Everton Vinicius de Santa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0896359543101989
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Letras Português e Inglês (2008), Mestrado em Letras - Estudos Literários (2011), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Doutorado em Literatura (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista da CAPES-DS durante o mestrado e doutorado. Desenvolveu atividades como editor-chefe da revista Texto Digital (UFSC) de 2011 a 2014. Como bolsista do CNPq, na modalidade Doutorado Sanduíche (SWE), desenvolveu atividades no âmbito dos cursos de Doctorado en Estudios Literarios de la Facultad de Filología na Universidad Complutense de Madrid, em 2014. Desenvolveu atividades como Professor Pesquisador II e em atividades de apoio pedagógico no curso de Educação a Distância - Letras Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil e da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2016 atuou como professor substituto no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado como bolsista da CAPES (PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e integra o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), vinculado PPGL-UFSC e segue com seus estudos na área da Literatura Brasileira contemporânea e Teoria Literária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Everton Vinicius de Santa
Nome em citações bibliográficas
SANTA, E. V.;DE SANTA, EVERTON VINICIUS


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Literatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Complutense de Madrid (Orientador: María Goicoechea de Jorge).
Título: A espetacularização do escritor, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Alckmar Luiz dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: literatura contemporânea; memória; identidade; literatura digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Práticas de Literatura na Internete: a nova figura do autor em meio digital,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Alamir Aquino Corrêa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura e hipertexto; Autoria em meio digital; Processamento informático de textos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Relatórios de Estágios Supervisionados - Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Orientador: Dra. Alba Maria Perfeito e Dra. Denise I. B. G. Ortenzi.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em ERASMUS Intensive Program - Digital Literature. (Carga horária: 95h).
Complutense University, Spain, CUS, Espanha.
2013 - 2013
Formação Continuada - Avaliadores de Redação ENEM. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Normatização para Editores Científicos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Oficina SEER. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Pós-doutoral

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor na disciplina LLE9405 ? LITERATURA E ENSINO II e III (PCC 60h), no Curso de Licenciatura em Letras Espanhol a Distância, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com carga horária semanal de 20h, no período de 1º de julho de 2017 a 31 de dezembro de 2017. Experiência como professor-tutor EaD. Atividades desenvolvidas: Planejamento da disciplina, plano de ensino, elaboração de objetos de estudo online, videoconferências, reunião com equipe pedagógica.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II, Carga horária: 20
Outras informações
Curso: Letras Espanhol Disciplina: Introdução aos Estudos da Narrativa Experiência como professor EaD. Atividades desenvolvidas: Planejamento da disciplina, plano de ensino, elaboração de objetos de estudo online, videoconferências, reunião com equipe pedagógica. Disciplinas ministradas: 2015.2 Introdução aos Estudos da Narrativa;

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CAPES DS

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas coordenadas pela Prof. Dra. Liliana Reales (UFSC) Introdução ao Estudo da Narrativa (2011.2) Introdução ao Estudo do Texto Poético e Dramático (2012.1) Literatura Ocidental II (2012.2) Coordenação Pedagógica e Design Instrucional (2013.2; 2014.1 a 2015.1)

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9
Outras informações
Estágio de docência (doutorado) na disciplina Letras e Informática do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV/UFSC), com acompanhamento do prof. Dr. Alckmar Luiz dos Santos.

Atividades

11/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Programa de Pós-graduação em Literatura.

Cargo ou função
PORTARIA N.º 89/PPGLit/2018, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2018. Membro da Comissão Avaliadora para avaliação dos projetos, currículos e históricos escolares dos candidatos às bolsas disponíveis CAPES e CNPq em 2018 ? nível DOUTORADO..
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós- Graduação em Literatura, .

Linhas de pesquisa
Textualidades Híbridas
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.


Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Substituto das Disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Atividades

08/2016 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma, .

Cargo ou função
Portaria n. 115/2016/DG. Elaborador de questões para o vestibular 2017.1 do IFSC - SC..

Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Aluno pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador
Outras informações
Bolsista do CNPq na modalidade Doutorado Sanduíche (SWE) com vigência de 01/01/2014 até 31/12/2014.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CAPES

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participou do Programa de Iniciação Científica (PROIC), na modalidade bolsista IC/UEL, desenvolvendo atividades relativas à pesquisa intitulada: "Hipercontexto: Estudos da Literatura em Meio Eletrônico", atuando no subprojeto de pesquisa intitulado: "Práticas de Leitura de Literatura no Orkut", sob a orientação do Prof. Dr. Alamir Aquino Corrêa, no período de Agosto/2008 a Fevereiro/2009.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Livre
Outras informações
Participou do Programa de Iniciação Científica (PROIC), na modalidade sem concessão de bolsa, desenvolvendo atividades relativas à pesquisa intitulada: "Análise Linguística: Contextualização às Práticas de Leitura e de Produção Textual", atuando no subprojeto de pesquisa intitulado: "O Conto em Dalton Trevisan: uma Perspectiva Bakhtiniana", sob orientação da Prof. Dra. Alba Maria Perfeito, com carga horária de 10 horas semanais, totalizando 320 horas, no período de Maio/2008 a Dezembro/2008.



