Wellington Mendes da Silva Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5301582014361786
  • Última atualização do currículo em 08/09/2018


Possui graduação (2000) em Instrumento (Trompete) pela Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2010 concluiu o Mestrado em Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da EMUS-UFBA e em 2014 obteve o título de Doutor em Musicologia pela mesma instituição. Atualmente, é professor adjunto 2 do Departamento de Música da EMUS-UFBA, ministrando para a Graduação as disciplinas de Literatura e Estruturação Musical, História da Música e Improvisação. Na Pós-Graduação, é orientador e professor permanente do PPGMUS-UFBA, coordenando e colaborando em Projetos de Pesquisa na área de Musicologia, com ênfase em Iconografia Musical. Possui experiência em performance de Trompete no gênero jazzístico, atuando como intérprete, compositor e arranjador. Possui ainda experiência como gravurista, desenhista e pintor, aliando conhecimentos em Artes Plásticas e Iconografia Musical no contexto da pesquisa musicológica do período Setecentista Soteropolitano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wellington Mendes da Silva Filho
Nome em citações bibliográficas
SILVA FILHO, W. M.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A Iconografia Musical da sala do Capitulo do Convento da Ordem Primeira de São Francisco em Salvador - Bahia., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Pablo sotuyo Blanco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: PROPOSTA PARA UMA DIDÁTICA DE IMPROVISAÇÃO MUSICAL, FUNDAMENTADA NA ATITUDE PSICOLÓGICA DOS ALUNOS DIANTE DA PRÁTICA IMPROVISATÓRIA,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Joel Luis da Silva barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Improvisação, atitude psicológica, criatividade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.




Atuação Profissional



Escola de música da Univesidade Federal da Bahia, EMUS-UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Magistério Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Atuante nas disciplinas de História da música, Literatura e Estrutração Musical, Improvisção e Harmonia Popular.


Centro Musical Teodoro Salles, CMTS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Professor auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Atua no Centro Musical Teodoro Salles como instrutor de teoria musical e percepção. Lá ministrou master Class de Improvisação e História da Música.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lecionou Improvisação I e III, Prática de Conjunto I e III, tendo no ano de 2006 lecionado também LEM I e História da Música.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lecionou Literatura e Estruturação da Música I, II e III; Percepção II e Improvisação I e II.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Lecionou nas turmas de básico I e II e Pré-LEM


Colégio Estadual Manoel Novaes, CEMN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor estagiário, Enquadramento Funcional: Instrutor de trompete e teoria elementar, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ICONO-SOTEROS
Descrição: O protejo intenta a localização, registro e mapeamento dr toda iconografia musical presente em antigos espaços eclesiásticos soteropolitanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Wellington Mendes da Silva Filho - Coordenador / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2013
Iconografia Musical sacra da Sala do Capítulo do Convento de São Francisco em Salvador-Ba
Descrição: Projeto de doutorado sobre o tema, ainda em construção..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música, FUNARTE.
2013
Prêmio RIdIM-Brasil 2013 ao melhor trabalho apresentado, RIDIM-BRASIL EMUS-UFBA.
2013
Secretário da Comissão Mista Estadual Bahia do projeto RIdIM-Brasil, RIDIM-BRASIL EMUS-UFBA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BLANCO, P. S.2014BLANCO, P. S. ; SILVA FILHO, W. M. . Tema y variaciones en la iconografía musical mariana: del estudio de caso a la integración informacional iconográfica iberoamericana.. Cuadernos de Iconografía Musical, v. 1, p. 11-40, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
BLANCO, P. S. ; SILVA FILHO, W. M. . Recepção luso-brasileira de iconografia musical não ibérica no Convento de São Francisco em Salvador (Bahia, Brasil). In: Pablo Sotuyo Blanco. (Org.). Estudos Luso-Brasileiros em Iconografia Musical. 1ed.Salvador - Ba: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 83-110.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, M. S. ; SILVA FILHO, W. M. . Informações preliminares sobre a pesquisa documental relativa ao maestro Agenor Aluísio Gomes: sua atuação como compositor, arranjador e regente.. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais da XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016.

2.
SILVA FILHO, W. M.. Causa nostrae laetitiae ? permanências e transformações nas sucessivas versões de uma iconografia musical mariana. In: III Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, 2015, Salvador. Anais do 3º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical - relações e Trânsitos, 2015.

