Emerson Tortola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3984024867334867
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2016), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela mesma instituição (2012), Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, atual Universidade Estadual do Paraná - Campus Campo Mourão (2010). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo, do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT) e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Tem interesse em Linguagem e Modelagem na Educação Matemática, especialmente em Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emerson Tortola
Nome em citações bibliográficas
TORTOLA, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo.
Rua Cristo Rei, 19
Vila Becker
85902490 - Toledo, PR - Brasil
Telefone: (45) 33796800
Ramal: 6818


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Configurações de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Lourdes Maria Werle de Almeida.
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Linguagem; Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
2011 - 2012
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Os usos da linguagem em atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Lourdes Maria Werle de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Modelos Matemáticos; Anos Iniciais; Linguagem; Registros de Representações Semióticas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2010
Graduação em Matemática.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO AFIM: uma abordagem no Ensino Médio por meio de uma sequência de atividades envolvendo a fatura de energia elétrica.
Orientador: Veridiana Rezende.




Formação Complementar


2013 - 2013
Resolução de Equações Diferenciais Parciais pelo M. (Carga horária: 40h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2013
Ensinando Matemática com oGeogebra. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Terra Boa, PMTB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado na Educação Básica 3
Modelagem Matemática 1
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Toledo, .

08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática 1
Modelagem Matemática 2
Geometria Analítica 1
08/2017 - 09/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática 2
Geometria Analítica 1
Estágio Supervisionado na Educação Básica 2
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Matemática 1
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Educação Básica 1
Laboratório de Matemática
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática
Metodologia e Prática no Ensino de Matemática 1
Tecnologias no Ensino de Matemática
10/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática
Tecnologias no Ensino de Matemática
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática na Educação Básica 1
05/2013 - 09/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Matemática - Licenciatura em Matemática
Geometria Analítica e Álgebra Linear - Engenharia Civil
04/2013 - 05/2013
Ensino, Formação Pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cotidiano Escolar
02/2013 - 05/2013
Ensino, Formação Pedagógica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Educação
02/2013 - 04/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Aplicada - Tecnologias em Processos Químicos
Tecnologias no Ensino de Matemática - Licenciatura em Matemática

