Carolina Dias de Almeida Berger

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0578701884839620
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Carolina Berger é artista multimídia, diretora cinematográfica, e performer, especializada em performance intermídia. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, da ECA-USP. Mestre em Documentário Cinematográfico pela Universidad del Cine - Buenos Aires (AR). Realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes - ECA -USP. Com prêmios nacionais e internacionais para suas obras audiovisuais documentais (Herança e Paragem do Tempo), a artista realiza estágio de pesquisa e estreia internacional de #LiveLivingPerformanceProject | Awakening Performance em Singapura, em 2015, orientada pelo ator e diretor Steve Dixon, reitor da LASALLE College of the Arts, e também autor de um dos livros mais importantes sobre performance digital, publicado pelo MIT: Digital performance: a History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Instalation. Desenvolve pesquisas prático-teóricas em performance intermídia e dança interativa nas quais a inovação tecnológica agrega novas significações à poéticas pessoais. Em doutorado, Carolina Berger desenvolveu #LiveLivingPerformanceProject de performance intermídia, na qual cria uma tríade feminina C.B. (Performer), Madame C. Bécamier (heterônimo literário) e Lícia D.B. (personagem alterego) Desenvolve #DigitalSELF|MediaLAB, laboratório de desenvolvimento de performances intermídia que se bifurca em uma série de workshops nos quais conduz participantes a compreender suas poéticas pessoais, a partir de sua teoria de ?modalidades de presença?. Atua como pesquisadora associada no grupo de pesquisa LabArteMidia Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, certificado pelo CNPQ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Dias de Almeida Berger
Nome em citações bibliográficas
BERGER, C. D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Svilova Artes IndieVisuais.
Avenida Imperatriz Leopoldina - de 552 a 1110 - lado par
Vila Leopoldina
05305001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 998185388
URL da Homepage: http://carolinaberger.com.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O princípio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Patrícia Moran Fernandes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Performance; Performance multimídia; Performance intermídia; cinema expandido; presença; performance digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Corpo.
2004 - 2009
Mestrado em Documentário Cinematográfico.
Universidad del Cine, FUC, Argentina.
Título: El documental autorreferencial contemporáneo: un espacio discursivo de múltiples hibridaciones,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo Adrián Russo.
Palavras-chave: subjetividade; cinema experimental; cinema familiar; cinema subjetivo; documentário auto-referencial; Cinema de não ficção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
1999 - 2001
Graduação em Comunicação Social - jornalismo.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: ?UM GRÃO DE VERDADE: O CINEMA DIRETO EM BUSCA DAS IMAGENS DO SAGRADO?.
Orientador: Sérgio de Assis Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.


Atuação Profissional



Coletivo Digital, CD, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministrante Worskshop, Carga horária: 3
Outras informações
Parceria para ministrar curso de projeto de ensino resultante de pesquisa de doutorado, #DigitalSelfMediaLab. Mais informações em http://carolinaberger.com.br/medialab/


Centro Universitário Belas Artes, BELAS ARTES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplinas ministradas: TV, vídeo e convergências midiáticas


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações
Cursos: RTVI Cinema Jornalismo Disciplinas: Linguagem Audiovisual Comunicação Visual Direção de Atores


