Carolina Rosa Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6401036421894772
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Pós doutorado em andamento pela Universidade São Francisco na área de medidas psicométricas. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP. Mestrado e Graduação em Psicologia pela mesma universidade. Ocupa o cargo de primeira secretária da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e é membro do Grupo de Trabalho Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Atua sobre os principais temas: avaliação psicológica, habilidades cognitivas, pessoas com deficiência, inclusão, educação, inclusão escolar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Rosa Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, C. R.;Campos, C.R.;Campos, C. R.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Salamanca (Orientador: Cristina Caballo Escribano).
Título: Construção e Validade de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Tatiana de Cássia Nakano.
Coorientador: Cristina Caballo Escribano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: deficiência visual; testes psicológicos; avaliação psicológica; crianças; inteligência.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: CONSTRUÇÃO DE SUBTESTES DE AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Tatiana de Cássia Nakano.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: avaliação psicológica; inteligência; testes psicológicos; deficiência visual; crianças.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2010
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.


Formação Complementar


2018 - 2018
Quality control procedures for the scoring and rating for tests. (Carga horária: 4h).
International Test Commission, ITC, Canadá.
2018 - 2018
Crafting adapted tests with a focus on a-priori methods. (Carga horária: 4h).
International Test Commission, ITC, Canadá.
2018 - 2018
A diferença nas escolas. (Carga horária: 3h).
Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
2018 - 2018
O coordenador como formador permanente. (Carga horária: 30h).
Somos Educação, SE, Brasil.
2018 - 2018
Formação para Coordenadores Pedagógicos. (Carga horária: 9h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2017 - 2017
Cognição Social na infância: avaliação, intervenção e produção científica. (Carga horária: 3h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2017 - 2017
Transtorno do Espectro Autista: atualidades e redação científica. (Carga horária: 3h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Arte, expressão e sensibilidades. (Carga horária: 3h).
Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, IBFE, Brasil.
2016 - 2016
Estatística aplicada às ciências humanas e da saúde. (Carga horária: 32h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2015 - 2015
Aprovação de artigos científicos com qualidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2015 - 2015
Conciencia laboral y orientación profesional. (Carga horária: 5h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2015 - 2015
Ciudadanía, participación, pertenencia y derechos. (Carga horária: 5h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2015 - 2015
Estágio no Departamento de Psicologia da Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2014 - 2014
Análise de Variância e Regressão. (Carga horária: 32h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2014 - 2014
Psicologia Positiva Aplicada. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Psicologia Positiva, ABP+, Brasil.
2014 - 2014
Modelagem com Equações Estruturais. (Carga horária: 60h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2014 - 2014
Teoria de Resposta ao Item. (Carga horária: 60h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2014 - 2014
Estancia en Departamento de Psicología Básica. (Carga horária: 10h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2013 - 2014
Estágio de Docência em Disciplina na Graduação. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Orientação Profissional e de Carreira. (Carga horária: 8h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2013 - 2013
Construção de testes psicológicos. (Carga horária: 4h).
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ? IX Congreso Iberoamerica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
Psicometria. (Carga horária: 60h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação e treinamento das habilidades sociais.. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2011 - 2011
Estímulos e barreiras à criatividade. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2011 - 2011
Estágio de Docência em Disciplina da Graduação. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação de Desempenho nas Organizações: Objetivo. (Carga horária: 4h).
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP),, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Psicanálise Científica. (Carga horária: 32h).
Clinica Particular Dr. Sebastião Elyseu Júnior, -, Brasil.
2009 - 2009
Dança Adaptada à Pessoas com Necessidades Especiai. (Carga horária: 17h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2009 - 2009
Cuidado do Cuidador. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2008 - 2008
Língua de Sinais: Libras. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2008 - 2008
Oficina:Trabalho de Desenvolvimento das Relações. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento Pessoal. (Carga horária: 34h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2006 - 2006
Possibilidades de Corpo: Um diálogo com as diferen. (Carga horária: 17h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Membro Associado, Enquadramento Funcional: Sócio Estudante do IBAP


