Ana Paula Boaventura Mota de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6247372425254834
  • Última atualização do currículo em 13/02/2019


Mestranda em Arte pela UNESPPossui graduação em Educação Artística - Artes Plásticas - Faculdades Integradas Teresa D'Avila (1999), é Pós-Graduada em Teoria e Prática das Artes Contemporâneas pela mesma instituição (2003). É pedagoga. Possui MBA em Gestão da Educação pela UFF RJ. Atualmente é professora de Arte do Ensino Fundamental e Médio no SESI Lorena, ministra aulas na ESC, Escola Superior de Cruzeiro e é professora efetiva da SEE- SP de Arte, atualmente locada na EE Profº Hildebrando Martins Sodero, em Silveiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Boaventura Mota de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, A. P. B. M.

Endereço


Endereço Profissional
ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO.
Rua José Rodrigues Alves Sobrinho, 191
Centro
12710410 - Cruzeiro, SP - Brasil
Telefone: (12) 31441865
URL da Homepage: http://www.esefic.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Mestrado em Arte.
Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita F, UNESP, Brasil.
Título: Entre o local e o global: percepções e leituras de produções artísticas locais e a arte dos museus pelos estudantes da "EE Prof. Hidelbrando Martins Sodero.", Ano de Obtenção: .
Orientador: Sidney Peterson Silva.
Palavras-chave: Arte na contemporaneidade; Leitura de imagens; Artesanato.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2017
Especialização em Gestão em Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: GESTÃO DE SALA DE AULA.
Orientador: Fávio Toda.
2002 - 2003
Especialização em Teoria e Prática das Artes Contemporâneas. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Título: Cultivando olhares sensíveis.
Orientador: Anamélia Bueno Buoro.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1996 - 1999
Graduação em Educação Artística - Artes Pláasticas.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.




Formação Complementar


2007
Pedagogia. (Carga horária: 1000h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2018 - 2018
Edição de vídeo. (Carga horária: 45h).
Canal Futura, CN, Brasil.
2014 - 2014
XXXI Bienal. (Carga horária: 2h).
Bienal (SP), BIENAL, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos Históricos e metodológicos do ensino d. (Carga horária: 105h).
Universidade de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Arte, experiência e educação, cartografias de si. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicação e Artes, ECA USP, Brasil.
2013 - 2013
Questões da Imagem II. (Carga horária: 105h).
Escola de Comunicação e Artes, ECA USP, Brasil.
2013 - 2013
Questões da Imagem II. (Carga horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Literatura, Arte e Educação. (Carga horária: 30h).
Escola de Comunicação e Artes, ECA USP, Brasil.
2012 - 2012
Encontros com a Arte. (Carga horária: 8h).
Museu de Arte Moderna (SP), MAM, Brasil.
2012 - 2012
Visita exclusiva para professores. (Carga horária: 2h).
Bienal (SP), BIENAL, Brasil.


Atuação Profissional



EE João Bastos Soares, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Arte, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Ensino Fundamental e, Carga horária: 40


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
A instituição oferece formação continuada aos professores. Trabalho com aula de Arte no ensino Fundamental II e Ensino Médio, enfocando as quatro linguagens da arte (Artes Visuais, Dança, Teatro e Música) Carga horária de 16 aulas semanais

Atividades

09/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte

ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO, ESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Ministrando aulas de Conteúdos de Arte e Metodologia do Ensino de Arte. Gestão e coordenação do trabalho pedagógico na educação infantil e ensino fundamental Teoria e Metodologia da Alfabetização Organização e Dinâmica do Ensino Fundamental

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Arte
Conteúdos de Arte

EE Valmar Lourenço Santiago, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
20 aluas semanais

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Instituto Salesiano, Enquadramento Funcional: Professora de Arte, Carga horária: 14

Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Colégio Orbe, Enquadramento Funcional: Professora de Arte, Carga horária: 12

Atividades

02/2008 - 02/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte

Prefeitura Municipal de Cruzeiro, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 21


EE Profº Hildebrando Martins Sodero, EEPHMS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14
Outras informações
Prof. de Arte



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, A. P. B. M.2013LIMA, A. P. B. M.. Conhecendo imagens, sistematizando em palavras. Revista ciclos, v. 1, p. 127-142, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. P. B. M.. Pensar no ensino de Arte na contemporaneidade exige reflexão sobre a avaliação da aprendizagem. In: X Simpósio de Arte-Educação, 2013, Guarapuava -PR. ISSN: v. 2, n. 1, 2013. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. P. B. M.. Lendo para crianças da educação infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, A. P. B. M.. Ser professor de Arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, A. P. B. M.. A importância do ato ode desenhar para o desenvolvimento infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, A. P. B. M.. Do teatro ao cinema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, A. P. B. M.. Curadores do Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LIMA, A. P. B. M.. Conhecendo imagens, sistematizando em palavras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LIMA, A. P. B. M.. Pensar no ensino de arte na contemporaneidade exige reflexão sobre avaliação da aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, A. P. B. M.. Curadores do futuro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LIMA, A. P. B. M.. A influência da matriz cultural brasileira na arte de Noel Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. P. B. M.; Puppo, G . Folclorismo:críticas das representações históricas do folclorismo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Puppo, G ; LIMA, A. P. B. M. . Folclore: crítica das representações históricas do folclorismo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, A. P. B. M.. A magia de contar histórias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, A. P. B. M.. Atividades Artísticas na Escola da Fámília. 2004. .

