Maria Beatriz Gomes Bettencourt

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  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Possui graduação em História pela Universidade de Lisboa (1974), mestrado em Sciences de l'Education - Université Bordeaux II (1984) e doutorado em Education - Administration de l'Education - Université de Montreal (2005). Exerceu atividade docente durante quatro décadas em diversas instituições de ensino portuguesas, sendo a última a Universidade Lusófona, em Lisboa. Desempenhou cargos diretivos, quer no Ministério da Educação (Diretora de Serviços Pedagógicos da Direção Geral do Ensino Superior), quer em instituições de ensino superior (Coordenação do Gabinete de Avaliação da Universidade de Lisboa, coordenação de pós-graduações em Administração Educacional, de graduações, de Departamentos, de disciplinas). Atualmente exerce docência no mestrado em Avaliação da Fundação Cesgranrio. A área de docência e investigação é a da Administração da Educação, tendo dirigido projetos financiados, como o projeto de investigação: Construção do Projeto educativo local, desenvolvido entre 1994 e 1996, financiado pela Fundação Gulbenkian e Instituto de Inovação Educacional. Prestou consultadoria em projetos de investigação em diferentes países (no Brasil, ao Projeto 44/2010: Indicadores de qualidade da gestão democrática) assim como em avaliação de instituições de ensino superior. Faz parte da Comissão Científica de várias revistas de Educação, como a Revista Diálogo Educacional, do Brasil e da especialidade, como a Revista Administração Educacional, de Portugal. Foi Presidente do Fórum Português de Administração Educacional de 2006 a 2012. Publica em diversas revistas e teve intensa atividade como formadora de docentes e de diretores de escolas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Beatriz Gomes Bettencourt
Nome em citações bibliográficas
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes;Bettencourt, Beatriz;Canário, Beatriz;Canário, Beatriz Bettencourt

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Cesgranrio, Mestrado.
Rua Cosme Velho 155
Cosme Velho
22241125 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35059810


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Sciences de L'éducation - Administ.de l'éducation.
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Título: L'évaluation des établissements d'enseignement en tant que mode de régulation. Une étude de cas en enseignement collégial, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Professeur Guy Pelletier.
Bolsista do(a): Fundação Para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.
Palavras-chave: regulação; avaliação institucional; aprendizagem organizacional; auto-avaliação; gestão estratégica.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1982 - 1984
Mestrado em Sciences de l'éducation.
Université Bordeaux Segalen, BORDEAUX 2, França.
Título: L'enseignement complémentaire au Portugal,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: Professeur Jacques Wittvert.
Bolsista do(a): Ministério do Ensino Superior, MES, Portugal.
Palavras-chave: ensino secundário; acesso ao ensino superior; inserção na vida activa; orientação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1969 - 1974
Graduação em História.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Título: A educação da mulher no sec XIX.
Orientador: Professor Doutor Borges de Macedo.




Formação Complementar


2006 - 2007
e-learning, para ensino a distância. (Carga horária: 360h).
Universidade Aberta, UAb, Portugal.
1977 - 1980
Curso de Peritos Orientadores. (Carga horária: 1200h).
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
1972 - 1973
Ciências Pedagógicas. (Carga horária: 360h).
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.


Atuação Profissional



Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

12/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Superintendência de Pesquisas e Projetos Especiais, .

09/2017 - 12/2017
Ensino, Avaliação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Políticas Públicas
09/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Avaliação de Projetos
05/2017 - 08/2017
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Organizacional
01/2017 - 05/2017
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Avaliação Institucional
05/2016 - 08/2016
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Organizacional
01/2016 - 05/2016
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Avaliação Organizacional
05/2015 - 08/2015
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Organizacional
01/2015 - 05/2015
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Avaliação Organizacional
09/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Organizacional
01/2014 - 05/2014
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas de Avaliação Organizacional
11/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Organizacional

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9

Atividades

09/2008 - 07/2013
Ensino, Mestrado em Acompanhamento, Avaliação e Regulação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Administração Educacional
09/2008 - 07/2010
Ensino, Mestrado em Ciências da Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Administração e Gestão Escolar
09/2008 - 07/2010
Ensino, Mestrado em Ciências da Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Administração da Educação

Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnico-pedagógica, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo Gabinete de Avaliação da Reitoria da Universidade de Lisboa e pela concepção e implementação da sua Política de Garantia de Qualidade, servindo de interface com o Grupo de Trabalho constituído para esse efeito e formado por representantes dos diferentes corpos e faculdades.

