Eizo Yabusame Matsumoto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3636867037298639
  • Última atualização do currículo em 30/01/2016


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e MBA em Gestão de Projetos pela Uniderp Anhanguera (2013). Possui experiência em engenharia de manutenção predial e industrial, geração de energia fotovoltaica on grid e eficiência energética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eizo Yabusame Matsumoto
Nome em citações bibliográficas
MATSUMOTO, E. Y.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Especialização em MBA em Gestão de Projetos. (Carga Horária: 472h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Título: Desenvolvendo um plano de projeto para a implantação de uma micro usina solar fotovoltaica.
Orientador: Alessandre Ferreira.
2007 - 2011
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: ESTUDO DOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO CATÓDICA E ALIMENTAÇÃO POR GERADORES TERMOELÉTRICOS.
Orientador: Valmir Machado Pereira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Operações do Sistema Engeman. (Carga horária: 40h).
Engecompany, EC, Brasil.
2015 - 2015
Certified Measurement & Verification Professional (CMVP). (Carga horária: 25h).
Efficiency Valuation Organization, EVO, Estados Unidos.
2014 - 2014
Atmosferas Explosivas. (Carga horária: 16h).
Project-Explo, PE, Brasil.
2013 - 2013
NR - 10. (Carga horária: 40h).
SALVAMUNDI, SM, Brasil.
2008 - 2008
PSpice. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Placa de Circuito Impresso. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Matlab. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2002 - 2007
Inglês.
American English Institute, AEI, Brasil.


Atuação Profissional



Grupo Fator, GFT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 44
Outras informações
Organizar as diretrizes técnicas da empresa, bem com ser o responsável técnico pelos projetos de eficiência energética. Realizar gestão do corpo técnico da empresa.


Louis Dreyfus Commodities Brasil, LOUIS DREYFUS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Manutenção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizar controle e análise de KPI?s na área de manutenção (MTTR, MTBF, OEE, Hora Extra, Produtividade, controle de OPEX, controle de CAPEX) / Realizar planejamento de paradas programadas / Gerenciar Projetos CAPEX Manutenção, garantindo sua execução dentro do prazo e custo planejado / Realizar gestão de 01 Supervisor, 01 Analista de PCM, 01 Aprendiz e 11 mecânicos e eletricistas / Desenvolvimento de fornecedores / Buscar pontos de melhoria para melhorar a eficiência da unidade / Desenvolver pessoas / Gestão de contratos / Realizar treinamentos.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Manutenção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Supervisionar serviços de manutenção elétrica, mecânica, civil, CFTV, hidráulica e pneumática / Gerenciar equipe de manutenção elétrica e mecânica / Realizar controle de contratos / Planejar e Programar manutenções / Realizar orçamento anual de manutenção materiais e serviços / Controlar conta de OPEX (~R$1,7mi/ano) / Gerenciar almoxarifado / Realizar a medição OEE da unidade / Gerenciar manutenções corretivas, preventivas e preditivas / Acompanhamento de negociação e execução de novos projetos via CAPEX / Manter house keeping no setor de manutenção / Garantir que os serviços sejam executados com segurança / Realizar treinamentos / Realizar relatórios de desempenho/ Garantir a manutenção sem agressão ao produto e ao meio ambiente / Responsável pelo Elemento 03 ? Inspeção Planejada do programa de auditoria interna da LDC. Garantir o funcionamento de 24 correias transportadoras e 10 elevadoras; 02 balanças rodoviárias, 01 rodoferroviária e 04 balanças de fluxo; 02 tombadores hidráulicos de 21 metros; 03 subestações e 02 CCM?s. Monitorar consumo de energia e realizar estudos de eficiência energética. Responsável por manter os equipamentos disponíveis durante uma média de 93% de todo o tempo utilizado para produzir. Em oito meses consegui elevar em de 62% para 72% as conformidades do Elemento 03 do programa de auditoria interna da LDC. Aumentei o número de ordens de serviços geradas e executadas em 60%, mantendo o mesmo headcount com baixo índice de turnover.


Solar Energy do Brasil, SE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Operações Elétricas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração e Execução de projetos em eletricidade / Elaboração de relatório técnico / Elaboração e controle de listas de materiais / Controle de cronograma / Elaboração de Padrões de Trabalho. Realizar projeto e coordenar execução das instalações elétricas no cliente SPAVentura, de 40 chalés de alto padrão (225kVA), 01 vila hípica (10kVA), 01 vila de funcionários (45kVA). Todas as instalações dentro dos padrões da norma ABNT NBR 5410. Destaque para o projeto dos 40 chalés, onde foram realizados projeto e execução desde a alimentação, até a instalação interna dos quartos. Também foi realizado o dimensionamento de um gerador a diesel de 260kVA para suprir a energia de toda a instalação em caso de falta de energia da cooperativa local. Realizar projeto e coordenar execução do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas dos 40 chalés, tudo dentro das alíneas da norma ABNT NBR 5419. A obra no SPAventura (localizado em Ibiúna-SP) foi uma grande experiência, pois pude desenvolver o lado técnico e de liderança (liderando uma equipe de execução que iam de 8 a 20 pessoas dependendo do trabalho). Foi de grande valia, pois eu projetava e executava as obras, portanto pude ter uma visão tanto do projetista como do executor.