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Relatório final avaliado por parecerista como pertinente e com problemática contemporânea, com metodologia teórico-prática inovadora, permitindo abordagem de experiência artística. Ressalta adequação entre campo teórico e campo prático em termos de boa composição reflexiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS DIGITAIS INTERATIVOS EM MULTITELAS, MULTIPLATAFORMAS E AMBIENTES IMERSIVOS
Descrição: Projeto de pesquisa que dá continuidade aos três projetos de pesquisa anteriores (Conteúdos interativos para multiplataformas digitais; Criação artística de design para interface da IPTV USP e produção de conteúdo para streming em IPTV; Namahaiku: cinema expandido e live-image); sendo, portanto, um projeto integrador. Este projeto pesquisa a exploração dos recursos de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas. Pesquisa-se a criação e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais digitais com o uso de sistemas computacionais que permitem a convergência de plataformas e de telas e suporte à interatividade para a sua produção, transmissão e exibição via a) aplicativos (APIs) desenvolvidos para o middleware GINGA, do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb); b) interatividade em objetos, espaços e ambientes imersivos e experiências físicas via softwares open-sources baseados em linguagem computacional de código criativo para cross e multiplataforma; c) aplicações em multitelas e multiplaformas, na convergência de plataformas, mídias e conteúdo, tendo como base a interação do espectador (interator) e o intercâmbio entre os subsistemas das telas e plataformas que compõem a pesquisa. Pesquisa-se, assim, as linguagens poéticas, estéticas e técnicas de criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade em locais específicos e em mídias móveis e locativas e a sinergia entre o humano e os aparatos tecnológicos das artes. A pesquisa busca criar uma dimensão de fruição dos conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, nas seguintes proposições: a) A proposta visa desenvolver e implementar um sistema de produção, transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais para plataformas digitais em telas grandes e pequenas. b) Desenvolvimento de Interfaces para transmissão, interatividade e exibição dos conteúdos produzidos em ambientes de convergência de telas grandes e pequenas e de múltiplas plataformas. c) Integração de tecnologias que atendam aos requisitos de utilização de sistemas computacionais e ambientes convergentes, multiplataformas e imersivos multidisciplinares. d) Desenvolvimento de interfaces interativas (com uso de sensores e disparadores), pra transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais digitais. e) Pesquisar as linguagens técnicas e estéticas e os fluxos na produção de conteúdos audiovisuais digitais para telas múltiplas e múltiplas plataformas e com processos interativos. f) Pesquisar o fluxo de produção de conteúdos audiovisuais em ambientes de convergências de plataformas. g) Estudo de linguagem de uso e linguagem de produção e fluxo de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carolina Dias de Almeida Berger - Integrante / Almir Antônio Rosa - Coordenador.
2014 - Atual
Criação de conteúdos audiovisuais digitais interativos em multitelas, multiplataformas e ambientes imersivos
Descrição: Projeto de pesquisa que dá continuidade aos três projetos de pesquisa anteriores (Conteúdos interativos para multiplataformas digitais; Criação artística de design para interface da IPTV USP e produção de conteúdo para streming em IPTV; Namahaiku: cinema expandido e live-image), e pesquisa a exploração dos recursos de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas. Pesquisa-se a criação e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais digitais com o uso de sistemas computacionais que permitem a convergência de plataformas e de telas e suporte à interatividade para a sua produção, transmissão e exibição via a) aplicativos (APIs) desenvolvidos para o middleware GINGA, do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb); b) interatividade em objetos, espaços e ambientes imersivos e experiências físicas via softwares open-sources baseados em linguagem computacional de código criativo para cross e multiplataforma; c) aplicações em multitelas e multiplaformas, na convergência de plataformas, mídias e conteúdo, tendo como base a interação do espectador (interator) e o intercâmbio entre os subsistemas das telas e plataformas que compõem a pesquisa. Pesquisa-se, assim, as linguagens poéticas, estéticas e técnicas de criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade em locais específicos e em mídias móveis e locativas e a sinergia entre o humano e os aparatos tecnológicos das artes. A pesquisa busca criar uma dimensão de fruição dos conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, nas seguintes proposições: a) A proposta visa desenvolver e implementar um sistema de produção, transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais para plataformas digitais em telas grandes e pequenas. b) Desenvolvimento de Interfaces para transmissão, interatividade e exibição dos conteúdos produzidos em ambientes de convergência de telas grandes e pequenas e de múltiplas plataformas. c) Integração de tecnologias que atendam aos requisitos de utilização de sistemas computacionais e ambientes convergentes, multiplataformas e imersivos multidisciplinares. d) Desenvolvimento de interfaces interativas (com uso de sensores e disparadores), pra transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais digitais. e) Pesquisar as linguagens técnicas e estéticas e os fluxos na produção de conteúdos audiovisuais digitais para telas múltiplas e múltiplas plataformas e com processos interativos. f) Pesquisar o fluxo de produção de conteúdos audiovisuais em ambientes de convergências de plataformas. g) Estudo de linguagem de uso e linguagem de produção e fluxo de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
O princípio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual
Descrição: Estudo sobre como a tecnologia imprime marcas expressivas na poética de obras de Live Cinema. Definimos Live Cinema como uma arte audiovisual performática, na qual o criador manipula imagens e sons em tempo real, em um ambiente não padronizado, para um público presente. Análise de obras de Live Cinema com o objetivo de produzir um mapeamento e detalhamento de sua poética, entendendo poética como um modo de fazer. Criação de experimento de performance audiovisual, intitulado Live Living Cinema, cujo foco é investigar as potencialidades de uma poética documental e cotidiana, em um meio expressivo no qual a difusão da obra acontece em tempo real. Focando em como os processos tecnológicos estão presentes na criação, algumas questões relativas à técnica surgirão, pois o problema central da pesquisa é detalhar a construção da poética de artistas que utilizam as tecnologias disponíveis para reinventar as ferramentas e questionar seus usos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Dias de Almeida Berger - Coordenador / Patricia Moran Fernandes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Outros Projetos


