Marcelo Pinheiro Cigales

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  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Licenciado em Ciências Sociais (2012) e Mestre em Educação (2014) pela Universidade Federal de Pelotas, com período de intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é doutorando em Sociologia Política e professor substituto na área de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi bolsista CAPES de doutorado sanduíche no exterior, realizando pesquisa junto ao Centro de Investigação Manuais Escolares (MANES) da Universidad Nacional de Educación a Distancia (Madrid-Espanha). É editor e colaborador das revistas Café com Sociologia e dos Cadernos da ABECS. Suas pesquisas estão voltadas para o Ensino de Sociologia e sua trajetória histórica como ciência e disciplina escolar, analisando os manuais escolares, os intelectuais e projetos no campo educacional brasileiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Pinheiro Cigales
Nome em citações bibliográficas
CIGALES, M.;CIGALES, M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Departamento de Metodologia de Ensino - Centro de Ciências da Educação.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (048) 96696228


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Sociologia Política.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Universidad Nacional de Educación a Distancia (Orientador: Gabriela Ossenbach Sauter).
Título: A Sociologia Católica no Brasil: análise sobre os manuais escolares (1920-1940),
Orientador: Amurabi Pereira de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Sociologia Católica; História do Ensino de Sociologia; Manuais escolares; Pensamento Social Católico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Política.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: A sociologia educacional no Brasil (1946-1971): análise sobre uma instituição de ensino católica,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Eduardo Arriada.
Palavras-chave: História da Educação no Brasil; Histórias das disciplinas escolares; Ensino de Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2007 - 2011
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Mobilidade Acadêmica Internacional).
Título: Refletindo a prática docente: o papel da sociologia na educação básica.
Orientador: Maiane Liana Hatschbach Ourique.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual Canguçu, ETEC, Brasil.
1998 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Dutra, EMEFJMD, Brasil.
1997 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Neuza Paes do Amaral, ESNPA, Brasil.
1995 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Rural Anélio Robalo, ERAR, Brasil.




Formação Complementar


2013
Curso de Inglês - My English On-line..
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A filosofia e o Cinema Religioso. (Carga horária: 68h).
Departamento de Filosofia do Instituto de Sociologia e Política da UFPel, UFPEL, Brasil.
2011 - 2011
curso de Formação para Professores. (Carga horária: 8h).
Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A Filosofia e o Cinema Político. (Carga horária: 30h).
Departamento de Filosofia do Instituto de Sociologia e Política da UFPel, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Intercâmbio em Sociologia/Relações Internacionais. (Carga horária: 240h).
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, FEUC, Portugal.
2008 - 2008
Extensão universitária em Língua e Cultura Espanhola. (Carga horária: 60h).
Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais - UFPel, DIPI - UFPEL, Brasil.
2004 - 2006
Curso Técnico em Agricultura.
Escola Técnica Estadual Canguçu, ETEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista de doutorado em Sociologia Política.

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular em Ciências Sociais I
Estágio Curricular em Ciências Sociais II
Metodologia do Ensino de Ciências Sociais
03/2016 - Atual
Serviços técnicos especializados , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Laboratório de Sociologia do Trabalho.

Serviço realizado
Editor da Revista Em Debate.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política.

08/2016 - 12/2016
Estágios , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

Estágio realizado
Estágio docência em Metodologia do Ensino de Ciências Sociais.
03/2016 - 07/2016
Estágios , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política.

Estágio realizado
Estágio docente na disciplina de Sociologia da educação.

Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED, Espanha.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES doutorado Sanduíche no Exterior.


Centro Intenacional de la Cultura Escolar, CEINCE, Espanha.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado, Carga horária: 20
Outras informações
Esteve durante os dias 29 a 31 de maio junto ao Centro Internacional da Cultura Escolar (CEINCE), na cidade de Berlanga de Duero. Esta estadia fez parte do projeto sanduíche no Exterior desenvolvido junto ao MANES-Madrid. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se uma entrevista sobre a manualística com o professor Agustín Escolano, e pesquisa documental e bibliográficas nos acervos do referido centro.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II - Sup. de Estágio, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Pesquisador II - Supervisor de Estágio da Educação no Campo - CLEC/UFPel. Atua no Polo de Camargo, noroeste do Rio Grande do Sul.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Aluno de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação, atuado na linha de pesquisa História da Educação, vinculado ao grupo de pesquisa Centro de Estudos e Investigação da História da Educação.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
Outras informações
Participação no grupo de pesquisa Trabalho, Subjetividade e memória.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsita, Carga horária: 12
Outras informações
É Bolsita do Programa Institucional de Iniciação a Docência. Atua na Escola Sylvia Mello em Pelotas, pesquisando sobre novas metodologias de ensino sobre a sociologia no Ensino Médio.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação em Ciências Sociais

Atividades

12/2012 - 03/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Sociologia e Política - ISP, .

08/2013 - 02/2015
Ensino, Educação no Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação para projeto de estágio em extensão - EaD
Supervisão de estágio de regência em Educação Infantil - EaD
Supervisão de estágio de regência em Séries Iniciais - EaD
03/2012 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Educação (FaE).

Linhas de pesquisa
História da Educação
03/2010 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Sociologia e Política - ISP, .


Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mobilidade acadêmica internacional, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 07/2009
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Economia de Coimbra, Faculdade de Economia de Coimbra.

Atividade realizada
Cursou as disciplinas na graduação em Sociologia e Relações Internacionais: Organizações Internacionais; Sociologia das Relações Internacionais; Fundamentos Teóricos de Sociologia e Sociologia da Família.

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/2013 - 09/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia

Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais - UFPel, DIPI - UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsita, Carga horária: 20
Outras informações
Auxilia nas atividades técnicas administrativas, acompanha o andamento dos projetos de extensão e trabalha em atividades relacionadas ao Departamento.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Auxilia nas atividades técnicas administrativas, acompanha os projetos de extensão e organiza calendário de reuniões e atividades.

Atividades

03/2008 - 03/2012
Extensão universitária , Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais, .

Atividade de extensão realizada
O Amigo Universitário.


Linhas de pesquisa


1.
Trabalho, subjetividade, identidade e memória
2.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Objetivo: O Programa Institucional de iniciação à Docência PIBID é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores. O PIBID responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos principais do PIBID são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O PIBID será acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ensino de Sociologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Formação Docente.
3.
História da Educação

Objetivo: Grupo de Estudos vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação/FaE - Universidade Federal de Pelotas, que tem com a finalidade de congregar pesquisadores (as) da área de História da Educação, professores da FaE e de outros institutos e faculdades da UFPel, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel (especialmente alunos vinculados à linha de Filosofia e História da Educação do Mestrado e Doutorado em Educação),ex-alunos - mestrado e doutorado - e demais interessados na pesquisa historiográfica com o recorte no campo educacional. O Centro de Estudos e Investigação em História da Educação tem como objetivos resgatar a memória da História da Educação local e regional preservando todo o tipo de material e constituindo acervos documentais temáticos (História da infância, da escola primária, dos ginásios, da Universidade, dos processos não-formais de educação, etc.), disponibilizar um acervo documental (fontes impressas, manuscritas, iconográficas e orais para pesquisadores em História da Educação, professores, alunos e comunidade em geral, Constituir um acervo de dissertações e teses produzidas no campo da História da Educação do Rio Grande do Sul, recolher e organizar materiais doados por pessoas, grupos ou instituições de ensino e Promover exposições periódicas sobre História da Educação..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: História da Educação.
4.
Cultura, educação, gênero, gerações e etnias

