Saionara Figueiredo Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1435988679423230
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Pedagogia pela Universidade das Américas e também graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Centec (FATEC - Cariri). Atualmente, trabalha como Professora da área de Tradução, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue). Tem focado seus projetos na área da Educação Bilíngue para Surdos, Tecnologias de Informação e Comunicação para surdos, Análise Crítica do Discurso, Estudos da Tradução/Interpretação das Línguas de Sinais e Estudos de Gênero. Possui certificações da UFSC para interpretar e ministrar aulas focadas na Língua Brasileira de Sinais (ProLibras). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Saionara Figueiredo Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. F.;SANTOS, SAIONARA F.;SANTOS, SAIONARA FIGUEIREDO;FIGUEIREDO, SAIONARA;dos Santos, saionara figueiredo;DOS SANTOS, SAIONARA;SANTOS, SAIONARA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue.
Rua João Bernadino da Rosa
Cidade Universitária Pedra Branca
88137010 - Palhoça, SC - Brasil
Telefone: (48) 33416615
URL da Homepage: http://www.palhoca.ifsc.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Estudos da Tradução.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Viviane Maria Heberle.
2011 - 2013
Mestrado em Educação Ambiental.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: RECURSOS IMAGÉTICOS NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÃO EM UMA PROFESSORA SURDA: UM OLHAR SOBRE PRECONCEITOS E COMUNIDADE SURDA ORIENTADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Susana Ines Molon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Surdez; Imagem; Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2009
Especialização em Saúde Coletiva. (Carga Horária: 420h).
Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Título: PERCEPÇÃO DE RISCOS À SAÚDE COLETIVA E OCUPACIONAL CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
Orientador: Gláucia Maria.
2013 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Saneamento Ambiental.
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Título: O uso do teatro no Ensino de Educação Ambiental para surdos.
Orientador: Raimunda Moreira Franca.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Objetivo - Crato - CE, OBJETIVO, Brasil.
1995 - 2002
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Objetivo - Crato CE, OBJETIVO, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Gênero e Feminismo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
EDUCAÇÃO A DISTANCIA: PRINCIPIOS E ORIENTAÇÕES. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de uso do Moodle para Educação à distância. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2009 - 2009
Pró-Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Pró-Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Análises Microbiológicas de Águas/Efluentes. (Carga horária: 20h).
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atua como docente da área de Tradução.


Escola São Jorge - CAT, CAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Ministro, para duas turmas (A e B) as disciplinas de: Tradução Português-Libras(80h); Psicologia e Ética aplicadas.(40h)


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalho como professora pesquisadora ao lado de uma professora surda, sendo também intérprete da mesma.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhei no PROEJA - Ensino de Jovens e Adultos.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20


Associação Pestalozzi de Barbalha - CE, APB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Colégio Ágape Estudos, CAE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1


