Jailine Mayara Sousa de Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1435182906855508
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Professora Assistente do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE). Possui Mestrado em Linguística (Proling/UFPB), Pós-Graduação em Ciências da Linguagem com Ênfase em EaD (CLEaD/UFPB), Licenciatura em Letras com habilitação Português/Inglês (UFPB) e Bacharelado em Relações Internacionais (UEPB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jailine Mayara Sousa de Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, J. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
Castelo Branco
58051900 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167402


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Orientador: José Alberto Miranda Poza.
Coorientador: Suzana Leite Cortez.
2010 - 2012
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: TRADIÇÕES DISCURSIVAS: A CIRCULARIDADE DAS VOZES NA FARSA DA BOA PREGUIÇA,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Beliza Áurea Arruda de Mello.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2011 - 2012
Especialização em Ciências da Linguagem com Ênfase em EaD.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: .Transformando Distância em Presença: a relação tutor-aluno e o uso de estratégias potencializadoras da aprendizagem.
2006 - 2010
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: ?Minha pátria (não) é minha língua?: de onde vêm e para onde vão as identidades linguísticas na era da globalização?.
Orientador: Dr.ª Laurênia Souto Sales.
2006 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Oficina Temática: Questionários no Moodle. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Estágio, Minicurso e Orient. de TCC. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2011 - 2011
Filosofia do ato, identidade e dialogismo. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2011
Curso de capacitação para formação de tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Discurso, corpo e subjetividades na mídia e na lit. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Antropologia Literária: conceitos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2009 - 2009
Discurso, comunicação e literatura. (Carga horária: 15h).
VI Congresso da Abralin, ABRALIN, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Política Linguística. (Carga horária: 15h).
VI Congresso da Abralin, ABRALIN, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à Literatura Africana de língua portugu. (Carga horária: 4h).
faculdade de ciências humanas de olinda, FACHO, Brasil.
2007 - 2007
Olhar europeu sobre outros mundos: Imagens. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Assistente do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas - DLEM.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor em EaD, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Tutor em EaD, Enquadramento Funcional: Tutora a distância do Curso de Letras, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Fundamentos Psicológicos da Educação.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa - Intermediário II (60 horas/ 04 créditos)
08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .

Cargo ou função
Coordenação da Área de Inglês para Fins Específicos.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa (60horas/ 04 créditos)
01/2017 - 6/2017
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II (Inglês/Francês/Espanhol) - (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico I - manhã (60horas/ 04 créditos)
7/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II (Inglês/Francês/Espanhol) - noite (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico I - manhã (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico II - noite (60horas/ 04 créditos)
2/2016 - 6/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Básico I - manhã (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico II - noite (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico III - noite (60horas/ 04 créditos)
03/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Básico I - manhã (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico III - manhã (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico III - noite (60horas/ 04 créditos)
08/2010 - 12/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Psicoógicos da Educação
09/2014 - 02/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Básico I - manhã (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico I - noite (60horas/04créditos)
Língua Inglesa Básico III - manhã (60horas/ 04 créditos)
Língua Inglesa Básico III - noite (60horas/ 04 créditos)
05/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Nível Intermediário II (60 horas/ 04 créditos)

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Curso de Letras da UFRPE/UAST. Ministrou as seguintes disciplinas: Língua Inglesa II (Morfossintaxe); Língua Inglesa V (Socioliguística; Estágio Supervisionado III.