2016 - Atual
#DigitalSelfMediaLab
Descrição: Digital Self | MediaLab é um projeto de laboratório de criação em artemídia (ou arte e mídia), dividido em três módulos, em formato de workshops que visa consolidar em cada participante habilidades comunicacionais e poéticas criadoras de uma autoimagem digital ao mesmo tempo autônoma e socialmente engajada. Digital Self | MediaLab foi criado para preparar os participantes a usar tecnologias pessoais de uso cotidiano como ferramentas de divulgação de seus trabalhos, para propagar seus pensamentos e comunicar-se nas redes de interesse profissional e cultural.Digital Self | MediaLab revisa a história de nossa relação com as artes e mídias que servem à formação de nossa identidade performativa. Ao revisar conceitos de performance, pensada como arte que perpassa das artes do corpo à performance multimídia ? audiovisual, fotografia e escrita -, o método de Digital Self | MediaLab funda uma compreensão da poética na qual a relevância da criação e a afirmação da identidade combinadas formam a malha da performatividade digital contemporânea. A performatividade é pensada como uma série de valores e ações que nos possibilitam deixar marcas na realidade e na cultura. É um laboratório dividido em módulos que combina exercícios práticos e desenvolvimento de projetos de artes visuais, fotografia e performance multimídia, a partir do uso criativo e estratégico de tecnologias digitais de uso cotidiano e pessoal..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2012 - Atual
#LiveLivingPerformanceProject
Descrição: Trilogia de performances multimídia - Performance de Indomissão, Lícia na Orla das Maravilhas, Awakening Performance.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Dias de Almeida Berger - Coordenador / Patricia Moran Fernandes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
?Troféu Sérgio de Assis Brasil? por destacar-se na área de produção audiovisual., Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.
2008
DOCTV IV - Rio Grande do Sul - Documentário "Paragem do tempo", ABEPEC, TVE-RS, Ministério da Culltura.
2007
PREMIADA NO CONCURSO DE IDÉIA DE CURTA-METRAGEM NUFF GLOBAL CHANGE ? IDEA COMPETITION, pelo Festival Nórdico de Cinema Jovem, prêmio para a produção do projeto de curta-metragem ?Um deserto no pampa?, NUFF Global (Nordic Youh Film Festival) Fundação The Minor Fundation for Major Challenges.
2007
Documentário Herança (direção e roteiro) PRÊMIO DE MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM categoria Vídeo Nacional Independente no 15° GRAMADO CINE VIDEO, Gramado Cine Vídeo.
2007
Documentário Herança (direção e roteiro) PRÊMIO DE MELHOR FILME NO 6° SANTA MARIA VÍDEO E CINEMA ? MOSTRA COMPETITIVA SANTA MARIA E REGIÃO, Santa Maria Vídeo e Cinema.
2007
Documentário Herança (direção e roteiro) PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO no 6° Santa Maria Vídeo e Cinema ? Mostra Competitiva Santa Maria e Região, pelo documentário curta-metragem., Santa Maria Vídeo e Cinema.
2003
CLASSIFICADA EM 3º LUGAR, ENTRE 59 CANDIDATOS DO RIO GRANDE DO SUL, NO CONCURSO do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro ? I DOC TV, Ministério da Cultura e da Rede Pública de TV.
1999
CERTIFICADO DE 1º LUGAR NA CATEGORIA FOTOGRAFIA E SUB-CATEGORIA FOTO EXPERIMENTAL, COM O TRABALHO ?ÊXTASE?, conferido pelo PIC II Prêmio Interno de Comunicação, Faculdade de Comunicação Social - UFSM.
1999
VENCEDORA NA CATEGORIA MIDIA IMPRESSA, SUBCATEGORIA EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS DE LABORATÓRIO, FAMECOS - PUC - RS.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BERGER, C. D. A.. ?Jogos de encenação entre abismos? sobre o filme ?Os mestres Loucos?. In: Koff, Rogério Ferrer (Org.) et al.. (Org.). ?Uma história a cada filme ? Ciclos de Cinema Histórico ? Vol 3?. 01ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2010, v. 01, p. 506-518.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERGER, C. D. A.. Energia vital em formas sem fil. Revista Movimento, São Paulo, p. 141 - 153, 15 dez. 2015.

2.
BERGER, C. D. A.. O Duplo Projetado na Performance Multimídia de Nástio Mosquito. PPGMPA em Pesquisa e Debate Discentes: Trabalhos da IV Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, p. 169 - 182, 10 nov. 2015.

3.
BERGER, C. D. A.. REGIMES DE VISIBILIDADE E DISPOSITIVO TÉCNICO EM VÍDEO MAPPING E LIVE CINEMA. Revista Sala 206, Site da Revista, p. 01 - 16, 05 dez. 2013.

4.
BERGER, C. D. A.. " A renovação asiática?. Revista MIX do Jornal Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 14 - 15, 27 jan. 2007.

5.
BERGER, C. D. A.. ?Cenas da vida privada?. Revista MIX do Jornal Diário de Santa Maria, p. 14 - 15, 21 ago. 2006.

6.
BERGER, C. D. A.. ?Nos Caminhos do documentário?. Revista MIX do Jornal Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 14 - 15, 19 jun. 2004.

7.
BERGER, C. D. A.. ?O cinema da diversidade. Um cinema social?. Jornal Especial do Fórum Social Mundial, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, p. 10 - 10, 03 fev. 2002.

