Juliana Melo Pereira

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2948210780433218
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2012-2019). Experiência na área de Planejamento Urbano, Elaboração de Planos Diretores, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nas disciplinas de Planejamento, Legislação, Consevação do Patrimônio Cultural, História da Arquitetura e Urbanismo. Doutorado sanduíche na École d'Urbanisme de Paris, pelo PDSE/CAPES (2018). Pesquisadora do Laboratório de Ubanismo e Patrimônio Cultural (LUP/UFPE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Melo Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Desenvolvimento Urbano.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Gaston Bardet e a circulação de ideias no campo do urbanismo no Brasil.,
Orientador: Virgínia Pontual.
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Admiráveis Insensatos: Ayrton Carvalho, Luís Saia e as práticas no campo da conservação no Brasil,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Virgínia Pontual.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2009
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Dilemas e confrontos entre o urbanismo modernista e a conservação urbana na cidade do Recife: o Plano de Gabaritos de 1965.
Orientador: Virgínia Pontual.




Formação Complementar


2017 - 2017
Histoire culturelle des patrimoines artistiques en Europe. (Carga horária: 15h).
College de France, COLLEGE FRANCE, França.
2017 - 2017
Architecture et forme urbaine - Prof. Jean-Louis Cohen. (Carga horária: 18h).
College de France, COLLEGE FRANCE, França.
2017 - 2017
Doutorado Sanduíche.
Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, UPEC, França.
2014 - 2014
Conservação em Giovannoni. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade do Vale do Ipojuca, FAVIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Compõe o Núcleo Docente Estruturador. Leciona as seguintes disciplinas: - Teoria e História da Arquitetura II: voltada para o estudo dos principais movimentos no campo da arquitetura e urbanismo no século XIX; - Projeto de Urbanismo I: Diagnóstico Urbano; - Projeto de Urbanismo II: direcionada à metodologia para intervenção em urbanismo em suas etapas: Diagnóstico, Diretrizes, Propostas e Projeto; - Arquitetura Brasileira I: história da arquitetura do Brasil Colônia até República; -Arquitetura Brasileira II: história da arquitetura Moderna no Brasil; - Trabalho de Graduação I: metodologia e projeto de pesquisa; - Trabalho de Graduação II: conclusão do curso.


Cunha Lanfermman Engenharia e Urbanismo, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 44
Outras informações
Atuação no setor de Urbanismo, especialmente na área Planejamento Urbano. Principais trabalhos: equipe de elaboração de Plano Diretor, Processo Participativo, Plano de Regularização Fundiária e de Habitação. No setor de Arquitetura: Identificação de bens culturais.


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Docente no curso de Engenharia Civil, disciplina Arquitetura.


Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto "Recife em transformação: modos de morar e de construir"


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.


