Antonio José Alves de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8001922256095133
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Doutorado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Cultural na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com Doutorado Sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Bolsista Capes. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Ênfase em pesquisas na área de História da Cartografia e História Ambiental, principalmente no que trata às ideias, valores e percepções do mundo natural nas possessões portuguesas ultramarinas na segunda metade do século XVIII, principalmente as Capitanias do Norte do Brasil colonial. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio José Alves de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. J. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará.
Avenida da Universidade
Benfica
60020-181 - Fortaleza, CE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: "Para vir a ser a mais florente de toda a América portuguesa": Leituras do mundo natural, geografias coloniais e projeções nos sertões - Capitania do Ceará Grande (1760-1799), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Eunice Sueli Nodari.
Coorientador: Tiago Kramer de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História ambiental;; História colonial; História da Cartografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cartografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
2017 - 2017
Doutorado em Estágio / Doutoramento Sanduíche.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, Portugal.
com período sanduíche em Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Orientador: João Carlos dos Santos Garcia).
Título: "Para vir a ser a mais florente de toda a América portuguesa": Leituras do mundo natural, geografias coloniais e projeções nos sertões - Capitania do Ceará Grande (1760 -1799), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Eunice Sueli Nodari.
Coorientador: Tiago Kramer de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: América portuguesa; Geografia histórica; História da Cartografia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: cartografia.
2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: João da Silva Feijó e os dilatados sertões: Pensamento científico e representações do mundo natural na Capitania do Ceará (1799-1816),Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: EUNICE SUELI NODARI.
Coorientador: José Augusto Valladares Pádua.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História ambiental;; História social das ideias; História colonial.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2011
Graduação em História.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cartografia.


Formação Complementar


2008 - 2008
Nacionalismos e Escritas da História. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: discente, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de História.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de pós graduação (doutorado), Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .


Arquivo Público do Estado do Ceará, APEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET-História, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
HIstória, Natureza e Cultura
2.
Migrações, construções culturais e meio ambiente

Objetivo: Discutir as interpretações e analisar as recriações sócio-culturais dos imigrantes, quando do seu estabelecimento em território brasileiro. Procura analisar a relação do imigrante com o novo meio, sua dimensão natural (ecológica), social, cultural, econômica e política, na construção de sua identidade em terras brasileiras. Também analisa a questão das migrações internas e a constituição de novas fronteiras...


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
As Florestas com Araucárias no Cone Sul e a alteração das paisagens
Descrição: O projeto visa investigar o processo histórico de transformação das paisagens ocorridas nas áreas de Florestas com Araucárias no Cone Sul (Estados do Sul do Brasil e na Província de Misiones na Argentina) que foram ocupadas por imigrantes europeus e seus descendentes a partir de 1870. O enfoque está centrado nas Florestas com Araucárias no Cone Sul, áreas inseridas no bioma Mata Atlântica, e cujo processo de colonização foi semelhante. Grande parte das áreas que estamos propondo pesquisar, no século XIX e parte do século XX, ainda estava cobertas por duas florestas: a Floresta Estacional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM) ou Floresta com Araucárias. A História Ambiental nos permite ousar e ultrapassar fronteiras que, afinal, são fluídas e são traçadas pelos humanos que assim as veem; já os demais seres que a História Ambiental se propõe a estudar não observam estas barreiras. Escrever uma história das alterações antrópicas da paisagem implica avaliar os efeitos dos grupos adventícios num bioma hospedeiro. Assim, a introdução de plantas exóticas, de animais, a transformação de áreas florestais em áreas de agricultura intensiva ou em campos de pastagens e, por conseguinte, a redução da biodiversidade permite compreender melhor a amplitude das ações (in)voluntárias dos colonizadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Antonio José Alves de Oliveira - Coordenador / EUNICE SUELI NODARI - Integrante / Jó Klanovicz - Integrante / João Klug - Integrante / Esther Mayara Zamboni Rossi - Integrante / Aline Gabriela Klauck - Integrante / Angela Bernardete Lima - Integrante / Miguel Mundstock Xavier de Carvalho - Integrante / Paulo Afonso Zarth - Integrante / Alfredo Ricardo Silva Lopes - Integrante / Samira Peruchi Moretto - Integrante / Jovenson Carlos Casagrande - Integrante / Marcos Gerhardt - Integrante.
2007 - Atual
Projeto Escravidão no Ceará
Descrição: Projeto coletivo do Programa de Educação Tutorial (PET - HISTÓRIA), realizado em parceria com o Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) que tem como objetivo a constituição de um Fundo Documental denominado Escravidão, visando o agrupamento dos documentos relativos a tal temática assim como a elaboração de um Guia de Fontes e a organização de um índice analítico em formato de CD-ROM, propiciando assim maior acessibilidade aos pesquisadores e ao público em geral. Dessa maneira, o projeto almeja também proporcionar o contínuo convívio dos estudantes com as fontes relativas à temática da escravidão no Ceará, como livros de compra e venda de escravos. Assim, o projeto possibilita um maior conhecimento e capacitação na leitura, tanto por parte dos bolsistas como dos demais estudantes da graduação envolvidos, de documentações manuscritas do século XIX. O projeto também tem como objetivo o desencadeamento de pesquisas individuais referentes a uma temática de grande importância para a historiografia cearense e da mesma maneira socialmente pertinente, posto que no estado do Ceará pode se perceber um processo recorrente de invizibilização e esquecimento institucional da presença e das memórias do escravo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Antonio José Alves de Oliveira - Integrante / José Aírton Ferreira da Costa Júnior - Integrante / Antonio Gilberto Ramos Nogueira - Coordenador / Plauto Daniel Santos Alves - Integrante / Lindemberg Henrique de Souza - Integrante / Gabriel Pereira de Oliveira - Integrante / Bruno de Brito Damasceno - Integrante / Ramona Jerônimo Pinheiro - Integrante / Vicente Moreira Maia Neto - Integrante / Mariana de Oliveira Sousa - Integrante / Leonardo Ibiapina Beviláqua - Integrante / Antonio Sérgio Pontes Aguiar - Integrante / Rayssa Maria Pereira de Araújo - Integrante / Reginaldo Borges Araújo - Integrante / Guilherme Amorim Montenegro - Integrante / Henrique Jonatan Pinho Bonfim - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Projetos de extensão