Atividades

11/2013 - 05/2014
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III (60h / 4 créditos)
Língua Inglesa II - Morfossintaxe (60h/ 4 créditos)
Língua Inglesa V - Sociolinguística (45h / 3 créditos)
05/2013 - 11/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado III (60h/ 4 créditos)
Língua Inglesa II - Morfossintaxe (60h/ 4 créditos)
Língua Inglesa V - Sociolinguística (45h/ 3 créditos)

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: T-40, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Inglês Intrumental; Língua Inglesa (Níveis Básico e Intermediário)

Atividades

03/2012 - 12/2012
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental (60h / 4 créditos)
03/2012 - 12/2012
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II (60h / 4 créditos)
07/2011 - 12/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I (60h/ 4 créditos)
3/2011 - 06/2011
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I (60h - 4 créditos)
Língua Inglesa III (60h - 4 créditos)
03/2011 - 06/2011
Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental (60h / 4 créditos)


Projetos de extensão


2016 - 2017
Integrando Inglês, Música, Dança e Jogos: uma proposta inovadora de ensino de língua inglesa para adolescentes em contextos escolares e não escolares
Descrição: Esse projeto de Extensão (PROBEX- 2016/UFPB) tem como objetivo planejar e ministrar oficinas de língua inglesa com foco na música, jogos e dança a adolescentes economicamente e socialmente vulneráveis em uma organização governamental e em uma escola de ensino fundamental da cidade de João Pessoa, de forma a desenvolver, de maneira motivadora, os conhecimentos da língua inglesa entre os participantes, fortalecendo a interculturalidade e uma formação integral de natureza interdisciplinar;. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jailine Mayara Sousa de Farias - Integrante / Lorena de Araújo Barros e Silva - Integrante / Ana Paula Costa Gonçalves - Integrante / José Eric da Paixão Marinho - Integrante / Angelica Araujo de Melo Maia - Coordenador / Jonathan Feitosa Ferreira - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2018
PIBID/UFPB: A Licenciatura, A Educação Básica e a Formação do Professor - Subprojeto Língua Inglesa
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) .
Integrantes: Jailine Mayara Sousa de Farias - Integrante / Barbara Cabral Ferreira - Integrante / Maria Helena Ribeiro Maciel - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2017 - Atual
Licenciatura em Letras: em busca de uma formação acadêmica e docente dos discentes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas
Descrição: O projeto de monitoria ?Licenciatura em Letras: em busca de uma formação acadêmica e docente dos discentes dos cursos de Letras Estrangeiras Modernas? visa contribuir, por um lado, na redução de desistências, abandonos e trancamentos provocados por limitações no acompanhamento dos conteúdos e, consequentemente, retenção nos cursos envolvidos. Por outro lado, pretende-se contribuir com uma formação acadêmica e docente dos alunos do curso de Licenciatura em Línguas Estrangeiras, mais especificamente, Espanhol, Francês e Inglês. Em vista disso, busca-se oferecer monitoria às disciplinas pertencentes ao ?tronco-comum?, disciplinas de cunho teórico como Linguística, Teoria Literária, Pesquisa Aplicada, nas quais são aglutinados, em uma mesma sala, os alunos dos três cursos de licenciatura em línguas estrangeiras. Além disso, as disciplinas específicas de cada curso, como Fonética e Fonologia, Língua e Literatura, também serão contempladas com o projeto de monitoria. Para realização do projeto, os envolvidos (monitores, professores e coordenador) realizarão reuniões mensais de discussão de temas específicos. Os monitores juntamente com seus professores-orientadores também realizarão reuniões semanais, a fim de discutir o plano de ação das disciplinas bem como os resultados parciais do trabalho de monitoria. Espera-se, portanto, que o projeto minimize as dificuldades dos alunos de disciplinas de línguas estrangeiras, diminuindo os índices de evasão, abandono e reprovação assim como favoreça a formação acadêmica dos discentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Jailine Mayara Sousa de Farias - Integrante / Barbara Cabral Ferreira - Integrante / Barthyra Cabral Claudino - Integrante / Carolina Gomes da Silva - Coordenador / Danielle Barbosa Lins de Almeida - Integrante.
2016 - 2016
Licenciatura em Letras: para uma formação crítica e autônoma do discente de línguas estrangeiras