8.
BERGER, C. D. A.; Maura Martins . ?Santa Maria nas rotas do cinema?. Jornal Primeira Quadra, p. 6 - 6, 27 out. 2000.

9.
BERGER, C. D. A.; Maura Martins . Cinema Cor-de-rosa. Jornal Primeira Quadra, Santa Maria, p. 04 - 04, 18 dez. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERGER, C. D. A.. A noção de dispositivo técnico em obras de performance audiovisual. In: AVANCA/CInema - International Conference, 2013, Avanca. Avanca / Cinema 2013. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2013. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BERGER, C. D. A.. Principle of the Poetics Presence Modality. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BERGER, C. D. A.. Awakening Performance. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERGER, C. D. A.. ?O Duplo Projetado na Performance Multimídia de Nástio Mosquito?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BERGER, C. D. A.. A fundação ?Digital Self? como duplo projetado na obra do performer multimídia Nástio Mosquito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BERGER, C. D. A.. O Duplo projetado na performance multimídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BERGER, C. D. A.. A autoficção no documentarismo latino-americano contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HOLTGEN, S. ; BERGER, C. D. A. . Códigos & Circuitos its: obstáculos, desvios e atalhos no ensino e pesquisa (através) de softwares e hardwares Vintage, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
Manson, Caden ; Nelson, Jemma ; BERGER, C. D. A. . Contemporary Performance Almanac. Nova Iorque: Contemporary Performance, 2016 (Almanaque - Arte contemporânea - Internacional).

3.
BERGER, C. D. A.. Sobre ?Berlim 10/90?, de Robert Kramer 2011 (Artigo).

4.
BERGER, C. D. A.. Sobre ?Vozes Espirituais?, de Alexander Sokurov 2011 (Monografia acadêmica - Artigo).

5.
BERGER, C. D. A.. Reflexiones sobre lo irrealizable en el documental 2011 (Crônica).

6.
BERGER, C. D. A.. Sobre ?Valsa com Bashir?, de Ari Folman 2011 (Artigo).

7.
BERGER, C. D. A.. Imagens Primitivas, apropriações documentais: o cinema como memória pública, memória moderna, memória em movimento. Texto de apresentação de seminário "Imagens primitivas, apropriações documentais" promovido pela CESMA- Cineclube Lanterninha Aurélio 2006 (Texto de apresentação de Seminário).

8.
BERGER, C. D. A.. Texto "Imagens primitivas, apropriações documentais: uma primeira conclusão, além da história contada". Conclusão de seminário "Imagens primitivas, apropriaçãoes documentais" promovido pela CESMA - Cineclube Lanterninha Aurélio - 2006 (Texto de conclusão de Seminário).

9.
BERGER, C. D. A.. ?Cenas de estórias de uma história? 2002 (Catálogo de Festival de Cinema).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERGER, C. D. A.. DIRETORA, MONTADORA E ROTEIRISTA do ?Paragem do tempo? (Betacam digital, cor, 2009) vencedor do DOCTV Brasil IV, no Rio Grande do Sul. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
BERGER, C. D. A.. Autora projeto de Ensino "Um grão de verdade: o cinema direto em busca das imagens do sagrado". 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

3.
BERGER, C. D. A.. Bolsista do Projeto de Extensão "Programa Televisivo - Programa 8". 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BERGER, C. D. A.. Digital Self Workshop. 2013; Tema: Site de workshop Digital Self. (Site).

2.
BERGER, C. D. A.. Noção de dispositivo em performance audiovisual. 2013; Tema: Performance Audiovisual. (Site).

3.
BERGER, C. D. A.. Artes Audiovisuais. 2011; Tema: Audiovisual. (Blog).

4.
BERGER, C. D. A.. Pesquisa em Audiovisual. 2011; Tema: Audioviosual. (Blog).

5.
BERGER, C. D. A.. Site e Blog de Carolina Berger. 2011; Tema: Site com obras e escritos. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERGER, C. D. A.; Paulo Antonio Carvalho Costa . CorpoVetor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BERGER, C. D. A.. CorpoMídia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Daniel Lima ; BERGER, C. D. A. . Palavras Cruzadas. 2018. (Assistência de Set).

4.
BERGER, C. D. A.. #DigitalSelfMediaLab: laboratório de poéticas em performance intermídia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Patricia Moran Fernandes ; BERGER, C. D. A. . Cinemas Transversais. 2016. (Editoração/Livro).

6.
BERGER, C. D. A.. Relatório Científico de Bolsa de Doutorado Fluxo Contínui. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
BERGER, C. D. A.. Relatório de exame de qualificação de doutorado. 2014. (Relatório de pesquisa).

8.
BERGER, C. D. A.. Oficina de Introdução ao documentário audiovisual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BERGER, C. D. A.; La Ferla, Jorge . Disciplina de Documentário - Curso de Especialização em Cinema - UNIFRA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
BERGER, C. D. A.. Oficina ?Faça você mesmo?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BERGER, C. D. A.. Oficina de ?Introdução ao roteiro: modelos e práticas?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BERGER, C. D. A.. ?Notas sobre a forma do documentário?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