Shopping Campo Grande, SCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Auxílio na gestão de contratos de manutenção e limpeza / Realização, Execução e Controle Orçamentário de projetos / Análise de projetos e vistorias técnicas das lojas / Gestão de indicadores / Controle de compras via Oracle / Gestão da Pasta de Operações do Programa de Excelência em Shoppings (PES) / Gestão de itens de qualidade do Bureau Veritas / Utilização de Ciclo PDCA para controle de processos. No Shopping Campo Grande pude exercitar o lado de gestão, requerido para manter a operação do estabelecimento. Mas não era apenas operar, era preciso melhorar também. Para isso, foi me dada a missão de realizar a gestão do Programa de Excelência em Shoppings da BRMALLS, da área de operações. Consegui um resultado considerável em apenas 9 meses de permanência na empresa. O percentual de conformidades saltou de 73% para 85% na ultima auditoria em que participei. Pude realizar também o levantamento dos itens que precisavam ser adequados para atender a NR 10 ? Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, na instalação que contava com 09 subestações (totalizando uma potência instalada de 3,2MVA), 01 QGAT e 02 geradores de emergência. Para isso, realizei a contratação de uma empresa para nos poder dar o laudo das inconformidades. Com o laudo em mãos, podíamos justificar o pedido de verba para realizar as adequações, que entrou no CAPEX do ano posterior. Também tive a experiência de vivenciar a operação de um sistema de cogeração de energia, utilizado para realizar o resfriamento do sistema de ar condicionado, gerando redução de custos com energia elétrica.


Transportadora Brasileira Gasoduto Bolivía-Brasil, TGB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Organização e acompanhamento de relatórios de retificadores que atuam na proteção catódica do duto, assim como o consumo de energia dos mesmos / Acompanhamento e organização do status das propriedades por onde passa o gasoduto / Realização de orçamentos e compras de diversos tipos de materiais / Elaboração de relatórios técnicos / Aquisição de conhecimento em proteção catódica por corrente impressa, Operação de Estações de Compressão, ambiente SAP R3 e Lotus Notes. Realizei a digitalização de todas as informações sobre as propriedades da Regional Centro-Oeste, podendo a partir dessa mudança, os dados serem acessados de qualquer computador interligado à rede da TBG. Com o acompanhamento do consumo de energia dos retificadores pôde-se mapear quais deles consumiam mais energia, e quais deles possuíam o sistema de alimentação de energia com mais confiabilidade, podendo-se estudar alternativas de se prover energia via geração fotovoltaica ou termogeradores.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA/Especialidade: MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Manutenção.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energia Solar Fotovoltáica.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Gestão de Projetos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATSUMOTO, E. Y.2010 MATSUMOTO, E. Y.; POLTRONIERI, A. ; SARANTE, B. A. ; BRAZIL, D. S. ; PALMIRO, F. ; ABE, L. F. T. . CONTROLE DE TEMPERATURA EM UM AMBIENTE FECHADO UTILIZANDO MICROCONTROLADOR. Ciência e Cultura, v. 1, p. 1-1, 2010.

2.
MATSUMOTO, E. Y.2008 MATSUMOTO, E. Y.; Ortega M. J. ; KOLTERMANN, P.I. ; POLTRONIERI, A. ; SANTOS, J.C. . UTILIZAÇÃO DA DINÂMICA DE SISTEMA NO ENSINO-APRENDIZADO DE OPERAÇÃO DE CÉLULA FOTOVOLTAICA, SOB INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE. Ciência e Cultura (SBPC), v. 1, p. 1, 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética. 2015. (Congresso).

2.
60ª Reunião Anual da SBPC. Ultilização da Dinâmica de Sistemas no Ensino-Aprendizado de Operação de Célula Fotovoltaica, sob Influência das Condições do Ambiente. 2008. (Congresso).

3.
XIII ENAPET Encontro Nacional dos Grupos PET.PET E A RESPONSABILIDADE SOCIAL. 2008. (Encontro).

4.
Semana Tecnológica 2007 - Engenharia Elétrica. 2007. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:33:57