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem por objetivo promover a reflexão e a investigação sobre as relações e as experiências sociais ligadas ao crescimento urbano, em especial aquelas: a) produzidas pelas tensões étnico e interculturais derivadas da vida nos centros urbanos e do movimento migratório;b) resultantes do conflito geracional, especialmente das ações coletivas juvenis; c) ligadas à ampliação do sistema de ensino, das profissões e de seus saberes específicos; d) envolvidas na produção da cultura, por meio da tensão entre a produção erudita, a indústria cultural e a cultura popular; e) geradas pelas novas formas de comunicação e pelas novas mídia; e f) relacionadas às questões de gênero, na sua articulação com processos e dinâmicas em retroalimentação com instâncias de domínio e poder..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ciências Sociais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ensino de Sociologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia; História do Ensino de Sociologia; Pensamento Social Católico.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Após a licenciatura em Ciências Sociais na UFSC: trajetórias e e perfis de egressos
Descrição: Este projeto de pesquisa busca prever e organizar uma proposta coletiva de estudo qualitativo, a ser conduzida no âmbito do NEJUC, visando reconstruir as trajetórias a) sociais (compreendidas aqui como as origens e as trajetórias performadas pelos grupos familiares dos licenciados através do espaço social estratificado, sobretudo, em termos de volumes desiguais de capital econômico e cultural), b) escolares (origens e percursos que caracterizam diferentes trajetos dos licenciados pela educação básica) e c) acadêmicas (trajetórias pelo ensino superior que caracterizam sua passagem pelos itinerários formativos da licenciatura e/ou do bacharelado na carreira de Ciências Sociais da UFSC, que envolvem ou não o ingresso e passagem por outras carreiras em diferentes instituições de ensino superior [IES, doravante], nas condições de graduando em tempo integral ou de estudante-trabalhador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Amurabi Pereira de Oliveira - Integrante / Eduardo Villar Bonaldi - Coordenador.
2017 - 2017
Os manuais escolares como fonte de pesquisa sociológica
Descrição: O projeto de doutorado Sanduíche no Exterior tem como objetivo conhecer e desenvolver instrumentos metodológicos para análise de manuais escolares. O referido projeto é desenvolvido junto ao Centro de Investigação Manuais Escolares (MANES) vinculado a Faculdade de Educação da Universidad Nacional de Educação a Distancia (UNED). A metodologia do projeto será desenvolvida com base na realização de entrevistas com pesquisadores vinculados ao MANES, da leitura e fichamento de textos especializados em metodologia manualistica, e da visita a outros Centros de pesquisa sobre manuais escolares. Espera-se que através deste projeto seja possível avançar na construção de modelos históricos e sociológicos sobre analise de manuais escolares, principalmente aqueles voltados para meu projeto de pesquisa de doutoramento em Sociologia Política..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Coordenador / Amurabi Pereira de Oliveira - Integrante / Gabriela Ossenbach Sauter - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5
2015 - Atual
A sociologia Católica no Brasil: análise sobre os manuais escolares (1920-1940)
Descrição: A institucionalização da sociologia no Brasil caracterizou-se por diversos acontecimentos históricos que marcaram o espaço acadêmico-científico. Entre esses, destaca-se o projeto empreendido pelos intelectuais ligados à Igreja Católica, o qual visou desenvolver uma sociologia cristã, em defesa dos interesses católicos. Visto que a Igreja possuía, no início do século XX, relevante poder sobre as instituições educacionais no Brasil, esta pesquisa busca investigar a sociologia cristã a partir da análise de manuais didáticos produzidos por intelectuais católicos entre os anos de 1920 e 1960. Entre os objetivos específicos, busca-se: (i) compreender o cenário que propíciou o surgimento da sociologia cristã no Brasil; (ii) realizar uma análise sobre os manuais de sociologia, nacionais e internacionais, produzidos por intelectuais católicos no período proposto; (iii) conhecer a trajetória social, política e institucional dos autores responsáveis pela produção desses manuais didáticos; (iv) investigar as lutas políticas e sociais em torno da produção dos manuais de sociologia no período proposto; (v) evidenciar o projeto intelectual católico para a sociologia no campo científico-educacional. O referencial teórico se apoia em Bourdieu e em seu conceito de campo. Esse conceito é importante para pensar como uma ciência em processo de construção teórico e metodológico (caso da sociologia no final do século XIX e no início do século XX) conseguiu se desenvolver em um espaço social normatizado pelo poder de uma instituição social cristã. Qual foi o projeto da Igreja Católica em relação à sociologia? Seria essa sociologia capaz de legitimar o discurso intelectual católico sobre o mundo social? Será que essa concepção representou um discurso político da Igreja na tentativa de angariar legitimidade junto aos espaços em que vinha perdendo força? A metodologia que este trabalho vislumbra é de cunho qualitativo, e, como as fontes remetem aos manuais didáticos, busca-se privilegiar a discussão sobre o método de análise documental. Uma das hipóteses é a de que intelectuais vinculados à Igreja foram responsáveis pelo desenvolvimento de uma sociologia que resguardasse os interesses da Igreja Católica em suas diversas instâncias: política, social, educacional. Desse modo, a escrita dos manuais de sociologia realizada pela corrente católica tendeu a acompanhar a produção no espaço acadêmico-científico. Porém, destaque-se que a Igreja Católica refutava as ideias teóricas de autores contrários a seus pressupostos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Coordenador / Amurabi Pereira de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10
2012 - 2014
A Sociologia Educacional na Escola Normal do Colégio São José (1946-1971)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eduardo Arriada em 21/08/2013.
Descrição: O projeto de pesquisa visa conhecer as especifidades da disciplina de sociologia educacional na escola normal, no período em que foi obrigatória por lei. O ministro Capanema em prosseguimento as suas reformas de ensino iniciadas em 1942, institui o decreto-lei n. 8530 de 1946 regulamentando o ensino normal. A partir dessa reforma a disciplina passa a constar como obrigatória no currículo dessa modalidade de ensino, sendo modificada apenas em 1971 pela reforma de Jarbas Passarinho. Além da realização de uma ampla revisão bibliográfica sobre a institucionalização da sociologia no Brasil, a pesquisa buscará evidenciar os conflitos entre Renovadores e Católicos na produção de manuais voltados ao ensino da disciplina na formação dos professores primários. Além disso será evidenciado na pesquisa quais eram os manuais utilizados na escola confessional em questão, os professores, planos de ensino e questões cobradas nos exames. Sendo assim, busca-se compreender essas questões a partir da História das Disciplinas Escolares e por alguns conceitos de Pierre Bourdieu, a metodologia será embasada na Análise Documental e as fontes compostas por documentos primários encontrados no Arquivo Escolar da instituição de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Eduardo Arriada - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2015 - 2016
Edição da Revista Em Tese (PPGSP - UFSC)
Descrição: O projeto visa capacitar os discentes do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UFSC para a edição da revista Em Tese. A equipe editorial busca manter a periodicidade semestral regular, aumentar o número de indexadores, retomar as entrevistas e resenhas, criar dossiês por edição, potencializar a qualidade dos artigos para avaliação e difundir o conhecimento científico e as produções inéditas de pós-graduandos, professores e pesquisadores da Sociologia, Ciência Política e áreas afins..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Jacques Mick - Coordenador / Treicy Giovanella da Silveira - Integrante / Márcio de Carvalho - Integrante / Josnei Di Carlo Vilas Boas - Integrante / Fernando Mezadri - Integrante / Natália Lima - Integrante / Aldo Antonio Schmitz - Integrante / João Kamradt - Integrante.
2012 - 2012
Projeto Rondon
Descrição: O projeto Rondon desenvolvido pelo governo brasileiro, desenvolvido pelas Instituições Federais de Ensino em conjunto com as Forças Armadas, visa aperfeiçoar a formação de estudantes e professores junto a comunidades e populações distantes dos centros formativos. A troca de conhecimentos entre a população e o público universitário é realizada via projetos e oficinas desenvolvidas num intenso trabalho de duas semanas, onde as diversas áreas do conhecimento - ciências da saúde, ciências sociais e humanas, ciências sociais aplicadas e ciências físicas e naturais - são mobilizadas para atender a determinadas demandas da comunidade, que é previamente consultada sobre os principais interesses e demandas da população local. As forças Armadas organizam a logística e a segurança dos estudantes e professores envolvidos com o projeto, e os projetos são desenvolvidos em consonância com os governos estaduais e municipais que, quando possível fornecem abrigo, alimentação e transporte aos extensionistas. A Operação "Pai Francisco" realizada na cidade de Cajapió (MA) teve como participantes estudantes extensionistas da Universidade Federal de Pelotas e Universidade São Camilo no ano de 2012 e contou com diversas oficinas e palestras com os moradores da cidade e da zona rural do município. Entre as atividades desenvolvidas por mim, destacam-se aquelas voltadas para o cooperativismo, associativismo, captação de recursos para projetos sociais e Economia Solidária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Zuzana Lanzetta - Coordenador.
2010 - 2011
Projeto de Extensão DESAFIO PRÉ-VESTIBULAR. Número de Inscrição no COCEPE 53.11.00.81
Descrição: o Projeto de extensão Desafio Pré-vestibular foi criado em 1993 pela Universidade Federal de Pelotas junto com à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O projeto visa propiciar aos estudantes da graduação e pós-graduação da UFPel maior desenvolvimento pessoal e profissional de sua habilidades. Envolvendo de maneira direta os acadêmicos em uma atividade com o segmento estudantil secundarista local ao qual visa ingressar na educação superior, deste modo os participantes do projeto tem como objetivo salientar o papel da Universidade Federal de Pelotas e de seus estudantes para o desenvolvimento técnico-cíentifico e pedagógico enquanto instituição de ensino para a cidade de Pelotas e região. O projeto visa deste modo ampliar os vinculos entre a comunidade de Pelotas e a comunidade discente e docente da UFPel, além de estreitar os laços entre todos os cursos participantes, aos quais são Pedagogia, História, Ciências Sociais, Geografia, Química, Física, Letras, Matematica e Biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Josué Reichow - Integrante / Lucas Ligabue - Integrante / Camila Siqueira Katrein - Integrante / Rafael Gonçalves da Silveira - Integrante / Denise Nascimento Silveira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Pelotas - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2011
Projeto de Extensão - O AMIGO VAI À ESCOLA - Cod. COCEPE 50.50.20.67
Descrição: Projeto inscrito no COCEPE sob o nº 50.50.20.67. O projeto ?O amigo vai à escola? foi elaborado em 2006 pelos integrantes do Amigo Universitário, Programa do Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da Universidade Federal de Pelotas. O projeto tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares de Pelotas sua interação com os cursos de graduação oferecidos pela UFPel. Essa iniciativa visa auxiliar os estudantes na escolha de uma profissão, fornecendo maiores informações a respeito do curso pretendido ou modificando sua perpectiva profissional. Os participantes do projeto apresentam a realidade dos cursos superiores da UFPel, no que diz respeito a alguns pontos como: processo seletivo, qualidade de ensino, duração do curso, atividades extra classes, áreas de atuação e mercado de trabalho. São abordados aspectos sobre pesquisa, extensão e assistência estudantil, com o propósito de auxiliar o estudante em sua permanência na instituição, além de melhor capacitá-lo ao mercado de trabalho. Para o desenvolvimento do projeto contamos com exposição oral dos alunos de diferentes cursos, tais como: Direito, Medicina, Odontologia, Veterinária, Pedagogia, Ciências Sociais, Turismo, Educação Fìsica, Administração, Artes Visuais, Engenharia Madereira, Filosofia, entre outros. Nas conferências utilizamos recurso audiovisual através de multimídia. Como resultados podemos destacar o bom acolhimento das instituições de ensino médio acerca do trabalho desenvolvido, observado pela interação e entusiasmo do público alvo. O aspecto mais importante do trabalho, sob a ótica extensionista, é sem dúvida a interação Universidade/Escola, cujos benefícios atingem e beneficiam ambas Instituições..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Juleide Maria de Souza Soares - Integrante / Alexandre Neves Sapper - Integrante / Candida Beatriz Borges Zambrano - Integrante / Jéssica Ott Porto - Integrante / Iracino José Miranda Júnior - Integrante / José Joaquim Maia Martins - Integrante / Luciane dos Santos - Integrante / Maicon Fernandes Barboza - Integrante / Margie Ott Porto - Integrante / Rodrigo Roncaglio - Integrante / Patrícia Soares Bilhalva dos Santos - Integrante / Fabiane Pereira da Silva - Integrante / Daiane Martins Schmeling - Integrante / Francine Pereira Barenho - Integrante / Laurício Madaloz - Integrante / Camila Dallazen - Integrante / Patrícia Mussi Escobar - Integrante / Cari Maristela Pieper - Integrante / Daniel Barboza - Integrante / Rita Gabriela Araújo Carvalho - Integrante / Julio Cézar Pinheiro Cigales - Integrante / Bruna Cavallari - Integrante / Mabel Mascarenhas Wiegand - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2011
Projeto de Extensão - AMIGO UNIVERSITÁRIO - Cod. COCEPE 50.50.20.49
Descrição: Projeto inscrito no COCEPE sob o nº 50.50.20.49. Atendendo ao objetivo de internacionalização das IES, e ciente da sua importância, a UFPel como espaço gerador de conhecimento e com função integradora de culturas e de pessoas criou em 1999 o Projeto de Extensão Amigo Universitário, inspirado em programas semelhantes de Universidades Européias. O projeto foi proposto e realizado através do Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC). Os objetivos principais do Programa Amigo Universitário são: facilitar a integração dos estrangeiros que chegam à Universidade e propiciar o enriquecimento cultural mútuo, pelo conhecimento de pessoas de outros países, seus costumes, sua cultura além da aprendizagem de idiomas. O grupo Amigo facilita a inclusão do estudante estrangeiro em nosso meio, oferecendo orientação, acomodação e uma verdadeira integração com a comunidade, refletida nas unidades acadêmicas que oportunizam treinamento e possibilidade de pesquisa a docentes e discentes estrangeiros, resultando em benefício mútuo aos integrantes destas atividades. Este programa é formado por uma equipe de vinte alunos de distintas áreas sob a orientação da Coordenadora do DIPI. A população alvo são os próprios alunos da UFPel, alunos e visitantes estrangeiros (professores, pesquisadores e gestores) e a comunidade pelotense. As atividades, como palestras, seminários, cursos, eventos culturais e campanhas desenvolvidas, são propostas e organizadas em reuniões semanais no DIPI, e após são executadas pelo grupo de trabalho junto ao público alvo e abertos à comunidade em geral. A capacitação da comunidade da UFPel para a internacionalização é feita também através de cursos de idiomas (espanhol, alemão, inglês) e culturas estrangeiras (hispânica e alemã) oferecidos pelo DIPI..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Juleide Maria de Souza Soares - Integrante / Alexandre Neves Sapper - Integrante / Candida Beatriz Borges Zambrano - Integrante / Jéssica Ott Porto - Integrante / Iracino José Miranda Júnior - Integrante / José Joaquim Maia Martins - Integrante / Luciane dos Santos - Integrante / Maicon Fernandes Barboza - Integrante / Margie Ott Porto - Integrante / Rodrigo Roncaglio - Integrante / Patrícia Soares Bilhalva dos Santos - Integrante / Fabiane Pereira da Silva - Integrante / Janaina Borges - Integrante / Daiane Martins Schmeling - Integrante / Francine Pereira Barenho - Integrante / Laurício Madaloz - Integrante / Camila Dallazen - Integrante / Patrícia Mussi Escobar - Integrante / Cari Maristela Pieper - Integrante / Daniel Barboza - Integrante / Rita Gabriela Araújo Carvalho - Integrante / Julio Cézar Pinheiro Cigales - Integrante / Mabel Mascarenhas Wiegand - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de ensino