Escola Estadual Professor Léo Kohler - Ensino Fundamental, EEPLKEF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Colégio Estadual Helena Kolody - Ensino Médio e Profissional, CEHKEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Acadêmico, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Modelagem Matemática
2.
Educação Matemáica
3.
Linguagem e Semiótica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Linguagem de alunos do Ensino Fundamental em atividades matemáticas
Descrição: Diante das dificuldades que se tem enfrentado com relação ao domínio da linguagem matemática pelos alunos, o presente projeto tem por objetivo investigar os usos da linguagem matemática por alunos do Ensino Fundamental, particularmente em turmas de quinto e de sexto ano. Para isso serão desenvolvidas algumas atividades matemáticas de cunho investigativo, nas quais os alunos deverão formular e resolver problemas, observar padrões e regularidades, generalizar casos, justificar suas ações e procedimentos e sistematizar ideias e conceitos. As aulas serão documentadas por meio de gravações em áudio e vídeo e/ou por meio da produção escrita dos alunos. Os dados coletados serão analisados, principalmente, à luz da filosofia da linguagem, estruturada a partir dos escritos do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. Espera-se com este projeto que sejam elaboradas compreensões acerca de aspectos relativos à formação matemática dos estudantes e que sejam identificadas rupturas e/ou continuidades no uso da linguagem matemática na passagem do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, levando em consideração que essa passagem entre as séries implica uma mudança nas atividades e práticas escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Emerson Tortola - Coordenador / Luiz Gabriel Martins - Integrante.
2016 - Atual
Da passagem do quinto para o sexto ano do ensino fundamental: uma investigação acerca da cultura escolar, dos processos de ensino e aprendizagem e das concepções docentes e discentes
Descrição: Este projeto de pesquisa constitui-se como uma proposta de investigação do que denominamos rupturas e continuidades no processo de transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, mais especificamente, de escolas públicas da cidade de Toledo-PR. A pesquisa intenta abarcar diferentes aspectos dessa transição tomando como foco a disciplina de Matemática, sejam estes aspectos de ordem organizacional, pedagógica, da cultura escolar e da relação com o saber centradas no docente e/ou nos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Emerson Tortola - Integrante / Heloísa Cristina da Silva - Integrante / Renato Francisco Merli - Integrante / Rodolfo Eduardo Vertuan - Coordenador / Barbara Winiarski Diesel Novaes - Integrante / Vanessa Largo - Integrante / Aline Keryn Pin - Integrante / Ana Claudia Oliveira Merli - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Saberes docentes: reflexões na formação profissional
Descrição: Os objetivos deste projeto são investigar a formação matemática dos professores que atuam ou irão atuar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, no que diz respeito a constituição dos saberes necessários à docência; investigar o currículo de matemática no contexto da educação do campo (tanto na educação básica, quanto em cursos específicos de formação de professores para atuarem em escolas do campo); e a formação dos professores que atuam ou atuarão em escolas do campo; investigar a significação ou ressignificação de saberes docentes relacionados à avaliação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Aspectos representacionais e cognitivos desenvolvidas em salas de aula de matemática
Descrição: Os objetivos deste projeto são investigar evidências de aspectos representacionais e cognitivos nos signos produzidos por alunos da Graduação e da Pós- Graduação, bem como por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em aulas de matemática de disciplinas na graduação, na Pós-Graduação e em projeto de Extensão; inferir sobre conhecimentos matemáticos que emergem das atividades matemática que serão desenvolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Modelagem matemática na formação de professores que ensinam matemática
Descrição: Este projeto vislumbra o estudo de tópicos relacionados à modelagem matemática na formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Emerson Tortola - Coordenador.Número de orientações: 1
2008 - 2009
Uma perspectiva de melhoria no ensino aprendizagem da matemática por meio da modelagem matemática no ensino fundamental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
III Gincana da Matemática
Descrição: A III GINCAMAT - Gincana da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR - Câmpus Toledo, tem por objetivo promover o envolvimento dos acadêmicos do curso com a comunidade em geral, estreitando a relação entre Universidade e Escolas da Educação Básica. Configura-se como um importante momento de formação, tanto para os acadêmicos, que precisam pensar a matemática de um jeito diferente, quanto para os alunos das Escolas, que se envolvem com a matemática de forma lúdica e divertida e acabam se tornando disseminadores do momento que vivenciaram, constituindo uma consistente oportunidade de dar visibilidade à instituição. Os estudantes participam de diversas provas envolvendo conhecimentos matemáticos, dentre elas a torta na cara, os circuitos, jogo da memória, pescaria e caça ao tesouro. Também promove uma exposição interativa com materiais do Laboratório de Ensino de Matemática e disponibiliza, com o apoio da prefeitura, camas elásticas para a diversão dos alunos participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Emerson Tortola - Coordenador / Vanessa Largo - Integrante.
2017 - 2017
Laboratório de Ensino de Matemática Móvel
Descrição: O Laboratório de Ensino de Matemática Móvel (LEMM), consiste num conjunto de atividades pensadas com o objetivo de apresentar a alunos e professores possibilidades de usos de materiais didáticos. Para tanto, foram elaboradas atividades envolvendo alguns materiais manipuláveis ? tangram, blocos lógicos, xadrez, caminho da álgebra, ludo, cilada, torre de Hanói, etc. ? que foram desenvolvidas nas escolas parceiras do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). Essas atividades tinham características interativas, a partir das quais os alunos puderam conhecer os materiais e manipulá-los..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Emerson Tortola - Coordenador / Vanessa Largo - Integrante.
2017 - Atual
VI Semana da Matemática da UTFPR - Toledo
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Emerson Tortola - Coordenador / Renato Francisco Merli - Integrante / Vanessa Largo - Integrante / Aline Keryn Pin - Integrante / Jahina Fagundes de Assis Hattori - Integrante / Ivan José Coser - Integrante / Loreci Zanardini - Integrante / Plinio Lucas Dias Andrade - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Descrição: PROGRAMA CAPES.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Emerson Tortola - Coordenador / Vanessa Largo - Integrante.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2016 - 2016
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2013 - 2013
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2013 - 2013
Periódico: Revista Paranaense de Educação Matemática
2017 - 2017
Periódico: CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPEL)
2017 - Atual
Periódico: Hipátia: Revista Brasileira de História, Educação e Matemática
2018 - Atual
Periódico: Tangram - Revista de Educação Matemática
2018 - Atual
Periódico: Actio: Docência em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2006 (Menção Honrosa), Impa, Sociedade Brasileira de Matemática, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação.
2006
IX Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (medalha de bronze), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB).
2006
1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2005 (Menção Honrosa), Impa, Sociedade Brasileira de Matemática, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TORTOLA, E.2016 TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Um olhar sobre os usos da linguagem por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em atividades de Modelagem Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 83-105, 2016.

2.
ALMEIDA, L. M. W. de2014 ALMEIDA, L. M. W. de ; TORTOLA, E. . Modelagem matemática no ensino fundamental: a linguagem de alunos como foco de análise. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 111-142, 2014.

3.
SOUSA, B. N. P. A. R.2014 SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . A linguagem em atividades de modelagem matemática: caracterizações nos 'três mundos da matemática'. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 5, p. 1-20, 2014.

4.
TORTOLA, E.2013 TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Reflexões a respeito do uso da Modelagem Matemática em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 94, p. 619/ 237-642, 2013.

5.
ALMEIDA, L. M. W. de2012ALMEIDA, L. M. W. de ; TORTOLA, E. ; MERLI, R. F. . Modelagem Matemática ? Com o que Estamos Lidando: Modelos Diferentes ou Linguagens Diferentes?. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 14, p. 215-239, 2012.

6.
TORTOLA, E.2012TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de ; PASSOS, M. M. . OS REGISTROS DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR À LUZ DE UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 1, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PALHARINI, B. N. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. . Mathematical Modelling and Proof by Recurrence: An Analysis from a Wittgensteinian Perspective. In: Gloria Ann Stillman; Werner Blum; Gabriele Kaiser. (Org.). Mathematical Modelling and Applications: Crossing and Researching Boundaries in Mathematics Education. 1ed.Grã Bretanha: Springer, 2017, v. , p. 129-139.

2.
TORTOLA, E.; MERLI, R. F. . O Papel da Linguagem em Modelagem Matemática. In: Lourdes Werle de Almeida; Karina Pessôa da Silva. (Org.). Modelagem Matemática em Foco. 1ed.Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014, v. 1, p. 49-78.