WTJ Serviços e Construções, WTJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de arquitetura, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Entendendo Juízos Historiográficos: a Fortuna Crítica de Gaston Bardet e Gustavo Giovannoni e suas Contribuições para o Campo do Urbanismo - França, Itália e Brasil
Descrição: O projeto busca compreender os juízos historiográficos produzidos sobre Gustavo Giovannoni e Gaston Bardet, ambos permeados por ideologias, seja no campo da arquitetura e do urbanismo, seja naquele da política. Comparar a natureza desses juízos pode ajudar a entender um quadro mais amplo de formação de um discurso hegemônico do urbanismo modernista em nível internacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Juliana Melo Pereira - Integrante / Virgínia Pontual - Coordenador / Renata Cabral - Integrante / Andrea Pane - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2014 - 2015
Redescobrindo Pernambuco: os registros da Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938.
Descrição: O projeto se propõe a estudar a passagem da Missão de Pesquisas Folclóricas, ocorrida em 1938, pelo estado de Pernambuco. Promovida pelo Departamento de Cultura da Municipalidade de São Paulo, então chefiado pelo escritor Mário de Andrade, esta Missão consistiu numa viagem que percorreu seis estados do Norte e Nordeste ? Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará ? registrando as mais diversas expressões da cultura popular..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Juliana Melo Pereira - Coordenador / Karla Rafaela Miranda - Integrante / Humberto Botão - Integrante / Lahys Alves - Integrante / Joyce Carolyne - Integrante.
2012 - 2014
Antônio Bezerra Baltar ? O acervo de um urbanista de vanguarda em Pernambuco.
Descrição: Trata-se do inventário da biblioteca do Engenheiro, Antônio Baltar, profissional de grande atuação na História do Urbanismo em Pernambuco. A biblioteca foi doada à Universidade Federal de Pernambuco e contém livros de diversos campos temáticos (Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano, História, Engenharia, Economia, Ciências políticas, etc) que se relacionam com a trajetória e prática profissional do engenheiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Juliana Melo Pereira - Coordenador / Virgínia Pontual - Integrante / Isabella Trindade - Integrante / Renata Cabral - Integrante / Laura Alecrim - Integrante.Financiador(es): Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Recife em transformação. Modos de morar e de construir.
Descrição: Descrição: Pesquisar a evolução da relação entre os modos de morar e de construir representativos da história do Recife e suas transformações, da segunda metade do século XIX (1850) até a década de 1930. Como recorte espacial foram estabelecidos inicialmente os bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista, Derby, Benfica, e os eixos da Avenida Rosa e Silva, Rui Barbosa e Dezessete de Agosto. Será realizado levantamento documental e iconográfico, registro em vídeo, levantamento fotográfico e entrevistas, quando possível. Nesta proposta serão privilegiados três eixos de investigação, sendo eles: 1) a relação dos conjuntos arquitetônicos escolhidos com o espaço urbano em sua generalidade (escala da cidade); 2) a relação de tais conjuntos com o entorno imediato (escala do bairro); 3) os valores e padrões estéticos e de sociabilidade que tais conjuntos expressam e materializam sob a forma arquitetônica. O produto final será um relatório ilustrado e um documentário em vídeo (DVD). Há, igualmente, o compromisso da apresentação do resultado da pesquisa em pelo menos três instituições públicas, com acesso livre e gratuito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Melo Pereira - Integrante / Amanda Monteiro - Integrante / Dênis Bernardes - Coordenador / MARCIA MANSUR - Integrante / Aline Figuerôa - Integrante / Rosane PICCOLO - Integrante / Osman Godoy - Integrante.Financiador(es): Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
As legislações urbanísticas na cidade do Recife do século XX: as práticas do urbanismo modernista e da conservação urbana.
Descrição: Através de legislações urbanísticas busca-se compreender as práticas do urbanismo modernista e da conservação urbana na cidade do Recife. Essas duas correntes contrariaram a lógica estrangeira e surgiram juntas, com práticas ligadas e protagonistas comuns no Brasil. A autora tem como recorte de pesquisa o estudo do Plano de Gabaritos de 1965, primeiro instrumento municipal de proteção ao patrimônio histórico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Melo Pereira - Integrante / Amanda Monteiro - Integrante / Luiz Augusto Monte - Integrante / Virgínia Pontual - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Teoria do Urbanismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Academic Stars, DeVry.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, J. M.2014PEREIRA, J. M.; CABRAL, R. ; PONTUAL, V. . O urbanista por seus livros: possíveis leituras sobre a biblioteca de Antônio Baltar. Urbana - Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade, v. 6, p. 1, 2014.

2.
PONTUAL, V.2012PONTUAL, V. ; PEREIRA, J. M. ; MELO FILHO, D. C. ; ALECRIM, L.N. . Um verniz de civilização: a sociedade recifense vista por Vauthier. Urbana - Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade, v. 4, p. 67-83, 2012.

3.
PEREIRA, J. M.2011PEREIRA, J. M.; BERNARDES, Dênis . Quando a cidade era universitária: a geografia da Univer-cidade do Recife antes da construção do campus da UFPE. Estudos Universitarios, v. 1, p. 17-25, 2011.

4.
PEREIRA, J. M.2011 PEREIRA, J. M.; PONTUAL, V. . As práticas do urbanismo modernista e da conservação urbana na cidade do Recife: dilemas, confrontos e o plano de gabaritos de 1965.. Oculum Ensaios (PUCCAMP), v. N.13, p. 45-57, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, J. M.. Ayrton Carvalho e a disseminação do campo da conservação no Brasil. In: ZANCHETI,S.; AZEVÊDO, G,; NEVES, C.. (Org.). Conservação do Patrimônio no Brasil Teoria e Prática. 1ed.Recife: Centro de Estudos da Conservação Integrada, 2015, v. , p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, J. M.; PONTUAL, V. . O pensamento moderno de Gaston Bardet: Le nouvel urbanisme. In: XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2018, Rio de Janeiro. Anais do XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

2.
PEREIRA, J. M.. O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para além da Repartição: Ayrton Carvalho, Luís Saia e a disciplina ?Arquitetura no Brasil?. In: XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2013, Recife. XV Enanpur: Desenvolvimento, Planejamento e Governança, 2013.