2018 - 2018
II Colóquio das Licenciaturas em Ciências Sociais da UFSC

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Alberto Brunetta em 28/11/2018.
Descrição: O estágio supervisionado em Ciências Sociais na UFSC é destinado a formação prática e teórica dos professores de sociologia que atuarão na Educação Básica. Na Universidade Federal de Santa Catarina o estágio está dividido em duas etapas, sendo a primeira destinada a investigação do contexto escolar, dos professores regentes, dos alunos, de observação das aulas de sociologia na escola e das pesquisas destinadas a elaboração do projeto de ensino, contendo o planejamento para execução na segunda etapa que é constituída pela regência em sala de aula. Este projeto de ensino e extensão tem por objetivo realizar a apresentação de trabalhos resultados desse processo de ação e reflexão sobre a prática pedagógica em Ciências Sociais, buscando dialogar com um público mais amplo de estudantes e professores do ensino médio e do ensino superior, visto que tais relatos de experiências, artigos sobre as pesquisas realizadas no contexto da escola e demais materiais advindos do resultado da prática do estágio, pode auxiliar aqueles que futuramente passarão pelo processo de estágio, e ao mesmo tempo proporcionar uma reflexão sobre a prática dos estudantes-professores. Esperamos que a socialização dos resultados do seminário possa servir de base para ampliar o diálogo sobre a formação do professor de sociologia no Ensino Médio, bem como proporcionar a socialização dos resultados com a comunidade escolar e acadêmica desse processo de intenso convívio, pesquisa e regência em Ciências Sociais..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
O projeto possui ações inovadoras no(a): Ensino Médio(2o grau), Graduação.
Em relação a temática: Integração social(escola, familia, comunidade), Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Proporcionar um espaço de socialização dos resultados do estágios supervisionado em Ciências Sociais na UFSC no ano de 2018. Também salientamos que esse espaço é fundamental para o processo de formação dos estudantes de licenciatura em Ciências Sociais, uma vez que instiga a reflexão sobre a prática escolar ao mesmo tempo em que dialoga com as turmas da licenciatura em formação. Como objetivos específicos, pretende-se: a) Apresentar os trabalhos advindos das pesquisas realizadas no âmbito da escola (ambiente escolar, direção de ensino, alunos, professores e espaços de socialização); b) Expor os materiais produzidos para e a partir das aulas de sociologia realizadas na escola; c) Ampliar o debate sobre a formação dos professores de sociologia na UFSC; d) Aproximar escola e universidade na reflexão sobre a formação de professores de sociologia. Entre os principais resultados esperados destacamos: a) Socialização dos trabalhos sobre o estágio em Ciências Sociais da UFSC com a comunidade acadêmica e escolar, com destaque para os estudantes da licenciatura; b) Incremento da participação dos professores da educação básica, bem como da comunidade escolar no geral com os resultados do estágio supervisionado em Ciências Sociais; c) Produção de trabalhos pedagógicos, artísticos e acadêmicos relacionados ao ensino de sociologia no contexto escolar, tendo em vista a possível continuidade desses trabalhos em eventos futuros como o Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) e do GT sobre Ensino de Sociologia do Congresso Brasileiro de Sociologia que ocorrerá em 2019 na UFSC; d) Avaliação da disciplina de estágio supervisionado; e) Aproximação de estudantes e pesquisadores envolvidos com as pesquisas sobre Ensino de Sociologia na UFSC, principalmente daqueles mais interessados advindos do Laboratório de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS), do Núcleo de Estudos da Educação e Juventudes Contemporâneas (NEJUC)..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (20) Graduação: (27) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcelo Pinheiro Cigales - Integrante / Márcio de Carvalho - Integrante / Antonio Alberto Brunetta - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - 2018
Periódico: Em Debate (UFSC. Online)
2016 - Atual
Periódico: Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais
2015 - 2016
Periódico: Em Tese (Florianópolis)
2014 - Atual
Periódico: Revista Clóvis de Moura de Humanidades
2013 - Atual
Periódico: Revista Café com Sociologia - ISSN: 2317-0352


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Café com Sociologia - ISSN: 2317-0352
2014 - Atual
Periódico: Revista Clóvis de Moura de Humanidades (UESPI)
2015 - Atual
Periódico: Em Debate (UFSC. Online)
2017 - Atual
Periódico: Revista Espaço Acadêmico (UEM)
2017 - Atual
Periódico: Revista Três [...] Pontos (UFMG)
2017 - Atual
Periódico: EM TESE (FLORIANÓPOLIS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Metodologia de Ensino nas Ciências Sociais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Formação de professores em Ciências Sociais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ensino de Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: História da Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovado em 1º lugar para professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
2016
Aprovado (classificado) em concurso público para Professor Substituto de Sociologia, Colégio de Aplicação - Universidade Federal de Santa Catarina.
2014
Professor homenageado no curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFPel.
2013
Aprovado em 1ª lugar no concurso público de provas e títulos para o cargo de professor substituto de sociologia, Instituto Federal Sul-riograndense - IFSUL.
2013
Aprovado (classificado) em Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Efetivo de Sociologia, Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:10
Total de citações:0
Cigales, Marcelo Pinheiro  Data: 01/01/2016

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CIGALES, M.  Data: 01/07/2017

Outras
Total de trabalhos:10
Total de citações:52
Marcelo Pinheiro Cigales  Data: 01/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CIGALES, M. P.2018CIGALES, M. P.; SILVEIRA, T. G. . Sociologia crítica da educação: olhares cosmopolitas. EM TESE (FLORIANÓPOLIS), v. 15, p. 334-340, 2018.

