Edson Rossi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3350032973604865
  • Última atualização do currículo em 14/02/2018


Possui graduação em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1987), mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e máster em Jornalismo pelo Instituto de Ciências Sociais em parceria com a Universidade de Navarra/Espanha (2003). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, imagem, narrativas, novas mídias, webjornalismo e digital out of home. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edson Rossi
Nome em citações bibliográficas
ROSSI, E.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Instituto de Artes e Comunicações.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC - Dom Pedro I)
Parque das Universidades
13086900 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (11) 33437000
Ramal: 7000
URL da Homepage: www.puc-campinas.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Comunicação.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Título: Novas Fronteiras do Jornalismo Digital - A Elemidia e o Universo das Micronarrativas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Dulcília Schroeder Buitoni.
Palavras-chave: Novas mídias; Webjornalismo; Digital out of home; Micronarrativas; Imagem; Elemidia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
1983 - 1987
Graduação em jornalismo.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
MBA em Curso de Gestão Abril. (Carga Horária: 180h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Palavras-chave: mba; Varejo; Revistas; Marketing; Ponto de venda.
2003 - 2003
Extensão universitária em Master em Jornalismo para Editores. (Carga horária: 358h).
Instituto Internacional de Ciências Sociais, IICS/CEU, Brasil.
2000 - 2000
MBA em Curso de Gestão Abril. (Carga Horária: 160h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Bolsista do(a): Editora Abril SA, ABRIL, Brasil.
Palavras-chave: mba.
1999 - 1999
Curso de Ciências Políticas para Jornalistas. (Carga horária: 18h).
Instituto de Formação do Jornalista, SJPESP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Mestrado Profissional em Jornalismo

Vínculo institucional

2002 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação


Istituto Europeo Di Design, IED*, Itália.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Micronarrativas e narrativas fragmentadas: jornalismo, linguagens e tecnologia
Descrição: Narrativas fragmentadas, típicas da contemporaneidade, têm exigido de forma ascendente um novo repertório conceitual e de abordagens por parte da comunicação jornalística. Nesse universo, as narrativas sempre se comportaram como nucleares para a construção de identidade. É por meio das narrativas que se distinguem os diferentes jornalismos praticados em três esferas decisivas: a esfera da plataforma, a esfera do tema (também conhecido por editoria) e a esfera do público. Assim, na primeira dessas esferas (a da plataforma) é a narrativa que dará contornos para que o texto em rádio seja distinto do texto em revista que, por sua vez, se distingue do texto televisivo e assim sucessivamente; a segunda esfera é a construção de identidade por campo temático, o que leva o texto em esportes a ter características específicas em relação ao texto em economia, que traz peculiaridades em relação ao texto de política...; a terceira esfera é a esfera da construção de identidade por público, em que o exemplo pode ser um texto de cultura sobre o mercado de cinema: ele será elaborado de determinada forma para faixas etárias distintas, ou para grupos sociais diferentes. O universo digital transformou essa dimensão nuclear das narrativas e ampliou suas aplicações. A proposta de projeto é elencar e estudar os recentes modelos narrativos jornalísticos, em especial os formatos fragmentados contemporâneos, os quais se pode chamar de micronarrativas. Não se trata, a priori e apenas, de textos menores ou curtos. Trata-se de como contar histórias em diferentes plataformas de diferentes maneiras e de forma que o jornalismo seja consumido em múltiplos ambientes. Metodologia de pesquisa Pode-se situar a metodologia em dois âmbitos. Num primeiro momento identificando novos modelos narrativos jornalísticos. Num segundo, identificando o cruzamento de linguagens que sempre se comportaram de forma estanque encontrando uma espécie de modelo comum. A busca por padrões se dará em dois campos: analisando por fontes de informação num mesmo canal de distribuição (narrativas de diferentes veículos impressos, por exemplo, sobre um tema determinado); e analisando por canais de distribuição de uma mesma fonte (como determinado tema é tratado por um grupo de comunicação em seus diversos canais de distribuição). Em função de as micronarrativas e narrativas fragmentadas alcançarem, nos modelos atuais, múltiplas funções também se buscará a identificação e o mapeamento de novas linguagens e modelos narrativos, típicos do mundo digital, como o uso intensivo crescente de vídeos e infografias, sempre levando em consideração seu caráter fragmentado, tanto em espaço quanto tempo. Resultados esperados Mapear esse novo modus operandi narrativo, formado de micronarrativas, narrativas fragmentadas, convergências narrativas e narrativas conhecidas como 360 Graus (ou multimídia), entre inúmeras outras denominações, será determinante para se enxergar e estudar o novo modelo de distribuição de notícias e propagação de informação, em que players tradicionais mudam de escopo ou mesmo perdem espaço junto a novos players. As dimensões de atuação do mercado de jornalismo estão diretamente vinculadas aos modelos micronarrativos e de narrativas fragmentadas adotados. A identificação de padrões deve ajudar na concepção e na análise de modelos recorrentes, de modo que a qualidade do conteúdo possa ser debatida, questionada, elencada. Além disso, se pode supor que pesquisas nesse campo colaborem para a formação de um novo repertório profissional na comunicação e, em particular, no jornalismo. Espera-se, por fim, que o estudo do jornalismo pelo recorte das micronarrativas amplie as discussões relacionados ao futuro da distribuição de informação, provavelmente o tema mais contundente e urgente da comunicação contemporânea. Relevância para a área e pertinência à linha de pesquisa Sendo tema nuclear ao jo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Coevo. Revista Digital
2011 - 2015
Periódico: Rede Elemídia
2010 - 2010
Periódico: Revista Riders Brasil
2008 - 2010
Periódico: Terra Networks Brasil
2008 - 2008
Periódico: Revista Fut
1999 - 2008
Periódico: Editora Abril III
1997 - 1999
Periódico: Editora Abril II
1993 - 1994
Periódico: DCI Diário Comércio & Indústria
1990 - 1997
Periódico: Diário do Grande ABC
1988 - 1990
Periódico: Editora Abril I