13.
BERGER, C. D. A.. MINISTRA aulas de Direção e Roteiro em Oficina de formação audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BERGER, C. D. A.. MINISTRA Oficina de Audiovisual Experimental Faça Voce mesmo I. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
BERGER, C. D. A.. MINISTRA Oficinas de Documentário em 6 cidades - Pontão FOCU - Formação Audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
BERGER, C. D. A.. Ministra Oficina ?Faça você mesmo II ?, de Cinema Experimental Pessoal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
BERGER, C. D. A.. MINISTRA mini-curso "Educando o olhar com o cinema pessoal" - II Congresso de Educação, Arte e Cultura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
BERGER, C. D. A.. MINISTRA curso ?Educando o olhar, praticando o cinema pessoal?, no para alunos do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora de Fátima. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
BERGER, C. D. A.. MINISTRA curso ?Educando o olhar, praticando o cinema pessoal?, no para alunos do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora de Fátima. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
BERGER, C. D. A.. Palestra sobre o filme "Os mestres loucos" (Jean Rouch) no XX Ciclo de Cinema Histórico: do documento ao documentário. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
BERGER, C. D. A.. Palestra ?Investigação Histórica no Documentário e Subjetividade?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
BERGER, C. D. A.. Audiovisual Experimental ? Imersão/Intervenção. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
BERGER, C. D. A.. ?Audiovisual e tecnologias portáteis: experimentação estética pessoal?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
BERGER, C. D. A.. Mini-curso. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
BERGER, C. D. A.. Diretora de produção do Curta-metragem: FOME DE QUE? (Luiz Alberto Cassol, 35mm, em finalização). 2007. (Diretora de produção).

26.
BERGER, C. D. A.. Seminário Imagens primitivas, apropriações documentais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
BERGER, C. D. A.. Oficina de elaboração de projetos de não-ficção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
BERGER, C. D. A.. Palestra ?O documentário Cinematográfico ? uma História de criatividade, da exposição à primeira pessoa?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
BERGER, C. D. A.. Workshop ?Construindo a idéia do documentário?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
BERGER, C. D. A.. Continuista do curta-metragem "Cinza e Vermelho" (de Kitta Tonetto, 2004, 16mm). 2004. (continuista).

31.
BERGER, C. D. A.. Aula de continuidade, III Curso de Extensão em Cinema Digital. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
BERGER, C. D. A.. DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL. 2003. (Editoração/Outra).

33.
BERGER, C. D. A.. Produtora e assistente de direção do documentário curta-metragem ?INSANIDADES? (Betacam SP, 2003),. 2003. (assistente de direção).

34.
BERGER, C. D. A.. Aula de continuidade, II Curso de Extensão em Cinema Digital. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
Maria Cristina Tonetto (diretora) ; BERGER, C. D. A. . Continuista do curta-metragem ?AMIZADE? (Kitta Tonetto, 16mm e Digital). 2001. (CONTINUISTA).

36.
BERGER, C. D. A.. Continuista do curta-metragem ?A ÚLTIMA TRINCHEIRA?(Rondon de Castro, 35mm, 2001). 2001. (CONTINUISTA).

37.
BERGER, C. D. A.. Produtora e operadora de câmera do Vídeo Documentário ?Acordes e Angústias?. 2001. (PRODUTORA e OPERADORA DE CÂMERA).

38.
BERGER, C. D. A.. Continuista do curta-metragem "Amizade" (Kitta Tonetto, 16mm e DV CAM, 12 min, 2001). 2001. (continuista).

39.
BERGER, C. D. A.. Continuista do longa-metragem ?MANHÃ TRANSFIGURADA? (de Sérgio de Assis Brasil, em finalização). 2001. (CONTINUISTA).

40.
BERGER, C. D. A.. Integrante da equipe da Facos Agência de Comunicação Integrada. 1999. (jornalista).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
BERGER, C. D. A.. Performance Promessa. 2012. Performática.

Artes Visuais
1.
BERGER, C. D. A.. Video-instalação Vídeo Vísceral VHS ? no Grito Rock/Santa Maria ? pelo Núcleo Visceral de Imagens Técnicas ? Macondo Coletivo.. 2011. Instalação.

2.
BERGER, C. D. A.. - Idealiza e realiza a projeção e edição de ?Apropriação Sonorovisual? de filme silencioso de Santa Maria em 1909. 2010. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BERGER, C. D. A.. Ethereum. 2018 (Videoperformance).

2.
BERGER, C. D. A.; DIXON, P. D. S. . Performance do Despertar | Awakening Performance. 2015 (Catálogo de Festival de Cinema).

3.
BERGER, C. D. A.. Lícia na Orla das Maravilhas. 2014 (Performance Multimídia).

4.
BERGER, C. D. A.. Performance de Indomissão. 2014 (Performance Multimídia).

5.
BERGER, C. D. A.. Lícia Na Orla das Maravilhas. 2014 (Performance Multimídia).

6.
BERGER, C. D. A.. Lícia na Orla das Maravilhas. 2014 (Performance Multimídia).

7.
BERGER, C. D. A.. Tenopasse Hackianista. 2014 (Performance Multimídia).

8.
BERGER, C. D. A.. Performance Promessa. 2012 (Performance).

9.
BERGER, C. D. A.. Happening ?Video-Reação? como parte de ações do Grito Rock ? pelo Núcleo Visceral de Imagens Técnicas ? Macondo Coletivo. 2011.

10.
BERGER, C. D. A.. "Quando fecho os olhos". 2011 (Direção geral, edição e finalização de imagem e execução ao vivo de mixagem de imagensem performance).