Atividades

09/2004 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenadora do Gabinete de Avaliação da Reitoria da Universidade de Lisboa, sendo responsável pela concepção da Política de Garantia de Qualidade da UL e pela coordenação do Grupo de Trabalho constituído para esse efeito por Despacho Reitoral..
09/1993 - 12/1996
Ensino, Gestão da Formação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Gestão da Formação

Universidade Aberta, UAb, Portugal.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Atividades

09/2006 - 07/2009
Ensino, Mestrado de Gestão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Escolar

Instituto de Inovação Educacional, IIE, Portugal.
Vínculo institucional

1993 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Atividades

1999 - 2000
Outras atividades técnico-científicas , Revista Inovação, Revista Inovação.

Atividade realizada
. Coordenadora redatorial da Revista Inovação.
09/1993 - 07/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Direcção de Serviços de Investigação e Inovação Educacional, .

09/1993 - 07/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Direcção de Serviços de Investigação e Inovação Educacional, .

1993 - 1995
Direção e administração, Direcção de Serviços de Investigação e Inovação Educacional, .

Cargo ou função
Coordenadora do Departamento de Análise Organizacional.

Escola Superior de Educação de Lisboa, ESELx, Portugal.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

01/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , CIED, .

09/1997 - 07/2000
Ensino, Ciências da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Educacional
09/1997 - 07/2000
Ensino, Ciências da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da Intervenção Educativa
Gestão Escolar

Direcção-Geral do Ensino Superior, DGES, Portugal.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Serviços

Atividades

1996 - 1999
Direção e administração, Direcção dos Serviços Pedagógicos, .

Cargo ou função
Directora dos Serviços Pedagógicos.

Instituto Superior de Gestão, ISG, Portugal.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão da Formação

Atividades

09/1992 - 07/1994
Direção e administração, Pós Graduação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Gestão escolar.
09/1992 - 07/1994
Ensino, Especialização em Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Projecto

Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, GETAP, Portugal.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações
Atividades de Assessoria Pedagógica


Escola Superior de Educação de Portalegre, ESEP, Portugal.
Vínculo institucional

1985 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/1989 - 07/1991
Direção e administração, Unidade de Administração Escolar, .

Cargo ou função
Coordenadora.
09/1986 - 07/1991
Direção e administração, Comissão Cientifica da Formação Inicial, .

Cargo ou função
Coordenadora.
09/1986 - 07/1991
Ensino, Ciências da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Escolar
Análise e Organização do Ensino
Seminário Interdisciplinar

Escola Superior de Educação da Guarda, ESEG, Portugal.
Vínculo institucional

1982 - 1985
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Secundária de Camões, ESC, Portugal.
Vínculo institucional

1974 - 1982
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efectiva, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/1974 - 07/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
História


Linhas de pesquisa


1.
Estratégias Locais de Melhoria da Escola em Áreas Desfavorecidas
2.
A participação da comunidade na construção da oferta educativa
3.
Análise Organizacional
4.
Administração Educacional
5.
Estudos Avaliativos de Organizações Escolares