Descrição: De natureza heterogênea e multifacetada, o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) atende e viabiliza o curso de Licenciatura em Letras Estrangeiras nas línguas espanhol, francês e inglês, além de ministrar cursos de língua estrangeira para fins específicos na graduação das áreas das ciências exatas e da natureza, médicas, humanas e tecnológicas. No entanto, o foco de atenção do atual projeto e seu elemento motivador é o curso de Licenciatura em Letras e suas referidas línguas estrangeiras ? inglês, francês e espanhol. O objetivo geral do projeto é contribuir, por um lado, na redução de desistências, abandonos, trancamentos provocados por limitações no acompanhamento dos conteúdos e, consequentemente, retenção nos cursos envolvidos. Por outro lado, pretende-se contribuir com uma formação acadêmica mais sólida dos alunos de línguas estrangeiras. Entre os objetivos específicos estão: Minimizar as dificuldades dos alunos de disciplinas de línguas estrangeiras, entre as quais incluídas as de fonética e fonologia e prática de leitura e produção de textos, bem como de disciplinas de cunho mais teórico, como a de programação neurolinguística; Buscar formas alternativas e criativas de lidar com as dificuldades dos alunos; Engajar alunos monitores no contexto acadêmico, fazendo com que eles possam, a partir desses mecanismos, tornarem-se profissionais mais capacitados; Desenvolver atividades complementares de ensino centradas nas necessidades e dificuldades dos alunos; e Desenvolver habilidades de pesquisa no âmbito da disciplina da monitoria. Para que esses objetivos sejam alcançados e obtenhamos os resultados esperados que a eles relacionados a orientação e as atividades de monitoria terão a seguinte forma: 1 Orientação (leitura e discussão) conjunta mensal com os professores envolvidos no projeto acerca dos temas específicos previamente determinados como autonomia, estratégias de aprendizagem, avaliação da aprendizagem, diferenças individuais e estilos de aprendizagem; 2 Levantamento das necessidades dos alunos, elaboração de material didático e de exercícios complementares e ministração de oficinas práticas; 3 Execução semanal do plano de ação de cada disciplina em particular com aulas complementares, exercícios, atividades na plataforma moodle, outras ferramentas utilizadas pelas novas tecnologias da informação na educação e orientação individualizada dos alunos pelos monitores das disciplinas; 4. Socialização das atividades realizadas em eventos do DLEM, da UFPB e de outras instituições com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho dos monitores além de despertar o interesse de futuros monitores; e 5 Análise do desenvolvimento do projeto em suas diferentes fases através de discussões em grupos, apresentação de resultados, aplicação de questionários e observação das atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Jailine Mayara Sousa de Farias - Integrante / Barbara Cabral Ferreira - Integrante / Ana Berenice Peres Martorelli - Coordenador / Barthyra Cabral Claudino - Integrante.
2015 - 2017
(Re)Pensando práticas de mediação e inclusão na tutoria de língua inglesa
Descrição: O projeto "(Re)Pensando práticas de mediação e inclusão na tutoria de língua inglesa" (Protut/PRG/UFPB) tem como objetivo implementar estratégias didático-pedagógicas quanto às disciplinas de Língua Inglesa de nível básico do curso de Letras (Língua Inglesa I), e proporcionar ao tutor/bolsista uma iniciação à prática docente a partir do desenvolvimento de ações colaborativas, crítico-reflexivas, no intuito de contribuir para uma aprendizagem significativa, impactando, por um lado, no desempenho acadêmico dos tutorandos/discentes e, por outro, na formação docente do tutor, licenciando do curso de Letras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jailine Mayara Sousa de Farias - Coordenador / Barbara Cabral Ferreira - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio de iniciação à Docência, PRG/UFPB.
2015
Prêmio de Iniciação à Docência, UFPB.
2009
Prêmio Elo Cidadão, XI Encontro de Extensão da UFPB.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARIAS, J. M. S.; Leão, Ê. S. . Constitução Federal de 1988: Uma carta, dois Brasis. Cardápio RI, João Pessoa, p. SD/0 - SD/0, 01 out. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, J. M. S.; FERREIRA, B. C. . Para além dos limites da sala de aula: novas práticas de leitura e escrita através do uso do Whatsapp no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. In: SImpósio NAcional de Linguagens e Gêneros Textuais, 2017, Campina Grande. Anais IV SINALGE. Campina Grande: REALIZE, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
FERREIRA, B. C. ; FARIAS, J. M. S. . WhatsApp e ensino-aprendizagem de LE: experiências, perspectivas e desafios.. In: X Congresso Internacional da ABRALIN., 2017, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN.. Niterói: UFF, 2017. v. 04. p. 1562-1573.