2008 - Atual
Projeto Memórias, narrativas e saberes tradicionais da comunidade litorânea de Ponta Grossa - Litoral Leste(CE)
Descrição: O projeto tem como objetivo a análise e a problematização dos modos organizacionais nativos de pescadores artesanais na comunidade de Ponta Grossa, município de Icapuí. Dessa forma, busca-se perceber como se constituem os saberes tradicionais sobre a pesca e as memórias sociais, assim como os relatos sobre o povoamento da comunidade. A metodologia principal consiste nos métodos de observação da Antropologia Social, assim como da História Oral. Assim, relatos e entrevistas se fazem de primordial importância, para a percepção das representações e da memória constituídas pela comunidade. Outro interesse pela comunidade de Ponta Grossa está relacionado à importância do local em abrigar vários sítios arqueológicos de significativa pertinência antropológica e histórica...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Antonio José Alves de Oliveira - Integrante / Antonio Gilberto Ramos Nogueira - Coordenador / Plauto Daniel Santos Alves - Integrante / Lindemberg Henrique de Souza - Integrante / Gabriel Pereira de Oliveira - Integrante / Bruno de Brito Damasceno - Integrante / Ramona Jerônimo Pinheiro - Integrante / Vicente Moreira Maia Neto - Integrante / Mariana de Oliveira Sousa - Integrante / Leonardo Ibiapina Beviláqua - Integrante / Antonio Sérgio Pontes Aguiar - Integrante / Rayssa Maria Pereira de Araújo - Integrante / Reginaldo Borges Araújo - Integrante / Henrique Jonatan Pinho Bonfim - Integrante / Sergiano Alcântara da Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2007 - Atual
Projeto Fundo Documental e Guia de Fontes para a Historia da Escravidão no Ceará
Descrição: O projeto é realizado por todos os bolsistas do programa PET-História e consiste na análise de Livros de Compra e Venda de Escravos da segunda metade do século XIX presentes no Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). O objetivo do Projeto é a elaboração de um Guia de Fontes e a produção de um CD de dados que serão elaborados a partir do instrumento depesquisa desenvolvido pelo grupo e disponibilizado aos demais pesquisadores e interessados na temática da escravidão. A atividade com tais fontes está em fase de finalização, no entanto avalia-se a possibilidade da utilização de outras fontes como as Ações de Liberdade, os passaporte de escravos, dentre outros . A atividade amplia o contato entre o APEC e a comunidade acadêmica, além de propiciar aos bolsistas o contato direto com a documentação do século XIX, permitindo o acesso a informações que, somadas às discussões realizadas no programa possibilitam a leitura mais crítica por parte dos estudantes, bem como, o aperfeiçoamento destes na leitura paleográfica....
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Antonio José Alves de Oliveira - Integrante / José Aírton Ferreira da Costa Júnior - Integrante / Antonio Gilberto Ramos Nogueira - Coordenador / Plauto Daniel Santos Alves - Integrante / Lindemberg Henrique de Souza - Integrante / Gabriel Pereira de Oliveira - Integrante / Bruno de Brito Damasceno - Integrante / Ramona Jerônimo Pinheiro - Integrante / Vicente Moreira Maia Neto - Integrante / Mariana de Oliveira Sousa - Integrante / Leonardo Ibiapina Beviláqua - Integrante / Antonio Sérgio Pontes Aguiar - Integrante / Rayssa Maria Pereira de Araújo - Integrante / Reginaldo Borges Araújo - Integrante / Henrique Jonatan Pinho Bonfim - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Outros Projetos