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência na Graduação, Carga horária: 32
Outras informações
Estágio de Docência realizado na Disciplina "Avaliação Psicológica Infantil", ministrado pela Prof. Solange Muglia Wechsler, da PUC- Campinas. Tempo de Duração: 32 horas.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência na Graduação, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio de Docência realizado na Disciplina "Avaliação Psicológica do Adolescente e do Adulto", ministrado pela Prof. Tatiana de Cássia Nakano, da Puc- Campinas. Tempo de Duração: 32 horas.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência na Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio de Docência realizado na Disciplina "Avaliação Psicológica do Adolescente e do Adulto", ministrado pela Prof. Elisabeth Pacheco, da Puc- Campinas. Tempo de Duração: 32 horas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitora Infantil de Crianças, Carga horária: 24
Outras informações
- Participação como Monitora no Projeto ?Férias na PUC-Campinas? disponível para crianças de sete a onze anos, oferecido pela Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, durante o período de 12 de julho de 2010 a 11 de agosto de 2010. (Carga Horária: 96 horas)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário Escolar, Carga horária: 2
Outras informações
- Estágio Escolar supervisionado pela Prof.ª Silvana Brandão da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Escola Estadual D?jalma Octaviano tendo como grupo referencial, adolescentes do Ensino Fundamental II, na temática da Sexualidade a ser desenvolvido durante o período de março a dezembro de 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário Organizacional, Carga horária: 4
Outras informações
- Estágio Organizacional supervisionado pela Prof.ª Nilda de Lucca, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no Centro Social Presidente Kennedy, como foco na inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalhado, através do desenvolvimento e da capacitação dos indivíduos, durante o período de março a dezembro de 2010.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Aluna de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
BOlsa Cnpq Nome da pesquisa: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE TESTES.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Reitoria/Fapic Nome da Pesquisa: VALIDADE DA BATERIA DE TESTES WOODCOCK JOHNSON III: ÁREA HUMANAS

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa Reitoria/Fapic de Substituição de aluna de Iniciação Científica. Pesquisa: INVESTIGAÇÃO DA VALIDADE DA BATERIA DE TESTES WOODCOCK JOHNSON III: ÁREA HUMANAS.

Atividades

08/2011 - 12/2011
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio de Docência realizado na Disciplina "Avaliação Psicológica do Adolescente e do Adulto", ministrado pela Prof. Elisabeth Pacheco, da Puc- Campinas..
03/2010 - 12/2010
Estágios , Faculdade de Psicologia, .

Estágio realizado
- Estágio Escolar supervisionado pela Prof.ª Silvana Brandão da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Escola Estadual D?jalma Octaviano tendo como grupo referencial, adolescentes do Ensino Fundamental II, na temática da Sexualidade ..
02/2008 - 07/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.

Atividade realizada
- Monitoria da Matéria de Graduação ?Fenômenos e Processos Psicológicos A? durante período de fevereiro a julho de 2008, acompanhada pela prof. Dra. Karina Magalhães Brasio da Pontifícia Universidade Católica de Campinas..
08/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.

Atividade realizada
- Monitoria da matéria de graduação ?Fenômenos e Processos Psicológicos B? durante período de agosto a dezembro de 2007, acompanhada pela prof. Dra. Karina Magalhães Brasio da Pontifícia Universidade Católica de Campinas..

Associação Brasileira de Criatividade e Inovação, CRIABRASILIS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Tesoureira da Associação, Enquadramento Funcional: Tesoureira, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Membro Assiciado, Enquadramento Funcional: 1ª Secretária da Associação, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Membro Associado, Enquadramento Funcional: Representante da Secretaria do Congresso, Carga horária: 2
Outras informações
Membro da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Membro Associado, Enquadramento Funcional: Representante da Comissão Eleitoral, Carga horária: 0


Brinquedoteca Bumerangue, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 1
Outras informações
Realização de oficinas temáticas de estimulação da Criatividade e Inteligencia em crianças. Carga horária: 1 hora/semana.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 1
Outras informações
Realização de oficinas temáticas de Culinária com crianças Carga Horária: 1 hora/semana

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora Infantil, Carga horária: 5
Outras informações
- Monitora de crianças de dois a 12 anos na Brinquedoteca Bumerangue em Barão Geraldo, Campinas/São Paulo, no período da tarde, totalizando 5 horas semanais.


Clube Campineiro de Regatas e Natação, CCRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 15
Outras informações
- Estágio Extracurricular em realização na Brinquedoteca do Clube Campineiro de Regatas e Natação, com crianças de três a nove anos, com foco no entretenimento e prática educacional interativa, sendo a carga horária mensal de 60 horas, durante o período de março a dezembro de 2010.


Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas, IESCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 8

Atividades

02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica aplicada em seleção por competências e retenção de talentos (CH: 28h)
Avaliação Psicológica para treinamento e desenvolvimento no contexto de trabalho (CH: 20h)
Contexto da Psicologia no ambiente de trabalho ? história e importância (CH: 12h)
Diversidade Teórica em Psicologia (CH: 16h)
Psicologia aplicada à consultoria interna (CH: 20h)
02/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Diversidade Teórica em Psicologia (CH: 16h)
Contexto da Psicologia no ambiente de trabalho ? história e importância (CH: 12h)
Avaliação Psicológica aplicada em seleção por competências e retenção de talentos (CH: 28h)
Psicologia aplicada à consultoria interna (CH: 20h)
Avaliação Psicológica para treinamento e desenvolvimento no contexto de trabalho (CH: 20h)
06/2013 - 08/2013
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contexto da Psicologia no ambiente de trabalho - história e importância (20h)


