Eduardo França

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8282190939693812
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutorando em comunicação pela PUC (RJ). Mestre em administração, com ênfase em marketing, pelo IBMEC (RJ). Com pós-graduação executiva em marketing, pela ESPM (RJ). Possui graduação em comunicação social, pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Atualmente é coordenador de graduação em Publicidade e Propaganda e de pós-graduação, nos cursos de comunicação, ciências do consumo e gestão do entretenimento. Professor (RTI) da ESPM (RJ). Foi chefe do departamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tem experiência nas áreas de planejamento de comunicação e merchandising. Participa do grupo de pesquisa "Juventudes cariocas, suas culturas e representações midiáticas", coordenado pelo Prof.ª Dr.ª Claudia Pereira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo França
Nome em citações bibliográficas
FRANÇA, E.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM.
Rua do Rosário, 90
Centro
20041002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22162025
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Claudia da Silva Pereira.
2003 - 2006
Mestrado profissional em Administração em Marketing.
Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Título: Abordando o Consumidor Masculino: contribuição para a compreensão da propaganda voltada para o homem, Ano de Obtenção: .
Orientador: Drª Fátima Cristina Trindade Bacellar.
Palavras-chave: Gênero; Relações Sociais; propaganda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
1998 - 2000
Especialização em Executivo em Marketing.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Planejamento estratégico para a empresa: Cordas e Companhia.
Orientador: Márcio Couto Lago.
1994 - 1998
Graduação em Comunicação Social.
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Título: O Clubber na propaganda.
Orientador: Marco Antônio Albuquerque.




Formação Complementar


2010 - 2010
Disney's Leadership Excellence. (Carga horária: 3h).
Disney Youth Education Series, YES, Estados Unidos.
2010 - 2010
Showbiz Magicat La Nouba by Cirque du Soleil. (Carga horária: 2h).
Disney Youth Education Series, YES, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e professor RTI, Carga horária: 40

Atividades

07/2006 - Atual
Direção e administração, ESPM, .

Cargo ou função
Coordenador dos Departamentos de PGE / PGD e PGJ.
03/2004 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Comunicação Integrada
Gerência de Comunicação Integrada de marketing
01/2004 - Atual
Ensino, Comunicação com o Mercado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação no PDV
Comunicação Integrada de Marketing
Estratégias de Comunicação
03/2003 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PGE II - Orientação de Projeto
Merchandising e Promoção
Planejamento de Comunicação I
Planejamento de Comunicação II
12/2007 - 01/2008
Ensino, Comunicação Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Interna

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 3
Outras informações
O JuX - Juventudes Cariocas, suas culturas e representações midiáticas é um grupo de pesquisa vinculado à Linha de Pesquisa "Comunicação e Representação", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, liderado pela professora Cláudia Pereira.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
As apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo na construção do modelo de masculinidade na população juvenil de uma periferia urbana carioca
Descrição: O presente estudo propõe uma reflexão complementar sobre o modelo de masculinidade no discurso publicitário, através das narrativas de consumo, utilizando os modelos de pesquisas qualitativa e etnográfica. Nesta perspectiva, as representações sociais do homem serão analisadas através das apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo, na construção do modelo de masculinidade em uma parcela da população juvenil, de uma periferia urbana carioca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo França - Coordenador.
2013 - 2014
O Poder da Marca Olfativa
Descrição: Estudo sobre o impacto e a associação das marcas olfativas às marcas físicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo França - Coordenador.
2012 - 2013
Vitrines: O Poder da Sedução
Descrição: Estudo comparativo entre a teoria e a prática, em lojas do mercado carioca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo França - Coordenador.
2011 - Atual
Concept store, flagship store e loja comum ? as diferenças e performances de cada um desses modelos de PDVs.
Descrição: O projeto toma como base a proposta de investigar as diferenças e os resultados obtidos através de dois novos modelos de ponto-de-venda (PDV), as concept stores e flagship stores em relação ao formato tradicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eduardo França - Coordenador.
2010 - 2011
A Cadeia Produtiva da Comunicação com o Mercado - Novos Atores, Novos Conteúdos e Novas Formas de Relacionamento
Descrição: O objetivo desta pesquisa é aprofundar a compreensão sobre as transformações da cadeia produtiva da comunicação com o mercado com base em pesquisa investigativa e exploratória, a partir de dois pontos de vista: 1 - Do ponto de vista dos clientes (empresas); 2 - Do ponto de vista dos fornecedores de serviços de comunicação (Agências de propaganda e Empresas diversas de serviços de comunicação). A partir daí, compreender melhor as estratégias, tendências e processos de comunicação que vêm sendo desenvolvidos pelas empresas no sentido de garantir seu posicionamento num mercado crescentemente complexo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Gracioso, Francisco. ; VASCONCELOS, A. ; GALLUCCI, L. ; SIROTSKY, N. ; FERRACCIU, J. S. S. ; PASTORE, R. ; DIAS, E. P. ; MEGIDO, J. L. T. ; MARCELINO, R. M. A. ; FRANÇA, E. ; GARRIDO, S. . A Petrobras nos jogos Pan-americanos Rio 2007. In: Francisco Gracioso. (Org.). As novas arenas da comunicação com o mercado. 1ed.São Paulo: Atlas, 2008, v. 1, p. 158-167.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FRANÇA, E.. Revista Anamaco. Tempo de vender, São Paulo, p. 24 - 36, 30 ago. 2018.

