Leônidas de Santana Marques

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  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão. Doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), na linha Território, Economia e Dinâmicas Regionais. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), na linha Análise Regional. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É pesquisador dos Grupos GEPAR (Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise Regional) e NUAGRARIO (Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais) da UFAL, GPECT (Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais) da UFS, e do Laboratório de Estudos Regionais em Geografia da Universidade de São Paulo (LERGEO/USP). É membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Aracaju. Tem trabalhado principalmente com: teorias sobre desenvolvimento; metodologia do ensino de geografia; formação de professores; Estado e políticas públicas; educação do campo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leônidas de Santana Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, L. S.;Leônidas de Santana Marques;MARQUES, L. de S.;Marques, Leônidas de Santana

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão.
Rodovia AL 145, Km 3, nº 3849
Cidade Universitária
57480000 - Delmiro Gouveia, AL - Brasil
Telefone: (82) 32141918
URL da Homepage: http://www.ufal.edu.br/sertao


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Geografia (Geografia Humana).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A teoria do desenvolvimento desigual e combinado na produção capitalista do espaço no século XXI,
Orientador: Sandra Lencioni.
2011 - 2013
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Os Fundos de Pasto do município de Monte Santo (BA) e a política de desenvolvimento territorial: conflitos e interesses no campo,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ana Rocha dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Geografia.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: Planejamento pedagógico e realidade curricular: contradições de um processo.
Orientador: Maria Cleonice Barbosa Braga.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Oficina de Educação Popular. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Monitoramento de qualidade da água superficial. (Carga horária: 8h).
Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, PPGM, Brasil.
2011 - 2011
Aspectos geol, pedo geomorf Serra de Maracaju. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2010
Inglês Básico II. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2010 - 2010
Espectroscopia de Reflectância Esp. de Imageamento. (Carga horária: 20h).
Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, PPGM, Brasil.
2009 - 2010
Inglês Básico I. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2009 - 2009
O Modelo GTP aplicado ao estudo do meio ambiente. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2008 - 2008
Idrisi. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2008 - 2008
Classificação de imagens orientada a objetos. (Carga horária: 4h).
Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, PPGM, Brasil.
2008 - 2008
ArcGis Básico. (Carga horária: 24h).
Programa de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente, PPGM, Brasil.
2007 - 2008
ArcView. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Astronomia. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2007 - 2007
Carta Linx. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2007 - 2007
Arranjos Produtivos Locais e as Novas Políticas. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor dos cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia da UFAL - Campus do Sertão (Delmiro Gouveia)

Atividades

06/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação do Campo
Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia I
Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia II
Educação e Movimentos Sociais
03/2013 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Geografia
Pesquisa Educacional
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, .

09/2016 - 02/2018
Direção e administração, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Especialização em Educação no Semiárido.
09/2016 - 02/2018
Ensino, Educação no Semiárido, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Semiárido: meio ambiente, sociedade e políticas públicas
Seminário de Monografia 1
10/2015 - 10/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
03/2015 - 12/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado 1
Geografia do Brasil
Geografia Politica e Organização do Espaço Mundial
05/2014 - 09/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos Integradores III
09/2013 - 01/2014
Ensino, Educação Infantil, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Educação do Campo
Geografias das Infâncias
Natureza e Sociedade

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Discente do doutorado em Geografia Humana, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Estudante do Núcleo de Pós-grad em Geografia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista IC-Cotas FAPESB, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Geografia
2.
Educação do Campo
3.
Formação docente em geografia
4.
Teoria da geografia