3.
FARIAS, J. M. S.. Reflexões sobre um ensino-aprendizagem de língua inglesa conectado: um relato de experiência. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - GELNE, 2015, Garanhuns. Ensino de língua, literaturas e outros diálogos possíveis. Anais Eletrônicos do VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - GELNE. Recife: Pipa Comunicação, 2015. v. 1. p. 805-815.

4.
FARIAS, J. M. S.. O lastro das tradições: o nomadismo das vozes na Farsa da Boa Preguiça. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal. Anais, 2012.

5.
FARIAS, J. M. S.; MELLO, B. A. A. . Tradição (re)inventada: tradição discursiva ibérica e o trajeto antropológico do homem nordestino em Farsa da Boa Preguiça. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011. Curitiba: Abralin, 2011. v. 1.

6.
FARIAS, J. M. S.. Escrituras de Ariano Suassuna: ?A Construção Desdobrada? de uma Historiografia Nordestina. In: XIV Encontro Estadual de História da ANPUHPB - História, Memórias e comemorações, 2010, João Pessoa. Anais. João Pessoa: ANPUH/UFPB/CAPES, 2010. v. 1.

7.
FARIAS, J. M. S.. Leitura Performática e Inclusão da Cultura Popular na Sala de Aula: Uma Questão Vocal. In: III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino, 2010, Campina Grande. Anais. Campina Grande: Bagagem, 2010. v. 1.

8.
FARIAS, J. M. S.. O imaginário popular e as significações simbólicas do divino em Farsa da boa preguiça. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO RELIGIOSIDADES POPULARES E MULTICULTURALISMO: intolerâncias, diálogos, interpretações, 2010, Recife. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO RELIGIOSIDADES POPULARES E MULTICULTURALISMO: intolerâncias, diálogos, interpretações - ANAIS ELETRÔNICOS. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2010. v. 1. p. 439-446.

9.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . Encontro Machado de Assis - O bruxo da linguagem. In: Encontro Machado de Assis - O bruxo da linguagem, 2009, Campina Grande. Encontro Machado de Assis - O bruxo da linguagem. Campina Grande: Realize, 2009.

10.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . O enfoque comunicativo no ensino de PLE: análise de uma tarefa de áudio de exame CELPE- Bras. In: VII Encontro sobre ensino de língua e literatura e III Congresso Nacional sobre ensino de língua e literatura da FACHO, 2009, Olinda. VII Encontro sobre ensino de língua e literatura e III Congresso Nacional sobre ensino de língua e literatura da FACHO. Olinda: Facho, 2009.

11.
FARIAS, J. M. S.. Cartas Chilenas, uma menipéia árcade. In: XII Encontro de Iniciação à Docência, 2009, João Pessoa. Anais do XII Encontro de Iniciação à Docência. João Pessoa: UFPB/PRG, 2009.

12.
FARIAS, J. M. S.; BANDEIRA, S. C. P. . Processo de transferência no ensino-aprendizagem de PLE: analisando produções textuais. In: XI Encontro de Extensão, 2009, João Pessoa. Anais do XI Encontro de Extensão. João Pessoa: UFPB/PRAC, 2009.

13.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . O ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira na UFPB: o exame de proficiência em Língua Portuguesa como parâmetro. In: XI Encontro de Extensão, 2009, João Pessoa. Anais do XI Encontro de Extensão. João Pessoa: UFPB/PRAC, 2009.