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Finalista de autor de capa de revista, Edit. Abril (Prêmio Abril de Jornalismo).
2007
Finalista de autor de capa de revista, Edit. Abril (Prêmio Abril de Jornalismo).
2005
Revista do Ano, Edit. Abril (Prêmio Abril de Jornalismo).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CIOCCARI, D. O.2016CIOCCARI, D. O. ; ROSSI, E. . Imagem e Poder na campanha eleitoral 2016: uma análise da disputa pela prefeitura em São Paulo e Porto Alegre. P@rtes (São Paulo), v. 1, p. 10, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSSI, E.. Novas fronteiras do jornalismo digital: a Elemidia e o universo das micronarrativas. In: I. Buitoni, Dulcilia Schroeder II. Menezes, José Eugenio de O.. (Org.). Comunicação. Processos e produtos. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2014, v. 1, p. 151-158.

2.
ROSSI, E.. Digital out of home: as micronarrativas e o nascimento do bitjornalismo. In: Dimas A. Künsch, Simonetta Persichet. (Org.). Comunicação: entretenimento e imagem. 1ed.São Paulo: Plêiade, 2013, v. 1, p. 187-204.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSSI, E.. Com boom no uso do celular, vídeo na vertical muda o paradigma de filmagem. Folha de S.Paulo (Ilustríssima), São Paulo (SP), p. 6 - 6, 10 set. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CIOCCARI, D. O. ; ROSSI, E. . A queda: os últimos meses de Dilma Rousseff pelas páginas do jornal Folha de S. Paulo. In: IV Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo, 2016, São Paulo. IV Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo, 2016. v. 4. p. 35.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSSI, E.. Segmentação de conteúdo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSSI, E.. Novas fronteiras narrativas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSSI, E.. Jornalismo em permanente movimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROSSI, E.. Quando a cidade fala: fragmentos narrativos contemporâneos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ROSSI, E.. Redes sociais: ferramenta para interação no processo ensino-aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSSI, E.. Inovação e as novas fronteiras do conteúdo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROSSI, E.. Conteúdo como posicionamento de marketing no mercado digital out oh home. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROSSI, E.. Case Elemidia: micronarrativas e novos formatos de conteúdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROSSI, E.. Case Elemidia: micronarrativas e novos formatos de conteúdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CIOCCARI, D. O. ; ROSSI, E. . CPI: Comunicação, Política e Imagem (edição). Amazon (eBook Kindle), 2016 (Edição de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROSSI, E.. Consultoria de Conteúdo Digital. 2017.

2.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa Braskem. 2017.

3.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa Zurich Seguros. 2017.

4.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa UOL. 2017.

5.
ROSSI, E.. Consultoria de Conteúdo Digital. 2016.

6.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV digital out of home Itaú. 2016.

7.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa Alstom. 2016.

8.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa Novartis. 2016.

9.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa Odebrecht. 2016.

10.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa Syngenta. 2016.