2009 - 2009
Projeto Recém-Ingresso 2009
Descrição: O Projeto Recém-Ingresso é realizado nos meses de março e abril e discute a Educação Histórica e a História Patrimonial a partir do circuito UFC/Gentilândia/Benfica, investigando a relação construída entre a Universidade e os bairros em questão. O projeto tem por objetivos verificar os motivos que levaram e orientaram os alunos a escolherem o curso de História e apresentar a estrutura da graduação em História e a Universidade para os estudantes recém-ingressos, iniciando-os na vida acadêmica...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Antonio José Alves de Oliveira - Integrante / Ramona Jerônimo Pinheiro - Integrante / Vicente Moreira Maia Neto - Integrante / Almir Leal de Oliveira - Coordenador / Mariana de Oliveira Sousa - Integrante / Leonardo Ibiapina Beviláqua - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: cartografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, A. J. A.2016OLIVEIRA, A. J. A.. Geografias imaginativas e mitos auríferos no Brasil Setentrional (Capitania do Ceará Grande - Séc. XVIII). Revista Outras Fronteiras, v. 3, p. 157-178, 2016.

2.
OLIVEIRA, A. J. A.2016OLIVEIRA, A. J. A.. 'A única testemunha que não pude corromper': Fotografias e Disputas pela Verdade no Estado Livre do Congo (1885-1908). EXPEDIÇÕES: TEORIA DA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, v. 07, p. 277-301, 2016.

3.
1OLIVEIRA, A. J. A.2015OLIVEIRA, A. J. A.. Carregadores, guias e caçadores: trabalho e resistência na expedição portuguesa ao interior da África (1884-1885). REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 46, p. 93-115, 2015.

4.
2OLIVEIRA, A. J. A.2013OLIVEIRA, A. J. A.. Viajantes, olhares e paisagens no Brasil Setentrional (1800 ? 1840). Temporalidades, v. 5, p. 147-166, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. Pensamento social e investigações do mundo natural nas fímbrias do Império colonial português - Capitania do Ceará Grande (1779-1808). In: Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos; Diego Omar da Silveira; Débora Souza do Nascimento Morais; Ana Lorym Soares.. (Org.). O Local - Imaginário e Real: Ensaios de História Regional. 1ªed.Curitiba: Prismas, 2017, v. , p. 121-140.

2.
OLIVEIRA, A. J. A.; PAULA, Simoni Mendes de . Ciência, Natureza e os Sertões do Império Colonial Português (1779-1808). In: Augusto César Salomão Mozine; Teresa da Silva Rosa; Tiago Miguel D'Ávila Martins Freitas (orgs.). (Org.). Ambiente e Sociedade em Contexto Lusófono (Coleção Debate Social -Vol. 4). 1ªed.Florianópolis: INSULAR, 2017, v. 1, p. 31-54.