14.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . O cabide mitológico das Chapeuzinhos. In: II Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2008, Campina Grande. Anais do II Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. Campina Grande: Bagagem, 2008. v. 1. p. SD/0-SD/0.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, J. M. S.. O nomadismo das vozes populares em Farsa da Boa Preguiça. In: V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (V ECLAE), 2011, Natal. Caderno de Resumos, 2011.

2.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . A relação entre um tarefa de áudio no exame CELPE-Bras e os níveis de proficiência em PLE: Análise de alguma produções escritas sob enfoque comunicativo. In: VI congresso internacional da abralin, 2009, João Pessoa. VI congresso internacional da abralin. João Pessoa: Idéia, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, J. M. S.; MAIA, A. A. M. . MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE BOLSISTAS DO PIBID SOBRE O DESIGN DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CONCEICAO, C. ; DINIZ, R. ; BRANCO, H. C. ; RODRIGUES, V. ; CABRAL, R. ; MEDEIROS, A. ; OLIVEIRA, T. ; BEZERRA, M. ; TAVARES, E. ; SILVEIRA, G. ; MAIA, A. A. M. ; FARIAS, J. M. S. . Once upon a time, there was technology: how to design activities to promote students' engagement.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, L. D. B. E. ; FARIAS, J. M. S. . Multimodos de ensinar e aprender língua inglesa: caminhos para uma aprendizagem significativa e motivadora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MAIA, A. ; FARIAS, J. M. S. . PROJETOS DE EXTENSÃO E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES FORMADORES NA ÁREA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAIA, A. ; SILVA, L. A. B. E. ; FERREIRA, J. F. ; MARINHO, J. E. P. ; GONCALVES, A. P. C. ; FARIAS, J. M. S. . ABORDAGENS MULTIMODAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO NÍVEL FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS JUNIOR, M. S. M. ; ALEXANDRE, M. C. ; FERREIRA, B. C. ; FARIAS, J. M. S. . IMPACTO DAS AÇÕES DA TUTORIA NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS TUTORANDOS DO CURSO DE LETRAS INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
HENRIQUES, B. ; PONTES, B. M. ; FERREIRA, B. C. ; FARIAS, J. M. S. . O IMPACTO DO PROTUT NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS TUTORES DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS DA UFPB.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
TORRES, P. F. S. ; FARIAS, J. M. S. . O YOUTUBE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FARIAS, J. M. S.. Reflexões sobre um ensino de língua inglesa conectado: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FARIAS, J. M. S.; FERREIRA, B. C. . Projeto de Tutoria em Língua Inglesa: Desafios e Perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALEXANDRE, C. ; ALEXANDRE, M. C. ; SANTOS JUNIOR, M. S. M. ; FERREIRA, B. C. ; FARIAS, J. M. S. . Perfil dos alunos ingressantes no curso de Letras Inglês da UFPB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FARIAS, J. M. S.; SANTANA, M. L. . Língua, Cultura e Identidade: Refletindo sobre Cenários Linguísticos no Contexto de Globalização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIAS, J. M. S.. Tradições discursivas: a circularidade das vozes na 'Farsa da boa preguiça'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FARIAS, J. M. S.. Language Policy and Identity: Faces of an International Issue .. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FARIAS, J. M. S.. Escrituras De Ariano Suassuna: ?A Construção Desdobrada? De Uma Historiografia Nordestina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FARIAS, J. M. S.. Leitura Performática E Inclusão Da Cultura Popular Na Sala De Aula: Uma Questão Vocal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . O Papel do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-Bras) como elemento norteador do ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na UFPB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FARIAS, J. M. S.; Leão, Ê. S. ; Chaves, J. L. F. . A proposta de (sub)desenvolvimento do Banco Mundial para a América Latina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
FARIAS, J. M. S.; Cintra, R. G. C. . O cabide mitológico das Chapeuzinhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARIAS, J. M. S.. Projeto de Tutoria em Língua Inglesa: Desafios e perspectivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAULINO, W. ; FARIAS, J. M. S. . Análise de Livros Didáticos de Língua Inglesa: Questões Essenciais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PAULINO, W. ; FARIAS, J. M. S. . Genres and the language learning classroom. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FARIAS, J. M. S.. Contribuições da Psicanálise à Educação: O que Freud Explica?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Ismara Valéria de Farias Souza. A administração tributária dos municípios paraibanos: avaliando a importância do IPTU para o orçamento de Cabaceiras. 2014 - Universidade Federal da Paraíba.