3.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelagem Matemática: uma alternativa pedagógica para as aulas de matemática nos anos iniciais. In: Lourdes Werle de Almeida; Márcia Trindade Cyrino; Ângela Marta Savioli. (Org.). Educação Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e práticas de alunos. 1ed.Londrina: , 2014, v. , p. 185-206.

4.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar sobre a linguagem. In: Edvonete Souza de Alencar; Etienne Lautenschlager. (Org.). Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. 1ed.São Paulo: Editora Sucesso, 2014, v. 1, p. 63-78.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRANVILLE, F. H. ; LIMA, T. P. ; KOBAYASHI, R. K. ; SILVA, T. L. A. ; TORTOLA, E. . Uma atividade de modelagem matemática sobre a área do campus da UTFPR - Toledo. In: V Semana Acadêmica da Matemática a UTFPR - Toledo, 2017, Toledo. A Matemática e seus encantamentos: história, ciência e inclusão, 2017.

2.
BRUM, E. S. B. ; WILLE, D. P. R. ; LARGO, V. ; TORTOLA, E. . Ampulhetas de areia: uma atividade de modelagem matemática com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental / Quanto de lixo reciclável pode estar sendo descartado no lixo comum? - uma atividade de modelagem matemática. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções, 2017.

3.
BRAGA, G. T. S. ; SANTOS, G. V. ; PEREIRA, R. V. S. G. ; TORTOLA, E. ; VERTUAN, R. E. . Quanto de lixo reciclável pode estar sendo descartado no lixo comum? - uma atividade de modelagem matemática. In: X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções, 2017.

4.
SOUSA, B. N. P. A. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelagem Matemática e Semelhanças de Família: uma discussão fundamentada na perspectiva wittgensteiniana. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas, 2017.

5.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelos Matemáticos e Linguagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. A Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016.

6.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. R. . Modelagem Matemática e a Filosofia de Wittgenstein. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios, 2016.

7.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. ; ALMEIDA, L. M. W. . O uso de proposições por alunos dos anos iniciais em uma atividade de modelagem matemática. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios, 2016.

8.
BUTCKE, D. A. P. ; TORTOLA, E. . Por que a maioria das embalagens tem formato de paralelepípedo? Uma investigação por meio da modelagem matemática nos anos iniciais. In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos. Modelagem Matemática: pluralidades e debates, 2015.

9.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . O uso da recorrência numa perspectiva wittgensteiniana em atividades de modelagem matemática. In: IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2015, São Carlos. Modelagem Matemática: pluralidades e debates, 2015.

10.
BUTCKE, D. A. P. ; TORTOLA, E. . Água: minha ajuda faz diferença? Uma experiência com modelagem matemática nos anos iniciais. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e pesquisas no campo da Educação Matemática, 2015.

11.
ALMEIDA, L. M. W. de ; SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. . Desdobramentos para a modelagem matemática decorrentes da formulação de hipóteses. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. SIPEM - GT10, 2015.

12.
BUTCKE, D. A. P. ; TORTOLA, E. . Água: minha ajuda faz diferença? Uma experiência com modelagem Matemática nos anos iniciais. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e pesquisas para o campo da Educação Matemática, 2015.

13.
RUSTICK, A. ; PEREIRA, R. V. S. G. ; TORTOLA, E. . Laboratório de Ensino de Matemática: uma experiência com a construção de materiais didáticos. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. Perspectivas e diálogo entre os diferentes níveis de ensino, 2014.

14.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . O Fazer modelagem matemática: uma análise à luz da filosofia da linguagem. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. Perspectivas e diálogo entre os diferentes níveis de ensino, 2014.

15.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. R. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Compreensões sobre matemática e realidade na modelagem matemática: um estudo à luz de uma perspectiva filosófica da linguagem. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Rumos e Avanços da Modelagem na Educação Matemática, 2014.

16.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; RAMOS, D. C. ; TORTOLA, E. ; SANTOS, G. ; FERRO, P. F. . Modelagem da Variação da Frequência Cardíaca no Teste de Léger e Lambert. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Matemática em foco: integrando saberes, compartilhando experiências, 2014.

17.
BUTCKE, D. A. P. ; CARVALHO, M. E. R. F. ; TORTOLA, E. . Descobrindo o número do calçado à lu z da Modelagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Matemática em foco: integrando saberes, compartilhando experiências, 2014.

18.
FANTINEL, P. A. ; BUZINARO, F. V. ; TORTOLA, E. ; MERLI, R. F. ; VERTUAN, R. E. . Modelagem Matemática e Educação Ambiental: economia de água em atividades do dia a dia. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Matemática em foco: integrando saberes, compartilhando experiências, 2014.

19.
SIMONETTI, D. ; MARTINI, G. ; CARVALHO, M. W. S. ; TORTOLA, E. ; VERTUAN, R. E. . Modelagem matemática: uma possível contribuição social. In: VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba. Matemática em foco: integrando saberes, compartilhando experiências, 2014.

20.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. R. ; ALMEIDA, L. M. W. de . A linguagem e os 'três mundos da matemática' em atividades de modelagem matemática. In: VIII Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática, 2013, Santa Maria. Modelagem Matemática: pesquisas, práticas e implicações para a Educação Matemática, 2013.