Linhas de pesquisa


1.
Textualidades Híbridas

Objetivo: A linha de pesquisa Textualidades híbridas pretende associar quatro perspectivas ? Literatura, Artes, Filosofia, Tecnologia ?, sem que se estabeleça nenhuma hierarquia a priori entre elas, à exceção da Literatura, que é o ponto sobre o qual se assentam as relações entre todas. Dessa forma, há, pelo menos, três diálogos que marcam as possibilidades de pesquisa desta linha: o primeiro é o que se dá entre literatura e filosofia; o segundo, entre literatura e artes; o terceiro, finalmente, entre literatura e tecnologia. Esclareça-se que todos esses diálogos estão marcados, segundo a concepção que os anima, por uma reflexão voltada para o texto literário, preocupação já assinalada no nome dado à linha. A perspectiva primeira dos projetos vinculados a esta linha estará centrada, assim, nos estudos de teoria do texto, no que se refere a essas três relações acima descritas, em seus mais variados suportes e vertentes. O que se quer é entender que textualidades resultam da combinação de perspectivas e meios heterogêneos e como os objetos assim descritos e lidos ainda podem ser chamados de literários..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Palavras-chave: Teoria Literária; Literatura Brasileira; Literatura e Informática.
2.
Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL)

Objetivo: O Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) está vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Literatura e ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. O NuPILL tem como proposta central o desenvolvimento de pesquisas sobre os textos literários em meio digital, abrangendo uma gama que vai da criação à leitura utilizando dispositivos e processos da informática, passando por estratégias e ferramentas de ensino e aprendizagem de literatura. A vocação do NUPILL é, em suma, explorar os recursos que a informática e as tecnologias de informação e comunicação trazem para a pesquisa universitária, tanto em Literatura quanto em Linguística. As atividades aqui desenvolvidas contam com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação (mestrado e doutorado), assim como de pesquisadores de outras universidades. Ressalte-se que, nesses anos de existência, o NuPILL tem mantido um fértil intercâmbio com pesquisadores de diversos países do mundo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Teoria Literária; Literatura e Informática; Processamento informático de textos; literatura digital.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O INTELECTUAL DAS LETRAS E A LITERATURA DO PRESENTE
Descrição: Este projeto, em consonância com as atividades de pesquisa desenvolvidas pelo NuPILL ? Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística, objetiva investigar o processo de espetacularização do intelectual das Letras, ou seja, críticos, teóricos e também escritores, sujeitos que pensam e escrevem sobre a produção atual da literatura e das artes, envolvidos, cada vez mais, pelos recursos multimediáticos. Esses sujeitos constroem e divulgam suas imagens, suas personas, numa espécie de espetáculo de si em espaços virtuais, em sítios e redes sociais, sem perder de vista dos meios tradicionais de divulgação. Por vezes, eles operam em favor de editoras ou veículos de comunicação em que se procura disseminar sua obra crítica e teórica, ao mesmo tempo em que procuram colocá-los em evidência. Em resumo, no cenário da sociedade digital contemporânea, faz-se necessário (re)ver o papel do intelectual das letras verificando com quem ele tem dialogado e quais suas percepções sobre a literatura do presente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Everton Vinicius de Santa - Coordenador.
2009 - 2012
Literatura Digitalizada: Novos Paradigmas, Nova Ausculta
Descrição: O projeto de pesquisa "Literatura Digitalizada: novos paradigmas, nova ausculta", tem como objetivo construir proposições teóricas que possam servir como ferramentas para que o pesquisador, atuando na fronteira do conhecimento entre a literatura e a informática, possa, com maior segurança e de forma sistematizada, indicar os caminhos da interpretação que poderão formar um novo caminho para a crítica de obras canônicas, abertura delineada pelas leituras dessas obras em hipotextos disponibilizados em meio digital e favorecidas pela utilização de um arsenal de ferramentas telemáticas que já estão em uso em outras áreas de investigação. A hipótese central do projeto de pesquisa aponta para novo e fecundo trabalho de interpretação de textos literários, gerado por leituras que contam com um instrumental específico e que possibilite outras abordagens do que a delimitada pelas respectivas fortunas críticas. Considerando as elaborações teóricas já formuladas, se pretende estudar de que modo considerar os "escrileitores", também denominados "navileitores", que elaboram novas leituras e que cheguem, por esse caminho a formar ou não uma "comunidade de intérpretes". Em caso negativo, a investigação pode contribuir para a identificação do modo pelo qual as ferramentas produzem mais ruído na comunicação entre autor e leitor do que são facilitadoras da leitura. Os computadores são, já, partes indissociáveis da vida do homem contemporâneo, em diversas áreas de conhecimento e de atividade profissional. Não há como ignorar a importância da utilização da informática como instrumental de trabalho acadêmico. A área acadêmica da literatura não pode se eximir da aplicação dessas ferramentas novas, tendo como desafio estudar o novo paradigma que se impõe e preparar novos pensadores para desvelar o novo fenômeno. Pretende-se assim, organizar um material de fôlego que possa ser publicado livro ou em um sítio de acesso público, de forma a contribuir com a utilização de obras literárias no.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Hipercontexto: Estudos da Literatura em Meio Eletrônico
