Érika de Paula Lins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6168098191949272
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Pedagoga, mestre em educação pela PUC-Rio, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e em Psicopedagogia e Orientação Educacional (UFRRJ). Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de Cabo Frio desde 2006, atua há onze anos como professora horista na Universidade Estácio de Sá em Cabo Frio, no curso de Pedagogia e trabalha há onze anos como tutora à distância pelo CEDERJ/UAB. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érika de Paula Lins
Nome em citações bibliográficas
LINS, É. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Tutor, professor ou suporte virtual? Um estudo sobre identidade profissional em construção no contexto da EaD.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Gilda Helena Bernardino de Campos.
2009 - 2011
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 720h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Análise de Elementos do Design Instrucional de Materiais Didáticos Impressos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ.
Orientador: Prof. Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos - UFRJ.
2005 - 2006
Especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Aprender a ler e a escrever: dialógos entre família e escola..
Orientador: Profª SILVIA MARIA MELO GONÇALVES - UFRRJ.
2005 - 2005
Aperfeiçoamento em Promoção da Saúde na Escola. (Carga Horária: 180h).
Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP - FIOCRUZ, Brasil.
Título: AVALIANDO A INTERFACE ENTRE LAZER E QUALIDADE DE VIDA EM SÃO GONÇALO. Ano de finalização: 2005.
Orientador: Maria De Fátima Lobato Tavares.
2001 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2011 - 2011
Construção da sala de aula na plataforma Moodle/Ce.
Fundação Cecier Consórcio Cederj, CEDERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 12

Atividades

2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Antropológicos e Sociologia da Educação
Currículo
Educação de jovens e Adultos
Estágio Supervisionado em docência na Educação Infantil
Estágio Supervisionado em docência no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado em Gestão Esciola-Empresa
Filosofia da Educação
Filosofia da Educação Brasileira
História da Educação
Informática aplicada a Educação
Orientação Educacional
Planejamento Educacional
Sociologia da Educação
Didática

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Bolsista concursada, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Cederj - Universidade Aberta do Brasil

Atividades

08/2006 - Atual
Ensino, Cursos de Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação III e IV
História da Educação
Sociologia da Educação

Prefeitura Municipal de Cabo Frio, PMCF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 16

Atividades

2006 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, .

Serviço realizado
Serviço técnico especializado em Orientação Educacional na E.M Prof. Zélio Jotha.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LINS, É. P.. TUTOR, PROFESSOR OU SUPORTE VIRTUAL? UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL EM CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Orientação Educacional de Cabo Frio."Por uma cultura de paz: repensando as relações na escola".. 2011. (Encontro).

2.
I Semana de Pedagogia e Letras da UNESA: Educação, Escola e Práticas Educativas.Trajetória Acadêmica e Inserção no Mercado de Trabalho. 2009. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Neirilane Rocha dos Santos. Trabalho Docente versus Educação Especial: Saberes Necessários. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

2.
Luana Macedo de Souza. A Infância Conrtemporânea Norteada Pela Influência da Televisão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

3.
Patrícia Santos Neves. Família e Escola: Uma Parceria Que Dá Certo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

4.
Giliany Mendonça Barreto. A atuação do pedagogo baseada nos conceitos das múltiplas inteligências. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

5.
Adriana Almeida Pestana. A importância da familia no processo escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

6.
Enisete Andrade dos Santos Silva. Brincar na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

7.
Juliana Pereira Terra de Castroi. Avaliação na Educação Infantil: Uma prática desafiadora. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.

8.
Claudia Clare. Educação a distancia via internet.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Érika de Paula Lins.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:07:44