2.
CIGALES, M. P.2018CIGALES, M. P.; MEZADRI, F. . Entrevista com Severino Elias Ngoenha - Estudos pós-coloniais, identidade e educação: diálogos entre Brasil Moçambique. Sociologias (UFRGS), v. 20, p. 258-274, 2018.

3.
CIGALES, M. P.2018CIGALES, M. P.; MAHAMUD, K. . Avances teóricos y metodológicos en manualística: Entrevista con Kira Mahamud Angulo. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 2-10, 2018.

4.
CIGALES, M.2018CIGALES, M.. Más allá del texto: Autores, redes de saber y formación de lectores. Historia y Memoria de la Educación, p. 769-778, 2018.

5.
CIGALES, M.2018CIGALES, M.. Educational policies in authoritarian regimes: an international research agenda. PAEDAGOGICA HISTORICA, p. 1-3, 2018.

6.
BODART, Cristiano2018BODART, Cristiano ; CIGALES, M. . Apresentação e balanço do III Encontro da ABECS, Porto Alegre (UFRGS). CABECS, v. 2, p. 1-8, 2018.

7.
CIGALES, M.2018CIGALES, M.; BARBOSA, I. I. . Educação, Crítica Decolonial e ensino de sociologia: entrevista com Adelia Miglievich-Ribeiro. CABECS, v. 2, p. 146-156, 2018.

8.
CIGALES, M. P.2018CIGALES, M. P.; ENGERROFF, A. M. B. . CÓDIGO DISCIPLINAR Y HISTORIA DE LAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTREVISTA CON RAIMUNDO CUESTA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 8-18, 2018.

9.
CIGALES, M. P.2017CIGALES, M. P.. Editorial. EM DEBATE (UFSC. ONLINE), p. 1-1, 2017.

10.
ENGERROFF, A. M. B.2017ENGERROFF, A. M. B. ; CIGALES, M. P. . A constituição da Sociologia no Brasil e o Direito: a formação dos intelectuais. REVISTA URUTÁGUA (ONLINE), v. 35, p. 80-101, 2017.

11.
BODART, Cristiano.das.Neves.2017BODART, Cristiano.das.Neves. ; CIGALES, M. . Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais (UFC), v. 48, p. 256-281, 2017.

12.
CIGALES, M.2017CIGALES, M.. Historia de la Ciencia Política en América Latina: entrevista con Pablo Bulcourf. REALIS, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e Poscoloniais., v. 7, p. 234-257, 2017.

13.
ENGERROFF, A. M. B.2017ENGERROFF, A. M. B. ; CIGALES, M. ; THOLL, J. . Quem conta a história do ensino de sociologia no Brasil? Um estudo biibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS), v. 2, p. 65-87, 2017.

14.
CIGALES, M.2017CIGALES, M.. Avanços e desafios da sociologia no Brasil: apresentação v.2, n.1. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, v. 2, p. 1-4, 2017.

15.
CIGALES, M. P.2016CIGALES, M. P.. Ensino de Sociologia na UFRGS: Entrevista com Luiza Helena Pereira. Revista Café com Sociologia, v. 5, p. 169-185, 2016.

16.
CIGALES, M. P.2016CIGALES, M. P.; MARTINS, L. S. . A Sociologia como objeto de pesquisa e ensino: Introdução ao dossiê Ensino de Ciências Sociais. EM DEBATE (UFSC. ONLINE), p. 2-11, 2016.

17.
MARTINS, L. S.2016MARTINS, L. S. ; CIGALES, M. P. . As vicissitudes do ensino de ciências sociais no Brasil: introdução ao dossiê Ensino de Ciências Sociais. EM DEBATE (UFSC. ONLINE), p. 2-12, 2016.

18.
DAL MOLIN, N.2015DAL MOLIN, N. ; CIGALES, M. P. . A ciência política em sala de aula: recursos didáticos e metodológicos. Imagens da Educação, v. 5, p. 19-29, 2015.

19.
CIGALES, M. P.2015CIGALES, M. P.. Ideias pedag?gicas de uma sociologia crist?: notas sobre um comp?ndio de sociologia da d?cada de 1940. Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 284-296, 2015.

20.
CIGALES, M. P.2015CIGALES, M. P.. Apresentação da sexta edição. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 1-4, 2015.

21.
CIGALES, M.2015CIGALES, M.. Um debate sobre o ensino de sociologia no extremo sul do Brasil. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v. 20, p. 363-367, 2015.

22.
OLIVEIRA, A. P.2015OLIVEIRA, A. P. ; CIGALES, M. P. . A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 51, p. 279-289, 2015.

23.
CIGALES, M. P.2015CIGALES, M. P.; MEUCCI, S. . História, políticas educacionais e desafios para o ensino de sociologia no Brasil: entrevista com Simone Meucci. Em Tese (Florianópolis), v. 12, p. 204-218, 2015.

24.
CIGALES, M. P.2015CIGALES, M. P.. Raymond Murray e a Sociologia Católica no Brasil: notas sobre um manual da década de 1940. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 110-122, 2015.

25.
CIGALES, M.2015CIGALES, M.; BODART, Cristiano . Por uma História do ensino da Sociologia: diálogos entre Brasil e Argentina: entrevista com Diego Pereyra. REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, v. 4, p. 156-169, 2015.

26.
BODART, Cristiano.das.Neves.2015BODART, Cristiano.das.Neves. ; CIGALES, M. . Apresentação do Dossiê especial História do Ensino de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 2-7, 2015.

27.
CIGALES, M. P.2014 CIGALES, M. P.. O Ensino da Sociologia no Brasil: Perspectiva de análise a partir da História das Disciplinas Escolares. Dossiê Ensino de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 3, p. 49-67, 2014.

28.
CIGALES, M. P.2014CIGALES, M. P.; WAUTIER, A. M. . (Entrevista) Sociologia, Ensino e Pesquisa: Uma experiência - Dossiê Ensino de Sociologia. Revista Café com Sociologia, v. 3, p. 158-164, 2014.

29.
BRAUNER, C. F.2014BRAUNER, C. F. ; CIGALES, M. P. ; SOARES JUNIOR, R. C. . Algumas considerações sobre a teoria interpretativista e o método indutivo na pesquisa social. Revista Querubim, v. 1, p. 36-42, 2014.

30.
CIGALES, M. P.2014CIGALES, M. P.. Dilemas da sociologia no Brasil: análise sobre os manuais escolares de Amaral Fontoura e Fernando de Azevedo. ALABASTRO, v. 2, p. 65-78, 2014.

31.
CIGALES, M. P.2014CIGALES, M. P.. (Resenha) Ensino de sociologia: conteúdos didáticos e metodológicos. Dossiê As Ciências Sociais e os desafios da formação escolar no século XXI. O Público e o Privado (UECE), v. 24, p. 177-183, 2014.

32.
CIGALES, M. P.2014CIGALES, M. P.. (Resenha) Sociologia e Juventude no ensino médio: formação, PIBID e outras experiências. Dossiê: Ensino de Sociologia no Brasil. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 273-279, 2014.

33.
CIGALES, M. P.2013CIGALES, M. P.; ARRIADA, E. . Algumas considerações sobre o ensino da sociologia na educação brasileira 1882-1942. PERSPECTIVAS SOCIAIS, v. 1, p. 86-100, 2013.

34.
CIGALES, M. P.2013CIGALES, M. P.. A história em xeque: considerações sobre o trabalho científico do historiador. Revista Querubim, v. 01, p. 154-164, 2013.

35.
CIGALES, M. P.2013CIGALES, M. P.. Quem forma o professores de sociologia da educação básica? Uma análise sobre a formação e atuação do corpo docente no curso de Ciências Sociais/UFPEL. Inter-Legere (UFRN), v. 1, p. 179-201, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, A. P. (Org.) ; CIGALES, M. P. (Org.) ; SILVEIRA, T. G. (Org.) . Dossiê Ensino de Sociologia (Revista Em Tese - UFSC). 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2015. v. 1. 218p .

2.
CIGALES, M. P.; MARTINS, L. S. (Org.) . Dossiê Ensino de Ciências Sociais (1ª Parte). 1. ed. Florianópolis: Revista Em Debate (UFSC), 2015. v. 1. 180p .

3.
CIGALES, M. P.; MARTINS, L. S. (Org.) . Dossiê Ensino de Ciências Sociais (2ª Parte). 14. ed. Florianópolis: Revista Em Debate, 2015. v. 1. 177p .

