Jonathas Alexandre Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3602794930279423
  • Última atualização do currículo em 11/08/2015


Nascido em 17/01/1980, natural de Garopaba-SC. Formou-se no ensino básico e médio na E. E. B. Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba. Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em MECATRÔNICA INDUSTRIAL oferecido pelo INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC, ingressando em 2004 e concluindo em 2008. Durante a graduação desenvolveu competências em sistemas mecatrônicos, controle e automação, por meio de trabalhos didáticos. Estes exigiram projeto, fabricação e integração de componentes mecânicos e eletrônicos, além da elaboração de algoritmos e códigos de programação em linguagem C. Concluiu, em 2011, mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC no LABSOLDA - laboratório de soldagem da Universidade Federal de Santa Catarina, realizando o trabalho de título DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE CONSUMÍVEIS EM PÓ PARA SOLDAGEM PTA-P COM CAPACIDADE PARA MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE EM OPOSIÇÃO À GRAVIDADE. Tal tema contribuiu para a realização de pesquisas que otimizaram o processo de soldagem PTA-P (Plasma de arco Transferido Alimentado com Pó) para sua aplicação em reparos de turbinas de usinas hidrelétricas. De fevereiro de 2013 à novembro de 2014 integrou a equipe da empresa ONIX TECNOLOGIA DO BRASIL, onde colaborou como técnico em pesquisa e desenvolvimento. A referida experiência envolveu o desenvolvimento de projetos mecânicos de portas de segurança para detecção de metais, além da integração e programação de sistemas mecatrônicos para controle de acessos. Atualmente faz parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento do LABSOLDA, onde realiza atividades de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC (POSMEC). A pesquisa, desta vez, é focada na análise, caracterização e desenvolvimento de subsistemas mecatrônicos componentes de sistemas de soldagem. Tal linha de pesquisa busca, principalmente, o desenvolvimento científico e tecnológico de processos de soldagem para união e revestimento de dutos na indústria de petróleo e gás. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jonathas Alexandre Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, J. A.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Análise, Caracterização e Desenvolvimento de Subsistemas Mecatrônicos Componentes de Sistemas de Soldagem,
Orientador: Régis Henrique Gonçalves e Silva.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Aproveitamento de Energia.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Robotização.
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2008 - 2011
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Sistema de Alimentação de Consumíveis em Pó Para Soldagem PTA-P com Capacidade para Manipulação e Transporte em Oposição à Gravidade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Jair Carlos Dutra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Robotização.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2004 - 2008
Graduação em Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.