Colégio Imaculada Conceição, CIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista - FUNCAP, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológic, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laboratorista, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio monitorado, num Laboratório de Análises Físico- Químicas de Águas e Efluentes.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Clube da Carta: Um incentivo ao aprendizado e à escrita da Língua Portuguesa para surdos usuários da Língua de Sinais
Descrição: O presente projeto de pesquisa consiste em realizar uma experiência piloto da criação do Clube da Carta que atenda inicialmente os alunos surdos (principalmente) que estudam no IFSC ? Palhoça Bilíngue, à princípio, depois, estendendo para os surdos da comunidade externa. Tendo em vista a demanda dos alunos surdos e a dificuldade destes em assimilar e entender as particularidades da língua portuguesa, bem como seus desdobramentos em uma língua de modalidade espaço-visual ? Libras. Considerando que segundo a Lei o10.436/2002 reconhece a Libras como idioma dos surdos, porém, que esta não substitui a Língua Portuguesa, esta também se faz essencial na vida dos surdos que usam a Língua de Sinais. Entretanto, não existe nenhuma metodologia pronta de ensino da Língua Portuguesa para estes surdos, gerando prejuízo ao seu andamento escolar como um todo. A partir de minha pesquisa de mestrado,conheci uma surda que utilizou desta ferramenta ? a carta ? para conhecer outros surdos, entender melhor a noção de espaço geográfico, criar o sentido de pertencimento ao lugar onde mora, além de treinar a escrita e a leitura da Língua Portuguesa. Esses serão os objetivos desse trabalho piloto, numa tentativa de integrar outras instituições parceiras que se dediquem em ajudar os surdos com o português e que se comprometam com o envio das cartas. O uso das cartas se justifica diante da atual impessoalidade dos emails e outras ferramentas tecnológicas, estimulando o uso correto do português, sem distrações do?internetês?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Significados e sentidos produzidos pelas crianças, familiares e professoras sobre as experiências das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos
Descrição: Este estudo configura-se como resultado de várias investigações já realizadas e outras em desenvolvimento, tendo como sujeitos de pesquisa tanto professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em contextos de ensinar e aprender, além dos familiares dessas crianças. Desse modo, situado no campo de intervenção e investigação junto aos professores e crianças em contextos de ensinar e aprender, e também junto aos familiares, tendo como interface as ciências humanas, especialmente as áreas da Psicologia e da Educação. O Ensino Fundamental vem sofrendo inúmeras modificações nos últimos anos, especialmente com a matrícula obrigatória aos seis anos, a ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos e o estabelecimento do Ciclo da Infância, que é formado pelos três primeiros anos do Ensino Fundamental de Nove Anos, e que prevê a progressão dos alunos do 1º ao 3º ano sem retenção. Com o Ciclo da Infância, os debates, os conflitos e as preocupações estão presentes e envolvem todos os sujeitos implicados nesta mudança: professores das turmas, alunos matriculados e familiares das crianças. Portanto, faz-se necessário compreender o processo de alfabetização dos alunos e entender como as crianças estão experimentando e vivenciando esse primeiro ano, do ponto de vista das crianças, dos professores e dos familiares dos alunos. O projeto prevê três eixos de trabalho empírico: 1. trabalho com as crianças das turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos; 2. trabalho com os professores, visando ao aprofundamento dos estudos sobre as crianças, às relações de ensino e às atividades docentes na contemporaneidade; além disso, pretende-se acompanhar a formação continuada dos professores alfabetizadores; 3. trabalho com os familiares, objetivando a compreensão do processo de aprendizado e de desenvolvimento das crianças inseridas nesta proposta pedagógica. Este projeto fundamenta-se nas contribuições da abordagem sócio-histórica e dialoga com os Estudos da Infância, principalmente com as colaborações sobre pesquisa com crianças. Os sujeitos da pesquisa serão crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, os seus familiares e os professores das turmas dos primeiros anos de duas Escolas Municipais do Rio Grande/RS, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande CAIC/FURG e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Martins. A coleta de dados será realizada por meio do registro em diário de campo, filmagens (videografia) e, também, entrevistas realizadas com as crianças, com seus familiares e com os professores participantes do grupo de formação continuada. Será utilizada para a análise dos dados a perspectiva microgenética aliada à análise de conteúdo e ao paradigma indiciário. Pretende-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de alfabetização e do desenvolvimento infantil das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfocando seus processos de alfabetização e letramento e seus processos de constituição por meio das atividades pedagógicas, brincadeiras, jogos, diálogos, imaginação e criação, relações sociais das crianças entre si e das crianças com seus familiares e das crianças com seus professores nos contextos de ensinar e aprender..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Atividade Física Relacionada à Saúde: Desenvolvimento de Multimídia Educacional Bilingue
Descrição: O projeto destina-se a criação de material didático bilíngue, inteiramente na Libras, com legendas em Português, com explicações focadas na área da Educação Física e Saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Saionara Figueiredo Santos - Coordenador / Carmem Cristina Beck - Integrante / Fabiana Bubniak - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Sexualidade e segurança: oficinas e palestras sobre educação sexual para jovens surdos da Grande Florianópolis
Descrição: Este projeto tem como principal objetivo informar adolescentes surdos acerca de questões relacionadas ao sexo em toda sua amplitude. A princípio a equipe irá estudar artigos, livros, reportagens e os sinais em Libras dos temas ?Educação sexual?, ?Educação sexual para surdos? e ?Educação sexual para prevenção de abusos?. Na etapa seguinte, produziremos materiais visuais e escritos, palestras e oficinas. Na etapa final, as oficinas e palestras serão ofertadas em colégios da Grande Florianópolis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Saionara Figueiredo Santos - Coordenador.
2018 - Atual
Empresa Junior de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação para Comunidade Surda e Acessibilidade
Descrição: Em 24 de Abril de 2002, foi sancionada a Lei n°10.436, que reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão no território brasileiro, como também deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais ? Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil (fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm). Desta forma, uma língua demanda tempo até sua difusão nacional e também para sua completa fixação no país, visto isso, apesar de grandes esforços para o conhecimento nacional da Libras, grande parte do público ouvinte desconhece a nossa segunda língua oficial do país, o que dificulta a comunicação entre surdos e ouvintes. O objetivo da empresa júnior proposta é prover um serviço gratuito de interpretação de Libras por meio de um aplicativo móvel próprio, ou embarcado dentro de outras plataformas, para interpretação, que buscará viabilizar uma interação entre surdos e ouvintes. A missão da empresa, se coloca na forma de interligar pessoas, surdos e ouvintes, que necessitem de interpretação de Libras em qualquer momento de seu cotidiano, desde uma consulta ao médico até uma simples compra no supermercado, contando com a ajuda de usuários com conhecimento de Libras que farão interpretação por meio de videochamadas. A empresa surge do desenvolvimento do projeto 'Hands for Us' apresentado no SEPEI2018 no desafio de ideias inovadoras e premiado com o 5° lugar. Esta iniciativa também deu origem ao curso: "Curso de desenvolvimento de aplicativos para smartphones utilizando Apache Cordova" com três edições já realizadas junto a comunidade acadêmica do IFSC e na semana acadêmica do CST em Produção Multimídia. O curso foi realizado como um projeto de extensão seguindo o edital de fluxo continuo do Campus Palhoça 02/2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Saionara Figueiredo Santos - Integrante / bruno panerai velloso - Coordenador.
2017 - Atual
Pró-crep: resgatando trajetórias
Descrição: Recentemente, o IFSC Palhoça Bilíngue tem realizado parcerias com a associação de triagem da praia da Pinheira (Pró-Crep) que envolvem destinação de resíduos e valorização das trabalhadoras por meio de fotografias. Este projeto pretende fazer um resgate da memória da trajetória da Pró ? Crep e seus colaboradores em Palhoça; valorizar os trabalhado dos colaboradores da Pro-Crep por meio das fotografias e de um evento integrado com a comunidade, especialmente as mulheres. Demandas desta envergadura são espaço importantes para o fortalecimento do IFSC junto à comunidade palhocense. A partir de uma exposição com registros fotográficos pretende-se não apenas enaltecer a beleza da mulher que atua na triagem dos resíduos, como também, reforçar junto à comunidade a importância de projetos como da Pro-Crep para o desenvolvimento humano e a transformação social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Edição de Vídeo Básico em Libras e Português
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Arte no muro! Cultura e expressão surda
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Tradução das normas ABNT para Libras - resumo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Instituto Federal de Santa Catarina