2.
FRANÇA, E.. Revista Marketing. Marketing (São Paulo), Estudos ESPM, p. 51 - 56, 01 mar. 2011.

3.
FRANÇA, E.. Revista da ESPM. Espetáculo e Comunicação na Sociedade pós-moderna, Case Study, p. 36 - 45, 07 ago. 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, E.. A representação do corpo andrógeno na publicidade da moda.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FRANÇA, E.. The representation of the androgynus body in Brazilian popular music. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FRANÇA, E.. A representação social da androginia na publicidade da moda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FRANÇA, E.. Nem para eles, nem para elas: uma reflexão sobre o '@genero' na publicidade e no mercado de moda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FRANÇA, E.. As apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo na construção do modelo de masculinidade na população juvenil de uma periferia urbana carioca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FRANÇA, E.. A representação da masculinidade na série televisiva Law & Order: SUV. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FRANÇA, E.. Caso Stew Leonard's. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
FRANÇA, E.. Estudo Mundo Afora. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRANÇA, E.. Publicitário: trabalhando nas áreas de planejamento, criação e digital. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FRANÇA, E.. Publicitário: trabalhando nas áreas de planejamento, criação e digital. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FRANÇA, E.; STEIBEL, F. ; MARQUES, L. ; SOUZA, A. C. . Como será. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FRANÇA, E.. Sem Censura. 2014.

5.
FRANÇA, E.; SILVA, A. B. B. . Sem Censura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Editora Abril ; FRANÇA, E. . Guia do Estudante. 2018. (Parecerista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMOS, F. F.; CAVALHEIROS, L. A. N.; NEVES, M. B. E.; FRANÇA, E.. Participação em banca de Borges, Lara da C. D. e outros.Book Hostel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
RAMOS, F. F.; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Assis, Barbara C. e outros.Adventure Hostel. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
PIERUCCI, L. A.; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Ferreira, Beatriz F. e outros.Motel Escort. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
PIERUCCI, L. A.; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Gama, Elis P. e outros.Versão Carioca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
CARVALHO, R. S.; NASCIMENTO, R. M.; FRANÇA, E.; GOLDFARB, I. B.. Participação em banca de Vasconcellos, Anna C. R. e outros.StudioBar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
CARVALHO, R. S.; NASCIMENTO, R. M.; FRANÇA, E.; GOLDFARB, I. B.. Participação em banca de Oliveira, Ana C. M. e outros.Raiz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
CARVALHO, R. S.; NASCIMENTO, R. M.; FRANÇA, E.; GOLDFARB, I. B.. Participação em banca de Bastos, Isabela N..e-Ba!. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
TEIXEIRA, E. A. S.; RAMOS, F. F.; FRANÇA, E.; MARANGONI, G. B.. Participação em banca de Oliveira, Ana Beatriz V. S. de M..Canal Futura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
Balassiano, Vivian Fasca; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Treiger, Gabriela C. e outros.Primus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
Balassiano, Vivian Fasca; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Alves, Ariane S. e outros.Nidas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
Balassiano, Vivian Fasca; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Schimmelpfeng, Júlia O. Z. e outras.Espetinho Gaúcho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
ALMEIDA, L. M.; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Vaz, Flávia Brandão Costa e outros.Blitz Open bar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
ALMEIDA, L. M.; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Teixeira, Débora de Melo e outros.Jornal O Fluminense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
ALMEIDA, L. M.; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Moura, Fernanda Hasslocher e outros.Formaturas Mirabolantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

15.
Balassiano, Vivian Fasca; FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Silveira, Diego Malheiros e outros.Via Show. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
Balassiano, Vivian Fasca; FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Braulio, Diogo Ferreira de Almeida e outros.Voxxx. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
Balassiano, Vivian Fasca; FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.; JORDAO, S. B. M.. Participação em banca de Fernandes, André B. de castro e outros.Curso Carlos Ribeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