3.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'Ponderadas minas e vegetais': João da Silva Feijó e as investigações filosóficas na Capitania do Ceará.. In: FUNES, Eurípedes; RIOS, Kênia Sousa; CORTEZ, Ana Isabel; MAIA NETO, Emy Falcão.. (Org.). NATUREZA E CULTURA: Capítulos de História Social. 01ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2013, v. , p. 01-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. Entre relatos, cartas e mapas: a cartografia dos sertões das Capitanias do Norte do Brasil (Capitania do Seará Grande -1779-1808). In: 6 Simpósio Ibero americano de História da Cartografia, 2017, Santiago. Del Mundo ao mapa y del mapa ao mundo - Memórias 6siahc. Santiago-Chile: Libro Electronico, 2017. v. 1. p. 299-303.

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. Sobre fósseis, diversidade humana e transplantação de espécies: João de Loureiro e a cultura científica portuguesa setecentista. In: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2016, FLORIANÓPOLIS. ANAIS ELETRÔNICOS DO 15º ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2016. v. I. p. 496-508.

3.
OLIVEIRA, A. J. A.. Tempo, Natureza e Política Imperial: As memórias econômicas da Academia de Sciencias de Lisboa e os rumos do Império colonial português (1779-1808). In: 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014, Florianópolis. Anais - 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2014. p. 824;-834;.

4.
OLIVEIRA, A. J. A.. Viagens filosóficas e representações do mundo natural nos escritos de João da Silva Feijó-Capitania do Ceará (1799-1816). In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013. p. 1-17.

5.
OLIVEIRA, A. J. A.; NODARI, E. S. . PERCEPÇÕES DO MUNDO NATURAL NAS 'DILIGÊNCIAS FILOSÓFICAS' DE JOÃO DA SILVA FEIJÓ NA CAPITANIA DO CEARÁ (1799 - 1916). In: 2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES, 2012, FLORIANÓPOLIS. ANAIS 2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES, 2012.

6.
OLIVEIRA, A. J. A.. JOÃO DA SILVA FEIJÓ E AS INVESTIGAÇÕES PHILOSOPHICAS NA CAPITANIA DO CEARÁ. In: VIII SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE E II ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2011, FORTALEZA. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, J. N. B. ; OLIVEIRA, A. J. A. ; RIOS, K. S. . A ÁGUA E A LEI: A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS USOS DA ÁGUA NO CEARÁ (1834 - 1892). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES, 2010, FLORIANÓPOLIS. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES. FLORIANÓPOLIS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. As 'relações descritivas' na produção do conhecimento do mundo natural no império colonial português- Capitania do Ceará (1772-1799). In: XXVIII Encontro Nacional de História, 2015, Florianópolis. Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios (Caderno de Resumos), 2015. v. 1. p. 849-850.

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. Viagens filosóficas e representações do mundo natural nos escritos de João da Silva Feijó - Capitania do Ceará (1799 - 1816). In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL -Caderno de Resumos 2013, 2013. v. 01. p. 01-1000.

3.
OLIVEIRA, A. J. A.; DINIZ, J. N. B. . Carregadores, guias e caçadores: trabalho e resistência numa expedição portuguesa ao interior da África (1884-1885). In: IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA / XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE - SABERES LOCAIS, EXPERIÊNCIAS TRANSNACIONAIS - INTERFACES DO FAZER ANTROPOLÓGICO, 2013, Fortaleza. Anais da IV REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA / XIII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS DO NORTE E NORDESTE, 2013. v. 01.

4.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'Pensamento social e representações do mundo natural nas fímbrias do Império lusitano - Ceará, Angola e Cabo Verde (1779 - 1820). In: http://www.upf.br/historiaregional/index.php?option=com_content&view=article&id=18&Itemid=21, 2013, Passo Fundo. Anais do II Congresso Internacional de História Regional - Relações Estado - Sociedade na América Latina, 2013.

5.
OLIVEIRA, A. J. A.. JOÃO DA SILVA FEIJÓ E AS INVESTIGAÇÕES PHILOSOPHICAS NA CAPITANIA DO CEARÁ. In: VIII SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE E II ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2011, FORTALEZA. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. Relatos e relações descritivas da Capitania do Ceará Grande e seus 'dilatados sertões'. Revista Sertões, 2016.

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. ?A única testemunha que não pude corromper?: fotografias e disputas pela verdade no Estado Livre do Congo (1885 - 1908). Revista Eletrônica Expedições: Teoria da História e Historiografia, 2016.