Descrição: O uso de ferramental eletrônico tem auxiliado enormemente os estudos literários. Considera-se que a tecnologia permite um largo avanço tanto na crítica literária quanto no estudo escolar de textos literários, mas poucos e raros são os feitos nesta área em língua portuguesa, destacando-se o Projecto Vercial (Portugal) e o NUPILL (UFSC, Brasil), onde já funciona a Biblioteca de Literatura Brasileira. Assim, este projeto busca obter não só a experiência e a discussão dos resultados até aqui alcançados pelo NUPILL, mas também e igualmente fazer crescer, através da integração com o NUPILL e pelo intercâmbio entre a UFSC e a UEL, o conjunto de ferramentas disponibilizadas, inclusive mediante testagem da sua utilidade e ergonomia. Os avanços resultantes do projeto irão se efetivar como meios de formação continuada de professores através dos seguintes segmentos: (a) criação de cursos online, (b) acesso a textos literário de domínio público, (c) organização de base de dados referencial sobre as líricas tradicional, moderna e multimediática. Todos estes segmentos serão organizados em portal de acesso público, denominado Hipercontexto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Everton Vinicius de Santa - Integrante / Alamir A. Correa - Coordenador / Maria J. Foggetti - Integrante / Alckmar Luiz dos Santos - Integrante / Frederico Augusto Garcia Fernandes - Integrante / Regina Helena Machado Aquino Corrêa - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
Análise Linguística: Contextualização às Práticas de Leitura e de Produção Textual.
Descrição: A pesquisa em tela é de cunho qualitativo, etnográfico, de intervenção, orienta-se, prioritariamente, para salas de aula de Ensino Médio, colocando em foco os gêneros discursivos como eixo de articulação e de progressão curricular. Enfatiza, neste contexto, o processo de análise lingüística indissociado das práticas de leitura e de produção textual. Amplia pressupostos teóricos ? para a transposição didática ? já delineados em pesquisa anterior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Metateatro e modernidade teatral brasileira: um estudo da dramaturgia de Oswald de Andrade.
Descrição: A proposta deste projeto é pesquisar os recursos deflagradores do teatro moderno no Brasil, averiguando em que medida o metateatro é responsável pela renovação dramática ocorrida no início do século XX. Para tanto, propõe-se o estudo da obra dramatúrgica de Oswald de Andrade, em muitos aspectos renovador do teatro nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2007
Construindo Cidadãos pela Linguagem
Descrição: Este projeto tem como fundamento a leitura e análise lingüística como suporte para a produção textual. Propõe, como metodologia de ensino, a visão do gênero discursivo como prática da atividade oral e escrita. Além disso, o projeto pretende aprimorar a prática da leitura e da produção de textos como atividade de construção crítica dos significados, transformar o aluno num usuário competente da linguagem, familiarizar o educando com a diversidade de textos com os quais convive no dia-a-dia, além de propiciar aos adolescentes a oportunidade de desenvolver suas aptidões artísticas, através da supervisão de atividades pedagógicas de alunos do curso de Letras. Pretende atender adolescentes de Londrina e região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2007
Parceria Universidade/Escolas: Contribuições para Aprendizagem de Língua Inglesa
Descrição: Este projeto visa à institucionalização da parceria universidade/escolas para uma melhor aprendizagem da Língua Inglesa, buscando criar um ambiente favorável para a formação de futuros professores, bem como proporcionar espaço simultâneo de formação de futuros professores e de formação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: MAFUÁ
2015 - Atual
Periódico: Teknokultura. Revista de Cultura Digital y Movimientos Sociales
2011 - Atual
Periódico: Texto Digital (UFSC) (1807-9288)


Revisor de periódico


2011 - 2013
Periódico: Texto Digital (UFSC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Textualidade Híbridas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e hipertexto.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Bolsa CNPq de Pesquisa - Doutorado Sanduiche - jan. 2014 a dez. 2014., CNPq.
2011
Bolsa CAPES/DS de Pesquisa - Doutorado - outubro 2011 a março 2016, CAPES.
2009
Bolsa CAPES/DS de Pesquisa - Mestrado - março 2009 a março 2011, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTA, E. V.2017SANTA, E. V.. O eu-autor-escritor contemporâneo. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. S.l, p. 80-101, 2017.