3.
SILVA FILHO, W. M.; BLANCO, P. S. . Estudo da recomposição, regionalizações e significações organológicas do painel 'Causa nostrae laetitiae' no convento de São Francisco em Salvador, Bahia. In: 2º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (RIdIM-Brasil 2013). Salvador, BA, 2014, Salvador. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (RIdIM-Brasil 2013). Salvador, BA, 2014.

4.
SILVA FILHO, W. M.. Iconografia Musical do século XVIII na sala do Capítulo do Convento de São Francisco em Salvador - Baha. In: anais do XX congresso da ANPPOM 2010, 2010, Florianópolis. anais do XX congresso da ANPOM 2010, 2010.

5.
SILVA FILHO, W. M.; FOGACA, V. O. S. . Descendo as Escadas: relato de experiência em uma atividade de criação musical. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da ABEM, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, W. M.. A iconografia Musical presente na saladdo Capítulo da Igreja e Convento da Ordem Primeira de São francisco em Salvador, Bahia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA FILHO, W. M.. A Iconografia Musical da sala do Capítulo do Convento da Ordem Primeira da São Francisco em Salvador, Bahia - Atual estado da pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA FILHO, W. M.. Causa nostrae letitiae, na sala do Capítulo da Igreja e Convento da Oredem Primeira de São Francisco em Salvador, Bahia - Uma análise conforme o método de Erwin Panofsky. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA FILHO, W. M.. Concertico III, para piano e orquestra. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o desenvolvimento de crianças instrumentistas).

2.
SILVA FILHO, W. M.. Concertico I, para violino e orquestra de cordas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Concerto didático para crianças).

3.
SILVA FILHO, W. M.. Concertico II, para flauta doce e cordas (Rocoquinho). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o adesenvolvimento técnico e conceitual de crianças instrumentistas).

4.
SILVA FILHO, W. M.. Música a gente faz-Master Class de Harmonia e Improvisação. 2006. .

5.
SILVA FILHO, W. M.. Curso de história da música e apreciação musical. 2006. .

6.
SILVA FILHO, W. M.. Curso de História da Música. 2005. .


Produção artística/cultural
Música
1.
CASTRO, A. ; MENDES, W. ; SILVA FILHO, W. M. . Cantar, Cantei, Canto - Falando de amor. 2013. Interpretação.

2.
CASTRO, A. ; SILVA FILHO, W. M. . Amor Volat. 2003. Interpretação.

3.
BAHIA, L. ; SILVA FILHO, W. M. . Na Seqüência. 2003. Interpretação.

4.
CASTRO, A. ; SILVA FILHO, W. M. . Na Cara da Lua. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
CERQUEIRA, F. ; SILVA FILHO, W. M. . Gravação da Ópera Rei Brasil. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA FILHO, W. M.. Passacaglia para cordas. 2007.

2.
SILVA FILHO, W. M.. Nonada. 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA FILHO, W. M.. Participação em banca de Cláudio Pires Seixas.Aula Pública da disciplina Prática de Ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA FILHO, W. M.. Saudade: Representação e semiótica em Villa Lobos. 2016.

2.
SILVA FILHO, W. M.. Banca julgadora da Dissertação de Mestrado - a prática musical na Venerável Ordem de São Domingos de Gusmão em Salvador. 2015. Universidade Federal da Bahia.

3.
SILVA FILHO, W. M.. Banca de exame qualificativo da doutoranda Vilma de Oliveira Silva Fogaça. 2015. Universidade Federal da Bahia.

4.
SILVA FILHO, W. M.. Banca da Tese de doutoramento do aluno Gustavo Benetti - Guilherme de Melo revisitado - uma análise da obra ' A música no Brasil'.. 2015. Universidade Federal da Bahia.

5.
SILVA FILHO, W. M.. Banca julgadora do Exame de qualificativo de doutoramento da aluna Amarilis Rebuá de Mattos. 2015. Universidade Federal da Bahia.

6.
SILVA FILHO, W. M.. Banca da Tese de doutoramento da aluna Amarilis Rebuá de Mattos. 2015. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro de Iconografia Musical RIDIM-Brasil. Casos de Iconografia Litero- Musical: Teócrito de siracusa com o caligrama Syrinx.. 2017. (Congresso).