11.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV digital out of home Santander. 2016.

12.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV Corporativa AXA Seguros. 2016.

13.
ROSSI, E.. Criação e Desenvolvimento. Canal TV digital out of home Lojas Americanas. 2016.

Programas de computador sem registro
1.
CADENA, R. C. . Publicador de Notícias da Rede Elemidia. 2011.

2.
ROSSI, E.. Coleção História da Arte. 1997.

Processos ou técnicas
1.
ROSSI, E.. Novo modelo de veiculação de noticias no segmento digital out of home. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
ROSSI, E.. Votorantim. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

2.
ROSSI, E.. Visa. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

3.
ROSSI, E.. UOL. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

4.
ROSSI, E.. Universidade São Judas. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2017.

5.
ROSSI, E.. Unimed São Paulo. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

6.
ROSSI, E.. Unilever. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

7.
ROSSI, E.. Telefônica. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

8.
ROSSI, E.. Tozzini, Freire, Teixeira. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

9.
ROSSI, E.. Sicredi. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

10.
ROSSI, E.. Syngenta. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

11.
ROSSI, E.. Scopus. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

12.
ROSSI, E.. Sem Parar. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

13.
ROSSI, E.. SAP. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

14.
ROSSI, E.. Santander. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação da agência digital | DS (Digital Signage). 2017.

