Thiago Bernardo Cavassani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9288024365110159
  • Última atualização do currículo em 26/04/2017


Possui Bacharelado em Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IQ-UNESP Araraquara) onde também concluiu o curso de Mestrado em Química, subárea Química Analítica. É Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Concluiu o curso de pós-graduação Lato Senso em Planejamento, Implantação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense/UAB (2013). Foi especialista de Laboratório, função de Químico na FFCLRP-USP de 2010 a 2015. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Paraná IFPR e Doutorando em Química do Programa de pós-graduação em Química da UFSCar, área de concentração Ensino de Química (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Bernardo Cavassani
Nome em citações bibliográficas
CAVASSANI, T. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho.
Dr. Tito, S/N
Jd. Panorama
86400000 - Jacarezinho, PR - Brasil
Telefone: (43) 21220101
URL da Homepage: http://jacarezinho.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Orientador: Rosebelly Nunes Marques.
2008 - 2010
Mestrado em Química.
Instituto de Química-Unesp-Araraquara, IQ-CAR, Brasil.
Título: Avaliação da Ocorrência de Fitoestrógenos de Soja em Efluente de Estação de Tratamento de Esgoto, Água Superficial e Subterrânea da Cidade de Araraquara,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Mary Rosa Rodrigues de Marchi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Genisteína; Daidzeína; Alterador endócrino; HPLC.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
2011 - 2013
Especialização em Planejamento, Implantação e Gestão da EaD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A POSSIBILIDADE DE USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
Orientador: Paula Faragó Vieira Barbosa.
2011 - 2014
Graduação em Licenciatura em Química.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, FFCLRP-USP, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Bacharelado em Química.
Instituto de Química de Araraquara-UNESP, IQAR-UNESP, Brasil.
Título: Determinação de Cloridrato de Metoclopramida em preparações farmacêuticas via análise por injeção em fluxo com detecção espectrofotométrica.
Orientador: Leonardo Pezza.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Planejamento e Gestão dos 20% EAD com as NTICs. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Sensibilização Inclusão no Ensino Superior. (Carga horária: 32h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, FFCLRP-USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A EDUCAÇÃO SUPERIOR AMERICANA E OS NOVOS DESAFIOS. (Carga horária: 60h).
Dep. Sociologia e Antropologia Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em XI Disciplina Intersemestral. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Aplicações de HPLC/ MS na análise de farmacose. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Química Medicinal. (Carga horária: 12h).
Instituto de Química-Unesp-Araraquara, IQ-CAR, Brasil.
2006 - 2006
Química dos alimentos. (Carga horária: 12h).
Instituto de Química-Unesp-Araraquara, IQ-CAR, Brasil.
2005 - 2005
Química Forense. (Carga horária: 8h).
Instituto de Química-Unesp-Araraquara, IQ-CAR, Brasil.
2004 - 2004
Gestão Ambiental de Resíduos. (Carga horária: 12h).
Instituto de Química-Unesp-Araraquara, IQ-CAR, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Química Ambiental. (Carga horária: 12h).
Instituto de Química-Unesp-Araraquara, IQ-CAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Jacarezinho, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Pesquisa e Extensão (COPE).
01/2016 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho Experimental no Ensino de Ciências
Química Experimental I
Química Analítica I
01/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química I
Química II
Química III
Reações Químicas
Química dos Vestibulares

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, FFCLRP-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista de Laboratório - Químico, Carga horária: 40