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Libras.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Melhor trabalho apresentado na modalidade Artigo Completo - Área: Educação e Ensino, 4 SICT sul (Simpósio de Integração Científica do Sul Catarinense) - IFSC Criciúma.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUBNIAK, F. P.2018BUBNIAK, F. P. ; SANTOS, S. F. . Cineclube Surdo: Expressão estética e política de uma minoria linguística. CAMINHO ABERTO: REVISTA DE EXTENSÃO DO IFSC, v. 4, p. 30, 2018.

2.
SANTOS, S. F.2018SANTOS, S. F.; BUBNIAK, F. P. ; VELLOSO, B. P. . Representações sociais e educa ção ambiental: surdos no filme A gangue. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 35, p. 76-91, 2018.

3.
SANTOS, S. F.2017SANTOS, S. F.; BUBNIAK, F. P. ; SCANDOLARA, D. H. . POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS SURDAS USUÁRIAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DO PERÍODO PREPARATÓRIO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 4, p. 159-174, 2017.

4.
BUBNIAK, Fabiana Paula2017BUBNIAK, Fabiana Paula ; SANTOS, S. F. . O CINEMA PÓS-FONOCÊNTRICO E A SOBREVIVÊNCIA DO GESTO. ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), v. 15, p. 1-10, 2017.

5.
SANTOS, S. F.2016SANTOS, S. F.. TRADUÇÃO COMENTADA DO POEMA ?DEBUSSY?, DE MANUEL BANDEIRA, PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Revista Belas Infiéis, v. 5, p. 73-92, 2016.

6.
SANTOS, SAIONARA FIGUEIREDO2016SANTOS, SAIONARA FIGUEIREDO; MOLON, SUSANA INÊS . PRECONCEITO E BULLYING NA CONSTITUIÃ?Ã?O DE UMA PROFESSORA DE LIBRAS: EXPERIÃ?NCIAS DE UMA SURDA.. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 723, 2016.

7.
SANTOS, SAIONARA F.2014SANTOS, SAIONARA F.; MOLON, SUSANA I. . Comunidade surda e Língua Brasileira de Sinais nos relatos de uma professora surda. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 304-320, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
BUBNIAK, F. P. ; SANTOS, S. F. . Experiências no ensino de produção audiovisual para surdos no Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Santa Catarina. In: Eliane Miranda Araújo; Bernard Arthur Silva da Silva; Jeremis Oliveira Santana. (Org.). Minorias, cultura e educação. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. 1, p. 82-100.

2.
SANTOS, S. F.; BUBNIAK, F. P. . Clube da Carta para alunos surdos: enlaces entre Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. In: Raimundo Expedito dos Santos Sousa. (Org.). LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO PARA (RE)(D)(ESCRE)(VER) O MUNDO GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E PROCESSOS SEMIÓTICOS MULTIMODAIS. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2017, v. , p. 64-81.