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
As avaliações do ensino pelos estudantes: significados e efeitos
Descrição: As avaliações do ensino, pelos estudantes (AEE), são um importante instrumento de regulação dos sistemas de ensino superior, no contexto das práticas gestionárias da Nova Gestão Pública (NGP). Elas têm uma utilização crescente nos processos de avaliação das instituições de ensino superior (IES) e visam a instauração de um controle de tipo posburocrático, conjugando o autocontrole institucional com a avaliação pelos resultados (FINGER, 1997). As AEE são utilizadas por universidades e IES em todo o mundo e, em alguns países, também pelos governos centrais (caso, por exemplo, do Reino Unido e dos Países Baixos). Dada a relevância de seus efeitos, a validade dos instrumentos de AEE tem despertado o interesse de cientistas sociais (MARSH, 2007; SPOOREN et al, 2012). A pesquisa sobre os instrumentos de AEE tem-se focalizado, sobretudo, na sua representatividade, validade e fidelidade como instrumentos de avaliação. Os estudos realizados têm ressaltado a necessidade de triangular os resultados das AEE com outros indicadores (taxas de sucesso, avaliação externa dos programas, empregabilidade dos diplomados, avaliação pelos diplomados), pois só uma abordagem multi facetada permite avaliar a qualidade das formações e do ensino universitário que visam outros objetivos para além da satisfação dos estudantes (Abernot, Y et al, 2013). Existem algumas pesquisas sobre as relações entre as AEE e a aprendizagem dos estudantes (GALBRAITH et al, 2011, RICHARDSON, 2012) e também sobre o seu potencial na melhoria do ensino (PENNY e COE, 2004); contudo, até agora, o significado das narrativas a que se reportam as respostas estudantis tem sido pouco questionado pela pesquisa. As AEE têm impacto social e são utilizados com propósitos e finalidades muito diversificados, desde o desenvolvimento curricular e a melhoria do ensino, passando pela gestão das carreiras docentes, até à construção de sistemas de garantia da qualidade, à elaboração de rankings, à informação de potenciais públicos e ao marketing institucional. Os seus resultados têm sido tratados como reflexos da realidade. Os efeitos sociais e institucionais produzidos pelas AEE têm sido pouco pesquisados. A presente pesquisa propõe tratar as AEE como objetos políticos em si mesmos e, como tal, com potencial para transformar a realidade e as representações dos estudantes e do público em geral sobre o ensino superior. Um dos aspectos que nos interessa particularmente é a forma de apropriação das AEE pelas instituições e seus efeitos na mudança das culturas avaliativas das instituições (BETTENCOURT, 2005a e 2005b). Questões a que a pesquisa em curso pretende responder: - Que condicionantes influenciam as respostas dos estudantes e quais os seus significados, nestas IES? - Como é que as AEE são localmente apropriadas e como influenciam a vida institucional e a cultura das IES? A pesquisa realiza-se em IES da cidade do Rio de Janeiro - públicas e privadas - e inclui entrevistas a estudantes e dirigentes, questionários a estudantes e observação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (9) .
Integrantes: Maria Beatriz Gomes Bettencourt - Coordenador / Maria de Lourdes Sá Earp - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2012
Horizonte 2013, CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Programas públicos e privados de intervenção?(PTDC/CPE-CED/114789/2009)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1993 - 1996
?O projecto educativo local?, financiado pelo PRODEP.
Descrição: Concepção e coordenação do Projecto de investigação-acção ?O projecto educativo local?, desenvolvido por uma equipa do IIE, no concelho da Golegã, financiado pelo PRODEP e pela Fundação Calouste Gulbenkian..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso)
2003 - Atual
Periódico: Da investigação às práticas: estudos de natureza educacional
2000 - 2003
Periódico: Inovação (Lisboa)
1999 - 2013
Periódico: Administração Educacional
1987 - 1991
Periódico: Aprender (Portalegre)


Revisor de periódico


1998 - 2000
Periódico: Inovação (Lisboa)
2014 - Atual
Periódico: Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação


Revisor de projeto de fomento


1996 - 1997
Agência de fomento: Instituto de Inovação Educacional/Ministério da Educação(POR)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Prix d'Excellence, Université de Montréal.
2002
Prix d'Excellence, Université de Montréal.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes2017BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: um estudo qualitativo na educação superior brasileira. REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, v. 36, p. 131-144, 2017.