21.
TORTOLA, E.; MERLI, R. F. . OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

22.
ZIEMER, N. E. ; PAGLIARI, M. ; BORGMANN, C. ; TORTOLA, E. . A utilização de registros de representação semiótica para o ensino de matemática na educação básica. In: I Semana da Matemática da UTFPR - Toledo, 2013, Toledo. Perspectivas do Ensino e da Pesquisa em Matemática, 2013.

23.
SIMONETTI, D. ; SANTOS, M. C. ; TORTOLA, E. . Uma primeira experiência no ensino de radiciação com tecnologias. In: I Semana da Matemática da UTFPR - Toledo, 2013, Toledo. Perspectivas do Ensino e da Pesquisa em Matemática, 2013.

24.
OLIVEIRA, J. C. R. ; TORTOLA, E. . O ensino de Pontos Notáveis por meio do software geogebra: uma discussão em um curso de formação continuada. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevidéu. VII CIBEM, 2013.

25.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Os três mundos da matemática e atividades de modelagem matemática nos anos iniciais. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevidéu. VII CIBEM, 2013.

26.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Um estudo sobre Linguagem em uma atividade de Modelagem Matemática nas Séries Iniciais. In: 2° Colóquio de Matemática da Região Sul, 2012, Londrina. 2º Colóquio de Matemática da Região Sul, 2012.

27.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre linguagem. In: V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2012, Toledo. Diferentes olhares para a pesquisa e a prática da Modelagem Matemática na Educação Matemática no Paraná, 2012.

28.
OLIVEIRA, C. F. ; TORTOLA, E. . Modelagem Matemática: por entre as tramas do vestuário. In: V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2012, Toledo. Diferentes olhares para a pesquisa e a prática da Modelagem Matemática na Educação Matemática no Paraná, 2012.

29.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Jogos de linguagem nos Anos Iniciais: Uma atividade de Modelagem Matemática como foco de análise. In: 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Matemática, Cultura e Tecnologia, 2012.

30.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. . O Estudo de Função Afim na fatura de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática e da Engenharia Didática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. CIAEM 50 anos, 2011.

31.
TORTOLA, E.; MERLI, R. F. ; SILVA, H. C. da ; ALMEIDA, L. M. W. de . Um olhar para as ações cognitivas em uma atividade de modelagem matemática. In: VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2011, Belém. Práticas e ações em ambientes de formação e de investigação, 2011.

32.
TORTOLA, E.; SILVA, H. C. da ; ALMEIDA, L. M. W. de . Um olhar sobre os trabalhos do IV EPMEM à luz das perspectivas de Kaiser e Sriraman para a Modelagem Matemática. In: XI Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011, Apucarana. Conhecimento, cultura e humanismo, 2011.

33.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. . Analisando a conta de energia elétrica: o estudo de função afim por meio de uma sequência de atividades. In: IV EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2010, Maringá. IV EPMEM: Modelagem matemática: perspectivas interdisciplinares para o ensino e aprendizagem de matemática, 2010.

34.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática: Contribuições para o ensino e aprendizagem da Matemática. In: X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.

35.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática aliada ao uso do computador: uma experiências com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental. In: X Eprem - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009, Guarapuava. Anais XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009.

36.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática e o Orkut: uma experiência no Ensino Fundamental. In: 4º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009, Dourados - MS. Tecnologia Sociais e Inclusão: Caminhos para a Extensão Universitária, 2009.

37.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática e o Orkut: uma experiência no Ensino Fundamental. In: XV Erematsul - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul, 2009, Criciúma - SC. XV Erematsul - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul, 2009.

38.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: O custo da construção da Quadra Esportiva de uma Escola por alunos de 5ª Série (6º Ano). In: IV EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2009, Campo Mourão - PR. V EPCT, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUTCKE, D. A. P. ; CARVALHO, M. E. R. F. ; TORTOLA, E. . Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: II Semana da Matemática da UTFPR - Toledo, 2014, Toledo. Matemática em foco: integrando saberes, compartilhando experiências, 2014.

2.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática e o auxílio na construção de tabelas e gráficos no excel: uma experiência no ensino fundamental. In: III Encontro Interdisciplinar de Educação - ENIEDUC, 2009. Novas tecnologias na educação: Lógica do mercado ou necessidade pedagógica?, 2009.

