Felipe Garcia Passos

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  • Última atualização do currículo em 11/01/2019


Possui Bacharelado e Licenciatura (2013) em Geografia e Mestrado (2017) em Educação, títulos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional em editoração de livros didáticos e como professor de Geografia no Ensino Básico, também trabalhou com diferentes aplicações de Sistemas de Informação Geográfica. A pesquisa de mestrado tratou das condições do processo de comunicação cartográfica no meio digital, buscando destacar suas possibilidades pedagógicas. Atualmente participa de projeto de pesquisa que investiga disparidades e dinâmicas espaciais da educação pública, pesquisa a linguagem cartográfica e atua como docente no nível médio e superior no IFPA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Garcia Passos
Nome em citações bibliográficas
PASSOS, F. G.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Campus Castanhal.
BR 316, Km 61
Saudade II
68740970 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 34121673
URL da Homepage: http://www.castanhal.ifpa.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em Educação.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Título: A Cartografia Digital na Geografia Escolar Brasileira: contexto, características e proposições,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Sonia Maria Vanzella Castellar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cartografia Escolar; Cartografia Digital.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Graduação em Geografia (Licenciatura).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2013
Graduação em Geografia (Bacharelado).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os condicionantes do uso de SIG no ensino médio de Geografia. Cingapura, Estados Unidos e Turquia - Análise de três pesquisas.
Orientador: Alfredo Pereira de Queiroz Filho.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual Prof. Horário Augusto da Silveira, ETEC HAS, Brasil.
1998 - 2002
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Frei Paulo Luig, EE FPL, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Métodos quantitativos aplicados à Educação e Psicologia. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Língua Inglesa (INCO-CEPEL). (Carga horária: 108h).
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Tecnologias Digitais e Mapeamento Colaborativo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Produção Editorial. (Carga horária: 45h).
Universidade do Livro, UNIL, Brasil.
2011 - 2011
Geoprocessamento - Mapeando APPs. (Carga horária: 6h).
Departamento de Geografia - USP, DG - USP, Brasil.
2011 - 2011
Mapeamento APP - Código Florestal 4771/65 - ArcGIS. (Carga horária: 6h).
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, EMPLASA, Brasil.
2010 - 2010
Sistemas de Informação Geográfica. (Carga horária: 56h).
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2009 - 2010
Extensão universitária em Intercâmbio. (Carga horária: 400h).
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2009 - 2009
Curso de Planta de Valores Georreferenciados. (Carga horária: 16h).
Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, EMPLASA, Brasil.
2008 - 2008
MapInfo Professional - Módulos I e II. (Carga horária: 32h).
Geograph Informática e Serviços Ltda., GEOGRAPH, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.


Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, (DG - USP), Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina: Introdução à Cartografia (Bacharelado em Geografia).


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências (Pedagogia). PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monior PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina: Metodologia do Ensino de Geografia (Licenciatura em Geografia) PAE (Programa Aperfeiçoamento Ensino).


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor temporário, Enquadramento Funcional: Agente de mapeamento e pesquisa, Carga horária: 40


Colégio Objetivo, CO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 15


Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, IBEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Pessoa jurídica, Enquadramento Funcional: Assistente de edição, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de edição na elaboração de livro didático de Geografia para o PNLD.


Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor no curso de Formação Continuada aos Professores de Geografia do Ensino Fundamental ? Ciclo II da RMESP.


Sisgraph, SISGRAPH, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
As atividades condiziam, sobretudo, ao tratamento de base de dados geográficos, imagens de satélite e fotos aéreas nos softwares do grupo Intergraph, com predominância de uso do SIG GeoMedia, para composição de cenários de variados projetos.


Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, EMPLASA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Confecção de base de dados geográficos e controle de qualidade de fotos aéreas, ambas atividades concernentes a projetos cartográficos das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.


Carrefour Comércio e Indústria Ltda., CARREFOUR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
As atribuições concentravam-se em administrar, com auxílio do software MapInfo, a estratégia de Geomarketing existente para a distribuição nacional de tablóides da empresa.