15.
ROSSI, E.. RiHappy. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

16.
ROSSI, E.. Porto Seguro. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

17.
ROSSI, E.. Odebrecht. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

18.
ROSSI, E.. O-I (Owens Illinois). Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

19.
ROSSI, E.. Novartis. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

20.
ROSSI, E.. Mondelez. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

21.
ROSSI, E.. Lojas Americanas. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação | DS (Digital Signage). 2017.

22.
ROSSI, E.. Johnson & Johnson. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

23.
ROSSI, E.. JSL. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

24.
ROSSI, E.. Klabin. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

25.
ROSSI, E.. IBM Brasil. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

26.
ROSSI, E.. Ipiranga. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2017.

27.
ROSSI, E.. Itaú. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação nas agências. 2017.

28.
ROSSI, E.. Hospital Sírio Libanês. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2017.

29.
ROSSI, E.. Abbott. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

30.
ROSSI, E.. GE. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

31.
ROSSI, E.. Gerdau. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

32.
ROSSI, E.. Ecorodovias. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

33.
ROSSI, E.. Fiesp. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

34.
ROSSI, E.. Comgás. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

35.
ROSSI, E.. CSN. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

36.
ROSSI, E.. Abbvie. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

37.
ROSSI, E.. Aeroporto Guarulhos. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

38.
ROSSI, E.. Clube Atlhético Paulistano. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2017.

39.
ROSSI, E.. AES Eletropaulo. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

40.
ROSSI, E.. Esporte Clube Pinheiros. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2017.

41.
ROSSI, E.. AIG. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

42.
ROSSI, E.. Alpargatas.Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

43.
ROSSI, E.. Alstom. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

44.
ROSSI, E.. Ambev. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

45.
ROSSI, E.. Atlântica Hotels. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

46.
ROSSI, E.. Baxter. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

47.
ROSSI, E.. Bayer. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

48.
ROSSI, E.. Caterpillar. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

49.
ROSSI, E.. Braskem. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

50.
ROSSI, E.. Ciesp. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2017.

51.
ROSSI, E.. Abbott. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

52.
ROSSI, E.. Abbvie. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

53.
ROSSI, E.. Aeroporto Guarulhos. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

54.
ROSSI, E.. AES Eletropaulo. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

55.
ROSSI, E.. AIG. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

56.
ROSSI, E.. Alpargatas. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

57.
ROSSI, E.. Alstom. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

58.
ROSSI, E.. Itaú. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação das agências. 2016.

59.
ROSSI, E.. Atlântica Hotels. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

60.
ROSSI, E.. Baxter. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

61.
ROSSI, E.. Bayer. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

62.
ROSSI, E.. Braskem. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

63.
ROSSI, E.. Caterpillar. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

64.
ROSSI, E.. Ciesp. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

65.
ROSSI, E.. Clube Atlhético Paulistano. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2016.

66.
ROSSI, E.. Esporte Clube Pinheiros. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2016.

67.
ROSSI, E.. Comgás. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

68.
ROSSI, E.. CSN. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

69.
ROSSI, E.. Ecorodovias. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

70.
ROSSI, E.. Fiesp. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

71.
ROSSI, E.. GE. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

72.
ROSSI, E.. Gerdau. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

73.
ROSSI, E.. Hospital Sírio Libanês. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2016.

74.
ROSSI, E.. IBM Brasil. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

75.
ROSSI, E.. Ipiranga. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna. 2016.

76.
ROSSI, E.. Johnson & Johnson. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

77.
ROSSI, E.. JSL. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

78.
ROSSI, E.. Klabin. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

79.
ROSSI, E.. Lojas Americanas. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação | DS (Digital Signage). 2016.

80.
ROSSI, E.. Lojas Riachuelo. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

81.
ROSSI, E.. Mondelez Brasil. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

82.
ROSSI, E.. Novartis. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

83.
ROSSI, E.. O-I (Owens Illinois). Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

84.
ROSSI, E.. Odebrecht. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

85.
ROSSI, E.. Porto Seguro. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

86.
ROSSI, E.. RiHappy. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

87.
ROSSI, E.. SAP. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

88.
ROSSI, E.. Scopus. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

89.
ROSSI, E.. Sem Parar. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

90.
ROSSI, E.. Sicredi. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

91.
ROSSI, E.. Syngenta. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

92.
ROSSI, E.. Telefônica. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

93.
ROSSI, E.. Tozzini, Freire, Teixeira. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

94.
ROSSI, E.. Unimed São Paulo. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

95.
ROSSI, E.. Universidade São Judas. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação. 2016.

96.
ROSSI, E.. UOL. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

97.
ROSSI, E.. Visa. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

98.
ROSSI, E.. Votorantim. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

99.
ROSSI, E.. Ambev. Estudos ténicos para o desenvolvimento e a gestão do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2016.

100.
ROSSI, E.. Abbott. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

101.
ROSSI, E.. AES-Eletropaulo. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

102.
ROSSI, E.. AIG. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

103.
ROSSI, E.. Aeroporto de Guarulhos. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

104.
ROSSI, E.. Alpargatas. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

105.
ROSSI, E.. Alstom. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

106.
ROSSI, E.. Ambev. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

107.
ROSSI, E.. Atlantica Hotels. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

108.
ROSSI, E.. Baxter. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

109.
ROSSI, E.. Bayer. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

110.
ROSSI, E.. Braskem. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

111.
ROSSI, E.. Caterpillar. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

112.
ROSSI, E.. CSN. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

113.
ROSSI, E.. Ciesp. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

114.
ROSSI, E.. Comgás. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

115.
ROSSI, E.. Clube Atlhético Paulistano. Gestão técnica do canal de comunicação interna. 2015.

116.
ROSSI, E.. Esporte Clube Pinheiros. Gestão técnica do canal de comunicação interna. 2015.

117.
ROSSI, E.. Ecorodovias. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

118.
ROSSI, E.. Fiesp. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

119.
ROSSI, E.. GE. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

120.
ROSSI, E.. Gerdau. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

121.
ROSSI, E.. Hospital Sírio Libanês. Gestão técnica do canal de comunicação interna. 2015.

122.
ROSSI, E.. IBM Brasil. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

123.
ROSSI, E.. Ipiranga. Gestão técnica do canal de comunicação. 2015.

124.
ROSSI, E.. Johnson & Johnson. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

125.
ROSSI, E.. JSL. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

126.
ROSSI, E.. Klabin. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

127.
ROSSI, E.. Lojas Americanas. Gestão técnica do canal de comunicação - DS (Digital Signage). 2015.

128.
ROSSI, E.. Mondelez. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

129.
ROSSI, E.. Novartis. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

130.
ROSSI, E.. Odebrecht. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

131.
ROSSI, E.. O-I (Owens Illinois). Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

132.
ROSSI, E.. Porto Seguro. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

133.
ROSSI, E.. RiHappy. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

134.
ROSSI, E.. SAP. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

135.
ROSSI, E.. Scopus. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

136.
ROSSI, E.. Sicredi. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

137.
ROSSI, E.. Syngenta. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

138.
ROSSI, E.. Santander. Gestão técnica do canal de comunicação da agência digital - DS (Digital Signage). 2015.

139.
ROSSI, E.. Telefônica. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

140.
ROSSI, E.. Tozzini, Freire, Teixeira. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

141.
ROSSI, E.. Unimed São Paulo. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

142.
ROSSI, E.. Unilever. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

143.
ROSSI, E.. UOL. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

144.
ROSSI, E.. Visa. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.

145.
ROSSI, E.. Votorantim. Gestão técnica do canal de comunicação interna - TV Corporativa. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSSI, E.. Com boom do uso de celular, vídeo na vertical muda paradigma de filmagem. 2017. (Website).