4.
BODART, Cristiano (Org.) ; CIGALES, M. P. (Org.) . Dossiê História do Ensino de Sociologia. 1. ed. Piúma: Café com Sociologia, 2015. v. 1. 169p .

Capítulos de livros publicados
1.
CIGALES, M.; ENGERROFF, A. M. B. . Uma cartografia do capital social dos pioneiros da sociologia no Brasil: estudo sobre os manuais escolares. In: Julia Maçaira; Alexandre Fraga. (Org.). Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. 1, p. 70-93.

2.
CIGALES, M. P.; BODART, Cristiano.das.Neves. . Debates em torno da história do ensino de Sociologia no Brasil. In: Gonçalvez, Danyelle Nilin; Mocelin, Daniel Gustavo; Meireles, Mauro.. (Org.). Rumos da Sociologia no Ensino Médio: ENESEB 2015, Formação de professores, PIBID e experiências de ensino. 1ed.Porto Alegre: Circula, 2016, v. 1, p. 23-42.

3.
CIGALES, M. P.; ARRIADA, E. . O ensino da sociologia no Brasil entre 1882 e 1942: algumas considerações. In: Handfas, Anita; Fraga, Alexandre; Maçaira, Julia. (Org.). Conhecimento Escolar e Ensino de sociologia instituições,práticas e percepções. 1ed.Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2015, v. 1, p. 211-225.

4.
CIGALES, M. P.; DAL MOLIN, N. . As relações étnico-raciais nas aulas de sociologia: a possibilidade da música como recurso didático. In: Evelina Oliveira; Amurabi Oliveira. (Org.). Ciências Sociais & Educação: um reencontro marcado. 1ed.Alagoas: Universidade Federal de Alagoas, 2015, v. 1, p. 137-158.

5.
FIALHO, C. D. ; CIGALES, M. P. ; DAL MOLIN, N. . O conceito de tempo através da música no ensino fundamental. In: Lígia Cardoso Carlos. (Org.). Ciências Humanas no Ensino Fundamental: reflexões, iniciativas e propostas.. 1ed.Pelotas: Editora UFPel, 2015, v. 1, p. 25-38.

6.
DAL MOLIN, N. ; CIGALES, M. P. . A música como recurso didático para trabalhar as questões sociais e ético raciais nas aulas de sociologia: uma perspectiva freireana.. In: MEIRELLES, mauro et all. (Org.). Ensino de sociologia: diálogos entre pedagogia e sociologia.. 1ed.Porto Alegre: Evangraf/LAVIECS, 2013, v. 5, p. 59-81.

7.
CIGALES, M. P.. Paulo Freire: Crítico da educação ou reprodutor da crítica?. In: Rita de Cássia Grecco dos Santos. (Org.). Sociologia da Educação: debates clássicos na formação de professores. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2013, v. 14, p. 111-135.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CIGALES, M.. Amor. Inclusive, Canguçu, p. 17 - 17, 14 nov. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CIGALES, M.. A sociologia do manual escolar: aspectos metodológicos. In: Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2018, Montevideo. Avances Metodológicos en analise de libros escolares. Montevideo: Sociedad Uruguaya de Historia de la Educación (SUHE), 2018. v. 1. p. 1-13.

2.
CIGALES, M.; FRANKE, F. ; DALLMANN, M. . História e sentidos pedagógicos da sociologia no Brasil. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia ENSOC/LABES/UFRJ, 2018, Rio de Janeiro. História da Disciplina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. v. 6. p. 1-16.

3.
ENGERROFF, A. M. B. ; CIGALES, M. ; THOLL, J. . A História do Ensino de Sociologia no Brasil contada por meio dos periódicos acadêmicos: um estudo bibliométrico. In: V Encontro Nacional Sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2017, Brasília. A história da sociologia no Brasil. Brasília: UnB, 2017. v. 1. p. 1-22.

4.
CIGALES, M.; BRUNETTA, A. A. . Um estado da arte de dossiês sobre Ensino de Sociologia em periódicos acadêmicos. In: Congresso Brasileira de Sociologia, 2017, Brasília. Ensino de Sociologia. Brasília: UnB, 2017. v. 1. p. 1-22.

5.
FRANKE, F. ; DALLMANN, M. ; CIGALES, M. . O papel do autor no campo científico em Bourdieu. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Teoria Sociológica. Brasília: UnB, 2017. v. 1. p. 1-22.

6.
DAL MOLIN, N. ; CIGALES, M. P. . O Ensino de Ciência Política e a música no livro didático. In: 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2016, Belo Horizonte. Ensino e Pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais. Belo Horizonte: ABCP, 2016. v. 1. p. 1-20.

7.
ENGERROFF, A. M. B. ; CIGALES, M. P. . Intelectuais, Direito e a constituição da Sociologia no Brasil. In: Encontro Estadual sobre Ensino de Sociologia, 2016, Rio de Janeiro. História da disciplina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. 1. p. 1-15.

8.
BODART, Cristiano ; CIGALES, M. P. . Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): Um Estado da Arte na Pós-Graduação. In: Encontro Estadual sobre Ensino de Sociologia, 2016, Rio de Janeiro. História da disciplina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016. v. 1. p. 1-15.

9.
CIGALES, M. P.; DAL MOLIN, N. ; ORSATO, A. . O ensino de Ciência Política no Brasil: Histórico, conteúdos e recursos didáticos. In: 6º Seminário Nacional de Sociologia e Política, 2015, Curitiba. Ensino de Sociologia, 2015. v. 6. p. 1-19.

10.
CIGALES, M. P.; SILVEIRA, T. G. . Formação de professores em Ciências Sociais na UFSC/Brasil: análise sobre o perfil do egresso. In: XI Jornadas de Sociologia da UBA, 2015, Buenos Aires. La Enseñanza de las Ciencias Sociales y los procesos de desigualdad social y educativa: relaciones posibles, debates vigentes. Buenos Aires: UBA, 2015. v. 1. p. 1-15.

11.
CIGALES, M. P.. Raymond Murray e a sociologia católica no Brasil: análise a partir de um manual de sociologia da década de 1940. In: IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2015, São Leopoldo. História do Ensino de Sociologia no Brasil. São Leopoldo: UNISINOS, 2015. v. 1. p. 1-15.

12.
OLIVEIRA, A. P. ; CIGALES, M. P. . A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de sociologia: uma análise a partir dos livros selecionados no PNLD 2015. In: 17ª Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Ensino de Sociologia. Porto Alegre: UFRGS, 2015. p. 1-22.

13.
DAL MOLIN, N. ; CIGALES, M. P. . A Música como recurso didático para trabalhar as questões sociais e étnico-raciais nas aulas de sociologia: uma perspectiva freireana. In: 5º Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Curitiba. Anais do V Seminário Nacional de Sociologia e Política - Sociologia e Educação. Curitiba: UFPR, 2014. p. 1-19.

14.
DAL MOLIN, N. ; CIGALES, M. P. . Trabalhando a Ciência Política em sala de aula: recursos didáticos e metodológicos. In: Encontro da Associação Brasileira de Ciências Política - ABCP, 2014, Brasília. Ensino e pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais. Brasília: ABCP, 2014. p. 1-22.

15.
CIGALES, M. P.. A institucionalização da sociologia no sul do Brasil: análise a partir de uma instituição de ensino católica. In: II Seminário Internacional Imagens da Justiça, currículo e educação jurídica, 2014, Pelotas. Curriculo, Conhecimento e práticas pedagógicas. Pelotas: UFPel, 2014. v. 1. p. 1-25.

16.
CIGALES, M. P.; DAL MOLIN, N. . As relações étnico-raciais nas aulas de sociologia: a possibilidade da música como recurso didático. In: IV Encontro Estadual sobre Ensino de Sociologia, 2014, Rio de Janeiro. Mediações Didáticas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 4. p. 1-12.

17.
CIGALES, M. P.. A sociologia Cristã no Brasil: uma análise sobre dos manuais de Amaral Fontoura. In: 20ª Encontro da Associação Sul - Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2014, Porto Alegre. História e imagens da educação. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

18.
CIGALES, M. P.. Amaral Fontoura e a produção de livros didáticos para o ensino da sociologia no Brasil. In: 8º Congreso Chileno de Sociología y Encuentro Pre-ALAS 2015, 2014, La Serena. Ideas e intelectuales en América Latina: historias, registros y abordajes del pensamiento latinoamericano, 2014. p. 1-12.

19.
CIGALES, M. P.. A sociologia educacional no interior de um colégio católico na década de 1940 em Pelotas. In: IV Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2014, Pelotas. Educação, Cultura e Sociedade. Pelotas: UFPEL, 2014. v. 4. p. 1-18.

20.
CIGALES, M. P.. Quem formam os professores de sociologia da educação básica? Uma análise sobre a formação e atuação do corpo docente do curso de Ciências Sociais/UFPel. In: III Encontro Nacional sobre o Ensino da Sociologia na Educação Básica, 2013, Fortaleza. Formação de Professores. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.

21.
CIGALES, M.. Programa de Sociologia de Amaral Fontoura: notas sobre um compêndio da década de 1940. In: 19º Encontro da Associação Sul- riograndense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE, 2013, Pelotas. História da Educação. Pelotas: Editora e Gráfica UFPel, 2013. v. 19. p. 44-55.