3.
OLIVEIRA, A. J. A.. Viajantes, Olhares e Paisagens no Norte do Brasil colonial (1800 ? 1840). Temporalidades, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'O Ceará Grande em mapas e cartas setecentistas: leituras do mundo natural e as relações luso-indígenas nos sertões.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. Mapeando e relatando os dilatados sertões: fatores socio-ambientais e a 'conquista' do Ceará Grande. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, A. J. A.. Entre relatos, cartas e mapas: o mapeamento dos sertões da Capitania do Ceará Grande (1760-1800). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'O mundo natural em mapas e cartas setecentistas: os dilatados sertões das Capitanias do Norte (1779-1808)'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OLIVEIRA, A. J. A.. Sobre fósseis, diversidade humana e transplantação de espécies: João de Loureiro e a cultura científica portuguesa setecentista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
OLIVEIRA, A. J. A.. As 'relações descritivas' na produção do conhecimento do mundo natural no império colonial português- Capitania do Ceará (1772-1799). 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
OLIVEIRA, A. J. A.. Política, cultura e natureza nas fímbrias do Império colonial: Capitania do Ceará (1779-1808). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
OLIVEIRA, A. J. A.. Tempo, Natureza e Política Imperial: As memórias econômicas da Academia de Sciencias de Lisboa e os rumos do Império colonial português (1779-1808). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
OLIVEIRA, A. J. A.. História Natural, ciência e política nas franjas do Império colonial: propostas e investigações sobre a Capitania do Ceará (1770 - 1800). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'Pensamento Social, Ciência e ideias de natureza nas fímbrias do Império Colonial Português ? Capitania do Ceará (1779 ? 1808)'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'viagens filosóficas e representações do mundo natural nos escritos de João da Silva Feijó - Capitania do Ceará (1799-1816). 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
OLIVEIRA, A. J. A.. 'Pensamento social e representações do mundo natural nas fímbrias do Império lusitano - Ceará, Angola e Cabo Verde (1779 - 1820). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
OLIVEIRA, A. J. A.; DINIZ, J. N. B. . Carregadores, guias e caçadores: trabalho e resistência numa expedição portuguesa ao interior da África (1884-1885). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
OLIVEIRA, A. J. A.; NODARI, E. S. . PERCEPÇÕES DO MUNDO NATURAL NAS 'DILIGÊNCIAS FILOSÓFICAS' DE JOÃO DA SILVA FEIJÓ NA CAPITANIA DO CEARÁ (1799 - 1816). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
OLIVEIRA, A. J. A.. JOÃO DA SILVA FEIJÓ E AS INVESTIGAÇÕES PHILOSOPHICAS NA CAPITANIA DO CEARÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
OLIVEIRA, A. J. A.. Naturalistas e Viajantes no Vale do Jaguaribe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
OLIVEIRA, A. J. A.. Natureza e Cultura nos relatos de George Gardner e Henry Koster. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, A. J. A.. NATUREZA E CULTURA NOS RELATOS DE GEORGE GARDNER E HENRY KOSTER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
DINIZ, J. N. B. ; OLIVEIRA, A. J. A. ; RIOS, K. S. . A ÁGUA E A LEI: A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS USOS DA ÁGUA NO CEARÁ (1834 - 1892). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
OLIVEIRA, A. J. A.. Viajantes, Naturalistas e o vale do Rio Jaguaribe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
OLIVEIRA, A. J. A.. Viajantes, Naturalistas e o vale do Jaguaribe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
OLIVEIRA, A. J. A.. A escravidão no Ceará a partir de documentos arquivísticos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
OLIVEIRA, A. J. A.. Viajantes, Naturalistas e o Vale do Jaguaribe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. Da construção de espaços, fronteiras e hierarquias no Brasil Central: Goiás 1770-1830 2018 (RESENHA).

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. Consulta del Consejo Ultramarino. Nominacion de personas para el puesto de Capitan Mayor de la Capitania de Ceará Grande.. Ciudad de Mexico 2017 (Transcrição de Documento (Comentado)).

3.
OLIVEIRA, A. J. A.. Solicitud de Manuel de Silva Lima y Jeronimo de Fonseca, habitantes de la vila de São José de Ribamar a el rey Dom João V, a pedir sean perdonados parte de los dizemos que remataron por conta de la violenta lluvia. Ciudad de Mexico 2017 (Transcrição de Documento (Comentado)).

4.
OLIVEIRA, A. J. A.. Pensamento social e investigações do Mundo Natural nas fímbrias do Império colonial português 2016 (Capítulo de Livro (no prelo)).