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Defesa da posse coletiva e permanência na terra mediante a geração de renda com aprimoramento das tecnologias de produção de alimentos em comunidades de Fundo de Pasto
Descrição: Este projeto é fruto de uma iniciativa conjunta de professores e estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e ARESOL Associação Regional doa Grupos Solidários de Geração de Renda (AREFASE), com o apoio da ACOTERRA (Associação Comunitária Terra Sertaneja) e Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia (AATR). Essa proposta pretende contribuir com o reconhecimento da posse comum imemorial pelas comunidades de fundo de pasto, de modo a garantir uma maior segurança para sobrevivência do sistema. Além disso, a equipe pretende assessorar as comunidades dos grupos solidários de produção acompanhados pela ARESOL de Monte Santo, município do Território do Sisal, a respeito de temas como legislação ambiental, agrária, trabalhista e previdenciária, de forma a contribuir para a regularização da posse e uso sustentável da terra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Integrante / Cloves dos Santos Araújo - Integrante / Maria José Andrade de Souza - Integrante / Paulo Rosa Torres - Integrante / Mauricio Correia Silva - Integrante / Pablo Rodrigo Fica Piras - Integrante / Lorena Nunes Aguiar - Integrante / Alexandre Amadeu Cerqueira de Miranda - Integrante / Liliane Pereira Campos - Integrante / Tatiana Emilia Dias Gomes - Integrante / Joice Silva Bonfim - Integrante / Consuelo Cristina Gomes Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Estudos das políticas de desenvolvimento e apropriação da natureza: terra, água e conflitos socioterritoriais
Descrição: Edital MCTI/CNPq/MEC/Capes - Ação Transversal nº 06/2011 Casadinho/Procad. Objetiva analisar a espacialização de políticas de desenvolvimento para o campo brasileiro, com ênfase para Sergipe e São Paulo, focando as novas relações de produção engendradas e seus desdobramentos na distribuição e uso de recursos e potencialidades locais geradoras de riquezas, na dinâmica da unidade de produção familiar, nas formas de organização, resistência e permanência da população que vive no/do campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Integrante / Ana Rocha dos Santos - Integrante / Josefa de Lisboa Santos - Integrante / Eraldo da Silva Ramos Filho - Coordenador / Bernardo Mançano Fernandes - Integrante / Eduardo Paulon Girardi - Integrante / Carlos Alberto Feliciano - Integrante / Antonio Thomaz Junior - Integrante / Cristiane Fernandes de Oliveira - Integrante / José Tadeu Garcia Tommaseli - Integrante / Rosangela Custodio Cortez Thomaz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
2009 - 2009
MANDACARU QUANDO FULORA NA SECA...
Descrição: O projeto "Mandacaru quando fulora na seca... Estudo multidisciplinar sobre processos de desertificação, estratégias adaptativas e empoderamento das comunidades que habitam nos sertões do Estado da Bahia" tem por meta identificar as áreas de maior risco de desertificação na região semi-árida da Bahia e discutir e avaliar os níveis de degradação socioambiental associados, com o objetivo de subsidiar políticas de desenvolvimento sustentável. Este projeto busca contribuir para a mitigação da desertificação na região semi-árida baiana, com especial atenção às áreas onde este processo já se apresenta em estágio avançado. Para tanto, a partir de uma equipe multidisciplinar e interinstitucional e utilizando metodologia sistêmica, serão gerados parâmetros para o reconhecimento da desertificação, com base em indicadores socioambientais, etnobiológicos e sócioeconômicos, cujos resultados serão apresentados em escala regional, garantindo a visão sinótica do processo de desertificação. A região de Jeremoabo e Curaçá a bacia do Rio Salitre foram selecionadas para estudos focais, por apresentarem áreas de degradação ambiental e de desertificação. A Região Econômica do Nordeste Baiano será também avaliada, visando identificar seu potencial para atividades de turismo sustentável. A integração final dos resultados deverá ser compatível com as múltiplas escalas e dimensões em que as análises dos dados e informações socioambientais, socioeconômicas e etnoecológicas forem desenvolvidas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Integrante / Raquel de Matos Cardoso do Vale - Integrante / Marjorie Nolasco - Integrante / Washington de J. S. da Franca Rocha - Coordenador.Financiador(es): Centro de Recursos Ambientais - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Modelagem de Zonas de Risco de Incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina BA
Descrição: Este projeto propõe a implantação de um sistema de informações baseados em geotecnologias para prever e monitorar a instalação e propagação de incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O sistema consiste na implantação de um banco de dados georreferenciados com as variáveis intervenientes dos processos causadores dos incêndios e na modelagem e simulação do fenômeno, por meio da associação e integração do modelo ambiental com mapas de distribuição de focos de calor e de notificações de incêndios. Álgebra de mapas e modelagem multi critério serão os métodos a serem empregados para possibilitar a integração referida. Os mapas resultantes apresentar-se-ão em escala de probabilidade e evidenciarão os locais com maior chance de serem afetados por incêndios florestais. Os resultados obtidos são de grande valia para a orientação e planejamento de equipes envolvidas com a gestão do parque e com a prevenção e combate a incêndios...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Integrante / Joselisa Maria Chaves - Integrante / Washington de J. S. da Franca Rocha - Coordenador / Ardemirio de Barros Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Caravana de arte e cultura do Alto Sertão de Alagoas: identidades e sociabilidades do povo sertanejo
Descrição: O Campus do Sertão da UFAL chegou há pouco mais de seis anos e ainda precisa implementar muitas ações que estabeleçam o diálogo entre os saberes acadêmicos e os saberes populares. Isto se reforça quando consideramos os índices sociais da região, que necessita de ações de extensão em diferentes campos de conhecimento. Na proposta aqui colocada, pretendemos desenvolver a integração de diferentes campos artísticos na compreensão do ser sertanejo, envolvendo ações de cultura e arte nas escolas públicas dos municípios do Alto Sertão de Alagoas. O projeto tem como meta a instituição de um grupo cultural que vá até diferentes escolas desta região com um espetáculo que mescle cinema, teatro, dança, música e literatura com vistas a uma reflexão crítica sobre a identidade territorial sertaneja. Para a construção desta proposta, contamos com uma equipe formada por docentes que desenvolvem ações na área de ensino em Ciências Humanas (especificamente Geografia e História). Consideramos que este projeto, mais do que pensar em um espetáculo exógeno ao cotidiano das escolas públicas, deve levantar as diferentes manifestações culturais e artísticas que os jovens escolares já estabelecem no seu cotidiano. Estas manifestações deverão ser a principal matéria-prima do espetáculo, que ao mesmo tempo em que pensa sobre as dificuldades presentes no dia-a-dia, problematiza sobre as diversas potencialidades regionais, quebrando estereótipos. Pretendemos dividir o projeto em dois momentos. Na primeira fase temos a organização da apresentação, levantando diferentes recursos para a composição do espetáculo tais como músicas, danças, literatura de cordel etc. Assim, estruturaremos a apresentação em diálogo constante com as comunidades que receberão o espetáculo. Na segunda fase traçaremos e implementaremos o roteiro da caravana, visitando escolas dos municípios de Água Branca; Canapi; Delmiro Gouveia; Inhapi; Mata Grande; Olho d'Água do Casado; Pariconha; Piranhas, considerando escolas rurais e urbanas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Coordenador / Carla Taciane Figueiredo - Integrante / Jucileide da Silva Sobreira - Integrante / Ricardo Santos de Almeida - Integrante / Gabriel da Silva Veras - Integrante / Gileide da Silva Santos - Integrante / Felipe Santos Silva - Integrante / Amanda da Silva de Oliveira - Integrante / Gutemberg Santos de Santana - Integrante / Maria de Almeida Soares - Integrante / José Rodolfo da Silva Santos - Integrante / Jailma da Silva Lima - Integrante / Maria Gabriela da Silva Lima - Integrante / Maele Moreira Sandes Cavalcanti - Integrante / Jussara Santos de Melo - Integrante / Janderson Thiago Nascimento Miranda - Integrante / José Alegnoberto Leite Fechine - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
2016 - 2017
Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas
Descrição: As escolas no campo devem apresentar princípios e orientações didáticas que considerem a realidade geográfica dos sujeitos que a integram, respeitando suas diferenças e consolidando a identidade camponesa. Este processo implica em pensarmos em uma escola do campo, ou seja, instituída a partir dos próprios camponeses. Destarte, a constituição de escolas do/no campo no Alto Sertão de Alagoas exige de nós o conhecimento sobre o atual contexto das escolas em área rural, compreendendo como atualmente se institui seu currículo, os perfis dos docentes que nelas atuam, quais as principais características das turmas inseridas nas escolas, dentre outras questões. Assim, o objetivo geral deste projeto de extensão é construir um diagnóstico das escolas em área rural dos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha, dando base para a formação de ações de intervenção nestas instituições segundo os fundamentos da Educação do Campo. Neste sentido, este projeto apresenta dois grandes momentos. No primeiro, traçaremos o diagnóstico propriamente dito, indo às secretarias municipais e às escolas em área rural para levantarmos dados quantitativos e qualitativos destas instituições, considerando discentes, docentes, gestão e infraestrutura. No segundo momento, a partir do diagnóstico constituído, construiremos ações de formação com os docentes das escolas, em parceria com as secretarias municipais. Este projeto se coloca como um primeiro momento da instituição do Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas, que pretende, ao longo dos anos, analisar o contexto das escolas em área rural de todos os municípios deste recorte espacial. Isto se vincula a uma premente necessidade. Muitos camponeses tem apresentado como algo recorrente o fechamento das escolas em povoados, sítios e assentamentos. Mesmo reconhecendo as grandes limitações que muitas destas instituições apresentam, não vislumbramos que o fechamento de escolas como política pública deva ser a orientação para o campo alagoano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Coordenador / Carla Taciane Figueiredo - Integrante / Jucileide da Silva Sobreira - Integrante / Ricardo Santos de Almeida - Integrante / Gabriel da Silva Veras - Integrante / Gileide da Silva Santos - Integrante / Felipe Santos Silva - Integrante / Amanda da Silva de Oliveira - Integrante / Maria de Almeida Soares - Integrante / José Rodolfo da Silva Santos - Integrante / José Alegnoberto Leite Fechine - Integrante / Jessica Lima Barbosa - Integrante / Emerson Rodrigues Bezerra - Integrante / Franciele dos Santos Fausto - Integrante / Ivia Rejane Ferreira Silva - Integrante / Janaina Francisco de Queiroz Moreira - Integrante / Janiele Tiburtino Pontes - Integrante / Maria Josemeire do Vale - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Alagoas - Bolsa.
2010 - 2013
Centro de referência em assessoria jurídica popular às comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, quilombolas e pescadores artesanais de Monte Santo (BA) e região
Descrição: O Centro de Referência em Assessoria Jurídica Popular às Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, Quilombolas e Pescadores Artesanais de Monte Santo (BA) e Região terá como base de atuação Monte Santo, Uauá, Cansanção e Canudos, municípios do semi-árido que concentram grande parte das comunidades rurais tradicionais de Fundo de Pasto no Estado da Bahia, além de comunidades Quilombolas e Pescadores Artesanais, tendo como método duas linhas de atuação. A primeira consiste na assessoria jurídica voltada para o acompanhamento: a) administrativo e judicial das demarcações e titulações das áreas coletivas das comunidades de Fundos de Pastos, assim como nas áreas Quilombolas e Ribeirinhas; b) nos processos judiciais contra trabalhadores rurais destas comunidades, movidos por pretensos ?proprietários? das áreas devolutas, possíveis demandas ativas de reintegração de posse, assim como demais casos de violação dos direitos humanos na região. A outra linha consiste na formulação e execução de uma proposta de Educação Jurídica Popular, voltada para a realidade do semi-árido e das comunidades envolvidas, tendo como meta a criação de turmas para formação de ?Juristas Leigos?, em cooperação técnica com a AATR (Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia), entidade pioneira neste modelo de educação, CPT (Comissão Pastoral da Terra ? Bahia) e Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE ? Monte Santo)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Integrante / Cloves dos Santos Araújo - Coordenador / Maria José Andrade de Souza - Integrante / Marilia Lomanto Veloso - Integrante / Paulo Rosa Torres - Integrante / Riccardo Cappi - Integrante / Carlos Eduardo Soares Freitas - Integrante / Pablo Rodrigo Fica Piras - Integrante.


Outros Projetos


2014 - 2014
Os saberes docentes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta do PIBID de Pedagogia
Descrição: Este projeto se insere no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), vinculado ao subprojeto Pedagogia do Campus do Sertão da UFAL. Entendemos que se faz necessário avançar na compreensão do cenário atual que o Brasil vivencia no que tange à política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos de duração, investigando e apreendendo de forma consistente como tem ocorrido o processo de transição da criança de seis anos para o ensino fundamental e quais as implicações dessa mudança nos rumos da educação em geral e da formação docente, especificamente. Neste sentido, este subprojeto contempla as duas primeiras etapas da educação básica: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, levando os alunos bolsistas a vivenciarem essas perspectivas no âmbito de sua formação docente. O objetivo principal consiste em possibilitar a imersão dos licenciandos em etapas da educação básica, levando-os a constatar as suas especificidades no plano da dimensão teórica e prática e que, portanto, requerem uma formação docente sólida que comporte tais saberes e fazeres..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Leônidas de Santana Marques - Integrante / Ana Maria dos Santos - Coordenador / Eleonay Souza de Menezes - Integrante / Vera Maria dos Santos Carvalho - Integrante.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Geografia Ensino & Pesquisa
2016 - Atual
Periódico: Caminhos de Geografia (UFU)
2018 - Atual
Periódico: GEOGRAFIA (LONDRINA)
2018 - Atual
Periódico: CADERNO DE GEOGRAFIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Análise Regional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Agrária.