22.
CIGALES, M.. Imaginário, representação e narrativa: algumas considerações sobre o trabalho científico do historiador. In: I Colóquio Internacional sobre Imaginário, Educação e (Auto)Biografias; V Ciolóquio sobre Imaginário e Educação: Razões Imaginantes nas Hermenêuticas do Vivido., 2012, Pelotas. I Colóquio Internacional sobre Imaginário, Educação e (Auto)biografias, V Colóquio sobre Imaginário e Educação Razões Imaginantes nas Hermenêuticas do Vivido. Pelotas: UFPel, 2012. v. 1. p. 291-299.

23.
CIGALES, M.; ARRIADA, E. . Uma abordagem histórica sobre o ensino da sociologia na educação brasileira (1882-1942). In: 18º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2012, Porto Alegre. Historiografia da educação: contributos teóricos, abordagens metodologias e fontes., 2012.

24.
CIGALES, M.; ARRIADA, E. . Algumas considerações sobre o ensino da sociologia na educação brasileira. In: 3º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. História da disciplina, 2012.

25.
CIGALES, M.; PHILOMENA, D. L. ; RITTA, M. ; RADTKE, J. T. ; GOUVEIA, D. . Considerações a partir do PIBID sobre o Ensino da Sociologia na Escola Sylvia Mello em Pelotas. In: II Encontro Interistitucional do PIBID e III Encontro Institucional do PIBID UFRGS, 2011, Porto Alegre. Ações com a Comunidade. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CIGALES, M.. A procura de Cristo: configurações históricas sobre a sociologia católica no Brasilo. In: III Congresso Nacional da ABECS, 2018, Porto Alegre. História do Ensino de Sociologia. Porto Alegre: UFRGS, 2018. v. 1. p. 1-4.

2.
CIGALES, M.; ARRIADA, E. . As primeiras propostas de implantação da sociologia na educação brasileira. In: XIV Encontro de Pós-Graduação - UFPel, 2012, Pelotas. Ciências Humanas. Pelotas: UFPEL, 2012. p. 1-4.

3.
CIGALES, M.; GANDRA, E. A. . XEQUE-MATE:UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. In: XX Congresso de Iniciação Científica- UFPel, 2011, Pelotas. Ciências Humanas. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC - UFPel, 2011. p. 01-04.

4.
SILVA, L. D. ; CIGALES, M. ; SILVEIRA, D. N. . A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A MATEMÁTICA E A SOCIOLOGIA ATRAVÉS DO XADREZ. In: XX Congresso de Iniciação Científica- UFPel, 2011, Pelotas. Ciências Humanas. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC - UFPel, 2011. p. 01-04.

5.
CORREA, D. B. ; CIGALES, M. ; SILVA, T. C. ; GANDRA, E. A. . A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. In: 2° SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: CONSTITUINDO A CIDADANIA?, 2011, RIO GRANDE. POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO. RIO GRANDE: EDITORA E GRÁFICA FURG, 2011. v. 01. p. 127-129.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CIGALES, M. P.. Quem formam os professores de sociologia da educação básica? Uma análise sobre a formação e atuação do corpo docente do curso de Ciências Sociais/UFPel. In: III Encontro Nacional sobre o Ensino da Sociologia na Educação Básica, 2013, Fortaleza. Formação de Professores. Fortaleza: Universidade Federal de Fortaleza, 2013. p. 23-23.

2.
CIGALES, M. P.. Programa de Sociologia de Amaral Fontoura: notas sobre um compêndio da década de 1940. In: 19º Encontro da Associação Sul- riograndense de Pesquisadores em História da Educação - ASPHE, 2013, Pelotas. História da Educação. Pelotas: S.D, 2013. v. 19. p. 71-71.

3.
CIGALES, M.. A SOCIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO RIO GRANDENSE ENTRE AS REFORMAS ROCHA-VAZ E CAPANEMA. In: XIV Mostra da Produção Universitária - Encontro da Pós Graduação, 2012, RIO GRANDE. Ciências Humanas, 2012.

4.
CIGALES, M.; ARRIADA, E. . UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE O ENSINO DA SOCIOLOGIANA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1882-1942. In: 18º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense dePesquisadores em História da Educação JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-2012)MODERNIDADE, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2012, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012. v. 1. p. 41-42.

5.
CIGALES, M.. Estudo sobre o Ensino da Sociologia nas Escolas de Ensino Médio de Pelotas envolvidas no PIBID. In: II Encontro Interinstitucional do PIBID ? II Encontro Institucional do PIBID, 2011, Porto Alegre. Rodas de Conversa, 2011.

6.
CIGALES, M.. O XADREZ COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 10ª Mostra da Produção Universitária - CIC - FURG, 2011, Rio Grande. Ciências Humanas. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2011. v. 10.

7.
CIGALES, M.; RITTA, M. S. ; SCHWARZ, V. L. S. . O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA SYLVIA MELLO: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS. In: 10ª Mostra da Produção Universitária, 2011, Rio Grande. Ciências Humanas. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2011. v. 10.

8.
CARVALHO, Rita Gabriela Araújo ; CIGALES, M. ; SILVEIRA, R. G. ; WIEGAND, M. M. . A IMPORTÂNCIA DO PROJETO ?O AMIGO UNIVERSITÁRIO? NA INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NA UFPEL. In: 10ª Mostra da Produção Universitária, 2011, Rio Grande. Ciências Humanas. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2011. v. 10.

9.
SILVA, L. D. ; CIGALES, M. ; SILVEIRA, D. N. . PENSANDO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO PARA A MATEMÁTICA E A SOCIOLOGIA ATRAVÉS DO JOGO DE XADREZ. In: 10ª Mostra da Produção Universitária - CIC - FURG, 2011, RIo Grande. CIências Humanas. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2011. v. 10.

10.
SILVEIRA, R. G. ; CIGALES, M. ; CARVALHO, Rita Gabriela Araújo ; WIEGAND, M. M. . DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO PROJETO AMIGO VAI À ESCOLA. In: 10ª Mostra da Produção Universitária - CIC - FURG, 2011, Rio Grande. Ciências Humanas. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2011. v. 10.

11.
BARBOZA, M. F. ; CIGALES, M. ; BORGES, J. ; ZAMBRANO, C. B. B. ; SOARES, J. M. S. ; SCHMELING, D. M. ; SANTOS, P. S. B. ; RONCAGLIO, R. ; MADALOZ, L. ; MIRANDA JUNIOR, I. J. ; PIEPER, C. M. ; PORTO, J. O. ; PORTO, M. O. . Vivências no meio acadêmico apresentadas pelo Projeto. In: 3º Salão de Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. 3º Salão de Extensão e Cultura. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária PREC - UFPel, 2008. v. 13.

12.
BORGES, J. ; CIGALES, M. ; DALLAZEN, C. ; ESCOBAR, P. M. ; BARENHO, F. P. ; BARBOZA, M. F. ; BARBOZA, D. ; MADALOZ, L. ; PORTO, J. O. ; PORTO, M. O. ; RONCAGLIO, R. ; ZAMBRANO, C. B. B. ; SOARES, J. M. S. . Perspectivas bilaterais a partir da mobilidade acadêmica internacional - o papel do. In: 3º Salão de Extensão e Cultura, 2008, Pelotas. 3º Salão de Extensão e Cultura. Pelotas: Editora Gráfica Universitária PREC - UFPel, 2008. v. 13.

Artigos aceitos para publicação
1.
CIGALES, M. P.; ARRIADA, E. . A sociologia educacional católica no sul do Brasil: análise sobre o corpo docente. Revista Acta Scientiarum. Education, 2019.

2.
BODART, Cristiano ; CIGALES, M. . O ensino de sociologia no século XIX: experiências no estado do Amazonas (1890-1900). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2019.