2.
SANTA, E. V.2017SANTA, E. V.. A ausente presença do corpo. TEXTO DIGITAL (UFSC), v. 2, p. 42-53, 2017.

3.
SANTA, E. V.2014SANTA, E. V.. Colecionando Memórias. Cibertextualidades (Porto), v. 6, p. 17-30, 2014.

4.
SANTA, E. V.2014SANTA, E. V.. Reseñas - Alicia a través de la pantalla. Lecturas literarias en el siglo XX. Didáctica. Lengua y Literatura DiLL, v. 26, p. 483-486, 2014.

5.
SANTA, E. V.2013SANTA, E. V.. O jogo autor-leitor na literatura do agora. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 42, p. 197-208, 2013.

6.
SANTA, E. V.2013SANTA, E. V.. Um romance do silêncio. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 1, p. 216-220, 2013.

7.
SANTA, E. V.2012SANTA, E. V.. Relações entre contracultura, cibercultura e literatura. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 3, p. 145-159, 2012.

8.
SANTA, E. V.2012SANTA, E. V.. A literatura em meio digital e a crítica literária. Hipertextus revista digital (UFPE), v. 7, p. 1-13, 2012.

9.
SANTA, E. V.2012SANTA, E. V.. Representações do eu no ciberespaço: autobiografia e blogues. Outra Travessia (UFSC), v. 5, p. 70-86, 2012.

10.
SANTA, E. V.2012SANTA, E. V.. Beatriz: uma vida (re)inventada. Navegações - Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, v. 5, p. 252-253, 2012.

11.
SILVA, B. C. D.2011SILVA, B. C. D. ; SANTA, E. V. . Entrevista com Bento Carlos Dias da Silva. Texto Digital (UERJ), v. 7, p. 149-157, 2011.

12.
LOPES, A. A.2011LOPES, A. A. ; SANTA, E. V. ; KRAEMER, M. A. D. . Dialogismo, polifonia e interdiscursividade: conceitos-chave para o estudo sobre o gênero discursivo conto. Revista UNIABEU, v. 4, p. 18-32, 2011.

13.
SANTA, E. V.2011SANTA, E. V.. O ciberespaço e os polissistemas: influências nos sistemas literários. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 3, p. 167-184, 2011.

14.
SANTA, E. V.2010SANTA, E. V.. A Formação dos Professores de Língua Estrangeira e suas Influências sob o viés das Narrativas Autobiográficas. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 1, p. 5-13, 2010.

15.
SANTA, E. V.2010SANTA, E. V.; De Santa, Everton Vinicius . O hipertexto e o estranho: causas e efeitos
doi:10.5007/2175-7917.2010v15n1p110
. Anuário de Literatura, v. 15, p. 110-122, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTA, E. V.. Autoria: produção textual e leitura colaborativa. 1. ed. Maringá: CESUMAR, 2017. v. 1. 63p .

2.
SANTA, E. V.; SANTOS, A. L. (Org.) . Literatura, Arte e Tecnologia. 1. ed. Tubarão: Copiart, 2013.

3.
SANTA, E. V.; SANTOS, A. L. (Org.) . Dossiê Especial: Literaturas Digitais. 5. ed. Florianópolis: Revista outra Travessia, 2012. v. 1. 172p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTA, E. V.. A ausente presença do corpo. In: VILAROUCA, C. G.; TAVARES, O. G.; MOURA, C. A. C.. (Org.). Criação digital: prática e reflexão. 1ed.Tubarão: Copiart, 2014, v. , p. 185-200.

2.
SANTA, E. V.. Reflexões do papel à tela sobre literatura contemporânea e memória. In: Denise J. T. de Freitas; Rafael Soares Duarte. (Org.). Literatura entre o digital e o analógico. 1ed.Teresina: UPFI, 2013, v. , p. 63-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTA, E. V.. As ego-histórias e o escritor de hoje. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2015, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2015. v. 4. p. 1-6.

2.
SANTA, E. V.. Que literatura contemporânea é essa?. In: XI Evidosol/VIII Ciltec-online (XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2014. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2014. v. 3.

3.
DE SANTA, EVERTON VINICIUS. QUESTÕES SOBRE LITERATURA CONTEMPORÂNEA, MEMÓRIA E MEIOS DIGITAIS. In: X Evidosol/VII Ciltec-online (X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2013, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013. v. 2. p. 1-10.

4.
SANTA, E. V.. A literatura do agora e a estética contemporânea. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - Anais Eletrônicos. Maringá: Anais Eletrônicos, 2012. p. 1-7.

5.
SANTA, E. V.. O papel das redes sociais: relações (hiper)corporais. In: V Simpósio Nacional do ABCiber, 2011, Florianópolis. Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. p. 1-14.

