Fisioterapia, Universidade Regional de Blumenau.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONCEICAO, K. R.2017CONCEICAO, K. R. ; LEMOS, R. R. ; MENEGHELLI, C ; FIUZA, P. J. . Avaliação de Usabilidade de um Jogo Sério para o Ensino de Anatomia. Revista Tecnologias na Educação, v. 21, p. 1, 2017.

2.
1Meneghelli, Cristiane2013Meneghelli, Cristiane; JOAQUIM, LISIÊ SILVA DALSASSO ; FÉLIX, GIOVANNI LOOS QUEIROZ ; SOMENSI, AMÉLIA ; TOMAZZOLI, MAÍRA ; DA SILVA, DIEGO ADÍLIO ; BERTI, FERNANDA VIEIRA ; VELEIRINHO, MARIA BEATRIZ ROCHA ; RECOUVREUX, DERCE DE OLIVEIRA SOUZA ; DE MATTOS ZERI, ANA CAROLINA ; DIAS, PAULO FERNANDO ; MARASCHIN, MARCELO . Southern Brazilian autumnal propolis shows anti-angiogenic activity: An in vitro and in vivo study. Microvascular Research (Print), v. 88, p. 1-11, 2013.

3.
3dos Santos, Tiago Souza2011dos Santos, Tiago Souza ; Meneghelli, Cristiane ; Hoeller, Alexandre A. ; Paschoalini, Marta Aparecida ; Arckens, Lut ; Lino-de-Oliveira, Cilene ; Marino-Neto, José . Behavioral profile and Fos activation of serotonergic and non-serotonergic raphe neurons after central injections of serotonin in the pigeon (Columba livia). Behavioural Brain Research, v. 220, p. 173-184, 2011.

4.
2Meneghelli, Cristiane2009 Meneghelli, Cristiane; Rocha, Nelisa Helena ; Mengatto, Vanessa ; Hoeller, Alexandre Ademar ; Santos, Tiago Souza ; Lino-de-Oliveira, Cilene ; Marino-Neto, José . Distribution of tryptophan hydroxylase-immunoreactive neurons in the brainstem and diencephalon of the pigeon (Columba livia). Journal of Chemical Neuroanatomy, v. 38, p. 34-46, 2009.

5.
4DASILVA, E2008 DASILVA, E ; DOSSANTOS, T ; HOELLER, A ; DOSSANTOS, T ; PEREIRA, G ; MENEGHELLI, C. ; PEZLIN, A ; DOSSANTOS, M ; FARIA, M ; PASCHOALINI, M . Behavioral and metabolic effects of central injections of orexins/hypocretins in pigeons (Columba livia). Regulatory Peptides, v. 147, p. 9-18, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Lemos, Robson R. ; Rudolph, Cristiane Meneghelli ; Batista, Arthur V. ; Conceição, Karolini R. ; Pereira, Poliana F. ; Bueno, Bruna S. ; Fiuza, Patricia J. ; Mansur, Samira S. . Design of a Web3D Serious Game for Human Anatomy Education. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 586-611.

2.
CONCEICAO, K. R. ; OLIVEIRA, M. A. ; LEMOS, R. R. ; MENEGHELLI, C. . Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano. In: Eliane Pozzebon; Luciana Bolan Frigo; Paulo João Martins; Robson Rodrigues Lemos. (Org.). Jogos Digitais e Analógicos. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 1, p. 7-187.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, A. V. ; LEMOS, R. R. ; MENEGHELLI, C. ; BUENO, B. S. ; FIUZA, P. J. . A Web3D Serious Game for Human Anatomy Education. In: Web Media 2017 XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2017, Gramado. Anais do XXV Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação, 2017. p. 89-98.

2.
CONCEICAO, K. R. ; LEMOS, R. R. ; Meneghelli, Cristiane ; FIUZA, P. J. . Avaliação de Usabilidade de um Jogo Sério para o Ensino de Anatomia. In: I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017. p. 199-207.

3.
CONCEICAO, K. R. ; OLIVEIRA, M. A. ; LEMOS, R. R. ; LIMANA, M. D. ; Meneghelli, Cristiane . 154 EducaAnatomia3D: Jogo Sério para o Ensino de Anatomia do Membro Inferior do Esqueleto Humano. In: Slat Jogos 1º Simpósio Latino Americano de Jogos, 2016, Araranguá. I Simpósio Latino - Americano de Jogos, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JOAQUIM, LISIÊ SILVA DALSASSO ; MENEGHELLI, C. ; FÉLIX, GIOVANNI LOOS QUEIROZ ; MARASCHIN, MARCELO ; DIAS, PAULO FERNANDO . Atividade anti-angiogênica in vitro do extrato de própolis outonal no processo de migração celular endotelial. In: 40º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2013, Florianópolis. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2013.

