Thiago Menezes de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017); graduado em Direito pela UFC (2009), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Stela Maris (2016); e mestre em Comunicação pela UFC (2013). Atualmente é pesquisador voluntário da UFC, pelo pelo Núcleo de Estudos sobre Drogas (Nuced). Professor da Unichristus. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Psicologia Jurídica, e de Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetivação de crianças e adolescentes, adolescência institucionalizada, direito de crianças e adolescentes e relações com drogas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Menezes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Thiago Menezes


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (11.00.01.20.26).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: ADOLESCENTES JULGADAS COMO TRAFICANTES DE DROGAS: Biopolítica, Modos de Subjetivação, Técnicas de si e arte pixelada,
Orientador: MÉLLO, Ricardo Pimentel.
Palavras-chave: Adolescente; Técnicas de si; Tráfico de Drogas.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: INFÂNCIA, CONSTRUÇÕES DE SI E AGENCIAMENTOS DE SEM TERRINHAS MEDIADOS PELA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Inês Silvia Vitorino Sampaio.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Infância; Agenciamento; Desenho Animado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2014 - 2016
Especialização em Psicopegagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 570h).
Faculdade Stella Maris, FSM, Brasil.
Título: A ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA COMO FORMA DE CARTOGRAFAR A SUBJETIVIDADE DO APRENDENTE CRIANÇA.
Orientador: Erika Bataglia da Costa.
2005 - 2009
Graduação em Direito.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A EFETIVAÇÃO DA LEI N°10.639/03 COMO UM INSTRUMENTO DE PLURALISMO JURÍDICO COMUNITÁRIO-PARTICIPATIVO.
Orientador: Raquel Coelho Lenz César.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2008
Extensão universitária em Direito.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Erradicação do Trabalho Doméstico Infanto-juvenil. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Psicologia Jurídica (2 Cred. Atual); Direito da Criança e do Adolescente (2 cred. Atual); Teoria Geral do Estado (4 cred. Atual); Introdução ao Estudo do Direito (4 cred.); Orientação de Monografia Jurídica I (2 cred.); Direito Administrativo II (4 cred.); e Redação e Linguagem Jurídica (2 cred.).


Câmara Municipal de Fortaleza, CMFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 20
Outras informações
Assessoria Jurídica Popular; Elaboração de peças cíveis e criminais - com ênfase na defesa do meio ambiente e na tutela do direito à imagem ; e assessoria legislativa.


Escola VILA, VILA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de história no Ensino Fundamental II, do sexto ao nono ano.


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina de Ética e Práticas Jornalísticas, do curso de Graduação em Jornalismo da Terra (UFC).

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 5
Outras informações
O GRIM-UFC é o Grupo de Pesquisa da Relação Infância Juventude e Mídia, do Curso de Comunicação Social, Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará. O GRIM agrega estudantes da graduação e do mestrado e possibilita o intercâmbio de ideias, discussões e reflexões acerca da dimensão ética da comunicação voltada para a criança e o adolescente. O grupo já possui experiência de mais de 10 anos na formação de alunos de graduação através da iniciação a pesquisa, orientação de monografias e acompanhamento na elaboração de artigos científicos para congressos.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Iniciação à docência, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio de iniciação à docência da disciplina de Pesquisa em Comunicação, no curso de Publicidade (UFC), sob a orientação da Profa. Dra. Inês Silvia Vitorino.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação à Pesquisa pelo CNPq

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Extensão pela Universidade Federal do Ceará

Atividades

03/2006 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de Direito, .

Atividade de extensão realizada
Centro de Assessoria Jurídica Universitária (CAJU).

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará, CEDECA-CEARÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Direito, Carga horária: 20


Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito, EFTA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico Popular, Carga horária: 20


Devry Brasil, DEVRY BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Práticas Jurídicas Aplicadas (4. cred. Atual) Legislação Social e do Trabalho (4 cred.) Ëtica Geral e Profissional (4 créd.)


Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Grad. MBA em Marketing Digital, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Ética e Aspectos Legais no Ambiente Digital


Centro Universitário Christus, UNICHRISTUS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de Pesquisa Infância, Subjetivação e Relações Jurídicas (Insurj)
Descrição: O Insurj é um grupo de pesquisa em desenvolvimento há 1 ano e meio que busca investigar, problematizar e apresentar questões para reflexão de como o Direito produz processos de subjetivação na infância e adolescência. Nesse sentido, nosso aporte teórico é baseado na Filosofia da Diferença, especialmente com o filósofo Michel Foucault, no entrecampo da Psicologia Jurídica e do Direito da Criança e do Adolescentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Thiago Menezes de Oliveira - Coordenador / Daniele Cristine Gadelha Moreno - Integrante.
2011 - 2013
INFÂNCIA, CONSTRUÇÕES DE SI E AGENCIAMENTOS DE SEM TERRINHAS MEDIADOS PELA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS
Descrição: O conceito de infância é construído socialmente e envolve diversos sujeitos sociais e políticos, entre eles a academia e, obviamente, as crianças. Diversos pesquisadores (DAVIES, 2001; MARTÍN-BARBERO e REY, 2004; POSTMAN: 2011; SAMPAIO, 2004) apontam que houve (e/ou há) modificações sobre o conceito de infância depois do acesso e/ou da presença/participação das crianças nas esferas públicas midiáticas. Nosso problema surge de uma ?invisibilidade? dos saberes das crianças, até mesmo sobre o que significa ser criança. Isso porque muitas vezes os agenciamentos são compreendidos como elementos adultizados (DAVIES e MOSDELL, 2001), mera expressão do ?desaparecimento ou apagamento da infância?, já que ?coloca uma voz? na criança, em vez de dialogar com ela. Esta dissertação caminha em outro sentido, o de valorizar as suas vozes. Desse modo, definimos a pergunta central desta pesquisa: quais os sentidos que um grupo de crianças do campo produz sobre o conceito de infância e, desse modo, sobre si mesmas e sobre seus agenciamentos, numa relação mediada pelo desenho animado? Para respondê-la optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa, pautada na metodologia da pesquisa-intervenção. Construímos os dados especialmente por meio de seis oficinas, duas das quais com a assistência aos desenhos Ben-10 e Zica e os Camaleões, e o recurso à observação participante. Nosso corpus se compõe, assim, das transcrições do vídeo-registro das oficinas, das anotações do diário de campo, do relato de nossas experiências e das produções artísticas das crianças nas oficinas do Assentamento Recreio, explorados metodologicamente por meio de uma análise interpretativa. Concluímos, com base nos sentidos produzidos pelos co-pesquisadores, que, no Recreio, algumas linhas molares que constituem a infância envolvem a felicidade, a brincadeira e a diversão; outras linhas moleculares da infância são indicadas com a educação no assentamento, a unidade campesina e o orgulho da luta; e linhas de fuga da infância se desterritorializam com a ancestralidade e com uma relação próxima com a natureza. Desses modos de ser criança há aproximação com Benjamin apenas nas linhas molares de diversão e brincadeira; já com Zica, nas moleculares da educação e da luta. Todavia, as crianças campesinas, ao produzirem seus próprios desenhos, expandem os territórios da infância com a criação de uma personagem negra e de um personagem vaqueiro que vive cotidianamente em contato com o gado. Ademais, as crianças apontam se divertirem mais quando assistem a episódios criados por elas mesmas ou por seus pares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Thiago Menezes de Oliveira - Coordenador / Inês Silvia Vitorino Sampaio - Integrante.
2008 - 2009
ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DOS AFRODESCENDENTES: EXPERIÊNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
Descrição: No contexto de início de reconhecimento da dívida histórica que o país tem para com a metade da população brasileira, o atual governo promulga, em 2003, a Lei Federal 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura dos africanos e afrodescendentes. A lei é seguida de ampla discussão no Conselho Nacional de Educação, resultando na sua incorporação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Lei 9.394/96. Conforme o parecer que regulamenta a lei 10.639/2003, a mesma se constitui na primeira política curricular de reparações, tanto de combate ao racismo como de reconhecimento e valorização da história e cultura da população negra. Propõe a divulgação e produção de conhecimentos e a formação de atitudes, postura e valores de orgulho do pertencimento étnico-racial de afro-descendentes. Garante o direito de todos/as cursarem cada um dos níveis de ensino - da educação infantil à Universidade - em escolas/instituições suficientemente equipadas e, sobretudo, com professores qualificados para ensinarem as diversas áreas de conhecimento. Intenta valorizar a cultura, a história e as contribuições dos africanos e de seus descendentes na diáspora, considerando que seja "de interesse de todos os brasileiros, não somente dos negros, atuarem numa sociedade multicultural e pluriétnica, construindo uma nação democrática, onde todos conheçam suas raízes, história e culturas, em proporção equilibrada" (2003:17). A lei exige que se repensem os conteúdos, as relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, os procedimentos de ensino e os objetivos tácitos e explícitos da educação. Para tanto, preconiza a valorização da oralidade, da corporeidade e da arte, como a dança e as marcas da cultura de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura. A implementação da lei 10.639/03 tem significativa importância para a conquista da cidadania da população afrodescendente do estado do Ceará. Os movimentos negros têm reivindicado fortemente, junto aos governos, muni.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Thiago Menezes de Oliveira - Coordenador / Sandra Haydée Petit - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANGELO, A. R. G.2016ANGELO, A. R. G. ; OLIVEIRA, Thiago Menezes . O princípio da informação nas relações de consumo virtual. REVISTA PERSPECTIVA JURÍDICA (FGF), v. 1, p. 50-67, 2016.