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Bateria de avaliação das altas habilidades / superdotação: estudos complementares
Descrição: O projeto tem por objetivo a condução de estudos complementares com a bateria para avaliação das altas habilidades / superdotação, composta por subtestes que avaliam os construtos inteligência (por meio de provas de raciocínio: verbal, numérico, lógico e abstrato) e criatividade (figurativa e verbal), além de uma escala para professores (de identificação de comportamentos relacionados às cinco áreas que compõem o fenômeno: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade, talento artístico). Integrantes: Tatiana de Cássia Nakano - Coordenador / Priscila Zaia - Integrante / Carolina Rosa Campos - Integrante / Ana Flávia Martins Miliani - Integrante / IsIsabel Cristina Camelo de Abreu - Integrante / Isabela Della Torre de Moraes - Integrante / Talita Fernanda da Silva - Integrante / Rauni Jandé Roama Alves - Integrante / Daniel Campos Caporossi - Integrante / Marcela Zeferino Gozzoli - Integrante / Luisa Bastos Gomes - Integrante / Gabriela Fabro Spadari - Integrante / Maristela Volpe dos Santos - Integrante / Evandro Morais Peixoto - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Carolina Rosa Campos - Coordenador / Talita Fernanda da Silva - Integrante / Tatiana de Cássia Nakano - Integrante / Priscila Zaia - Integrante / Ana Flávia Martins Miliani - Integrante / IsIsabel Cristina Camelo de Abreu - Integrante / Isabela Della Torre de Moraes - Integrante / Evandro Peixoto - Integrante / Rauni Jandé Roama Alves - Integrante / Daniel Campos Caporossi - Integrante / Marcela Zeferino Gozzoli - Integrante / Luisa Bastos Gomes - Integrante / Gabriela Fabro Spadari - Integrante / Maristela Volpe dos Santos - Integrante.
2012 - 2013
Bateria de avaliação das altas habilidades / superdotação: construção e estudos psicométricos
Descrição: O presente projeto tem por objetivo a construção de uma bateria para avaliação das altas habilidades e condução dos primeiros estudos psicométricos junto a estudantes de Ensino Fundamental. O instrumento, em fase de planejamento, será composto por itens que buscarão avaliar os construtos inteligência (por meio de provas de raciocínio) e criatividade (figurativa e verbal). Serão desenvolvidos estudos visando a investigação das evidências de validade de construto, por meio da Teoria de Resposta ao Item e análise da consistência interna e estrutura interna (por meio da análise fatorial, exploratória e confirmatória), assim como a condução de estudo de validade de critério e de evidências de precisão (teste e reteste). Buscar-se-á ainda estimar a influência que das variáveis sexo, série e idade no desempenho dos sujeitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Priscila Zaia - Integrante / Walquiria de Jesus Ribeiro - Integrante / Talita Fernanda da Silva - Integrante / Carolina Rosa Campos - Integrante / Tássia Abrão Pina - Integrante / Letícia Molina Rodrigues - Integrante / Rosiane Gonçalves Coelho Silva - Integrante / Raquel Alves - Integrante / Ana Flávia Martins Miliani - Integrante / Giulia Gabriela Cintra Schwerdtfeger - Integrante / IsIsabel Cristina Camelo de Abreu - Integrante / Isabela Della Torre de Moraes - Integrante / Tatiana de Cássia Nakano - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carolina Rosa Campos - Integrante / Talita Fernanda da Silva - Integrante / Tatiana de Cássia Nakano - Coordenador / Walquiria de Jesus Ribeiro - Integrante / Priscila Zaia - Integrante / Tássia Abrão Pina - Integrante / Letícia Molina Rodrigues - Integrante / Rosiane Gonçalves Coelho Silva - Integrante / Raquel Alves - Integrante / Ana Flávia Martins Miliani - Integrante / Giulia Gabriela Cintra Schwerdtfeger - Integrante / IsIsabel Cristina Camelo de Abreu - Integrante / Isabela Della Torre de Moraes - Integrante.
2011 - 2012
Relações entre criatividade, inteligência e personalidade em crianças e adolescentes
Descrição: O projeto de pesquisa visa identificar as relações entre os construtos da criatividade, personalidade e inteligência, a partir do uso do Teste de Criatividade Figural Infantil, comparando-o com outros instrumentos, de forma a buscar convergências ou divergências em crianças e adolescentes.. . Integrantes: Maria Helena de Lemos Sampaio - Integrante / Izabella Brito Silva - Integrante / Lorena Samara Mendes - Integrante / Maria Antonia de Oliveira - Integrante / Livia Rech de Castro - Integrante / Maíra Esteves Brito - Integrante / Priscila Zaia - Integrante / Walquiria de Jesus Ribeiro - Integrante / Miriã Carolina de Magalhães Franco - Integrante / Talita Fernanda da Silva - Integrante / Carolina Rosa Campos - Integrante / Tatiana de Cássia Nakano - Coordenador. Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 8.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Carolina Rosa Campos - Integrante / Talita Fernanda da Silva - Integrante / Tatiana de Cássia Nakano - Coordenador / Miriã carolina magalhaes franco - Integrante / Walquiria de Jesus Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Outra.
2008 - 2010
Avaliação das habilidades cognitivas de adultos: construção, validação e normatização de bateria de testes
Descrição: Descrição: Trata-se de construir, validar e normatizar para a realidade brasileira uma bateria de testes que possibilite a avaliação das habilidades intelectuais dentro do modelo de Cattell-Horn-Caroll (CHC). Está baseado na adaptação da Bateria de Woodcock-Johnson III, realizada em estudo anterior. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Especialização ( 0) / Doutorado ( 2) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Pró-reitoria da PUC-Campinas - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 9..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carolina Rosa Campos - Integrante / Solange Muglia Wechsler - Coordenador / Carolina Mussinhate Correa Vianna - Integrante / Paula Prete - Integrante / Maura Assad Pimenta Neves - Integrante / Nayara Sonsin - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: PSICO-USF (IMPRESSO)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2015 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica (Online)
2018 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
The International Test Commission Scholarship Program, The International Test Commission.
2012
Prêmio de melhor trabalho na Categoria Processos Cognitivos, X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica (EMAP) - PUC-Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Campos, C.R.2018Campos, C.R.; Nakano, T. C. . Escala de Inteligencia de niños con discapacidad visual - versión profesional: rendimiento por tipo y grado de discapacidad. REXE Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 17, p. 15-29, 2018.