3.
SANTOS, S. F.. REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDOS SOBRE IMAGEM E SIGNIFICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS SUJEITOS SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. In: Eliana Bär ; Mara Lúcia Masutti. (Org.). Educação Bilíngue (libras/português): pesquisa e fazer educativo. 1ed.Florianópolis: Publicações do IFSC, 2015, v. , p. 33-48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCANDOLARA, DANIEL ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, LAÍSE ; FIGUEIREDO, SAIONARA . ACCESSIBILITY IN BILINGUAL VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE/PORTUGUESE) THROUGH VISUALITY AND SIGN LANGUAGE. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. p. 6305.

2.
VELLOSO, BRUNO PANERAI ; BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, LAÍSE ; SCANDOLARA, DANIEL ; FIGUEIREDO, SAIONARA . COMMUNITIES OF PRACTICE IN A BRAZILIAN SIGN LANGUAGE GLOSSARY: DESIGN OF AN ONLINE SYSTEM STRONGLY INTEGRATED WITH SOCIAL MEDIA. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. p. 7423.

3.
MORAES, LAÍSE ; SCANDOLARA, DANIEL ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; BUBNIAK, FABIANA ; FIGUEIREDO, SAIONARA . INTERFACE DESIGN AND ACCESSIBILITY. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. p. 7439.

4.
BUBNIAK, FABIANA ; MORAES, LAÍSE ; VELLOSO, BRUNO PANERAI ; SCANDOLARA, DANIEL ; FIGUEIREDO, SAIONARA . FILM PRODUCTION TEACHING METHODOLOGIES FOR THE DEAF: THE PALHOÇA BILINGUAL CAMPUS EXPERIENCE. In: International Technology, Education and Development Conference, 2017, Valencia. p. 2459.

5.
BUBNIAK, FABIANA ; SANTOS, SAIONARA ; VELLOSO, BRUNO ; MORAES, LAÍSE ; KAMINSKI, DOUGLAS . DEAF FILM CLUB: AESTHETICS EXPRESSION AND SUBJECTIVITY IN DEAF FILMS. In: International Technology, Education and Development Conference, 2016, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@2de44a. v. Unico. p. 6760-6767.

6.
VELLOSO, BRUNO ; BUBNIAK, FABIANA ; DOS SANTOS, SAIONARA ; MORAES, LAÍSE ; KAMINSKI, DOUGLAS . DEVELOPMENT OF ATTENTION METRICS AND EVALUATION OF VIRTUAL LEARNING OBJECTS IN A BILINGUAL CONTEXT (BRAZILIAN SIGN LANGUAGE / PORTUGUESE). In: International Technology, Education and Development Conference, 2016, Valencia. org.crossref.xschema._1.Title@75fe6d32. v. Unico. p. 6723-6728.

7.
VELLOSO, B. ; BUBNIAK, F. ; MORAES, L. ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. . LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015., 2015, Madri. INTED2015 Proceedings.. Madrid: IATED, 2015.

8.
VELLOSO, B. ; BUBNIAK, F. ; MORAES, L. ; BECK, C. C. ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. . Processo de Design Instrucional no Desenvolvimento de Objetos de Ensino e Aprendizagem Bilíngues. In: Conahpa, 2015, São Luis - MA. Hipermídia e Interdisciplinaridade na geração de conhecimento, 2015.

9.
BUBNIAK, F. ; SANTOS, SAIONARA F. ; VELLOSO, B. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. . CINECLUBE SURDO1: EXPRESSÃO ESTÉTICA E POLÍTICA DE UMA MINORIA LINGUÍSTICA. In: II Seminário Línguas em contato: Onde estão as fronteiras?, 2015, Pelotas. Anais, 2015.

10.
SANTOS, S. F.; NEVES, B. C. . APRESENTAÇÃO DO PROJETO PILOTO DO CLUBE DA CARTA PARA SURDOS USUÁRIOS DA LIBRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA ? CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE. In: I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia, 2015, Uberlândia. Anais, 2015.

11.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. ; BRUM, L. ; LIMA, P. M. . NOVAS ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO SOBRE MINORIAS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA ? CAMPUS PALHOÇA BILÍNGUE. In: VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015, Rio Grande. Anais, 2015.

12.
SANTOS, S. F.; BUBNIAK, F. ; VELLOSO, B. ; MORAES, L. ; KAMINSKI, D. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FILME A GANGUE : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS SURDOS. In: VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2015, Rio Grande. Anais, 2015.

13.
SANTOS, S. F.. Expointervenção: Da filosofia de Feliz Guatarri à comunicação não verbal e constituiição de emoções de sujeitos surdos. In: EDEA - Encontro e diálogos com a Educação Ambiental, 2013, Rio Grande. V CPEASul ? Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul IV EDEA ? Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2013.

14.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . PERCEPÇÃO DE RISCOS À SAÚDE COLETIVA E OCUPACIONAL DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS. In: SINDEC, 2011, FURG. PERCEPÇÃO DE RISCOS À SAÚDE COLETIVA E OCUPACIONAL DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2011.