3.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Medir a área da superfície corporal: será que é possível?. In: III EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2008, Campo Mourão - PR. Anais ... EPCT (Impresso), 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. . Mathematical modelling and proof by recurrence: an analysis from a wittgensteinian perspective. In: ICTMA-17 Conference, 2015, Nottingham. Modelling perspectives: looking in and across boundaries, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
ZANETTE, G. H. ; TORTOLA, E. . Um Relato sobre a Organizacao do Laboratorio de Ensino de Matematica da UTFPR - Câmpus Toledo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GRANVILLE, F. H. ; LIMA, T. P. ; KOBAYASHI, R. K. ; SILVA, T. L. A. ; TORTOLA, E. . Uma atividade de modelagem matemática sobre a área do campus da UTFPR - Toledo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TORTOLA, E.; VERTUAN, R. E. . 'E se...' - explorando problemas matemáticos e discutindo suas possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRUM, E. S. B. ; WILLE, D. P. R. ; LARGO, V. ; TORTOLA, E. . Ampulhetas de areia: uma atividade de modelagem matemática com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRAGA, G. T. S. ; PEREIRA, R. V. S. G. ; TORTOLA, E. ; VERTUAN, R. E. . Quanto de lixo reciclável pode estar sendo descartado no lixo comum? - uma atividade de modelagem matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAQUES, N. C. A. ; KOBAYASHI, R. K. ; TORTOLA, E. . Laboratório de Ensino de Matemática Móvel: uma experiência do PIBID com alunos da Educação Básica / Possibilidades para o Laboratório de Ensino de Matemática nas Escolas / O PIBID na formação do futuro professor: a experiência a partir da prática / .... 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, L. H. S. ; TORTOLA, E. . Possibilidades para o Laboratório de Ensino de Matemática nas Escolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
AMARAL, M. A. T. ; MELO, R. F. ; TORTOLA, E. . O PIBID na formação do futuro professor: a experiência a partir da prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, S. R. B. ; LIMA, T. P. ; TORTOLA, E. . Vivências do PIBID na formação inicial do professor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LUDVIG, D. C. ; FELICHAK, D. ; TORTOLA, E. . Laboratório de Ensino de Matemática Móvel e o PIBID nas Escolas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA, B. N. P. A. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelagem Matemática e Semelhanças de Família: uma discussão fundamentada na perspectiva wittgensteiniano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelos Matemáticos e Linguagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. ; ALMEIDA, L. M. W. . O uso de proposições por alunos dos anos iniciais em uma atividade de modelagem matemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. R. . Modelagem Matemática e a Filosofia de Wittgenstein. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BUTCKE, D. A. P. ; TORTOLA, E. . Por que a maioria das embalagens tem formato de paralelepípedo? Uma investigação por meio da modelagem matemática nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . O uso da recorrência numa perspectiva wittgensteiniana em atividades de modelagem matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Mathematical modelling and proof by recurrence: an analysis from a wittgensteinian perspective. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BUTCKE, D. A. P. ; TORTOLA, E. . Água: minha ajuda faz diferença? Uma experiência com modelagem matemática nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALMEIDA, L. M. W. de ; SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. . Desdobramentos para a modelagem matemática decorrentes da formulação de hipóteses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BUTCKE, D. A. P. ; TORTOLA, E. . Água: minha ajuda faz diferença? Uma experiência com modelagem Matemática nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RUSTICK, A. ; PEREIRA, R. V. S. G. ; TORTOLA, E. . Laboratório de Ensino de Matemática: uma experiência com a construção de materiais didáticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . O Fazer modelagem matemática: uma análise à luz da filosofia da linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BUTCKE, D. A. P. ; CARVALHO, M. E. R. F. ; TORTOLA, E. . Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. R. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Compreensões sobre matemática e realidade na modelagem matemática: um estudo à luz de uma perspectiva filosófica da linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; RAMOS, D. C. ; TORTOLA, E. ; SANTOS, G. ; FERRO, P. F. . Modelagem da Variação da Frequência Cardíaca no Teste de Léger e Lambert. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BUTCKE, D. A. P. ; CARVALHO, M. E. R. F. ; TORTOLA, E. . Descobrindo o número do calçado à lu z da Modelagem Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FANTINEL, P. A. ; BUZINARO, F. V. ; TORTOLA, E. ; MERLI, R. F. ; VERTUAN, R. E. . Modelagem Matemática e Educação Ambiental: economia de água em atividades do dia a dia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SIMONETTI, D. ; MARTINI, G. ; CARVALHO, M. W. S. ; TORTOLA, E. ; VERTUAN, R. E. . Modelagem matemática: uma possível contribuição social. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
TORTOLA, E.; SOUSA, B. N. P. A. R. ; ALMEIDA, L. M. W. de . A linguagem e os 'três mundos da matemática' em atividades de modelagem matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TORTOLA, E.; MERLI, R. F. . OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
OLIVEIRA, J. C. R. ; TORTOLA, E. . O ensino de Pontos Notáveis por meio do software geogebra: uma discussão em um curso de formação continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SOUSA, B. N. P. A. R. ; TORTOLA, E. ; ALMEIDA, L. M. W. de . Os três mundos da matemática e atividades de modelagem matemática nos anos iniciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SIMONETTI, D. ; SANTOS, M. C. ; TORTOLA, E. . Uma primeira experiência no ensino de radiciação com tecnologias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
ZIEMER, N. E. ; PAGLIARI, M. ; BORGMANN, C. ; TORTOLA, E. . A utilização de registros de representação semiótica para o ensino de matemática na educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Jogos de linguagem nos Anos Iniciais: Uma atividade de Modelagem Matemática como foco de análise. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Um estudo sobre Linguagem em uma atividade de Modelagem Matemática nas Séries Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. de . Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
OLIVEIRA, C. F. ; TORTOLA, E. . Modelagem Matemática: por entre as tramas do vestuário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
TORTOLA, E.. Reflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. . O Estudo de Função Afim na fatura de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática e da Engenharia Didática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
TORTOLA, E.; SILVA, H. C. da ; ALMEIDA, L. M. W. de . Um olhar sobre os trabalhos do IV EPMEM à luz das perspectivas de Kaiser e Sriraman para a Modelagem Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
TORTOLA, E.; MERLI, R. F. ; SILVA, H. C. da ; ALMEIDA, L. M. W. de . Um olhar para as ações cognitivas em uma atividade de modelagem matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática: Contribuições para o ensino e aprendizagem da Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. . Analisando a conta de energia elétrica: o estudo de função afim por meio de uma sequência de atividades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
TORTOLA, E.. Modelagem Matemática e o Orkut: uma experiência no Ensino Fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
TORTOLA, E.. O custo da construção da quadra esportiva de uma escola por alunos de 5ª série (6º ano). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática e o Orkut: uma experiência no Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática e o orkut: uma experiência no ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática aliada ao uso do computador: uma experiência com alunos de 4ª série do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: O custo da construção da Quadra Esportiva de uma Escola por alunos de 5ª Série (6º Ano). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática e o auxílio na construção de tabelas e gráficos no excel: uma experiência no ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: O custo da construção da quadra esportiva de uma escola por alunos de 5ª série (6º ano). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
TORTOLA, E.; REZENDE, V. ; SANTOS, T. S. . Medir a área da superfície corporal: será que é possível?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
TORTOLA, E.. Mini-curso: Construindo Figuras Geométricas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, L. M. W. ; BORSSOI, A. H. ; TORTOLA, E. ; SILVA, K. A. P. . Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios. 2016. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
TORTOLA, E.; PIRES, M. N. M.; ARAMAN, E. M. O.. Participação em banca de Priscila Frida Salles Torjeiro. Noções de Topologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma possibilidade de investigação por meio das TDIC. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
NASCIMENTO, W. J.; SOUSA, B. N. P. A.; TORTOLA, E.; PEREIRA, R. S. G.. Participação em banca de Aislan da Silva Nunes. Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma proposta para a Formação Continuada de Professores de Matemática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VERTUAN, R. E.; TORTOLA, E.. Participação em banca de Fernanda Fatima Ratajczyk Turra. "Quantos alunos cabem na sombra de uma árvore?" - Algumas características do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática nos anos iniciais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