2.
Campos, C. R.2017Campos, C. R.; Nakano, T. C. . Avaliação da Inteligência de crianças deficientes visuais: Estudo exploratório da adequação dos itens. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 35, p. 233-252, 2017.

3.
Nakano, T. C.2016Nakano, T. C. ; GOZZOLI, M. Z. ; ALVES, R. J. R. ; ZAIA, P. ; Campos, C. R. . Investigación de la Eficacia de una Escala de Evaluación de altas habilidades - versión profesor. Revista de Estudios y Experiencias en Educación (Impresa), v. 15, p. 83-94, 2016.

4.
Nakano, T. C.2016Nakano, T. C. ; Campos, C. R. ; SANTOS, M. V. . Escala de Avaliação de Altas Habilidades / Superdotação - versão professor: validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 7, p. 103-123, 2016.

5.
Campos, C. R.2016Campos, C. R.; Nakano, T. C. . Escala de avaliação de inteligencia para crianças deficientes visuais ? Versão Professor: Estudo de Validade de Conteúdo. Ciências & Cognição (UFRJ), v. 21, p. 155-171, 2016.

6.
PEIXOTO, E. M.2016PEIXOTO, E. M. ; CAMPOS, C. R. ; NAKANO, T. C. ; WIETHAEUPER, D. ; BARBOSA, M. L. L. ; BALBINOTTI, M. A. A. . Teste Balbinotti-Barbosa de Raciocínio Indutivo (TBBRI-20): propriedades psicométricas para avaliação de jovens atletas. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 6, p. 057-071, 2016.

7.
Nakano, T. C.2015Nakano, T. C. ; Wechsler, S.M. ; CAMPOS, C. R. ; MILIAN, Q. G. . Intelligence and creativity: Relationships and implications to Positive Psychology.. Psico-USF (Impresso), v. 20, p. 195-206, 2015.

8.
CAMPOS, C. R.2014 CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Avaliação da Inteligência de crianças deficientes visuais: Proposta de Instrumento. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso), v. 34, p. 406-419, 2014.

9.
Nakano, T. C.2014Nakano, T. C. ; PINA, T. A. ; ZAIA, P. ; RODRIGUES, L. M. ; Silva, T. F. ; CAMPOS, C. R. . Desempenho criativo de crianças e adolescentes das cinco regiões do Brasil. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 16, p. 125-142, 2014.

10.
CAMPOS, C. R.2014CAMPOS, C. R.; NAKANO, T. C. ; RIBEIRO, W. J. ; SILVA, T.F. . Criatividade e inovação: uma revisão da produção científica no Brasil. Faculdades do Saber, v. 1, p. 168-179, 2014.

11.
CAMPOS, C. R.2012 CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Produção científica sobre avaliação da inteligência: o estado da arte. Interação em Psicologia (Online), v. 16, p. 271-282, 2012.

12.
CAMPOS, C. R.2012CAMPOS, C. R.; Silva, T. F. . Criatividade no Ensino Superior: Uma perspectiva internacional - resenha. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 16, p. 1-5, 2012.

13.
Nakano, T. C.2011Nakano, T. C. ; CAMPOS, C. R. ; Silva, T. F. ; Pereira, E. K. G. . Estilos de Pensar e Criar no contexto organizacional: diferenças de acordo com o cargo profissional?. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 2, p. 171-193, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. (Org.) . Avaliação Psicológica direcionada a populações específicas: Técnicas, métodos e estratégias. 1. ed. São Paulo: Vetor Editora, 2014. v. 1. 235p .