18.
Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Coutinho, Alice de Andrade e outros.Rio Mix. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Calil, Camila e outros.Sport Sucos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

20.
Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Silva, Amana Nunes Alves da e outros.Balada da Barra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

21.
TEIXEIRA JUNIOR, E. V.; FRANÇA, E.; PINHEIRO, L. T.. Participação em banca de Souza, Thais G. de.Pop Up Vogue. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

22.
Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Souza, Débora Lobo de e outros.2 Surf. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

23.
Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; VIANNA, E. M. G.. Participação em banca de Cardoso, Bárbara Ferreira e outros.Grande Rio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

24.
ARRUDA, N. M.; FRANÇA, E.; SA FILHO, R. A.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Costa, Anna Clara Azevedo da e outros.FOX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

25.
ARRUDA, N. M.; FRANÇA, E.; QUINTELLA, I. L.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Raunheitti, Karla M. Macedo e outros.Motoram. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

26.
ALMEIDA, B. A.; FRANÇA, E.; SA FILHO, R. A.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Araújo, Alice de Paula e outros.Mexicalli. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

27.
ALMEIDA, B. A.; FRANÇA, E.; CAVALHEIROS, L. A. N.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Jencarelli, Ana carolina de A. L. Hess e outros.Sol da Praia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

28.
ALMEIDA, B. A.; FRANÇA, E.; SA FILHO, R. A.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Jacob, Beatriz Ritto e outros.Vertical Shopping. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

29.
REIS, P.; SANTOS, V. P.; FRANÇA, E.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Caldeira, Amanda B. Vargas e outros.TIM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

30.
PELLON, C. E. S.; Murad, E.; FRANÇA, E.; NEVES, M. B. E.. Participação em banca de Machado, Camilla dos Santos e outros.Casa Maternal Mello Mattos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

31.
Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.; REIS, P.. Participação em banca de Furtado, Analuisa de Oliveira Bessa e outros.Papel Craft. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

32.
FRANÇA, E.; REIS, P.; Balassiano, Vivian Fasca. Participação em banca de Mendes, Fabio Marques de Souza e outros.Yoggi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

33.
FRANÇA, E.; Messeder, Carlos Alberto; REIS, P.. Participação em banca de Caldas, Diego Rodrigues e outros.Mutações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

34.
REIS, P.; Messeder, Carlos Alberto; FRANÇA, E.. Participação em banca de Moses, Eduardo e outros.ONG AAMC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

35.
FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.; Messeder, Carlos Alberto. Participação em banca de Souza, Michael Medeiros e outros.Salda e Cebolinha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

36.
GUEDES, M. C.; FRANÇA, E.; BOSCHI, M. R.. Participação em banca de Marcondes, Andrea Celente Soares e outros.Rei do Lar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

37.
GUEDES, M. C.; FRANÇA, E.; BOSCHI, M. R.. Participação em banca de Rong, Cai Fang e Nogueira, Gustavo Pinto.e-Plataforma Comércio Eletrônico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

38.
Murad, E.; FRANÇA, E.; Balassiano, Vivian Fasca. Participação em banca de Bartolomé, Ana Beatriz B. e outros.Bar da Praia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

39.
REIS, P.; FRANÇA, E.; MONTEIRO, M.. Participação em banca de Alves, Daniel da Rocha Pinto Lessa e outros.Régis Sampaio Representações LTDA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

40.
Murad, E.; FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.. Participação em banca de Goodman, Barbara Ann Holmes e outros.Refazer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

41.
Murad, E.; TARDIN, L.; FRANÇA, E.. Participação em banca de Costa, Bruno Dias da e outros.NK Instituto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

42.
Murad, E.; FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.. Participação em banca de Santos, Bernard Costa dos e outros.Grupo Escoteiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

43.
Murad, E.; FRANÇA, E.; PIERUCCI, L.. Participação em banca de Santos, Bernard Costa dos e outros.Grupo Escoteiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FRANÇA, E.. Prêmio ABERJE Rio de Janeiro. 2005.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COMUNICON - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. A representação do corpo andrógeno na publicidade da moda.. 2018. (Congresso).

2.
Festival da ABP. 2018. (Outra).

3.
KISMIF.A representação do corpo andrógino na música popular Brasileira.. 2018. (Outra).

4.
9th Biennal Conference of the Society for the History of Childhood ansd Youth. The Representation of Androgyny in Advertising: A Discussion about the New Possibilities of Gender through Youth Culture. 2017. (Congresso).

5.
Palestra.Novo Consumo. 2017. (Outra).

6.
COMUNICON - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. A representação da masculinidade na série televisiva Law & Order: SUV. 2016. (Congresso).