6.
SANTA, E. V.; LOPES, A. A. ; KRAEMER, M. A. D. . Dialogismo, Polifonia e Interdiscursividade: a contrapalavra desvelada em estudos sobre o gênero discursivo conto. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI), 2010, Maringá. I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI), 2010. v. 1. p. 1-14.

7.
SANTA, E. V.. Práticas de leitura em redes sociais na internete: orkut e blogs. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI), 2010, Maringá. I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI), 2010. v. 1. p. 1-12.

8.
SANTA, E. V.; CORREA, A. A. . Entre a Realidade e a Ficção: uma leitura feminina de O Senhor dos Anéis. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais - Seminário do Centro de Estudos linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

9.
SANTA, E. V.; LOPES, A. A. ; LIMA, W. F. . A dualidade inatismo x empirismo no processo de aquisição da linguagem. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Anais do XVIII Seminário do CELLIP Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTA, E. V.; CORREA, A. A. . Práticas de Leitura de Literatura no orkut. In: XVIII EAIC Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. ANAIS DO XVIII EAIC Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE SANTA, EVERTON VINICIUS. QUESTÕES SOBRE LITERATURA CONTEMPORÂNEA, MEMÓRIA E MEIOS DIGITAIS. In: X Evidosol/VII Ciltec-online (X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2013, Belo Horizonte. X Evidosol/Resumos, 2013.

2.
SANTA, E. V.. A literatura do agora e a estética contemporânea. In: 2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá. Caderno de Resumos - Simpósios, 2012.

3.
SANTA, E. V.. (Ciber)Cultura e Mídias Sociais: a literatura na tela. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos - XX Seminário do CELLIP. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2011. v. 1. p. 257-257.

4.
SANTA, E. V.; LOPES, A. A. . Dialogismo, Polifonia e Interdiscursividade: a contrapalavra desvelada em estudos sobre o gênero conto. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI), 2010, Maringá. I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI) - Caderno de Resumos. Maringá: UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2010. v. 01. p. 80-80.

5.
SANTA, E. V.. Práticas de leitura em redes sociais na internete. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI), 2010, Maringá. I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI) - Caderno de Resumos. Maringá: UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2010. v. 01. p. 487-487.

6.
SANTA, E. V.. A figura feminina em O Senhor dos Anéis: uma ponte entre realidade e ficção. In: VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL, 2008, Londrina. Linguagem e Práticas Sociais - VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL - Caderno de Resumos. Londrina: Gráfica UEL, 2008. v. 1. p. 112.

7.
SANTA, E. V.; LIMA, W. F. ; LOPES, A. A. . A dualidade inatismo x empirismo no processo de aquisição da linguagem. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: UEPG, 2007. v. 1. p. 193.

8.
SANTA, E. V.; ORTENZI, D. I. B. G. ; DALMAS, J. . A formação de professores de lingua estrangeira e suas influências. In: VI SEPECH - Seminários de Pesquisa em Ciências Humanas, 2007, Londrina. Caderno de Resumos do VI SEPECH, 2007. v. 1. p. 26.

9.
SANTA, E. V.; RODRIGUES, M. ; GOIS, F. S. . A fuga: em busca da identidade feminina. In: Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector - Clarice - 30 anos depois, 2007, Londrina. Caderno de Resumos do Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector. Londrina: EDUEL, 2007. v. 1. p. 12.

