Renata do Nascimento de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0037254378873795
  • Última atualização do currículo em 02/01/2019


Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutoranda do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Atua como pedagoga da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação educacional no ensino superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata do Nascimento de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, R. N.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Políticas Públicas e Formação Humana.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Deise Mancebo.
2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O pedagogo e os espaços não escolares: a atuação nos museus,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho.
Palavras-chave: Curso de Pedagogia; atuação profissional; pedagogo; educação não formal; museu.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2013
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 660h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Psicopedagogia Institucional e a Universidade: uma proposta de intervenção psicopedagógica.
Orientador: Marlene Dias Pereira Pinto.
2005 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Educação e Direito: uma análise da presença do direito no espaço escolar.
Orientador: Rodolfo Ferreira.




Formação Complementar


2013 - 2013
Gerência de Projetos: teoria e prática. (Carga horária: 40h).
Escola Nacional de Asministração Pública, ENAP, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Equipes em Programas de Pós-graduação. (Carga horária: 185h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2010 - 2010
Plan e Imp de Projetos de Capacitação a Distância. (Carga horária: 24h).
Escola Nacional de Asministração Pública, ENAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 30
Outras informações
Integra o quadro de técnico-administrativos da Universidade, atuando na Faculdade de Educação.

Atividades

01/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Serviço realizado
Assistente editorial da Movimento-revista de educação..
08/2011 - 12/2016
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

Serviço realizado
Acompanhamento pedagógico dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia..

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Censitário - Pedagogia, Carga horária: 40
Outras informações
Integrante da equipe de desenho instrucional da Escola Virtual IBGE - Atividades: planejamento e execução de ações pedagógicas da Escola, implementação de projetos de capacitação a distância; planejamento de ações de formação de tutores; atividades de desenho instrucional, suporte pedagógico aos alunos e a equipe de monitoria e tutoria; gerenciamento do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20


Instituto de Educação Carmela Dutra, IECD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Outras informações
Estágio Curricular Obrigatório