3.
BRUNETTA, A. A. ; CIGALES, M. . Dossiês sobre ensino de sociologia no Brasil (2007-2015): Temáticas e autores. LATITUDE (UFAL), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CIGALES, M.. A sociologia do manual escolar: aspectos metodológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CIGALES, M.; FRANKE, F. ; DALLMANN, M. . História e Sentidos da Sociologia no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CIGALES, M. P.; DAL MOLIN, N. ; ORSATO, A. . O ensino de Ciência Política no Brasil: história, conteúdos e recursos didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CIGALES, M. P.. Raymond Murray e a sociologia no Brasil: análise a partir de um manual didático da década de 1940. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, A. P. ; CIGALES, M. P. . A pesquisa como princípio pedagógico nas aulas de Sociologia: uma análise a partir dos livros aprovados pelo PNLD 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAL MOLIN, N. ; CIGALES, M. P. . A Música como recurso didático para trabalhar as questões sociais e étnico-raciais nas aulas de sociologia: uma perspectiva freireana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CIGALES, M. P.. A institucionalização da sociologia no sul do Brasil: análise a partir de uma instituição de ensino católica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CIGALES, M. P.. A sociologia Cristã no Brasil: uma análise sobre dos manuais de Amaral Fontoura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CIGALES, M. P.; DAL MOLIN, N. . As relações étnico-raciais nas aulas de sociologia: a possibilidade da música como recurso didático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CIGALES, M. P.. A sociologia educacional no interior de um colégio católico na década de 1940 em Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CIGALES, M. P.. Quem formam os professores de sociologia da educação básica? Uma análise sobre a formação e atuação do corpo docente do curso de Ciências Sociais/UFPel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CIGALES, M. P.. Currículo e Ensino de Ciências Sociais - Mesa redonda da Semana Acadêmica das Ciências Sociais - UFPEL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CIGALES, M. P.. Programa de Sociologia de Amaral Fontoura: notas sobre um compêndio da década de 1940. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CIGALES, M.; ARRIADA, E. . Algumas Considerações sobre o ensino da Sociologia na Educação brasileira: 1882-1942. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
CIGALES, M.. Imaginário, representação e narrativa: algumas considerações sobre o trabalho científico do historiador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CIGALES, M.; ARRIADA, E. . Uma abordagem histórica sobre o ensino da sociologia na educação brasileira (1882-142). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CIGALES, M.. A SOCIOLOGIA NO ENSINO SECUNDÁRIO RIO GRANDENSE ENTRE AS REFORMAS ROCHA-VAZ E CAPANEMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
CIGALES, M.. O ensino da Sociologia através do Xadrez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
CIGALES, M.; CARVALHO, Rita Gabriela Araújo ; LEON, Ramon Chagas ; CHINDJE, R. . O Amigo Universitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
ISQUIERDO, A. C. ; KATREIN, Camila Siqueira ; LIGABUE, Lucas Pinto ; CIGALES, M. . O TRABALHO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO DESAFIO PRÉ VESTIBULAR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
AZEVEDO, Roberta Quintanilha ; CAVALLARI, B. ; CIGALES, M. ; CHINDJE, R. . O incremento da mobilidade acadêmica internacional na UFPel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CIGALES, M.. Estudo sobre o ensino da sociologia nas escolas de ensino médio de Pelotas envolvidas no PIBID. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CIGALES, M.; GANDRA, E. A. . Xeque-mate: Uma proposta diferenciada para o ensino da sociologia no ensino médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SILVA, L. D. ; CIGALES, M. ; SILVEIRA, D. N. . A interdisciplinaridade entre a sociologia e a matemática presente no tabuleiro de xadrez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SILVA, T. C. ; CIGALES, M. ; CORREA, D. B. . A importância do PIBID para a formação docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
CARVALHO, Rita Gabriela Araújo ; CIGALES, M. ; SILVEIRA, R. G. . A importância do projeto amigo universitário na integração dos estudantes de mobilidade acadêmica internacional na UFPel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SILVEIRA, R. G. ; CIGALES, M. ; WIEGAND, M. M. ; CARVALHO, Rita Gabriela Araújo . Da educação básica ao ensino superior: o papel do amigo vai à escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SILVA, L. D. ; CIGALES, M. ; SILVEIRA, D. N. . Pensando novas metodologias de ensino para a matemática e a sociologia através do jogo de xadrez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
CIGALES, M.; SCHWARZ, V. L. S. . O xadrez como recurso didático para o ensino da sociologia na educação básica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
RITTA, M. S. ; CIGALES, M. ; SCHWARZ, V. L. S. . Ensino da sociologia na escola Sylvia Mello: Dificuldades de perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
CIGALES, M.. Violência contra a mulher em Portugal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CIGALES, M.. O amigo vai à escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
CIGALES, M.. Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais - DIPI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
PHILOMENA, D. L. ; CIGALES, M. ; RADTKE, J. T. ; RITTA, M. ; GOUVEIA, D. . Considerações a partir do PIBID sobre o Ensino da Sociologia na Escola Sylvia Mello em Pelotas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
FONTOURA, Bruno da Silva ; BARBOZA, D. ; COSTA, Diego Prade da ; ACOSTA, Diego Adres Velasco ; FORTES, Ivanisia Fonseca ; PINTO, Júlia sallaberry ; CIGALES, Júlio Pinheiro ; KATREIN, Luiza ; CIGALES, M. ; SANFONS, Mariane Fernandes ; SANTOS, P. S. B. ; LEON, Ramon Chagas ; CARVALHO, Rita Gabriela Araújo ; FERNANDES, Sibeli ; CARDOSO, Thiane Gomez De La Fuente ; CAVALLARI, Bruna . Projeto de Extensão: Amigo Universitário e o Amigo vai à Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
CIGALES, M.. Relato discente: Mobilidade acadêmica entre a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade de Coimbra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
CIGALES, M.. Experiência de mobilidade acadêmica através do Intercâmbio: Universidade de Coimbra X UFPel. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
CIGALES, M.. Perspectivas acadêmicas através do intercâmbio discente UFPel X Universidade de Coimbra/Portugal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CIGALES, M.. CAJAPIÓ RECEBE RONDONISTAS DO RIO GRANDE DO SUL E SÃO PAULO. Brasilia: Ministério da Defesa, 2012 (Notícia no site do Ministério da Defesa).

2.
CIGALES, M.. UFPEL (RS) E CUSC (SP) DESENVOLVEM AÇÕES ATRAVÉS DO PROJETO RONDON EM CAJAPIÓ NO MARANHÃO. Brasília: Ministério da Defesa - MD, 2012 (Notícia no site do Ministério da Defesa).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CIGALES, M.. Parecer ad hoc a revista Citivas (PUC/RS). 2018.

2.
CIGALES, M.. Parecer Ad hoc à revista Perspectiva em Diálogo: Educação e Sociedade (UFMS). 2018.

3.
CIGALES, M. P.. Parecer Ad hoc à revista Alabastro (ELSP-São Paulo). 2018.

4.
CIGALES, M.. Parecer acadêmico à revista Conversas e Controversias (PUC-RS). 2018.

5.
CIGALES, M.. Parecerista Ad Hoc à revista Estudos de Sociologia (UNESP). 2018.

6.
CIGALES, M. P.. Parecer ad hoc à Revista Espaço Acadêmico (UEM). 2017.

7.
CIGALES, M.. Parecer ad hoc à revista Brasileira de Educação. 2017.

8.
CIGALES, M.. Parecer à revista Cronos. 2017.

9.
CIGALES, M.. Parecer ad hoc à Educação em Revista (UFMG). 2017.

10.
CIGALES, M. P.. Parecer Ad Hoc a Revista Brasileira de Educação. 2016.

11.
CIGALES, M.. Parecer à Revista Civitas (PUC-Porto Alegre). 2016.

12.
CIGALES, M.. Parecer junto à Revista Três Ponto [...] UFMG. 2015.

13.
CIGALES, M.. Parecer à Revista Textos Graduados UnB. 2015.

14.
CIGALES, M. P.. Parecer à Revista Inter-Legere. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CIGALES, M. P.. Em nome do pai, do filho e do Espírito Sociológico!? Notas sobre a Sociologia Católica no Brasil. 2017; Tema: Ensino de Sociologia e História da Sociologia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CIGALES, M.; BODART, Cristiano . História do Ensino de Ciências Sociais no Brasil. 2018. (Coordenação de GT).

2.
CIGALES, M. P.; BRUNETTA, A. A. . Religião Gênero e Ensino de Sociologia. 2016. (Coordenação de GT).

3.
MARTINS, L. S. ; CIGALES, M. P. . Ensino de Ciências Sociais no Brasil Contemporânio. 2015. (Coordenação de GT).

4.
CIGALES, M. P.; BODART, Cristiano . História do Ensino de Sociologia no Brasil. 2015. (Coordenação de GT).

5.
CIGALES, M.. a sociologia por meio do jogo de xadrez. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CIGALES, M.; SILVA, L. D. . A sociologia e a matemática através do xadrez. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CIGALES, M.. Clube de Xadrez - Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ODININO, J. P. Q.; CIGALES, M. P.; ROSA, S. M. M.. Participação em banca de Delma Nadir Martins. O brincar na educação infantil: estereótipos de gêneros nas relações sociais entre meninos e meninas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ODININO, J. P. Q.; CIGALES, M. P.; ROSA, S. M. M.. Participação em banca de Marinete Maria Sodré Pereira. Gênero e Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
ODININO, J. P. Q.; CIGALES, M.; ROSA, S. M. M.. Participação em banca de Shyrlene Bezerra dos Santos. Relações étnico-raciais e educação: (re)construindo cidadania nas aulas de sociologia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. P.; MAZON, M. S.; CIGALES, M. P.. Participação em banca de Vanusa Rodrigues de Sena.Pensamento social brasileiro: clássicos e contemporâneos no livro didático. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MULLER, R. G.; BRUNETTA, A. A.; CIGALES, M. P.. Participação em banca de Gabriela Hoffmann.O teatro como experiência: um estudo sobre teatro como prática pedagógica, a partir do caso das Ciências Sociais/UFSC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
OLIVEIRA, A. P.; BRUNETTA, A. A.; CIGALES, M. P.. Participação em banca de Ana Martina Baron Engerroff.A sociologia no ensino médio e as concepções da disciplina nos livros didáticos: quê sociologia é esta?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
OLIVEIRA, A. P.; BRUNETTA, A. A.; CIGALES, M. P.. Participação em banca de James Tholl.A reintrodução do ensino de sociologia em Santa Catarina (1996-2008). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
OLIVEIRA, A. P.; BRUNETTA, A. A.; BONALDI, E. V.; CIGALES, M. P.. Participação em banca de Elias Festa Paludo.Habitus de classe e cultura escolar: reflexos da disputa simbólica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
CIGALES, M. P.; RIBEIRO, M. L. D.; GOMES, C. A.. Participação em banca de Andréa de Lima Corrêa.A importância dos estágios supervisionados para a formação profissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
CIGALES, M.; SANTOS, A. G.; RIBEIRO, M. L. D.. Participação em banca de Ana Paula Mota Alves.Experiências de aprendizagens vividas na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Pelotas.