UNEAFRO ? União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trab, UNEAFRO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 3



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Atlas da Educação Pública do Estado de São Paulo
Descrição: Nesta nova etapa da pesquisa, nosso intuito é construir um Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, espacializando as principais políticas executadas pela Secretaria Estadual de São Paulo nos últimos 20 anos e seus principais resultados. Nosso intuito é compreender como se espacializaram / especializam tais políticas, bem como se os seus resultados têm sido capazes de reduzir as desigualdades socioespaciais da escola pública no Estado de São Paulo. Neste processo, faremos o cruzamento de diferentes varáveis que dizem respeito ao processo educativo (avaliação, currículo, condições de trabalho, infraestrutura, acesso e permanência) com as mudanças socioespaciais verificadas no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, inclusive com o intuito de problematizar se as políticas executadas pela Secretaria Estadual de Educação dialogaram com tais mudanças. Em nossa perspectiva, a elaboração do Atlas da Educação do Estado de São Paulo é um importante instrumento de acompanhamento e análise das políticas públicas e seus diversos impactos, bem como elemento essencial para subsidiar o debate democrático na elaboração de outras políticas educacionais que tenham como objetivo a construção de uma escola pública de qualidade e acessível para todos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Garcia Passos - Integrante / Eduardo Girotto - Coordenador / João Pavesi - Integrante / Larissa Campos - Integrante / Rafael Lucia Miyake - Integrante / Laura Miranda Nonato - Integrante / Jaqueline Machado de Oliveira Souza - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PASSOS, F. G.2018 PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; SOUZA, J. ; CAMPOS, L. . A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo. REVISTA DA ANPEGE, v. 14, p. 158-190, 2018.

2.
GIROTTO, E.2017 GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, p. 134, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. . 10 anos do programa São Paulo Faz Escola. In: Eduardo Girotto. (Org.). Atlas da rede estadual de educação de São Paulo. 1ªed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 37-65.

2.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; QUIRINO, A. ; CÁSSIO, F. ; SOUZA, J. ; CAMPOS, L. ; MIYAKE, R. ; NONATO, L. . A geografia do ensino integral em São Paulo. In: Eduardo Girotto. (Org.). Atlas da rede estadual de educação de São Paulo. 1ªed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 65-92.

3.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. . A geografia da Reorganização Escolar. In: Eduardo Girotto. (Org.). Atlas da rede estadual de educação de São Paulo. 1ªed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 93-110.

4.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. ; SOUZA, J. ; MIYAKE, R. ; NONATO, L. ; QUIRINO, A. ; INÁCIO, F. . Considerações provisórias. Outros caminhos em busca do direito: a dimensão espacial da educação. In: Eduardo Girotto. (Org.). Atlas da rede estadual de educação de São Paulo. 1ªed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 111-114.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. ; SOUZA, J. . Escola, geografia e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo. In: XV Coloquio Internacional de Geocrítica, 2018, Barcelona. Anais do XV Coloquio Internacional de Geocrítica, 2018. v. 1. p. 1-23.

2.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; PAVESI, J. . A Geografia Do Ensino Integral Em São Paulo. In: III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: A política de educação integral no Brasil: tensões e possibilidades,, 2018, Campinas/SP. III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: A política de educação integral no Brasil: tensões e possibilidades,, 2018. v. 1. p. 82-110.

3.
PASSOS, F. G.; PAVESI, J. . Educação pública estadual no município de São Paulo: uma comparação entre as escolas estaduais regulares e o Programa Ensino Integral no atendimento à população. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos, 2018, João Pessoa. Pensar e fazer a Geografia no século XXI, 2018. v. 1. p. 1-14.

4.
PASSOS, F. G.; FERNANDES, W. O. ; PACHECO, M. N. ; CERQUEIRA, J. . Quebrada Maps mobilizando mapas críticos e participativos ? Relato de experiência. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos, 2018, João Pessoa. Pensar e fazer Geografia no século XXI, 2018. v. 1. p. 1-12.

5.
GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. ; PAVESI, J. ; CAMPOS, L. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. In: XVI Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2017, La Paz. Anais EGAL 2017, 2017. v. 1. p. 1-14.

6.
PASSOS, F. G.. Considerações sobre o aspecto parcialmente topográfico da distância e sua representação cartográfica: o caso da distância medida em tempo. In: IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2016, Goiânia. IX COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES, 2016. v. Único. p. 799-806.

7.
PASSOS, F. G.. Resultados de uma comparação de artigos sobre o uso de SIG no Ensino Médio: impedimentos e contribuições. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012. Anais ENG 2012, 2012.