11.
BERGER, C. D. A.. Dias no tempo (documentário, digital, 37?, Brasil e Argentina). 2010 (Diretora, roteirista, montadora e produtora).

12.
BERGER, C. D. A.. Direção e roteiro do documentário curta-metragem Herança (DVCAM, 24min45seg, Março 2007). 2007 (Direção e roteiro).

13.
BERGER, C. D. A.. Produtora e curadora da MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO EM CURTA-METRAGEM REALIDADES CULTURAIS, QUESTÕES AMBIENTAIS, parte da programação do I FESTIVAL INTERNACIONAL DA PRIMAVERA DE ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS: Identidade e transversões culturais. 2007 (PRODUTORA E CURADORA).

14.
BERGER, C. D. A.. Participante (audiovisual) da Performance de encerramento (com a intervenção "Santos Televisivos" e projeção de vídeo "A espera" do I FESTIVAL INTERNACIONAL DA PRIMAVERA DE ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS: Identidade e transversões culturais. 2007 (Performance audiovisual, intervenção audiovisual ?Santos Televisivos?).

15.
BERGER, C. D. A.. Roteirista, Diretora e Produtora do vídeo documentário ?Clínica? (Mini DV, 15min, 2006). 2006 (Roteirista, Diretora e Produtora).

16.
BERGER, C. D. A.. Roteirista, diretora e editora do video documentário ?Pero mejores, no...? (Mini DV, 20min45seg, 2006). 2006 (ROTEIRISTA, DIRETORA , EDITORA).

17.
BERGER, C. D. A.. Diretora e Roteirista da vídeo-carta "Wonderful images of love life and hunger " (Mini DV, 6 min). 2006 (direção e roteiro).

18.
Saturnino Rocha (Diretor) ; BERGER, C. D. A. . PRODUTORA LOCAL DE EPISODIO: ?O SERVO DE DEUS?, para RBS TV ? Rio Grande do Sul, da serie de documentários televisivos ?HISTÓRIAS EXTRAORDINARIAS?. 2005.

19.
BERGER, C. D. A.. Roteirista e diretora do vídeo documentário ?Álbum? (MINI DV, em 2° corte com 42 min). 2005 (DIREÇÃO e ROTEIRO).

20.
Guilherme Castro (Diretor) ; BERGER, C. D. A. . ASSISTENTE DE PRODUÇÃO NOS EPISÓDIOS: ?MARIAZINHA PENNA?. 2004.

21.
BERGER, C. D. A.; Luiz Alberto Cassol (Diretor) . Roteirista e co-diretora do vídeo Documentário ?Versões? (Betacam, 2003, 25 min). 2003 (DIRETORA).

22.
BERGER, C. D. A.. PRODUTORA E REPÓRTER, de 06 (SEIS) PROGRAMAS DE TELEVISÃO: TV OVO NO ÔNIBUS, de julho de 2001 a março de 2002. 2002.

23.
BERGER, C. D. A.. Produção de textos e arte do Fanzine Cineclube Porão. 2002 (PRODUÇÃO DE TEXTOS E ARTE).

24.
BERGER, C. D. A.. Diretora de arte e produtora do Vídeo Clipe da Banda Low Cash Over Flow,música. 2002 (DIRETORA DE ARTE E PRODUTORA).

25.
BERGER, C. D. A.. Roteirista e diretora do Vídeo Clipe da banda T.S.F, música. 2002 (ROTEIRISTA e DIRETORA).

26.
BERGER, C. D. A.. Diretora do vídeo Clipe da Banda Inseto Social, música. 2002 (Diretora).

27.
BERGER, C. D. A.; Luiz Alberto Cassol (Diretor) . Roteirista e co-diretora do Vídeo Documentário ?MOVIMENTOS? (VHS, HI-8, 4?45??). 2002 (Direção).

28.
BERGER, C. D. A.; Maria Cristina Tonetto (diretora) . ASSISTENTE DE PRODUÇÃO NO EPISÓDIO: ?IMEMBUI?, para a RBS TV ? Rio Grande do Sul, referente as Séries HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS. 2001.

29.
BERGER, C. D. A.; Maria Cristina Tonetto (diretora) . ASSISTENTE DE PRODUÇÃO NOS EPISÓDIOS: ?CEMITÉRIO DOS BARBOSA?, para a RBS TV ? Rio Grande do Sul, referente à Série HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS, realizando pesquisa de locações e de objetos cenográficos. 2001.

30.
BERGER, C. D. A.. Roteirista e diretora do Vídeo documentário ?Nossa Senhora? (S-VHS, 38 min). 2001 (direção e roteiro).

31.
BERGER, C. D. A.. Diretora e produtora do programa televisivo "PROGRAMA 8? - TV CAMPUS - UFSM. 2001 (Diretora e produtora).

Demais trabalhos
1.
BERGER, C. D. A.. Integrante do júri do 5° Santa Maria Vídeo e Cinema - Mostra Nacional Competitiva de Vídeo. 2006 (Comissão julgadora) .