3.
PEREIRA, J. M.. O Plano de Gabaritos de 1965 e o papel das instituições na disseminação do urbanismo modernista e da conservação urbana na cidade do Recife. In: XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2010, Vitória. XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo- A construção da cidade e do urbanismo: idéias tem lugar?. Vitória-ES: UFES, 2010. v. CDROOM.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, J. M.. Dilemas e confrontos entre o urbanismo modernista e a conservação urbana na cidade do Recife: o Plano de Gabaritos de 1965.. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE (XVII Conic), 2009, Recife. Anais do XVII Conic, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, J. M.. Uma Investigação sobre a Atualidade do Pensamento de Gaston Bardet. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PEREIRA, J. M.; PONTUAL, V. . O pensamento moderno de Gaston Bardet: Le nouvel urbanisme. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PEREIRA, J. M.. Gaston Bardet e a circulação de ideias no campo do urbanismo no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LEAL, C. ; PEREIRA, J. M. . A cidade de Caruaru e sua dinâmica de crescimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, J. M.; CABRAL, R. . O urbanista por seus livros:possíveis leituras sobre a biblioteca de Antônio Bezerra Baltar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PEREIRA, J. M.. ?O patrimônio histórico e artístico nacional para além da repartição: a importância da disciplina 'Arquitetura no Brasil'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, J. M.; CABRAL, R. . O Recife do Século XIX (1822-1870). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PEREIRA, J. M.. Admiráveis Insensatos: Ayrton Carvalho, Luís Saia e as práticas no campo da conservação no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PEREIRA, J. M.. O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para além da Repartição: Ayrton Carvalho, Luís Saia e a disciplina ?Arquitetura no Brasil?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PONTUAL, V. ; CABRAL, R. ; PEREIRA, J. M. . A biblioteca e o profissional: leituras do acervo Antônio Bezerra Baltar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PEREIRA, J. M.. Ayrton Carvalho e a disseminação do campo da conservação no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PEREIRA, J. M.. Dilemas e confrontos entre o urbanismo modernista e a conservação urbana na cidade do Recife: o Plano de Gabaritos de 1965.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PONTUAL, V. ; PEREIRA, J. M. ; MONTEIRO, A. . Conflitos e práticas urbanísticas no Recife: O Plano de Gabaritos de 1965. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, J. M.; SILVA, J. M. ; ONOFRE, S. A. . ?Paisaje y Jardín como Patrimonio Cultural. Diversas miradas desde México y Brasil?. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, J. M.; CABRAL, R. ; PONTUAL, V. ; TRINDADE, I. ; NEVES, C. ; BARBOSA, S. . Acervo Baltar. 2014; Tema: Inventário da biblioteca do urbanista Antônio Bezerra Baltar. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PONTUAL, V. ; PEREIRA, J. M. ; CABRAL, R. . Relatório técnico prestação de contas Auxílio financeiro a projeto de natureza científica. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
PEREIRA, J. M.; PONTUAL, V. . L'urbanistica del moderno in Brasile: patrimonio storico e città nuove 1900-1950. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BERNARDES, Dênis ; FIGUEIRÔA, Aline ; PICCOLO, Rosane ; PEREIRA, J. M. ; MONTEIRO, A. ; MANSUR, MÁRCIA ; GODOY, Osman . Recife em transformação. Modos de morar e de construir.. 2010. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, J. M.. Adote um mural:uma intervenção na obra de Marcos Germano. 2010 (Exposição).

2.
BERNARDES, Dênis ; FIGUEIRÔA, Aline ; PICCOLO, Rosane ; GODOY, Osman ; MONTEIRO, A. ; PEREIRA, J. M. ; MANSUR, MÁRCIA . Recife em transformação: modos de morar e de construir. 2010 (Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, J. M.; MUNIZ, M.; QUEIROZ, T.. Participação em banca de Thalita Germino de Freitas.Valorizando uma Arte - Centro de Artesanato Berço da Renascença. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

2.
PEREIRA, J. M.; MONTEIRO, A.; LIRA, L.; SILVA, N.. Participação em banca de Hyparrênia Torres de Queiroz.Interpretação do Patrimônio de São Cristóvão-SE: o roteiro turístico de preservação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

3.
PEREIRA, J. M.; DUARTE, M.; SIQUEIRA JUNIOR, P.. Participação em banca de Renato Vinícius Miranda.7x7: Anteprojeto arquitetônico de um Centro de Treinamento de Futebol do Sete de Setembro F.C.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

