Luana Ferrarotto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2883094594167323
  • Última atualização do currículo em 02/09/2018


Doutoranda em Educação, vinculada ao grupo LOED (Laboratório de Observação e Estudos Descritivos) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Pedagogia (2005) e Mestrado em Educação (2011) ambos pela UNICAMP. Tem experiência em gestão escolar. Principais temas de pesquisa: avaliação da aprendizagem, avaliação externa, avaliação institucional, gestão escolar. Professora do IFSP-Bragança Paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luana Ferrarotto
Nome em citações bibliográficas
FERRAROTTO, L.;FERRAROTTO, LUANA


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Articulação entre Avaliação Institucional Participativa e Avaliação Externa: Construindo Alternativas,
Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do sistema de ensino de Amparo,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi.
Palavras-chave: Avaliação em Larga Escala; Rede de ensino; escola.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES RELATADAS A RESPEITO.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas.




Formação Complementar


2013 - 2014
Extensão universitária em Curso de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
A formação do educador lúdico. (Carga horária: 80h).
Faculdade de Educação/USP, FE/USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - 06/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino 1
Prática de ensino 4 - estágio
Organização e Política Educacional
07/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Sociologia da Educação
Prática de Ensino - Estágio
Organização e Política Educacional

Faculdade de Educação/UNICAMP, FE/UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina EP 372 - Avaliação Educacional.


Prefeitura Municipal de Amparo, PMAMPARO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB I, Carga horária: 30


Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB I, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Villa Lobos, VILLA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor PEB I, Carga horária: 28


Centro Universitário Amparense, UNIFIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora do modulo Planejamento e Avaliação, Carga horária: 12


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Participação do Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Participação do Programa de Estágio Docente (PED - Unicamp) em nível C, na disciplina EP159 A - Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental



Revisor de periódico


2016 - 2017
Periódico: SINERGIA (IFSP. ONLINE)
2017 - 2017
Periódico: Argumentos Pró-Educação


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Ferrarotto, L.  Data: 01/01/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MALAVASI, MARIA MARCIA SIGRIST2018MALAVASI, MARIA MARCIA SIGRIST ; TERRASSÊCA, MANUELA ; FERRAROTTO, LUANA . Qualidade da escola pública: o olhar das famílias. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 12, p. 884-897, 2018.

2.
ALMEIDA, LUANA COSTA2017ALMEIDA, LUANA COSTA ; FERRAROTTO, LUANA ; MALAVASI, MARIA MARCIA SIGRIST . Escola Vista de Fora: o que dizem as famílias?. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 42, p. 649-671, 2017.

3.
FERRAROTTO, LUANA2016FERRAROTTO, LUANA; MALAVASI, Maria Márcia Sigrist . A relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária. Educação (Rio Claro. Online), v. 126, p. 232-246-246, 2016.

4.
SOUSA, M.2016SOUSA, M. ; FERRAROTTO, L. . AVALIAÇÃO EXTERNA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: PARA QUAL DIREÇÃO CONDUZ?. TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO. VOL. 15 N.1 JAN/ABR 2012, v. 19, p. 79, 2016.

5.
FERRAROTTO, LUANA2015FERRAROTTO, LUANA; MALAVASI, Maria Márcia Sigrist . External evaluation in municipal level: The impacts of an experience. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 245-255, 2015.

6.
FERRAROTTO, LUANA2015FERRAROTTO, LUANA; MALAVASI, Maria Márcia Sigrist . Avaliação externa em nível municipal: Os impactos de uma experiência. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 233-244, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERRAROTTO, L.. Avaliação de Sistema de Ensino: uma experiência para refletir. 1. ed. Novas Edições Academicas, 2014. v. 1. 265p .

Capítulos de livros publicados
1.
DALBEN, A. ; ALMEIDA, L. C. ; FERRAROTTO, LUANA ; MIRANDA, A. C. . Os meandros da construção de um instrumento voltado à avaliação em larga escala multidimensional. In: Sordi, Mara Regina Lemes de; Varani, Adriana; Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz.. (Org.). Qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 187-220.