2.
BERGER, C. D. A.. Membro do Cineclube ?LANTERNINHA AURÉLIO?. 2003 (MEMBRO do Cineclube ?LANTERNINHA AURÉLIO?) .

3.
BERGER, C. D. A.. Integrou e equipe de projeto e produção do catálogo 2° Santa Maria Vídeo e Cinema. 2002 (INTEGROU a Equipe de Projeto e Produção do 2° Santa Maria Vídeo e Cinema) .

4.
BERGER, C. D. A.. Membro do Cineclube ?PORÃO?, em Santa Maria ? RS, nos anos de 2001 e 2002.. 2001 (MEMBRO do Cineclube ?PORÃO?, em Santa Maria ? RS, nos anos de 2001 e 2002. 3.1.31) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERGER, C. D. A.. Participação em banca de Plaza, Alezandre et all.Transmutação: Lourenço Mutarelli. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

2.
BERGER, C. D. A.. Participação em banca de Lima, Ana Izabel et all.Transgêneros: a vida além da identidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
Veneza Veloso Mayora Ronsini; BERGER, C. D. A.; Rogério Ferrer Koff. Participação em banca de Dafne Reis Pedroso.Uma história brasileira: João Moreira Salles e o popular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BERGER, C. D. A.. MEMBRO DA COMISSÃO DE SELÇÃO do Edital de desenvolvimento de projetos de roteiro de longa-metragem de ficção ? MINC - Secretaria do Audiovisual. 2009. Ministério da Cultura.

Outras participações
1.
BERGER, C. D. A.. Banca examinadora de trabalhos inscritos na categoria reportagem - 5ª Edição PIC (Prêmio Interno de Comunicação) - UFSM. 2003.

2.
BERGER, C. D. A.. Banca examinadora de trabalhos inscritos na categoria vídeo - 5ª Edição PIC (Prêmio Interno de Comunicação) - UFSM. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Encontro Internacional dos Grupos de Pesquisa: Realidades Mistas & Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia - Membranas. 2018. (Encontro).

2.
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo - Workshop com o artista Dimitris Papaioannou (MITsp - 2016),.Workshop com o bailarino e coreógrafo grego Dimitris Papaioannou. 2016. (Oficina).

3.
IV Jornada Discente PPGMPA - CTR / ECA / USP.O Duplo projetado na performance multimídia. 2014. (Outra).

4.
4th FORMER WEST Research Congress: Documents and Prospects. 2013. (Congresso).

5.
III Jornada acadêmica discente do programa de pós-graduação em meios e processos audiovisuais.A NOÇÃO DE DISPOSITIVO EM PERFORMANCE AUDIOVISUAL DIGITAL. 2012. (Outra).

6.
XVI Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A noção de dispositivo em obras de performance audiovisual. 2012. (Congresso).

7.
XIV Encontro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. A autoficção no documentarismo latino-americano contemporâneo. 2010. (Congresso).

8.
Oficina de realização de filmes, ministrada por Linda Hattendorf, 5° Nordic Youth Film Festival (2007), de 01 a 10 de junho de 2007..Realização do curta-metragem ?Lost and found? (ficção, 7min, DV CAM).. 2007. (Oficina).

9.
SEMINARIO ?El documental expandido. Estrategias documentales expositivas?, ministrado por Jacobo Sucari. 2006. (Seminário).

10.
SEMINARIO ?CINE Y SOFTWARE?, ministrado Lev Manovish. 2005. (Seminário).

11.
CURSO ? LA IMAGEN DEL CINE Y LA PINTURA, ministrada por Silvia Calvo, no Centro Cultural Ricardo Rojas. 2004. (Outra).

12.
SEMINARIO DE ?CINE DOCUMENTAL? ? ministrado pelo professor e documentarista Patrício Guzman. 2004. (Seminário).

13.
Curso "O cinema de não-ficção, história e linguagem" (Módulo I - oficinas experimentais de cinema -FAMECOS - PUC - RS). 2003. (Oficina).

14.
CURSO SOBRE: O CINEMA DE NÃO-FICÇÃO, HISTÓRIA E LINGUAGEM ? MÓDULO I ? OFICINAS EXPERIMENTAIS DE CINEMA - FAMECOS - PUC- RS, ministrada por Glênio Póvoas. 2003. (Oficina).

15.
OFICINAS DE CINEMA ? MÓDULO 4: FUNDAMENTOS DA MONTAGEM, ministrada por Maria Dora Genis Mourão.. 2003. (Oficina).

16.
Palestrante da Mesa-redonda "Produção Cinematográfica" do I Fórum de Comunicação Social - Curso de Comunicação Social - UNIFRA."Produção Cinematográfica". 2003. (Outra).

17.
?TENDENCIAS E PERSPECTIVAS DO DOCUMENTÁRIO?. 2001. (Outra).

18.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: ?TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO DOCUMENTÁRIO?. 2001. (Outra).

19.
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 2001. (Congresso).

20.
OFICINA SOBRE: ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E CONTINUIDADE, por Antônio Celso - PUC - RS. 2000. (Oficina).

21.
X ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE FACULDADES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2000. (Encontro).