2.
ROSSI, E.. Nunca sua carreira dependeu tanto das redes sociais. 2016. (Revista digital de mídia e tecnologia).

3.
ROSSI, E.. Há 40 anos Ramones lançava o álbum que originou o punk rock. 2016. (Revista digital de mídia e tecnologia).

4.
ROSSI, E.. Quer inovar? Não olhe para a frente, nem para a tecnologia. 2016. (Revista digital de mídia e tecnologia).

5.
CIOCCARI, D. O. ; ROSSI, E. . Por que as ideias ficaram de lado e a política passou a ser de personagens. 2016. (Website).

6.
ROSSI, E.. Publicidade digital vai superar a de TV em 2017. 2016. (Revista digital de mídia e tecnologia).

7.
ROSSI, E.. Oficina de Jornalismo em Revista. 2015. .

8.
ROSSI, E.; BRITO, D. . Manual de Redação da Rede Elemidia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Redação).

9.
ROSSI, E.. Oficina de Jornalismo em Revista. 2014. .

10.
ROSSI, E.. Especialização em Jornalismo Multimídia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ROSSI, E.. Oficina de Jornalismo em Revista. 2014. .

12.
ROSSI, E.. Especialização em Jornalismo Esportivo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
ROSSI, E.. Gestão e Produção em Jornalismo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
ROSSI, E.. Oficina de Jornalismo em Revista. 2013. .

15.
ROSSI, E.. Especialização em Jornalismo Esportivo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
ROSSI, E.. Gestão e Produção em Jornalismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
ROSSI, E.. Especialização em Jornalismo Esportivo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
ROSSI, E.. Gestão e Produção em Jornalismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
ROSSI, E.. Especialização em Jornalismo Esportivo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
ROSSI, E.. Marketing e Jornalismo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
ROSSI, E.. Jornalismo e Assessoria de Imprensa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso Abril de Jornalismo.Micronarrativas e novos formatos de jornalismo digital. 2014. (Seminário).

2.
Encontro de comunicação e letras do Mackenzie.Jornalismo e convergências midiáticas. 2014. (Encontro).

3.
Curso Abril de Jornalismo.Micronarrativas e novos formatos de jornalismo digital. 2013. (Seminário).

4.
Curso Abril de Jornalismo.Micronarrativas e novos formatos de jornalismo digital. 2012. (Seminário).

5.
Curso Abril na ECA (Universidade de São Paulo).A Arte de Fazer Revistas. 2008. (Seminário).

6.
Curso Abril na UnB (Universidade de Brasília).A Arte de Fazer Revistas. 2008. (Oficina).

7.
Curso Abril de Jornalismo.A Arte de Fazer Revistas. 2007. (Oficina).

8.
Curso Abril na ECA (Universidade de São Paulo).A Arte de Fazer Revistas. 2007. (Seminário).

9.
Semana de Comunicação Univ Barra Mansa.A Influência da Mídia Impressa na Sociedade. 2007. (Seminário).

10.
Curso Abril de Jornalismo.A Arte de Fazer Revistas. 2006. (Oficina).

11.
Curso Abril na ECA (Universidade de São Paulo).A Arte de Fazer Revistas. 2006. (Seminário).

12.
Marketing Erótico e Ética FGV-SP. O Mercado Editorial de Marketing Erótico. 2006. (Congresso).

13.
Semana de Comunicação Belas Artes.Reposicionamento Editorial - O Case Contigo!. 2006. (Seminário).

14.
Semana de Comunicação da UCS (Univ Caxias do Sul).A Arte de Fazer Revistas. 2006. (Seminário).

15.
Curso Abril de Jornalismo.A Arte de Fazer Revistas. 2005. (Oficina).

16.
VI Semana de Jornalismo Isca Limeira.Reposicionamento Editorial de Revistas. 2005. (Encontro).

17.
Curso Abril de Jornalismo.A Arte de Fazer Revistas. 2004. (Oficina).

18.
Curso Abril de Jornalismo.Monitoria de Oficina na revista Elle. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOBBET, C. R. P. ; ROSSI, E. . II Encontro - ONA (OnLine News Association Brasil). 2016. (Congresso).

2.
ROSSI, E.; GOBBET, C. R. P. . I Encontro - ONA (OnLine News Association Brasil). 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
SELIGMAN, Airton. Branded content e as novas formas de receita financeira para o jornalismo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. (Orientador).