Curso Unificado do Câmpus de Araraquara/ Prefeitura de Américo Brasiliense, CUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Foi professor de Química no cursinho pré-Vestibular no Curso Unificado do Câmpus de Araraquara-CUCA no ano letivo de 2005. As aulas foram ministradas na cidade de Américo Brasiliense-SP, na parceria firmada entre esta prefeitura e a UNESP-Araraquara.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Metodologias de Avaliação do Conhecimento Tecnológico Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) na base dos saberes docentes: Contextos, Percursos e Perspectivas
Descrição: Há muito se discute a fossilização das práticas, dos saberes e do curriculum que a escola em praticamente todos os níveis de ensino apresenta na atualidade. Ações que visam modificar os pilares desta educação secular, em muitos aspectos destoante da realidade vivida pelos seus alunos, professores e da sociedade em geral, perpassa obrigatoriamente pela concepção de formação do docente. Inserido num mundo amplamente permeado pelas tecnologias digitais, constituídos ao passo que constrói uma cultura cada vez mais inter-relacionada com o mundo cibernético, espera-se que o professor da contemporaneidade esteja apto a conhecer estas tecnologias e utilizá-las não apenas enquanto mero aparato técnico, mas também esteja preparado para inseri-las na sua práxis e torne-se, portanto, referência para a mudança do status quo que a escola tradicional está fundamentada Neste contexto, o projeto proposto pretende lançar luz sobre as principais metodologias empíricas relatadas na literatura para avaliar a qualidade da integração da componente tecnológica na base dos saberes docentes. Entendendo que o conhecimento da tecnologia está inserido de forma amalgamado aos tradicionais saberes pedagógicos e de conteúdo dos professores, este projeto propõe, a partir de uma ampla revisão da literatura científica, identificar as ferramentas metodológicas para aferição do TPACK, classificá-las e avaliá-las segundo os critérios de validade propostas por Misha e colaboradores (2011). A análise dos dados subsidiará a discussão acerca da formação docente diante das novas necessidades/saberes/competências exigidos pela sociedade contemporânea, tão quanto sobre a adequação destas ferramentas metodológicas ao contexto da educação brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Inovando no prato do Norte-Pioneiro com a Taioba (Xanthosoma sagittifolium): Promovendo a (re)Introdução na prática alimentar
Descrição: A biodiversidade brasileira é mundialmente reconhecida pela sua expressiva extensão e também pela ampla potencialidade de exploração de seus recursos naturais. Embora se reconheça que até um quinto da diversidade biológica do planeta esteja no Brasil, é consenso entre os especialistas que a dieta dos brasileiros seja simplificada e influenciada por matrizes genéticas externas. o presente projeto pretende promover a reintrodução da taioba como possibilidade alimentícia na comunidade local do IFPR campus Jacarezinho, promovendo: a difusão da informação nutricional e seus benefícios no consumo; a avaliação físico-química das folhas e/ou outras partes comestíveis; tão quanto promovendo a multiplicação da espécie através do cultivo e da distribuição de mudas para cultivo familiar.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Thiago Bernardo Cavassani - Coordenador / Bruna Brunhare - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Best Paper no 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, Simpósio Internacional de Educação e Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVASSANI, T. B.2016CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . Uma janela para o mundo: reflexões sobre as redes sociais em espaços de aprendizagem no ensino superior. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 06, p. 03-29, 2016.

2.
CAVASSANI, T. B.2016CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . Você tem face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do facebook no ensino superior. ETD. Educação Temática Digital, v. 18, p. 227-249, 2016.

3.
ANDRADE, J. J.2014ANDRADE, J. J. ; CAVASSANI, T. B. ; Abreu, D. G. . Entre o Instrumento e o Outro: Considerações sobre antigos e novos recursos didáticos na escola. Fronteiras: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, v. 3, p. 161-178, 2014.

4.
ANDRADE, J. J.2013 ANDRADE, J. J. ; MOSER, R. S. ; Abreu, D. G. ; CAVASSANI, T. B. . O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. Indagatio Didactica, v. 5, p. 561-570, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . Dos Círculos de Cultura aos Grupos Virtuais: Efeitos das redes sociais no ensino superior. In: 6° Simpósio Internacional em Educação e Comunicação, 2015, Aracajú. Atas do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2015. v. 5. p. 7-12.

2.
ANDRADE, J. J. ; MOSER, R. S. ; Abreu, D. G. ; CAVASSANI, T. B. . O conceito de relações de ensino: elaboração conceitual entre licenciandos em química. In: 2° Congresso Luso Brasileiro em Investigação Qualitativa, 2013, Aveiro. 2° Congresso Luso Brasileiro em Investigação Qualitativa, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, J. J. ; LOURENCO, A. J. ; MELLO, M. C. L. ; CAVASSANI, T. B. . Graduando faz pesquisa? Experiências de um grupo de estudos e pesquisas em um curso de licenciatura em química. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2014, Águas de Lindóia. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . O Facebook como recurso didático: análise do nível de colaboração no ensino superior. In: Encontro Nacional de Ensino de Quimica, 2016, Florianópolis. XVIII ENEQ, 2016.

2.
CAVASSANI, T. B.. As novas competências docentes diante da cultura digital:implicações na formação do professor de Química. In: 6° Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional, 2016, Araraquara. ABT, 2016.

3.
CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . EaD E O DILEMA DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: APORTES SOBRE O TRADICIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES LABORATORIAIS. In: XII Workshop NPT - Educação a Distância, 2015, Ribeirão Preto. XII Workshop NPT - Educação a Distância, 2015.