2.
JOAQUIM, LISIÊ SILVA DALSASSO ; MENEGHELLI, C. ; FÉLIX, GIOVANNI LOOS QUEIROZ ; MARASCHIN, MARCELO ; DIAS, PAULO FERNANDO . Atividade anti-angiogênica in vitro do extrato de própolis outonal no processo de tubulogênese endotelial. In: 40º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2013, Florianópolis. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2013.

3.
HOELLER, A. A. ; SANTOS, T. S. ; MENEGHELLI, C ; SILVA, H. T. A. ; ANDRE, E. S. ; MARINO-NETO, J. . Padrões eletrográficos de sono e vigília após injeção central de serotonina em pombos: envolvimento de receptor 5-HT1A. In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010, Caxambu. Anais do XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010.

4.
HOELLER, A. A. ; DUARTE, A. M. C. ; CRISPIM JR., C. F. ; Lino-de-Oliveira, Cilene ; MENEGHELLI, C ; GUTIHA, F. ; MELLEU, F. F. ; MEDEIROS, H. C. ; MARINO-NETO, J. ; SANTOS, T. S. . EFEITOS COMPORTAMENTAIS E SOBRE A EXPRESSÃO DA PROTEINA FOS EM NEURÔNIOS SEROTONÉRGICOS APÓS INJEÇÕES INTRACEREBROVENTRICULARES DE SEROTONINA EM POMBOS (COLUMBA LIVIA). In: XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC, 2010, Caxambu. Anais do XXXIV Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, 2010.

5.
HOELLER, A. A. ; SANTOS, T. S. ; MENEGHELLI, C ; ANDRE, E. S. ; MARINO-NETO, J. . ATIVIDADE ELÉTRICA HIPOCAMPAL E SONO APÓS A INJEÇÃO SISTÊMICA DE SEROTONINA EM POMBOS (Columba livia). In: XXIV Reunião Anual da FeSBE, 2009, Águas de Lindóia. XXIV Reunião Anual da FeSBE - FeSBE 2009, 2009.

6.
MENEGHELLI, C.; MENGATTO, V. ; ROCHA, N. H. ; HOELLER, A. A. ; SANTOS, T. S. ; DUZZIONI, M. ; MARINO-NETO, J. . Distribuição de neurônios imunoreativos à triptofano hidroxilase no tronco encefálico e diencéfalo de pombos (Columba livia). In: I IBRO/LARC Congress of Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008, Búzios. I IBRO/LARC Congress of Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008.

7.
HOELLER, A. A. ; SANTOS, M. ; MENEGHELLI, C. ; SANTOS, T. S. ; DALLAZEN, A. R. ; R.R.BUXEL, ; ANDRE, E. S. ; MARINO-NETO, J. . Efeitos comportamentais e eletrográficos após administração sistêmica de 8-OH-DPAT em pombos (Columba livia). In: I IBRO/LARC Congress of Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008, Búzios. I IBRO/LARC Congress of Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008.

8.
SANTOS, T. S. ; M.M.MASTROCOLA, ; KLEIN, G. ; HOELLER, A. A. ; MENEGHELLI, C. ; CRISPIM JR., C. F. ; VENTURA, A. ; MARINO-NETO, J. . Efeitos comportamentais da injeção central de serotonina em pombos (Columba livia): participação de receptores 5-HT1-2. In: I IBRO/LARC Congress of Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008, Búzios. I IBRO/LARC Congress of Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008.

9.
MENEGHELLI, C.. Estudo da aplicação do ultra-som terapêutico sobre a migração celular na cavidade peritonial de camundongos inoculados com ovoalbumina. In: 4º Fórum Anual de Iniciação Científica, 2005, Blumenau. Fórum anual de iniciação científica, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
Meneghelli, Cristiane; Mengatto, Vanessa ; ROCHA, N. H. ; Hoeller, Alexandre Ademar ; Santos, Tiago Souza ; DUZZIONI, M. ; Marino-Neto, José . Distribuição de neurônios imunoreativos à triptofano hidroxilase no tronco encefálico e diencéfalo de pombos (Columba livia).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MENEGHELLI, C.; PATRIANOVA, M. E. ; Macagnan, J ; AZEVEDO, A. C. . Variação importante dos músculos eversores e flexores do pé. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MENEGHELLI, C.; SILVA FILHO, H. H. ; GREINERT, J. A. . Estudo da aplicação do ultra-som terapêutico sobre a migração celular na cavidade peritonial de camundongos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MENEGHELLI, C.; FRUCTUOSO, L. ; VOLES, T.M. ; Pacheco, N.B. ; MATIAS, C. . Utilização da Máscara EPAP como Recurso Fisioterapêutico para Melhora da Capacidade Vital no Pós-Operatório de Decorticação Pulmonar em Nível Hospitalar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENEGHELLI, C.; CECHINEL, C.; MANSUR, S.. Participação em banca de Arthur Volpato Batista.Desenvolvimento de uma aplicação WEB3D para o Ensino da Anatomia do Sistema Esquelético. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CONCEICAO, K. R.; OLIVEIRA, M. A.; LEMOS, R. R.; MENEGHELLI, C.. Participação em banca de Karolini Rodrigues da Conceição; Miguel Antenor de Oliveira.Desenvolvimento de um Jogo Sério para o Ensino de Anatomia do Membro Inferior do Esqueleto Humano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DELLACQUA, M. N.; OLIVEIRA, R. V.; MENEGHELLI, C.. Anatomia Patológica e Patologia Clínica/Medicina Legal e Deontologia/Ensino Tutorial. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