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes2016OLIVEIRA, Thiago Menezes; COSTA, G. G. . DIREITO À CIDADANIA INFANTIL: Uma Construção da Vida como Obra de Arte. Revista Jurídica do Banco do Nordeste, v. 01, p. 182-227, 2016.

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes2009OLIVEIRA, Thiago Menezes. Marco legal de políticas reparatórias para afro-descendentes. Universidade Federal do Ceara. Faculdade de Direito. Revista dos Estudantes, v. 8, p. 3, 2009.

4.
OLIVEIRA, Thiago Menezes2008OLIVEIRA, Thiago Menezes. DESAPROPRIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GARANTIA E EFETIVIDADE DO DIREITO À TERRA E À MORADIA. Universidade Federal do Ceara. Faculdade de Direito. Revista dos Estudantes, v. 6, p. 3, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORTOLOTTI, Nadja Furtado ; MACIEL, Talita de Araújo ; MOREIRA, Márcio Alan Menezes ; OLIVEIRA, Thiago Menezes ; LIMA, Thiago Arruda Queiroz . Defesa técnica: o olhar do adolescente sobre o acesso à justiça. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2008. v. 2000. 105p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; CAVALCANTE, D. F. M. . Pesquisa-Intervenção com Crianças Campesinas e o Agenciamento Maquínico. In: Alessandra Alcântara e Brenda Guedes. (Org.). Comunicação e Infância: processos em perspectiva. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, v. , p. 202-230.

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; BRAZ, Milena Marchintha Alves . A APLICAÇÃO DA LEI No 10.639/2003 NAS ESCOLAS: UMA PRÁTICA DO PLURALISMO JURÍDICO COMUNITÁRIO-PARTICIPATIVO. In: MARINHO, M.A.L.; ARAÚJO, H.L.M.R.; ANDRADE, F.R.B.. (Org.). Economia, Políticas Sociais e Educação: Tecendo Diálogos. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2016, v. 1, p. 155-187.

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; SAMPAIO, I. S. V. . Cultura e infância sem-terrinha: a construção ordinária da vida de. In: ROCHA, N.M.F.D.; COSTA, M.A.C.; COSTA, M.F.V.; PINHEIRO, F.P.H.A.. (Org.). na aldeia, na escola, e no museu:. 1ed.Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE, 2016, v. , p. 113-139.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Importância dos Direitos Humanos. O Maturi, Faculdade de Direito da UFC, p. 7 - 7, 01 fev. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; SAMPAIO, I. S. V. . Um Dia Ordinário no Recreio: a construção da vida de crianças como obra de arte. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012, 2012, Fortaleza. Anais Intercom 2012, 2012.

2.
COSTA, G. G. ; OLIVEIRA, Thiago Menezes . Acesso à justiça e redução da judicialização: o poder de punir estatal como mecanismo de controle e a mediação penal no Estado Democrático de Direito. In: XXI Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2012, Niterói-RJ. O NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO AMERICANO: DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE, 2012. p. 314-328.

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Classificação Indicativa Pontilhada na Esfera Pública. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

4.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. O Direito e a Criança na Publicidade: entre o direito à participação e a tematização publicitária. In: XX Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2011, Vitória. Anais do XX Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011. v. Único. p. 13656-13685.

5.
PETIT, S. H. ; OLIVEIRA, Thiago Menezes ; PEREIRA, Raíssa de Almeida . Alguns Apontamentos para um Ensino da Filosofia Banta. In: XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009, João Pessoa. AFRO-BRASILEIROS E EDUCAÇÃO, 2009.