2.
MALAVASI, MARIA MARCIA SIGRIST ; ALMEIDA, L. C. ; FERRAROTTO, L. ; RODRIGUES, J. D. Z. .. ; TUSCHI, A. P. C. . Participação como indicador de qualidade social: a visão das 293 famílias sobre a escola. In: sordi, Mara Regina Lemes de; Varani, Adriana; Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz.. (Org.). qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 293-308.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, M. C. E. ; DALBEN, A. ; ALMEIDA, L. C. ; SOUSA, M. ; FERRAROTTO, L. . AVALIAÇÃO EXTERNA: SEMPRE MAIS DO MESMO?. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira., 2016, 2016. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no, 2016, Mato Grosso. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira., 2016, 2016. XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Didática e Prática de Ensino no, 2016. v. 1.

2.
FERRAROTTO, L.; NOGUEIRA, C. F. ; TOMAZ, S. C. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: Fragilidades, Potencialidades e Desafios. In: II Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas, 2015, Campinas. Experiências de participação institucional em perspectiva comparada, 2015.

3.
FERRAROTTO, L.; MALAVASI, Maria Márcia Sigrist . PROMASE: UMA EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO EM NÍVEL MUNICIPAL EM BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Escola, 2015, Olinda. POLÍTICA, AVALIAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: NOVOS GOVERNOS, NOVAS AGENDAS?, 2015.

4.
FERRAROTTO, L.. A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS: AS ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO E O PROTAGONISMO DOS ATORES. In: III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação, 2013, Gramado. ANAIS do III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação. Gramado: UNISINOS, 2013.

5.
FERRAROTTO, L.. PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo. In: III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação, 2013, Gramado. ANAIS do III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação. Gramado: UNISINOS, 2013.

6.
FERRAROTTO, L.; MALAVASI, Maria Márcia Sigrist . PROMASE: análise de uma experiência de avaliação de sistema municipal. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino., 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensôes no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

7.
FERRAROTTO, L.. Análise das propostas e consequências geradas pelo PROMASE. In: VII Seminário Regional Sudeste/ VII Encontro Estadual do Espírito Santo - ANPAE, 2008, Vitória. ANPAE, 2008.

8.
FERRAROTTO, L.; ARRUDA, Juliana Maria . Avaliação: reflexões acerca das influências sociais e históricas e a busca por alternativas. In: VII Seminário Regional Sudeste/ VII Encontro Estadual do Espírito Santo - ANPAE, 2008, Vitória. ANPAE, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, L. C. ; DALBEN, A. ; FERRAROTTO, L. ; MIRANDA, A. C. . Caminhos para a construção de um instrumento de avaliação multidimensional: por uma qualidade educacional socialmente referenciada. In: 28 Colloque de I'ADMEE, 2016, Lisboa. Évaluations ET Apprenstissagens, 2016. p. 93-94.

2.
FERRAROTTO, L.. PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo. In: VI Seminário fala outra escola, 2013, Campinas. VI Seminário fala outra escola - Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária. Campinas: GEPEC, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FERRAROTTO, LUANA; RODRIGUES, J. D. Z. .. . Avaliação externa em larga escala e suas repercussões na organização do trabalho pedagógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERRAROTTO, LUANA. Portfólio: trocando experiências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FERRAROTTO, L.. Avaliação externa: características, limites e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERRAROTTO, LUANA. Pesquisa em educação: conversando sobre a abordagem quantitativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERRAROTTO, LUANA. Análise de conteúdo: experiências e possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERRAROTTO, L.. Pesquisa em educação: conversando sobre a abordagem quantitativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERRAROTTO, L.. Corretora de Memoriais de Formação PROESF - Unicamp. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MALAVASI, MARIA MARCIA SIGRIST ; FERRAROTTO, L. . Programa Sala de Aula. 2017.