8.
PASSOS, F. G.. A importância do Sistema de Informação Geográfica - SIG - no ensino de Cartografia. In: VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2011, Vitória. COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES. Vitória, 2011. p. 340-348.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PASSOS, F. G.. A proposition of using Teaching Guiding Activity with the instrument Google Earth to teaching and learning process of the notion of spatial orientation. In: 27th International Cartographic Conference, 2015, Rio de Janeiro. Maps Connecting the World, 2015. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
GIROTTO, E. ; PASSOS, F. G. . A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PASSOS, F. G.. Geografia e Ensino no Grupo de Trabalho da AGB São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PASSOS, F. G.. A Geografia e o ensino: reforma do ensino médio e escola sem partido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PASSOS, F. G.. Considerações sobre o aspecto parcialmente topográfico da distância e sua representação cartográfica: o caso da distância medida em tempo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PASSOS, F. G.. A proposition of using the Teaching Guiding Activity with the instrument Google Earth to the teaching and learning process of spatial orientation concept. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERNANDES, W. O. ; PASSOS, F. G. . O espaço do cidadão e do indivíduo. Abordagens alternativas da Cartografia Escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PASSOS, F. G.. Os condicionantes do uso de SIG no ensino médio de Geografia: Cingapura, Estados Unidos e Turquia ? análise de três pesquisas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PASSOS, F. G.. Resultados de uma comparação de artigos sobre o uso de SIG no ensino médio: impedimentos e contribuições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; CARMO, W. R. ; PAVESI, J. ; SANTOS, D. A. ; RIBEIRO, J. . Do conteudismo ao raciocínio geográfico: reflexões e proposições didáticas para o ensino de geografia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PASSOS, F. G.. Concepção e elaboração de mapa coroplético com o aplicativo Fusion Tables. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário municipal de educação escolar quilombola, território e territorialidades. 2018. (Seminário).

2.
Semana de Integração de Ciência, Artes e Tecnologia.O IFPA que eu quero e o futuro da educação no Brasil. 2018. (Seminário).

3.
XI Seminário internacional de desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo e economia solidária. 2018. (Seminário).

4.
XIX Encontro Nacional de Geógrafos.Educação pública estadual no município de São Paulo: uma comparação entre as escolas estaduais regulares e o Programa Ensino Integral no atendimento à população. 2018. (Encontro).

5.
XV Colóquio Internacional de Geocrítica. Escola, geografia e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo. 2018. (Congresso).

6.
I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade.A geografia da reorganização escolar: uma análise espacial a partir da cidade de São Paulo. 2017. (Encontro).

7.
Imagem, cultura visual e geografia. 2016. (Seminário).

8.
IX Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.Considerações sobre o aspecto parcialmente topográfico da distância e sua representação cartográfica: o caso da distência medida em tempo. 2016. (Outra).

9.
27th International Cartographic Conference. A proposition of using the Teaching Guiding Activity with the instrument Google Earth to the teaching and learning process of spatial orientation concept. 2015. (Congresso).

10.
Cartographo Ergo Sum: new forms of maps and mapping. 2015. (Outra).

11.
JOINT ICA SYMPOSIUM 2015. 2015. (Simpósio).

12.
I Jornada Internacional da Filosofia na Educação. 2014. (Seminário).

13.
VII Encontro Latinoamericano de Estudantes de Geografia.Considerações sobre o espaço geográfico atual e suas representações cartográficas. O caso da noção de distância.. 2014. (Encontro).

14.
X Semana de Geografia de Itati.Comissão científica. 2014. (Encontro).

15.
III Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2013. (Encontro).

16.
XII Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.O espaço do cidadão e do indivíduo. Abordagens alternativas da Cartografia Escolar. 2013. (Encontro).

17.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Resultados de uma comparação de artigos sobre o uso de SIG no Ensino Médio: impedimentos e contribuições. 2012. (Encontro).

18.
Encontro Nacional de Estudantes de Geografia. 2011. (Encontro).

19.
Mapeamento de APPs no XIX ENEG. 2011. (Oficina).

20.
VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.A Importância dos Sistemas de Informações Geográficas para o Ensino de Cartografia. 2011. (Outra).

21.
Certificado Digital para Estados e Municípios. 2009. (Outra).

22.
O Censo Demográfico 2010 e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística. 2009. (Outra).

23.
O Novo na Cidade: Espaços e Transformação. 2009. (Outra).

24.
O Novo na Educação. 2009. (Outra).

25.
O Novo na Tecnologia. 2009. (Outra).

26.
SIGNOS - Sistema de Informações Geográficas no Saneamento. 2009. (Outra).

27.
SIG - Uma Dinâmica Ferramenta de Planejamento e Ação para a Cidade de Itapecerica da Serra. 2009. (Outra).

28.
Vantagens da Geoinformação na Gestão do Município de Santo André. 2009. (Outra).

29.
Visão Integrada do GIS nas Secretarias Municipais. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASSOS, F. G.. VIII SICAT - Semana de Integração de Ciência, Artes e Tecnologia. 2018. (Congresso).

2.
PASSOS, F. G.. XI SICOOPES - Seminário Internacional de Cooperação e Economia Solidária. 2018. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PASSOS, F. G.. Concepção e elaboração de mapa coroplético com o aplicativo Fusion Tables. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
PASSOS, F. G.; GIROTTO, E. ; CARMO, W. R. ; PAVESI, J. ; SANTOS, D. A. ; RIBEIRO, J. . Do conteudismo ao raciocínio geográfico: reflexões e proposições didáticas para o ensino de geografia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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