6.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. AÇÕES AFIRMATIVAS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA E HISTÓRIA AFROBRASILEIRAS. In: XXI Encontro Regional de Estudantes de Direito e Encontro Regional de Assessoria Jurídica Universitária, 2008, Crato. XXI Ered/Eraju. Crato: Fundação Araripe, 2008.

7.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. A ATUAÇÃO DA ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR E SEUS OBJETIVOS POLÍTICOS. In: XXVI ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2007, Fortaleza. Anais, 2007.

8.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. REAJU NA FORMAÇÃO COM O SETOR DE DIREITOS HUMANOS DO MST. In: XVI ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2007, Fortaleza. Anais, 2007.

9.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. POR UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA DO DIREITO À EDUCAÇÃO FORMAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: XXV ENCONTRO UNIVERSITÁRIO DE INICIAÇÃO À PESQUISA, 2006, Fortaleza. Anais, 2006.

10.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. DIREITO À EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. In: O que é Direito - Uma homenagem a Roberto Lyra Filho, 2006, Fortaleza. Anais, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. DEFESA TÉCNICA DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. In: XVI ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2007, Fortaleza. Anais, 2007.

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. PRÁXIS CIDADÃ NA PRAIA DO FUTURO. In: XV ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2006, Fortaleza. Anais, 2006.

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ARQUITETO ROGÉRIO FRÓES: ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. In: XV ENCONTRO DE EXTENSÃO, 2006, Fortaleza. Anais, 2006.

4.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. CICLO DE ESTUDOS DO PROJETO TRABALHO DOMÉSTICO INFANTO-JUVENIL: AÇÕES PARA ERRADICAÇÃO. In: XV ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2006, Fortaleza. Anais, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, R. A. L. ; OLIVEIRA, Thiago Menezes . Direitos Humanos para quem?. In: VII Mostra de Pesquisa em Ciências e Tecnologia DeVry Brasil, 2016, Fortaleza,São Paulo,Belém etc.. Anais da VII Mostra de pesquisa em Ciência e Tecnologia Devry Brasil. Belém, Caruaru, Fortaleza etc.: DeVry, 2016. v. 7 ed.. p. 460-461.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; BRAZ, M. M. A. . MARCO LEGAL DE POLÍTICAS REPARATÓRIAS EDUCACIONAIS PARA AFRO-DESCENDENTES: do preconceito ao ensino de africanidades. Educare (Fortaleza), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; CAVALCANTE, D. F. M. ; MOREIRA, M. G. R. . Como conversar com um (proto)fascista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Medida Socioeducativa e Produção de Subjetividade: qual a proposta central do Estado para a ressocialização de adolescentes?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. ENTRE DIGNIDADE HUMANA E TÉCNICAS DE SI: como o legislativo produz subjetividade infantil nas relações com meios de comunicação?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; MARQUES, A. C. B. . Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nas Mídias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. O DIREITO E A CRIANÇA NA PUBLICIDADE: ENTRE O DIREITO À PARTICIPAÇÃO INFANTIL E A TEMATIZAÇÃO PULICITÁRIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. A APLICAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 NAS ESCOLAS: Uma prática do pluralismo jurídico comunitário participativo. Fortaleza-CE: Instituto UFC Virtual, 2016 (Aceite de publicação no Livro "Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade" - 2016).

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; SAMPAIO, I. S. V. . O DIREITO A SER OUVIDO NA CRIAÇÃO DE SI COMO CRIANÇA: Uma análise da participação infantil inserida num processo de pesquisa. Fortaleza-CE: Instituto UFC Virtual, 2016 (Aceite para publicação no livro "Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade" - 2016).

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; CAVALCANTE, D. F. M. . Pesquisa-Intervenção com Crianças Campesinas e o Agenciamento Maquínico. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016 (Aceite para publicação no livro "Comuniação e Infância").


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes; MELO, J. A. T. . Cartilha de Direitos Humanos e Cidadania. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Disciplina de Ética no Marketing Digital. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e a Imagem de Crianças e Adolescentes na Mídia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Coordenação do Programa Cultura Infância do Centro Cultural do Banco do Nordeste. 2016. Diversas.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Coordenação do Programa Cultura Infância. 2016 (Coordenação do Programa Cultura Infância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTILHO, N. M.; CAMARA, A. S. V. M.; OLIVEIRA, Thiago Menezes. Participação em banca de Larisse Sales Nunes.O TEMPO EM FRENTE À TV: A ABUSIVIDADE DA PUBLICIDADE INFANTIL TELEVISIVA À LUZ DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Christus.