15.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE SURDOS: O DESAFIO DA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: 3º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental/ 3ª semana do Meio Ambiente, 2011. IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE SURDOS: O DESAFIO DA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2011.

16.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITICA E SURDEZ: uma proposta de pesquisa.. In: X Seminário de Pesquisa Qualitativa, 2011. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITICA E SURDEZ: UMA PROPOSTA DE PESQUISA., 2011.

17.
SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; SANTOS, S.,B. ; CIPRIANO, S.,A. . Qualidade Microbiológica da água utilizada no abastecimento do sítio Brejo Seco, município de Juazeiro do Norte - CE. In: X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010, Fortaleza. Qualidade Microbiológica da água utilizada no abastecimento do sítio Brejo Seco, município de Juazeiro do Norte - CE, 2010.

18.
SANTOS, J.J.S. ; SANTOS, S. F. ; SANTOS, S.,B. ; CIPRIANO, S.,A. ; ARAUJO, R. S. . Qualidade Microbiológica da água de poços do município de Juazeiro do Norte - CE. In: X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010, Fortaleza. Qualidade Microbiológica da água de poços do município de Juazeiro do Norte - CE, 2010.

19.
SANTOS, S. F.; Alves, S. R. M ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, J.J.S. . Análise Comparativa das águas usadas nos açudes Thomás Osterne e MAnoel Balbino para irrigação.. In: II workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2008, Fortaleza. Análise Comparativa das águas usadas nos açudes Thomás Osterne e MAnoel Balbino, 2008.

20.
Alves, S. R. M ; SANTOS, S. F. ; SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. . Comparação das análises de água para consumo dos açudes Thomas Osterne e Manoel Balbino. In: II workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2008, Fortaleza. Comparação das análises de água para consumo dos açudes Thomas Osterne e Manoel Balbino, 2008.

21.
SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; Alves, S. R. M . Percentuais de Infiltração de Água, em um Solo Caracterizado pela Monocultura de Cana-de-açúcar. In: II workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2008, Fortaleza. Percentuais de Infiltração de Água, em um Solo Caracterizado pela Monocultura de Cana-de-açúcar, 2008.

22.
ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; SANTOS, J.J.S. ; Alves, S. R. M . Estudo da granulometria do solo usado no cultivo de cana-de-açúcar no município de Barbalha-CE. In: II workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, 2008, Fortaleza. Estudo da granulometria do solo usado no cultivo de cana-de-açúcar no município de Barbalha-CE, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BECK, C. C. ; BUBNIAK, F. P. ; SANTOS, S. F. . Atividade física relacionada à saúde: multimídia bilíngue educacional bilíngue. In: Sepei: Seminário de Pesquisa, extensão e inovação do IFSC, 2014, Gaspar -SC. Apresentações e Autores, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELLOSO, B. ; BUBNIAK, F. ; SANTOS, S. F. ; MORAES, L. ; KAMINSKI, D. . LEARNING OBJECTS LABORATORY: THE INSTRUCTIONAL DESIGN PROCESS AS A METHOD TO PRODUCE BILINGUAL LEARNING OBJECTS FOR THE DEAF. In: 9th International Technology, Education and Development Conference, 2015, Madri. INTED2015 Proceedings. Madri: IATED, 2015., 2015, Madri. INTED2015 Proceedings.. Madrid: IATED, 2015.

2.
SANTOS, S. F.; NEVES, B. C. . APONTAMENTOS E RESULTADOS DO CLUBE DA CARTA: RELAÇÕES ENTRE SURDOS USUÁRIOS DE LÍNGUA DE SINAIS E A LÍNGUA PORTUGUESA. In: 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues, 2015, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2015.

3.
BUBNIAK, F. ; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. . EXPRESSÃO ESTÉTICA E SUBJETIVIDADE EM FILMES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO. In: 4º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2015, Campus Santa Rosa do Sul. Anais, 2015.

4.
BRAZ, A. T. M. ; SANTOS, SAIONARA F. . Análise dos processos Tradutórios utilizados por tradutores e intérpretes de Libras em Santa Catarina - Apontamentos Iniciais. In: XXXIV Semana do Tradutor - I Simpósio Internacional de Tradução, 2014, São José do Rio Preto - SP. Programação e Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: Biblioteca do IBILCE, 2014. v. 34.

5.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . Linguagens Constitutivas das subjetividades de Sujeitos surdos. In: Mostra da Produção Universitária - MPU, 2011. Linguagens Constitutivas das subjetividades de Sujeitos surdos, 2011.

6.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . Uso de Exercícios Visuais na Construção de Conceitos de Educação Ambiental para Surdos. In: II Congresso Internacional de Educação Ambiental UAB/UFSM, 2011. Uso de Exercícios Visuais na Construção de Conceitos de Educação Ambiental para Surdos, 2011.