Prêmios e títulos


2010
2º melhor trabalho oral (PIBIC/FAPESB), área de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, apresentado no XIV SEMIC-UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana - PPPG.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Leônidas de Santana Marques  Data: 04/11/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Leônidas de Santana Marques2018Leônidas de Santana Marques. O caráter neoliberal do Estado na política brasileira de desenvolvimento territorial / The neoliberal feature of the state in the brazilian policy of territorial development. CADERNO DE GEOGRAFIA, v. 28, p. 610-629, 2018.

2.
MARQUES, Leônidas de Santana2016MARQUES, Leônidas de Santana. As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE), v. 28, p. 347-359, 2016.

3.
Leônidas de Santana Marques2016Leônidas de Santana Marques. As comunidades de Fundo de Pasto: um intento de construção conceitual. Revista Pegada Eletrônica (Online), v. 17, p. 107-121, 2016.

4.
MARQUES, Leônidas de Santana2014MARQUES, Leônidas de Santana; BRAGA, M. C. B. . Planejamento pedagógico e realidade curricular no estágio supervisionado em geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 4, p. 70-84, 2014.

5.
Leônidas de Santana Marques2013Leônidas de Santana Marques; SANTOS, A. R. . Os Fundos de Pasto do município de Monte Santo (BA) e a política de desenvolvimento territorial: conflitos e interesses territoriais no campo. Geonordeste (UFS), v. 3, p. 01-03, 2013.

6.
SOUZA, M. J. A.2013SOUZA, M. J. A. ; MARQUES, L. de S. . 'Onde vês, eu não vislumbro razão': as comunidades de Fundos de Pasto nas inspeções judiciais. Revista Vitas: visoes transdisciplinares sobre ambiente e sociedade, v. III, p. s/p, 2013.

7.
NEGRAO, F.2010NEGRAO, F. ; NOLASCO, M. C. ; MARQUES, L. ; SILVA, M. O. ; ALVES, E. B. ; MASCARENHAS, A. P. ; SANTOS, R. L. ; SILVA, A. de B. ; CHAVES, J. M. ; FRANCA-ROCHA, W. J. S. ; VALE, R. M. C. . Hidrogeologia como um dos critérios de desertificação. Águas Subterrâneas (São Paulo), v. Suplem, p. 1-20, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Leônidas de Santana Marques. O Território do Sisal enquanto "território institucional": lineamentos sobre a política de desenvolvimento territorial no espaço agrário baiano. In: Eraldo da Silva Ramos Filho; Mirlei Fachini Vicente Pereira; Josefa de Lisboa Santos; Geisa Daise Gumiero Cleps; Vanilza da Costa Andrade. (Org.). Estado, políticas públicas e território. 1ed.São Paulo: Outras expressões, 2015, v. 1, p. 111-126.

2.
Leônidas de Santana Marques. Formação de Professores de Geografia: Leituras sobre o Campus do Sertão da UFAL. In: Rafael Alexandre Belo. (Org.). Educação e formação docente: reflexões e relatos de experiências no sertão alagoano. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2015, v. 1, p. 100-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, Leônidas de Santana. DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO: APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE SUA DIMENSÃO ESPACIAL. In: XVI Encuentro de Geografos de America Latina, 2017, La Paz. Anais do XVI EGAL, 2017.

2.
SOBREIRA, J. S. ; SILVA, F. S. ; MARQUES, L. de S. . Educação do/no campo em instituições escolares no agreste alagoano: experiências no município de Arapiraca. In: XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2016, São Cristóvão. Anais do XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2016.

3.
SOBREIRA, J. S. ; MARQUES, L. de S. . Trajetórias do início da carreira docente: estudo dos egressos do curso de licenciatura em geografia da UFAL/ Campus Sertão. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016.

4.
SOBREIRA, J. S. ; TEIXEIRA, G. F. ; VERAS, G. S. ; SILVA, I. R. F. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Contribuições dos Grupos de Pesquisa na Formação Docente: Experiência do GEPEGSA. In: VI ENCCULT - Encontro Científico e Cultural, 2016, Santana do Ipanema. Anais do VI ENCCULT - Encontro Científico e Cultural, 2016. p. 643-649.

5.
MARQUES, L. de S.. Ensino de geografia e formação de professores no Brasil: questões introdutórias de método. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015, La Habana. Anais do XV Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2015.

6.
MARQUES, Leônidas de Santana. Formação de professores de geografia: leituras sobre o Campus do Sertão. In: VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia, 2014, Caldas Novas. Anais do VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia, 2014. p. 633-643.

7.
Leônidas de Santana Marques. Metodologia de ensino e formação de professores de geografia. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014.

8.
TANAN, K. C. R. ; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J. M. ; MARQUES, L. S. . A educação do campo no Baixo Sul da Bahia: uma análise da Casa Familiar Rural do município de Igrapiúna. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014.

9.
DOMINGOS, E. V. ; MARQUES, L. de S. . Estágio curricular supervisionado e formação docente em Geografia no Campus do Sertão-UFAL. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014.

10.
Leônidas de Santana Marques. A formação do professor de geografia e a questão do método. In: II Encontro Regional de Práticas de Ensino de Geografia, 2014, Teresina. Anais do II Encontro Regional de Práticas de Ensino de Geografia. Teresina, 2014. v. Unico. p. 299-310.

11.
MARQUES, L. S.; SANTOS, A. R. . Fundos de Pasto: campesinato, comunidade tradicional e trabalho. In: II Encontro Nacional VII Fórum Estado Capital Trabalho, 2013, São Cristóvão. Anais do II Encontro Nacional VII Fórum Estado Capital Trabalho, 2013.

12.
MARQUES, L. S.. O estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia do Campus do Sertão da UFAL: reflexões introdutórias. In: XII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. Anais do XII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013.

13.
MARQUES, L. S.. A centralidade da categoria trabalho para a análise das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013.

14.
TANAN, K. C. R. ; SANTOS, S. F. ; CHAVES, J. M. ; MARQUES, L. de S. . Uma análise da educação do campo a partir da casa familiar rural de Igrapiúna no baixo sul baiano. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013, João Pessoa. Anais do VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2013.

15.
GUIMARAES, T. L. B. ; MARQUES, L. de S. ; SOUZA, J. L. L. L. ; SANTOS, C. M. . Ocupação irregular de leito de inundação no Conjunto Habitacional Feira X e suas implicações no escoamento das águas superficiais. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013, Vitória. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013.

16.
Leônidas de Santana Marques; TANAN, K. C. R. . A política pública dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade no território brasileiro. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012, Uberlândia. Anais do XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2012.

17.
Leônidas de Santana Marques; SANTOS, A. R. . A política de desenvolvimento territorial e as comunidades de Fundo de Pasto: reflexões a partir de uma análise escalar. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. Anais do XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012.

18.
MARQUES, L. S.; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J. M. . Potencialidade agrícola das terras do município de Cícero Dantas (BA): identificação a partir de bancos de dados secundários e Modelo Digital de Terreno. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: MCT/INPE, 2011. v. 15. p. 1-9268.

19.
MARQUES, L. S.; SOUZA, J. L. L. L. ; SANTOS, R. L. . Análise da espacialização arbórea, com vista a percepção da população local, de um setor do bairro Jardim Acácia, Feira de Santana, Bahia. In: XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011, Dourados. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2011.

20.
MARQUES, L. S.; SANTOS, A. R. . Intervenção do Estado no processo de territorialização das comunidades de Fundo de Pasto na região norte da Bahia. In: VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho, 2011, São Cristóvão. Anais do VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho, 2011.