2.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Valter Diassis Andrade Silva Júnior. Arrecadação Tributária Municipal: a evolução da receita Trubutária do Município de Alagoa Grande. 2014 - Universidade Federal da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, B.; CUELLO, R.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Anne Kelly Silva das Neves.Programas de Intercâmbio na UFPB e sua relevância para os academicos em Secretariado Bilingue. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
COSTA, F.; ANDADRE, F. C.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Tharcilla Ellen Aires Bezerra.A importância do fazer docente e da mediação na construção do saber literário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
FERREIRA, B. C.; CLAUDINO, B. C.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Gabriela Gomes dos Santos.Teoria da Polidez e estratégias de preservação das faces: uma análise em orgulho e preconceito, de Jane Austen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
MAIA, A. A. M.; MEDEIROS, S. H. G. D.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de João Paulo Dantas de Macedo.Pedagogia de projetos no ensino fundamental: análise de uma experiência do PIBID Letras-Inglês da UFPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
ALMEIDA, D.; SOUSA, R. C.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Alberto Bezerra da Silva.Memes como forma de protesto pela crise política. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
MAIA, A.; PEREZ, M.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Ademar Dias dos Santos.Aprendendo a ser professor: possibilidades de formação inicial e continuada no contexto do subprojeto Pibid Letras-Inglês da UFPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
ANDRADE, B.; FERREIRA, B. C.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Francisco das Chagas Santos.Transposição didática: a relação entre a prática pedagógica do professor e o livro didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
ANDADRE, F. C.; LUNA, S. A.; FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Regissely da Silva Perazzo.O grande Gatsby: uma leitura à luz da antropologia literária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Raissa de Sousa Claro.O processo de acomodação linguística de falantes paulistas em João Pessoa: uma análise qualitativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Cristiane Santana do Nascimento.Reflexões sobre o livro didático de língua inglesa Ser do Ensino Fundamental, sob a luz do PNDL-Séries Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Aparecida Patrícia Vieira.Entre a oralização e a oralidade: uma análise das atividades em livros didáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Mikaylson Rocha da Silva.Do imperialismo a Pós-Colonial: a ressignificação da identidade indiana em A Passage to India. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba.

13.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Kátia Simone Diniz de Souza.Um gênero ou um tipo textual? Uma análise socio-retórica do comentário online. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Rosicleide Lima Silva.A produção textual na escola: uma análise do dizer e do fazer docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
FARIAS, J. M. S.. Participação em banca de Edson da Silva Lima.Translation in EFL classes: a friend or a foe?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIAS, J. M. S.. Processo Seletivo Para Professor Substituto de Língua Inglesa do Curso de Relações Internacionais. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
FARIAS, J. M. S.; SANTANA, Mônica de Lourdes Neves; Garcia, Acacia. Processo Seletivo Para Professor Substituto de Língua Portuguesa do Curso de Relações Internacionais. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da ABRALIN. Whatsapp e ensino-aprendizagem de LE: Experiências, perspectivas e desafios. 2017. (Congresso).

2.
ENID - UFPB.O Impacto do Protur da Formação Docente dos tutores do curso de Letras/Inglês da UFPB. 2016. (Encontro).

3.
V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.Projetos de Extensão e o fortalecimento da identidade de professores formadores na área de línguas estrangeiras. 2016. (Outra).