10.
SANTA, E. V.; RODRIGUES, M. ; COELHO, M. J. B. . A Bela e a Fera: uma reflexão sobre a alienação feminina em Clarice Lispector. In: Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector - Clarice - 30 anos depois, 2007, Londrina. Caderno de Resumos do Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector. Londrina: EDUEL, 2007. v. 1. p. 13.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTA, E. V.. As ego-histórias e o escritor de hoje. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTA, E. V.. QUE LITERATURA CONTEMPORÂNEA É ESSA?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTA, E. V.. Hibridaciones de la figura del autor: algunos casos de espectacularización de los escritores en el medio digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTA, E. V.. Sobre la espetacularización del escritor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTA, E. V.. A nublada visão do contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DE SANTA, EVERTON VINICIUS. QUESTÕES SOBRE LITERATURA CONTEMPORÂNEA, MEMÓRIA E MEIOS DIGITAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTA, E. V.. Literatura e Memória no Papel e na Tela: 1990-2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTA, E. V.. Beatriz: uma vida (re)inventada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTA, E. V.. A literatura do agora e a estética contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTA, E. V.. Literatura brasileira do/no século XXI: reflexões do contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTA, E. V.. Literatura e Meio Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SANTA, E. V.. O romance brasileiro contemporâneo: a literatura em um não-lugar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTA, E. V.. Leituras no ciberespaço: a literatura no orkut. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTA, E. V.. (Ciber)Cultura e Mídias Sociais: a literatura na tela. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SANTA, E. V.. O papel das redes sociais: relações (hiper)corporais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANTA, E. V.. A literatura no papel e na tela: aproximações e desdobramentos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTA, E. V.; LOPES, A. A. . Dialogismo, Polifonia e Interdiscursividade: a contrapalavra desvelada em estudos sobre o gênero conto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANTA, E. V.. Práticas de leitura em redes sociais na internete. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTA, E. V.. Hipertexto: novos rumos para a crítica literária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANTA, E. V.; CORREA, A. A. . Práticas de Leitura de Literatura no orkut. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SANTA, E. V.; CORREA, A. A. . Entre a Realidade e a Ficção: uma leitura feminina de O Senhor dos Anéis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTA, E. V.. A figura feminina em O Senhor dos Anéis: uma ponte entre realidade e ficção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTA, E. V.; LOPES, A. A. ; LIMA, W. F. . A dualidade inatismo x empirismo no processo de aquisição da linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTA, E. V.; DALMAS, J. ; ORTENZI, D. I. B. G. . A formação de professores de lingua estrangeira e suas influências. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTA, E. V.; COELHO, M. J. B. . O estudo do feminino em J.R.R. Tolkien: uma ponte entre realidade e ficção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTA, E. V.; RODRIGUES, M. ; COELHO, M. J. B. . A Bela e a Fera: uma reflexão sobre a alienação feminina em Clarice Lispector. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ORTENZI, D. I. B. G. ; AUDI, L. C. ; GUERRA JUNIOR, A. L. ; SOARES, D. C. C. ; SOUZA, E. F. ; SANTA, E. V. ; DALMAS, J. ; CANONICO, L. M. ; BACCARO, L. ; GASPAROTTO, L. M. H. ; SANTOS, L. M. A. ; NASSAR, S. R. ; GOMES, V. L. B. . Parceria Universidade/Esolas:conhecendo, aprendendo, agindo e desenvolvendo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SANTA, E. V.; RODRIGUES, M. ; GOIS, F. S. . A fuga: em busca da identidade feminina. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTA, E. V.. Revista Texto Digital, v. 11, n. 2 (2015). Florianópolis: Portal de Periódicos da UFSC, 2015 (Editor Convidado).

2.
ROSARIO, G. ; SANTA, E. V. . Revista Texto Digital, v. 11, n. 1 (2015). Florianópolis: Portal de Periódicos da UFSC, 2015 (Editor Convidado).

3.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Editorial. Florianópolis, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Ao leitor. Florianópolis, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Editorial. Florianópolis, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Editorial. Florianópolis, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. . Editorial. Florianópolis, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
SANTA, E. V.. Ao leitor. Florianópolis, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTA, E. V.. A ESPETACULARIZAÇÃO DO ESCRITOR. 2015.

2.
SANTA, E. V.. Livro Comemorativo de Letras Espanhol EaD. 2015.

3.
SANTA, E. V.. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2015.

4.
SANTA, E. V.. A ESPETACULARIZAÇÃO DO ESCRITOR. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTA, E. V.; BEZERRA, M. G. ; PEREIRA, L. L. O. . O ensino da literatura traduzida na escola básica: atividades de leitura e escrita. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoconferência).

2.
SANTA, E. V.; BEZERRA, M. G. ; PEREIRA, L. L. O. . Videoaula - temas abordados: O ensino de literatura e a formação de leitores. O Critico literário e o seu papel. O espaço da leitura em aula de língua espanhola no ensino médio e cursos de idiomas. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

3.
SANTA, E. V.; BEZERRA, M. G. ; PEREIRA, L. L. O. . Videoaula: Existe uma didática de Literatura? No Mundo dos Livros. Práticas de Leitura. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
SANTA, E. V.. Ancestralidade, Memória E Autorrepresentação Da Mulher Negra Na Literatura Afro-brasileira Contemporânea Em 'Olhos D´água'. 2018. (Parecer ad hoc).

5.
SANTA, E. V.; BEZERRA, M. G. . Práticas Criativas para incentivo da leitura na escola. Clube de leitura e TDIC´s. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoconferência).

6.
SANTA, E. V.; BEZERRA, M. G. ; RAIMUNDO, D. A. . Práticas Criativas para incentivo da leitura na escola. Clube de leitura e TDIC´s. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoconferência).

7.
SANTA, E. V.; BEZERRA, M. G. ; PEREIRA, L. L. O. . Proposta de atividades práticas para o ensino de literatura hispano-americana. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoconferência).

8.
SANTA, E. V.. Autoria: produção textual e leitura colaborativa. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
SANTA, E. V.. Projeto: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO EM ENTRE RINHAS DE CACHORROS E PORCOS ABATIDOS, DE ANA PAULA MAIA. 2016. (Parecer ad hoc).