21.
SOUZA, J. L. L. L. ; GUIMARAES, T. L. B. ; MARQUES, L. de S. . A AGRICULTURA CIENTÍFICA NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ ? BAHIA. In: V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. Anais do V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Belém: Ed. Açaí, 2011.

22.
MARQUES, L. de S.; TANAN, K. C. R. ; FERRARO JUNIOR, L. A. . A INTERVENÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO QUANTO A AGROBIODIVERSIDADE: A PROPOSTA DOS CENTROS IRRADIADORES DE MANEJO DE AGROBIODIVERSIDADE. In: V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2011, Belém. Anais do V Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária. Belém: Ed. Açaí, 2011.

23.
MARQUES, L. S.; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . ASPECTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA CAJUCULTURA NO MUNICÍPIO DE RIBEIRA DO POMBAL (BA). In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E X Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2010, Rio Claro. Anais do I CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E X Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro, 2010.

24.
MARQUES, L. S.; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Mapeamento de capacidade de uso das terras do município de Cipó (BA), a partir de geotecnologias. In: XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2010, Aracaju. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2010.

25.
MARQUES, L. S.; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Cajucultura no município de Ribeira do Pombal (BA): aspectos econômicos e ambientais. In: XX Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2010, Francisco Beltrão. Anais do XX Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2010.

26.
MARQUES, L. S.; MELLO, F. R. ; CHAVES, J. M. . Mapeamento de uso e cobertura do solo no municípo de Jeremoabo (BA) por meio de sensoriameto remoto. In: XIII Simposio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada, 2009, Viçosa. Anais do XIII Simposio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada, 2009.

27.
ARAUJO, A. O. ; PEREIRA, C. R. ; SOUZA, E. C. S. ; MARQUES, L. S. . O Trabalho de Campo como Elemento de Ensino-Aprendizagem no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da UEFS/BA. In: I Encontro Baiano de Ensino e Pesquisa em Geografia, 2008, Feira de Santana. Anais do I Encontro Baiano de Ensino e Pesquisa em Geografia, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Leônidas de Santana Marques; SANTOS, A. R. . 'Fundos de Pasto': comunidades tradicionales rurales en el semiárido brasileño. In: XXXIII Congreso Nacional XVIII Congreso Internacional de Gegrafía, 2012, Arica. Anales de Sociedad Chilena de Ciencias Geograficas. Santiago de Chile: Sociedad Chilena de Ciencias Geograficas, 2012. v. 1. p. 226-230.

2.
MARQUES, Leônidas de Santana; MIRANDA, A. A. C de ; REIS, F. S. ; SOUZA, P. S. . Saberes, olhares, fazeres: diálogos entre universidade e sociedade no sertão baiano. In: VIII Feira do Semiárido, 2012, Feira de Santana. Anais da VIII Feira do Semiárido, 2012.

3.
Leônidas de Santana Marques; CHAVES, J. M. . MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS DO SETOR SUL DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA A PARTIR DE ÁLGEBRA DE MAPAS. In: XV Seminário de Iniciação Científica, 2011, Feira de Santana. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica, 2011.

4.
SANTOS JUNIOR, J. L. ; CHAVES, J. M. ; MARQUES, L. de S. . DECLIVIDADE E TIPOS DE SOLOS COMO SUBSÍDIO PARA MAPEAMENTO DO ESTOQUE DE CARBONO EM ÁREAS REFERÊNCIA DO SEMIÁRIDO EM PETROLINA-PE. In: V Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto e III Seminário de Geotecnologias, 2011, Feira de Santana. Anais do V Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto e III Seminário de Geotecnologias. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2011. p. 422-425.

5.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Uso de geotecnologias para identificação da capacidade de uso das terras do município de Santa Brígida - Bahia. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2010, Feira de Santana. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, 2010.

6.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Análise integrada dos diferentes fatores formadores do solo nos municípios de Jeremoabo e Curaçá a partir de tecnicas de geoprocessamento. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2009, Feira de Santana. Anais do XIII Seminário de Iniciação Científica, 2009.

7.
SOUZA, J. L. L. L. ; MARQUES, L. S. ; GUIMARAES, T. L. B. ; VALE, R. M. C. . Análise sistêmica da Depressão Sertaneja a partir da sua intersecção com as bacias dos rios Itapicuru e Vaza-barris, Bahia. In: XIII Simposio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa. Anais do XIII Simposio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009.

8.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Contribuições para sistematização da base de dados pra o estudo multidisciplinar na região de Jeremoabo (BA). In: XII Seminário Iniciação Científica da UEFS, 2008, Feira de Santana. Anais do XII Seminário Iniciação Científica da UEFS, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, J. M. S. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Educação do campo: diálogos sobre os avanços nas políticas públicas para o campo. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo, 2015, Feira de Santana. Anais do II Seminário Internacional de Educação do Campo, 2015.

2.
ARAUJO, R. V. C. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Elementos históricos para a compreensão da Educação do Campo. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo, 2015, Feira de Santana. Anais do II Seminário Internacional de Educação do Campo, 2015.

3.
MELO, M. V. L. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Educação infantil do campo: uma história em construção. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo, 2015, Feira de Santana. Anais do II Seminário Internacional de Educação do Campo, 2015.

4.
MARQUES, Leônidas de Santana; TANAN, K. C. R. . Agrobiodiversidade e políticas públicas para o campesinato no rural brasileiro. In: IV Congreso Internacional del Conocimiento, 2015, Santiago. Anais do IV Congreso Internacional del Conocimiento, 2015.

5.
FRAGA, H. O. ; Leônidas de Santana Marques ; FICA PIRAS, P. . Coyuntura energética y control de recursos naturales en perspectiva: el caso del litio. In: XXXIII Congreso Nacional XVIII Congreso Internacional de Gegrafía, 2012, Arica. Anais do XXXIII Congreso Nacional XVIII Congreso Internacional de Gegrafía, 2012. p. 87-87.

6.
MIRANDA, A. A. C de ; MARQUES, L. S. ; SANTOS, W. S. ; REIS, F. S. . A caatingueira ?fulorou? no sertão: captação e reciclagem biológica de água em comunidades rurais do município de Monte Santo.. In: VIII Feira do Semiárido, 2012, Feira de Santana. Anais da VIII Feira do Semiárido, 2012.

7.
MARQUES, L. de S.; SANTOS, A. R. . AS COMUNIDADES DE FUNDOS DE PASTO E AS AÇÕES DO ESTADO: CONTRADIÇÕES NO PROCESSO DE (RE) PRODUÇÃO DO ESPAÇO. In: 7 Encontro de Pós-Graduação da UFS, 2011, São Cristóvão. Anais do 7 Encontro de Pós-Graduação da UFS, 2011.

8.
TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J. M. ; Leônidas de Santana Marques . Educação Ambiental e sensoriamento remoto: análise propositiva sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina. In: VII Jornadas de Educación en Percepción Remota em el Ámbito del Mercosur, 2011, Alta Garcia, Córdoba. Anais da VII Jornadas de Educación en Percepción Remota em el Ámbito del Mercosur, 2011. p. 25-25.