7.
Palestra.Caso Disney World Big Data. 2016. (Outra).

8.
Palestra.As apropriações e ressignificações das narrativas midiáticas de consumo na construção do modelo de masculinidade na população juvenil de uma periferia urbana carioca. 2016. (Outra).

9.
PÓSCOM.A Representação social da androginia na publicidade da moda. 2016. (Seminário).

10.
VII Porpesq.Nem para eles, nem para elas: uma reflexão sobre o. 2016. (Encontro).

11.
1º Fórum Internacional Marketing Esportivo de Resultados. 2004. (Outra).

12.
Marketing Meeting Brasil.A comunicação na era do relacionamento. 2004. (Encontro).

13.
Marketing Meeting Brasil. A comunicação na era do relacionamento. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANÇA, E.. Semana Insight. 2010. (Outro).

2.
FRANÇA, E.. Semana Insight ESPM. 2009. (Outro).

3.
FRANÇA, E.. Maratona Insight ESPM de Comunicação e Design. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bernardo Senna Maia Campos. Maya Café. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).

2.
Gabriel Losada Benevides. Escola Gourmet. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alves, Ana Beatriz de Sousa e outros. Sustenta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

2.
Saliba, Lívia Nasser e outros. Organi. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

3.
Santos, Gabriel Barreto Serro dos e outros. GranMenu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

4.
Pitthan, Anna Pedrozo e outros. Gohre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

5.
Libanio, Carolina C. e outros. Wetworks. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

6.
Gonçalves, Caio R. e outros. Espaço Triartes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

7.
Moreira, Henrique M. e outros. Maria Vem com as Outras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

8.
Mundim, Bruno F. F. e outros. Amperage. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

9.
Alves, Fernanda R. S. e outros. Recreio da Barra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

10.
Fernandes, João Pedro L. O. e outros. Rio Limo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

11.
Pinto, Marcelo de Campos e outros. OK Compras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

12.
Tavares Junior, Hermínio Paula e outros. RCM Eventos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

13.
Medeiros, Beatrice C. de e outros. Barra Femina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

14.
Antunes, Carlos Eduardo M. S. e outros. Paris Vidros e Alumínios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

15.
Freire, Bárbara Gouvea e outros. Reisinger. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

16.
Bonet, Danielle Gallas e outros. Marejo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

17.
Barros, Ana Beatriz F. de e outros. Tem Quem Queira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

18.
Shnaiderman, Dov e outros. Tic Tac. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

19.
Barros, Diana Ramos de Paula e outros. Núcleo de Dança Renata Peçanha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

20.
Barros, Rodrigo Niemeyer Lamarão Messeder de e outros. Souza e Camargo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

21.
Ribeiro, Fabrissia Lima e outros. Mercado Tri Legal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

22.
Andrade, Cláudio Freitas de e outros. Espelunca Chic. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

23.
Bernardo, Amanda Juncá e outros. Parador Bistrô. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

24.
Lopes, Diana Wlaschitz e outros. Bem Dito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

25.
Carneiro, Andréa Silveira Ramos e outros. Supermercado Real. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

26.
Costa, Igor machado de Mello. de R. e outros. Crux Ecoaventura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

27.
Gomes, Fernanda Raquel Sigilião e outros. Niteroi Rugby Football Club. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

28.
Saldanha, Camila Ferreira e outros. Nuth. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

29.
Fonte, Alberto Gomes da e outros. Canal Playboy. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

30.
Nazareth, Marcelo Inácio Leal de e outros. Super Rede. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

31.
Delgado, Bernardo Castro Marques e outros. Telecine. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

32.
Baines, Ana e outros. Via 7. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

33.
Adriano, Adriana de Araújo e outros. K&T - Com. de Roupas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

34.
Brigadão, Camila da Silva e outros. Uluarti. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

35.
Freitas, Eduarda Miranda Teixeira de e outros. GuaraCamp. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

36.
Alves, Ciro Moreira Bolzani e outros. Restaurante Iaki. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

37.
Lucena, Camila Dunley de e outros. Massas Nápole. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

38.
Silva, Maria Ana Arthur e outros. Todeschini. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

39.
Borges, Ian Paula e outros. DASPU. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

40.
Haller, Deborah Mota e outros. Isabela Capeto. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

41.
Renha, Andreia e outros. Escola Nacional de Circo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

42.
Mayall, João Paulo Portella e outros. Arte Doce. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

43.
Guerra, Camila Fernandes e outros. Chez Bonbon. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

44.
Peralta, Juliana e outros. Manifesto 33 1/3. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.

45.
Grimaldi, Carolina e outros. Revista Vizoo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Eduardo França.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, E.. A representação social da androginia na publicidade da moda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRANÇA, E.; SILVA, A. B. B. . Sem Censura. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:52:41