Capítulos de livros publicados
1.
Campos, C.R.. Qualidade de vida infantil e sua influência no contexto escolar. In: Tatiana de Cássia Nakano. (Org.). Psicologia Positiva aplicada à educação. 1ed.São Paulo: Vetor, 2018, v. 1, p. 19-40.

2.
Campos, C. R.; ALVES, R. J. R. ; Nakano, T. C. . Avaliação Psicológica Voltada a População de Paratletas: revisão de estudos. In: Evandro Morais Peixoto; Tatiana de Cássia Nakano; Marcos Alencar Abaide Balbinotti. (Org.). Novas perspectivas para Avaliação em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 157-183.

3.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Avaliação cognitiva de crianças com deficiência visual: conhecimento de recursos multidisciplinares utilizados nas instituições de atendimento.. In: Campos, C.R.; Nakano, T.C.. (Org.). Avaliação Psicológica direcionada a populações específicas: técnicas, métodos e estratégias. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2014, v. 1, p. 7-26.

4.
Silva, T. F. ; CAMPOS, C. R. ; Nakano, T. C. . Teste de desempenho escolar. In: Cláudio Simon Hutz. (Org.). Avanços em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes II. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 453-480.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Campos, C.R.. Competencies of the 21st Century in Brazil. Testing International, Montréal - Canada, p. 6 - 7, 01 jun. 2018.

2.
CAMPOS, C. R.; Escribano, C.C. ; Nakano, T. C. . Creatividad en las 'IX Jornadas Cientificas Internacionales de investigación sobre personas con discapacidad'. Boletim Ibero-americano de Criatividade e Inovação, São Paulo, 09 jun. 2015.

3.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Avaliação Psicológica direcionada à populações específicas: técnicas, métodos e estratégias. IV Boletim Ibero-americano de Criatividade e Inovação, Campinas, p. 77 - 78, 04 nov. 2014.

4.
CAMPOS, C. R.; Rossi, R. . A Brinquedoteca sob um olhar diferenciado. Jornal Regatas - CCRN.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Silva, T. F. ; CAMPOS, C. R. ; Nakano, T. C. ; RIBEIRO, W. J. . Pesquisas sobre criatividade do professor em periódicos brasileiros: revisão. In: V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2012. p. 1-21.

2.
CAMPOS, C. R.; Silva, T. F. ; RIBEIRO, W. J. ; Nakano, T. C. . Programas de atendimento a superdotados: uma análise sobre a produção científica na área.. In: V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação, 2012. p. 1-19.

3.
Silva, T. F. ; CAMPOS, C. R. ; Nakano, T. C. . Levantamento de Pesquisas sobre Criatividade em dois importante congressos brasileiros de Psicologia. In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2011, Manaus. Anais do I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Manaus AM: Jonas Garcia Giglio, 2011. v. 1. p. 355-362.

4.
CAMPOS, C. R.; Silva, T. F. ; Nakano, T. C. . Relação entre criatividade e inteligência: Levantamento de pesquisas sobre a temática. In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2011, Manaus. Anais do I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Manaus AM: Jonas Garcia Giglio, 2011. v. 1. p. 646-656.

5.
CAMPOS, C. R.; Neves, M. A. P. ; Prete, P. ; Vianna, C. M. C. ; Wechsler, S.M. . Avaliação das Habilidades Cognitivas de Adultos pela Bateria Woodcock Johnson III: Comparação de Gêneros. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . Avaliação das habilidades cognitivas de adultos:Construção, Validação e Normatização de testes. In: XV Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas, 2010, CAMPINAS. XV Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas, 2010.

2.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . Investigação da validade da Bateria de testes Woodcock Johnson III: área de humanas. In: XIII Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas, 2008, Campinas. XIII Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas - 21 e 22 de outubro de 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, K. S. ; Nakano, T. C. ; ZAIA, P. ; Campos, C. R. ; CAPOROSSI, D. C. . Convergent Validity between the intelligence subtests from a battery of assessment of high abilities/giftness and the non-verbal test of children's reasoning. In: The 10th International Test Commission Conference, 2016, Vancouver. International Test Commission (ITC) 2016 Conference, 2016. v. 1. p. 1-2.

2.
ZAIA, P. ; Nakano, T. C. ; OLIVEIRA, K. S. ; GOZZOLI, M. Z. ; ALVES, R. J. R. ; Campos, C. R. . Effectiveness of teacher's rating scale for giftedness. In: The 10th International Test Commission Conference, 2016, Vancouver. International Test Commission (ITC) 2016 Conference, 2016. v. 1. p. 1-2.

3.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Validez de contenido de la Escala de Evaluación de Inteligencia para niños con discapacidad visual: versión del profesor. In: IX Jornadas Científicas Internacionales de Investigación sobre personas con discapacidad, 2015, Salamanca, ES. Actas de las IX Jornadas Internacionales sobre Investigación en personas con discapacidad: Prácticas profesionales y organizacionales basadas en la evidencia.. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2015. v. 1. p. 117-118.