9.
Leônidas de Santana Marques; CHAVES, J. M. . CAPACIDADE DE USO DAS TERRAS DO MUNICÍPIO DE PEDRO ALEXANDRE (BA): IDENTIFICAÇÃO A PARTIR DE GEOTECNOLOGIAS. In: Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia, 2010, Cruz das Almas. Anais da Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, R. A. D. ; MARQUES, Leônidas de S. ; REIS, N. S. ; SANTOS, A. C. C. . Educação do/no campo como ferramenta de contra-hegemonia ao agronegócio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Leônidas de Santana Marques; GIROTTO, E. D. ; KATUTA, A. M. . BNCC como tragédia e o currículo como fraude: a ação do professor na construção do conhecimento geográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Marques, Leônidas de Santana; ALMEIDA, R. S. ; FAUSTO, F. S. ; BEZERRA, E. R. . Escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas: primeiras aproximações. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, M. R. N. ; Marques, Leônidas de Santana ; PEREIRA, R. . Base comum curricular: avanço ou retrocesso?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, Leônidas de Santana. DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO: APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE SUA DIMENSÃO ESPACIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DEL GAUDIO, R. S. ; COSTA, F. ; Leônidas de Santana Marques . A desumanização das ciências humanas: uma crítica do conceito de humano na política de educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, M. R. de ; BRAGA, R. ; MARQUES, L. S. ; SANTOS, B. C. . Reforma do ensino médio: impactos na organização e no trabalho docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FECHINI, J. A. L. ; BIJAGO, V. G. ; MARQUES, L. de S. . Caatinga: clima, sociedade e ensino de geografia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOBREIRA, J. S. ; TEIXEIRA, G. F. ; OLIVEIRA, J. F. ; MARQUES, L. de S. . Trajetórias do início da carreira docente: estudo dos egressos do curso de licenciatura em geografia da UFAL/ Campus Sertão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOBREIRA, J. S. ; SILVA, F. S. ; MARQUES, L. de S. . Educação do/no campo em instituições escolares no agreste alagoano: experiências no município de Arapiraca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MARQUES, Leônidas de Santana; ALMEIDA, R. S. . Formação de professores: reflexões sobre a construção das identidades docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BELO, R. A. ; MARQUES, Leônidas de Santana . EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO SERTÃO ALAGOANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARQUES, L. de S.. Ensino de geografia e formação de professores no Brasil: questões introdutórias de método. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, A. R. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Estado, políticas públicas e desenvolvimento territorial: ensino e pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARQUES, Leônidas de Santana. Formação de professores de geografia: leituras a partir da relação entre estágio supervisionado e profissionalização docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
TAVARES, J. M. S. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Educação do campo: diálogos sobre os avanços nas políticas públicas para o campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARAUJO, R. V. C. ; MARQUES, Leônidas de Santana . Elementos históricos para a compreensão da Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARQUES, Leônidas de Santana. Formação de professores de geografia: leituras sobre o Campus do Sertão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LIMA, S. L. S. ; MARQUES, L. S. . Ensino de geografia e educação do campo: práticas e saberes em construção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MARQUES, L. de S.; MELO, M. V. O. . Educação do Campo no agreste e semiárido alagoano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MARQUES, Leônidas de Santana. A formação do professor de geografia e a questão do método. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTOS, M. F. P. ; MARQUES, Leônidas de S. ; SOUZA, A. F. G. . Estágio supervisionado: diálogos com o cotidiano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, E. M. C. ; MARQUES, Leônidas de S. . Semiárido: potencialidades e desafios para um desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MARQUES, L. de S.. Metodologia de ensino e formação de professores de geografia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Leônidas de Santana Marques; VALE, E. C. . Ensino e interdisciplinaridade: diálogos entre História e Geografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
GUIMARAES, T. L. B. ; MARQUES, L. de S. ; SOUZA, J. L. L. L. ; SANTOS, C. M. . Ocupação irregular de leito de inundação no Conjunto Habitacional Feira X e suas implicações no escoamento das águas superficiais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MARQUES, L. S.; SANTOS, A. R. . Fundos de Pasto: campesinato, comunidade tradicional e trabalho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Leônidas de Santana Marques; SANTOS, A. R. . Os Fundos de Pasto do município de Monte Santo (BA) e a política de desenvolvimento territorial: conflitos e interesses territoriais no campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MARQUES, L. S.. O estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia do Campus do Sertão da UFAL: reflexões introdutórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
MARQUES, L. S.. A centralidade da categoria trabalho para a análise das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Leônidas de Santana Marques; SANTOS, A. R. . A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E AS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE ESCALAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Leônidas de Santana Marques; SANTOS, L. E. P. F dos . Grupo Terra, Território, Direito e Conflitos Coletivos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
Leônidas de Santana Marques; SANTOS, A. R. . 'Fundos de Pasto': comunidades tradicionales rurales en el semiárido brasileño. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MARQUES, Leônidas de Santana; MIRANDA, A. A. C de ; REIS, F. S. ; SOUZA, P. S. . Saberes, olhares, fazeres: diálogos entre universidade e sociedade no sertão baiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MIRANDA, A. A. C de ; MARQUES, L. S. ; SANTOS, W. S. ; REIS, F. S. . A caatingueira fulorou na sertão: captação e reciclagem biológica de água em comunidades rurais do município de Monte Santo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MARQUES, L. S.; TANAN, K. C. R. ; CHAVES, J. M. . Potencialidade agrícola das terras do município de Cícero Dantas (BA): identificação a partir de bancos de dados secundários e Modelo Digital de Terreno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
MARQUES, L. S.; SANTOS, A. R. . As comunidades de Fundos de Pasto e as ações do Estado: contradições no processo de (re) produção do espaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
MARQUES, L. S.; SOUZA, J. L. L. L. ; SANTOS, R. L. . Análise da espacialização arbórea, com vista a percepção da população local, de um setor do bairro Jardim Acácia, Feira de Santana, Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
MARQUES, L. S.. A intervenção do Estado no processo de territorialização das comunidades de Fundo de Pasto na região norte da Bahia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
SOUZA, J. L. L. L. ; GUIMARAES, T. L. B. ; MARQUES, L. de S. . A AGRICULTURA CIENTÍFICA NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ ? BAHIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MARQUES, L. de S.; TANAN, K. C. R. ; FERRARO JUNIOR, L. A. . A Intervenção do Estado Brasileiro Quanto a Agrobiodiversidade: A Proposta dos Centros Irradiadores de Manejo de Agrobiodiversidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
Leônidas de Santana Marques; CHAVES, J. M. . MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS DO SETOR SUL DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA A PARTIR DE ÁLGEBRA DE MAPAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
MARQUES, L. S.; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Identificação de capacidade de uso das terras do município de Coronel João Sá (BA), a partir de geotecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Capacidade de uso das terras do município de Pedro Alexandre (BA): identificação a partir de geotecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
MARQUES, L. S.; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Mapeamento da capacidade de uso das terras do município de Cipó (BA), a partir de geotecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Uso de geotecnologias para identificação da capacidade de uso de terras do município de Santa Brígida - Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
MARQUES, L. S.; SILVA, S. M. R. da ; CHAVES, J. M. . Cajucultura no município de Ribeira do Pombal (BA): aspectos econômicos e ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

48.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. ; MELLO, F. R. . Mapeamento de uso e cobertura do solo no municípo de Jeremoabo (BA) por meio de sensoriameto remoto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
SOUZA, J. L. L. L. ; MARQUES, L. S. ; GUIMARAES, T. L. B. ; VALE, R. M. C. . Análise sistêmica da Depressão Sertaneja a partir da sua intersecção com as bacias dos rios Itapicuru e Vaza-barris, Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Análise integrada dos diferentes fatores formadores do solo nos municípios de Jeremoabo e Curaçá a partir de tecnicas de geoprocessamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Análise integrada dos diferentes fatores formadores do solo nos municípios de Jeremoabo e Curaçá a partir de tecnicas de geoprocessamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

52.
MARQUES, L. S.. Apicultura e pequenos produtores rurais em Cipó, Bahia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
MARQUES, L. S.; ALMEIDA, C. E. R. ; SILVA, G. T. ; LIMA, G. M. ; MATOS, G. L. A. ; SANTOS JUNIOR, J. L. . O mercado de créditos de carbono. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
MARQUES, L. S.; CHAVES, J. M. . Contribuições para sistematização da base de dados pra o estudo multidisciplinar na região de Jeremoabo (BA). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

55.
MARQUES, L. S.; SANTOS JUNIOR, J. L. ; LIMA, G. M. ; ALMEIDA, C. E. R. . O Brasil e sua inserção no mercado de créditos de carbono. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, Leônidas de S.; PRISCILA, Erica ; SANTOS, R. ; AGUIAR, A. . Os desafios da educação do/no campo no alto sertão de Alagoas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIGUEIREDO, C. T. ; MARQUES, L. S. . Métodos e técnicas de pesquisa e ensino nas ciências humanas: diálogos interdisciplinares geografia e história. 2014. (Simpósio Temático).

2.
Leônidas de Santana Marques. 400h de estágio supervisionado: o que fazer?. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARQUES, L.. Atuação e resistência do movimentos sociais no campo e na cidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BIANCHETTI, T. A. L.; GOMES, C. M. M.; MARQUES, Leônidas de S.. Participação em banca de Aline Alves dos Santos. GEOGRAFIA DO TRABALHO E A TERRITORIALIZAÇÃO DO ASSENTAMENTO LAGOA COMPRIDA NO SERTÃO DE ALAGOAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Meio Ambiente) - IFAL - Marechal Deodoro.