Livre docência
1.
MENEGHELLI, C.; DUTRA, R. C.; DANIELEWICZ, A. L.; DALLMANN, J. M. A.. Processo Seletivo Simplificado. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais.Avaliação de Usabilidade de um Jogo Sério para o Ensino de Anatomia. 2017. (Simpósio).

2.
I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Mapeamento da distribuição de neurônios imunoreativos a triptofano hidroxilse no tronco encefálico e diencéfalo de pombos (Columba livia). 2008. (Congresso).

3.
1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. 2006. (Outra).

4.
I Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. 2006. (Congresso).

5.
I Simpósio Catarinense em Neurociências. 2006. (Simpósio).

6.
XXII Congresso Brasileiro de Anatomia. Variação Importante dos Músculos Eversores e Flexores do Pé. 2006. (Congresso).

7.
XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE.XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE. 2006. (Encontro).

8.
10º Seminário de Iniciação Científica da Univille.10º Seminário de Iniciação Científica da Univille. 2005. (Seminário).

9.
4º Fórum Anual de Iniciação Científica.4º Fórum Anual de Iniciação Científica. 2005. (Seminário).

10.
Programa FURB Visita Sua Rua. Programa FURB Visita Sua Rua. 2005. (Exposição).

11.
XI Jornada da Prática Clínica Supervisionada.Utilização da Máscara de EPAP como Recurso Fisioterapêutico para Melhora da Capacidade Vital no Pós-Operatório de Decorticação Pulmonar em Nível Hospitalar. 2005. (Encontro).

12.
3º Fórum Anual de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).

13.
IX Jornada da Prática Clínica da Fisioterapia. 2004. (Encontro).

14.
Programa FURB Visita Sua Cidade. Programa FURB Visita Sua Cidade. 2004. (Exposição).

15.
Programa FURB Visita Sua Cidade. 2004. (Exposição).

16.
Programa FURB Visita Sua Rua. Programa FURB Visita Sua Rua. 2004. (Exposição).

17.
Programa Universidade Aberta. Programa Universidade Aberta. 2004. (Exposição).

18.
X Jornada da Prática Clínica da Fisioterapia. 2004. (Encontro).

19.
2º Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Respiratória. 2003. (Congresso).

20.
Programa FURB Visita Sua Rua. 2003. (Exposição).

21.
Programa FURB Visita Sua Rua. 2003. (Exposição).

22.
VIII Jornada da Prática Clínica da Fisioterapia. 2003. (Encontro).

23.
VII Jornada da Prática Clínica da Fisioterapia. 2003. (Encontro).

24.
VI Jornada da Prática Clínica da Fisioterapia. 2002. (Encontro).

25.
V Jornada da Prática Clínica da Fisioterapia. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HEINZEN, R. P. S. ; DUARTE, H. E. ; SCAFF, R. M. C. ; GONCALVES, E. K. ; VIEIRA, M. L. H. ; MANSUR, S. S. ; SANTOS, A. L. ; MENEGHELLI, C. ; MARTINS, D. ; ROCHA, T. M. . Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Exposição).

2.
MENEGHELLI, C.; DUARTE, H. E. ; ROCHA, T. M. ; SANTOS, A. L. ; MARTINS, D. ; CASADEI, A. P. M. ; MANSUR, S. S. ; NUNES, P. C. V. ; MEDEIROS, M. B. ; PROCHNOW, D. N. ; SOUZA, B. A. C. ; SBARDELOTTO, M. ; ROSSONI, F. G. ; PALAU, A. P. ; ALVES, J. M. ; LIMA, G. B. B. ; STAHELIN, A. H. S. ; HEINZEN, R. P. S. ; GABRIELLI, C. . Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Exposição).

3.
DIAS, P. F. ; GAGLIARDI, A. R. T. ; MENEGHELLI, C. . Tópicos sobre endotélio e doença cardiovascular. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso público para docente em Morfologia/Anatomia Humana/Histologia e Embriologia /Biologia Celular e Fundamentos de Fisioterapia do curso de Fisioterapia da UFSC, em janeiro de 2016 (Edital nº 154/DDP/2015).



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