4.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Cognitive abilities of visually impaired Brazilian children: A Comparative Study. In: The 9th Conference of the International Test Commission, 2014, San Sebastian. The 9th Conference of the International Test Commission- Book of abstracts. País Vasco: Argitalpen Zerbitzua Servicio Editorial, 2014. p. 204-205.

5.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Perfil Cognitivo de Estudantes de Graduação em Psicologia: Comparação de desempenho com dados normativos da Bateria de Provas de Raciocínio 5. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2012. v. 1. p. 25-26.

6.
CAMPOS, C. R.; Mundim, C. ; Wechsler, S.M. ; Vianna, C. M. C. ; LOURENCONI, M. A. ; Prete, P. . Habilidades Cognitivas de Adultos: Investigando diferenças de gênero, idade e nível educacional. In: X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, 2012. v. 1. p. 29-30.

7.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . Avaliação Das Habilidades Cognitivas De Jovens E Adultos: Versão Brasileira Da Woodcock-Johnson III. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), 2009.

8.
CAMPOS, C. R.; SONSIN, N. ; Wechsler, S.M. . Identificação De Talentos E Avaliação Das Habilidades Cognitivas De Estudantes Da Área De Humanas. In: Tercer Encuentro Iberoamericano de Psicologia Positiva, 2008, Buenos Aires. Tercer Encuentro Iberoamericano de Psicologia Positiva, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEIXOTO, E. M. ; Campos, C.R. ; Nakano, T. C. ; Balbinotti, M. A. A. ; PALMA, B. P. . Inventário de Coping para Atletas em Situação de Competição: Evidências de Validade. Avaliação Psicológica, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, C. R.. Avaliação da Inteligência para crianças deficientes visuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Campos, C. R.. Habilidades Cognitivas e Deficiências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Campos, C. R.; Nakano, T. C. . Escala de percepção de professores sobre inteligência de crianças deficientes visuais (EPPIC-DV): estudos iniciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Validez de contenido de la Escala de Evaluación de Inteligencia para niños con discapacidad visual: versión del profesor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, R. J. R. ; CAMPOS, C. R. ; Nakano, T. C. . Análise das produções internacionais sobre a avaliação psicológica em paratletas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Mesa Redonda: Além da população em geral: ampliando o conhecimento na área dos testes para grupos específicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMPOS, C. R.. Avaliação das habilidades cognitivas em crianças deficientes visuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CAMPOS, C. R.. Avaliação das habilidades cognitivas em crianças deficientes visuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAMPOS, C. R.; Silva, T. F. ; RIBEIRO, W. J. ; Nakano, T. C. . Programas de atendimento a superdotados: uma análise sobre a produção científica na área. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Silva, T. F. ; CAMPOS, C. R. ; Nakano, T. C. ; RIBEIRO, W. J. . Pesquisas sobre criatividade do professor em periódicos brasileiros: revisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . A importância do estágio de docência para o pós-graduando em Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Perfil cognitivo de estudantes de Psicologia: comparação de desempenho com dados normativos da BPR-5. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CAMPOS, C. R.; Mundim, C. ; Wechsler, S.M. ; Vianna, C. M. C. ; LOURENCONI, M. A. ; Prete, P. . Habilidades verbais de jovens e adultos: diferença de gênero, idade e nível educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Silva, T. F. ; CAMPOS, C. R. . Criatividade e Deficiência em Sala de Aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CAMPOS, C. R.; Silva, T. F. . Criatividade no contexto de educação: um olhar para a deficiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CAMPOS, C. R.; Silva, T. F. ; Nakano, T. C. ; Mundim, C. ; Bachert, C. ; Wechsler, S.M. . Criatividade e Aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CAMPOS, C. R.; Neves, M. A. P. ; Prete, P. ; Vianna, C. M. C. ; Wechsler, S.M. . AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES INTELECTUAIS DE ADULTOS PELA BATERIA WOODCOCK-JOHNSON III: COMPARAÇÃO ENTRE GÊNEROS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . Avaliação Das Habilidades Cognitivas De Jovens E Adultos: Versão Brasileira Da Woodcock-Johnson III. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . Ampliação Da Investigação Da Validade Da Bateria De Testes Woodcock Johnson III: Diferenças Entre Jovens E Adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . INVESTIGAÇÃO DA VALIDADE DA BATERIA DE TESTES WOODCOCK JOHNSON III: ÁREA HUMANAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ESTUDANTES DA ÁREA DE HUMANAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
CAMPOS, C. R.; Wechsler, S.M. . AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ADULTOS: ESTUDO 1: CONSTRUÇÃO DE TESTES VERBAIS - ÁREA: HUMANAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
Campos, C. R.. Avaliação da Pessoa com deficiência. 2018. (Minicurso).

2.
Campos, C. R.. Minicurso: Avaliação Psicológica para deficientes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
Campos, C.R.; BUENO, J. M. H.. Participação em banca de João Paulo Araújo Lessa. Neutralização de itens da escala de satisfação de vida como controle da desejabilidade social. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade São Francisco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de Júlio Bueno, Felipe Fidelis, Luis Pereira, Vinicius Silva. Liderança em gestão de projetos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Estratégia Corporativa) - Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas.