5.
OLIVEIRA, A. J. A.; PAULA, Simoni Mendes de . Ciência, circulação e investigações da Natureza nos sertões do Império português (Capitania do Ceará Grande - 1779/1808). In: Ambiente e Sociedade em contexto lusófono 2016 (Capítulo de Livro (no prelo)).

6.
OLIVEIRA, A. J. A.. Furtado, Júnia F. Oráculos da geografia iluminista: Dom Luís da Cunha e Jean Baptiste Bourguignon D'Anville na construção da cartografia do Brasil (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012). 707p. 2015 (RESENHA).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos ; ALVES, Plauto Daniel Santos ; COSTA JÚNIOR, José Airton Ferreira ; DAMASCENO, B.B. ; IBIAPINA BEVILÁQUA, L. ; MAIA NETO, V.M. ; OLIVEIRA, A. J. A. ; OLIVEIRA, Gabriel Pereira ; SOUSA, M.O. ; SOUZA, Lindemberg Henrique ; PINHEIRO, R.J. ; ARAUJO, R. B. ; VIANA JÚNIOR, Mário Martins . PLANEJAMENTO ANUAL DE ATIVIDADES. 2011.

2.
Aguiar, A. S. P. ; ARAUJO, R. B. ; COSTA JÚNIOR, José Airton Ferreira ; DAMASCENO, B.B. ; IBIAPINA BEVILÁQUA, L. ; MAIA NETO, V.M. ; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos ; OLIVEIRA, A. J. A. ; OLIVEIRA, Gabriel Pereira ; PINHEIRO, R.J. ; SOUSA, M.O. ; SOUZA, Lindemberg Henrique . RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES - PET. 2010.

3.
OLIVEIRA, A. L ; OLIVEIRA, A. J. A. ; Aguiar, A. S. P. ; Araújo, M. R. P. ; ARAUJO, R. B. ; COSTA JÚNIOR, José Airton Ferreira ; DAMASCENO, B.B. ; IBIAPINA BEVILÁQUA, L. ; MAIA NETO, V.M. ; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos ; PINHEIRO, R.J. ; SOUSA, M.O. . PLANEJAMENTO ANUAL DE ATIVIDADES. 2010.

4.
OLIVEIRA, A. L ; Aguiar, A. S. P. ; Araújo, M. R. P. ; ARAUJO, R. B. ; BONFIM, H. J. P. ; DAMASCENO, B.B. ; IBIAPINA BEVILÁQUA, L. ; MAIA NETO, V.M. ; Montenegro, G. A. ; OLIVEIRA, A. J. A. ; PINHEIRO, R.J. ; SILVA, S. A. ; SOUSA, M.O. . PLANEJAMENTO ANUAL DE ATIVIDADES. 2009.

5.
Aguiar, A. S. P. ; Araújo, M. R. P. ; ARAUJO, R. B. ; BONFIM, H. J. P. ; IBIAPINA BEVILÁQUA, L. ; MAIA NETO, V.M. ; Montenegro, G. A. ; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos ; OLIVEIRA, A. L ; PINHEIRO, R.J. ; SILVA, S. A. ; SOUSA, M.O. ; COSTA JÚNIOR, José Airton Ferreira ; OLIVEIRA, A. J. A. ; DAMASCENO, B.B. . RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES - PET. 2009.

6.
OLIVEIRA, A. L ; Aguiar, A. S. P. ; Araújo, M. R. P. ; ARAUJO, R. B. ; BONFIM, H. J. P. ; DAMASCENO, B.B. ; IBIAPINA BEVILÁQUA, L. ; Montenegro, G. A. ; OLIVEIRA, A. J. A. ; PINHEIRO, R.J. ; SILVA, S. A. ; SOUSA, M.O. ; MAIA NETO, V.M. . RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES - PET. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. Participação em banca de Jovenson Carlos Casagrande."Um estudo sobre o desenvolvimento do Programa Adaptacionista na correspondência entre Fritz Müller e Charles Darwin durante a segunda metade do século XIX". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. Participação em banca de Isacc Facchini Badinelli.Saúde e doença no Brasil colonial: práticas de cura e usos de plantas medicinais no Tratado de Erário Mineral de Luís Gomes Ferreira (1735). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Nacional de História Social dos Sertões / II Colóquio de História Social dos Sertões.(Coordenador) Simpósio Temático 17 - Paisagens dos Sertões. 2018. (Seminário).