2.
VERTUAN, R. E.; TORTOLA, E.; LARGO, V.. Participação em banca de Maiara Cristina de Carvalho. POR UMA ?INTRADISCIPLINARIDADE? EM MATEMÁTICA ? ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE CONCEITOS DE MATEMÁTICA A PARTIR DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS DO ENEM.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Em Matemática E Ciências...) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
TORTOLA, E.. Participação em banca de Julio Cezar Rodrigues de Oliveira. A Formação de Professores e o uso do software Geogebra em três tarefas relacionadas a conteúdos do Ensino Médio. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORTOLA, E.; MERLI, R. F.; VERTUAN, R. E.. Participação em banca de Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira.O Espetáculo dos Números: o teatro como uma proposta para o ensino de matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
VERTUAN, R. E.; PIN, A. K.; TORTOLA, E.. Participação em banca de Leila de Souza Boeno.Avaliação em Matemática: do proposto ao revelado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BORGES, F. A.; TORTOLA, E.; BRAZ, B. C.. Participação em banca de ELIANE SIVIERO DA SILVA.QUEM QUER ?FISGRAUS?? UM TRABALHO DE SIMULAÇÃO DE OPERAÇÕES BANCÁRIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TORTOLA, E.. Concurso Público para Carreira de Magistério Superior. 2017. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
TORTOLA, E.. Banca Examinadora de Arguição de Projeto. 2017. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Didática da Matemática e suas contribuições para a pesquisa e para a sala de aula. 2018. (Outra).

2.
I WorkShop Linguagem e Ensino.Sobre o papel da linguagem no ensino. 2018. (Encontro).

3.
I WorkShop Linguagem e Ensino.O ensino e a linguagem na infância. 2018. (Encontro).

4.
VI Semana Acadêmica da Matemática da UTFPR - Toledo.Um Relato sobre a Organizacao do Laboratorio de Ensino de Matematica da UTFPR - Câmpus Toledo. 2018. (Encontro).

5.
Encontro de Coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). 2017. (Encontro).

6.
III Seminário Institucional de Iniciação à Docência da UTFPR: ?Experiências da Docência e suas Contribuições à Comunidade Acadêmica.Laboratório de Ensino de Matemática Móvel: uma experiência do PIBID com alunos da Educação Básica / Possibilidades para o Laboratório de Ensino de Matemática nas Escolas / O PIBID na formação do futuro professor: a experiência a partir da prática / .... 2017. (Seminário).

7.
VI Fórum Nacional das Licenciaturas em Matemática.Construindo um "jeito de fazer estágio". 2017. (Encontro).

8.
V Semana Acadêmica da Matemática a UTFPR - Toledo.Uma atividade de modelagem matemática sobre a área do campus da UTFPR - Toledo e "E se..." - explorando problemas matemáticos e discutindo suas possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. (Encontro).

9.
X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Ampulhetas de areia: uma atividade de modelagem matemática com alunos do 5o ano do Ensino Fundamental / Quanto de lixo reciclável pode estar sendo descartado no lixo comum? - uma atividade de modelagem matemática. 2017. (Congresso).

10.
XI Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática. 2017. (Encontro).

11.
XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática.Modelagem Matemática e Semelhanças de Família: uma discussão fundamentada numa perspectiva wittgensteiniano. 2017. (Encontro).

12.
Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelos Matemáticos e Linguagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. (Encontro).

13.
Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.O uso de proposições por alunos dos anos iniciais em uma atividade de modelagem matemática. 2016. (Encontro).