2.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de D.Godoy, T.Santos, P.Oliveira, R.Silva, T.Santos, T.Silva. Processos de Gestão de Pessoas e seus impactos na área de finanças. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Estratégia Corporativa) - Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas.

3.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de S.Ribeiro, C.Pereira, C.Gato, G.Brasrbosa, K. Santanna. Coaching e o medo de liderar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial e Estratégia Corporativa) - Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas.

4.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de G. Santos, C. Santos, C. Simionatto, L. Vizelli. Crianças e tecnologia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos com ênfase em Práticas do PMI/PMBOK) - Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas.

5.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de Agatha Apis, Bruna Silva. Planejamento Estratégico na área de Finanças. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria Estratégica) - SOCIEDADE DE EDUCACAO E CULTURA RAPHAEL DI SANTO LTDA.

6.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de Alex Silva, Lucas Siécola, Rodrigo Augusto, Waldercleia Lima. Turnover - o Indice de Rotatividade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria Estratégica) - SOCIEDADE DE EDUCACAO E CULTURA RAPHAEL DI SANTO LTDA.

7.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de Amanda Oliveira, Lucas Leite. Plano de Negócios - Confeitaria "Doçuras da Suh". 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Finanças Corporativas e Controladoria Estratégica) - SOCIEDADE DE EDUCACAO E CULTURA RAPHAEL DI SANTO LTDA.

8.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de Ana Lucia Campos Souza, Josiane Campos Souza. Como a liderança pode trazer vantagens competitivas na cadeia de suprimentos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Operações, Logística e Supply Chain Management) - SOCIEDADE DE EDUCACAO E CULTURA RAPHAEL DI SANTO LTDA.

9.
CAMPOS, C. R.; SPADARI, G. F.. Participação em banca de Gonçalves,Lopes,Ornellas,Pereira,Bosso,Polatto,Santos. Liderando e Motivando pessoas das gerações Baby Boomer e Z.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Liderança e Gestão de Pessoas) - SOCIEDADE DE EDUCACAO E CULTURA RAPHAEL DI SANTO LTDA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11th International Test Commission Conference. The relationship between intelligence and creativity in Brazil through threshold hypothesis. 2018. (Congresso).

2.
I Encontro Pernambucano de Avaliação Psicológica.Avaliação da Criatividade. 2018. (Encontro).

3.
I Congresso Brasileiro da ABECiPsi. 2017. (Congresso).

4.
II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação: Teorias e Práticas em contextos interdisciplinares. 2017. (Congresso).

5.
Avaliação Psicológica: Prática e processos éticos. 2016. (Outra).

6.
II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Cuestionarios de Evaluación de la Calidad de Vida en la infancia: Tradução e adaptação à realidade brasileira. 2016. (Congresso).

7.
II Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Habilidades cognitivas de crianças deficientes visuais: Percepção de profissionais através de escala. 2016. (Congresso).

8.
Psicologia e atenção as pessoas com deficiencia. 2016. (Outra).

9.
XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico ANPEPP.GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade. 2016. (Simpósio).

10.
I Encontro Interdisciplinar sobre Empreendedorismo e Empregabilidade: Desenvolvendo competências e preparando pessoas com deficiencia para o mundo de trabalho. 2015. (Encontro).

11.
II Mostra de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida.Qualidade psicométrica da escala de avaliação da inteligencia para crianças com deficiência visual - versão profissional: estudo de validade de conteúdo. 2015. (Outra).

12.
Indicadores Cientométricos e Periódicos Científicos de Psicologia: Desafios atuais. 2015. (Simpósio).

13.
IV Seminário de Deficiência Auditiva. 2015. (Seminário).

14.
IX Jornadas Internacionales sobre Investigación en personas con discapacidad: Prácticas profesionales y organizacionales basadas en la evidencia. Validez de contenido de la Escala de Evaluación de Inteligencia para niños cons discapacidad visual: Versión del profesor. 2015. (Congresso).

15.
X Jornada Universitaria en Neuropsicologia - Master Universitario en Neuropsicologia - USAL. 2015. (Seminário).

16.
1ª Mostra de Trabalhos do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Psicologia do Centro de Ciencias da VIda.Proposta de instrumento para avaliação da inteligencia de crianças deficientes visuais. 2014. (Outra).

17.
55ª Reunião Científica do Programa de Pós- Graduação: Educação na atualidade: Considerações criticas na perspectiva da Psicologia hisstórico-cultural. 2014. (Outra).

18.
I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Validade de Conteúdo dabilidades - versão Professor. 2014. (Congresso).

19.
I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Mesa Redonda: Teste Teste de Avaliação da Inteligência para Crianças Deficientes Visuais (TAIC- DV): Estudos iniciais. 2014. (Congresso).