2.
Congresso da UFBA 70 anos. A iconografia musical na Ufba. 2016. (Congresso).

3.
PARALAXE- I Festival de Pesquisa em Música da UFBA. Participação no Colóquio - O binômio ?pesquisa e memória? e seu impacto na prática musical ? ensino, performance. 2016. (Feira).

4.
III Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. Causa nostrae laetitiae ? permanências e transformações nas sucessivas versões de uma iconografia musical mariana. 2015. (Congresso).

5.
X Seminário do Programa de Pós Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade. A Iconografia Musical da Sala do Capítulo da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador Bahia. 2014. (Congresso).

6.
II Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. Estudo da recomposição, regionalizações e significações organológicas do painel Causa nostrae letitae, no convento de São Francisco em Slavador - Bahia. 2013. (Congresso).

7.
Aula expositiva sobre Iconografia Musical.Uma análise Panofskyana do Painel Causa Nostrae Laetitia, da sala do Capítulo do Convento da Ordem Primeira de São Francisco em Salvador - Bahia. 2012. (Encontro).

8.
I Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. A iconografia Musical presente na saladdo Capítulo da Igreja e Convento da Ordem Primeira de São francisco em Salvador, Bahia. 2011. (Congresso).

9.
Pesquisa em Iconografia Musical.Pesquisa em Iconografia Musical. 2011. (Encontro).

10.
Banca julgadora para a seleção de chefes de naipes da Orquestra Sinfônica de Sergipe.Graduado em trompete pela UFBa e mestrando na mesma instituição. 2009. (Outra).

11.
Seleção para a composição da Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Aju-Se.Juiz de Banca. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA FILHO, W. M.. 4º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical (RIdIM-Brasil 2017). 2017. (Congresso).

2.
SILVA FILHO, W. M.. III Congresso Brasileiro de Iconografia Musical. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Moisés Silva Mendes. A atuação das orquestras de Rádio Sociedade da Bahia e da Rádio Excelcior entre as décadas de 1940-1950 em Salvador: o impacto social da atuação do maestro Agenor Aluísio Gomes como compositor, arranjador e regente na sociedade soteropolitana. Início: 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Ivo Vieira e Assis Araújo. Problemas históricos e/ou inerentes ao patrimônio documental relativo à música. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Wellington Mendes da Silva Filho.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Graduado pela Escola de Música da UFBa, na qual ingressou no curso de Instrumento-Trompete, sob a orientação de Horst Karl Schwebel, no ano de 1996, concluindo o curso no ano de 2000.

Foi bolsita do CNPQ durante período de mestrado, entre 2008 e 2010.

Publicou nos Anais do XVII Encontro Nacional da ABEM, realizado de 08 a 11 de outubro de 2008, o artigo intitulado "Descendo as Escadas: relato de experiência em uma atividade de criação musical", em co-autoria com Vilma de Oliveira Silva Fogaça.

Ingressou no programa de Doutorado em Musicologia da EMUS, sob a orientação do professor Pablo Sotuyo Blanco, no ano de 2010.

Apresentou o trabalho intitulado ?Iconografia Musical do século XVIII na sala do Capítulo do Convento de São Francisco em Salvador ? Bahia?, no XX Congresso da ANPPOM, realizado em Florianópolis ? SC, a 27 de agosto de 2010. 

Publicou nos anais do XX congresso da ANPOM 2010 o artigo ?Iconografia musical do século XVIII na sala do Capítulo do convento de São Francisco em Salvador ? Bahia?. 

Foi classificado em primeiro lugar no Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior ? Edital UFBA N.06/2010, para a disciplina de LEM ? Literatura e Estruturação Musical, realizado em março de 2011.

Apresentação do trabalho "A Iconografia Musical da sala do Capítulo do Convento da Ordem Primeira da São Francisco em Salvador, Bahia - Atual estado da pesquisa", nas atividades do fórum PPGMUS, na data de 26 de março de 2013.

Co-orientação do mestrando em musicologia Marcos dos Santos Santos, no período de 2014.2.

Atuação na área de musicologia da EMUS-UFBA, nas atividades de pesquisa do ADoHM - Acervo de Documentação Histórica Musical, sob a supervisão do Doutor professor Pablo Sotuyo Blanco. Assim como atuação na Disciplina Seminários de História da Música II, MUS 514, no mesmo espaço.

Orientação de doutorado na área de Musicologia do aluno Moisés Silva Mendes, ingresso em 2015.1 - em curso.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 5:51:46