14.
Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática. 2016. (Encontro).

15.
ICTMA-17 Conference. Mathematical modelling and proof by recurrence: an analysis from a wittgensteinian perspective. 2015. (Congresso).

16.
III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina matemática. 2015. (Simpósio).

17.
IX Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. O uso da recorrência numa perspectiva wittgensteiniana em atividades de modelagem matemática / Por que a maioria das embalagens tem formato de paralelepípedo? Uma investigação por meio da modelagem matemática nos anos iniciais. 2015. (Congresso).

18.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Desdobramentos para a modelagem matemática decorrentes da formulação de hipóteses. 2015. (Seminário).

19.
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática.Água: minha ajuda faz diferença? Uma experiência com modelagem matemática nos anos iniciais. 2015. (Encontro).

20.
III Seminário de Professores e Pesquisadores vinculados ao projeto Educação Matemática de Professores que ensinam Matemática. 2014. (Seminário).

21.
II Semana da Matemática da UTFPR - Toledo.Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. (Encontro).

22.
Uma década de estudo e pesquisa em educação matemática e avaliação da aprendizagem. 2014. (Encontro).

23.
V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Encontro).

24.
VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Compreensões sobre matemática e realidade na modelagem matemática: um estudo à luz de uma perspectiva filosófica da linguagem. 2014. (Encontro).

25.
VIII Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática - FELIMAT. 2014. (Encontro).

26.
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática.Laboratório de Ensino de Matemática: uma experiência com a construção de materiais didáticos. 2014. (Encontro).

27.
I Semana da Matemática da UTFPR - Toledo.A utilização de registros de representação semiótica para o ensino de matemática na educação básica e Uma primeira experiência no ensino de radiciação com tecnologias. 2013. (Encontro).

28.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Os três mundos da Matemática e atividades de modelagem matemática nos anos iniciais e O ensino de Pontos Notáveis por meio do software geogebra: uma discussão em um curso de formação continuada. 2013. (Congresso).

29.
VII Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática. 2013. (Encontro).

30.
VIII Conferência Nacional sobre Modelagem em Educação Matemática. A linguagem e os 'três mundos da matemática' em atividades de modelagem matemática. 2013. (Congresso).

31.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.OS USOS DA LINGUAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA: DA MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA À MATEMÁTICA FUZZY. 2013. (Encontro).

32.
2° Colóquio de Matemática da Região Sul. Um estudo sobre Linguagem em uma atividade de Modelagem Matemática nas Séries Iniciais. 2012. (Congresso).

33.
3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Jogos de linguagem nos Anos Iniciais: Uma atividade de Modelagem Matemática como foco de análise. 2012. (Simpósio).

34.
II Seminário de Professores e Pesquisadores do Projeto 'Educação Matemática de Professores que ensinam Matemática.Reflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. (Seminário).

35.
V Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre linguagem e Modelagem Matemática: por entre as tramas do vestuário. 2012. (Encontro).

36.
I Seminário de professores e pesquisadores vinculados ao projeto EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA associado apo Programa Observatório da Educação da CAPES. 2011. (Seminário).

37.
VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. Um olhar para as ações cognitivas em uma atividade de modelagem matemática. 2011. (Congresso).

38.
XI Encontro Paranaense de Educação Matemática.Um olhar sobre os trabalhos do IV EPMEM à luz das perspectivas de Kaiser e Sriraman para a Modelagem Matemática. 2011. (Encontro).

39.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. O Estudo de Função Afim na fatura de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática e da Engenharia Didática. 2011. (Congresso).

40.
IV EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.ANALISANDO A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA: o estudo de função afim por meio de uma sequência de atividades. 2010. (Encontro).

41.
Palestra: Álgebra - Fórmula e equações: o X é o mesmo?. 2010. (Outra).

42.
Projeto Modelagem Matemática: uma alternativa de ensino na perspectiva da Educação Matemática.O custo da construção da quadra esportiva de uma escola por alunos de 5ª série (6º ano) e Modelagem Matemática e o Orkut: uma experiência no Ensino Fundamental. 2010. (Outra).

43.
Sala de Apoio à aprendizagem - Matemática. 2010. (Encontro).

44.
X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem Matemática: Contribuições para o ensino e aprendizagem da Matemática. 2010. (Encontro).

45.
3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná - Ano da França no Brasil.Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: O custo da construção da quadra esportiva de uma escola por alunos de 5ª série (6º ano). 2009. (Encontro).

46.
4º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Modelagem Matemática e o Orkut: uma experiência no Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).

47.
Curso: Lúdico e Literatura Infantil. 2009. (Outra).

48.
Curso: Lúdico e Matemática. 2009. (Outra).

49.
Disseminação da política curricular e de gestão escolar da SEED/PR. 2009. (Encontro).

50.
III Encontro Interdisciplinar de Educação - ENIEDUC.Modelagem Matemática e o auxíio na construção de tabelas e gráficos no excel: uma experiência no ensino fundamental. 2009. (Encontro).

51.
IV EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica.Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: O custo da construção da Quadra Esportiva de uma Escola por alunos de 5ª Série (6º Ano). 2009. (Encontro).

52.
Mini-Curso: Introdução ao Minitab. 2009. (Outra).

53.
VI Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. 2009. (Congresso).

54.
X Eprem - Encontro Paranaense de Educação Matemática.MODELAGEM MATEMÁTICA ALIADA AO USO DO COMPUTADOR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Encontro).