2.
MARQUES, L. S.; LIMA, L. G.; ALMEIDA, R. S.. Participação em banca de Alanna Shirley de Melo Alves. A construção imagética da Região Nordeste. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Semiárido) - Universidade Federal de Alagoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMELO, A. R. S.; MARQUES, L. de S.; FIRMINO, P. C.. Participação em banca de Fabrine Dayane Morais Fernandes.A PERCEPÇÃO DO LUGAR ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DA OBRA ?VIDAS SECAS?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
MARQUES, Leônidas de S.; SILVA, S. M.; LIMA, L. G.. Participação em banca de Rodrigo Gomes de Santana.Movimento camponês e educação: os desafios do Assentamento Maria Bonita em Delmiro Gouveia ? AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
MARQUES, L. de S.; LIMA, L. S.; FECHINE, J. A. L.. Participação em banca de Alinne Balbino.O livro didático e a prática de ensino de geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
CAMELO, A. R. S.; SOARES JUNIOR, A. T. P.; MARQUES, Leônidas de Santana. Participação em banca de Gabriel da Silva Veras.O ensino de geografia urbana através da aplicaçãp do jogo/software Sim City (2013). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
Marques, Leônidas de Santana; SILVA, W. M. M.; LIMA, L. G.. Participação em banca de Aline Gonçalves Tenório.?Vocês ficam tirando onda, mas é por causa de nós que vocês tem o que comer?: reflexões sobre a escola no campo e na cidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
BIJAGO, V. G.; MORAES, F. A. A.; MARQUES, L. S.. Participação em banca de José Clécio Benício da Silva.Trabalho de campo e ensino de geografia: Um estudo desta prática metodológica, sobre a perspectiva discente do curso de geografia da Universidade Federal de Alagoas / UFAL - Campus do Sertão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
MARQUES, Leônidas de Santana; FIGUEIREDO, C. T.; ALMEIDA, R. S.. Participação em banca de Cícero Moisés de Andrade.Produção alternativa transformando a perspectiva de convivência na região do semiárido alagoano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
FIGUEIREDO, C. T.; MARQUES, Leônidas de Santana; LIMA, M. R. de. Participação em banca de Jessica Gomes da Silva.Os recursos tecnológicos no ensino de história em Delmiro Gouveia - AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

9.
MARQUES, Leônidas de Santana; SOBRAL, M. P. O.; FIGUEIREDO, C. T.. Participação em banca de Dayse Maria de Souza Morais.O direito a educação infantil do/no campo e a formação da pedagoga no Campus do Sertão da UFAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
FECHINE, J. A. L.; FIGUEIREDO, C. T.; MARQUES, L. de S.. Participação em banca de Lucimare Santana Silva.A importância da maquete como recurso didático no ensino de geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
SANTOS, N. R.; MARQUES, Leônidas de Santana; SOBRAL, M. P. O.. Participação em banca de Camila Oliveira da Silva.Formação de Professores e Educação Inclusiva: conhecendo a formação e os professores do ensino fundamental do município de Delmiro Gouveia-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
FECHINE, J. A. L.; ALMEIDA, R. S.; MARQUES, Leônidas de Santana. Participação em banca de Taiana Carla Vidal da Silva.Letramento Cartográfico: leitura/dificuldades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
MARQUES, Leônidas de Santana; LIMA, L. G.; SANTOS, A. C. C.. Participação em banca de Jane Clecia Barros Tavares Santos.Educação do campo: uma reflexão sobre a evasão escolar no município de São José da Tapera. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
MARQUES, Leônidas de Santana; SILVA, F. P.; CAMELO, A. R. S.. Participação em banca de Elisiane Barbosa de Sá.O Ensino de Geografia e a Categoria Território no Contexto da Educação Indígena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

15.
MARQUES, L. de S.; SILVA, M. A.; SANTOS, A. C. C.. Participação em banca de Luiza Roberta Lima.A realidade das classes multisseriadas no campo do município de Delmiro Gouveia-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

16.
LIMA, L. G.; FIGUEIREDO, C. T.; MARQUES, L. de S.. Participação em banca de Flávio dos Santos.O desenvolvimento desigual e combinado a partir das assimetrias regionais em Portugal: uma análise dos índices de mortalidade infantil da sub-região do Baixo Alentejo (1997-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

17.
DOURADO, A. M.; SOUZA, A. F. G.; MARQUES, L. de S.. Participação em banca de Felipe Santos Silva.Entre vínculos e identidades: encontros e (re)encontros na festa de Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro em Vila Bananeiras, Arapiraca-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

18.
LIMA, L. G.; ALMEIDA, R. S.; MARQUES, L. S.. Participação em banca de José Alesson Rodrigues Lima.Um estudo sobre o território de Friedrich Ratzel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

19.
CAMELO, A. R. S.; ALMEIDA, R. S.; MARQUES, L. S.; LIMA, L. G.. Participação em banca de Janderson Thiago Nascimento Miranda.Que comecem os jogos! Estratégias para o processo de ensino aprendizagem em geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

20.
MARQUES, L. de S.; ALMEIDA, R. S.; BARBOSA, W. C.. Participação em banca de Joana Marina Silveira Tavares.Educação do Campo: uma reflexão sobre a política pública do transporte escolar rural e o acesso às escolas no campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

21.
GOMES, G. M. S.; MARQUES, L. S.; CRUZ, J. V.. Participação em banca de Millena Moreira dos Santos.Usina de Angiquinho: história, memória e identidade social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

22.
MARQUES, Leônidas de Santana; ALMEIDA, R. S.; SANTOS, A. C. C.. Participação em banca de Maria Vera Lúcia de Melo.Educação do campo e Universidade: a participação dos movimentos sociais camponeses na criação e no desenvolvimento de um educação específica para os povos que vivem no e do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

23.
Leônidas de Santana Marques; SOBRAL, M. P. O.; ALMEIDA, R. S.. Participação em banca de Agenor da Silva Bezerra.O que é ser um bom professor de geografia? Análise sobre a percepção de discentes em uma escola de Inhapi - AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

24.
Leônidas de Santana Marques; SOBRAL, M. P. O.; ALMEIDA, R. S.. Participação em banca de Jucileide da Silva Sobreira.TRAJETÓRIAS DO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFAL/ CAMPUS DO SERTÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

25.
Leônidas de Santana Marques; SOBRAL, M. P. O.; SOUZA, S. F.. Participação em banca de Luiz Gustavo de Campos.O ensino de geografia e o estágio supervisionado: reflexões sobre teoria e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

26.
Silva, K. C.; BIJAGO, V. G.; MARQUES, L. S.. Participação em banca de André Felipe Barbosa Guadalupe.A influência da CHESF na consolidação de Paulo Afonso-BA: uma proposta de temática ao ensino de geografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

27.
MARQUES, Leônidas de Santana; SOBRAL, M. P. O.; ALMEIDA, R. S.. Participação em banca de Edjane Vieira Domingos.Estágio curricular supervisionado e a formação docente em geografia: uma análise acerca das experiências dos professores-estagiários do Campus do Sertão-UFAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

28.
COELHO, F. P.; NETTO, A. P. O.; MARQUES, L. de S.. Participação em banca de Fabio Fernandes Feitosa.Ensino de geografia e a problemática ambiental do lixo: estudo de caso na Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha - AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.

29.
MARQUES, Leônidas de S.; BRAGA, M. C. B.; FIGUEIREDO, C. T.; Silva, K. C.. Participação em banca de Emanuela Souza de Menezes.As contribuições dos conceitos geográficos para os alunos do ensino fundamental: uma possibilidade de leitura e interpretação da cidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARQUES, Leônidas de Santana; LIMA, M. R. de; FIGUEIREDO, C. T.. Seleção para professor substituto da área de História das Humanidades. 2017.

2.
VALE, E. C.; SILVEIRA, J. S.; FIGUEIREDO, C. T.; MARQUES, Leônidas de Santana. Seleção para professor substituto da área de Teoria da História. 2017. Universidade Federal de Alagoas.

3.
LIMA, A. S.; SILVA, S. F.; MARQUES, L. de S.. Seleção de Professor substituto para área Humanidades, História do Brasil. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

4.
GOMES, G. M. S.; SILVA, M. A.; MARQUES, L. de S.. Seleção de Professor substituto para área Humanidades, História do Brasil. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

5.
SOBRAL, M. P. O.; BARBALHO, J. I. S.; MARQUES, L. de S.. Seleção de Professor substituto para área Fundamentos históricos e filosóficos da educação. 2016. Universidade Federal de Alagoas.