2.
3BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes2016BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Colóquio Administração Educacional: 40 anos vividos na escola após Abril.. Administração Educacional, v. nº9, p. 21-25, 2016.

3.
2BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes2016BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Professores e escolas que aprendem: da escola burocrática à organização aprendente. Administração Educacional, v. n. 9, p. 87-93, 2016.

4.
4BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes2015BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Aprender fazendo: O aprendizado de metodologia qualitativa de pesquisa no âmbito da disciplina de Prática de Avaliação Organizacional. Campo Abierto, v. 34, p. 71-84, 2015.

5.
5José Lourenço2014José Lourenço ; Bettencourt, Beatriz . A Liderança das Escolas: Avaliação Externa e Percepções dos Professores. Meta: Avaliação, v. 6, p. 99-117, 2014.

6.
6Bettencourt, Beatriz2009Bettencourt, Beatriz. Avaliação das escolas: mais uma experiência ou uma nova forma de governo das escolas?'. Jornal de letras, artes e ideias, v. 19/10, p. 7-10, 2009.

7.
8Bettencourt, Beatriz2008Bettencourt, Beatriz. Um novo ciclo na gestão das escolas: O novo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário,?. Jornal de letras, artes e ideias, v. 23/11, p. 12-14, 2008.

8.
7Bettencourt, Beatriz2008Bettencourt, Beatriz. Liderar uma escola : dom ou aprendizagem? Contributos para a discussão do perfil das direcções das escolas e da sua formação. Jornal de Letras, v. 26/5, p. 12-13, 2008.

9.
9Bettencourt, Beatriz2005 Bettencourt, Beatriz. Les établissements d?enseignement face à l?évaluation: appropriation ou acculturation?. Les Dossiers des Sciences de l'Education, v. XIII, p. 81-94, 2005.

10.
10Canário, Beatriz Bettencourt2000Canário, Beatriz Bettencourt. La Formación Profesional en Portugal. Organización y Gestión Educativa, v. 3, p. 3-8, 2000.

11.
11Canário, Beatriz Bettencourt1998Canário, Beatriz Bettencourt. Escolas e parcerias educativas. Colóquio. Educação e Sociedade, v. 4, p. 155-158, 1998.

12.
12Canário, Rui1997Canário, Rui ; Canário, Beatriz . Écoles professionnelles au Portugal: une expérience de partenariat. Education Permanente, v. 131, p. 151, 1997.

13.
13Canário, Beatriz Bettencourt1997Canário, Beatriz Bettencourt. Formação profissional e modalidades de alternância. Leonardo da Vinci Info, v. II, p. 9-14, 1997.

14.
15Canário, Beatriz Bettencourt1996Canário, Beatriz Bettencourt. Um debate actual: educação e descentralização. ENSINUS - Divulgação, v. 6, p. 13-17, 1996.

15.
14Canário, Beatriz1996Canário, Beatriz. A participação dos pais na escola. Noesis, v. 37, p. 20-22, 1996.

16.
16Canário, Beatriz1995Canário, Beatriz. Ciclos e tendências na história recente do nosso sistema escolar. ENSINUS-Divulgação, v. 4, p. 2-7, 1995.

17.
17Canário, Beatriz1995Canário, Beatriz. Partenariado local e mudança educativa. Inovação (Lisboa), v. 8, p. 151-166, 1995.

18.
18Canário, Beatriz1994Canário, Beatriz. O Projecto de Escola no contexto português. ENSINUS-Divulgação, v. 2, p. 20-23, 1994.

19.
19Canário, Beatriz1994Canário, Beatriz. O sentido da avaliação do projecto de escola. Noesis, v. 31, p. 48-50, 1994.

20.
20Canário, Beatriz1994Canário, Beatriz. Sugestões para o início da realização de um projecto educativo de escola. Noesis, v. 31, p. 54-55, 1994.

21.
21Canário, Beatriz1993Canário, Beatriz. Articulação secundário/superior-apontamentos de uma reflexão. Noesis, v. 28, p. 18-20, 1993.