7.
SANCHEZ, K. F ; SANTOS, S. F. . As Relações de Afetividade, Estética e Imaginação na constituição do expectador de audiovisuais. In: II Congresso Internacional de Educação Ambiental UAB/UFSM, 2011. As Relações de Afetividade, Estética e Imaginação na constituição do expectador de audiovisuais, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHMITT, E. ; SCANDOLARA, D. H. ; SANTOS, S. F. . A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM SUJEITOS SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, S. F.; NEVES, B. C. . Apontamentos e resultados do clube da carta: relações entre surdos usuários de língua de sinais e a língua portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, S. F.; NEVES, B. C. . CLUBE DA CARTA: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES NA ESCRITA DE SURDOS USUÁRIOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BUBNIAK, F. ; SANTOS, S. F. ; VELLOSO, B. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. . CINECLUBE SURDO1: EXPRESSÃO ESTÉTICA E POLÍTICA DE UMA MINORIA LINGUÍSTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BUBNIAK, F. ; VELLOSO, B. ; SANTOS, S. F. ; KAMINSKI, D. ; MORAES, L. . EXPRESSÃO ESTÉTICA E SUBJETIVIDADE EM FILMES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, S. F.; TERRA, C. L. ; BRUM, L. . Curso PréProlibras: Relato de uma experiência na cidade de Rio Grande - RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SANTOS, S. F.. Clube da Carta: Apontamentos iniciais sobre este inceitivo ao aprendizado e à escrita da língua portuguesa para surdos usuários da Língua de Sinais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITICA E SURDEZ: uma proposta de pesquisa.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE SURDOS: O DESAFIO DA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . PERCEPÇÃO DE RISCOS À SAÚDE COLETIVA E OCUPACIONAL DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANCHEZ, K. F ; SANTOS, S. F. . AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE, ESTÉTICA E IMAGINAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DO EXPECTADOR DE AUDIOVISUAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . USO DE EXERCÍCIOS VISUAIS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SURDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, S. F.. Impactos Ambientais no Rio Jaguaribe causados pela Expansão Urbana da Cidade de Iguatu - CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SANTOS, S. F.. Qualidade da água de Juazeiro do Norte - CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
SANTOS, S. F.; MOLON, S. I. . Linguagens Constitutivas das subjetividades de Sujeitos surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, S. F.; SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. . Qualidade da água de Juazeiro do Norte/CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; CIPRIANO, S.,A. ; SANTOS, S.,B. . Qualidade Microbiológica da água utilizada no abastecimento do sítio Brejo Seco, município de Juazeiro do Norte - CE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; CIPRIANO, S.,A. ; SANTOS, S.,B. . Qualidade Microbiológica da água de poços do município de Juazeiro do Norte - CE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; SILVA, E. M. . Mineração e Impactos Ambientais: O caso de Santana do Cariri e Nova Olinda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ARAUJO, R. S. ; Alves, S. R. M ; SANTOS, J.J.S. ; SANTOS, S. F. . Análise Comparativa das águas usadas nos açudes Thomás Osterne e MAnoel Balbino para irrigação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. ; SANTOS, S. F. ; Alves, S. R. M . Percentuais de Infiltração de água em um solo caracterizado pela monocultura de cana-de-açúcar'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ARAUJO, R. S. ; SANTOS, J.J.S. ; SANTOS, S. F. ; SAVILLA, . Estudo da granulometria do solo usado no cultivo de cana-de-açucar no municíio de Barbalha - CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
Alves, S. R. M ; SANTOS, S. F. ; SANTOS, J.J.S. ; ARAUJO, R. S. . Comparação das análises de água para consumo dos açudes Thomas Osterne e Manoel Balbino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, S. F.. Vídeos e Apontamentos para o Curso Técnico em Tradução e Interpretação da Língua de SInais - CAT 2013 (Material Didático em DVD).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, S. F.. Horta em Garrafa PET para surdos e ouvintes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, S. F.; NICOLOSO, S. ; PATERNO, U. ; FELICIO, M. D. . GT - Pós Graduação em Tradução. 2014. (Grupo de Trabalho).

3.
SANTOS, S. F.. Comissão Responsável pelo Programa IFSC Sustentável. 2014. (Comissão).

4.
PATERNO, U. ; FELICIO, M. D. ; SANTOS, S. F. ; NICOLOSO, S. . Reestruturação do Curso Técnico de Tradução e Interpretação. 2014. (Grupo de Trabalho).

5.
SANTOS, S. F.. Material didático em CD e DVD. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático digital).

6.
SANTOS, S. F.. Vídeos para o site da instituição IFSC campus palhoça Bilíngue. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videos Instituicionais).