6.
Leônidas de Santana Marques; FIGUEIREDO, C. T.; MEDEIROS, G. M.. Seleção de Professor Substituto da área de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

7.
BADUE, G. S.; MARQUES, L. S.; SANTOS, N. R.. Seleção de Professor Substituto da área de Política Educacional e Práticas Educativas. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

Outras participações
1.
SANTOS, A. M. dos; MARQUES, L. de S.; LIMA, M. R. de. PIBID Pedagogia - Discentes. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

2.
SANTOS, A. M. dos; MARQUES, L. de S.; LIMA, M. R. de. PIBID Pedagogia - Supervisores. 2014. Universidade Federal de Alagoas.

3.
Vasconcelos, F. M. T.; MARQUES, Leônidas de S.. Monitoria da disciplina Geografia Agrária. 2013. Universidade Federal de Alagoas.

4.
Silva, K. C.; SILVEIRA, R. W. D.; MARQUES, Leônidas de S.. PIBID Geografia. 2013. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Encontro Nacional de Geografxs.Escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas: primeiras aproximações. 2018. (Encontro).

2.
IV Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho.A desumanização das ciências humanas: uma crítica do conceito de humano na política de educação. 2017. (Encontro).

3.
VI Seminário de Pesquisa em Geografia Humana. 2017. (Seminário).

4.
XVI Encuentro de Geografos de America Latina.DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO: APONTAMENTOS TEÓRICOS SOBRE SUA DIMENSÃO ESPACIAL. 2017. (Encontro).

5.
VI Encontro Científico Cultural de Alagoas - Multidisciplinar.Formação de professores: reflexões sobre a construção das identidades docentes. 2016. (Encontro).

6.
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. Trajetórias do início da carreira docente: estudo dos egressos do curso de licenciatura em geografia da UFAL/ Campus Sertão. 2016. (Congresso).

7.
XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária.GT Educação do Campo. 2016. (Encontro).

8.
Fórum de Debates: Agrotóxicos: desenvolver ou destruir?. 2015. (Seminário).

9.
II Encontro de Geografia do Sertão de Alagos. 2015. (Encontro).

10.
III Encontro Nacional e IX Fórum Estado, Capital, Trabalho.Formação de professores de geografia: leituras a partir da relação entre estágio supervisionado e profissionalização docente. 2015. (Encontro).

11.
II Seminário Internacional de Educação do Campo.Educação do campo: diálogos sobre os avanços nas políticas públicas para o campo. 2015. (Seminário).

12.
XV Encuentro de Geógrafos de América Latina.Ensino de geografia e formação de professores no Brasil: questões introdutórias de método. 2015. (Encontro).

13.
II Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia.A formação do professor de geografia e a questão do método. 2014. (Encontro).

14.
VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Metodologia de ensino e formação de professores de geografia. 2014. (Congresso).

15.
VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia.Formação de professores de geografia: leituras sobre o Campus do Sertão. 2014. (Encontro).

16.
30 anos do NPGEO.Os Fundos de Pasto do município de Monte Santo (BA) e a política de desenvolvimento territorial: conflitos e interesses territoriais no campo. 2013. (Seminário).

17.
Corredor cultural Alagoas Viva. 2013. (Feira).

18.
Geoprocessamento avançado com gvSIG. 2013. (Seminário).

19.
II Encontro Nacional VII Fórum Estado Capital Trabalho. Fundos de Pasto: campesinato, comunidade tradicional e trabalho. 2013. (Congresso).

20.
VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A centralidade da categoria trabalho para a análise das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto. 2013. (Simpósio).

21.
XII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.O estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia do Campus do Sertão da UFAL: reflexões introdutórias. 2013. (Encontro).

22.
XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Ocupação irregular de leito de inundação no Conjunto Habitacional Feira X e suas implicações no escoamento das águas superficiais. 2013. (Simpósio).

23.
Festival Cinema pela Verdade. 2012. (Outra).

24.
Georreferenciamento de Imóveis Rurais. 2012. (Seminário).

25.
II Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais. 2012. (Seminário).

26.
II Seminário do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Cipó. 2012. (Seminário).

27.
I Seminário do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Cipó. 2012. (Seminário).

28.
I Workshop de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas no Semiárido Baiano. 2012. (Seminário).

29.
Seminário Nacional Caminhos de Ab'Saber. Caminhos do Brasil. 2012. (Seminário).

30.
VIII Feira do Semiárido.Saberes, olhares, fazeres: diálogos entre universidade e sociedade no sertão baiano. 2012. (Encontro).

31.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos. A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E AS COMUNIDADES DE FUNDO DE PASTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE ESCALAR. 2012. (Congresso).

32.
XXXIII Congreso Nacional XVIII Congreso Internacional de Geografía. "Fundos de Pasto": comunidades tradicionales rurales en el semiárido brasileño. 2012. (Congresso).

33.
III Seminário de Formação e Atuação Profissional em Geografia. 2011. (Seminário).

34.
Seminário Estado, Direito e Movimentos Sociais. 2011. (Seminário).

35.
VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho.A intervenção do Estado no processo de territorialização das comunidades de Fundo de Pasto na região norte da Bahia. 2011. (Simpósio).

36.
V Simpósio Internacional de Geografia Agrária.A INTERVENÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO QUANTO A AGROBIODIVERSIDADE: A PROPOSTA DOS CENTROS IRRADIADORES DE MANEJO DE AGROBIODIVERSIDADE. 2011. (Simpósio).

37.
XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Análise da espacialização arbórea, com vista a percepção da população local, de um setor do bairro Jardim Acácia, Feira de Santana, Bahia. 2011. (Simpósio).

38.
XV Seminário de Iniciação Científica.MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS DO SETOR SUL DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA A PARTIR DE ÁLGEBRA DE MAPAS. 2011. (Seminário).

39.
XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Potencialidade agrícola das terras do município de Cícero Dantas (BA): identificação a partir de bancos de dados secundários e Modelo Digital de Terreno. 2011. (Simpósio).

40.
"Seminário Gestão das Águas no Estado da Bahia". 2010. (Seminário).

41.
Compenhague e a questão ambiental. 2010. (Seminário).

42.
I Seminário de Formação e Atuação Profissional em Geografia. 2010. (Seminário).

43.
I Seminário do grupo de pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais. 2010. (Seminário).

44.
Reunião Regional da SBPC. Capacidade de uso das terras do município de Pedro Alexandre (BA): identificação a partir de geotecnologias. 2010. (Congresso).

45.
VII Encontro Baiano de Estudantes de Geografia.Identificação da capacidade de uso das terras do município de Coronel João Sá (BA), a partir de geotecnologias. 2010. (Encontro).

46.
XIV Semana de Geografia da UEFS. 2010. (Simpósio).

47.
XIV Seminário de Iniciação Científica.Uso de geotecnologias para identificação da capacidade de uso de terras do município de Santa Brígida - Bahia. 2010. (Seminário).

48.
XX Encontro Nacional de Geografia Agrária.Cajucultura no município de Ribeira do Pombal (BA): aspectos econômicos e ambientais. 2010. (Encontro).

49.
XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia. Mapeamento de capacidade de uso das terras do município de Cipó (BA), a partir de geotecnologias. 2010. (Congresso).

50.
VI Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2009. (Encontro).

51.
XIII Semana de Geografia da UEFS.Análise integrada dos fatores formadores do solo nos municípios de Jeremoabo e Curaçá a partir de tecnicas de geoprocessamento. 2009. (Outra).

52.
XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada.Análise sistêmica da Depressão Sertaneja a partir da sua intersecção com as bacias dos rios Itapicuru e Vaza-barris, Bahia,. 2009. (Simpósio).

53.
XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Mapeamento de uso e cobertura do solo no município de Jeremoabo (BA) por meio de sensoriameto remoto. 2009. (Simpósio).

54.
XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2009. (Simpósio).

55.
XXVI Encontro Regional dos Estudantes de Geografia. 2009. (Encontro).

56.
Debate "Crise Econômica Mundial: até quando capitalismo?". 2008. (Outra).

57.
I ENEPGEO - Perspectivas e desafios na formação inicial de professores de Geografia.O trabalho de campo como elemento de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da UEFS/BA. 2008. (Encontro).