Projetos de pesquisa


2008 - 2008
Análise Ergonômica em Postos de Trabalho Reservados a Pessoas com Deficiência no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é proceder à análise ergonômica de postos de trabalho reservados, para fins de inclusão de pessoas com deficiência, na força produtiva, em conformidade com as políticas públicas e a legislação atual. Os participantes da pesquisa serão recrutados e selecionados para trabalharem em empresas privadas de grande porte, no Estado do Rio de Janeiro. O principal critério de escolha dessas empresas será a demonstração de que utilizam as melhores práticas de inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho. Servirão também de critério seletivo das empresas participantes resultados de análise documental, relatórios anuais de ONGs e os da Delegacia Regional do Trabalho. Procedimentos de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), associados a delineamentos de Pesquisa intra-sujeitos serão incorporados ao método, como essenciais na observação de eventos, descrição, registro, mensuração e análise de dados em pesquisas dessa natureza. As etapas do projeto serão acompanhadas de reuniões quinzenais, ocasião nas quais pesquisadores do Núcleo de Pedagogia Institucional (NUPI/UERJ), profissionais integrantes do projeto, pessoas com necessidades especiais e membros de entidades não governamentais tais como a Federação das APAEs do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBBD) deverão debater sobre resultados preliminares e suas implicações nas políticas públicas e sociais na atualidade. Como subprodutos do projeto de pesquisa, estudos de casos deverão se constituir em referenciais para fins de publicações e de apresentações de trabalhos em eventos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Renata do Nascimento de Souza - Integrante / Francisco de Paula Nunes Sobrinho - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Análise Ergonômica dos postos de trabalho de uma escola para alunos com necessidades educativas especiais
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é proceder à análise ergonômica de postos de trabalho reservados, para fins de inclusão de pessoas com deficiência, na força produtiva, em conformidade com as políticas públicas e a legislação atual. Os participantes da pesquisa serão recrutados e selecionados para trabalharem em empresas privadas de grande porte, no Estado do Rio de Janeiro. O principal critério de escolha dessas empresas será a demonstração de que utilizam as melhores práticas de inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho. Servirão também de critério seletivo das empresas participantes resultados de análise documental, relatórios anuais de ONGs e os da Delegacia Regional do Trabalho. Procedimentos de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), associados a delineamentos de Pesquisa intra-sujeitos serão incorporados ao método, como essenciais na observação de eventos, descrição, registro, mensuração e análise de dados em pesquisas dessa natureza. As etapas do projeto serão acompanhadas de reuniões quinzenais, ocasião nas quais pesquisadores do Núcleo de Pedagogia Institucional (NUPI/UERJ), profissionais integrantes do projeto, pessoas com necessidades especiais e membros de entidades não governamentais tais como a Federação das APAEs do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBBD) deverão debater sobre resultados preliminares e suas implicações nas políticas públicas e sociais na atualidade. Como subprodutos do projeto de pesquisa, estudos de casos deverão se constituir em referenciais para fins de publicações e de apresentações de trabalhos em eventos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Renata do Nascimento de Souza - Integrante / Francisco de Paula Nunes Sobrinho - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Programa de TV Educação em Cena
Descrição: O projeto propõe-se a construir um programa de debates e entrevistas cujos convidados serão, sobretudo, profissionais e pesquisadores da área da educação, com vistas a divulgar processos e resultados de práticas, estudos e pesquisas nessa seara. Para tal, configura-se como uma proposta interdisciplinar de integração de conhecimentos dos campos da comunicação e educação, com a participação de sujeitos dedicados profissional e/ou academicamente a um destes campos. No âmbito da UFF, teremos a Faculdade de Educação e a Unitevê como órgãos participantes do projeto. Espera-se, assim: contribuir com a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e de alunos de graduação (cursos de licenciatura) e pós-graduação; favorecer a construção de um pensamento crítico a respeito da educação pública brasileira; integrar variados campos do conhecimento por meio do trabalho articulado com alunos e servidores de diferentes cursos/institutos da Universidade; fomentar o potencial comunicativo da tevê universitária da UFF; socializar a produção dos conhecimentos acadêmicos-científicos que se ocupam dos temas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Renata do Nascimento de Souza - Integrante / Ana Letícia Araújo - Integrante / Moacyr Salles Ramos - Integrante / Lidiane Nascimento - Integrante / Marcos Pinheiro Barreto - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2015
Pedagogos em cena
Descrição: O evento Pedagogos em cena tem o objetivo de proporcionar o diálogo entre discentes do curso de pedagogia e profissionais pedagogos que atuem em diversos contextos educativo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Renata do Nascimento de Souza - Coordenador / Ana Letícia Araújo - Integrante / Moacyr Salles Ramos - Integrante / Lidiane Nascimento - Integrante / Jorge Nassim Vieira Najjar - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Institucional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GAMA, R. P. A. ; SOUZA, R. N. ; ALBUQUERQUE, A. P. D. L. . Avaliação da customização do ambiente Moodle. In: MoodleMoot Brasil, 2009, São Paulo. III MoodleMoot Brasi, 2009.

2.
SOUZA, R. N.; SILVA, D. B. ; BORGES, L. P. C. . Encantos e Desencantos do Conto de Cinderela: Cultura, Vivência e Educação. In: III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2008, Resende. Universo Educacional: Inovações, Cultura e Memória.

3.
BORGES, L. P. C. ; SILVA, D. B. ; SOUZA, R. N. . Contribuições à Formação Docente: o contar histórias na Educação Infantil. In: III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2008, Resende. Universo Educacional: Inovações, Cultura e Memória, 2008.

4.
SILVA, D. B. ; BORGES, L. P. C. ; SOUZA, R. N. . Samba: Tradição, História, Memória... Como Esta Cultura Pode Chegar à Escola?. In: III Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação - SIMPED, 2008, Resende. Universo Educacional: Inovações, Cultura e Memória, 2008.

5.
SILVA, D. B. ; SOUZA, R. N. . Cultura do samba no Cenário Carioca: uma Forma de Identidade e a sua Relação com a Educação. In: II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Etnografia em Educação: Fracasso escolar - Conversas sobre teoria e prática, 2007, Rio de Janeiro. II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Etnografia em Educação: Fracasso escolar - Conversas sobre teoria e prática. Recife: Baraúna, 2007. p. 1-9.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MUNIZ, R. S. ; SOUZA, R. N. ; ALBUQUERQUE, A. P. D. L. ; MENDES, A. L. A. S. . Moodle Integrado ao Banco de Dados. In: MoodleMoot Brasil, 2009, São Paulo. III MoodleMoot Brasil, 2009.