Atuação Profissional



Onix Tecnologia do Brasil, ONIX TECNOLOGIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador Assalariado, Enquadramento Funcional: Técnico em P&D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetista de Equipamentos de Soldagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projetista de Sistemas Mecatrônicos, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2007 - 2007
Robô Cartesiano 5 Eixos CNC
Descrição: É uma máquina capaz de movimentar diversos tipos de ferramentas acopladas à extremidade de seu eixo Z, descrevendo com estas, trajetórias de geometria complexa no espaço. pode ser aplicado para soldagem, pintura ou fresamento. sua estrutura mecânica é baseada em perfis (barras) de alumínio de fácil montagem. sua movimentação é realizada por motores de passo comandados pela interface CNC Mach 3, via porta paralela do computador, cujos sinais acionam seus respectivos drivers. a cinemática inversa desta máquina foi configurada e calculada com o auxílio do software Edge CAM 12. Orientadores: Professor Felício José Gesser; Professor Neuso Gauze Bonacorso. Equipe: Bruno de Melo Gevaerd; Fábio José de Souza; Gabriel de Sousa; Jônathas Alexandre Alves; Thayana Larissa Belotto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jonathas Alexandre Alves - Integrante / Bruno de Melo Gevaerd - Integrante / Fábio José de Souza - Integrante / Gabriel Costa Sousa - Integrante / Felício José Gesser - Integrante / Nelso Gauze Bonacorso - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2013
Cabine Semigiratória Detectora de Metais Automática
Descrição: Consiste em em um equipamento para controle de acesso equipado com um sistema de detecção de metais. Normalmente utilizado em estabelecimentos que abrigam dinheiro e objetos de valor onde é baixo o fluxo de pessoas que entram ou saem. O termo automática refere-se ao acoplamento de um sistema mecatrônico cuja função consiste em detectar a presença de possíveis entrantes ou saintes e, após isto, movimentar automaticamente a porta para permitir o fluxo de pessoas. A detecção de metais (possíveis armas) é realizada por outro sistema exclusivo e independente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jonathas Alexandre Alves - Coordenador.
2008 - 2011
Desenvolvimento de Ligas Específicas e Tecnologias em Soldagem a Plasma com Pó Metálico para Aplicação em Regiões de Turbinas Hidráulicas Sujeitas à Erosão por Cavitação
Descrição: Um problema comum que tem acometido turbinas hidráulicas durante a produção de energia elétrica nas usinas consiste no desgaste de suas pás por um fenômeno chamado cavitação. Assim, o LABSOLDA em parceria com a TRACTEBEL ENERGIA S.A. se comprometeram a desenvolver tecnologia nacional em termos não só de equipamentos e procedimentos de soldagem, mas também no desenvolvimento de novos materiais de alta resistência à cavitação. Fez-se, então, necessário o desenvolvimento de um novo sistema de alimentação de pó metálico para a soldagem plasma. Possui características especiais para manipulação de materiais alternativos constituintes das misturas experimentais que, ao se fundirem no arco plasma, formam ligas de alta resistência à cavitação. Além disto, este equipamento garantiu o envio das misturas de pós a soldas realizadas na posição sobre-cabeça, uma vez que as turbinas hidráulicas não podem ser devidamente posicionadas para o preenchimento das áreas desgastadas com as ligas desenvolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
Embaladora Multifuncional de Cápsulas
Descrição: A Embaladora Multifuncional de Cápsulas consiste em um sistema mecatrônico dedicado à manipulação de medicamentos encapsulados, com o objetivo de dispensar a interferência humana nos seus processos de seleção, pesagem e embalagem. As capsulas são inseridas em um funil que, ao vibrar, direciona-as para um disco lançador. Este, por sua vez, as encaminha para uma balança que realiza a pesagem e, conforme a massa, podem ser lançadas e um recipiente ou dispensadas da máquina..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jonathas Alexandre Alves - Integrante / Daniel João Lúcio - Integrante / Mário Lúcio Roloff - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2006
Robô Manipulador T-Rex 5
Descrição: O T-Rex 5 foi desenvolvido como modelo didático para o curso de automação industrial do CEFET-SC. Trata-se de um robô manipulador de 5 juntas de revolução, com transmissão de movimento caracterizada por polias e correias sincronizadoras acopladas a motores localizados em sua base, com excessão do motor da garra, que gira um fuso transmissor de movimento para o mecanismo. Os motores de passo são acionados por drivers de corrente, que por sua vez são regidos por um CLP programado em linguagem C. Orientador: Profº Mário Lúcio Roloff. Equipe: Daniel João Lúcio; Deise Ceregatti; Jônathas Alexandre Alves; Rafael Adelino Tomaz; Thiago Chagas da Rosa; .
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jonathas Alexandre Alves - Integrante / Daniel João Lúcio - Integrante / Mário Lúcio Roloff - Coordenador / Deise Ceregatti Momm - Integrante / Rafael Adelino Tomaz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Projetos Mecânicos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Projetos Eletrônicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, J. A.; DUTRA, J. C. ; SILVA, R. H. G. . Desenvolvimento de Equipamento e Procedimentos e Aplicação de uma Liga Experimental para Soldagem PTA-P Sobre-Cabeça. In: CONSOLDA - XXXVI Congresso Nacional Brasileiro de Soldagem, 2010, Recife. ANAIS XXXVI CONSOLDA. São Paulo: ABS-SP, 2010. v. UNICO.

Apresentações de Trabalho
1.
PUHL, E. B. ; ALVES, J. A. ; RONSONI, C. ; BELOTTO, T. L. . MANIPULADOR ELETROPNEUMÁTICO CLASSIFICADOR DE PEÇAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GEVAERD, B. M. ; SOUZA, F. ; SOUSA, G. C. ; ALVES, J. A. ; BELOTTO, T. L. . MANIPULADOR CNC DE CINCO EIXOS DESTINADO A AUTOMAÇÃO DA SOLDAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LUCIO, D. J. ; ALVES, J. A. ; TOMAZ, R. A. . SISTEMA AUTOMATIZADO PARA MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GEVAERD, B. M. ; SOUZA, F. ; SOUSA, G. C. ; ALVES, J. A. ; BELOTTO, T. L. . MANIPULADOR CNC DE CINCO EIXOS DESTINADO A AUTOMAÇÃO DA SOLDAGEM. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LUCIO, D. J. ; ALVES, J. A. ; TOMAZ, R. A. . SISTEMA AUTOMATIZADO PARA MÁQUINAS DE LAVAR ROUPAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PUHL, E. B. ; ALVES, J. A. ; RONSONI, C. ; BELOTTO, T. L. . MANIPULADOR ELETROPNEUMÁTICO CLASSIFICADOR DE PEÇAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 12:04:43