58.
I Seminário em comemoração do Dia do Geógrafo. 2008. (Seminário).

59.
Palestra "Os ecos contraditórios do turismo na Chapada Diamantina". 2008. (Outra).

60.
Palestra "Pedagogia revolucionária e multiculturalismo em tempos de globalização". 2008. (Outra).

61.
V Encontro Estadual de Estudantes de Geografia.O mercado de créditos de carbono. 2008. (Encontro).

62.
XII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana.Apicultura e pequenos produtores rurais em Cipó, Bahia. 2008. (Outra).

63.
XII Seminário de Iniciação Científica.Contribuições para sistematização da base de dados para o estudo multidisciplinar na região de Jeremoabo (BA). 2008. (Seminário).

64.
XXV Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Nordeste.O Brasil e sua inserção no mercado de créditos de carbono. 2008. (Encontro).

65.
I Encontro de Geografia e novas tecnologias. 2007. (Encontro).

66.
II Conferência Estadual de Cultura. 2007. (Outra).

67.
II Semana de Estudos Socioeconômicos. 2007. (Outra).

68.
IV Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2007. (Encontro).

69.
Seminário da Agenda 21. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, L. G. ; BARBOSA, J. L. ; MIRANDA, A. R. ; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, S. M. ; CRUZ, C. R. ; MACIEL, E. S. ; SANTOS, J. R. S. ; MARQUES, Leônidas de S. . I Seminário do OBELUTTE. 2018. (Congresso).

2.
ACCIOLY, A. C. ; MARQUES, L. de S. ; GOMES, M. ; COSTA, J. E. . 2º Seminário de Educação do Campo do Território do Alto Sertão de Alagoas: desafios e perspectivas. 2017. (Outro).

3.
LIMA, F. J. ; LIMA, L. G. ; FECHINE, J. A. L. ; MARQUES, L. de S. ; FIRMINO, P. C. ; ALMEIDA, R. S. ; CAMELO, A. R. S. ; SILVA, W. M. M. . III Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. 2017. (Congresso).

4.
MARQUES, Leônidas de S.; FRANCISCO JUNIOR, W. E. . I Seminário Local do PIBID. 2016. (Congresso).

5.
MARQUES, Leônidas de Santana. I Seminário de Estudos Avançados do GEPAR. 2016. (Outro).

6.
FECHINI, J. A. L. ; SOUZA, A. F. G. ; MARQUES, L. S. ; ALMEIDA, R. S. . II Encontro de Geografia do Sertão de Alagoas. 2015. (Outro).

7.
SOUZA, A. F. G. ; COELHO, F. P. ; FECHINI, J. A. L. ; Silva, K. C. ; MARQUES, L. S. . II Congresso Internacional da Realidade Semiárida. 2014. (Congresso).

8.
Vasconcelos, F. M. T. ; SILVA, D. G. ; Silva, K. C. ; SOUZA, S. F. ; GALVÃO, D. ; MARQUES, L. S. ; SILVEIRA, R. W. D. . VIII Encontro Alagoano de Geografia. 2013. (Congresso).

9.
CONCEICAO, A. L. ; SHIMADA, S. O. ; SILVA, J. D. S. ; GOMES, C. M. ; OLIVEIRA, J. ; MARQUES, L. de S. . II Encontro e VII Fórum Nacional Estado, Capital, Trabalho. 2013. (Congresso).

10.
Leônidas de Santana Marques; AGUIAR, L. N. ; ARAUJO, C. S. ; GOMES, T. E. D ; MIRANDA, A. A. C de ; SILVA, M. C. ; SOUZA, M. J. A. . Seminário Estado, Direito e Movimentos Sociais. 2011. (Congresso).

11.
MARQUES, L. de S.. XIV Semana de Geografia da UEFS. 2011. (Outro).

12.
MARQUES, L. S.. I Seminário de Formação e Atuação do Profissional em Geografia. 2010. (Outro).

13.
MARQUES, L. S.. II Seminário de Formação e Atuação do Profissional em Geografia. 2010. (Outro).

14.
MARQUES, L. S.. VI Encontro Baiano dos Estudantes de Geografia. 2009. (Outro).

15.
MARQUES, L. S.. XIII Semana de Geografia da UEFS. 2009. (Outro).

16.
MARQUES, L. S.. XII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2008. (Outro).

17.
MARQUES, L. S.. II Curso de Formação Política em Biologia. 2008. (Outro).

18.
MARQUES, L. S.. I Seminário em comemoração ao Dia do Geógrafo. 2008. (Outro).

19.
MARQUES, L. S.. IV Encontro Baiano de Estudantes de Geografia. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alanna Shirley de Melo Alves. A construção imagética da Região Nordeste. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação no Semiárido) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Gomes de Santana. Movimento camponês e educação: os desafios do Assentamento Maria Bonita em Delmiro Gouveia ? AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

2.
Alinne Balbino. O livro didático e a prática de ensino de geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

3.
Aline Gonçalves Tenório. ?Vocês ficam tirando onda, mas é por causa de nós que vocês tem o que comer?: reflexões sobre a escola no campo e na cidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

4.
Elisiane Barbosa de Sá. O Ensino de Geografia e a Categoria Território no Contexto da Educação Indígena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

5.
Dayse Maria de Souza Morais. O direito à edicação infantil do/no campo e a formação da pedagoga no Campus do Sertão da UFAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

6.
Jane Clécia Barros Tavares Santos. Educação do Campo: uma reflexão sobre a evasão escolar no município de São José da Tapera. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

7.
Luiza Roberta Lima. A realidade das classes multisseriadas no campo do município de Delmiro Gouveia-AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

8.
Cícero Moisés de Andrade. Produção alternativa transformando a perspectiva de convivência na região do semiárido alagoano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

9.
Joana Marina SIlveira Tavares. Educação do Campo: uma reflexão sobre a política pública do transporte escolar rural e o acesso às escolas no campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

10.
Maria Vera Lúcia de Melo. Educação do campo e Universidade: a participação dos movimentos sociais camponeses na criação e no desenvolvimento de um educação específica para os povos que vivem no e do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

11.
Agenor da Silva Bezerra. O que é ser um bom professor de geografia? Análise sobre a percepção de discentes em uma escola de Inhapii - AL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

12.
Jucileide da Silva Sobreira. TRAJETÓRIAS DO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE: ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFAL/ CAMPUS DO SERTÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

13.
Edjane Vieira Domingos. Estágio curricular supervisionado e a formação docente em geografia: uma análise acerca das experiências dos professores-estagiários do Campus do Sertão-UFAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

14.
Luiz Gustavo de Campos. O ensino de geografia e o estágio supervisionado: reflexões sobre teoria e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

15.
Emanuela Souza de Menezes. As contribuições dos conceitos geográficos para os alunos do ensino fundamental: uma possibilidade de leitura e interpretação da cidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

Orientações de outra natureza
1.
Janiele Tiburtino Pontes. Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

2.
Franciele dos Santos Fausto. Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

3.
Amanda da Silva de Oliveira. Caravana de arte e cultura do Alto Sertão de Alagoas: identidade e sociabilidades do povo sertanejo. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

4.
Gabriel da Silva Veras. Caravana de arte e cultura do Alto Sertão de Alagoas: identidade e sociabilidades do povo sertanejo. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

5.
Sarah Ritchelle Cristovao de Sa. Caravana de arte e cultura do Alto Sertão de Alagoas: identidade e sociabilidades do povo sertanejo. 2017. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.

6.
Janaina Francisco de Queiroz Moreira. Observatório das escolas do/no Campo no Alto Sertão de Alagoas. 2017. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Leônidas de Santana Marques.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, Leônidas de Santana; MIRANDA, A. A. C de ; REIS, F. S. ; SOUZA, P. S. . Saberes, olhares, fazeres: diálogos entre universidade e sociedade no sertão baiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MIRANDA, A. A. C de ; MARQUES, L. S. ; SANTOS, W. S. ; REIS, F. S. . A caatingueira fulorou na sertão: captação e reciclagem biológica de água em comunidades rurais do município de Monte Santo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, Leônidas de S.; PRISCILA, Erica ; SANTOS, R. ; AGUIAR, A. . Os desafios da educação do/no campo no alto sertão de Alagoas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




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