2.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.Sobre fósseis, diversidade humana e transplantação de espécies: João de Loureiro e a cultura científica portuguesa setecentista. 2016. (Seminário).

3.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.As ?relações descritivas? na produção do conhecimento do mundo natural no império colonial português - Capitania do Ceará (1772-1799). 2015. (Simpósio).

4.
XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 2015. (Simpósio).

5.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - 14º SNHCT.História Natural, ciência e política nas franjas do Império colonial: propostas e investigações sobre a Capitania do Ceará (1770 - 1800). 2014. (Seminário).

6.
3º Simpósio Internacional de História Ambienal e Migrações.Tempo, Natureza e Política Imperial: As memórias econômicas da Academia de Sciencias de Lisboa e os rumos do Império colonial português (1779-1808). 2014. (Simpósio).

7.
VII Simposio de la Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental - X Jornadas de Investigación y Debate, CEAR-UNQ.Política, cultura e natureza nas fímbrias do Império colonial: Capitania do Ceará (1779-1808). 2014. (Simpósio).

8.
XV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SC: 1964-1014: MEMÓRIAS, TESTEMUNHOS E ESTADO.Pensamento Social, Ciência e ideias de natureza nas fímbrias do Império Colonial Português ? Capitania do Ceará (1779 ? 1808). 2014. (Simpósio).

9.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA REGIONAL. PENSAMENTO SOCIAL E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO NATURAL NAS FÍMBRIAS DO IMPÉRIO LUSITANO - CEARÁ, ANGOLA E CABO VERDE (1779-1820). 2013. (Congresso).

10.
SIMPÓSIO DIÁLOGO BRASIL-EUA EM HISTÓRIA AMBIENTAL. 2013. (Simpósio).

11.
XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.VIAGENS FILOSÓFICAS E REPRESENTAÇÕES DO MUNDO NATURAL NOS ESCRITOS DE JOÃO DA SILVA FEIJÓ - CAPITANIA DO CEARÁ (1799 - 1816). 2013. (Simpósio).

12.
2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES.PERCEPÇÕES DO MUNDO NATURAL NAS 'DILIGÊNCIAS FILOSÓFICAS' DE JOÃO DA SILVA FEIJÓ NA CAPITANIA DO CEARÁ (1799 - 1916). 2012. (Simpósio).

13.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AFRICANOS DA UFF. 2012. (Encontro).

14.
III Encontro de Ecologia Teórica. 2011. (Simpósio).

15.
VIII SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE E II ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES.JOÃO DA SILVA FEIJÓ E AS INVESTIGAÇÕES PHILOSOPHICAS NA CAPITANIA DO CEARÁ. 2011. (Encontro).

16.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES.A ÁGUA E A LEI: A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS USOS DA ÁGUA NO CEARÁ (1834 - 1892). 2010. (Simpósio).

17.
VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM HISTÓRIA UFC: HISTÓRIA E GÊNERO.NATUREZA E CULTURA NOS RELATOS DE GEORGE GARDNER E HENRY KOSTER. 2010. (Seminário).

18.
VII Semana de Humanidades UFC/UECE e I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades.Viajantes e Naturalistas no Vale do Jaguaribe. 2010. (Encontro).

19.
XXIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.PROJETO ESCRAVIDÃO NO CEARÁ. 2010. (Encontro).

20.
XXIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.NATUREZA E CULTURA NOS RELATOS DE GEORGE GARDNER E HENRY KOSTER. 2010. (Encontro).

21.
VII Seminário de Pesquisa do Departamento de História UFC.A ESCRAVIDÃO NO CEARÁ A PARTIR DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS. 2009. (Seminário).

22.
VII Seminário de Pesquisa do Departamento de História UFC.Viajantes, naturalistas e o vale do Rio Jaguaribe. 2009. (Seminário).

23.
XXVIII Encontro de Iniciação Científca.Viajantes, Naturalistas e o Vale do Jaguaribe. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. J. A.. IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES. 2016. (Outro).

2.
OLIVEIRA, A. J. A.. 3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. 2014. (Outro).

3.
OLIVEIRA, A. J. A.. 2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL. 2012. (Outro).

4.
OLIVEIRA, A. J. A.. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. 2009. (Outro).

5.
OLIVEIRA, A. J. A.. VIII Jornada Internacional de Educação Histórica. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 16:02:45