22.
Oficina de direção para filme e VT para iniciantes. 1999. (Oficina).

23.
CURSO DE FOTOGRAFIA, ministrado pelo Professor Luiz Antônio dos Santos Neto, UFSM - Faculdade de Comunicação Social. 1998. (Outra).

24.
I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de educação da FAFRA. 1998. (Congresso).

25.
V Encontro Internacional de línguas e culturas lusófonas: Universos da língua portuguesa. 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Patricia Moran Fernandes ; BERGER, C. D. A. . Seminário Internacional Arranjos Experimentais: cultura numérica audiovisual. 2013. (Congresso).

2.
BERGER, C. D. A.. Curadoria e produção de ?Mostra Internacional de Hipnose Audiovisual? (Cinema experimental e vídeoarte). 2010. (Festival).

3.
BERGER, C. D. A.. COMISSÃO TÉCNICO CIENTÍFICA DO I FESTIVAL INTERNACIONAL DA PRIMAVERA DE ARTES VISUAIS E ARTES CÊNICAS: Identidade e transversões culturais. 2007. (Festival).

4.
BERGER, C. D. A.. 2º SEMINÁRIO GÁUCHO DE CINEMA E VÍDEO. 2003. (Outro).

5.
BERGER, C. D. A.. COORDENADORA DE PRODUÇÃO, do Santa Maria Vídeo e Cinema, durante o 2º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2003. (Festival).

6.
BERGER, C. D. A.. CURADORA da Mostras Nacional e Internacional de Filmes, durante o 2º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2003. (Festival).

7.
BERGER, C. D. A.. 1º Seminário Gaúcho de Cinema e Vídeo. 2002. (Outro).

8.
BERGER, C. D. A.. COORDENADORA DE PRODUÇÃO, do Santa Maria Vídeo e Cinema, 1º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2002. (Festival).

9.
BERGER, C. D. A.. CURADORA da Mostra de Filmes Nacional e Internacional durante o 1º Festival Nacional do Vídeo e Mostra de Cinema. 2002. (Festival).

10.
BERGER, C. D. A.. ROTAS DA ATUALIDADE. 1999. (Congresso).

11.
BERGER, C. D. A.. 27ª SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 1999. (Outro).

12.
BERGER, C. D. A.. 27ª SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Camila Fontenelle de Miranda. A mulher, o belto e o sublime: estudo da representação da figura feminina no cinema de Andrei Tarkovsky para composição de obra fotográfica "Do Avesso".. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Cinema, Video e TV) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Carolina Dias de Almeida Berger.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liciani Piccini Vargas. Co-orientadora: "Banco de histórias: um estudo sobre o controle da narrativa fílmica de documentários pela da mise-en-scène e pela montagem". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carolina Dias de Almeida Berger.

2.
Frederico Maximiano Moura. Co-orientadora: "Deus e o Diabo na terra do sol: alegoria e mito no sertão cultural de Glauber Rocha". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Carolina Dias de Almeida Berger.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERGER, C. D. A.. REGIMES DE VISIBILIDADE E DISPOSITIVO TÉCNICO EM VÍDEO MAPPING E LIVE CINEMA. Revista Sala 206, Site da Revista, p. 01 - 16, 05 dez. 2013.

2.
BERGER, C. D. A.. Energia vital em formas sem fil. Revista Movimento, São Paulo, p. 141 - 153, 15 dez. 2015.

3.
BERGER, C. D. A.. O Duplo Projetado na Performance Multimídia de Nástio Mosquito. PPGMPA em Pesquisa e Debate Discentes: Trabalhos da IV Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, São Paulo, p. 169 - 182, 10 nov. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
BERGER, C. D. A.. O Duplo projetado na performance multimídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BERGER, C. D. A.. ?O Duplo Projetado na Performance Multimídia de Nástio Mosquito?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BERGER, C. D. A.. A fundação ?Digital Self? como duplo projetado na obra do performer multimídia Nástio Mosquito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BERGER, C. D. A.. #DigitalSelfMediaLab: laboratório de poéticas em performance intermídia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BERGER, C. D. A.; Paulo Antonio Carvalho Costa . CorpoVetor. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BERGER, C. D. A.. CorpoMídia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BERGER, C. D. A.. Noção de dispositivo em performance audiovisual. 2013; Tema: Performance Audiovisual. (Site).

2.
BERGER, C. D. A.. Artes Audiovisuais. 2011; Tema: Audiovisual. (Blog).

3.
BERGER, C. D. A.. Pesquisa em Audiovisual. 2011; Tema: Audioviosual. (Blog).



Outras informações relevantes


Projetos em andamento:

Aural Genesis LIVEmachina /> #LiveLivingPerformanceProject >|
Pesquisa iniciada em doutorado e ainda em execução 
http://carolinaberger.com.br/aural-genesis-livemachina-livelivingperformanceproject/

Digital Self Media Lab
Ensino de performance audiovisual, intermídia e multimídia
Cursos em módulos 
Execução em disciplina de Comunicação Visual - Curso de Cinema - Anhembi Morumbi 
http://carolinaberger.com.br/medialab/



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:36:21