4.
III Encontro Unificado da UFPB.Perfil dos alunos ingressantes do Curso de Letras. 2015. (Encontro).

5.
II Semana de Letras da UFPB.Projeto de Tutoria em Língua Inglesa: Desafios e Perspectivas. 2015. (Outra).

6.
V ECLAE- GELNE.Relfexões sobre um ensino-aprendizagem de língua inglesa conectado: um relato de experiência. 2015. (Encontro).

7.
VIII Congresso Internacional da Abralin. Língua, Cultura e Identidade: Refletindo sobre Cenários Linguísticos no Contexto de Globalização. 2013. (Congresso).

8.
ISA Annual Convention. Language Policy and Identity: Faces of an International Issue. 2012. (Congresso).

9.
VII Congresso Inrernacional da Abralin. Tradição (re)inventada: tradição discursiva ibérica e o trajeto antropológico do homem nordestino em Farsa da Boa Preguiça. 2011. (Congresso).

10.
III Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-juvenil e Ensino.Leitura Performática e Inclusão da Cultura Popular na Sala de Aula: Uma Questão Vocal. 2010. (Encontro).

11.
VII Encontro Estadual de História da ANPUH/PB - História, memória e comemorações.Escrituras De Ariano Suassuna: ?A Construção Desdobrada? De Uma Historiografia Nordestina. 2010. (Encontro).

12.
Encontro Machado de Assis - O bruxo da linguagem.Às batatas o vencedor: uma análise humanitista de Quincas Borba. 2009. (Encontro).

13.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. A relação entre um tarefa de áudio no exame CELPE-Bras e os níveis de proficiência em PLE: Análise de alguma produções escritas sob enfoque comunicativo. 2009. (Congresso).

14.
VII Encontro sobre ensino de língua e literatura e III Congresso Nacional sobre ensino de língua e literatura da FACHO. O enfoque comunicativo no ensino de PLE: análise de uma tarefa de áudio de exame CELPE- Bras. 2009. (Congresso).

15.
CCHLA ? Conhecimento em Debate ? Diálogos Possíveis.O Papel do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-Bras) como elemento norteador do ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE) na UFPB. 2008. (Outra).

16.
II Encontro Nacional Sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino.O cabide mitológico das Chapeuzinhos. 2008. (Encontro).

17.
no I Seminário Paraibano de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais.A proposta de (sub)desenvolvimento do Banco Mundial para a América Latina. 2008. (Seminário).

18.
Colóquio ?Rumos: Literatura 2007-2008?. 2007. (Outra).

19.
Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais - Cultura e Poder nas Relações Internacionais. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS, J. M. S.. XXVI Jornada Nacional do GELNE. 2016. (Congresso).

2.
FARIAS, J. M. S.. I CoREL (Colóquio Regional de Estudos Literários): Literaturas Comparadas e outras linguagens. 2014. (Congresso).

3.
FARIAS, J. M. S.. V Semana de Letras e I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagem. 2013. (Congresso).

4.
FARIAS, J. M. S.. VI ABRALIN. 2009. (Congresso).

5.
FARIAS, J. M. S.. EXAME CELPE-BRAS - CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS. 2009. (Outro).

6.
FARIAS, J. M. S.. EXAME CELPE-BRAS - CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raiane Leite Diniz. O ensino aprendizagem de inglês através de contos de fadas: uma análise de produções textuais do ensino fundamental no subprojeto Pibid Letras-Inglês à luz dos Multiletramentos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jailine Mayara Sousa de Farias.

2.
Anderson Ferreira da Silva. Construindo pontes: relato de experiência com gênero fábula sob perspectiva multimodal na aula de língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jailine Mayara Sousa de Farias.

3.
Sandra Helena Pontes. Classroom management: a importância do gerenciamento da sala de aula de língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jailine Mayara Sousa de Farias.

4.
Jéssica Nery Ferreira de Araújo. LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS CURRICULARES PRESENTES NO MANUAL DO EDUCADOR DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Jailine Mayara Sousa de Farias.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:37:29