22.
22Canário, Beatriz Bettencourt1990Canário, Beatriz Bettencourt. Administração das escolas. Comentário à margem de um projecto de reforma. Aprender (Portalegre), v. 11, p. 7-12, 1990.

23.
23Canário, Beatriz1990Canário, Beatriz. Será a escola uma organização burocrática?. Aprender (Portalegre), v. 10, p. 11-17, 1990.

24.
24Canário, Beatriz1989Canário, Beatriz. A sociologia das organizações e a escola. Aprender (Portalegre), v. 9, p. 5-10, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NETTO, C. D. ; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes . ESTUDO AVALIATIVO DE UM CURSO A DISTÂNCIA: aplicação de critérios pedagógicos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Série: Estudos Avaliativos, 2016. 126p .

2.
Canário, Beatriz. Construir o projeto educativo local: relato de uma experiência. 1. ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, Coleção Cadernos de Organização e Gestão Escolar, 1998. v. 1. 47p .

Capítulos de livros publicados
1.
Bettencourt, Beatriz; SÁ EARP, M. L. . AS AVALIAÇÕES DO ENSINO PELOS ESTUDANTES: SIGNIFICADOS E EFEITOS NO CONTEXTO DA POLÍTICA REGULATÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. In: Graciele Glap; Lucimara Glap. (Org.). POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: GESTÃO E RESULTADOS. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. , p. 9-25.

2.
Bettencourt, Beatriz; AFONSO, N. ; SIM-SIM, I. ; SERRAZINA, M. L. . Regulação, supervisão e avaliação da educação : prioridades e estratégias : 2007-2013. In: Mariana Dias. (Org.). Educação e formação : prioridades e estratégias : 2007-2013. 1ed.Lisboa: Escola Superior de Educação. Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2008, v. 1, p. 178-215.

3.
Canário, Beatriz Bettencourt; BARROSO, J. ; PINHAL, J. . Descentralização e projeto educativo local. In: BARROSO, João; PINHAL, João. (Org.). A administração da educação: os caminhos da descentralização. 1ed.Lisboa: Colibri, 1996, v. 1, p. 89-102.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Canário, Beatriz Bettencourt. Parcerias educativas e relação escola/comunidade. Cadernos de Educação de Infância, Lisboa, p. 42 - 44, 02 set. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: relato de um processo de análise qualitativa. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2017, Salamanca. Atas CIAIQ2017 >>Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación. Salamanca: CIAIQ, 2017. v. 1. p. 1709-1714.

2.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: resultados de um estudo qualitativo na educação superior brasileira. In: 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto, Portugal. Atas CIAIQ 2016, 2016. v. Vol. I. p. 912-919.

3.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . AS AVALIAÇÕES DO ENSINO PELOS ESTUDANTES: SIGNIFICADOS E EFEITOS NO CONTEXTO DA POLÍTICA REGULATÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. In: V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiania. Anais, 2016. v. 41.

4.
José Lourenço ; Bettencourt, Beatriz . A Liderança das Escolas: Avaliação externa e percepções dos professores. In: XII Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, 2015, Vila Real. ATAS DO XII CONGRESSO DA SPCE. ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR. Vila Real: UTAD, 2015.

5.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . A Disciplina de Prática de Avaliação Organizacional no Mestrado Profissional em Avaliação: uma experiência de formação em metodologias qualitativas. In: IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas, Fundação Cesgranrio, 2015, Rio de Janeiro. IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas. Trabalhos apresentados. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. p. 362-372.

6.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Análise de uma prática formativa em metodologia qualitativa: Contexto, conteúdo e problemática. In: VII Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 2015, Belo Horizonte. Anais do VII Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 2015.

7.
NETTO, C. D. ; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes . Aplicação de critérios pedagógicos na avaliação de um Curso de Graduação a Distância. In: IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas, Fundação Cesgranrio, 2015, Rio de Janeiro. IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas. Trabalhos apresentados. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2015. p. 326-335.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . As avaliações do ensino pelos estudantes: efeitos em contextos diferenciados. In: 28º Colóquio da ADMEE Europa ?Avaliação e Aprendizagem?, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação,, 2016, Lisboa. Actes du Colloque de l´ADMEE - Europe. Bruxelas: ADMEE - Europe, 2016. v. I. p. 418-420.