7.
SANTOS, S. F.. Pós- Especialização em Tradução (EAD). 2013. (Grupo de Trabalho).

8.
SANTOS, S. F.; VIDAL, P. M. ; NERI, B. E. A. . Portaria Nº 039/2013/ CPB. 2013. (Composição de comissão Eleitoral).

9.
SANTOS, S. F.. Site da Instituição. 2013. (Grupo de Trabalho).

10.
SANTOS, S. F.; TERRA, C. L. ; BRUM, L. . Curso Básico de LIBRAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, S. F.; TERRA, C. L. ; BRUM, L. . Curso Básico de LIBRAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TERRA, C. L. ; BRUM, L. ; SANTOS, S. F. . PRE-Prolibras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SANTOS, S. F.; TERRA, C. L. ; BRUM, L. . Formação Básica em Lingua de Sinais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SANTOS, S. F.; TERRA, C. L. . Curso Básico de Libras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
FRANCO, M. A. ; SANTOS, S. F. . Pedagogia - LIBRAS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeos para a disciplina de LIBRAS do curso de PEDAGOGIA).

16.
SANTOS, S. F.. Minicurso de Libras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
SANTOS, S. F.. Libras - Nível 1. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
SANTOS, S. F.. Libras. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
SANTOS, S. F.. Libras - Nível 2. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LIMA, J. N. ; SANTOS, S. F. . Pernamcubanos. 2013. Pintura.

2.
SANTOS, S. F.; LIMA . Your time, your choices. 2012. Desenho.

3.
LIMA, J. ; SANTOS, S. F. . Wish to stay. 2012. Desenho.

4.
LIMA, J. ; SANTOS, S. F. . Non Dux. 2012. Desenho.

5.
KARG, P. ; KARG, D. ; SANTOS, S. F. . Marés. 2011. Fotografia.

6.
SANTOS, S. F.. Expressões. 2011. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTOS, S. F.. EDUato. 2008 (Educação Ambiental para surdos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
VELLOSO, B. P.; RUPOLO, E. L.; SANTOS, S. F.. Participação em banca de Keila Aparecida dos Santos. TICs: Possíveis estratégias de adaptação curricular para alunos surdos no ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
LIMA, S.; SANTOS, S. F.; NEVES, B. C.. Participação em banca de Dilcéia Goulart. A relação surdo-família ouvinte e seus desdobramentos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
PATERNO, U.; FELICIO, M. D.; SANTOS, S. F.. Participação em banca de Victor Hugo Sepulveda da Costa. Interpretação simultânea de Libras: Um estudo de prática de reformulação intralingual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina.

4.
SANTOS, S. F.; BECK, C. C.. Participação em banca de Grasiele de Freitas Albino. O papel do intérprete de Libras nos contextos apontados como bilíngues. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina.

5.
SANTOS, S. F.; BECK, C. C.. Participação em banca de Maria da Graça Bittencourt. A percepção da mulher surda em relação ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV) em Florianópolis/SC. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
SANTOS, S. F.; NICOLOSO, S.; MORAIS, C. D.. Participação em banca de Saulo Zulmar Vieira. A atuação dos movimentos surdos por uma educação bilíngue para surdos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina.

7.
SANTOS, S. F.; MORAIS, C. D.; NICOLOSO, S.. Participação em banca de Saulo Zulmar Vieira. Educação Bilíngue: alguns apontamentos bibliográficos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA JUNIOR, J. E. G.; SANTOS, S. F.. Participação em banca de Jaquelma Teles Pereira Santos.Ditos Populares na Língua Portuguesa e suas possibilidades tradutórias para a Língua de Sinais Brasileira (LSB). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BAA, E. C.; NICOLOSO, S.; SANTOS, S. F.. Seleção para Professor Substituto. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
SANTOS, S. F.. Avaliador de Trabalhos do 3º EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2011. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental/ 3ª semana do Meio Ambiente.IMPLICAÇÕES LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE SURDOS: O DESAFIO DA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2011. (Outra).

2.
II Congresso Internacional de Educação Ambiental UAB/UFSM. Uso de Exercícios Visuais na Construção de Conceitos de Educação Ambiental para Surdos. 2011. (Congresso).

3.
Mostra da Produção Universitária - MPU.Linguagens Constitutivas das subjetividades de Sujeitos surdos. 2011. (Outra).

4.
VI Seminário Municipal do Meio Ambiente, "Educação Ambiental: Trabalhando saberes para a sustentabilidade. 2011. (Seminário).

5.
XIV Encontro da Rede Luso Brasileira de Estudos Ambientais.Impactos Ambientais no Rio Jaguaribe causados pela Expansão Urbana da Cidade de Iguatu - CE. 2011. (Encontro).

6.
X Seminário de Pesquisa Qualitativa.EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRITICA E SURDEZ: UMA PROPOSTA DE PESQUISA.. 2011. (Seminário).

7.
Encontros Universitários 2010.Mineração e Impactos Ambientais: O caso de Santana do Cariri e Nova Olinda. 2010. (Outra).