10.
SANTA, E. V.. Revista Texto Digital, v. 10. n. 1. 2014. (Editoração/Periódico).

11.
SANTA, E. V.. Revista Texto Digital, v. 9, n. 2. 2013. (Editoração/Periódico).

12.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Revista Texto Digital, v. 9, n. 1. 2013. (Editoração/Periódico).

13.
SANTA, E. V.. O romance brasileiro contemporâneo: a literatura em um não-lugar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Revista Texto Digital, v. 8, n. 1. 2012. (Editoração/Periódico).

15.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. ; RICARTE, P. C. S. . Revista Texto Digital, v. 8, n. 2. 2012. (Editoração/Periódico).

16.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. . Revista Texto Digital, v. 7, n. 1. 2011. (Editoração/Periódico).

17.
SANTA, E. V.; OSORIO, J. T. . Revista Texto Digital, v. 7, n. 2. 2011. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
SANTOS, A. L. ; CORREA, A. A. ; SANTA, E. V. . Obra digitalizada de Machado de Assis. 2008 (Colaborador de Projeto de Extensão - Revisão e Digitalização) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTA, E. V.. 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. 2016. Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma.

2.
SANTA, E. V.. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de debates sobre Literatura e seus híbridos. 2018. (Simpósio).

2.
Ciclo de debates sobre Literatura e seus híbridos.O intelectual das Letras e a literatura do presente. 2018. (Simpósio).

3.
XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). As personas e os ambientes multimediáticos. 2017. (Congresso).

4.
SEPEI - 5º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. 2016. (Seminário).

5.
XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). As ego-histórias e o escritor de hoje. 2015. (Congresso).

6.
XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2015. (Congresso).

7.
Hermeneia: Literary Studies and Digital Technologies.La espetacularización del escritor. 2014. (Seminário).

8.
II Seminario "Experiencias de escritura en pantalla: Los maestros nos enseñan a leer y a escribir... literatura digital". 2014. (Seminário).

9.
II Seminario de Investigación "Escritorios Electrónicos para las Literaturas". 2014. (Seminário).

10.
SELGyC - Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada.Hibridaciones de la figura del autor: algunos casos de espectacularización de algunos escritores en el medio digital. 2014. (Simpósio).

11.
XI Evidosol/VIII Ciltec-online (XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). QUE LITERATURA CONTEMPORÂNEA É ESSA?. 2014. (Congresso).

12.
Congresso Internacional Coleções Literárias: Textos/Imagens. 2013. (Congresso).

13.
I Ciclo de Palestras: os mestres da literatura latino-americana. 2013. (Outra).

14.
III Seminário de dos alunos da Pós-graduação em Literatura da UFSC. 2013. (Seminário).

15.
II Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2013. (Simpósio).

16.
II Simpósio Internacional Hermenéia - Pensar Ricoeur: vida e narração. 2013. (Simpósio).

17.
VII Congresso Internacional Roa Bastos: Estéticas Migrantes. A nublada visão do contemporâneo. 2013. (Congresso).

18.
X Evidosol/VII Ciltec-online (X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). QUESTÕES SOBRE LITERATURA CONTEMPORÂNEA, MEMÓRIA E MEIOS DIGITAIS. 2013. (Congresso).

19.
2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.A literatura do agora e a estética contemporânea. 2012. (Outra).

20.
2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e 5º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - Minicurso: O ensino de leitura mediado por computador: uma reflexão sobre a relação didática entre teoria e prática. 2012. (Oficina).

21.
Formação de Tutores a Distância 2012.2 do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EAD/UFSC.A poética na contemporaneidade: estratégias de leitura e ensino. 2012. (Outra).

22.
III Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Beatriz: uma vida (re)inventada. 2012. (Encontro).

23.
II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC.Literatura e Memória no Papel e na Tela: 1990-2010. 2012. (Seminário).

24.
I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2012. (Simpósio).

25.
Oficina de Normalização para Editores Científicos. 2012. (Oficina).

26.
Oficina SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. 2012. (Oficina).

27.
Semana Clarice. 2012. (Outra).

28.
VI Semana Acadêmica de Letras.Mesa-redonda - II Seminário de Literatura e Meio Digital. 2012. (Seminário).

29.
VI Semana Acadêmica de Letras.Mesa-redonda - Literatura brasileira do/no século XXI: reflexões do contemporâneo. 2012. (Outra).

30.
XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Minicurso - O Romance Brasileiro Contemporâneo: a literatura em um não-lugar. 2012. (Outra).

31.
Conservatório - Juan Carlos Onetti. 2011. (Outra).

32.
Fórum Cátedra UNESCO MECEAL para o Desenvolvimento da Leitura e Escrita. 2011. (Outra).

33.
I Seminário de Literatura e Meio Digital.Literatura e memória no papel e na tela. 2011. (Seminário).

34.
Seminário Integrado para Tutoria. 2011. (Seminário).

35.
Seminário Integrado para Tutoria do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol EAD/UFSC.Introdução aos Estudos da Narrativa: escritura e imagem. 2011. (Seminário).