2.
SOUZA, R. N.; SILVA, D. B. . O Conto da Cinderela e suas re-significações: a imagem para/na educação. In: Semana de Educação da UERJ, 2007, Rio de Janeiro. Semana de Educação da UERJ, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, R. N.. Educação Museal e Formação Profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, R. N.. Apresentação do trabalho de conclusão do curso de especialização em Psicopedagogia 'A psicopedagogia institucional e a universidade: uma proposta de intervenção psicopedagógica'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, R. N.; RIBEIRO, R. C. . A atuação do psicopedagogo institucional: análise de artigos da revista da ABPp. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, D. B. ; BORGES, L. P. C. ; SOUZA, R. N. . Samba: Tradição, história, memória... Como esta cultura pode chegar à escola?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUZA, R. N.; SILVA, D. B. ; BORGES, L. P. C. . Encantos e desencantos do Conto de Cinderela: Cultura, vivência e educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
DECCO, C. M. ; SOUZA, R. N. ; TEIXEIRA, K. A. ; DUARTE, V. S. . Relatos verbais provenientes da aplicação de um questionário aos gestores de uma rede de supermercados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, R. N.. Análise ergonômica dos postos de trabalho de uma escola para alunos com necessidades educacionais especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, R. N.; SILVA, D. B. . O conto de Cinderela e suas re-significações: a imagem para/na educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, D. B. ; SOUZA, R. N. . Cultura do samba no Cenário Carioca: Uma forma de identidade e a sua relação com a educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, R. N.. Assessoria ao Comitê de Avaliação Institucional da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ ? Avaliação das Disciplinas Farmacologia I e II, Psicologia Médica I e II e Psicopatologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, R. N.; RAMOS, M. S. ; Araújo, A. L. ; NASCIMENTO, L. . Orientações aos ingressantes do curso de Pedagogia da UFF. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro de Sociologia da Educação: Democratização da Educação Superior em tempos de Crise. 2018. (Encontro).

2.
Marx, Educação e Estado Democrático de Direito. 2018. (Seminário).

3.
Mesa Redonda.O pedagogo e a atuação em museus. 2018. (Outra).

4.
VII Encontro do Projeto de Extensão "Conversas com/sobre pedagogos". 2012. (Encontro).

5.
Mesa-redonda Distúrbios da aprendizagem: o impacto na escola e na família. 2011. (Outra).

6.
XV Seminário de Psicopedagogia. 2011. (Seminário).

7.
III MoodleMoot Brasil. 2009. (Encontro).

8.
Segundo Encontro de Chefes de Agências do IBGE. 2009. (Encontro).

9.
Encontro Café da Manhã com Pesquisa - Etnografia em Educação - Fracasso Escolar: conversas sobre teoria e prática. 2008. (Encontro).

10.
III Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional.O Conto de Cinderela e suas re-significações: a imagem para/na educação. 2008. (Seminário).

11.
I Seminário sobre políticas públicas focadas na humanização de postos de trabalho: diversidade, exercício da cidadania e inclusão social. 2008. (Seminário).

12.
Educação para reduzir as desigualdades sociais. 2007. (Seminário).

13.
II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Etnografia em Educação: Fracasso escolar - Conversas sobre teoria e prática.Cultura do samba no Cenário Carioca: Uma Forma de Identidade e a sua Relação com a Educação. 2007. (Outra).

14.
Semana de Educação da UERJ.O Conto de Cinderela e suas re-significações: a imagem para/na educação. 2007. (Seminário).

15.
8° Seminário FNLIJ de Literatura Infanto Juvenil. 2006. (Seminário).

16.
Estatuto da Criança e do Adolescente e os Conselhos Tutelares. 2005. (Outra).

17.
Reforma Universitária em Debate. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNES SOBRINHO, F. P. ; SOUZA, R. N. . I Seminário sobre Políticas Públicas focadas na Humanização de Postos de Trabalho: Diversidade, Exercício da Cidadania e Inclusão Social. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:11:18