3.
LIMA, A. P. B. M.. "Expressão". 1999. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, A. P. B. M.; Bueno, A. V.; Avelar, Marcela. Participação em banca de Maise de Souza Fernandes; Pamila de Cássia de Souza Pereira;.A importância do brincar na alfabetização: visão dos professores de educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".

2.
LIMA, A. P. B. M.; Bueno, A. V.; Avelar, Marcela. Participação em banca de Daniele Cristina Silvano; Sonia M. de Araújo; Tania A. Migue.O desenvolvimento da oralidade na Educação Infantil: contribuição da música. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".

3.
LIMA, A. P. B. M.; Avelar, Marcela. Participação em banca de Kátia Cristina Ribeiro Prudêncio.A influência da dança no Ensino Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".

4.
LIMA, A. P. B. M.. Participação em banca de Flordelis Esvael Rodrigues e Luciana da Silva Craveiro.Formação de professores: dificuldades encontradas pelos docentes em inicio de carreira na rede municipal de Cruzeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".

5.
LIMA, A. P. B. M.. Participação em banca de Rosilene Tarife Mariano Pinto.Dislexia: o diagnóstico inicial do pedagodo e sua importância para a inclusão do aluno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".

6.
LIMA, A. P. B. M.. Participação em banca de Maria Helena de Resende Silva.Computador: grande aliado no aprendizado da pessoa com paralisia cerebral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".

7.
LIMA, A. P. B. M.. Participação em banca de Carla e Crislélia.A influência da linguagem da internet na modalidade escrita dos alunos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes".




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Saber em Ação. 2015. (Congresso).

2.
Saber em Ação. 2014. (Congresso).

3.
Congresso ICLOC Práticas na sala de aula. 2013. (Congresso).

4.
Saber em Ação. Curadores do futuro. 2012. (Congresso).

5.
Saber em Ação. A influência da matriz cultural brasileira na arte de Noel Rosa. 2011. (Congresso).

6.
Congresso Salesiano de Educação. 2003. (Congresso).

7.
Congresso Salesiano de Educação. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, A. P. B. M.; LIMONGI, A. N. . IV Jornada ESC de Iniciação Científica. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CAROLINA FERNANDA SALVADOR RAFAELA HELENA DA SILVA RIBEIRO. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

2.
Érica Generoso Dias. O IMPACTO DO PROJETO SOCIAL NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

3.
GLAUCE AIDA BRAGA LOPES MARIA AUXILIADORA DE MATOS ROSELI FE. A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO DO DESENHO COMO REPRESENTAÇÃO DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

4.
Lúcia Carla de Souza Silva. A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes". Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

5.
ELISA MARA PIRES DE CARVALHO GLAUCIANY DE CARVALHO PEREIRA. O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I VERSUS PERCEPÇÃO DOCENTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

6.
Ana Paula Boaventura Mota de Lima. A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes". Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

7.
Joana D'Arc Eleutério. Estimulação Motora em crianças de 0 a 3 anos na creche. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Cruzeiro "Prefeito Amilton Vieira Mendes". Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

8.
Juliana Alcione Perroni. A contribuição do contrato pedagógico para reduzir a indisciplina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

9.
Beatriz da Silva Jesus e Érika Cristine Carvalho Batista. Computador: um recurso apropriado para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno da EJA nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.

10.
Aline Siqueira Santos Barros; Daniela Cristina Fernandes;. O desenho utilizado como ferramenta no ensino e aprendizagem de alunos da Educação Infantil de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cruzeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO. Orientador: Ana Paula Boaventura Mota de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. P. B. M.. Curadores do Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LIMA, A. P. B. M.. Conhecendo imagens, sistematizando em palavras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, A. P. B. M.. Pensar no ensino de arte na contemporaneidade exige reflexão sobre avaliação da aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, A. P. B. M.. Ser professor de Arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LIMA, A. P. B. M.. A importância do ato ode desenhar para o desenvolvimento infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, A. P. B. M.; Puppo, G . Folclorismo:críticas das representações históricas do folclorismo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, A. P. B. M.; LIMONGI, A. N. . IV Jornada ESC de Iniciação Científica. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Ilustração de capa de livros. Título: Ensaios III e Ensaios IV. Rede salesiana de ensino.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 14:43:24