2.
FERRAROTTO, L.; Negri, Marisa . Leitura no ambiente escolar. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
SORDI, M. R. L. .. ; VARANI, A. ; MENDES, G. S. C. V. ; MERLIN, I. ; FERRAROTTO, LUANA ; SILVA, M. M. ; AMARAL, M. C. E. ; MORAES, M. C. M. ; BERTAGNA, R. H. ; OLIVEIRA, S. B. . Caderno de resumos do Seminário Avaliação da escola pública sob o viés da qualidade social. 2016 (Caderno de Resumos) .

2.
SORDI, M. R. L. .. ; VARANI, A. ; MENDES, G. S. C. V. ; MERLIN, I. ; FERRAROTTO, LUANA ; SILVA, M. M. ; AMARAL, M. C. E. ; MORAES, M. C. M. ; BERTAGNA, R. H. ; OLIVEIRA, S. B. . Caderno de resumos do Seminário Avaliação da escola pública sob o viés da qualidade social. 2016 (Caderno de Resumos) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERRAROTTO, LUANA. Participação em banca de Queliane Ribeiro Rocha.Metodologia resolução de problemas: semelhança de triângulos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.

2.
FERRAROTTO, L.. Participação em banca de BIANCA DE OLIVEIRA SOARES.ACOMPANHAMENTO ESCOLAR EM UM TERRITÓRIO DE ALTA VULNERABILIDADE SOCIAL: COMO OS FAMILIARES O SIGNIFICAM?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação/UNICAMP.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional "Escola Pública: tempos difíceis, mas não impossíveis". 2017. (Congresso).

2.
Alteridade e Direitos Humanos. 2016. (Outra).

3.
As Relações Étnico-Raciais na Educação Básica e Superior. 2016. (Encontro).

4.
Avaliação da escola pública sob o viés da qualidade social. 2016. (Seminário).

5.
Escola Sem Partido. 2016. (Outra).

6.
II Encontro Internacional Participação, democracia e políticas públicas.Avaliação Institucional Participativa: fragilidades, potencialidades e desafios. 2015. (Encontro).

7.
Participação, democracia, políticas públicas: aproximando agendas e agentes. 2015. (Encontro).

8.
Projetos de pesquisa científica: fundamentos lógicos. 2015. (Oficina).

9.
Qualidade social e Formação humana na escola pública: construindo possibilidades. 2015. (Outra).

10.
X Seminário de Teses e Dissertações em andamento.Avaliação externa e Avaliação Institucional Participativa no município de Campinas: percepções e usos. 2015. (Seminário).

11.
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação sobre Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?.PROVASSE: uma experiência de avaliação em nível municipal em busca da qualidade da educação a partir da participação. 2015. (Simpósio).

12.
A qualidade da escola pública em debate. 2014. (Outra).

13.
A qualidade social da escola pública: o desafio da construção de uma avaliação de larga escala multidimensional. 2014. (Seminário).

14.
Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: aproximações e interlocuções entre múltiplos olhares.O prazer pela leitura: do interior da escola para sua comunidade. 2014. (Outra).

15.
A educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2013. (Outra).

16.
III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Avaliação. PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo.. 2013. (Congresso).

17.
III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Avaliação. A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS: AS ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO E O PROTAGONISMO DOS ATORES. 2013. (Congresso).

18.
IV Fórum Internacional de Educação Infantil. 2013. (Outra).

19.
IX Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE. 2013. (Simpósio).

20.
VI Encontro Sudoeste do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil grandes políticas educação infantil: desafios colocados. 2013. (Encontro).

21.
VI Seminário Fala Outra Escola.PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo. 2013. (Seminário).

22.
XXII Seapre. 2012. (Outra).

23.
VIII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2011. (Simpósio).

24.
VIII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE. 2011. (Simpósio).

25.
XXI Seapre.Projeto Construindo uma Brinquedoteca. 2011. (Outra).

26.
Conferência "Crianças, Infâncias e Culturas" " Petite enfance. Politiques éducatives et pratiques pédagogiques". 2010. (Outra).

27.
II Mostra de Trabalhos Compartilhando o cotidiano - o curriculo vivido.Projeto identidade - cotidiano da educação infantil. 2010. (Encontro).

28.
IV Seminário da Faculdade de Educação sobre Formação de Professores e III Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação: Edudação Básica e Avaliação.Promase: Análise de uma Experiência de Avaliação de Sistema Municipal. 2009. (Seminário).