20.
I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva. Coordenadora de apresentações orais. 2014. (Congresso).

21.
The 9th Conference of the International Test Commission. Cognitive Abilities of visually impaired brazilian children: a comparative study. 2014. (Congresso).

22.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade. 2014. (Simpósio).

23.
44ª Reunião Científica: "As várias faces da ciencia: básica, aplicada, exploratória, transformadora, , inovadoa.... 2013. (Outra).

24.
47ª Reunião Científica do Grupo de Pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano: "El pensamiento crítico como un reto personal y social" - Prof. Carlos Saiz - Universidad de Salamanca. 2013. (Outra).

25.
49ª Reunião Científica do Grupo de Pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano: "Dessarollo del pensamiento crítico: Explicación" - Prof. Carlos Saiz - Universidad de Salamanca. 2013. (Outra).

26.
50ª Reunião Científica do Grupo de Pesquisa Avaliação psicológica de potencial humano: "Dessarollo del pensamiento crítico: Explicación y Argumentación" - Prof. Carlos Saiz - Universidad de Salamanca. 2013. (Outra).

27.
Encontro: Dia a Dia da Psicologia - Tema "Sigilo e critérios éticos para Notificação". 2013. (Encontro).

28.
Oficina de Práticas em Acesso a Informação Cientifica na Area de Psicologia. 2013. (Oficina).

29.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ? IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica. Avaliação da Inteligência de crianças deficientes visuais: Proposta de instrumento.. 2013. (Congresso).

30.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ? IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica.. Investigação de adequação de instrumento para Avaliação da Inteligência de crianças deficientes visuais.. 2013. (Congresso).

31.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ? IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica.. Análise da influência regional no desempenho criativo de crianças e adolescentes.. 2013. (Congresso).

32.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ? IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica.. 2013. (Congresso).

33.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica ? IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica.. Mesa Redonda: Além da população em geral: ampliando o conhecimento na área dos testes para grupos específicos.. 2013. (Congresso).

34.
2ª Mostra de Práticas em Psicologia.A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA PARA O PÓS-GRADUANDO EM PSICOLOGIA. 2012. (Outra).

35.
34ª Reunião Científica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. 2012. (Outra).

36.
Fatos e mitos sobre as altas habilidades/superdotação. 2012. (Outra).

37.
III Congresso Latino Americano de Avaliação Psicologica. HABILIDADES VERBAIS DE ADULTOS: INVESTIGANDO DIFERENÇAS DE GÊNERO, IDADE E NÍVEL EDUCACIONAL. 2012. (Congresso).

38.
X Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica. PERFIL COGNITIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO COM DADOS NORMATIVOS DA BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO 5. 2012. (Congresso).

39.
29ª Reunião Científica do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia do CCV. 2011. (Outra).

40.
I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. 2011. (Congresso).

41.
Reunião de Pós- Graduação: A história da Ciência e a História da Profissão. 2011. (Outra).

42.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES INTELECTUAIS DE ADULTOS PELA BATERIA WOODCOCK-JOHNSON III: COMPARAÇÃO ENTRE GÊNEROS. 2010. (Congresso).

43.
Novos Desafios em Psicologia: Formação e Profissão. 2010. (Encontro).

44.
Plantão Psicológico como Prática Profissional em Instituições e suas Repercussões Científicas para a Área da Psicologia. 2010. (Outra).

45.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE JOVENS E ADULTOS: VERSÃO BRASILEIRA DA WOODCOCK-JOHNSON III. 2009. (Congresso).

46.
17ª Reunião Científica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia do Centro de Ciências da Vida. 2008. (Outra).

47.
Encontro de Iniciação Cientifica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.INVESTIGAÇÃO DA VALIDADE DA BATERIA DE TESTES WOODCOCK JOHNSON III: Diferenças entre jovens e adultos. 2008. (Encontro).

48.
Projeto Saúde na Praça.Trabalho em Campo. 2008. (Outra).

49.
Segunda Jornada Internacional de Pesquisa em Psicanálise e Fenomenologia 2008. 2008. (Seminário).

50.
Tercer Encuentro Iberoamericano de Psicología Positiva. IDENTIFICAÇÃO DE TALENTOS E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES COGNITIVAS DE ESTUDANTES DA ÁREA DE HUMANAS. 2008. (Congresso).

51.
Projeto Saúde na Praça.Trabalho em Campo. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Campos, C.R.. IV Encuentro Internacional de Investigación y experiencias en discapacidad (UDES). 2018. (Congresso).

2.
Campos, C.R.. 1er Encuentro Internacional en Neurorehabilitación Infantil UDES. 2018. (Congresso).

3.
CAMPOS, C. R.; Mundim, C. ; Silva, T. F. ; MILIAN, Q. G. . II Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPOS, C. R.; Nakano, T. C. . Avaliação Psicológica direcionada à populações específicas: técnicas, métodos e estratégias. IV Boletim Ibero-americano de Criatividade e Inovação, Campinas, p. 77 - 78, 04 nov. 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 22:40:04