2.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Uma experiência inovadora no aprendizado de metodologia qualitativa: a disciplina de Prática de Avaliação na pós graduação strictu senso em avaliação. In: 4o. Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa, 2015, Aracaju. Anais do 4o. Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa, 2015.

3.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; VOSGERAU, D. S. . As Avaliações do Ensino pelos Estudantes: Significados e Efeitos na Vida Universitária. In: CIAIQ 2014 - 3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, 2014, Badajoz. Libro de Actas de ?3º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa?, Vol.1. Articulos de Educación.. Badajoz: CIAIQ, 2014. v. Vol. 1. p. 149-152.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, Maria de Lourdes . L?évaluation de l?enseignement par les étudiants en tant que régulation: une recherche qualitative en milieu universitaire au Brésil.. In: 30ème colloque de l?ADMEE, 2018, Luxemburgo. : L?évaluation en éducation et en formation face aux transformations des sociétés contemporaines. Livret des résumés.. Luxembourg: Université du Luxembourg, 2018. v. V 1. p. 59-60.

2.
Bettencourt, Beatriz. The introduction of a quality assurance culture and the adoption of a self-regulation policy at the University of Lisbon.. In: First European Quality Assurance Forum 2006, 2006, Munich. European University Association: The policy of quality assurance. Bruxelas: EUA, 2006.

3.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Les directions d?établissement face à l?évaluation institutionnelle. In: ACFAS 2006: Le Savoir, trame de la modernité / Université McGill, 2006, Montréal. Le Savoir, trame de la modernité, 2006. v. 1. p. 54.

Apresentações de Trabalho
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: relato de um processo de análise qualitativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Nouvelle administration publique (NAP) et professionnalité enseignante. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes ; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes . La evaluación de la enseñanza por los estudiantes en la educación superior brasileña. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: resultados de um estudo qualitativo na educação superior brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, Maria de Lourdes . AS AVALIAÇÕES DO ENSINO PELOS ESTUDANTES: SIGNIFICADOS E EFEITOS NO CONTEXTO DA POLÍTICA REGULATÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Bettencourt, Beatriz. Nouvelle Administration Publique et professionnalité enseignante. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; NETTO, C. D. . Aplicação de critérios pedagógicos na avaliação de um curso de graduação a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . A disciplina de Prática da Avaliação Organizacional no mestrado profissional em avaliação: uma experiência de formação em metodologias qualitativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . Uma experiência inovadora no aprendizado de metodologia qualitativa: A disciplina de Prática da Avaliação Organizacional na posgraduação strictu sensu em Avaliação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; NETTO, C. D. . Pedagogical evaluation criteria for virtual courses: a case study from a bachelor degree program in Brazilian rain forest. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Bettencourt, Beatriz; VOSGERAU, D. S. . ?As Avaliações do Ensino pelos Estudantes: Significados e Efeitos na Vida Universitária?.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
José Lourenço ; Bettencourt, Beatriz . ?Liderança das Escolas: Avaliação externa e percepções dos professores?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Bettencourt, Beatriz; BARROSO, J. ; AFONSO, N. . 'A Administração Educacional em Portugal: 40 anos depois de Abril e 20 anos depois do FPAE?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
José Lourenço ; Bettencourt, Beatriz . 'Avaliação externa da liderança escolar e percepções dos professores'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ELLIOT, L. G. ; FONTANIVE, N. S. ; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes ; VIACAVA, F. ; GUSSI, A. F. . Preocupações e Questões da Avaliação na Área Institucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Bettencourt, Beatriz. 7ª Conferência do FORGES - Forum da Gestão do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. 2017.

2.
Bettencourt, Beatriz. 13 Congrès International de Management de la Qualité dans les Systèmes d'Education et de Fomation. 2017.