29.
IV Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.Promase: Análise de uma Experiência de Avaliação de Sistema Municipal. 2009. (Seminário).

30.
60a Reunião Anual da SBPC. 2008. (Congresso).

31.
VII Seminário Regional Sudeste e VII Encontro Estadual do Espírito Santo (ANPAE).Análise das propostas e consequências geradas pelo PROMASE. 2008. (Seminário).

32.
VII Seminário Regional Sudeste e VII Encontro Estadual do Espírito Santo (ANPAE).Avaliação: reflexões acerca das influências sociais e históricas e a busca por alternativas. 2008. (Seminário).

33.
XVIII SEAPRE. 2008. (Encontro).

34.
XVII SEAPRE.Melhor Amigo. 2007. (Encontro).

35.
XVI SEAPRE. 2006. (Encontro).

36.
Participação do processo de aplicação do Projeto GERES ? 2005 Pólo Campinas.Participação do processo de aplicação do Projeto GERES ? 2005 Pólo Campinas. 2005. (Outra).

37.
Participação do processo de aplicação do Projeto GERES ? 2005 Pólo Campinas.Participação do processo de aplicação do Projeto GERES ? 2005 Pólo Campinas. 2005. (Outra).

38.
As ações assistenciais na criação da creche em Porto Alegre: entre a caridade e a filantropia. 2004. (Seminário).

39.
A perspectiva inatista no estudo da linguagem da criança: implicações educacionais. 2003. (Seminário).

40.
Educação e Linguagem Musical. 2003. (Seminário).

41.
Linguagem e Psicanálise. 2003. (Seminário).

42.
Literatura, Arte e Educação. 2003. (Seminário).

43.
Os novos rumos da Avaliação Institucional. 2003. (Seminário).

44.
X EPEPe ? Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia. 2003. (Congresso).

45.
I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária ? ANAIS. Rede de Cidadania e Integração Comunitária. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERRAROTTO, L.; OLIVEIRA, S. B. ; RODRIGUES, J. D. Z. .. ; MENDES, G. S. C. V. ; MERLIN, I. ; SILVA, J. S. ; ALMEIDA, L. C. ; SORDI, M. R. L. .. ; SILVA, M. M. ; ANSER, M. A. .. C. I. ; MORAES, M. C. M. ; BERTAGNA, R. H. ; TOMAZ, S. C. ; MORAES, R. A. ; GON, S. A. ; PENTEADO, T. C. Z. ; MIRANDA, A. C. ; LEITE, C. D. ; NOGUEIRA, C. F. . Avaliação da escola pública sob o viés da qualidade social. 2016. (Outro).

2.
FERRAROTTO, L.; TOMAZ, S. C. ; .MOLINA, A. S. ; MIRANDA, A. C. ; LEITE, C. D. ; MENDES, G. S. C. V. ; MERLIN, I. ; RODRIGUES, J. D. Z. .. ; SILVA, J. S. ; ANSER, M. A. .. C. I. ; SORDI, M. R. L. .. ; SILVA, M. M. ; MORAES, M. C. M. ; BERTAGNA, R. H. ; MORAES, R. A. ; OLIVEIRA, S. B. ; GON, S. A. ; PENTEADO, T. C. Z. . Qualidade Social e Formação Humana na Escola Pública: construindo possibilidades. 2015. (Outro).

3.
FERRAROTTO, L.; .MOLINA, A. S. ; MIRANDA, A. C. ; LEITE, C. D. ; MENDES, G. S. C. V. ; MERLIN, I. ; RODRIGUES, J. D. Z. .. ; SILVA, J. S. ; SORDI, M. R. L. .. ; SILVA, M. M. ; ANSER, M. A. .. C. I. ; MORAES, M. C. M. ; BERTAGNA, R. H. ; TOMAZ, S. C. ; OLIVEIRA, S. B. ; GON, S. A. ; PENTEADO, T. C. Z. . A qualidade social da escola pública: o desafio da construção de uma avaliação de larga escala multidimensional. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:33:28