55.
XV Erematsul - Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul.Modelagem Matemática e o orkut: uma experiência no ensino fundamental. 2009. (Encontro).

56.
Ciclo de Atividades e IX Olimpíada de Matemática da Fecilcam.Construindo Figuras Geométricas. 2008. (Oficina).

57.
Curso: Alfabetização. 2008. (Outra).

58.
Curso: Aprendizagem e Desenvolvimento da criança. 2008. (Outra).

59.
Curso: Caminhos, Descaminhos e desafios da Educação. 2008. (Outra).

60.
Curso: Dificuldades de Aprendizagem. 2008. (Outra).

61.
II Encontro Interdisciplinar de educação - ENIEDUC.II Encontro Interdisciplinar de educação (monitor). 2008. (Encontro).

62.
II Encontro Regional dos Bolsistas OBMEP - PR-01.II Encontro Regional dos Bolsistas OBMEP - PR-01. 2008. (Encontro).

63.
III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2008. (Encontro).

64.
III EPCT - Encontro de Produção Científica e Tecnológica.Medir a área da superfície corporal: será que é possível?. 2008. (Encontro).

65.
Mini-curso: A magia dos números no ensino e aprendizagem da matemática (ENIEDUC). 2008. (Outra).

66.
XIV Erematsul - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. 2008. (Encontro).

67.
Encontro Interdisciplinar de Educação - ENIEDUC. 2007. (Encontro).

68.
Encontro Regional de Educação Inclusiva na Graduação. 2007. (Encontro).

69.
II Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT). 2007. (Encontro).

70.
Mini-curso: Geometrias Não-euclidianas (ENIEDUC). 2007. (Outra).

71.
Mini-curso: O Processo de Normatização: ABNT e a Formatação de Trabalhos Acadêmicos (ENIEDUC). 2007. (Outra).

72.
Mini-curso de Matemática Básica. 2007. (Outra).

73.
VIII Olimpíada de Matemática da Fecilcam.VIII Olimpíada de Matemática da Fecilcam. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORTOLA, E.. VI Semana da Matemática da UTFPR - Toledo. 2018. (Congresso).

2.
ALMEIDA, L. M. W. de ; SILVA, K. A. P. ; BORSSOI, A. H. ; TORTOLA, E. . VII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2016. (Congresso).

3.
NOVAES, B. W. D. ; PIOVESAN, M. R. ; TORTOLA, E. ; MERLI, R. F. ; VERTUAN, R. E. ; LARGO, V. . II Semana da Matemática da UTFPR - Toledo. 2014. (Congresso).

4.
BORGES, F. A. ; TORTOLA, E. . Simpósio Pesquisas em Educação Matemática: contribuições para as salas de aula. 2014. (Congresso).

5.
VERTUAN, R. E. ; FREITAS, C. R. ; KLUBER, T. E. ; NOVAES, B. W. D. ; SOUZA, C. B. ; TORTOLA, E. ; PIOVESAN, M. R. ; NAVA, D. T. ; VINCIGUERRA, R. W. ; OLIVEIRA, M. P. ; MERLI, R. F. . VII Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática. 2013. (Congresso).

6.
ASSUMPCAO, R. A. B. ; TORTOLA, E. ; MERLI, R. F. ; ANTUNES, L. ; OLIVEIRA, M. P. ; ARAUJO, W. F. . I Semana da Matemática da UTFPR - Toledo. 2013. (Congresso).

7.
SANTOS, T. S. ; BORGES, F. A. ; TORTOLA, E. . III Ciclo de atividades matemáticas. 2010. (Outro).

8.
BORGES, F. A. ; TORTOLA, E. . II Ciclo de atividades matemáticas da Fecilcam. 2009. (Outro).

9.
REZENDE, V. ; TORTOLA, E. . Ciclo de atividades matemáticas e IX Olimpíada de Matemática da Fecilcam. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Letícia Coutinho. Modelagem Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gustavo Henrique Zanette. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: linguagem e jogos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Gustavo Henrique Zanette. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: linguagem e jogos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Carlos Henrique Smek. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: atividades e linguagem. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira. O Espetáculo dos Números: o teatro como uma proposta para o ensino de matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Emerson Tortola.

2.
Ana Rosa Pereira Effgen. Porque alguns alunos do 3º ano do Ensino Médio tem rejeição a matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Emerson Tortola.

3.
Patricia Carmen Malacarne. Recursos tecnológicos no ensino de ciências: uma experiência de interação com microscópios virtual e real. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Emerson Tortola.

4.
Regiane Aparecida De Abreu. Modelagem Matemática no Ensino do Eja: viabilidade de comercialização de produtos de hortifrutigranjeiros em um reassentamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Emerson Tortola.

5.
Valdemar Da Silva Melato. O planejamento pedagógico com o uso da modelagem matemática como estratégia de ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa Especial de Formação de Docente) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Emerson Tortola.

Iniciação científica
1.
Luiz Gabriel Martins. Uma análise da linguagem utilizada pelos alunos do Ensino Fundamental em atividades matemáticas. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Emerson Tortola.

2.
Daiane Aparecida Pego Butcke. Modelagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: características e perspectivas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Emerson Tortola.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:20:55