4.
PEREIRA, J. M.; DUARTE, M.; SIQUEIRA JUNIOR, P.. Participação em banca de Jonathan Cavalcante de Lima.Anteeprojeto arquitetônico para um cemitério na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

5.
PEREIRA, J. M.; MONTEIRO, A.; LIRA, L.; SILVA, N.. Participação em banca de Maria Sabryna da Silva.A arte que vem do chão: anteprojeto de um centro cultural artesanal no Alto do Moura- Caruaru. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

6.
PEREIRA, J. M.; PONTES, M.; MONTEIRO, A.; NERY, N.. Participação em banca de Rafael de Siqueira Bezerra.As ruas e sua urbanidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

7.
PEREIRA, J. M.; MONTEIRO, A.; NERY, N.; AZEVEDO, G.. Participação em banca de Jefferson Augusto Xavier dos Santos.Morro Bom Jesus: delicioso prazer da contemplação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

8.
PEREIRA, J. M.; SITONIO, P.; LIMA, S. S.. Participação em banca de Ailza Melo Tavares.A estação ferroviária de Caruaru: o reconhecimento do patrimônio cultural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

9.
PEREIRA, J. M.; PONTES, M.; PROCCORO, A.; MORAES, Y.. Participação em banca de Thayse Nayara Lima de Oliveira.O som de uma terra: anteprojeto de centro cultural em Belo Jardim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

10.
PEREIRA, J. M.; MONTEIRO, A.; DUARTE, M.; PASSAVANTE, E.. Participação em banca de Débora Nadine.Reconhecer e Declarar: a significância cultural da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

11.
PEREIRA, J. M.; MONTEIRO, A.; MUNIZ, M.; LEITE, L.. Participação em banca de Nathálya Silva.Ô de casa! Um estudo da casa eclética de Bezerros-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

12.
DELFINO, J.; PEREIRA, J. M.; MAGALHAES, G.; MIRANDA, W.. Participação em banca de Carla Catiele Silva.Hoje é dia de feira: análise da expansão territorial urbana no Município de Santa Cruz do Capibaribe após a consolidação da Feira da Sulanca. 2014.

13.
PEREIRA, J. M.; PONTUAL, V.; DINIZ, F.; LEITAO, L.. Participação em banca de Susan Katharine da Silva.Habitação e planejamento urbano: os estudos da Sagma e da Sagmacs. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
PONTUAL, V.; DINIZ, F.; LACERDA, N.; PEREIRA, J. M.. Participação em banca de Gabriela Azevêdo.Declaração de Significância: um estudo metodológico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
MONTEIRO, A.; SIQUEIRA JUNIOR, P.; PEREIRA, J. M.; BARROS, L.. Participação em banca de Emília Julyanna Leal Silva.Hostel for all: reabilitação da antiga Coletoria Estadual de Caruaru. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

16.
GUERRA, C.; PEREIRA, J. M.; PONTES, M.. Participação em banca de Hellen Cristina Barros Machado.Parque Simoa Gomes: estudo preliminar de um parque recreativo para a cidade de Garanhuns". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

17.
MONTEIRO, A.; PEREIRA, J. M.; BARROS, L.; SITONIO, P.. Participação em banca de Ronaldo Texeira de Vasconcelos Quaresma.Escola Técnica Luz à Ideia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca.

18.
PEREIRA, J. M.; PONTES, M.; GUERRA, C.; TENORIO, B.. Participação em banca de Alberto Quirino Rezende de Lima.Parque do Agreste: anteprojeto de um parque esportivo na cidade de Caruaru-PE. 2013.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Urbanismo e Patrimônio.Uma investigação sobre a atualidade do pensamento de Gaston Bardet. 2018. (Seminário).

2.
VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco.?O patrimônio histórico e artístico nacional para além da repartição: a importância da disciplina 'Arquitetura no Brasil'. 2014. (Simpósio).

3.
XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.O urbanista por seus livros: possíveis leituras sobre a biblioteca de Antônio Bezerra Baltar. 2014. (Seminário).

4.
III Congresso Internacional de História Urbana. A biblioteca e o profissional: leituras do acervo Antônio Bezerra Baltar. 2013. (Congresso).

5.
XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.O Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para além da Repartição: Ayrton Carvalho, Luís Saia e a disciplina ?Arquitetura no Brasil?. 2013. (Encontro).