2.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Participação em banca de Alessandra de Souza Carvalho.Meios alternativos de resoluções de conflito: a conciliação e a mediação no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

3.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Participação em banca de Joatam Andrade de Oliveira Araújo.O uso do Juizado Especial na otimização de acesso ao Judiciário: uma breve análise da Lei 9.099/1995. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza.

4.
OLIVEIRA, Thiago Menezes. Participação em banca de CLEIDIANE DOS SANTOS VIEIRA.COMPLEXO HIDROELÉTRICO DO TAPAJÓS: o discurso desenvolvimentista do Governo Federal nos produtos de Comunicação da Dialogo Tapajós. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEX: Como conversar com um (proto)fascista.Como conversar com um (proto)fascista. 2016. (Seminário).

2.
Retorno de Investimento em Comunicação. 2016. (Outra).

3.
VII Mostra de Pesquisa em Ciências e Tecnologia DeVry Brasil. Direitos Humanos para quem?. 2016. (Feira).

4.
MINICURSO DO INSURJ: MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE.Qual a proposta central do Estado para a "ressocialização" de adolescentes que cometeram atos infracionais?. 2015. (Oficina).

5.
XIV Semana Acadêmica da Faculdade Integrada de Grande Fortaleza.ENTRE DIGNIDADE HUMANA E TÉCNICAS DA PRODUÇÃO DE SI: COMO O LEGISLATIVO PRODUZ SUBJETIVIDADE NAS RELAÇÕES COM MEIOS DE COMUNICAÇÃO?. 2015. (Encontro).

6.
Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos.Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nas Mídias. 2013. (Oficina).

7.
Oficina de Classficação Indicativa. 2013. (Outra).

8.
Simpósio Internacional Flusser em Fluxo. 2012. (Simpósio).

9.
V Congresso da Assossiação Interamericana de Defensorias Públicas. 2012. (Congresso).

10.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Um dia ordinário no Recreio: a construção da vida de crianças como obra de arte. 2012. (Congresso).

11.
XX Congresso Nacional do Conpedi. O dirieto e a criança na publicidade: entre o direito à participação infantil e a tematização publicitária. 2011. (Congresso).

12.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Classificação indicativa pontilhada na esfera pública. 2011. (Congresso).

13.
Comunicação, Cultura e Cidadania. 2010. (Seminário).

14.
Os Sete Saberes para uma educação do presente. 2010. (Congresso).

15.
XIX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social.Alguns Apontamentos para um Ensino da Filosofia Banta. 2009. (Encontro).

16.
XXI Encontro Regional de Estudantes de Direito e Encontro Regional de Assessoria Jurídica Universitária.AÇÕES AFIRMATIVAS PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA E HISTÓRIA AFROBRASILEIRAS. 2008. (Encontro).

17.
Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, Patrícia Oliveira ; QUEIROZ, Roberta Medeiros de ; UCHOA, Sheila Monteiro ; VIANA, Rogena Ximenes ; OLIVEIRA, Thiago Menezes . O que é Direito? Uma homenagem a Roberto Lyra Filho. 2006. (Congresso).

2.
UCHOA, Sheila Monteiro ; OLIVEIRA, Thiago Menezes ; QUEIROZ, Roberta Medeiros de ; VIANA, Rogena Ximenes ; GOMES, Patrícia Oliveira . "Estatuto da Criança e do Adolescente: 15 anos promovendo direitos. 2005. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CLÁUDIA DINIZ DE CARVALHO E SOUZA. CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: uma reflexão legal na perspectiva dos professores da escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Orientador: Thiago Menezes de Oliveira.

2.
VALMIR ALVES AGUIAR JUNIOR. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o direito ao acesso e permanência de alunos com necessidades especiais na escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Orientador: Thiago Menezes de Oliveira.

3.
Pedro Alison de Sousa Ferreira. As previsões do Sinase e do ECA sobre a ressocialização de adolescentes que cometeram ato infracional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Orientador: Thiago Menezes de Oliveira.

4.
Luênia Aderaldo da Lima. Educação Pública: um direito público subjetivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Orientador: Thiago Menezes de Oliveira.




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