4.
RUELA, J. C. ; CAVASSANI, T. B. ; Marchi, M. R. R. ; SALGADO, H. R. N . Development and validation of a new HPLC method for quantitation of fluconazole in capsules. In: : 7th International Congress of Pharmaceutical Sciences, 2009, Ribeirão Preto. Book of abstracts, 2009.

5.
CAVASSANI, T. B.; Marchi, M. R. R. ; VILEGAS, W. . Validação de método analítico para determinação de fitoestrógenos de soja em efluentes de ETE, água de rio e subterrânea. In: Encontro Nacional de Química Analítica, 2009, Salvador-BA. XV ENQA, 2009.

6.
SANTOS, D. M. dos ; CAVASSANI, T. B. ; MONTONE, R. C. ; TURRA, A. ; Marchi, M. R. R. . Otimização de método para análise de BTs em água estuarina por SPE e LLE e alquilação com reagente de Grignard: primeiros resultados. In: 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009, Salvador-BA. 3º CIAQA, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . EaD E O DILEMA DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: APORTES SOBRE O TRADICIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES LABORATORIAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAVASSANI, T. B.; ANDRADE, J. J. . Dos Círculos de Cultura aos Grupos Virtuais: Efeitos das redes sociais no ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CAVASSANI, T. B.; Marchi, M. R. R. . Isoflavona de soja em efluente de estação de tratamento de esgoto (ETE) em Araraquara, SP. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
INACIO, F. D.; CAVASSANI, T. B.; FERREIRA, S. P. L.. Participação de banca de conclusão de curso técnico em Alimentos modalidade subsequente de Juliana Jacob Ferreira Pinto:Caracterização Microbiológica e Físico-Química de couve manteiga (Brassica oleracea Schwartz). 2016. Instituto Federal do Paraná.

2.
INACIO, F. D.; CAVASSANI, T. B.; FERREIRA, S. P. L.. Participação de banca de conclusão de curso técnico em Alimentos integrado ao ensino médio de Aline Nascimento Capucho: Caracterização Físico-Química e Microbiológica de Suco de Milho Artesanal. 2016. Instituto Federal do Paraná.

3.
INACIO, F. D.; PRESTI, F. T.; CAVASSANI, T. B.. Participação de banca de conclusão de curso técnico em Alimentos integrado ao ensino médio de Layla Talissa Gomes de Moraes: Cultivo de Pleurotus Ostreatus (Shime ji), Produção e Imobilização de Lacase em Resíduos Lignocelulósicos. 2016. Instituto Federal do Paraná.

4.
INACIO, F. D.; CAVASSANI, T. B.; PRESTI, F. T.. Participação de banca de conclusão de curso técnico em Alimentos integrado ao ensino médio de Rafaela Maria de Souza: Elaboração e Caracterização de Brigadeiro com Casca de Banana. 2016. Instituto Federal do Paraná.

5.
CAVASSANI, T. B.. 8ª Mostra de Trabalhos do Curso de Licenciatura em Química - Avaliação de Painéis. 2015. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.

6.
CAVASSANI, T. B.. XIII Olimpíada Regional de Química. 2015. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.

7.
CAVASSANI, T. B.. VIII Olimpíada regional de Química. 2010. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. As novas competências docentes diante da cultura digital:implicações na formação do professor de Química. 2016. (Congresso).

2.
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.O Facebook como recurso didático: análise do nível de colaboração no ensino superior. 2016. (Encontro).

3.
XII Workshop NPT - Educação a Distância.EaD E O DILEMA DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: APORTES SOBRE O TRADICIONAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ATIVIDADES LABORATORIAIS. 2015. (Simpósio).

4.
I Seminário Nacional de Tutores da EAD. 2011. (Seminário).

5.
Encontro Nacional de Químia analítica. Validação de Método Analítico para Determinação de Fitoestrógenos de Soja em Efluente de ETE, Água de Rio e Subterrânea.. 2009. (Congresso).

6.
XIX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 'Determinação de Cloridrato de Metoclopramida em urina e preparações farmacêuticas por espectroscopia em fluxo'. 2007. (Congresso).

7.
XVIII Congresso de iniciação Científica. Determinação de metoclopramida em preparações farmacêuticas via análise por injeção em fluxo com detecção espectrofotométrica. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVASSANI, T. B.. Genius.com. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


É membro do Grupo de Pesquisa Eletrocatálise e Eletroquímica Ambiental de Ribeirão Preto (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1227336637283373)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:24:54