3.
Bettencourt, Beatriz. 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. 2017.

4.
Bettencourt, Beatriz. 6ª Conferência do FORGES - Forum da Gestão do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. 2016.

5.
Bettencourt, Beatriz. 12 Congrès International de Management de la Qualité dans les Systèmes d'Education et de Fomation. 2016.

6.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2016.

7.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Revista Ensaio - Avaliação e políticas públicas em educação. 2015.

8.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. 11 Congrès International de Management de la Qualité dans les Systèmes d'Education et de Fomation. 2015.

9.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. 2015.

10.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; CERDEIRA, L. . 5ª Conferência do FORGES - Forum da Gestão do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. 2015.

11.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Revista Ensaio - Avaliação e políticas públicas em educação. 2014.

12.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; CERDEIRA, L. . 4ª Conferência do FORGES - Forum da Gestão do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. 2014.

13.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. 10 Congrès International de Management de la Qualité dans les Systèmes d'Education et de Fomation. 2014.

14.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; CERDEIRA, L. . 3ª Conferência do FORGES - Forum da Gestão do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. 2013.

15.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. 9 Congrès International de Management de la Qualité dans les Systèmes d'Education et de Fomation. 2013.

16.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Participação em banca de Conceição Costa Leite Batalha. A Aprendizagem de Libras na Formação dos Docentes:estudo avaliativo de um programa. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

2.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Luiz Fernando Correa Cavalcante. A biblioteca do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ: um estudo avaliativo sob o olhar do usuário. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

3.
LEITE, L.; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Participação em banca de Regina Coeli Pinheiro Maximo de Souza. Avaliação da auto-avaliação: o projeto institucional de uma universidade privada. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

4.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Ana Luiza Santos Pereira. Avaliação de disciplina oferecida na modalidade online em curso presencial de graduação: a perspectiva dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

5.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Participação em banca de Carlos Alberto Couto da Siva Junior. A Metodologia de Contratualização de Resultados de uma Autarquia Estadual: um estudo avaliativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

6.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Participação em banca de Sandra Araújo de Sousa. Processo de implantação de uma plataforma de aprendizagem em uma empresa: estudo avaliativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

7.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Participação em banca de Verônica Perisse Nolasco. Uma Confederação Desportiva sob o olhar dos interessados: estudo avaliativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

8.
Bettencourt, Beatriz; AGUIAR, G. S.; SILVA, A. C.. Participação em banca de Constantino Dias da Cruz Neto. Estudo avaliativo de um curso a distância: aplicação de critérios pedagógicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

9.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; LEITE, L.. Participação em banca de Ana Carolina de Aguiar Moreira Oliveira. Avaliação institucional interna no âmbito do Sinaes. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

10.
ELLIOT, L. G.; Bettencourt, Beatriz; MIRANDA, M. L. C.. Participação em banca de Patrícia Ferreira Domingos. Procedimento de Colocação de Balão Intragástrico para Tratamento da obesidade: estudo avaliativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

11.
Bettencourt, Beatriz. Participação em banca de José Augusto Araújo Lourenço. A Liderança das Escolas: avaliação externa e percepção dos professores. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Acompanhamento, Avaliação e Regulação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

12.
Bettencourt, Beatriz. Participação em banca de Laurisana Dantas Lima. Dilema da repetência e da evasão em escolas rurais de um município sergipano. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

13.
VASCONCELOS, T. M. S.; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; DIAS, M. C.. Participação em banca de Ilda Maria Dinis. As Faces de Janus ? As Práticas de Supervisão dos Coordenadores de Departamento Curricular. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Supervisão da Educação) - Escola Superior de Educação de Lisboa.

14.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes. Participação em banca de Carla Maria Garcia Pinto. Projeto educativo e projetos na escola: que articulação e que resultados?. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Gestão Educacional) - Universidade Aberta.