2.
TENÓRIO, Glória. Representação de questões éticas jornalísticas no seriado House of Cards. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, Carina. Livro. Mães órfãs. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
NEGRELOS, Glória Tenório. House Of Cards: a linguagem do entretenimento na reflexão ética de estudantes de jornalismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário, . Orientador: Edson Rossi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AZEVEDO, Vinícius; CRUZ, Jonathan da; GONSALES, João.. A vida de atletas com síndrome de Down. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

2.
SANTOS, Bruna Cerqueira. Metamorfoses: histórias de paratletas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

3.
VIEIRA, Alexander César dos Santos. Revista masculina Ele Veste Bem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

4.
LOPES, Lucas A,Rocha; RIBEIRO, Luiz G; SILVA, Bruna Manuelle. Transbordar: transgêneros e seus núcleos fmiliares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

5.
BARBOSA, Carina de Lima. Órfãs de filhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

6.
ALMEIDA, Josiane Pereira de. Histórias não lidas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

7.
CABARROZ, Caíque; LORENA, Gabriela.. Cuidados especiais: autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

8.
CELESTINO, Claudio dos Santos; LIMA, Marco A. Gonçalves.. A Turquia que pulsa em São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

9.
CERQUEIRA, Caroline Campos. Modelos nacionais na Vogue Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

10.
ERGANG, Gustavo Henrique Morais; SILVA, Adriano de Paulo. Revista Rebel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

11.
GOMES, Sumaia S; MOURA, Rafael de; OLIVEIRA, Anderson Juno. Bandas de punk rock feministas no Brasil e o movimento riot grrrl. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

12.
MATOS, Lislaina. Livro. Rua dos Bobos Número Zero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

13.
TORNIOLI, Lucas Felipe. Livro. Crônica: um olhar sobre dez cronistas contemporâneos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

14.
ALVES, Michele. Livro. A vida e a carreira do fotojornalista Joel Silva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

15.
ALMEIDA, Sany Max. KOLYA, Julia. MARRAS, Anna Luiza.. Website. A Popular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

16.
CINTRA, B. MAGALHÃES, C. MENDONÇA, M. RAMO, J.. Documentário. Fibrose cística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Edson Rossi.

17.
FORTUNATO, Caroline. OLIVEIRA, Bruna.. Webdoc. Painel da moda paulistana nos anos 2000. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

18.
LIMA, Juliana Marcatto de. OLIVEIRA, Mariana. TOLEDO, Flávia. Livro. Blogueiras de moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

19.
SOUZA, Rafael Gomes de. Livro. A mística da camisa 10. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

20.
CASSIA, R. DIAS, A.C.C. FUSCO, A. SILVA, N.. Documentário. Adolescentes desconectados digitalmente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Edson Rossi.

21.
COLLETI, C. DIAS, V. PINHEIRO, A. GIANESI, R. RODRIGUES, M.. Webdoc. Questão de gênero: não-binários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Edson Rossi.

22.
BRITO, Sarah. FERRERO, Mariah. FIGUEIREDO, Raysa.;. Livro. Subjetivas: cenas da campanha eleitoral de Campinas em 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Edson Rossi.

23.
ALLEGRETTI, Fernanda. M.PISSINATTO, Mariana. SEBEN, Fernanda. Documentário. Retrato de uma justiça gratuita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Orientador: Edson Rossi.

24.
HAJALE MARQUES, Natalia. NURBERG, Fabia Dias de Francesco.. Folia, 10 Anos de Teatro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

25.
AZEVEDO, Kate. MAIA, Carolina. ZARA FERNANDES, André.. Livro. Nazismo e a cidade de São Paulo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.

26.
AZEVEDO, Jacyara. BALSI, Bianca. NAVARRO, Gabrielle. Revista. Sênior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário. Orientador: Edson Rossi.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
CADENA, R. C. . Publicador de Notícias da Rede Elemidia. 2011.


Processos ou técnicas
1.
ROSSI, E.. Novo modelo de veiculação de noticias no segmento digital out of home. 2014.



Outras informações relevantes


Realizei o curso Master em Jornalismo para Editores, pelo Centro de Ensino Unificado de São Paulo, em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha), entre março e dezembro de 2003. Carga horária de 358 horas/aula.
*
Atuação em jornais (7 anos) e revistas (14 anos), ocupando os cargos de repórter a diretor de redação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:07:29