6.
Exposição Luís Saia: Memória e Política.O Curso de Conservação e Restauração de Monumentos Históricos. 2012. (Outra).

7.
I Seminário da Rede Conservação_BR.Ayrton Carvalho e a disseminação do campo da conservação no Brasil. 2012. (Seminário).

8.
6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CONSERVAÇÃO URBANA. 2011. (Seminário).

9.
XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.O Plano de Gabaritos de 1965 e o papel das instituições na disseminação do urbanismo modernista e da conservação urbana na cidade do Recife. 2010. (Seminário).

10.
8º Seminário Docomomo Brasil. 2009. (Seminário).

11.
Colóquio Internacional Ano da França no Brasil: Novos Padrões de Acumulação Urbana na Produção do Habitat: Olhares Cruzados Brasil/França. 2009. (Outra).

12.
Colóquio Internacional Interdisciplinar Pontes e Ideias: Louis-Léger Vauthier, engenheiro francês no Brasil. 2009. (Outra).

13.
I Seminário Internacional Ambientes Urbanos e Urbanidades (ARCUS).Conflitos e práticas urbanísticas no Recife: O Plano de Gabaritos de 1965. 2009. (Seminário).

14.
Seminário da Linha de Pesquisa de Pesquisa: História da Cidade e do Urbanismo. 2009. (Seminário).

15.
XVII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). Dilemas e confrontos entre o urbanismo modernista e a conservação urbana na cidade do Recife: o Plano de Gabaritos de 1965. 2009. (Congresso).

16.
X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PONTUAL, V. ; CABRAL, R. ; PEREIRA, J. M. ; DINIZ, F. ; CAMPELLO, F. . III Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil. 2017. (Outro).

2.
LEAL, C. ; PEREIRA, J. M. ; MONTEIRO, A. . Diálogos Urbanos - Raquel Rolnik. 2015. (Outro).

3.
PONTUAL, V. ; PANE, A. ; CABRAL, R. ; PEREIRA, J. M. . Curso ?Conservação Urbana e a Contribuição de Gustavo Giovannoni?. 2014. (Outro).

4.
PONTUAL, V. ; LEME, M.C.S. ; FELDMAN, S. ; SALES, T. ; BEZERRA, L. ; SIMÔES, S.S. ; TRINDADE, I. ; RIBEIRO, C ; CABRAL, R. ; PEREIRA, J. M. . Colóquio Internacional Urbanismo e o Movimento Economia e Humanismo na América Latina. 2011. (Outro).

5.
PONTUAL, V. ; PEREIRA, J. M. ; MONTEIRO, A. . Colóquio Internacional Interdisciplinar Pontes e Idéias: Louis-Léger Vauthier, engenheiro francês no Brasil. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleylton Alves de Souza Costa. Nos trilhos da conservação: Plano de conservção da esplanada ferroviária de Belo Jardim-PE. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Robson Fellype Amaral Souto. HÁ BIT: ESTUDO PRELIMINAR DE UM CENTRO DE INOVAÇÃO DIGITAL EM GARANHUNS - PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

2.
Layslane de Carvalho Santos. Anteprojeto de um Centro Municipal de Educação Infantil Montessoriano para o bairro do Salgado, Caruaru-PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

3.
Wellington Adson Simões dos Santos. CAMINHOS DE FERRO: DECLARAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA PARA O CONJUNTO FERROVIÁRIO DE BELO JARDIM - PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

4.
Rafael de Siqueira Bezerra. As ruas e sua urbanidade: um espaço de estar e trocas sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

5.
Jefferson Augusto Xavier dos Santos. Morro Bom Jesus: Delicioso prazer da contemplação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

6.
Jefferson Augusto de Souza. O delicioso prazer da contemplação: restaurante panorâmico do Morro Bom Jesus, em Caruaru-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

7.
Ramona Monally. Brincar e aprender: tudo a ver - Anteprojeto de uma creche em Panelas- PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.

8.
Débora Nadine. "Reconhecer e Declarar": A significância cultural da Casa de Câmara e Cadeia em Brejo da Madre de Deus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Univeristário Vale do Ipojuca. Orientador: Juliana Melo Pereira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
PEREIRA, J. M.; CABRAL, R. ; PONTUAL, V. ; TRINDADE, I. ; NEVES, C. ; BARBOSA, S. . Acervo Baltar. 2014; Tema: Inventário da biblioteca do urbanista Antônio Bezerra Baltar. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 14:08:16