8.
X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Qualidade Microbiológica da água de poços do município de Juazeiro do Norte - CE. 2010. (Simpósio).

9.
Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação.Análise Comparativa das águas usadas nos açudes Thomás Osterne e MAnoel Balbino para irrigação.. 2008. (Outra).

10.
Atuação dos Orgãos Ambientais da Região do Cariri na Proteção dos Recursos Naturais. 2006. (Outra).

11.
I Encontro da Engenharia Civil e da Produção na Região do Cariri. 2006. (Encontro).

12.
II Congresso de Tecnologia e Inovação de Sobral - II SOBRALTEC. 2006. (Congresso).

13.
Semana NAcional de Ciência e Tecnologia. 2006. (Outra).

14.
V Fórum Ambiental. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. F.. IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2012. (Outro).

2.
SANTOS, S. F.. V  Colóquio  de  Pesquisadores  em  Educação  Ambiental  da  Região  Sul. 2012. (Outro).

3.
SANTOS, S. F.. IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2012. (Congresso).

4.
CAPORLINGUA, V. H. ; SANTOS, S. F. ; SCHMIDT, E. B. ; SANCHEZ, K. F ; PIEPER, D.S. ; PACHECO, G. ; NEGALHO, R. ; MENEZES, S. ; MARTINS, D. ; LOPEZ, J. G. ; DUTRA, L. F. ; DUARTE, K. S. ; DIAS, R. S. ; CABRAL, R. T. ; AZEVEDO, C.T. ; SILVA FILHO, C. B. ; CIPRIANO, S.,A. ; KARPINSKI, L. ; MENEZES, A. ; SANTOS, T. F. . III Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2011. (Outro).

5.
SANTOS, S. F.. III EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dilcéia Goulart. A relação surdo-família ouvinte e seus desdobramentos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

2.
Grasiele de Freitas Albino. O papel do intérprete de lIbras nos contextos apontados como bilíngues. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

3.
Saulo Zulmar Vieira. A atuação dos movimentos surdos por uma educação bilíngue para surdos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Aline Zielinsky Wartner. Disseminando a Língua Brasileira de Sinais: Capacitação para servidores do IFRS - câmpus Rio Grande. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação da Libras) - Escola São Jorge. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

2.
Janize Silva. ASPIRAÇÕES FUTURAS DE UM POVO EM ASCENSÃO. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS) - Escola São Jorge - CAT. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

3.
Kati Aikin. ÉTICA E CONFIANÇA NO TRABALHO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DA LÍNGUA DE SINAIS. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS) - Escola São Jorge - CAT. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

4.
Lucas de Almeida Soares. O Tradutor e Intérprete de Libras: Experiências narradas no Estado do Rio Grande do Sul. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS) - Escola São Jorge - CAT. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

5.
Neiva Oliveira Furtado Nunes. ESCOLA REGULAR: DISCUTINDO A ACESSIBILIDADE DO SURDO EM CLASSES REGULARES. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS) - Escola São Jorge - CAT. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

6.
Lucélia Schneider de Quadros. A DESCOBERTA, A CAUSA E A CONSEQUÊNCIA DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA.. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS) - Escola São Jorge - CAT. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

7.
Egmar Rodrigo Valadão Rodrigues. Vivências de um professor de Matemática com alunos Surdos na cidade de Rio Grande/RS. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação da Libras) - Escola São Jorge. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.

8.
Caroline da Silva Bueno. A NECESSIDADE DE REVEZAMENTO DO INTERPRETE EDUCACIONAL. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS) - Escola São Jorge - CAT. Orientador: Saionara Figueiredo Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. F.. III EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2011. (Congresso).

2.
SANTOS, S. F.. IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


1. Foi bolsista REUNI de abril-2011 até março-2012 e bolsista CAPES de março-2012 até fevereiro-2013.
2. Foi aprovada no concurso para a Área/Subárea: Libras, no Edital 046/2012-CPCP-FB ? Professor do Magistério Superior ? Classe Auxiliar, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Francisco Beltrão - PR.
3. Foi aprovada no concurso para Tradutor e intérprete de Libras, no EDITAL N. 017/2013-PROGEP, na Universidade Federal de Santa Maria.
4. Foi aprovada no concurso para a Área/Subárea: Libras, no Edital 03/2013 - para Docência, no cargo deTRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Palhoça-Bilíngue.
5. Foi aprovada no concurso para Tradutor e intérprete de Libras, no EDITAL N. 065/2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
6. Foi aprovada no concurso para Tradutor e intérprete de Libras, no EDITAL CGIC Nº 059/2013, na Universidade Federal de Pelotas - RS.
7. Foi aprovada no concurso para Docente na área de Tradução, no EDITAL 03/2013, no Instituto Federal de Santa Catarina - SC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 6:31:52