15.
Canário, Beatriz. Participação em banca de Elisa Castro Ramos. Avaliação de docentes do ensino básico em Portugal: opiniões dos avaliados. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Educacional) - Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Teses de doutorado
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; LUDKE, M.; WERNECK, V. R.; BRUNO, A. R.; GARCIA, P. B.. Participação em banca de Maria Luiza Monteiro Vieira Braga Barone. A prática como meio e como fim da aprendizagem: estratégia de ensino do professor de faculdades privadas. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
Bettencourt, Beatriz; TEODORO, A.. Participação em banca de António João Francisco Baixinho. As autarquias e a educação. Centro e periferias na construção das políticas educativas (1998-2008). 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Canário, Beatriz. Diretor de Serviços de Investigação Educacional. 1999. Instituto de Inovação Educacional.

2.
Canário, Beatriz. Secretário Geral do Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores. 1999. Ministerio da Educacao e Cultura.

3.
Canário, Beatriz. Chefe de Divisão do Ensino Particular e Cooperativo. 1999. Ministerio da Educacao e Cultura.

4.
Canário, Beatriz. Juri Nacional das Provas de Aferição. 1993. Ministerio da Educacao e Cultura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Debate público: Projecto de Decreto-Lei sobre o novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.Moderador do debate. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; CORREIA, J. A. . Debate público: Projecto de Decreto-Lei sobre o novo regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
AnaLuiza Santos Pereira. Avaliação de disciplina oferecida na modalidade online em curso presencial de graduação: a perspectiva dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

2.
Conceição Costa Leite Batalha. A Aprendizagem de Libras na Formação dos Docentes:estudo avaliativo de um programa. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

3.
Carlos Alberto Couto da Silva Junior. A Metodologia de Contratualização de Resultados de uma Autarquia Estadual: um estudo avaliativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

4.
Sandra Araújo de Sousa. Processo de Implantação de uma plataforma de aprendizagem em uma empresa: estudo avaliativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

5.
Verônica Perissé Nolasco. Uma Confederação Desportiva sob o olhar dos interessados: estudo avaliativo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

6.
Constantino Dias da Cruz Neto. ESTUDO AVALIATIVO DE UM CURSO A DISTÂNCIA: Aplicação de critérios pedagógicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

7.
Patricia Ferreira Rodrigues. Procedimento de colocação de balão intragrástico para tratamento da obesidade: um estudo avaliativo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

8.
JOSÉ AUGUSTO ARAÚJO LOURENÇO. A Liderança das Escolas: Avaliação externa e perceções dos professores. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Acompanhamento, Avaliação e Regulação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

9.
Nilton Emanuel Lopes Tavares Paiva Semedo. A gestão democrática da escola: do legislado ao instituído. Um estudo de caso numa Escola Secundária Cabo-verdiana. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Acompanhamento, Avaliação e Regulação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.

10.
Carla Maria Garcia Pinto. Projeto educativo e projetos na escola: que articulação e que resultados?. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Educacional) - Universidade Aberta de Lisboa, . Orientador: Maria Beatriz Gomes Bettencourt.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ELLIOT, L. G. ; FONTANIVE, N. S. ; BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes ; VIACAVA, F. ; GUSSI, A. F. . Preocupações e Questões da Avaliação na Área Institucional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; NETTO, C. D. . Aplicação de critérios pedagógicos na avaliação de um curso de graduação a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BETTENCOURT, Maria Beatriz Gomes; SÁ EARP, M. L. . A disciplina de Prática da Avaliação Organizacional no mestrado profissional em avaliação: uma experiência de formação em metodologias qualitativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Na sequência de seleção em concurso nacional, foi bolseira por dois anos (1982-1984) da Direção-Geral do Ensino Superior/ME (POR), para especialização e estágio em "Gestão de Centros de Recursos Educativos" abrangendo as seguintes áreas de: 1. Engenharia e gestão de programas de formação; 2. Análise de necessidades em formação; 3. Investigação em educação; 4. Gestão Documental. A reponsabilidade do programa coube ao Centro Regional de Documentação Pedagógica de Bordéus e à Université de Bordeaux 2,



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