8.
CIGALES, M.; SILVA, S. R.; RIBEIRO, M. L. D.. Participação em banca de Beatriz Dias de Carvalho.Meio Ambiente e tecnologia: uma grande proposta pedagógica para um futuro melhor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Pelotas.

9.
CIGALES, M. P.; WALTER, C. N.; RIBEIRO, M. L. D.. Participação em banca de Angelisa Coelho Veleda.O respeito às individualidades na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Pelotas.

10.
CIGALES, M. P.; LUZARDO, J. E. S.; COELHO, M. G.. Participação em banca de Darcy Sérgio Machado Ferreira.A educação do campo no passado aos nossos olhos no presente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Pelotas.

11.
CIGALES, M. P.; RIBEIRO, J. A. B.; COELHO, M. G.. Participação em banca de Denise de Lima Moraes.O estágio na educação do campo: reflexões sobre a formação enquanto docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação no Campo) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CIGALES, M. P.. II Mostra de Extensão e 6ª Jornada de Iniciação Científica. 2013. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia ENSOC/LABES/UFRJ.História e sentidos pedagógicos da sociologia no Brasil. 2018. (Encontro).

2.
II Colóquio das Licenciaturas em Ciências Sociais da UFSC: experiências a partir do estágio supervisionado. 2018. (Outra).

3.
III Congresso Nacional da ABECS - Encontro Gaúcho de Ensino de Ciências Sociais. A procura de Cristo: configurações históricas sobre a sociologia católica no Brasil. 2018. (Congresso).

4.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO DOS CORPOS, CULTURAS, HISTÓRIA: sociologias críticas da educação.. 2018. (Congresso).

5.
XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. (apresentação do trabalho "A sociologia do manual escolar: aspectos metodológicos"). 2018. (Congresso).

6.
The International Meeting Textbook Catalogue. 2017. (Encontro).

7.
6º Seminário Nacional de Sociologia e Política.O ensino de Ciência Política no Brasil: histórico, conteúdos e recursos didáticos. 2015. (Seminário).

8.
Colóquio 90 anos de Ensino de Sociologia no Brasil. 2015. (Outra).

9.
Congresso Brasileiro de Sociologia. A pesquisa como princípio pedagógico. 2015. (Congresso).

10.
IV Encontro Nacional de Ensino de Sociologia.Coordenação de GT: História do Ensino de Sociologia no Brasil. 2015. (Encontro).

11.
Simpósio Internacional de Ciências Sociais UFG.Coordenação de GT - Ensino de CIências Sociais no Brasil Contemporâneo. 2015. (Simpósio).

12.
20ª Encontro da Associação Sul-riograndense em História da Educação.A sociologia Cristã no Brasil: análise a partir dos manuais de Amaral Fontoura. 2014. (Encontro).

13.
4 Encontro Estadual sobre Ensino de Sociologia - ENSOC.As relações étnico-raciais nas aulas de sociologia: a possibilidade da música como recurso didático. 2014. (Encontro).

14.
5º Seminário Nacional Sociologia & Política.A Música como recurso didático para trabalhar as questões sociais e étnico-raciais nas aulas de sociologia: uma perspectiva freireana. 2014. (Seminário).

15.
II Seminário Internacional Imagens da Justiça, currículo e educação jurídica.A institucionalização da sociologia no sul do Brasil: análise a partir de uma instituição de ensino católica. 2014. (Seminário).

16.
IV Encontro Internacional de Ciências Sociais.A sociologia educacional no interior de um colégio católico na década de 1940 em Pelotas. 2014. (Encontro).

17.
19ª ASPHE - História da Educação e as Culturas do Pampa: diálogos entre Brasile e Uruguai.Programa de Sociologia de Amaral Fontoura: notas sobre um compêndio da década de 1940. 2013. (Encontro).

18.
III Encontro Nacional sobre o Ensino da Sociologia na Educação Básica.Quem formam os professores de sociologia da educação básica? Uma análise sobre a formação e atuação do corpo docente do curso de Ciências Sociais/UFPel. 2013. (Encontro).

19.
Sextas Ambientais no Projeto Visitando. 2013. (Outra).

20.
18º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2012. (Encontro).

21.
A pesquisa enquanto corpografia: palimpsestos, Arquitetônicas. 2012. (Outra).

22.
Encontro Estadual de Ensino de Sociologi.Algumas considerações sobre a sociologia na educação brasileira: 1882-1942. 2012. (Encontro).

23.
XIV Encontro de Pós-Graduação/UFPel. 2012. (Congresso).

24.
Encontro Nacionail sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica.O ensino da Sociologia através do Xadrez. 2011. (Encontro).

25.
I Encontro do PIBID/UFPel: Identidades no contexto escolar. 2011. (Encontro).

26.
I Encontro Regional do PIBID/UFPEL - O Ensino da Sociologia na Educação Básica. 2011. (Encontro).

27.
II Encontro Interistitucional do PIBID e III Encontro Institucional PIBID-UFRGS.Considerações a partir do PIBID sobre o Ensino da Sociologia na Escola Sylvia Mello em Pelotas. 2011. (Encontro).

28.
IV Seminário de História do Rio Grande do Sul: 50 anos da "Campanha da Legalidade" - uma vitória da democracia. 2011. (Seminário).

29.
Tramas e usos do passeio urbano: por uma estética professoral. 2011. (Oficina).

30.
I Ciclo de Debate sobre Direito Social à Educação: Educação Básica e o Acesso ao Ensino Superior. 2010. (Outra).

31.
II Encontro Internacional de Ciências Sociais: As Ciências Sociais e os Desafios para o Século XXI. 2010. (Encontro).

32.
II Seminário de Mobilidade Acadêmica da UFPel: Compartilhando Experiências. 2010. (Seminário).

33.
I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Perspectivas Sociais. 2010. (Outra).

34.
Semana Acadêmica de Ciências Sociais 2010 - Interdisciplinaridade e Ciências Sociais: Realidade ou Utopia?.A violência contra a mulher em Portugal. 2010. (Outra).

35.
Seminário Internacional Permanente Universidade e Integração Fronteiriça. 2010. (Seminário).

36.
I seminário de mobilidade acadêmica da UFPel: compartilhando experiências. 2009. (Seminário).

37.
Risco e Estado num mundo globalizado, Portugal. 2009. (Outra).

38.
Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais - Ciências Sociais e Movimentos Sociais no Capitalismo Periférico.. 2009. (Outra).

39.
1º Encontro Internacional de Ciências Sociais e 3ºIII Encontro de Ciências Sociais do Sul: ?Democracia, desenvolvimento, identidade? , UFPel, RS, Brasil.. 2008. (Encontro).

40.
II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnologica da Região Sul.. 2008. (Encontro).

41.
II Semana Academica do Curso de Filosofia. 2008. (Outra).

42.
3º ERECE SUL - Encontro Regional de Casas de Estudantes da Região Sul, Londrina, PR, Brasil.. 2007. (Encontro).

43.
Semana Acadêmica de Ciências Sociais, UFPel, RS, Brasil.. 2007. (Outra).

44.
Semana Acadêmica de Filosofia, UFPel, RS, Brasil.. 2007. (Outra).

45.
VIII Jornada de História Antiga, UFPel, RS, Brasil.. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIGALES, M.; BRUNETTA, A. A. ; CARVALHO, M. . II Colóquio das Licenciaturas em Ciências Sociais da UFSC: experiências a partir do estágio supervisionado. 2018. (Outro).

2.
CIGALES, M. P.. Projeto Sextas Ambientais no Projeto Visitando. 2013. (Outro).

3.
CIGALES, M.. I Encontro Regional do PIBID/UFPel - O Ensino da Sociologia na Educação Básica. 2011. (Outro).

4.
BARBOZA, D. ; BARBOZA, M. F. ; CARVALHO, Rita Gabriela Araújo ; CIGALES, Júlio Pinheiro ; CIGALES, M. ; PORTO, J. O. ; PORTO, M. O. ; ZAMBRANO, C. B. B. . II Seminário de Mobilidade Acadêmica da UFPel: Compartilhando Experiências. 2010. (Outro).

5.
CIGALES, M.. II Encontro Internacional de Ciências Sociais: As Ciências Sociais e os Desafios para o Século XXI. 2010. (Outro).

6.
CIGALES, M.. 4º Festival de Música do Comitê de Entidades no Combate à miséria e Pela Vida - COEP. 2010. (Festival).

7.
CIGALES, M.; CARDOSO, Thiane Gomez De La Fuente ; BARBOZA, D. ; BARBOZA, M. F. ; BARENHO, F. P. ; BORGES, J. ; FERNANDES, J. ; ESCOBAR, P. M. ; PIEPER, C. M. ; PINTO, Júlia sallaberry ; PORTO, J. O. ; PORTO, M. O. ; SANFONS, Mariane Fernandes ; ACOSTA, Diego Adres Velasco . I Seminário de Mobilidade Academica da UFPel: Compartilhando experiências. 2009. (Outro).

8.
SILVA, L. ; SILVA, S. ; CIGALES, M. . II Semana Academica do Curso de Filosofia - UFPel. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Léa Milani. Uma reflexão sobre a importância da relação professor/aluno no processo educativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação no Campo) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Marcelo Pinheiro Cigales.




Outras informações relevantes


Sócio da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS); da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR).



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