36.
Simpósio Internacional Linguagens e Culturas: Homenagem aos 40 anos dos Programas de Pós-Graduação em Linguística, Literatura e Inglês da UFSC. 2011. (Simpósio).

37.
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER. 2011. (Oficina).

38.
VIII Evidosol (Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e V Ciltec-online (Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Leituras no ciberespaço: a literatura no orkut. 2011. (Congresso).

39.
V Semana Acadêmica de Letras da UFSC.O ensino se chama médio: um durante antes do depois no processo de formação do leitor. 2011. (Oficina).

40.
V Semana Acadêmica de Letras da UFSC.Revisão, um constante e necessário exercício de aprender. 2011. (Oficina).

41.
V Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2011. (Outra).

42.
V Simpósio Nacional do ABCiber. 2011. (Simpósio).

43.
V Simpósio Nacional do ABCiber.O papel das redes sociais: relações (hiper)corporais. 2011. (Simpósio).

44.
X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX).A literatura no papel e na tela: aproximações e desdobramentos.. 2011. (Oficina).

45.
XX Seminário do CELLIP.(Ciber)Cultura e Mídias Sociais: a literatura na tela. 2011. (Seminário).

46.
I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (I CIELLI) e IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (IV CELLI).Práticas de leitura em redes sociais na internete. 2010. (Outra).

47.
I Seminário Brasileiro de Poéticas Orais: Vozes, Performances e Sonoridades. 2010. (Seminário).

48.
IV Simpósio Nacional de Literatura e Informática.Representações do eu no ciberespaço: autobiografia e blogues. 2010. (Simpósio).

49.
IV Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2010. (Simpósio).

50.
VII EVIDOSOL (VII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre) e IV CILTEC-online (IV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online). Hipertexto: novos rumos para a crítica literária. 2010. (Congresso).

51.
Migração e Polissemia dos Mitos: o exemplo de Babel. 2009. (Outra).

52.
XIX Seminário do CELLIP.Entre a Realidade e a Ficção: uma leitura feminina de O Senhor dos Anéis. 2009. (Seminário).

53.
XVIII EAIC Encontro Anual de Iniciação Científica.Práticas de Leitura de Literatura no orkut. 2009. (Encontro).

54.
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2009. (Simpósio).

55.
VII SEPECH - Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas. 2008. (Seminário).

56.
VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL.A figura feminina em o Senhor dos Anéis: uma ponte entre realidade e ficção. 2008. (Simpósio).

57.
VI SELISIGNO e VII Simpósio de Leitura da UEL. 2008. (Oficina).

58.
Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector - "Clarice - 30 anos depois".A Bela e a Fera: uma reflexão sobre a alienação feminina em Clarice Lispector. 2007. (Encontro).

59.
Encontro de Estudos sobre Clarice Lispector - "Clarice - 30 anos depois".A fuga: em busca da identidade feminina. 2007. (Encontro).

60.
I Colóquio de Estudos Literários: Diálogos e Perspectivas.O estudo do feminino em J.R.R. Tolkien: uma ponte entre realidade e ficção. 2007. (Outra).

61.
III Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2007. (Simpósio).

62.
I Salão de Extensão.Parceria Universidade/Esolas:conhecendo, aprendendo, agindo e desenvolvendo.. 2007. (Encontro).

63.
VI SEPECH - Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas - Tema: Interdisciplinaridade em Ciências Humanas.A formação de professores de Língua Estrangeira e suas influências. 2007. (Seminário).

64.
VI SEPECH - Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas - Tema: Interdisciplinaridade em Ciências Humanas. 2007. (Seminário).

65.
XVIII Seminário do CELLIP.A dualidade inatismo x empirismo no processo de aquisição da linguagem. 2007. (Seminário).

66.
I Fórum Paranaense de Estudos Literários. 2006. (Encontro).

67.
V SELISIGNO e VI Simpósio de Leitura da UEL. 2006. (Simpósio).

68.
Semana do Calouro 2005 "60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial". 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTA, E. V.. II Simpósio Internacional e VI Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2013. (Outro).

2.
SANTA, E. V.; SANTOS, A. L. . I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, A. L. ; SANTA, E. V. ; VILAROUCA, C. G. ; SALES, C. ; FREITAS, D. J. ; ASSIS, E. C. P. ; GARCIA, J. C. ; TAVARES, O. G. . I Seminário de Literatura e Meio Digital. 2011. (Outro).

4.
SANTA, E. V.; SANTOS, A. L. ; PRZYBYLSKI, M. ; RODRIGUES, T. R. M. . Introdução à Web Semântica (WS) e ao Processamento Automático de Língua Natural (PLN). 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 3:33:13